O Sermão Do Monte INTRODUÇÃO - Paulo Junior

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Defesa do Evangelho Oficial
"E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípul...
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[Música] matteus Capítulo 5 a partir do verso primeiro de vendo Jesus as multidões subiu ao monte e como se assentasse aproximaram-se os seus discípulos ele passou a ensiná-los dizendo bem-aventurados Humildes de espírito porque deles é o reino dos céus Deixa aberto aí vamos fechar os olhos e vamos orar mais uma vez Senhor Deus Diante da sua Santa presença nos colocamos essa noite senhor estamos diante do mais rico conteúdo cristão em toda a Bíblia estamos diante Senhor do maior conjunto doutrinário prático para a vida da Igreja Senhor e nós sabemos que sem a inspiração Divina sem
o o auxílio do Espírito Santo São apenas palavras vãs e mortas ajuda-nos na nossa fraqueza compreender a grandeza senhor dos teus ensinamentos pai o verbo precisa encarnar essa noite suas palavras precisam ser espírito e vida mais cortantes que espada de dois Gum que penetra até juntas e medulas alma e coração que haja demonstração da Graça de Deus aqui essa noite temor quebrantamento que o espírito Abra o nosso entendimento e nosso ouvido para entendermos as suas sãs doutrinas e crescermos na graça e no conhecimento eu te peço isso em nome de Jesus amém ã o que
que é importante fazer antes de nós entrarmos no sermão talvez muitos de vocês estão ansiosos para entrar no sermão querem saber a respeito das bem-aventuranças talvez você está doido para saber o que quer dizer bem-aventurado os pobres de espírito talvez você tá ansioso para saber eh a respeito do adultério que compõe o sermão do Monte ouviste O que foi dito não adulterarás eu porém vos digo quem olhar para uma mulher com intenção impura e a desejar no seu coração já adulterou com ela talvez você está curiosíssimo ou aflito para saber o que de fato isso
quer dizer né amar né ouviste O que foi disto Amai os seus amigos e aborrecei odiai vossos inimigos eu porém vos digo Amai vossos inimigos e você está e eh eh ansioso para saber o que significa isso e você quer entrar de logo nessas doutrinas e quer aprender de fato o que significa isso mas para nós termos o entendimento completo do sermão do monte e e e ele é um sermão que que representa muito nas escrituras é o maior sermão de todos os tempos é o conjunto doutrinário Cristão mais sólido denso prático que já foi
escrito ele não pode ser eh exposto ou ele não pode ser pregado de qualquer maneira nós devemos fazer um estudo eh eh sobre o sermão num todo primeiro devemos eh saber o pano de fundo a parte histórica bíblica eh religiosa da época e do momento para aprendermos a peculiaridade deste sermão então é necessário fazer uma exposição introdutória satisfatória você precisa compreender a introdução do que se trata esse texto O que é o sermão do Monte Por que se chama sermão do Monte quanto compreende o sermão do Monte Mateus 5 6 e 7 por que ele
tem tanta importância por tem sido feito várias palavras introdutórias antes que entremos no sermão do Monte todas essas questões todas essas indagações essas afirmações são importantes Esse é um sermão de muita envergadura através dos séculos ele tem tomado um lugar de Honra no coração dos cristãos desde que ele foi pronunciado por Jesus há mais de 2000 anos trás ele tem tido um lugar de destaque de Honra no coração nas pregações no estudo na em toda a literatura Cristã ao longo desses 2000 anos o sermão do monte também tem tido muito respeito pela linha secular você
se estudar a história política você vai ver muitos discursos presidenciais ou parlamentares eh tendo citações do sermão do Monte ele também traz admiração e Fascínio do mundo secular dos ímpios Principalmente nos Estados Unidos da América você vai ver muitas confissões presidenciais discursos presidenciais com citações da ética e da moral que alguns veem e enxergam no sermão do Monte proclamado nos seus discursos o sermão do Monte tem tido um destaque excelente Mas nenhum outra parte da escritura tem sofrido eh tanto erro de interpretação tanta distorção exegética hermenêutica Como o sermão do monte o sermão do monte
também eh trouxe muita polêmica teológica ao longo da era cristã para você ter uma ideia através do sermão do Monte é que se é que se eh promulgou a ordem Franciscana né você conhecer no século 13 São Francisco de Assis por causa de uma menção do sermão do monte de uma beatitude de uma bem-aventurança bem-aventurado os pobres do Espírito São Francisco de Assis interpretou que a pobreza física que despojar dos bens materiais era sinônimo de de Piedade e ele tirou essa ideia da do sermão do Monte uma interpretação errônea da declaração de Jesus quando diz
bem-aventurados pobres de espírito porque deles é o reino dos céus então ele acreditava que a pobreza Física ele interpretava Esse pobre de espírito como pobreza física como abstenção de conforto luxo bens materiais e ele acred ditava que ao abdicar de bens materiais ele estava ingressando no reino dos céus era uma maneira de ser aceito no reino dos céus ou uma maneira de demonstrar Piedade daí então Eh vem a ordem Franciscana e você pode notar ao longo da história principalmente de de orientação católica Romana vários clérigos vários segmentos da igreja católica and eh incitando a pobreza
dizendo que a pobreza é sinônimo de espiritualidade de santificação é sinônimo de humildade de Piedade e isso é um erro caço na interpretação do sermão do monte mas que infelizmente leva consigo este erro até nos dias de hoje você pode ver padres ou ou ou você pode ver clérigos ou até ah fiéis franciscanos eles abrem mão do conforto achando que isso seja causa de de Piedade então devemos ter cuidado com isso e o sermão do Monte tem trazido por causa da má interpretação é muitas muitos erros Lembrando que uma heresia O que é uma heresia
a heresia é a distorção da Verdade a heresia é a a corrupção da Verdade só que a heresia baseia-se numa verdade você deve entender que a heresia ela é uma verdade bíblica canônica cristocêntrica só que Sutilmente distorcida Sutilmente corrompida trazendo assim a a heresia como que se inici os heresias quando determinado segmento enfatiza demais uma doutrina em detrimento da outra é Onde nós encontramos que é o o mais comum no meio Cristão os extremos e quando uma pessoa pende para um extremo deass ela comete uma heresia ela enfatiza ela defende uma verdade absoluta mas em
detrimento de outras em agravo de outras com sacrifício de outras e isso são heresias você vê grandes seitas que tem como Pedra Angular Cristo mas Sutilmente distorcido na sua doutrina prática trazendo heresias como então podemos evitar esses erros Como podemos evitar o erro na interpretação do sermão do MTE como nós podemos saber de fato o que Jesus está ensinando no que consiste esse sermão no que consiste esse compêndio doutrinário neotestamentário cristocêntrico e evangelical como nós podemos eh evitar esse erro estudando todos os detalhes da escritura a partir do todo é assim a famosa frase texto
sem contexto é um grande pretexto para uma heresia nós não podemos jamais analisar um texto apenas na na na parte eh particular a interpretação sempre deve partir do geral para o particular quando você interpreta um texto apenas isolado despido do seu contexto ou do geral você pode cometer uma heresia regra da hermenêutica por exemplo para interpretar um texto você quer interpretar João 8 Versículo 30 você vai ter certeza do significado daquele texto quando você cumprir uma regra da hermenêutica a interpretação de um texto baseia-se em Versículos anteriores ao texto e posteriores ao texto assim você
chega no na conclusão ou você chega no significado real e verdadeiro daquele texto Então quando você tem dúvida de alguma afirmação da escritura de algum texto Deus se arrependeu de ter feito homem Gênesis 6 a letra mata o espírito vivifica quer dizer que estudar demais a Bíblia mata será que é isso eu tenho dúvida quanto esse texto como eu vou interpretá-lo corretamente você retrocede alguns textos anteriores e você avança alguns textos posteriores aquele texto aí você tem a interpretação e Clara então o Dr Lloyd Jones ens eh traz uma afirmativa interessante né Nós estudamos a
passagem do Geral ao particular do todo a Uno assim nós interpretamos o sermão do Monte não é a única coisa que Cristo ensinou então para ter a ideia total do que é o sermão do Monte Você deve saber o que mais Cristo ensinou antes do sermão do monte e depois do sermão do monte e depois passando ao Bastão aos Apóstolos as epístolas Paulinas petrin joaninas e o Apocalipse Então você tem o entendimento do todo do geral para você aplicar no particular geral toda a Bíblia todo o Novo Testamento particular o sermão do Monte assim nós
evitaremos erros cassos então não se apressem em querer chegar pastor eu tô ansioso para saber a primeira bem-aventurança a primeira beatitude a primeira né felizes que é o significado de bem-aventurados calma obstáculo é muito grande Vamos fazer igual Lloyd Jones quando um atleta se depara diante de um obstáculo muito alto ele não consegue transpassar o que que ele faz retrocede um pouco dá uns Passos pega impulso e salta o obstáculo o sermão do Monte é uma grande muralha então nós precisamos eh eh saber um pouco do pano de fundo do pano histórico ir um pouco
pro pro princípio geral para nós então sabermos o principal então devemos ter cuidado e ir devagar do geral toda a escritura ao particular o sermão do Monte começaremos então com alguns aspectos gerais do sermão do Monte a primeira coisa a considerar é o pano de fundo do sermão é o contexto histórico do sermão precisamos saber qual era a realidade presente e atual com que o sermão do monte foi pronunciado em que época em que contexto político bíblico geográfico histórico para nós entendermos o por O senhor pronunciou o sermão e o que ele quer dizer se
queremos interpretar corretamente o sermão do Monte então devemos saber qual é o seu pano de fundo e qual é quais são os seus pontos de vista Então nós vamos analisar aqui antes de entrarmos no sermão vamos olhar que o pano de fundo ou um de um ponto de vista bíblico político e religioso qual era o ponto de vista ou qual era o contexto político da época bíblico da época e religioso Sem essas três coisas nós não vamos ter uma visão profunda do sermão do Monte Então vamos analisar o sermão do monte de um ponto de
vista bíblico político e religioso Ok começaremos então pelo aspecto bíblico pelo aspecto bíblico o sermão do Monte ele se encontra ele está situado no Evangelho Segundo relato de Mateus O Sermão do Monte na íntegra há trechos dele em Lucas Capítulo 6 mas na íntegra o sermão do Monte só se encontra no evangelho de Mateus o evangelho de Mateus é o primeiro livro do Novo Testamento e é o primeiro evangelho dos dos quatro Evangelhos e ele não está ali por acaso porque ele está logo nos Capítulos iniciais do novo testamento porque ele está em Mateus e
por que Mateus é o primeiro evangelho a citado Vejam o contexto bíblico da época Israel estava 400 anos sem receber profeta 400 anos que Deus não falara com o seu povo por palavra quer escrita quer falada 400 anos sem enviar um mensageiro 400 anos guardando silêncio então toda a nação de Israel estava ainda sob as profecias do antigo conserto eles aguardavam o Dent das profecias e principalmente do que diz respeito ao Nascimento à vinda à aparição do Seu Messias Qual é o propósito de Mateus Qual é o propósito esse livro ter sido escrito e o
sermão do Monte está inserido nele ele queria provar que o silêncio de Deus havia sido quebrado ele queria provar que Deus agora falava novamente com as pessoas e a queria provar que ele fez isso com a vinda do Messias e o Messias Era exatamente Jesus Cristo se você ler estudar Mateus é o evangelho mais judaico dos quatro Evangelhos é um evangelho com uma escrita especialmente dirigida pro povo de Israel pro povo Judeu pro contexto eh habitual histórico religioso dos judeus é uma linguagem que o judeu assimilava facilmente o contexto o conteúdo de Mateus então a
ideia era dizer olha o silêncio foi quebrado o profeta foi enviado preparando o caminho do Messias esse Messias já está na terra e esse Messias é o Cristo havia porém todavia não só os fariseus legalistas saduceus havia um remanescente fiel que era era guiado pelo espírito que esperava o cumprimento das profecias esperava pelo Messias você pode ver Ana a profetisa que ficava no templo Simeão o velho um senhor eles esperavam e eles vem o cumprimento disso tanto é que Simeão pega o menino Jesus no colo ele ele consagra o menino e diz agora despede o
teu servo porque os meus olhos já viram a salvação então o propósito principal é anunciar a este remanescente que aguardava as profecias que Deus já havia cumprido todas as suas profecias as suas promessas em Cristo no Messias Esse era o pano de fundo bíblico esse era eh o novo reino estava começando a restaurado o silêncio havia Quebrado só que eles tinham que entender que era através de Jesus o qual eles negaram por essa razão é que nesse evangelho encontramos mais citações do Antigo Testamento do que qualquer outro do que nos três juntos se você faz
o estudo preciso de Mateus você vai ver que ele contém citações ou profecias ou referências do Antigo Testamento mais do que os outros três Evangelhos juntos Mateus é o vínculo do Antigo Testamento com o novo é o vínculo essencial é a chave para ligar uma coisa que os judeus ortodoxos contemporâneos atuais não receberam não rejeitaram mas estudando Mateus a fundo à luz do Antigo Testamento você vai ver que tem uma conexão Absurda e é e é nesse evangelho Mateus que se encontra o sermão do monte o sermão do Monte contém o programa de governo do
Messias que agora havia chegado o rei o rei dos judeus havia chegado mas o seu povo não tinha ideias muito claras da natureza Deste Reino por isso ele foi proclamado porque Jesus primeiro veio as ovelhas perdidas da casa de Israel veio primeiramente para o povo de Israel veio primeiramente para o povo Judeu então era necessário todas essas citações veterotestamentárias para que eles entendessem e recebessem o Messias então quando ele chega todo esse esse esse contexto de Mateus os preparariam para receber o programa do governo do Messias eles deveriam verem Jesus e identificá-lo à luz das
Profecias de Mateus da conexão que ele faz com o velho testamento enxergá-los e reconhecê-los como Messias e ao proclamar o sermão era o programa de governo do seu reino segundo o aspecto político agora vamos para aspecto político Então esse era o pano de fundo bíblico vamos ver agora o aspecto político da época do sermão do monte o que a maioria dos israelitas esperavam do Seu Messias o que os judeus desde a descendências de eh Davi Salomão e dos Reis em diante quando Jerusalém foi fe foi criada inaugurada e e Israel tornou-se uma potência e depois
sofreu baixas e derrotas todavia sob uma promessa de um Messias Redentor restaurador e Libertador o que eles esperavam o aspecto político Qual o que a maioria dos israelitas esperavam do Messias qual era o contexto político que encontrou Cristo ao pregar eles estavam esperando um líder militar e um líder político eles esperavam que o Messias fizesse uma reforma política igual no Brasil Estamos esperando o Messias que há de fazer uma reforma política vai ser o anticristo uma reforma militar eles entendiam que o Messias viria guerrear contra César Tiraria o julgo de de sobre Israel Israel teria
glórias maiores que teve na época de Davi e de Salomão onde o reino nunca encontrou tanto sucesso financeiro político social geográfico como antes foram os reinos mais robustos então eles acreditavam que o Messias viria para fazer uma reforma política social Econômica achavam que eles seriam Líder militar que seria e derrotaria Roma como até então era comum né reinos lutarem contra si pelo poder e o vencedor da Batalha A eh o vencedor da Batalha entrar no poder eles criam com com que com a vida do Messias iriam experimentar glórias maiores financeiras políticas e Militares do que
na época de Davi e Salomão É nesse contexto que Cristo aparece na Palestina Devemos Crer Então o quê imagina quando ele começa a fazer sinais em toda a Galileia e prodígios como nenhum outro fez ele então já Ali era aclamado como Messias despertou no mínimo a dúvida de todo mundo sobre o Messias de fato das profecias mas quando ele sobe e começa a discursar o sermão do Monte imagina o a frustração que foi para para os Judeus com certeza um sermão daquela qualidade um sermão com aquela potência um sermão munido de tanta graça ao ponto
de no final eles dizerem e se admiravam da sua doutrina porque não ensinava como os escribas mas como Tem autoridade então acredito que foi um misto de admiração porque hav muitos leigos muitos pobres e um misto de frustração decepção ao dizer aquelas palavras eh antiguerra antiforma antissociais mas palavras que falava ao íntimo do coração então foi esse o contexto né do do do sermão os ideais e as Propostas ditas no sermão eram totalmente contrárias àquelas que muitos judeus esperavam eles esperavam um discurso eh daqueles que era feito em em Berlim o templo do nazismo de
Adolf Hitler um discurso triunfalista um discurso positivo um discurso de de de de vida ou morte pela Pátria mas não foi esse um discurso o discurso de Jesus no sermão do monte foi dócil foi de reconciliação foi de submissão sujeição foi de jogar a toalha e jogar as espadas então era diametralmente oposto ao que os israelitas da época esperavam as ideias princípios contidos do sermão do Monte eram predominantemente internas e [Música] espirituais não havia nada no sermão do Monte nada de reforma política social ou Econômica eram reformas interiores eram reformas na maneira de pensar do
homem no coração do homem no interior este sermão a proposta de Cristo não veio alterar em absolutamente nada o aspecto físico científico econômico da Nação então eh deve ter sido um choque aqui no sermão ele exalta aqueles que todo mundo despreza e ele despreza no sermão aqueles que todo mundo exalta foi um sermão paradoxal foi um sermão que a mente humana não pode receber um sermão que diz bem-aventurado os que choram como que uma mente humana carnal vai entendo o quê bem-aventurado melhor ditoso correto é o que chora mas a sociedade prega Que bom é
o que ri Então você imagina esse sermão então ele exalta os pobres exalta os publicanos as meretrizes os pecadores e rejeita a classe aristocrata Oligárquica a classa a casta também a casta farisaica e rejeita Olha o pano de fundo eh político do sermão primeiro bíblico Imagina assim os fariseus 400 anos sem falar e manda esse cara hã 400 anos sem falar e ele se declara o Messias filho do carpinteiro de Nazaré Galileu povinho gentinha contexto político achavam que ele ia vir no esquadrão de cavalo branco iam libertar Israel da servidão Romana então eles tiveram essa
frustração mas tudo se define nessa frase Mateus Capítulo 25 Jesus está sendo colocado diante de Poncio Pilatos Jesus está conversando com ele e Pilatos pergunta você é rei a resposta e o resumo do sermão do Monte consiste na resposta que Jesus deu o meu reino não é desse mundo não sabes tu que se o meu reino fosse desse mundo os meus seguidores pelejaram por mim Todavia o meu reino não é desse mundo nisso consiste o sermão do monte o reino dele não é daqui os Tronos não Estarão aqui as riquezas não Estarão aqui o reino
consiste apenas na mudança do pensamento dos homens por isso nós como cidadãos do reino Não podemos aceitar esse mundo agora você tá vendo por que tem tanto Versículo na Bíblia que fala mundo e e as coisas de Deus coisas de Deus as coisas do mundo mundo e coisas de Deus uma vez que o reino de Deus ou Reino de Cristo não é desse mundo nós Os seus súditos também não podemos ser desse mundo e ser desse mundo não significa coexistir nesse mundo não significa significa habitar nesse mundo não somos desse mundo porém habitamos nesse mundo
todavia no entanto o que ele tá querendo dizer é nós não nos submetemos a filosofia a política a ética a cultura desse mundo fo isso que Cristo enfatizou Meu Reino não é desse mundo Você acha que se fosse desse mundo eu estaria na sua mão Pilatos eu se entregue numa cruz Romana não então ele tá querendo dizer assim ó para todos os judeus judeus ada Sabe por que o sermão do Monte Vocês estão assustados com ele porque não consiste em palavras de um reino que aqui pertence que foi feito para aqui estar mas um reino
que não pertence desse mundo agora vamos plano de fundo religioso não era muito diferente do contexto Esse microfone é uma prova viu irmão Jeová agora vamos para o pano de fundo religioso pano de fundo religioso contexto religioso da época não era muito diferente do político também era bem confuso Jesus ministrou pregou manifestou seu ministério em um tempo em que a religiosidade e o conjunto de crenças e valores era muito complexo o cenário religioso naquela época em Israel contava com quatro grupos religiosos que disputavam a hegemonia religiosa você tinha na época de judeu na época de
Jesus os fariseus os saduceus os essênios e os zelotes Então veja Jesus chega Jesus faz eh completa 30 anos e inicia o seu ministério público prega alguns sermões até pregar o sermão sermão do Monte quem eram os ouvintes da época como era o contexto religioso teológico da época ele era eh expressado no maior número por quatro grupos religiosos fariseus saduceus essênios e os elotes vamos começar pelos fariseus os fariseus era o grupo da ala tradicional era o grupo que entendia que a religião consistia na guarda dos mandamentos mas mais do que na guarda dos mandamentos
e na lei do de de Moisés eles achavam que a religião era consistia na guarda dos costumes que muitos rabinos judeus acrescentavam a lei de Moisés para você ter uma ideia eles tinham mais de 600 acréscimos a lei de Moisés mais de 600 600 normas além da lei de Moisés então eram homens que zelavam pela tradição eram legalistas ao pto de Jesus dizer em Mateus 7 por vossa tradição Marcos 7 invalidi o mandamento de Deus eles exaltavam a tradição dos líderes rabinos de tal ponto ao ponto de obedecer mais a tradição do que a própria
lei escrita então eram homens zelosos que observavam a lei detalhadamente principalmente no que tange a parte cerimonial e eles achavam que a aceitação ou até a salvação ou a piedade era provada pela obediência da lei a religião eh baseava-se em obras os saduceus eram o contrário dos fariseus No que diz respeito aos usos e costumes era a ala Liberal da época era um povo que ignorava a tradição dos rabinos e muitos aspectos até a lei de Moisés era um povo também que não cria em anjos não cria na alma não cria na ressurreição não cria
em Vida futura a religião dos dos saduceus consistia em viver o aqui e o agora é o que Paulo escreveu em primeira corntios 15 se não há se não há vida após morte se não existe alma então comamos e bebamos porque amanhã morreremos nossa vida só consiste nisso isso é a ideia que vinha dos gregos que morreu depois da morte acaba-se o ciclo de vida e esse era o pano de fundo que Jesus pregou eles também não criam em eram imediatistas liberais ou seja eles não tinham Aquela aquele hábito separatista legalista ritualístico dos fariseus eram
libertinos e liberais e também pouco espirituais o terceiro grupo são os essênios os essênios no que consistia a religião dos essênios Então esse é o pano de fundo religioso da época de Jesus do sermão do Monte a verdadeira religião significava uma separação total da sociedade então era comum esse grupo religioso do essênios viver em comunidades isoladas eram ass setas monast eles entendiam que a religião pura eles entendi que a piedade era separação Total então vivia em grupos isolados e separ do contato e do convívio com a sociedade daí então que surgiu dentro da era Cristã
os monges os monastérios os movimentos AAS o isolamento no que consiste esses esse essas doutrinas monásticas em se isolar em lugares longinos longe de mulheres da sociedade do conforto da tecnologia achando que isso é causa de ganho de santificação de o que Isso demonstra algum tipo de santificação Então os essênios eram esse grupo essa ala que Jesus Chegou a proclamar o sermão do Monte era o grupo o grupo da ala aa agora os elotes quem eram os elotes voltando lá nos essênios quando eles descob iram os pergaminhos do Mar Morto eles descobriram aqui na década
de 40 que esses pergaminhos estavam escondidos com quem estavam com a descendência estava com os essênios e estavam fora dos lugares centrais então Isso demonstra que eles por muito tempo ainda continuaram isolados continuaram a parte da su sociedade agora os elotes eram os ativistas radicais da época eram os Fanáticos nacionalistas da época para o os zelotes eh não havia outra maneira de servir ao Senhor senão de pegar as armas e se levantar contra o império romano era a ala da guerra era a ala que tinha ainda o espírito guerreiro de Davi de Salomão dos juízes
eles achavam que iam tomar o reino pela espada pelo sangue com guerrilhas com guerras e para eles é essa a vontade de Deus o reino só será instaurado o Messias virá com derramamento de sangue então é a ala dos ativistas dos fanáticos religiosos nacionalistas radicais que criam que alguma reforma só poderia ser feito com a espada então notem que interessante e vem Jesus que aquela humildade e tudo que eu tô dizendo aqui ele já sabia antes de você ser ele era então Note que interessante o pano de fundo religioso essa era a essência desse grupo
nós podemos definir os quatro assim ó os fariseus eram os tradicionalistas os saduceus eram os modernistas os essênios eram os separatistas e os elotes eram os ativistas todos dentro de um contexto religioso todos usando Eh a fé para promoverem os seus movimentos em qual desses quatro grupos você acha que Jesus se encaixaria qual desses quatro grupos você acha que eh descreveria a postura a ética e a religião de Jesus nenhum deles Aliás o sermão do Monte tem muito a falar para esses quatro grupos Jesus não se identificou com nenhum deles todos esses quatro Ramos da
religião Estavam equivocados estavam exacerbados na sua soberba eles estavam em desacordo com o período da Graça que ia ser instaurado o que o sermão do Monte trazia presta atenção por que que eu tô dizendo ele o sermão foi mas pastor Por que que você tá falando isso porque quando Jesus pronunciou o sermão o conteúdo do sermão Ele afetava diretamente esses contextos bíblicos políticos e religiosos o sermão do Monte veio falar o quê veio falar se te pedir a túnica d a capa mas César já tudo o senhor qu que dá o restinho então politicamente falido
proposta de governo que desse homem olha povo nordestino abre mão da rapadura entendeu isso era né o contexto religioso o contexto político agora o contexto bíblico a mesma coisa O Sermão do Monte Ava esses quatro grupos primeiro os fariseus o sermão do Monte ensinava fariseus que a verdadeira espiritualidade que a verdadeira religião não consiste em Atos exteriores não consiste em leis cerimoniais mais do que isso os fariseus eram zelosos Paulo vai até dizer em romanos capítulo 10 eu dou testemunho que eles têm zelo oh mas sem entendimento eles eram zelosos eles eram puros na sua
doutrina eles eram aplicados Todavia o sermão do Monte Vem expor e dizer fariseus a a a devoção de vocês consiste em o qu não cuideis em dar as suas esmolas a fim de serem visto pelos homens os fariseus se gabavam na sua religião em demonstrar a piedade para os homens e o sermão do Monte vem enfatizar que as largas orações feitas nas praças não agradam a Deus que as vã repetições T com o intuito de só serem vistos pelos homens que as esmolas quando é tocado Trombetas tem a tem como fim receber o galardão dos
homens e o sermão do Monte vai dizer que eles deveriam convergir toda esse zelo essa Piedade apenas para impressionar a Deus que a verdadeira religião não consiste em rituais usos e costumes ou atos externos de Piedade acabou com o legalismo dos fariseus porque quando você pensa ser irmão do Monte Não é só as bem-aventuranças é três capítulos ele vai acabar com a religiosidade tu quando jejuardes não sejais hipócritas ou não fazis como os fariseus porque não tomam banho não o seu o seu rosto nem arruma o seu cabelo a a fim de parecer aos homens
que jejuam em verdade vos digo que eles já receberam o seu galardão Então olha só a a prática dava certa o ato de jejuar tava correto o ato de jejuar É bíblico A obediência estava correta só que eles falhavam na intenção então o sermão do Monte vem dizer olha toda essa essa todo esse rito todo esse culto formidável detalhista Só tem um problema tem que vir do coração tem que ser sincero tem que vir para Deus não pode ser para agradar os homens então o sermão do Monte destruía a filosofia dos fariseus a dos saduceus
ensinou que o seu racionalismo e a sua libertinagem eram contrárias ao espírito da fé e da Piedade esses é os extremos os fariseus legalistas Vamos ser aprovados pela não vamos ser aprovados pela pela sucessão ou pelo volume de obediência da Lei saduceus não nós não temos que obedecer nada era os libertinos os imorais os carnais afinal de contas uma vez que a vida não promete nada depois da morte comamos e bebamos e também não acreditavam na espiritualidade na alma na ressurreição Jesus então ensina para eles se o sal Viera a ser insípido para nada Presta
Mas para ser lançado pelos homens Mateus 5:13 né E se você tá notando das esmolas dos fariseus é Mateus 61 Mateus 6:5 e Mateus 61 são os textos que falam da esmola do jejum e da oração pros pros saduceus Olha o que eles estão falando Ah tá vocês TM uma religião a parte da Piedade e a parte da espiritualidade ressurreição ok saduceus Olha o discurso sermão do Monte se o sal vier ser insípido para nada serve como há de restaurar o sabor se o sal não tiver as propriedades de sal ele não é sal saduceus
vocês não TM propriedades de cristãos vocês não são cristãos um cristão completo não pode negar a ressurreição não pode negar a separação e a Santificação não pode negar atos de p uma vez que vocês negam vocês retiram propriedades essenciais do sal vocês só servem para ser pisados pelos homens vocês não tê e eh vocês não têm propriedades para salgar para influenciar para se santificar para serem salvos os essênios o sermão do Monte ensinou que a piedade tem que começar no interior e não no exterior os estenos acreditavam que a autoflagelação a autopunição a auto abnegação
a auto isso que a gente faz até hoje a contemplação era causa de ganho de aceitação de santificação Jesus vai dizer essênios bem-aventurados limpos de coração limpa primeiro o interior do coro depois o exterior será Limpo então destruiu a filosofia a teologia dos essênios tudo isso que vocês fazem é profundamente impressionante Todavia o coração de vocês continua mesmo Todavia o coração de vocês continua mal então o sermão do monte também pega e cria problema problemas com os essênios há de há de notar Hoje os os as alas muçulmanas os xiittas sunitas e tantos outros as
alas radicais muçulmanas que também praticam a flagelação O isolamento como maneira de santificação separação punição ou paga do Pecado E Jesus vai dizer não bem-aventurados são os limpos de coração agora os geles hum os zelotes quando ele vê o discurso daquele não ditador aquele discurso Sereno e perene aquele discurso doce e ele vai dizer pros zelotes a palavra chave zelotes não era guerra nem revolução e sim paz e amor Pedro em bainha espada porque quem fizer quem lançar mão da espada a espada morrerá imagina o discurso para os elotes os elotes com as espadas a
hora que o Messias chegar ele vai trocar a trombeta nós vamos descer para César sangue tripa para fora vamos subir muro vamos pegar a guarda pretoriana e vamos Vamos tomar o império zelotes ouviste que foi dito ama teu amigo e odeia o teu inimigo eu não zelotes ama quem te odeia faz bem para quem te maltrata ora para quem te persegue o quê O senhor tá querendo dizer que eu tenho que fazer amar César Pilatos Herodes sim que eu tenho que orar por eles sim que eu tenho que bem dizer essa raça Sim foi um
choque pros elotes foi um um choque pro ativismo pra Guerrilha pra revolução e as palavras eram paz e amor apenas isso então vocês estão entendendo o que que é o sermão do Monte a profundidade a profusão e a todas essas quatro classes ele guiou o mesmo Polo ao mesmo Ponto a vida reta diante de Deus começa de dentro para fora era uma mudança era uma reforma era uma transformação era uma revolução era uma guerra no coração do homem na mente do homem na no pensamento na verdade a verdadeira religião consiste em mudança no coração é
isso que o sermão do Monte veio trazer Então imagina como é que tava o povo que esse Messias nada de aumento salarial nada das nossas terras nada de nada de de matar nada de odiar tudo é amor pobreza é igual hoje né quem que é o evangelho desse hã como é que é o Reino no céu na eternidade é e hoje eu fico com a barriga vazia fica Mas que que ele te prometeu Ah uma cruz pesada e a vida eterna é ah não vou lá pro Macedo que que eu ass na sua carteirinha D
mais cedo recebe ele aí mas cuidado hein tá interessado no teu dinheiro você tá entendendo é um Messias que ninguém quer é um reino que ninguém quer até você a d tá me moado Nossa Cadê a cura o glória não sai nada ainda pastor a porta precisa abrir a porta vamos abrir a porta contrata um chaveiro leva lá que ele abre a porta porta tal de abre porta Hein urso nosso Deus do céu fica tranquilo no inferno não vai ter nemuma porta as estarão todas abertas então aqui é o pano de fundo bíblico político e
religioso Ok vamos ver agora outro aspecto do sermão primeiro nós vimos o pano de fundo do sermão agora vamos ver o pregador desse sermão vamos analisar o pregador do sermão não precisamos estudar muito ou conhecermos muito de Bíblia para sabermos Quem foi o pregador desse sermão por favor não é preciso ser nemum phd nem um estudioso para saber quem é o protagonista do sermão o pregador o orador do sermão todos nós e em unanimidade vamos con que é Jesus o pregador desse sermão Com certeza você já deve ter ouvido muitos sermões muitos sermões que marcaram
a sua vida muitos sermãos sermões que estão na sua memória talvez você leu muitos sermões ouviu muitos sermões quer em vídeo quer em áudio ou quer pessoalmente numa congregação talvez você já ouviu e viu muitos pregadores potentes quem não conhece Charles radon spurgeon príncipe dos pregadores Talvez o maior pregador do século XIX quem não ouviu Jonathan Edwards Talvez ele não é tão conhecido como seu sermão é conhecido preg pecadores nas mãos de um Deus irado esse sermão foi pregado 300 anos atrás e até hoje ele é falado é o sermão que quando Jonathan Edwards pregou
ele pregou sobre o juízo de Deus sobre o inferno o sermão foi tão forte que as pessoas agarravam nas colunas do sermão achando que o chão ia abrir que o Juízo Final ia cheg tinha chegado tal a violência do sermão mas aqui é algo diferente aqui quem está pregando é o maior pregador de todos os tempos e ele está pregando o maior sermão de todos os tempos porque que que nós temos atentar para o pregador porque quem está pregando aqui é Emanuel que que significa Emanuel deus conosco Deus presente Deus em carne e o que
compreende Emanuel pregar significa que quem está pregando é Deus quando Jesus vai para cima do Monte presta atenção e os guardas vão pegar ele escuta Judas o trai e eles perguntam quem é Jesus Quem é o tal de Jesus aqui tá os guardas ali do Cedro ele diz a mesma palavra que Deus deu para Moisés no Sinai ele diz eu sou yahu é yavé quando ele fala eu sou todos os guardas cai desmaiado por terra porque aquela palavra é designada só para alguém só para Deus só pro santo de Israel quando perguntaram quem é Jesus
Jesus eu sou buf caíram porque ali ele tava falando como Deus Emanuel é Deus conosco não é um outro não é um homem é Deus só que em forma humand e o que que significa ser Deus todos os sermões todas as pregações e todos os pregadores por mais brilhante que seja um sermão ele ele contém erros por mais poderoso que que seja um sermão ele contém exageros por mais brilhante que seja um um um pregador por exemplo Charles spurgeon ele conhecia o nome de 5000 membros da igreja dele sabia todo de cor reconhecia todos eles
tinha Uma Mente Brilhante mas por mais brilhante que seja esse pregador Ele comete equívocos exageros ele pode se precipitar ele pode falar coisas indevidas esse não esse o que ele fala é palavra Divina esse o que ele fala é Canon é palavra inspirada não existe qualquer exagero no sermão do Monte não existe qualquer equívoco no sermão do Monte não existe qualquer falha no sermão do Monte não existe nenhum acréscimo no sermão do Monte não existe nenhuma redução no sermão do monte o sermão do Monte é a palavra inspirada de Deus pregada pelo próprio Deus Essa
é a característica peculiar E por que que o sermão do Monte deve ser tão recebido porque quando ele diz bem-aventurados limpos de coração bem-aventurados que choram porque serão consolados os mansos porque herdarão a terra quem tem fome Sede de Justiça ele conhece o homem Ele criou o homem Ele sabe o que ele está dizendo ele sabe o que ele designou ele sabe o que ele prometeu ele sabe o que é necessário fazer ele está com o homem desde a sua criação ele acompanhou as quedas as virtudes aliás em tudo ele foi tentado a semelhança dos
homens para poder dizer eu sei que os que choram podem e vão e serão consolados eu sei que todo homem que olha para uma mulher não consegue deixar de adulterar com ela eu sei que a que que o assassinato começa no coração do homem porque o sondo e esquadrinho os corações então todo aquele que se irar contra o teu irmão é assassino Onde tá o exagero nisso Onde tá o equívoco o pregador não prega sobre um uma teoria o pregador não prega sobre eh sobre especulações não prega sobre alguns axiomas o pregador sonda e esquadrinha
o coração do homem que que Jesus diz ninguém precisava testificar a respeito do homem porque Jesus conhecia o seu coração ninguém necessitava que que alguém testificasse para ele do homem porque ele conhecia o coração Esse é o pregador então primeiro a natureza do pregador pregador é Divino primeiro a natureza pregador é Deus não dá vontade de decorar o sermão do Monte a partir de hoje eu vou desafiar Ó quem decorar o sermão do Monte primeiro eu te dou o urso u você vai ter o sermão falante ali ó ou você que é o Cunha que
o primeiro que decorar o sermão do Monte primeiro que decorar o sermão do Monte vai ganhar ou um notebook ou Enciclopédia de teologia do mesmo valor tá lançado aí o primeiro fala eu decorei vem aqui fala errou uma vírgula não vai pro céu eu rou abg Não ganha nem nem o botão nem ool nem nem o F5 que o Leandro tanto gosta F5 glória a Deus Ok decorou Mateus 5 67 se tô aqui na frente com o peito estufado Leva o notebook ou leva a Enciclopédia de teologia tá lançado Ou se você quiser outra coisa
eu queria um instrumento queria uma guitarra pode ser ok a partir de hoje quiser decorar no domingo já tranquilo vamos agora o seu caráter rápido porque o tempo tá passando não só a natureza de Jesus do pregador mas o caráter escute essa frase alguém definiu a pregação assim a verdade transmitida através da personalidade O que é pregação disse esse teólogo a pregação é a verdade transmitida através da personalidade o sermão do Monte reflete o caráter de Jesus presta atenção quando você ouve um sermão o sermão não é só um sermão é um homem pregando o
sermão não contém só a substância Bíblica do que ele prega o sermão também contém os da personalidade daquele pregador Então você consegue avaliar a personalidade de um pregador pela pregação que ele prega pelo conteúdo que ele prega então o sermão É verdade transmitida através da personalidade o sermão do Monte revela o caráter de Jesus a divindade de Jesus o amor de Jesus a personalidade Sacra reta íntegra de [Música] Jesus ele prega aquilo que ele vive você quer conhecer o sermão do Monte estude a vida do pregador o sermão do Monte está contido o coração de
Deus o coração de Cristo o caráter de Cristo por isso em Mateus 7:28 ele tá terminando o sermão Mateus 728 a Bíblia diz e as multidões se admiravam da sua doutrina Olha só porque não ensinava não pregava como os escribas mas como alguém que tem autoridade eles estão comparando o caráter esses homens pregam não tem autoridade não tem força não não tem respaldo não tem vida porque eles expressam o caráter seco frio mas este prega como alguém que tem personalidade vivacidade que tem luz que tem vida que tem amor então nós notamos o caráter do
pregador é o próprio Messias pois ele não falava como os escribas Você conhece então a personalidade pela pregação Então olha só o sermão do Monte terceiro ainda dentro do pregador primeiro nós conhecemos a natureza do pregador segundo conhecemos o caráter do pregador agora o estilo do pregador qual era o modo que Jesus pregou esse sermão se você notar Mateus 5 no comecinho do sermão do Monte diz assim ó eh vendo Jesus Multidões subiu ao monte e como se assentasse aproximou-se dele os discípulos notou ele ensinou assentado Jesus antes de ensinar ele se assentou o escritor
Mateus fez questão de de de acentuar fez ão de retratar que ao ensinar o sermão do Monte Jesus sentou-se primeiro ou ele ensinou assentado o sermão de do monte por que que ele fez isso porque vejam era comum na época de Jesus os rabinos os mestres ensinarem assentados mas há um significado em ensinar em pé e assentado por quê Porque quando eles ensinavam de pé ou nas praças ou nas casas significava que aquele ensinamento era informal era um ensinamento corriqueiro não era um ensinamento para ser levado a para ser levado como um decreto agora quando
eles se assentavam esse ensinamento passava a ser formal passava a ser um decreto ele dá um exemplo disso em Mateus 23:2 Jesus diz na cadeira de Moisés está estão sentados os escribas e os fariseus se se os fariseus tivessem ensinando em pé era uma coisa informal se eles tivessem assentados isso tinha outro pezo isso tinha tinha ensinar sentado era equivalente a a ensinar sobre a autoridade e o peso de quem está assentado E era uma mensagem oficial a palavra grega para você tem uma ideia da palavra cadeira quer dizer assento literalmente cadeira nesse texto de
Mateus 23 Jesus vai dizer na cadeira de Moisés estão sentados os escribas e os fariseus vou te dar um exemplo maior melhor o Papa quando ele vai dar uma notícia existe um termo que eles usa exedra que quer dizer da cadeira se o papa pronunciar um dito nos Jardins de Roma isso não tem peso isso é considerado informal mas quando ele anuncia o Papa vai dar uma mensagem exced da cadeira Aquilo é considerado infalível Aquilo é considerado palavra eh palavra canônica palavra que pode ser acrescentada no código canônico do Vaticano do do do catolicismo palavra
que todos os fiéis católicos devem seguir como ordem Divina Então se estudar a história da igreja católica ele fala ele se pronuncia ele vai na TV mas quando ele entra na janelinha quando ele senta quando ele dá uma palavra exceda quer dizer da cadeira tem infabilidade tem ordem canônica Jesus estava querendo dizer que quando ele subiu no monte ele se assentou e proclamou o sermão do Monte é a palavra infalível é palavra oficial do Reino de Deus é Palavra canônica é palavra que tem o peso e o selo do Messias que era ele por isso
ele se assentou então não tem nada por acaso notem que o sermão do Monte todo tá sendo feito num contexto judaico Essa é a linguagem de Israel eles entendem o que que é sentar o que que é subir no monte o que que é uma túnica o que que são as medidas o que que são as Oliveiras são todas linguagens que o judeu entende então então quando Jesus agora é o modo dele ensinar do sermão o que que é o modo tem ordem Divina tem ordem infalível tem ordem canônica não estou aqui usei o exemplo
do Papa não dizendo que o que ele fala É infalível é óbvio que é extremamente falível Aliás não fala nada com nada a tristeza mas ele cunhou isso dessas cadeiras aqui desse desse tempo de hoje então quando os fariseus se assentavam era um pronunciamento oficial tinha um peso da autoridade rabínica Quando o Papa anuncia um pronunciamento ex cátedra da cadeira do assento do Trono tem tem é um pronunciamento oficial infalível Pode até ser canônico e quando Jesus sobe se assenta a intenção dele dizer o sermão do Monte é um pronunciamento oficial do Messias é uma
palavra Divina é uma palavra infalível então quando os judeus o contexto todo ali tava vendo ele subir se assentar eles disseram Quem é esse homem com que autoridade Fala logo se assenta são palavras de Deus para nós palavras a serem consideradas Esse foi o método da pregação o método da pregação de Jesus é um pronunciamento oficial do Messias que veio instaurar o seu reino estamos terminando calma aí nó Vamos ficar na introdução os dois meses você vai ver você vai amar tanto sermão do Monte quando você for Rael você vai querer encontrar ele lá ainda
tem um monte mas o monte eu vou rápido que eu falei muito falei um monte do monte né quem que eu corrigi que falava Monte com do vocês aí né eu sei Fabinho um monte de vezes eu falei muitas vezes tá vamos lá a gente não fala um monte de vezes né você vê um monte de coisa um monte não foi o Mero acaso ser pronunciado esse sermão num Monte a Bíblia não pronuncia qual Monte não fala o nome do Monte não fala o lugar específico do monte o monte é totalmente desconhecido Mas por que
o sermão teve que ser pronunciado no monte Por que ele teve que se assentar no monte por ele escolheu um monte para pregar esse sermão porque ele ensinou a partir do monte e não em outro lugar por causa de Moisés entenderam todas as leis sagradas os editos sagrados eram trazidos para Israel através de um monte Israel se familiariza com aquilo e principalmente a a obra mais importante o feito a o eh o envio da lei de Moisés para Israel veio a partir de um monte Então para que os judeus dessem importância no que Jesus estava
falando deveria também a semelhança de Moisés ser pronunciado em um monte era isso e por que que no monte a semelhança de Moisés Por que que o discurso não foi o mesmo de Moisés porque ao subir no monte ele está substituindo a lei de Moisés e dizendo a ordem levítica passou a lei cerimonial foi abolida a salvação pela observância foi destituída agora é a nova lei do novo Moisés que eu promo que eu declaro era isso que ele estava trazendo agora tem mais do que isso presta atenção por que que ele usou um monte para
prefigurar a cruz ele sobe no monte para receber a maldição da lei sobre ele depois ele sobre na cruz para imputar justiça dele sermão do Monte a todo o que crê por isso que ele subiu no monte entendeu quando ele sobe no monte as tábuas da lei a maldição da Lei cai sobre ele quando ele sobe no golgota ele imputa a justiça dele quando ele morre na cruz a justiça dele sobre nós o sermão do Monte bem-aventurado que chora bem-aventurado Limpo de coração quando ele sobe na cruz ele te faz Limpo de coração ele te
faz Pacificador ele te faz ele te faz Manso ele te faz misericordioso então o ato de subir é tanto de abolir a lei levando sobre ele a maldição como de Naquele monte da Cruz imputar sobre você a justiça que é o sermão do Monte tem coisa aqui viu igreja Fantástico maravilhoso último para você ir embora não fique bravo comigo por favor seus ouvintes a quem foram dirigidas essas palavras e a quem se aplica hoje em dia essa é a parte mais conflitante do sermão eu vou acelerar para quem foi dito o sermão gente o senhor
tá falando para quem que é esse negócio alguns pensam que o sermão foi para pessoas perdidas que o sermão ensina o caminho da salvação muita gente ensinou isso quer ser salvo seja Limpo de coração quer ser salvo seja misericordioso quer ser salvo seja Manso quer ser salvo tenha fome e sede de Justiça então o sermão do monte foi é um sermão evangelístico foi feito para pecador para perdido é para esse grupo de pessoas que foi feito sermão do Monte não porque se essa vertente é correta Tá ensinando salvação por obras rasga Efésios 2 pela graça
soi salvos por meio da Fé isso não vem de vóz é dom de Deus não vem de obras para que ninguém se glorie muitas pessoas pensam isso quando você lê o sermão do Monte fala eu preciso fazer aquilo para ser salvo tá errado eu já faço aquilo porque sou salvo Tá certo segundo outros dizem que o sermão do Monte tem uma aplicação secundária ela não é primária não o sermão do Monte tem uma aplicação secundária quem diz isso os dispensacionalistas o que que são dispensacionalistas aqueles que creem nas dispensações Inocência consciência governo patriarcal lei graça
e Milênio os dispensacionalistas as os quais são a maioria o que que eles creem que o sermão do Monte é para ser cumprido no Milênio só podem cumprir o sermão do Monte na íntegra que reinarem com Cristo Depois da sua segunda vinda no Milênio Então hoje é uma obediência parcial secundária ninguém tem condição de cumprir o sermão do mund ninguém tem condição de ser limpo de coração nem de de ter fome e sede de Justiça nem de ter misericórdia agora no Milênio quando o reino de Cristo for totalmente instaurado e a gente for glorificado aí
nós viveremos o sermão do Monte na plenitude e hoje ele sou obedecido secundariamente ele não deve ser levado tão a sério porque ninguém tem condição outro erro aqui primeiro que você não obedece Para ser salvo não é para pecadores é impossível senão a salvação é por obra você destitui a salvação pela graça segundo ele é um sermão para ser cumprido hoje para ser cumprido agora não é pro tempo futuro uma prova disso é Mateus 5 verso 3 bem-aventurados são os pobres de espírito porque deles serão o reino de Deus no Milênio serão lá acontecerá não
bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o Reino de Deus Jesus estava afirmando que aquele que é pobre de espírito ele herda o reino agora não é pro futuro ele não tá dizendo que herdarão o reino ele não tá dizendo que deles serão O Reino que eles entrarão Ele tá dizendo que já são do reino já fazem parte do reino Então não é um cumprimento pro Futuro segunda implicação nessa afirmação dispensacionalista o que tá em Mateus 5:10 bem-aventurados sois vós perseguidos pela justiça bem virado suis vz quando perseguir vos injuriarem e dizerem todo mal
contra vós exultai alegrai porque grande é o vosso galardão no céu aqui uma contradição que eles mesmos afirmam se o sermão do Monte é só para Milênio Como é que vão ser perseguidos no Milênio que o milênio é 1000 anos de paz ninguém pode ser perseguido pela justiça no Milênio porque são 1000 anos de paz de governo aqui na terra não há um dispensa analista que explica esse texto aqui bem-aventurados sois voz quando por minha causa pelo reino pela justiça vocês forem perseguidos olha os profetas foram antes de voz como que os profetas foram perseguidos
decapitados martirizados Queimados cerrados isso não vai haver no Milo porque o mil dispensacionalista é um Milênio de paz de restauração toda a terra se cheirada do conhecimento de Deus então é impossível sermão do Monte ser um sermão para ser cumprido só pelo pelos habitantes do reino milenar e terceiro que é o maior argumento é que várias afirmações do sermão do Monte são retratadas em todo Novo Testamento como que Jesus ia colocar algo para ser cumprido só no Milênio em todo Novo Testamento como Agora você vê repetições do sermão do Monte ou menções ou Paralelos em
todo Novo Testamento como doutrina para aqui e para agora então o sermão do Monte não é pros milenas nem é pros pecadores então para quem está sendo dirigido o sermão do Monte para dois grupos os discípulos e a multidão rapidamente os discípulos Por que já foi dirigido pros discípulos porque o primeiro sermão de Jesus não foi o sermão do monte o primeiro sermão de Jesus foi Marcos 1:14 arrependei-vos e credes no evangelho porque o tempo está cumprido o reino está próximo esses que foram chamados pro sermão do Monte foram os que creram no primeiro sermão
pregado os que arrependeram e creram agora são salvos são discípulos Esses foram chamados para ouvir o sermão porque uma vez que eles creram se arrependeram entraram no reino e agora estão recebendo a Constituição do reino pode cumprir meu filho e a multidão havia homens e mulheres necessitados de salvação porque ele também foi um sermão evangelístico quando Jesus disse eh por fiar e por entrar na porta estreita porque apertado é seu caminho e poucos é que passam por ela ele estava evangelizando ele estava ensinando que o reino não é para todos Ele é pequeno Ele é
estreito e aquela multidão estava sendo evangelizada assim como hoje hoje nós temos uma igreja lotada e nem todos que estão ouvindo este sermão também são salvos Mas eles devem ser convidados à Salvação ao arrependimento e a fé Então esse sermão hoje que eu estou ensinando é para a igreja é pros Santos é paraos salvos mas aqui essa noite não tem só salvos não tem só Santos mas a mensagem também é para que você um dia faça parte desse reino entre nessa doutrina se arrependa e creia Quantos estão doido para eu acabar diz Amém olha sincero
né Essa a Deus existem ficou mais um tema aqui e eu vou deixar paraa semana que vem que é o quê Por que é importante estudar o sermão do Monte isso foi proferido para duas classes de pessoas paraa multidão e para os discípulos Ok Jesus estava também ensinando que a pregação tanto edifica quanto converte tanto ela tem um viés eh doutrinário como evangelístico era assim o pano de fundo do sermão do Monte era assim o perfil do pregador do sermão do Monte era assim o método do pregador era assim o lugar do sermão do monte
e eram essas as pessoas as quais o sermão do Monte quem tava lá fariseus saduceus essênios zelotes Romanos gregos prostitutas paralíticos cegos leprosos toda a classe de seres humanos estavam ali para aqueles que eram salvos deveriam cumprir e para aqueles que um dia seriam salvos entraria nesse nesse reino então cumpririam Amém vamos fechar nossos olhos vamos orar [Música] [Música]
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