SOM E SONOPLASTIA NO CINEMA! | Funções do cinema

30.5k views3348 WordsCopy TextShare
Carol Moreira
As funções do cinema voltaram!!! e dessa vez eu vou te contar qual é a importância e a função da son...
Video Transcript:
Olá Brasil Olá você aí de casa funções do cinema está de volta se você não sabe o que é isso tem vários vídeos aqui no canal que eu explico as funções de uma pessoa que trabalha no mundo do cinema O que faz um produtor um diretor de fotografia um continuísta tem várias funções aqui tem um vídeo que eu conto todas meio rapidinho e aí eu tô destrinchando cada função e hoje vou falar do som que é uma parada muito importante e que tem muita gente que não dá o devido valor então a gente vai falar
sobre sonoplastia os tipos de som no cinema como a trilha sonora pode funcionar num filme e muito mais se você gosta desse tipo de conteúdo já se inscreve aqui no canal que eu tô lutando para chegar a 1 milhão de inscritos então conto com vocês então vamos lá Primeiro vamos falar do que que é o som no cinema e no audiovisual como um todo nas séries também né mas assim vamos relembrar as partes do áudio dentro do cinema porque a gente vai ficar mais fácil de depois quando eu falar das funções Vocês já vão estar
ligados o que que cada pessoa faz primeiro acho que é bom relembrar né que lá nos meus vídeos de história do cinema eu já contei para vocês aqui como o som era importante dentro do cinema mesmo quando o cinema ainda era sem som quando os cinemas nickelodeons e os vod villes que eram basicamente um grande circo tinha um monte de atração tinha um monte de gente tinha um monte de coisa os soms já acompanhavam filme de outra forma era um som ao vivo né Então tinha ali sempre um pianista tocando tinha uma orquestra às vezes
para deixar aquele filme mais interessante no caso aqueles filmes porque eram exibidos vários curtinhas E aí a gente entra no cinema com som realmente gravando os diálogos E aí foi o c porque vocês viram já cantando na chuva até o filme O Artista mostra um pouco disso né como os atores não tinham o que falar Eles tinham que ser bonitos ficar oh mas eles não tinham que ter a voz bonita eles não tinham que ter dicção né que hoje em dia a gente fala faz fono né vai atrás de um fono audiólogo né para você
poder falar e eu mesma fiz fono para poder falar melhor e e saber respirar enquanto eu tô contando saber não ficar rouca e o cinema passou por essa grande mudança também com os atores tendo que mudar muitas vezes muitos perdendo empregos porque sei lá um homem maió gatão tinha voz fininha E aí não ficava legal a galera não gostava Então foi uma grande revolução a entrada do som no cinema Lembrando que tem vídeo que eu explico toda essa história aqui e também com o advento do som não foi um problema só PR os atores mas
também para quem gravava ali a parte da produção porque eles tinham que esconder os microfones eles não fizeram como eu hoje que deixei aqui a vista na época né A gente estamos falando de ficção não tem como ter um microfone no meio do cenário então era até engraçado que eles escondiam o microfone às vezes no meio da planta e aí você via umas atrizes falando assim virada pra planta umas coisas super engraçadas e a própria câmera né o rolo da câmera era super barulhento então eles tiveram que construir uma cabine para enfiar a câmera dentro
pro barulho ficar ar retido ali e aí os estúdios viraram sound stages por isso que hoje em dia a gente tem sound stages em Hollywood porque eles precisaram revestir todo o estúdio pro som ficar bom porque senão fica com eco porque senão não dá para ouvir o que a pessoa tá fal falando passa um carro lá fora então o som foi uma grande revolução e com ele a gente começou a ter várias profissões Então vamos falar do mais básico Chegamos aqui vamos gravar ai liga a câmera vai hack grava o som aí calma para tudo
o cara do som vai te matar não não é assim primeiro que quando a gente vai visitar uma locação lá na pré-produção o cara do som eu falo cara do som porque tem tantas funções que eu vou tentar detalhar melhor mas assim o técnico de som é ele vai lá também junto para ouvir aquele cenário então ele vai lá às vezes ele pode até levar o microfone dele ele ouve se tem algum barulho muito estranho Putz aqui tem um ninho de passarinho que fica pi pi pi pi pi o tempo inteiro Putz não dá para
gravar aqui ou vamos tirar o ninho a gente tá gravando perto de uma estação de metrô que toda hora o trem para aqui e faz um barulho vai dar certo não sei tem como ter outra opção tem como a gente fazer outra coisa toda essa parte técnica do som vem desde antes e aí beleza o técnico do som aprovou vai dar certo vamos conseguir gravar aqui porque além de ser bonito e favorecer o nosso filme visualmente também vai dar para gravar o áudio desses atores falando e aí a gente tem várias questões ali no áudio
da da voz digamos né a gente tem da fala a gente tem o áudio que é gravado ali na hora e aí tem a voz deles ali naquele momento só que tem várias formas de você gravar esse som ali na hora do cenário dependendo se a gente tá no estúdio vai ser muito mais fácil para Como eu disse o microfonista esconder em algum lugar um microfone ou mesmo colocar um Boom que é aquele cabão Assim espero que tenha alguma imagem para ilustrar aquele cabão e muitas vezes o microfonista tem até que ficar segurando o Boom
durante a fala inteira repetindo Takes várias vezes valorize o microfonista o cara do Boom Boom é o nome desse microfone e o que que acontece Às vezes num diálogo dá para microfonar a pessoa com um microfone lapela que é esse microfone pequenininho que a gente vê ali no Jornal Nacional muitas às vezes que ele fica ali escondido na roupa da pessoa mas esse som ele pode ficar um pouco abafado então geralmente se possível é gravado duas opções é gravado a la pela e mais uma que seria esse boom ou algum outro microfone externo parado enfim
pendurado em algum lugar mas o que acontece é que muitas vezes a pessoa tá andando tá se movendo tá falando por exemplo se eu saio daqui um pouco o som já fica diferente do que eu tá aqui então se você tem um ator mexendo muito o microfonista vai ter que ficar segurando buom ó e indo atrás da voz dentro do limite do quadro então o diretor ou um assistente de direção ou algum assistente de som até pode ficar ali ajudando o microfonista ó falar ó quando você faz aqui um pouquinho mais pra esquerda já tá
pegando seu microfone Então você tem que ficar mais para cá da O microfonista Show Beleza então também é muito importante ver se o microfone tá vazando Eu já vi em vários filmes Pode reparar que de vez em quando tem um bum vazando assim geralmente por cima então assim gente Lembrando que eu tô falando aqui dividindo bem as funções para a a gente ter noção que é um negócio assim super gigante num filme de Hollywood são muito mais ainda do que eu tô falando aqui mas o que eu quero dizer é que às vezes pode ser
só uma pessoa que vai fazer todas essas funções se você tiver gravando um curto ou alguma coisa menor assim não tem necessidade de ter uma equipe tão gigante Às vezes o microfonista o cara que está segurando bum também faz o papel do técnico de som o que que é isso é o cara que cuida mais dos equipamento ali do do do do da Matrix digamos então ali tem todo o microfone nem sempre é só um microfone né ele tá ligado em alguma coisa O que que é essa coisa o gravador e aí ele tem tipo
um mixer às vezes todo um equipamento cabuloso que ele pode ali na hora já dar uma ajeitadinha no som que ele pode ouvir melhor o que tá rolando por exemplo tem muito microfone que é sem fio microfone lapela que tem que grudar no ator e o ator sai andando e tal tem que trocar as baterias Então tem que ter todas as baterias carregadinho do microfone em si que tá mais relacionada ao gravador e aos equip entos e em alguns filmes tem também um assistente de som que pode até ficar anotando isso né num bloquinho ah
take muito barulho Ah esse take não sei o que lá ajudando ali o continuista a entender o som do take também e esse assistente de som também pode ser uma pessoa que faz tudo ali no set né ai acabou a bateria Fulano pega bateria ele vai lá pega troca no ator não sei o que volta ai o lapela tá descolando ele vai lá pega o durex cola o negócio então sabe alguém que fica ali para ajudar os perrengues basicamente Então tá a gente terminou de gravar essa parte foi ótimo bacana encerrou acabou o trabalho do
som no filme não tem muito mais trabalho pela frente às vezes até mais do que na gravação do Set a gente tem muitas vezes uma narração no filme então o cara tá lá num clube da luta você acha que isso foi gravado lá no dia que estava os atores no cenário não Eles foram para um estúdio colocou uma cabaninha pro som ficar delícia colocou um microfone e aí coloca no textinho lá pro cara narrar tudo e aí o som fica crocante delícia e aí tem a narração e também tem a voz em off qual a
diferença porque muitas vezes a narração a narração é algo que a gente que tá assistindo ao filme tá ouvindo mas os personagens ali não estão e o Voice Over ou a voz em off não necessariamente é isso então por exemplo eu estou aqui conversando com alguém e essa pessoa vocês não estão vendo mas vocês estão ouvindo a voz né Digamos que aqui não tem ninguém mas teria uma voz aqui falando comigo essa pessoa tá dentro da diegese ela tá dentro da história mas vocês não veem a cara dela essa voz tá em off mas basicamente
essa voz over esse off também pode ser gravado no estúdio ou pode ser gravado ali na hora e se ficar bom show senão a gente refaz no estúdio e uma outra coisa que é feita em estúdio é a redublagem o que que acontece Às vezes lá na hora da gravação ou o técnico de som num previw ou ele não tava né na pré-produção ou aconteceu algum imprevisto começou ficar passando um monte de avião do nada hoje E aí a voz dos atores ficou cheia de som de avião passando não rola né vai pro estúdio com
esses atores e a gente vai ficar redublando tipo o lip syn da rupo então fica lá os atores olhando a cena e fica redublando quase como se fosse uma dublagem de filme normal só que eles dublam eles mesmos então o o Leonardo de Caprio vai lá no estúdio e fica falando a fala dele até encaixar certinho na boca para ficar perfeito e muitas vezes a gente nem vê nem fica sabendo que isso rolou mas pode ter certeza que isso é muito comum Principalmente eu sou capaz de apostar com vocês cena de praia cena de praia
em filme Eu não sei como está a os microfones e a técnica aí de 2021 para ser sincera eu não sei qual qual nível que tá mas assim cena de praia gente é muito difícil o mar fica batendo E aí o mar tá batendo no num negócio aí tem a pedra aí faz aí o vento é muito barulho e a o ator falando ali é muito difícil então provavelmente o que eu faria é gravar o som ambiente que isso também é uma função da galera do som do técnico de som fica ali gravando o mar
grava o som sem ninguém falar só grava o ambiente o mar rolando o som batendo e grava vários minutos disso para ter certeza que vai dar bom E aí depois a gente vem e dubla os atores os atores vem e dublam eles mesmos e aí coloca uma faixa com a voz dos atores e outra faixa com o fundo do mar a voz batendo porque aí fica per perfeito eu entendo que os atores estão falando sem ter esse atrapalhos aí pelos outros sons e Óbvio seria bizarro se eles tivessem numa praia e não tivesse um barulho
do mar Então a gente tem que gravar o som ambiente para colocar depois também E aí o legal também é que se der tudo errado o técnico de som pode ir numa praia qualquer não precisa ser naquela praia daquele dia né ele pode ir numa outra praia e captar um som de lá ou até tem pessoas que TM este outro trabalho que é fazer esses sons no estúdio então a gente tem uma pessoa que pode ficar responsável por captar barulhos do meio ambiente barulho de carro como está rolando agora barulho de pássaros barulhos de qualquer
coisa que precise ser encaixada Mas isso também pode ser produzido em estúdio claro que nem todos os barulhos dão Mas você pode ver que tem muita coisa que é feita completamente fake e se você assistir a uns vídeos disso na internet é assim é muito legal essa função se chama Fly ou Fly que é essa galera que faz os barulhos dentro do estúdio então às vezes barulho de cavalo eles pegam o casquinho do cavalo e fazem ou qualquer outro tipo de ruído eles vão descobrindo formas e ao long long aí desses anos do cinema foram
se descobrindo formas de fazer esses barulhos de forma fake que pareçam o barulho real e aí é óbvio que também quando coloca o som junto com a imagem ele fica mais realista ainda né E outra coisa que é super legal também é que às vezes esses barulhos não são feitos só porque ai não tem Trovão Então vamos inventar um trovão às vezes já até tem o barulho da cena a gente tem um cavalo cavalgando lá tch tch tch mas o barulho não é legal Sabe tem o cavalinho lá mas não tá aquele barulho ol um
gostoso de do pezinho do cavalo Então vamos refazer e encaixar E aí também é como se fosse uma redublagem eles têm que fazer encaixando Com aquela cena e gente hoje está um barulho desgraçado aqui só porque eu tô falando de som por exemplo Jon Snow está lá com a espada de aquela espada mole lá de Game of Thrones que a gente viu uma cena que a espada dele saiu era meio mole aí don't know Tira aquela espada mole você acha vai fazer algum barulho não é tem que vir um cara um fole que vai fazer
um um barulhão de espada bonito para você falar nossa jesn cabuloso e o folly foi criado por um cara chamado Jack folly lá nos anos 20 que ao fazer seus filmes ele percebia que o som ficava meio xoxo E aí ele quis dar um up e inventou essa técnica e a gente também toda uma categoria de sound effects ou Effects Sounds que são efeitos que na verdade não existem no mundo real são efeitos de sei lá naves espaciais no espaço sei lá como é esse barulho Então teve que alguém um dia pensar como seria um
barulho de uma nave espacial como seria o barulho de um dragão o Drogon Qual é o barulho que ele faz então todos esses sons que não existem muito na vida real também tem toda uma função para criar esses barulhos que muitas vezes são barulhos reais misturados com outras coisas e hoje em dia digitalmente também no computador consegue se criar muita coisa legal e um exemplo incrível é Star Wars né Qual é o som de um sabre de luz né um Como que Como que o cara inventou isso isso é muito legal fala sério [Música] E
aí chegamos no último ponto da trilha sonora que na verdade às vezes é o que as pessoas mais percebem que é a música a trilha sonora que pode tá dentro da história como eu disse de estica né o que tá dentro ali da história então o personagem tá no fone de ouvido ele tá ouvindo uma música diética ou ela pode ser que a gente tá ouvindo como espectadores e os efeitos que são colocados nessa música também é muito legal porque às vezes você você acho que no baby driver tem muito isso ele tá ouvindo no
fone a música tá com um tipo de efeito que a gente sente que ela tá ali no ouvido a música muda ela sobe e parece que a gente tá agora com ela como espectador esses efeitos são muito legais pra gente sentir também o que o personagem sentiu E aí tem dois tipos de músicas não diegética né que podem ser as músicas que são cantadas que geralmente são chamadas em inglês de canções né então o cara tem sei lá um cantor cantando lá uma música falada e também tem toda a trilha sonora instrumental e essa trilha
mais instrumental é chamada de trilha score né score music E aí geralmente um compositor vai E cria toda a narrativa musical daquele filme as músicas t uma conexão entre si nem sempre são iguais né mas elas você vê que tem uma história sendo contada com a música também então quando você escuta eh trilhas sonoras por exemplo escuta a trilha sonora de Dark mesmo sem ser as músicas e cantadas as canções escuta a trilha sonora score de Dark ela se encaixa Então quando você vê um Game of Thrones um Harry Potter Star Wars tudo do John
Williams né Essas você vê que tem uma coerência musical então a gente também tem o compositor da trilha score que vai compor toda essa parte e depois alguém tem que tocar essa trilha que ele inventou né ele inventou na cabeça dele imagino que ele tocou ali na casa dele mas depois a gente tem que pedir para alguém tocar isso então a gente vai num estúdio e a gente grava essa trilha e muitas vezes essa trilha é gravada com uma orquestra assistindo a cena do filme e isso é muito legal então às vezes eles colocam cenas
do filme ali para ficar passando às vezes até já montadas e a galera da orquestra e e o o Regente o compositor imagino tão ali vendo a cena e e indo junto para dar aquela emoção então você vê que a trilha sonora às vezes é planejada especificamente para aquela cena para fazer T naquele exato momento então é tudo muito planejado o que seria de tubarão sem uma trilha sonora boa por exemplo então assim a trilha sonora faz toda a diferença Então é isso espero que eu não tenha esquecido de ninguém de nenhuma função Coloca aí
nos comentários O que que você achou desse vídeo se você sabia de tudo isso e coloca aí qual o próximo filme que você vai assistir para prestar atenção em todos esses detalhes se inscreve aqui no canal que me ajuda muito um beijo tchau a buzina passando
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com