e aí hoje eu vou ensinar algumas para algumas palavras que são técnicas mas é você de marca e a definição que você importante certo toda pessoa que interpreta a bíblia interpreta a bíblia precisa lidar com que parte da bíblia vou interpretar eu posso escolher qualquer parte interpretar qualquer parte da bíblia não tá certo já tem já deve ter visto várias piadinhas suas o tipo da pessoa que vai de repente interpretar um texto da bíblia e se ela abre aí de qualquer jeito e interpreta sai qualquer coisa é equivocada porque ela não leu o contexto tá
certo então a gente sabe da importância do contexto a interpretação de passagens a grande o grande problema que a gente tem que a gente às vezes não sabe escolher partes para expor a bíblia então todo pregador que é centrado em expor o texto bíblico ele sempre fica preocupado com a parte o esposo da bíblia ele não vai provavelmente consegui explicar romanos inteiro não é num dia então ele precisa dividir e fatiar esse livro em várias partes para poder pegar para igreja igreja aprender agora a pergunta no algum critério para separar essas partes para dividir eu
posso ir cortando assim o tempo não se eu for cortando e separando o texto de qualquer jeito eu vou interpretar e de qualquer jeito pro vamos não vou interpretar o significado do texto um exemplo disso que eu estou falando é lucas 15 quantos de vocês já não ouviram por exemplo parábola do filho pródigo certo em geral com aquela conotação para trazer gente que tá desviada do evangelho para eu ver para voltar para igreja lá então se arrepender dos seus pecados e etc interpretação comum quantos aqui não pegaram já gente pregando sobre o vida perdida e
falando da necessidade da gente ir buscar os perdidos né é que estão fora aí né então assim como a pá e para trás ouvir a pedida a igreja tem que correr atrás dos perdidos que estão aí fora temos que evangelizar e a gente usa a parábola da ovelha perdida para isso né ou então da mulher que tinha 10 dracmas a gente pega a parábola da mulher que tendo dez dracmas ia começa a dizer tá vendo ela tava cheia de problemas que já tinha perdido a moedinha dela mas ela ela teve um processo para encontrar moeda
dela possa ser um lugar acender a luz então depois tudo ficar claro você pode organizar na sua vida porque assim que você encontra para você perder você tem que arrumar a primeira casa usando arrumar a casa você não encontra o que você perdeu então a parábola da dracma perdida é lida como se fosse uma orientação para que as mulheres em especial na igreja seja mais organizadas esse tipo de parábola de interpretação da parábola é trágica é trágica essa tragédia é uma interpretação equivocada e só acontece porque a gente vai mutilando o texto e valendo ele
fora do contexto qual é a tese o que a gente vai ensinar hoje aqui de mais importante nenhuma parábola da bíblia é parecida fora do seu contexto porque toda parábola é definida pelo seu contexto por exemplo quando a gente de lucas 15 o lucas 15 para nossa sorte aqui tá certo muitas aspas aí essa sorte acerta a gente tem aí o lucas 15 inteiro como um pedaço de lucas que a gente consegue entender eles só lendo 15 a gente consegue entender tudo que tá ali muito sair nem para 14 nem para 16 o 15 consegue
explicar tudo para gente é mas o 15 se você parar para pensar ele pode ser dividido em quatro pedacinhos dá certo quatro pedacinhos versículo 1 e 2 tá certo que é publicanos e pecadores se aproximam de jesus não é para ouvir o enquantos os fariseus escribas se aproximam para murmurar porque jesus come e bebe com publicanos e pecadores tá certo você é um e dois primeira parte que a introdução do da parte que a gente tá estudando logo em seguida o que que jesus faz se propõe três palavras e ele vai conta três parábolas quais
são elas bom então são três parábolas de jesus propõe as três palavras e aí a eles usa essas três parábolas tá certo para expor o que ele está dizendo então a gente tem quatro partes concordam em lucas lucas 15 quatro partes introdução e três parábolas tá certo a bíblia originalmente não era organizada assim com esses versículos e capítulos acerto só acontece no sexto sétimo século começa aparecer essas esses essas divisões na bíblia e os títulos especial sétimo século acerto esses títulos que você vê na bíblia e não são os textos não estavam ali no texto
original tá certo eles são colocados muito tempo depois e tem uma finalidade ajudar a gente achar as passagens imagina se não tivesse capítulo e versículo fosse o texto corrido inteiro e tem muita dificuldade de achar passar então os capítulos e versículos não tem função de significado é só para chá por quê que isso é importante porque às vezes a gente e aqui o começo de um texto está no começo do capítulo no versículo primeiro mas na verdade o texto começou no versículo anterior do capítulo anterior porque capítulos e versículos não determina o significado do texto
por isso que ele tem que sempre olhar para um texto da bíblia diz assim eu quero só tratar dessa parte a pergunta a gente fazer a seguinte o texto todo posso interpretar e dar um sentido para ele sem recorrer ao que vem antes o que vem depois se você puder fazer isso você tem aquilo que os teólogos chamam de perícope perc1 perícope isso é aquilo que os teólogos chamam de a parte do texto que deve ser exposta num sermão por exemplo você tem uma película que aqui e para o nosso caso perico há perigo de
lucas 15 inteiro tá certo se lucas 15 inteiro é uma perícope isso significa que a primeira parte a segunda a terceira ea quarta que são as parábolas são partes da a perícope eu não posso pegar essas partes e chamá-las de perícope a pergunta é porque os 20 minutos que a gente daqui é só para gente ficar porque isso eu vou explicar por que e essas essas parábolas aqui elas são curiosas porque elas são contadas por jesus para responder a um problema onde está esse problema nos versículos 1 e 2 o que eles dizem que publicanos
e pecadores se aproximam de jesus para fazer o quê a ouvir e aí chega um outro grupo tá certo e esse grupo chega para quê é um chega para ouvir o outro chega para meter a boca falar e falar mal de quem é de jesus não é falar mal dos publicanos e pecadores por que que eles falam mal de jesus o exato ele tá sentado com publicanos e pecadores e não é só isso ele tá fazendo uma coisa um absurdo tá fazendo aqui é isso viu ele poderia até sentar mas come e bebê com eles
não pode por que que não pode se você estuda um pouquinho da cultura judaica desse tempo você vai saber que um judeu ensinava para o seu filho seguinte filhinho lave as mãos antes de comer aí para mim pergunta para pai porque aí o papai poderia falar assim que eu tô mandando aí você no imperativo categórico e obedece quem tem juízo mas esse pai não é assim então assim agressivo ele vai explicar para o filho do sabe o que filho do que você pode ter colocado a mão no corrimão e que você colocou a mão no
corrimão que garante que um outro samaritano zinho também não colocou a mão ali e os samaritanos um pecador e esse samaritanos um pecador ele tá com a mão dele e impura por causa do pecado esse pecado que tava na mão dele passou para o corrimão filho e aí sabe acontece o pecado o limão aí você pôs a mão aí o pecado passou para sua mão filho aí sabe o que vai acontecer se você não lava a mão você vai pegar a comida porque senão tentar alerta certas do mundo com as mãos ali mesmo você vai
pegar o pão com a mão filho aí o pecado tá lá no samaritano zinho que passou para o corrimão que passou passou passou agora para o pão e se você comer vai tá demorando todo dentro de você menina imagina no zoológico mulher galada se tá bom para lavar a mão e tendo aquele não lava a mão para uma higiene uma questão gênica é uma questão religiosa ah tá certo imagine comer e beber com publicanos e pecadores comer com eles e bebê com eles imagina quando ele chega lá ele ensina isso para o filho dele e
ele vem jesus recebendo de um publicando o pão e deu uma dentada no pão eles ficam com raiva de jesus ah tá certo então que precisa de defesa e jesus os publicanos e pecadores jesus ai jesus apresentar o quê três argumentos que são três palavras quais são elas o mel resposta errada jesus não contou nenhuma dessas três palavras é nessa hora que o geraldo vai quase se arrepender de me trazer hoje aqui a iva desafio cara veio para minha igreja que é syozi cuidadosa com a pregação da palavra para me contar e zyah não não
é contar dizia primeiro eu vou contar para vocês bem rapidinho como é que eu me livrei de uma surra e como é que até eu entrei no seminário muito cedo eu tinha 16 para 17 anos então minha mãe é uma nordestina assim que se você deixasse a bíblia sua bíblia no chão você já viu só só ouviu sinto a senhora é eu não podia ter que tratar né desse jeito um dia a minha mãe eu vou contar você como a teologia me ajudou ele me ligado uma surra minha mãe encontrou minha bíblia abrir o lucas
15 e todos esses títulos já estavam riscados ela não sabia da história né quando ela viu escada o celular né eu coloquei o seminário se segundo de deus você tá fazendo essa sacanagem com essa garota delicada me liga para mim mãe calma desligar para você fui explicando ela detalhadamente o que aconteceu mãe esses títulos não estavam lá nem capítulos em versículos e acontece muitas vezes os títulos acabou atrapalhando um pouco a nossa interpretação da bíblia sabe por quê mas se a gente olhar só para o título a gente perde o que é mais importante que
é o texto e aqui mas é importante que você entenda que essas três parábolas de jesus elas não podem ser separadas elas não podem ser interpretadas aleatoriamente ela todas são a maneira de jesus responder a que e não que ele recebeu aí ela sentou deixa eu contar para você essa história mãe aí ela eu perguntei para assim mãe jesus não contou a parábola de uma ovelha perdida ela já calma deixa eu terminar depois você me dá surra eu pedi para que a minha mãe fizesse o que eu vou pedir para você fazer agora letra mim
mãe o versículo de número 4 e aí para mim mãe e pronto clique em a parábola é o do pastor que tinha sim ovelha essa história que está contando corre os seus olhos agora para o versículo de número 8 vai mãe nem para mim versículo o que que o olho tá dizendo a culpa de quem história da mulher que tinha 10 dracmas aí eu disse mãe qual os seus olhos agora o versículo 11 mãe de quem jesus está contando a parábola de quem a parábola mãe e a palavra de quem e do pai que tinha
dois filhos então a parábola não é do fio da ovelha perdida palavra do pastor a ver tudo a parábola não não é da dracma preciso da palavra da mulher que tinha 10 dracmas a história não é dos dois filhos a história do pai e por que que é isso é tão importante porque o enredo das palavras são muito interessantes lá o pastor tinha cem ovelhas o que acontece e ela pede uma e aí não vale porque não só a gente conta com os títulos que as vezes atrapalha a gente dá vida a gente também conta
com a hinódia que às vezes não é muito criteriosa ensina a gente algumas canções que fazem interpretar incorretamente por exemplo eram cem ovelhas juntas no aprisco né não tem atriz que nenhum na história ele deixa ela no campo as noventa e nove no campo e vá atrás da que se perdeu tá certo então ele vai quando acha ovelha perdida o que que o pastor faz e ele volta e quando ele volta ele faz uma coisa muito curiosa o que que ele faz dá uma festa porque ele tinha uma ovelha perdida e ele encontrou tá certo
então o enredo é esse a um passar uma personagem que perde algo acha o que perdeu e dá uma festa e quando dá uma festa lugar onde as pessoas comem bebem e você fala festa para eles é comida e bebida então quê que jesus quer dizer para eles que a contar para eles porque que ele tá sentado ali comendo e bebendo com publicanos e pecadores ele ia contar para os fariseus escribas por que que ele tá sentado ali por quê que tá fazendo aquela festa com eles então imagine que jesus conta essas três parábolas para
quem e é para os publicanos e pecadores não então jesus está sentado à mesa nem nesse camisa presente ficar para fora né sua amiga que você falou para dentro não deve ficar para fora ele estava inclinado a mesa todo mundo ao redor da mesa cheia de surpresas escritas murmuram contra ele então ele começa a se dirigir a ele então agora a turma que tá ouvindo que jesus está dizendo para eles que criticaram a jesus não jesus conta a primeira para um pastor o que tinha nove ovelhas ou 99 ovelhas né uma se perdeu o que
que ele vai fazer ele vai encontrar e ao achar essa vila perdida porque ele se aproxima de jesus porque tem dizer então ele é um encontrar ele traz de volta e faz uma festa para celebrar porque aquela ovelha tava pedindo enfaixada e aí agora conta a história de uma mulher então pastor mulher figuras que são muito simples não são figuras de muita honra na sociedade judaica desse período então chama história de uma mulher que tinha 10 moedas de um real certo então se o primeiro fala de um pastor amoroso que tem compromisso com seu rebanho
então para ele 99 não interessa se ele tem cem ovelhas ele quer assim eu ver eles ponto final então eu não vai se contentar com 99 essas dúvidas deles são 100 ou sem que as suas ovelhas isso mostra que o nosso pastor ele é comprometido com os seus e uma tal maneira que ninguém vai se perder e são sem serão sem ponto final então ele vai trazer aquele que se perdeu não tem assunto é a dúvida não tenha dúvida porque é dele se é dele não tem mais jeito você tá nesse rebanho gostava dele mas
você pode até ser uma ovelha é tonta né mas ele vai lá com cajado e com a vara e te traz de volta tá certo que o bicho mais estúpida a face da terra vida não precisa direção um cão consegue voltar para casa uma ovelha se perde não volta mais não tem memória não tem memória então é o pastor tem que vir lá e traz tá ficou entrada ovelha prova prisco então olha que coisa curiosa a jesus conta a história de uma mulher que tinha 10 mil dias no real e agora se a gente vi
um pastor amoroso a gente vai ver agora uma mulher louca a mais louca da bíblia lucas não é louca tem 10 no dia de um real descobre lá 129 tá faltando uma fica desesperada até encontrar uma dia de um real talvez para você uma bandinha do real não se não fosse importante para aquela mulher era então o que ela faz até encontrar quando ela encontra olha porque ele é louca na louca só porque ela fica desesperada porque joão mandou real é que ela achar ela dá uma festa e convida a vizinhança convida todo mundo para
se alegrar dizendo gente eu achei a minha mãe já tinha de um real gasto as novas para festa hahaha então imagine você que dá uma festa toma então o que que o que que jesus está contando com essa parábola dizendo olha se a gente eu acabei de dizer que o que justifica a festa é o amor e o compromisso com a cem ovelhas aqui é o compromisso com o valor que ele dá talvez você não de valor para um real mas aquela o suficiente para amar aquilo que você não valoriza é inscrito tá dizendo para
eles essa mulher amava aquilo que ela possuía e valorizava muito mais do que você poderia valorizar talvez você não valoriza e eles mas aquela mulher valoriza demais isso aqui e por isso quando achou deu uma festa aí ele termina com terceiro e último argumento mais importante de todos eles é o fechamento do argumento a história de um pai que tinha dois filhos um pai que dois filhos os mercadores de um lado e os fariseus os escribas do outro tem dois filhos qual é a história deles o mais moço que que o mais moço faz se
você não tem compromisso nenhum com pai ele pede para o pai herança ah e só se pode pedir se a pessoa tiver morta ele ofende o pai ele tá dizendo para o pai o seguinte tua presença não importa não me preocupo contigo não quero nada contigo a única coisa que me falta com que você tem e não que você é eu quero suas coisas eu não quero você então a gente se escandaliza com menino né mas jesus quando conta essa parábola ele espera que os fariseus os escribas se escandalizem com o pai e não com
o menino porque o que que você se você não se escandalizar com o pai seria se ele estivesse assim menino se eu vou me ensinou que a gente conquista tudo com sangue suor e lágrimas se você quer a minha herança espera morrer e enquanto não tiver moto trabalhe mas você não vai ter um centavo de mim vai ser poder você é isso aí pai você agiu com justiça é isso mesmo ou então faz mais molengão né mas assim ah tá bom filha eu vou te dar aqui mas vai passa aquele sermão né meu filho cuidado
esse mundo tá perdido você vai você vai se enfiar em cada coisa não faz isso menino não esse pai o que ele faz e ele escandalizar porque quando o menino pede a ele e isso tem o nome a graça o que é aquilo que deus da e a gente não merece o que aquele menino faça uma graça o tipo dia né gasta tudo não sabe usar mas a bíblia diz que aquele pai te ensinado muito bem aquele menino nos mandamentos do senhor como a gente sabe disso porque quando ele tá ali no meio do estádio
do palestra itália né vez dos porcos ali ele lembra é um palmeirense tá falando eu posso vocês não eu sei que não é palmeirense não pode que ele tá ali no meio daquele chiqueiro o que que acontece a bíblia diz que ele lembra do ensino do pai porque ele diz eu faço uma oração a deus dizendo o pai pequei contra a tia é porque ele sabe que ele pegou contra deus porque ele não honrou o pai a mãe o mandamento que aquele menino quebrou foi honra teu pai e tua mãe ele diz um roupa dele
e ele sabe que o que ele cometeu não foi um crime apenas com o pai dele mas foi com pai que está nos céus mas ele disse senhor eu vou voltar e vou pedir perdão ele pai trata-me como um dos teus trabalhadores e é isso que acontece ele volta mas as formas dele tá certo a história de quem que é do pai a bíblia diz que o pai ou avista de longe e quando ver aquele pai como pastor que foi atrás da orelha com uma mulher que foi atrás da dracma agora ele vai atrás do
filho que tá voltando maltrapilho e aí ele pela segunda vez escandaliza porque que eles escandalizam ele faz o que ninguém espera o menino disse pai me trata como trabalhadora que que é isso você é meu filho levantar ele tá fica um beijo no rosto do menino tudo o que é meu é teu pode vestir é uma sessão de teologia da prosperidade pode vestir ele todinho aí dá tudo para ele faz ele ficar chique e faz seguir quem pode pode assar carne aí porque hoje vai ter churrasco hoje não tem para todo mundo tudo de graça
ele vai comer agora porque meu filho voltou e se limpar aqui a parábola vocês concordam que segue o mesmo enredo das outras duas sim mas ele não pode parar aqui porque se ele parar aqui ele só vai repetir o que ele disse nas outras ele precisa agora e adiante porque agora ele vai ele vai exatamente atingiu o coração do argumento dele ele vai falar do filho mais velho e agora ele vai lá no olho dos fariseus e escribas e vai dizer que o filho mais velho quando estava se aproximando ouvir o som da festa viu
as pessoas rindo sorrindo viu que tinha acontecido ela continuar uma coisa então dos funcionários passar ali ele disse que tá acontecendo aí eles a parecendo um sabe o que aconteceu é o meu irmão seu irmão ou é seu pai que meu pai fez aí deu uma festa para ele sabe aquelas que você queria de tudo para ele deu festa deu tudo tudo tudo o que não fica indignado com quem ele fica indignado eu não disse que indignado com pai e se afasta eu ia cena mais linda da parábola e o pai é como pastor que
vai atrás da ovelha uma mulher que vai atrás da dracma bom e como aquele que foi atrás do filho maltrapilho ao perceber a ausência do filho na festa e não vendo o filho sentado ali à mesa com ele e o irmão ele se levanta até o filho mais velho e disse filho e por que você não tá comendo e bebendo aqui para gente seu irmão tava perdido e foi encontrado então que o menino disse você é louco porque eu estou servindo aqui nessa igreja 30 anos tô cuidando de tudo aqui eu amo sua obra passo
tudo bonitinho dá o senhor viu eu sou da marca uma festa para ele o quanto tempo todo serviço não me dá nada quem disse que eu não te dou meu filho tudo que é meu é teu se você quisesse fazer a mesma coisa que o seu irmão fez você poderia ter feito eu acreditava que você não tinha feito porque eu pensava que você era feliz aqui que o mais importante você tinha que é sou eu tá certo seu irmão saiu daqui porque ele disse que não queria nada comigo e tentou viver a vida sem mim
mas eu achava que você tava suficientemente feliz porque você tinha tudo que você precisava aqui na minha herança que sou eu mesmo não esquenta com isso não o importante é que seu irmão tá aqui ó e ele voltou nessa hora minha mãe tava chorando eu já assisti de apanhar me livrei da surra ela chegou a lágrima disse assim filho eu só esse irmão mais velho hum será que tem perdão tem claro que tem basta sentar-se à mesa com o pai que aconteceu com aqueles fariseus a gente não sabe né mas não faltou o convite para
ele se sentarem à mesa do pai os pecadores estão perdidos dentro e fora eles não são estão perdidos fora da casa de deus ele também podem estar perdidos aqui dentro com tudo isso mostra como seria empobrecedor você ler apenas uma dessas parábolas isoladamente quando é que você vai querer agora ali esse texto sozinho sem mais sem comparar as três e não tem mais é porque você percebeu que as três parábolas elas estão conectadas você não pode interpretar a separadas então aqui fica a lição de hoje um texto que é uma perícope tem partes e se
ela tem partes você não pode separar essas partes vamos que alguém te convido para dar um ensino e diga assim prega aqui sobre o texto da ovelha perdida você vai dizer tá bom você não faz isso não você não vai aproveitar para ensinar você vai ensinar só que na hora de ensinar a fazer irmãos essa parábola aqui só pode ser se nada se a gente considerar o texto inteiro de lucas 15 por isso para explicar esta parábola da ovelha eu vou te explicar o todo tá bom meus irmãos vamos lá primeiro passo porque senão você
vai tirar aquele texto do seu contexto e não vai conseguir interpretar aquela palavra lá corretamente então sempre que você for uma parábola a pergunta se tem que se fazer é qual é o contexto dela a ver com o que que jesus está contando aquela parada lá sempre a um sentido na parábola esse sentido você vai encontrar no contexto dela o contexto vai determinar o sentido da palavra tá certo perguntas sei hahaha ha é interessante né como a gente pode se a gente tiver um pouquinho a gente só precisa de um pouco de critério é ler
a bíblia entendendo que aliam tesouro e que se eu não conseguir nada profundo ali é porque eu tô fazendo alguma coisa errada no meu caminho então pera aí deixa eu ver fazer o caminho talvez o caminho seja mais difícil seja o caminho de você quem sabe polir e remeter e dali tentar ver as relações dos textos porque são as relações entre eles que interessa na exposição da bíblia e no entendimento dela é unir claro é exatamente exatamente é um sentido que perpassa as três parábolas e se você entendeu ele você não tem todas as outras
palavras g1 e aí e aproveita e aí g1 o piso pastor o comparecido e isso e aí e aí o que eu tenho momento o pastor diabo ou tende a praia de quem não quer isso muito bom muito bom perguntar muito boa sua colocação por quê que é importante entender que a responsabilidade de buscar a ovelha perdida não é nossa mas é do pastor não é nossa mas é da mulher não é nossa mas é do pai é porque tanto pai com uma mulher como o pastor representam jesus cristo quem é que traz o pecador
de volta para cruz não é o evangelista não é o presbítero no ao diácono é o irmão da igreja quem traz a jesus por isso que a gente fica tão desesperado quando nós que temos a obrigação de ensinar nossos filhos os filhos da aliança no caminho do senhor ele tem um compromisso ensiná-los debaixo da orientação da palavra de deus a gente se desespera quando ele sair quando eles tomou outro caminho e aí é muito comum os pais no seu senso de onipotência que precisa ser confessado como um pecado pecado onipotência porque eles acham que eles
é obrigação deles e e foi talvez uma falha deles que fez os meninos se desviarem então agora se sente mais culpado de todos e diz olha eu tô eu acho que eu fiz muita besteira com os filhos e agora e realmente muita coisa a gente pode fazer errado na educação de nossos filhos mas nenhum filho e sai dos caminhos de jesus pelas falhas dos seus pais ele sai do caminho de jesus por causa da idolatria do seu coração não é você que desvia o seu filho é seu filho que encontrou o ídolo e se você
tá ali e as é o pai se você é a mãe a sua missão é ser o talo tá certo esgotado e dá para ele a palavra qual é a palavra ensina o filho no caminho que deve andar não terceiriza isso para igreja se não é apareço na igreja a igreja não tem fazer isso a igreja vai fazer é te dar ensino para que você garanta que seu filho sabe os mandamentos do senhor porque essa é sua obrigação se ele se desviar quando ele tiver lá no chiqueirinho ele vai lembrar do que você disse da
palavra de deus que seu filho lembre do que você ensinou para ele que seu filho tem alguma coisa no coração dele gravado do evangelho que você plantou ali então se você é tem uma responsabilidade a cuidar dos seus filhos lá essas ponsabilidade diz respeito exatamente ao ensino da palavra então eu entendo que quem vai trazê-los de volta quem traz os eleitos de deus não os apostas que não são eleitos mas os que são eleitos de deus e que desviaram esfriaram a sua fé e que trazem de volta para membresia de volta para o corpo de
cristo é cristo jesus salmo 119 é maravilhoso vamos ver brincadeira não vou fazer hahaha só brincadeira mas salmo 119 eu queria desafiar você a lei ele com como se fosse um alimento tira uma semana para eu salmo 119 paty por parte eu quero desafiar você a perceber que havia um jovem que ama muito a palavra de deus e ele do salmo 119 inteiro inteiro ele vai elogiando a palavra de deus ele vai dizendo como a palavra de deus me faz feliz com uma palavra de deus e lâmpada para os meus pés e luz para o
meu caminho ela me mais doce do que o mel tá certo é a pa e aí sumiu dos meus olhos correm rios de lágrimas quando eu vejo os homens não cumprirem a tua lei é o salmo 119 que diz a tua palavra me fez mais sábio do que os os duplos mestres e mais sábio do que os mais velhos é a tua palavra então vem me elogia a palavra inteira tá certo o próprio salmo 119 ele é construído a partir do abecedário hebraico então vai fazendo menção ali o tempo todo a lei do senhor o
mandamento do senhor a palavra do senhor tá certo mas você já parou para imaginar como terminar esse salmo 119 abre lá rapidinho o último versículo salmo 119 e aí o versículo 176 esse versículo quando a gente lê ele tem que causar uma explosão dentro da gente ele diz desgarrei-me como uma ovelha perdida vem buscar teu servo pois não me esqueço dos teus mandamentos e coisa linda né como pode um jovem que ama tanto a palavra de deus que diz que se desvia do mal por causa da palavra de deus que a palavra de deus é
o mel é mais delicioso que o mel que tem amor pela palavra de deus como é que ele pode ser uma ovelha perdida pode e ele tem consciência disso e por que que ele sabe que ele é uma ovelha perdida e ele sabe que os mandamentos de deus estão gravados no seu coração ele sabe que está perdido ele sabe aquele que a lei do senhor é aquilo que ele mais precisa só que não sabe voltar ele é uma ovelha eu já disse para você ouvir é um bicho estúpido e quando se perde não sabe voltar
a