Você precisa mesmo de exame de toque para prevenir o câncer de próstata? No vídeo de hoje eu vou te contar tudo sobre os exames que detectam o câncer de próstata, incluindo o temido exame de toque retal. Me diz aí nos comentários: você já se consultou com um urologista ou conhece alguém que tenha feito?
Muitos homens deixam de ir ao médico por receio de cutucar o furico, mas o que eu vou te contar aqui pode surpreender e até mudar a sua visão sobre esse assunto. Com tanto avanço da ciência, será que não tem um exame de sangue ou um jeito mais simples de detectar o câncer de próstata? Quando é realmente necessário se preocupar com a próstata?
E quando o toque retal é indispensável? Quer dizer que tem casos que não precisa? Para descobrir, vamos entender como o câncer de próstata começa.
O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum entre os homens, só perde para o câncer de pulmão. Tudo começa com uma única célula que acumulou mutações no DNA de forma que ela passa a se multiplicar descontroladamente. Com o tempo, nós temos um aglomerado de células que não obedecem mais os comandos do organismo e ocupam um espaço cada vez maior dentro da próstata.
Esse é o câncer. O problema é que tudo isso acontece de forma silenciosa, normalmente sem gerar sintoma nenhum. Ou apenas um desconforto ao urinar, já que o câncer pode pressionar a uretra, o tubo por onde passa o xixi.
Ou seja, na maioria dos casos, os sintomas só aparecem quando a massa de células do câncer já está grande o suficiente para pressionar os órgãos vizinhos ou já espalhou para órgãos distantes. Mas nem tudo está perdido. Apesar do câncer de próstata ser uma doença potencialmente fatal, existem dois exames que podem detectar o câncer ainda no começo.
O primeiro é o tão temido exame de toque retal. A próstata pode ser apalpada, já que ela está encostada no reto, o lugar por onde sai o nosso número 2. O médico vai inserir o dedo no reto para sentir a parte da próstata que fica encostada ali.
Sabendo que uma próstata saudável é lisa, firme e tem mais ou menos o tamanho de uma noz, o médico fica atento a qualquer aumento e regiões endurecidas ou irregulares. Em poucos segundos, já dá para detectar alterações que poderiam ser um câncer. E o segundo exame é o exame de sangue para detectar o PSA.
PSA é uma molécula que a próstata produz naturalmente e que aumenta em várias situações, incluindo no câncer. É por essas e outras que, para uma detecção mais confiável do câncer de próstata, sempre ouvimos na campanha de Novembro Azul que o ideal era fazer os dois exames, o de toque e o de PSA. Mas a grande novidade é que você pode não precisar se submeter a esses exames todos os anos.
Isso mesmo. Desde 2008 o Instituto Nacional do Câncer já se posicionava contra essa medida. E em 2023, junto com o Ministério da Saúde, eles publicaram uma nota técnica recomendando não fazer esses exames de rastreio em todos os homens.
Como assim, quer dizer que você não precisa liberar o fiofó no consultório todos os anos? Vamos descobrir se essa decisão do Ministério da Saúde tem embasamento na ciência e em quais casos aí sim vai ser necessário fazer os exames para detectar o câncer o mais cedo possível. Mas peraí… tem uma coisa que você precisa sim fazer este ano.
Hoje eu me vesti 100% Insider da cabeça aos pés só pra te contar que chegou a Black Friday mais esperada do ano. E eu vou dar um TOQUE em você que é louco por conforto. A Cueca Comfort é absolutamente a cueca mais confortável que eu já usei em toda a minha vida, pessoal.
Tanto que eu já METI o meu cupom OLACIENCIABF no site e garanti mais um kit de 5 cuecas que não amassam, não enrolam na perna e não deixam você ficar com cheiro. Só não pode ficar sem tomar banho, ein. Nessa Black Friday tem Tech T-shirt, Shorts, Meia, Moletom e vários produtos com descontos que podem chegar a até 40% e frete grátis se você combinar o meu cupom OLACIENCIABF Então entre no link da descrição ou no QR Code aqui e vista Insider nessa Black Friday.
Porque loucura mesmo seria você não garantir a sua Insider na melhor época do ano e deixar essa oportunidade passar. Mas e os exames da próstata? Pode deixar passar?
Você tem ou não tem que fazer os exames para detectar o câncer o mais cedo possível? Apesar de muitas notícias e até mesmo prefeituras ainda propagarem por aí que o Novembro Azul é o mês para alertar os homens a fazerem os exames de toque e de PSA, isso já não é mais uma regra, pessoal. A questão é mais complicada do que parece, mas fica tranquilo que eu vou te explicar.
Na década de 90, quando todos os homens a partir dos 50 ou 55 anos foram incentivados a fazer o exame de toque e o de PSA anualmente, os casos de câncer de próstata aumentaram muito. E esse era esse o objetivo! Identificar precocemente as pessoas com câncer de próstata, até mesmo as sem sintomas, para iniciarem o tratamento o mais cedo possível.
Parece um avanço incrível, né? Mas a verdade é que todo esse esforço para rastrear as pessoas com câncer e tratá-las foi decepcionante…. Na prática, por mais que com exames de toque e de PSA se consiga detectar um câncer de próstata mais cedo, isso não necessariamente significa que menos gente vai morrer por causa desse rastreio.
Acompanha comigo. Os cientistas viram que a cada mil homens que não fizeram os exames de rastreio, 7 morreram de câncer de próstata ao longo de 13 anos do estudo. Por outro lado, a cada mil homens que fizeram os exames de toque e PSA para rastreio, 6 morreram.
Ou seja, todo rastreamento evita apenas cerca de uma morte por câncer de próstata a cada 1. 000 homens que se submetem a ele. Poxa Lucas, mas se eu puder prevenir 1 morte só colocando o dedinho no fiofó e ainda fazendo um exame de sangue ainda é válido, afinal, qualquer vida salva significa muito.
Sim, mas aí eu te pergunto: quanto custa fazer o rastreio de 1000 homens ao longo de anos para evitar 1 morte? Quanto custa fazer o rastreamento de todos os homens que chegarem aos 50 anos? Não seria muito melhor direcionar esses recursos públicos para pesquisas e para melhorar o tratamento do câncer daqueles que já foram diagnosticados?
Assim, no longo prazo, as mortes seriam reduzidas de fato, quem sabe até muito mais do que o rastreio. Isso parece estranho porque nós sempre ouvimos que tem que detectar o câncer o mais cedo possível para aumentar a chance de cura. Mas a ciência está mostrando que com o câncer de próstata parece ser diferente, tanto do ponto de vista de um gestor de saúde que tem recursos limitados como eu falei, quanto do ponto de vista individual, do nosso ponto de vista.
O câncer de próstata cresce muito devagar e pode levar décadas para causar sintomas ou exigir tratamento. Na maioria dos casos, ele não provoca problemas nem se espalha pelo corpo. É comum que homens idosos tenham câncer de próstata e nem saibam, vivendo suas vidas sem nunca serem afetados pela doença.
Na verdade, muitos homens morrem COM câncer de próstata, mas não POR CAUSA dele. Olha um dado interessante que me chocou a primeira vez que eu vi. Resultados de autópsias de homens falecidos com idade de 40 a 50 anos mostraram que 37% possuíam câncer de próstata no corpo.
Um câncer que provavelmente não faria mal algum, porque não ia crescer, mesmo se ele vivesse até a velhice. Na maioria dos casos. Com o rastreamento muitos desses cânceres seriam detectados de forma desnecessária.
Para essas pessoas que não têm sintomas, fazer o exame de toque todo ano, não traz benefício, mesmo que elas tenham o câncer no corpo. E aqui eu não tô falando nem do estresse do toque retal que é um preconceito para muitos homens eu tô falando do estresse do diagnóstico do câncer ou então de um tratamento que seria feito em um câncer que não iria causar problemas nem matar. É por essas razões que o Ministério da Saúde recomenda que homens sem sintomas, atenção, homens sem sintomas NÃO façam os exames de toque e PSA.
É uma decisão baseada em evidências científicas e de acordo com a visão de sociedades médicas do mundo todo, já que fazer mais diagnósticos não traz mais qualidade de vida nem aumenta a sobrevivência. A nível individual, isso significa que pelo menos uma parte dos homens não precisa mais se preocupar com o famigerado exame de toque. Eu já vou te falar em quais casos os exames de toque e de PSA são realmente necessários, mas olha a relevância dessa informação que eu te trouxe aqui.
Você já tinha ouvido isso em algum lugar? Que nem todo mundo precisa fazer exame de toque e PSA? Os exames de próstata?
Se é a primeira vez então clica no gostei e já compartilha esse vídeo com aquele homem que está preocupado com esses exames, que está precisando de informação e precisando cuidar mais da saúde, porque eu sei que nós homens cuidamos pouco da nossa saúde. É claro que essa recomendação de não fazer mais exame não significa parar de ir no médico né? Mas será que devemos abandonar de vez essa história de dedinho no furico no novembro azul e viver a nossa vida normalmente e pronto?
Calma porque chegou a hora de descobrir de uma vez por todas quem realmente precisa fazer os exames da próstata e em quais situações. Existem duas situações em que os exames de toque e PSA são recomendados. O primeiro caso são as pessoas que por questões genéticas têm maior risco de desenvolver um câncer de próstata agressivo.
Os principais grupos de atenção são os homens que tem casos de câncer de próstata ou de mama na família; e os homens negros ou afrodescendentes, que também por questões genéticas carregam mais risco. Para essas pessoas, detectar um câncer de próstata o quanto antes pode fazer toda a diferença para as chances de sobrevivência e de cura. Se você faz parte de algum desses grupos e tem mais de 45 anos, você não só pode, como DEVE fazer os exames de toque e de PSA periodicamente, mesmo sem sintomas.
Então já marca uma consulta com um urologista para avaliar o seu risco individual porque cada caso é um caso. E a segunda situação em que os exames são recomendados é para quem está com sintomas, como dor ou desconforto ao urinar, sangue na urina, sangue no sêmen, problemas de ereção, perda de peso sem explicação e até dores no corpo sem explicação. Esses sintomas estranhos já indicam que tem alguma coisa errada que precisa ser investigada, e nesses casos, os exames compensam.
Eu entendo o receio de ir ao médico e fazer um exame talvez que você sinta que é invasivo. Mas, fica tranquilo. O mais provável é o médico pedir primeiro um exame de sangue para medir o PSA.
E se tiver alguma alteração, aí sim, pode ser necessário fazer o exame de toque, mas vamos combinar que é um preço pequeno a se pagar pela sua tranquilidade né não? Eu sei que o Novembro Azul sempre foi muito associado ao câncer, mas até mesmo o Ministério da Saúde diz que a função da campanha é só fazer com que nós homens prestemos mais atenção ao nosso corpo e aos sinais que ele dá. Ao primeiro sinal de que tem algo errado, vá ao médico e cuide da sua saúde.
Assim como você cuidar da saúde aprendendo qual alimento não pode faltar em um prato de almoço saudável. É isso que eu te conto nesse vídeo aqui. Um grande abraço, se você é homem cuide bem da sua saúde e diga Olá Ciência.
Tchau.