Em Busca da Civilização Católica | A Civilização das Catedrais

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Lucas Lancaster ⚜️ Escola de História da Igreja
Em toda Catedral que visitamos na França, não pudemos deixar de notar: ali havia algo que foi profan...
Video Transcript:
toda a igreja que você visitar na França você virá ali havia algo que foi roubado que foi danificado que foi destruído a Revolução Francesa foi a maior destruição de Arte Sacra de que se tem notícia no entanto muito sobrou E por que sobrou porque o passado católico da França era tão grande tão monumental que nem o Furor revolucionário no seu apogeu conseguiu destruir tudo seja bem-vindo à estreia do curso a civilização das catedrais as aulas que você está prestes a assistir são fruto de um ano de intenso trabalho foram meses de pesquisa em muitas Fontes
meses de roteirização e de pré-produção 25 dias de gravação na França e mais vários meses de edição tudo foi pensado nos menores detalhes para que você nosso espectador Veja com seus próprios olhos a civilização católica a cristandade medieval por meio da sua obra mais perfeita a Catedral e até chegarmos aqui nós trilhamos uma longa jornada na escola de história da igreja embora a escola tenha sido fundada há menos de 4 anos nós já temos nós já tivemos 147 aulas de história da igreja até o momento e mais de 3.000 alunos passaram por ela sem um
apoio dos membros da escola nós não teríamos chegado até aqui agradecemos sobretudo os participantes do financiamento coletivo em busca da civilização católica foram centenas de apoiadores que com a sua colaboração Financeira viabilizaram ou antes possibilitaram essa produção eu creio que se trata da mais completa produção audiovisual já feita em português sobre as catedrais góticas e com um olhar católico O Nosso propósito final não é conhecer as catedrais em si mesmas mas conhecer o mundo que as construiu por meio delas que foi o mundo católico da idade média por isso nós acreditamos que que esse curso
tem um grande potencial de trazer luz sobre a idade média principalmente para aqueles que ainda acreditam que ela foi a era das trevas e para os próprios católicos esse curso lhes dará o conhecimento do que foi a cultura católica naqueles séculos de luz da cristandade medieval Nós acreditamos no potencial desse curso mas para que o impacto seja efetivo nós precisamos de você compartilhe esse vídeo com os seus amigos católicos ou não que podem se que possam se interessar ou que precisam do conhecimento que nós iremos passar aqui se possível convide a sua família para assistir
a essas aulas junto com você para que todos entendam o mundo que os revolucionários tentaram apagar da memória ocidental esse curso é composto por 15 aulas quatro ficarão disponíveis gratuitamente aqui no YouTube A partir de hoje e 11 são exclusivas para os participantes do projeto em busca da civilização católica se você não participou do financiamento coletivo e quer ter acesso ao curso completo Fique tranquilo a partir de hoje isso será possível mas somente até o dia 19 de dezembro ao final da aula de hoje eu vou explicar como fazer parte se você já quiser garantir
o seu acesso e acesse o link na descrição e matricule-se agora com vocês a civilização das catedrais tempo houve em que a filosofia do Evangelho governava os estados nessa época a influência da sabedoria Cristã e a sua virtude Divina penetravam as leis As instituições os costumes dos povos todas as categorias e todas as relações da sociedade civil então a religião instituída por Jesus Cristo solidamente estabelecida no grau de dignidade que lhe é devido em toda parte era fluorescente graças ao favor dos Príncipes e a proteção legítima dos magistrados o sacerdócio e o império estavam ligados
em si por uma feliz Concórdia e pela permuta amistosa de bons ofícios organizada assim a sociedade civil deu frutos superiores a toda expectativa frutos cuja subsiste E subsistirá consignada como está em inúmeros documentos que artifício algum dos adversários poderá corromper Ou obscurecer talvez não haja maior ícone daquele tempo evocado por leão xi do que Notre Dame de Paris impérios acenderam E caíam desde que ela foi erguida no centro da capital francesa H 850 anos Ela assistiu à descristianização do ocidente sobreviveu a mudanças de regime a revoluções a bombardeios a duas guerras mundiais Assistiu à descoberta
da América a Revolução Industrial a revolução tecnológica e a conquista do espaço O sol deu a volta 300.000 vezes sobre Notre Dame de Paris e ela permanece de pé como memória imperecível das Gerações que a construíram e de outras tantas gerações que vieram rezar sob as suas abóbadas e ela ainda ostenta nas suas linhas ascendentes a lembrança da Fé da civilização que atirou do solo e que lançou suas Torres em direção ao céu mas a verdade é que nodame de Paris é uma sobrevivente e eu nem sequer falo do incêndio de 2019 ou mesmo dos
bombardeios que quase destruíram durante as guerras eu falo daquele momento de inflexão da história humana que teve essa cidade a cidade de Paris como centro a Revolução Francesa o mundo tal como nós o conhecemos com seus valores com seus princípios com seus objetivos esse mundo nasceu na Revolução que teve essa nação a França a filha mais velha da igreja como o palco e o que foi a revolução francesa ela foi a inversão completa da cosmovisão cristã que existia antes dela qu derrubar das duas autoridades tradicionais e com a edificação de um mundo novo a imagem
e semelhança do homem decaído a Revolução Francesa foi sobretudo a tentativa de destruir o passado da primeira das Nações cristãs e reconstruir essa nação a partir das doutrinas dos ideólogos e ela cometeu barbaridades as numerosas barbaridades que essa revolução cometeu em nome de uma suposta luta contra a autocracia são em geral esquecido são esquecidas ou mesmo justificadas por ordem das autoridades revolucionárias todos os locais de culto católico foram desligados da sua função padres e religiosos o mesmo leigos que não aceitaram jurar a constituição revolucionária foram banidos e por vezes executados todas as obras religiosas mesmo
escolares e hospitalares da igreja foram destruídas e houve uma tentativa em massa de descristianização propriamente das pessoas no entanto há outra coisa que deve ser recordada a respeito da Revolução o vandalismo da revolução não existe igreja francesa construída antes de 1789 que não ostente a marca do iconoclasmo revolucionário a própria notri Dame de Paris que nós aqui podemos ainda contemplar ela ostenta na sua fachada cicatrizes as cicatrizes de variados e repetidos vandalismos eventualmente corrigidos por restauradores né numerosos numerosas estátuas dos seus pórticos muitos dos Vitrais das suas capelas não mais existem foram arrancados foram destruídos
durante o Furor revolucionário a galeria dos Reis no topo da fachada é uma recriação do século XIX porque os revolucionários ignorantes julgando que eles representavam Reis da França enquanto na verdade representavam os reis bíblicos de Judá as destruíam numerosas estátuas os pórticos de notd os Vitrais das suas capelas não mais existem foram substituídos por recreações depois da destruição e não só aqui antiguidades católicas multissecular foram danificadas naqueles anos de barbária em muitos pórticos de igrejas nós podemos ver estátuas decapitadas guilhotinadas mesmo os revolucionários foram ali por vezes por ordem do governo e cortaram as cabeças
de Cristo dos Anjos de Nossa Senhora e dos Santos toda a igreja que você visitar na França você virá ali havia algo que foi roubado que foi danificado que foi destruído a Revolução Francesa foi a maior destruição de Arte Sacra de que se tem notícia no entanto muito sobrou E por que sobrou porque o passado católico da França era tão grande tão monumental que nem o Furor revolucionário no seu apogeu conseguiu destruir Tudo Claro que houve indiscutivelmente a ação da Providência se nós considerarmos que durante a revolução o prefeito de chartre sugeriu demolir a sua
Catedral e que por uma questão meramente burocrática isso não foi feito bom Depois dessa desse curso vocês terão Uma Breve noção do que teria significado perder chartre ela não ter sido destruída foi de fato uma intervenção divina e Emil M grande Historiador da arte que nos guiará nesse percurso como em em seguida explicarei ele comenta que se nós pensarmos em tudo que a Revolução fez com as catedrais da França e somada a ela as guerras religiosas do século X as duas guerras mundiais ele diz se nós considerarmos tudo que foi destruído até a Itália até
a rica Itália pareceria pobre depois de vermos tudo que nós veremos nesse curso você poderá se perguntar o que era em termos arquitetônicos em termos artísticos católicos a França antes desses séculos de vilipêndio se já sobrou tanto o que não terá existido aqui um dia bom ao final ao cabo os revolucionários de 1789 vão dar o tom da nossa pesquisa da nossa busca Como assim sim Vejam a mente deles se a mente deles era tal como era que nós sabemos que é anticristã anti tradicional inimiga da civilização autenticamente Católica do reinado social de Cristo e
se com essa forma de pensar eles se precipitaram com tamanho furor contra as crais é porque esses edifícios eram uma testemunha palpável do mundo que eles queriam destruir era preciso destruir esses edifícios E eu vos digo logo de início você quer saber o que era a civilização católica que existiu antes dos séculos revolucionários você quer saber o que era aquele tempo em que a filosofia do Evangelho governava os estados nas palavras do Papa Leão xi se sim conheça a Catedral eu vim aqui para dar a Catedral a conhecer a vocês porque conhecendo a Catedral nós
conhecemos a época cristã da história a cristandade [Música] [Música] a cultura católica ocidental foi a responsável pela construção das grandes catedrais góticas pode até ter ter havido outros interesses aqui ou ali mas enquanto projeto de conjunto enquanto projeto coletivo orientado para um fim superior a Catedral é a grande obra da civilização católica da idade média e eu gostaria de nessa aula introdutória apresentar de modo expositivo a nossa tese mostrando o que nós buscaremos e mostrando os instrumentos a que nós correremos para aferir se a nossa tese é ou não verdadeira e a nossa tese é
de que em primeiro lugar que existiu um dia uma civilização católica em segundo lugar que as catedrais góticas são a expressão permanente Perpétua da alma e do pensamento dos homens que foram parte dessa civilização e em terceiro lugar que a cristandade não deve ser vislumbrada somente como um passado glorioso que ficou lá atrás mas como uma fonte eficaz de respostas e uma fonte permanente para as nossas questões hoje para o nosso tempo e nós seguiremos Um percurso Inclusive eu acho bom que vocês entendam aqui de uma vez qual é o percurso que nós seguiremos nessa
aula eu explicarei o percurso para vocês por isso que eu peço paciência produção aqui é necessária sei que vocês devem estar ansiosos para que eu decifre as catedrais a vocês enfim que eu mostre a beleza dos pórticos dos Vitrais calma nós teremos 14 aulas Depois dessa para fazer isso antes de nós comearmos a nossa jornada eu preciso pontuar três coisas primeiro lugar afinal de contas o que era e quando existiu essa tal de cristandade o que que é isso ess é a primeira coisa a segunda Por que Nós escolhemos a França e as catedrais francesas
como o campo das nossas buscas e em terceiro lugar qual é o caminho que nós trilharemos nessa busca bom para nós encararmos a cristandade como nos exorta a fazer John Senor né ele fala que nós não devemos nos reconciliar com a modernidade mas des encarar a cristandade para isso é necessário tirar o o entulho de muitos séculos e eu digo isso aqui não somente pelo oceano de tempo que nos separa da cristandade mas porque entre nós e ela foi forjada uma nova forma de pensar e de ser que nos impedem de vê-la como ela de
fato foi Então é quase que nós temos de fato que viajar no tempo mas bom vamos nos situar no tempo em primeiro lugar o que eu chamo de cristandade eu uso aqui esse termo no sentido mais estrito possível eu chamo de cristandade um período histórico específico eu chamo de cristandade a ordem Internacional e espiritual que existiu na Europa ocidental e central nos séculos 11 12 13 e 14 e se nós quisermos eh Marcos simbólicos né mais específicos aquele período da história entre 177 e 1377 cronologicamente a cristandade é este período e geograficamente geograficamente a cristandade
era o reino da França o sacro Império Romano germânico as repúblicas do Norte da Itália os estados papais o reino da sicília os reinos ibéricos de Portugal Castela Aragão e Navarra o reino da Inglaterra e da Irlanda o reino da Escócia os reinos da Noruega Suécia e Dinamarca o reino da Polônia o reino da Hungria e os estados cruzados do oriente ok nós nos situamos no tempo e no espaço esse esse espaço geográfico entre os séculos x e 14 Ok mas como este mundo esse esse e essa realidade se formou a cristandade foi fruto de
um longo percurso que tem sua Gênese na ordem que Deus deu aos seus apóstolos de levar o evangelho a todos os povos e tornar os povos seus discípulos a cristandade é o resultado de um longo percurso que durou todo primeiro m e que eu costumo dividir em três etapas em primeiro lugar na antiguidade que perpassa a fundação da igreja a sua expansão pelo Império Romano o seu enraizamento nesse mesmo Império ao mesmo tempo em que se desenrolavam as perseguições O Triunfo da igreja em 313 com a visão de Constantino e o édito de Milão com
aquele século 4 n que foi um século de de fato cristianização do império romano e Marco histórico que eu considero relevante a fé católica declarada religião oficial do império romano em 380 e a subsequente divisão do império romano em 395 Esse é o primeiro período do primeiro Milênio depois vem o que Daniel hes chama de os tempos baros desde aquele século V momento em que o império romano do ocidente desmoronou e que a igreja é obrigada sobretudo na na pessoa dos seus bispos a assumir as rédias da civilização e na nas pessoas dos monges das
da cultura eh é a época da conversão daqueles bárbaros que se instalaram no império romano em primeiro lugar os Francos com o batismo de Cloves em 496 mas também a Irlanda com São Patrício o reino visigodo na na Espanha os reinos burgund e Lombardo os escoceses os anglo-saxões ao longo do século vi por fim a Alemanha com São Bonifácio na primeira metade do século vi e em terceiro lugar o que eu chamo de os tempos Carol os um período que começa ali no século vi em que a Europa ocidental já convertida e com a crescente
Ascensão do reino Franco que se mostrava o grande aliado da igreja no século vi O Reinado de Carlos Magno com a sua coroação pelo Papa São Leão em 800 e a restauração do império romano do ocidente a ereção de uma de uma ordem europeia unificada que tinha a fé católica como Liam nador e depois de Carlos Magno tempo de Carlos Magno que foi um período de momento de luz vieram novas dificuldades né com a decomposição do império Carolin de 843 novas invasões vindas do Sul vindas do Leste vindas do Norte depois uma decadência moral que
se infiltrou mesmo dentro da igreja né naquele chamado século de Ferro século X ao mesmo tempo nesse mesmo século de fé em que homens Santos alargavam as fronteiras do Mundo Cristão trazendo para a fé os húngaros os eslavos eh os nórdicos ao mesmo tempo que dentro da igreja e forças espirituais se levantavam para reformá-la não só a igreja como o próprio mundo né o tempo da reforma de cloni da reforma gregoriana daquela daquela e daquela verdadeira epopeia né de reforma de obra reformadora no século X que parece encarnar-se no Papa São Gregório vi e depois
ou ao mesmo tempo a pacificação do Mundo Cristão com com movimento da Paz e da trégua de Deus e para assinalar a unidade existente no mundo católico a canalização de todos os esforços daquela civilização Nascente para a primeira cruzada chega-se então a cristandade agora a cristandade era um mundo variado geográfica e etnicamente falando o que fazia esse Cosmos de reinos e povos distintos Unidos a fé a cristandade é aquele período da história da Europa e da igreja repito entre os séculos 11 e 14 no qual as nações cristãs submetiam-se espiritualmente a direção da igreja percebiam
como parte de um todo internacional que tinha a fé como ponto de unidade e que levava todas as nações a realizarem Empreendimentos comuns crade foi em resumo a época cristã da história o tempo em que mais do que qualquer outro tudo que dizia respeito à vida humana política direito economia sociedade pensamento todo tipo de manifestação cultural tudo era orientado guiado e informado pela fé católica mas Nossa será que esse mundo existiu Será que isso não é uma espécie de fantasioso existiu o seu professor de história estava certo quando ele disse que a idade média era
teocêntrica ele só errou quanto ao modo como ele deve ter valorado isso mas sim a idade média era teocêntrica a cristandade existiu e a prova de que ela existiu é a Catedral [Música] Daniel ropes escreveu que aconteceu algumas vezes na história que uma sociedade humana se exprimisse por inteiro em alguns monumentos perfeitos e soubesse conservar em obras ligadas à gerações futuras tudo aquilo que trazia em si de vigor criativo de profunda espiritualidade de possibilidades técnicas e de talentos Essas flores só desabrocham quando a se pura e abundante Isto é quando a sociedade é fecunda e
harmoniosa e quando traz no seu âmago esse instinto de criação e esse fervor espiritual que elevando o homem mortal acima de si mesmo o impelem a eternizar-se a idade média ocidental possui a sua obra representativa e chegou-se a exprimir-se nela com uma Plenitude que não foi igualada em nenhuma parte e em nenhuma época essa flor perfeita chama-se Catedral única e insubstituível é a testemunha privilegiada do seu tempo imaginemos que de toda a cristandade medieval só tivesse subsistido as catedrais pois bem seriam suficientes para fazer compreender este mundo em tudo que ele tem de Essencial sua
espiritualidade sua moral a sua vida cotidiana os seus trabalhos a sua Literatura e a sua a Catedral atingiu seu ponto de eclosão no momento em que a seiva foi mais abundante e mais rica exatamente como apareceram na mesma ocasião outras expressões de igual vitalidade com as quais ela mantém visíveis correspondências A Cruzada a universidade as peregrinações e as sumas mas a Catedral ultrapassa pela pureza Sublime que lhe confere a sua intenção de ser exclusivamente obra de Deus mais pura do que a cruzada e mais comovente do que qualquer obra escrita a Catedral vai buscar o
seu privilégio no fato de ser a expressão total de uma fé aqui nossas orações sobem até as mesmas abóbadas que ouviram rezar os católicos do tempo de São Bernardo de São Francisco e de São luí tal era a Catedral em plena vida nos dias em que um Povo Inteiro participava do arrebatamento comunicado pelas suas abóbadas e em que uma cristandade inteira se reconhecia nela do que tinha de mais puro e de mais belo em termos artísticos houve um estilo que marcou a construção das catedrais é aquilo que a posteridade chamou gótico o porquê desse nome
nós explicaremos no nas próximas aulas mas enfim Gustavo schnurer diz que nenhum outro estilo era mais representativo da sociedade do ocidente dos séculos x e x do que o estilo gótico ele até fala que o estilo românico que o antecedeu até tivera sua originalidade mas que ainda ainda assim ele era o desenvolvimento da Basílica Romana por sua vez oriunda da das casas privadas da Roma Pagão ou seja as raízes do românico não foram totalmente cristãs mas no século X o ocidente Cristão essa comunidade de povos que tinha a fé por ligação desenvolveu algo que lhe
era próprio e ao gótico como que um transbordar da Fé da cristandade o mesmo Gustav schnurer disse que como antes do mesmo modo que antes o Santíssimo Sacramento ficava preciosamente escondido e no século XI ele deveria agora trazido pelas ruas em procissão solene assim do mesmo modo a fé a esperança e a caridade cristãs eram agora manifestadas publicamente diante do mundo inteiro através da catedral as torres lançando-se ao céu deviam ser deviam testemunhar que as grandes cidades do ocidente eram centros de vida e de ciência cristãs essas cidades que nas suas escolas e depois pois
na nas suas universidades recolhiam a ciência do mundo inteiro e levariam a fé a todas as nações o apogeu do gótico é o apogeu da cristandade o gótico é a manifestação da Vitória histórica da igreja na virada do séculos X Pro século X inclusive villoslada e Lorca dizem que a Catedral daquele tempo é a culminação gloriosa da civilização cristã medieval é a época em que o papado atinge o seu apogeu com Inocêncio terceo e depois que a Escolástica atinge o seu apogeu com santo Tomás de Aquino e escreve Gustavo schnurer que na Catedral reflete-se O
Poder da cristandade Ocidental que não vê em torno de si nenhum inimigo poderoso a lhe inspirar medo os moros da Espanha tinham sido definitivamente vencidos o paganismo do norte e do Leste quebrado o Império Bizantino destruído pelos Cavaleiros latinos o coração sangrava certamente aos cristãos do ocidente por não terem podido conservar suas conquistas na Palestina e por terem sido obrigados a abandonar Jerusalém Mas no fim do século XI ninguém mais pensava que houvesse um perigo sério do lado do Leste nessa época os pregadores católicos começavam a penetrar a Ásia e os portos italianos dominavam o
mediterrâneo nada poderia ser comparado a soberania do ocidente nada poderia igualar a ciência ocidental que se tinha assimilado dos Tesouros da antiguidade sentia-se assim pela primeira vez que so a direção da igreja o ocidente Cristão se encontrava a cabeça da civilização mundial e a cristandade se alargava os reinos de Aragão Castela e Portugal conquistavam territórios humanos colocando fim à ameaça islâmica na Espanha nas batalhas das Navas de Tolosa no sul da França a heresia albigense era finalmente vencida Gênova pisa e Veneza expulsavam as esquadras sarracenas e recuperavam o domínio do Mediterrâneo a Prússia e os
países bálticos eram conquistados pelos Cavaleiros teutônicos a Polônia e a Hungria expandiam e conquistavam terras dos eslavos e do império grego tudo isso enquanto aquelas abóbadas eram erguidas Mas além de expressão das Vitórias da sua época a Catedral é a expressão da Alma dessa época aquela explosão intelectual que foi o século XII aquela majestosa sistematização do pensamento que aconteceu no século XII essas duas coisas encontram a sua expressão plástica sensível na catedral tanto que Emil M disse que não houve um pensamento importante da idade média da cristandade que logo não foi impresso em pedra ou
em vidro na Catedral a idade média e é preciso compreender isso para compreender tudo que nós trataremos a idade média ela concebeu a arte como uma pedagogia tudo aquilo cujo conhecimento se julgava útil ao homem estava lá a história do mundo desde a sua criação os dogmas da religião os exemplos dos Santos A Hierarquia das virtudes a variedade das ciências das Artes e ofícios tudo era ensinado nos Vitrais das igrejas tudo era ensinado nas estatus dos pórticos das igrejas a Catedral mereceu vai ser chamada de a Bíblia dos Pobres os pobres os ignorantes todos aprendiam
com os olhos quase tudo que sabiam pela fé na catedral essas inumeráveis estátuas dispostas segundo um plano muito sábio eram como que uma imagem da ordem maravilhosa que Santo Tomás ao mesmo tempo fazia reinar no mundo das ideias graças graças a arte as concepções mais sublimes da teologia e da ciência chegavam até as inteligências mais Humildes tudo quanto de essencial os teólogos disseram os autores da sumas intérpretes da Bíblia escreveram tudo de Essencial foi Expresso mediante pintura sobre vidro ou mediante A escultura o que nós buscaremos fazer nesse curso é tomar a arte pegar a
arte como um todo vivo como um conjunto acabado e esclarecer a maneira o modo como nela se reflete o pensamento e a alma da cristandade agora procuremos responder uma questão que talvez vocês se tenham colocado por a França por que não não ir buscar a cristandade na Itália ou na Espanha ou em Portugal Nós não escolhemos a França por razões de predileção mas por reconhecer as coisas tais como elas foram aquela revolução tão terrível de que falávamos há pouco não teve como palco nenhum desses outros países mas a França justamente porque a seiva que brotou
daqui a seiva da fé que brotou daqui e onde a lembrança da cristandade era mais forte e portanto era mais necessário a bater na cristandade a França Detinha o primeiro posto o primeiro lugar entre as nações e naturalmente Foi ela que ocupou o primeiro lugar nesse imenso esforço criador foi do solo francês que a arte gótica partiu pra conquista do mundo a arte gótica foi chamada por alguns no Renascimento de velha moda francesa na Alemanha chamava-se arte gótica de arte francesa foi na França ou antes num restrito um perímetro bem restrito que cercava a capital
dos Reis o domínio Real foi dali que brotaram as maiores obras primas desse estilo arquitetônico aquelas que serviram de modelo para toda parte Como diz emilim indubitavelmente as ideias que tomaram corpo nessas catedrais não pertenciam à França São patrimônio comum da Europa católica mas a reconhece aqui por sua paixão pelo Universal sou ela fazer da catedral uma imagem do mundo o resumo da história um espelho da vida moral as demais catedrais do mundo todas posteriores as francesas não souberam dizer tantas coisas nem expressá-las com uma ordem tão bela não há na Itália Espanha Inglaterra ou
Alemanha nada que se possa compar chartre o gótico esse gótico que conquistou a cristandade é ao mesmo tempo expressão da sobriedade do coração dos Reis franceses dos séculos XI e xi expressão do Espírito especulativo dos sábios de Paris do do senso social dos burgueses e do entusiasmo dos cruzados feudais da França e bom o século Xii que foi o grande século das catedrais foi o grande século francês a língua francesa nunca esteve tão em vogga quanto durante o século XI o francês era falado nos meios dirigentes de toda parte era falado entre os meios dirigentes
da Inglaterra nos meios mais distintos do Norte da Itália nos países baixos da Alemanha e com o chamado bonton ou Bom Gosto francês se difundiu a arte francesa a arte francesa nova né que tantos de toda a cristandade podiam admirar nas catedrais do Norte da França e a qual a a nobreza de alma de São Luís naquele tempo né naquele século XI Devia dar também uma particular consagração o século 13 francês que brilha pelas suas catedrais pela sua universidade de Paris eh onde todos os povos podiam vir aqui e se instruir pela sua alta sociedade
pela afinada não é pelas lições dos Poetas de corte e dominado né pela inigualável figura de São Luís esse grande século que a França fez seu que é o século XII marca o ponto de perfeição da civilização cristã da idade média até as fases do gótico correspondem Aos três longos reinados franceses daquela época o gótico primitivo aquele de Sand Deni de Paris e de Lon é o do tempo do rei Luiz vi o gótico clássico que é o de chartre de Ran e de amian é o do tempo do Rei Felipe Augusto e o o
gótico Radiante o grande exemplo será sempre a San chapel é o gótico de São Luís e eu gostaria de arrematar aqui essa explicação com uma outra citação de Emily M ele diz que foi na França que a doutrina da idade média encontrou a sua forma perfeita a França do século XI foi a consciência da cristandade quando se conhecem as catedrais de chartre Amã rans long bourge osser Juan fica muito pouco por aprender das estrangeiras o caminho que nós seguiremos não será apresentar em sequência as catedrais a vocês nós não teremos uma aula sobre cada uma
das catedrais Não na verdade nós elegemos uma série de temas racionalmente encadeados Escolhidos de modo lógico a partir de medievalistas de historiadores da arte para mostrar a vocês como cada aspecto da civilização cristã da idade média se expressa nas catedrais nas aulas 2 3 e 4 nós apresentaremos o campo que vai ser objeto do nosso estudo que é a arquitetura A escultura e o Vitral mostrando como mesmo não compreendendo ainda o significado dessa ou daquela obra somente a forma como a arte foi pensada já diz muito sobre a alma medieval na aula 5 nós mostraremos
como as catedrais eram construídas não do ponto de vista meramente técnico mas da participação de toda a cristandade na ereção das catedrais como cada grupo social participava colaborava etc e nós veremos Se existe ainda nas catedrais a lembrança a recordação da participação dessas gerações de Nobres clérigos e camponeses que tomaram como sua tarefa de erguer essas obras primas isso na aula 5 na aula se nós iremos observar como nem mesmo o modo como os elementos estavam dispostos Estão dispostos na catedral é aleatório tudo tem tal medida tudo está colocado em tal lugar hierarquizado de tal
modo em tal quantidade sempre por algum motivo o espírito de ordem que era tão próprio do homem medieval se reflete na catedral que ele construiu isso nós veremos nas aulas seguintes desde a 7 até a 14 nós iremos nos debruçar sobre as estátuas sobre os Vitrais principalmente estátuas e Vitrais o seu significado a partir de quatro grandes âmbitos de conhecimento muito caros à Idade Média muito caros ao Pensador do século XI principalmente a natureza a ciência a moral e a história ao longo desse trajeto nós veremos como a igreja era de fato a mestra das
Nações e como tudo que está inscrito na catedral tem um significado simbólico voltado a ensinar a verdade católica aos fiéis Vitrais como o do bom samaritano de burge no qual cada episódio da parábola é acompanhado da sua Interpretação simbólica ininteligível para os dias de hoje mas cujo significado nós procuraremos desvelar conjuntos como do Pórtico Norte de chatre no qual cada estátua personifica uma época da história do mundo e simboliza a espera das Nações pelo Messias As estátuas da porta da esquerda da fachada de laon onde os os heróis do Antigo Testamento são apresentados como figuras
da Virgem Maria isso e dezenas de outras coisas semelhantes serão apresentadas a você nesse curso e quanto aos locais bom serão objeto do nosso estudo as catedrais de chartre de amian de Juan de Paris de rans de Lon de estrasburgo de burge de osser a Catedral Basílica de Sand Deni e também as a abadias de São Remigio de saint-germain de PR de Sant Tuan de veselé e a sint chapel todos esses locais nós filmarem a exceção é claro dos portais da catedral de notd de Paris que neste momento no momento em que nós estamos gravando
ainda está em reforma mas dada a importância da escultura das esculturas dos pórticos de Notredame de Paris nós seremos obrigados a recorrer a fotos em alta resolução tiradas antes do incêndio de 2019 Mas vocês podem se perguntar eh quem é você quem souu né para interpretar esses símbolos das catedrais que são tão misteriosas Você tem razão né a mim cabe Apenas me apoiar na multidão de sábios que já fizeram essa interpretação esse curso não é baseado em interpretações simbólicas minhas mas em grandes autores dedicados à história medieval a história da igreja e a história da
arte esse curso é baseado nas obras da grande Regina pernot e de Gustavo chure sobre sobre a civilização medieval de George Dub sobre a França que assistiu o desabrochar do gótico de autores de história da igreja como Ruben cadron bch Daniel rupes e os padres villoslada e Lorca ele se apoia também em historiadores da arte como sobretudo renomado Peter kidson e outros como Rolf th Laurence de finance Bruno clan brigit cman Schwartz o wiiz E é claro do grande Marcel Mas se nós podemos destacar dois autores que nortearam a nossa pesquisa é necessário mencionar em
primeiro lugar o abad suger reconstrutor de sanden no no século X e cujos comentários sobre a obra é sobre a sua obra São um tesouro de valor inestimável em segundo lugar e principalmente o historiador da arte francesa Emily mal que vai ser nosso Norte nesse curso homem que parece ter dedicado à vida à compreensão da da arte gótica e que com a sua erudição incrível decifrou esses monumentos a ele a nossa homenagem póstuma bom Aqui fica o meu convite Siga essa viagem comigo pela civilização católica da idade média através da catedral Espero que você tenha
gostado da primeira aula do nosso curso a civilização das catedrais mas esse foi o primeiro passo e o passo introdutório e nosso próximo encontro nós vamos transmitir a aula no do curso que mostra como o antigo testamento era representado nas catedrais é assisti-la você vai entender por por Vittor Hugo chamava as catedrais de Bíblias de pedra e verá como os medievais tinham um profundo conhecimento da escritura da Bíblia que fazia parte de fato da própria alma daquela civilização essa aula vai estrear na quinta-feira dia 5 de dezembro e não se preocupe com o fato de
ser uma aula posterior a sua compreensão não será prejudicada nós organizamos esse evento de estreia escolhendo uma sequência Coesa de aulas além de além da aula de introdução que você acabou de assistir as outras três aulas Que Nós escolhemos para transmitir aqui gratuitamente são a aula 9 como eu falei sobre o antigo testamento a aula 10 sobre Jesus Cristo e o Novo Testamento e a aula 11 sobre a Virgem Maria sobre Nossa Senhora Se você quer ter acesso ao curso completo com as 15 aulas junte-se a nós no programa de Formação em busca da civilização
católica a proposta dele é que você Mergulhe na cristandade medieval e entenda a partir dela o que de fato é a cultura católica sem os escombros dos séculos de revolução vai se tratar de uma formação intensa o curso a civilização das catedrais que é a espinha dorsal desse desse programa foi gravado em alta qualidade nas catedrais francesas como você viu nesta primeira aula é uma formação ordenada com começo meio e fim e serão 4 meses ao entrar você receberá um cronograma para se organizar e é uma formação guiada você será acompanhado E terá quatro monitorias
ao vivo para tirar suas dúvidas comigo e h um material físico você receberá o meu novo livro desvendando as catedrais trata-se de um livro fotográfico com 130 páginas e tamanho A4 com capa dura impresso em alta qualidade o livro foi concebido para essa formação para complementar o curso a civilização das catedrais você receberá ainda a Catedral para colorir um livreto com 24 desenhos de esculturas e Vitrais contemplados no curso e no livro fotográfico esse material foi pensado para que as crianças menores também tirem eh proveito do programa de formação e que toda a família possa
participar por fim depois de assistidas as 15 aulas do curso os alunos terão eh três aulas com professores convidados para refletir sobre como ver hoje o que nós conhecemos na na cristandade se alguma faculdade oferecesse não sei uma pós-graduação com aulas gravadas na França um livro ilustrado colorido dedicado ao curso monitorias etc o curso o custo seria Com certeza de milhares de reais hoje você poderá participar do programa de Formação em busca da civilização católica por quatro parcelas de 249 sem juros são 4 meses de formação R 249 por mês e se você quiser parcelar
em até 12 vezes nós conseguimos no cartão de crédito com parcelas de R 99,60 se você está na dúvida se entra ou não na formação continue assistindo as aulas gratuitas para experimentar o conteúdo ao qual você terá acesso mas se você já tomou a sua decisão acesse o link na descrição e faça a sua matrícula Ah e se você precisa de atendimento converse com a nossa equipe pelo WhatsApp no número 31 9992 459 31 o programa está aberto apenas até o dia 19 de dezembro porque nós vamos fechar uma turma para conseguir acompanhar esses alunos
que entrarão depois disso não será possível acessar o curso à civilização das catedrais nem o livro nem os outros materiais da formação de todo modo nos encontramos aqui no YouTube na próxima quinta-feira 5 de dezembro para a aula Bíblia de pedra o antigo testamento nas catedrais te brevi
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