Lição 5 - Escola Sabatina, 26/10/2024 à 01/11/2024 "O Testemunho dos Samaritanos", Professores

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JOVEM 7
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Olá pessoal vamos ao nosso estudo da lição da semana continuando o estudo do Evangelho de João nessa visão temática do evangelho que estamos percorrendo hoje com a lição número cinco é o nosso objeto de atenção como sempre vamos ao título da lição e ao verso principal para depois a gente conversar um pouquinho sobre o tema central da lição dessa semana Se alguém puder me ajudar título da lição e verso o testemunho do anos e diziam a mulher agora não é mais por causa do que você falou que Nós cremos mas porque nós mesmos ouvimos e
sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo João 4:42 lição dessa semana vai se centrar no Capítulo 4 de João o título já define Qual é o foco dentre os testemunhos que a gente está vendo observando a respeito de Jesus testemunhos esses que estrutura temática escolhida pelo autor da lição pelos autores da lição a gente tá observando perspectivas diferentes de eh compreensão ou de entendimento de quem seja o Cristo e como o testemunho a respeito dele se espalha nessas circunstâncias nesses nichos populacionais nesses grupos de pessoas nessa lição em específico a gente vai olhar
como é que a como é que Jesus é observado visto ou como ele é H aclamado entre os samaritanos em em particular em função de um evento um evento específico que acontece com Jesus nessa visita a Samaria a região de Samaria particularmente a região de sicar e aqui é o nosso ponto de atenção então acompanhando a história na forma sequencial que é exatamente o que a lição dessa semana traz a primeira das coisas que a gente observa é a parte contextual tanto contextual do que significa Samaria e porque essa essa Richa dos samaritanos com os
judeus quanto a parte contextual da história em si a história dessa mulher junto ao poço essa mulher que traz à luz algumas dessas questões de antagonismo entre os samaritanos e judeus mas não só isso algumas questões ligadas à visão diferente que eles tinham de mundo percepção diferente que eles tinham da realidade eh formal do da compreensão do Evangelho da compreensão da expectativa do Evangelho Manifesto no Messias onde começa essa história e que contexto primeira coisa contextual da história é entender os samaritanos são um grupo de pessoas e a lição vai falar disso logo na introdução
um grupo de pessoas ou um povo formado a partir da referência do cativeiro assírio portanto 700 Anos Antes de Cristo 720 Anos Antes de Cristo e dentro desse eh movimento que acontece no reino do norte da invasão Síria sobre as tribos do Norte aqui tá a primeira essência de antagonismo entre judeus e samaritanos Samaria tá na quando a gente olha a divisão do reino do norte reino do sul Samaria tá em evidência em função do deslocamento da adoração a Deus que era feita em Jerusalém no templo para uma nova configuração de adoração no reino do
norte e isso traz o primeiro movimento antagônico entre o grupo do reino do norte que são Hebreus no seu primeiro momento e o grupo do reino do sul essa cisão entre tribos as tribos do Sul e as tribos do Norte provoca o primeiro nível de antagonismo Regional Porém esse processo ele se avoluma no tempo após o cativeiro em função da dispersão do cativeiro assírio e da do início de junção de povo hebreu com povo gentílico então não só os samaritanos represent entam aí um antagonismo histórico no sentido da cisão do reino do norte Mas também
da missena entre gentios e judeus levando aí de fato a um antagonismo bastante Severo entre esses grupos se a gente quiser eh somar a essa história ainda tem um uma situação circunstancial no retorno do povo de Israel do cativeiro do cativeiro babilônico que entre essa Esses povos vizinhos ou seja povos fora de Jerusalém fora do reino eh da Judeia de alguma forma tentaram impedir a o reestabelecimento do povo Judeu na região de Jerusalém ou impedia a reconstrução da cidade ou do templo e tudo isso também gerou rusgas Entre esses grupos entre Esses povos o fato
é que nos dias de Jesus Esse antagonismo é bastante Severo os samaritanos não são considerados pelos judeus Como sendo eh nem dignos no sentido da questão questão de salvação ou da questão religiosa mas não são considerados nem Digno como gente literalmente são tratados Como Cães no sentido dos apelidos ou da forma de enxergar Esse povo é nesse contexto que se dá essa história do Capítulo 4 de João olhando o que o capítulo 4 traz como introdução e aí a gente entrando pro contexto da história em si quando o texto diz assim quando o Senhor entendeu
que os fariseus tinham ouvido eh que Jesus batizava mais discípulos do que João ainda que Jesus mesmo não batizava mas sim os seus discípulos deixou a Judeia e foi pra Galileia e era ali necessário passar por Samaria foi pois a uma cidade de Samaria chamada sicar junto da Herdade de Jacó que tinha dado a seu filho José e estava ali a fonte de Jacó Jesus então cansado do caminho assentou-se ali junto à fonte e era isso quase hora sexta porque é interessante essa primeira narrativa de transição essa narrativa de Caminho de Jesus primeiro porque eles
não precisariam necessariamente parar ali ou até mesmo passar necessariamente por aquele caminho haveria alternativa se quisessem desviar do caminho mas por algum motivo foram por ali e em indo por ali Jesus toma a decisão de parar junto ao poço enquanto os discípulos seguem vão até a cidade para buscar ou comida ou pão ou algo assim até que eles possam continuar a caminhada e Jesus fica ali abrigado O lugar é um lugar bastante peculiar por ser o poço a fonte de Jacó ele é bastante peculiar para o povo hebreu apesar de Esse poço estar dentro do
território do reino do norte dentro do território Samaritano a história desse desse poço tem a ver com o DNA do povo hebreu afinal de contas Jacó ou Israel é o pai das Tribos e dentro deste contexto aquele lugar é um lugar precioso à vista dos judeus mas que agora está na mão dos samaritanos enquanto localidade enquanto proximidade Jesus para ali no poço aguarda essa saída dos discípulos e num horário bastante eh ruim que é um horário próximo ao meio-dia o horário de sol mais causticante na região e ali Jesus tá sentado e o texto continua
dizendo veio uma mulher de Samaria tirar água e disse-lhe então dá-me de beber porque os seus discípulos tinham ido à cidade para comprar comida disse-lhe então a mulher samaritana como sendo tu judeu me pedes a beber a mim que sou mulher samaritana e Aqui começa o enredo dessa história o que tá por trás dessa história e que coisas chamam a atenção que vão criar depois o fundamento para o título da lição que é o testemunho dos samaritanos primeira coisa importante nessa história quando a gente observa essa mulher é que ela tá indo buscar água num
horário Inconveniente horário esse que não era comum as mulheres buscavam água cedinho quando o sol ainda estava fraco e o tanto a caminhada até o poço quanto a caminhada de retorno com os baldes cheios de água como o processo de retirar a água do Poço São exaustivos e fazer isso debaixo de um sol quente não é uma tarefa agradável mas essa mulher vai nesse horário um horário desagradável para buscar água um horário que que ninguém vai buscara E isso tem a ver com uma questão importante na história dessa mulher afinal de contas ela não quer
ser vista e nem conversar com as outras mulheres por alguma razão isso tem tudo a ver com a sua condição com a sua história de vida afinal de contas ela caminhar com outras mulheres seria ou motivo de fofoca e zombaria ou motivo de olhares de desaprovação e indo sozinha num um horário que ninguém vai ela se livraria dessa situação inconveniente de ser julgada ou atacada ainda que só com os olhares pelas outras mulheres o fato é que ela chega junto ao poço e Jesus vendo Pede a ela que retire água para ele que ele quer
beber água até aí não haveria nenhuma grande questão afinal de contas as mulheres tinham Por uma questão cultural esse desenho serviçal de pegar a água e levar a água água para casa ou ainda compartilhar da água com algum viajante que necessitasse disso mas ali há um ponto crucial é uma Samaritana e Jesus um judeu ela reconhece Jesus como judeu porque o próprio vestuário já chama essa atenção além de alguma característica mais do próprio Cristo Mas normalmente por conta do próprio vestuário e olhando Jesus como judeu ela questiona como é que você pede para mim água
sendo você um judeu Ou seja vão sair falando mal ou você tá fazendo um teste para ver se eu sirvo para depois me recriminar ou seja ela vê a fala de Jesus como uma fala inconsequente e por isso questiona e é interessante que Jesus eh escuta o questionamento dela mas ele não entra nessa discussão e desvia dessa discussão para um outro tema e ele responde algo bastante curioso para a mulher se tu conheceras o dom de Deus e quem é aquele que te diz dá-me de beber tu lhe pedirias e ele te daria água viva
ou seja Jesus não discute com ela o fato de ser ou não judeu ele se apresenta a ela e se apresenta na condição de Messias colocando em cheque a percepção ou a análise da Mulher em relação a quem Jesus era questionando se você soubesse quem eu sou na realidade pedido seria o inverso era você que estaria me pedindo água e não uma água qualquer mas água vive E aí a mulher retruca Jesus Senhor Tu não tem não tens com que tirar e o poço é fundo onde tem água viva ou seja ela interpreta num primeiro
momento a fala de Jesus como uma fala literal Como Se Jesus tivesse de repente zombando dela e a partir disso ela faz um questionamento histórico Tu És Maior Que Jacó que nos deu esse poço bebendo ele próprio dele os seus filhos e o seu gado ou seja quem você acha que é para ser maior do que aquele que nos forneceu Esse poço Lembrando que atrás da história do poço de Jacó existe a providência de Deus e até a referência de que aquele poço de Jacó tenha como parte da do encontrar de água constante ali a
mão de Deus Protegendo o seu povo Portanto o questionamento dela é pertinente maior do que Jacó ou seja Jacó já foi um já já trabalhou Esse poço no contexto de um milagre e da bênção de Deus maior do que ele e aí Jesus responde qualquer que beber dessa água volta a ter sede mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais vai ter sede e porque a água que eu lhe der lhe fará uma fonte de água que salte pra vida então a mulher agora está curiosa com a questão eu quero dessa
água afinal de contas ter que ir ao poço Todo dia ter que buscar água num horário causticante de sol não é uma tarefa agradável se tivesse uma chance de não precisar mais disso ela gostaria de ter isso E aí começa de fato A Essência no modelo ou seja Jesus até então inspirado pelo Espírito guiado pelo Espírito Santo está ali literalmente aguardando quem é a pessoa que o Espírito Santo vai lhe trazer e quando ele vê a mulher ele entende qual é a missão e passa a executar o processo dessa missão e o processo da missão
tem três estágios o primeiro deles atrair a atenção da mulher o segundo dele é salvar essa mulher a partir do do reconhecimento que ela tenha de quem seja o Cristo e o terceiro salvar a cidade por derivação deste processo ou seja levar o evangelho a um lugar que seria difícil de entrar em outras circunstâncias a primeira parte do plano funcionou a mulher foi atraída com a curiosidade necessária para iniciar um diálogo agora mais Prof fico E aí Jesus vai modular essa história paraa Segunda fase e essa segunda fase que é o reconhecimento do pecado e
o reconhecimento do Cristo como aquele que perdoa o pecado começa com uma proposta vai e chama o teu marido e vem aqui que eu vou lhe dar dessa água que nunca mais você vai ter sede e a mulher Então usa de uma resposta verdadeira mas evasiva que é não tem o marido e Jesus Responde para ela de fato isso é verdade você eh disse bem não tem marido porque você já teve cinco e o que agora tá contigo não é teu marido portanto você falou a verdade quando Jesus disse isso Óbvio a mulher agora se
espantou e a atração chega ao seu nível máximo a curiosidade também e a percepção de que alguma coisa diferente está na sua frente chega a essa mulher com a seguinte proposta que é tu deves ser um profeta e ela não fala isso como um chute no escuro ela fala isso como um reconhecimento do poder de Cristo de antecipar uma história no momento em que ela diz isso e completa a frase nossos pais adoraram nesse Monte vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar e Jesus diz então a ela crême que vem
a hora em que nem neste monte nem Jerusalém adorareis o pai vós adorais o que não sabeis nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus mas a hora vem e já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão o pai em espírito e verdade porque o pai procura Tais que assim o adorem porque Deus é espírito e aqueles que o adoram adoram em espírito e em verdade que que Jesus tá dizendo aqui qual é a essência desse bloco de texto A primeira coisa é quando ele atrai atenção e ela pensa ser ele um
profeta e traz essa questão de onde se deve adorar entendendo que Cristo sendo um profeta ela entra num debate histórico onde a gente deve adorar em Jerusalém ou em Samaria Qual dos templos é válido e qual adoração é válida e a pergunta dela Embora tenha um histórico é uma pergunta sincera e Jesus clarifica essa pergunta com algo que é Profético a primeira parte da profecia de Jesus está ligada à sua atividade Messiânica ou seja vai chegar um momento em que nenhum dos dois lugares faz sentido enquanto adoração porque Jerusalém está caminhando rumo à sua destruição
Esse é um aspecto Profético da fala de Jesus o segundo aspecto interessante dessa fala de Jesus é que ele direciona a adoração para o fato de ela estar na presença de Deus e ainda que ele não descreva isso de forma explícita no na frase de Jesus nas frases de Jesus implicitamente Ele tá dizendo isso a hora chegou e você tá diante daquele que tem que ser adorado e portanto Tanto faz você está em Jerusalém ou em Samaria o que importa é a quem você esteja adorando e você está diante dele quando ele parte para essa
segunda fase da descrição que é a profecia Messiânica que aponta pro Cristo Deus Diante dela ele traz o princípio dessa adoração Deus é espírito e importa que o adorem em espírito e aqui ele conecta conecta essa questão com uma segunda fase desse movimento Profético que tem a ver com o fim da história com o fim do mundo quando na última fase da história do mundo o lugar onde se adora já não será permitido já não estará disponível e o que vai importar é adorar a Deus em espírito a gente poderia pegar esse texto fora do
contexto e alguns até fazem isso para dizer não importa o lugar não importa se eu vou à igreja ou não Não importa se eu compareço ao processo cúltico ou não o que importa é adorar a Deus E cria um fenômeno etério de adoração baseado nesse texto não é isso que Jesus quer dizer o que Jesus quer dizer é a referência dessa adoração está correta porque se não estiver correta tanto faz o lugar vai continu errada a adoração Mas se estiver correta então haverá um momento em que o lugar já não será mais possível e então
adorar em espírito e verdade vai ser o que vai sobrar Essa é a aplicação correta desse texto na sua essência quando a gente olha o texto por completo tirar dessa derivação comoa aa a entende o que Jesus ende que ao Jesus dizer essas coisas ele conecta esses elementos com profecias do velho testamento e ela parece conhecer as escrituras tanto que ela volta-se para Jesus e diz eu sei que o Messias aquele que chamam de Cristo virá e quando ele vier anunciará tudo e aí Jesus se declara para ela dizendo eu sou esse Messias eu sou
esse que fala contigo e aí nisso vão chegando os de volta da cidade e se maravilham na realidade se espantam de que Jesus esteja primeiro falando com uma mulher segundo com uma mulher samaritana embora nenhum lhe disse que perguntas ou por que falas com ela Jesus Então observa essa cena e a cena agora muda de figura deixou a mulher o cântaro ali e voltou pra cidade e disse aos homens vinde vede um homem que me disse tudo quanto eu tenho feito porventura não é este o Cristo o que acontece com essa mulher quando ela vê
os discípulos chegando e vê o contexto que pode se formar ali mas as palavras de Jesus eu sou esse que fala contigo eu sou o Messias Calam no seu coração como o cumprimento de uma expectativa há uma série de coisas interessantes na expectativa dessa mulher a primeira dessas coisas de expectativa é o reconhecimento que ela tem da sua história de pecado e pela primeira vez na sua história ela vê possibilidade de perdão possibilidade de salvação ou seja Jesus não apontou os pecados dela Como uma crítica para que ela se sentisse inferior ou rechaçada como as
outras mulheres provavelmente fariam se ela viesse buscar água pela manhã ela entendeu na fala de Jesus que o reconhecimento de Jesus a respeito dos pecados dela era uma porta aberta para salvação ela reconheceu nas palavras de Jesus eu posso lhe dar água que provocará em você nunca mais ter sede a essência do perdão e por entender isso a única coisa que ela podia fazer ela fez deixou ali sua água seu cântaro e voltou pra cidade e já não se preocupava mais com como as pessoas olhavam para ela e é interessante o testemunho dela foi um
testemunho tão eficaz que as pessoas vieram para ver afinal de contas quem é que em sã consciência entra pela cidade dizendo que encontrou o Messias e a prova de que ele é o messias é que ele contou todas as coisas ruins que ela fez como todo mundo conhecia a história dessa mulher eles acreditaram na fala ou pelo menos arriscaram pagar para ver afinal de contas a atitude dela era no mínimo uma atitude incomum ao dizer para eles venham porque eu encontrei um homem que sabe tudo que eu tenho feo feito e porventura ele não é
o Cristo e eles saíram da cidade e foram ver Jesus e entrando os discípulos lhe rogaram dizendo Rabi come ele porém disse uma comida tenho para comer que vocês não conhecem e os discípulos então começaram a se indagar uns aos outros como é que é isso Ele trouxe porventura comida e a gente não viu e aí ele diz a minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou o que acontece aqui Quando essas pessoas chegam até Jesus Quando essas pessoas buscam a a confirmação daquilo que a mulher disse abre-se diante de Jesus uma Seara
madura para colheita num lugar improvável e aqui aparece um contraste interessantíssimo entre os judeus e os samaritanos o contraste entre aqueles que deveriam estender o tapete e aguardando o Messias que eram os judeus mas que em lugar disso rechaçaram Jesus porque a história começou assim lá no primeiro verso da história acontece o uma controvérsia quando o Senhor entendeu eh e quando o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João deixou a Judeia ou seja havia uma controvérsia instalada entre Jesus e os judeus que intentavam prendê-lo ou
matá-lo já nessa fase inicial do ministério e agora no lugar Improvável Jesus encontra uma Seara pronta paraa colheita encontra um grupo preparado para recebê-lo e essa a história fantástica desse testemunho os que deveriam estar falando pelos quatro ventos que o Messias chegou eram os judeus e agora uma mulher pecadora Samaritana no contexto mais Improvável de todos sai proclamando para todo mundo que encontrou o Messias As pessoas chegam as pessoas eh escutam Jesus as pessoas vem Jesus Jesus descreve eh essa questão não dizeis vós que ainda há quro meses até que vem a seifa Eis que
eu vos digo levantai os vossos olhos e vede as terras já estão brancas paraa colheita e o que seifa recebe o galardão e ajunta fruto na vida eterna para que assim o que semeia como o que seifa ambos se alegrem porque nisto é verdadeiro ditado que um é o que semeia o outro é aquele que colherá eu vos enviei a colher onde vós não trabalhastes outros trabalharam E vós entrastes no seu trabalho como é que termina essa história essa história termina com um testemunho fabuloso que tá lá no verso 41 muitos mais creram nele por
causa da palavra que ele disse e diziam à mulher já não é pelo que você falou que Nós cremos porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este verdadeiramente é o Cristo o salvador do mundo e dois dias depois partiu dali e foi para Galileia ou seja o caminho que era para ir para Galileia teve uma pausa uma pausa de dois dias para salvar samaritanos samaritanos esses que ao reconhecerem quem é Jesus não tem vergonha de afirmar encontramos o Cristo verdadeiramente ele é o salvador do mundo bem diferente do testemunho dos fariseus que em contradição
a isso intentavam matar Jesus Qual é a grande lição dessa semana a grande lição dessa semana é dos lugares pouco prováveis das pessoas menos capacitadas podem os melhores testemunhos a respeito do Cristo porque o testemunho melhor que se pode dar de Cristo é o testemunho de quem reconhecendo o seu pecado disposto a arrepender-se dele procura a justiça de Cristo e aceita o perdão reconhecendo que ele é o filho de Deus aquele que salva o mundo seja essa a nossa realidade ao testemunharmos de Cristo no nosso contexto aprendendo dessa história que não importa a capacidade não
importa a habilidade não importa a condição todo aquele que é salvo por Cristo nasce no seu reino como missionário vamos orar querido pai que está nos céus te agradecemos pela oportunidade que temos de a partir do Evangelho compreendermos o amor maravilhoso de Cristo em dispor-se a salvar a todos aqueles que como pecadores o buscam em arrependimento solicitando perdão dá senhor que ao reconhecermos a tua bondade e a maravilhosa graça presente em Cristo possamos testemunhar da mesma forma que essa mulher testemunha entre seus pares da grandiosidade do Perdão de Cristo que seja essa a nossa realidade
para que pessoas possam aceitá-lo e se preparar para o teu reino é o que lhe pedimos confiado nos méritos de Jesus em nome dele que Oramos amém
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