Unknown

0 views7787 WordsCopy TextShare
Unknown
Video Transcript:
Boa noite a todos! Estamos aqui para mais uma live. Quem estiver na escuta, favor dizer se a imagem está boa.
Os sonhos são bons! Quem também quiser se apresentar, pode ficar à vontade. Da onde você vem?
Aracaju? Aracaju eu não conheço, gostaria de conhecer. Rio de Janeiro, estive lá faz uns 15 dias, cidade que eu sempre gosto de visitar.
Praia Grande, aqui no litoral de São Paulo. São José do Rio Preto, Maranhão. [Música] Brasília, Rio Grande do Sul, Resende, Vale do Paraíba, Santo André, Curitiba, Natal, Belo Horizonte, Mossoró, João Pessoa.
Gente do Brasil! Nossa, Rondônia antes do Brasil todo. Araçatuba!
Obrigado, Lene. Fábio Gonçalves, obrigado, Caio! Quem tá em Marte também conta, também conta.
Capanema, Curitiba. Eu gosto muito de Curitiba, é muito boa. Fortaleza: boa comida!
Guarulhos, Mato Grosso. Bom, vamos começar! Agradeço a todos que disseram de onde vêm.
É sempre interessante ver de onde as pessoas estão. Em Balneário Camboriú, gostei muito da cidade. Brusque, Minas Gerais, Caxias do Sul.
Caxias do Sul. . .
falando em Caxias do Sul, já lembro de vinho! Petrolina, conheço Petrolina. Belo, a cidade também tem vinho!
Em Petrolina também. Brusque, capital do marreco. Olha, adoro uma reta!
Não sabia, achei que era da maçã. Bom, tudo bem! Sabe, eu volto lá na região e peço da próxima vez um marreco.
Aliás, o marreco lá do Sul, o marreco de Joinville. Se alguém tiver em Joinville, na Hertz lá, eu gostei muito! Bom, então vamos começar.
Quando você fala em Paulo Albuquerque, muito obrigado pela sua contribuição! Está tendo uma polêmica e eu prefiro não me manifestar por enquanto, né? Mas, obrigado aí pelo super chat!
Então, quando você fala em Getúlio Vargas, é polêmico. Vai ter os que adoram, que dizem que foi o melhor do Brasil. Nunca teve ninguém na face da terra melhor que ele, que é responsável por isso, por aquilo, e tal.
E aí o pessoal fica com raiva, ofendido. Você fala que ele foi ruim, tem outra turma do meio de campo que diz que ele foi bom, que ele teve um lado bom e lado ruim. Teve coisas que ele fez que são boas para o progresso do Brasil e outras coisas negativas.
E tem um outro grupo que diz que, na realidade, o governo dele não foi bom. E aí partem para as críticas mais pesadas. Eu tô nesse time, né?
Então eu vou apontar algumas razões pelas quais a figura do governo do Getúlio Vargas não foi boa e, na realidade, nós estamos colhendo os frutos negativos desse governo até hoje. Infelizmente, obrigado Paulo Jorge pelo super chat! Agora que eu vi isso é verdade: a faculdade Getúlio Vargas na beira da nove de julho é uma ironia, né?
E também outra ironia, porque senão, a faculdade ensina liberalismo, livre iniciativa. Ora, o Getúlio Vargas era contra isso! Também é outra contradição.
Bom, vamos lá! Então vamos contar um pouco, né? O Getúlio Vargas, obviamente, era gaúcho.
Ele tinha uma família muito ligada ao positivismo, inclusive tanto da família do Luiz Carlos Prestes, né, como da família dele. Tiveram fortes vínculos com o positivismo. Inicialmente, quando você fala em positivismo lá no Rio Grande do Sul, já se fala em castelismo, né?
Já se fala em castelismo. E o que é o castelismo? É racismo, refere, né?
Claro, a Júlio de Castilho. O castelismo tem três princípios básicos, grosso modo, e aí são fundamentais para entender. Antônio Manoel, meu grande amigo, muito obrigado aí pelo super chat!
Um grande abraço! Um dia ainda vou para Catende com você. A escolha dos governantes tem que ser baseada em critérios de virtude e não na representatividade popular.
Aí já começa um problema! Então vai ser numa coisa relacionada a moral e virtude, e não em representação popular. E nem então fosse uma monarquia, pelo filho herdano do pai direito à coroa.
Então a gente já começa em um lado problemático. Quem vai dizer que o governante é o que tem mais virtude? Ele vai se autonominar: "Eu sou o que tem a melhor virtude, vou assumir o controle da nação.
" Vai ser um grupo de sábios? Vão ser militares que vão dizer isso? Eu já começo um problema sério, né?
Aí já deu para ver a raiz da visão antidemocrática do Getúlio Vargas. A política tem que ser eliminada, disputa político-partidárias, e de novo só tem que valorizar virtude, merecimento, meritocracia, etc. Por isso que o Getúlio Vargas eliminou os partidos políticos, né?
No Estado Novo, o governo no Estado é que tem que regenerar a sociedade. O Estado é que tem que comandar a modernização da sociedade. Então tem que passar pelo Estado.
Então não são as pessoas, não são os corpos intermediários, não é nada, só Estado que vai ser. Então nós já temos aí três princípios que se encaixam perfeitamente na visão de Getúlio Vargas. Então, três princípios errados, né?
O positivismo é uma doutrina completamente errada do Augusto Comte e que, infelizmente, veio para o Brasil e agariou um monte de apoio, né, cujos efeitos estamos sentindo até hoje. Então, o positivismo filtrou no exército, com os efeitos se prolongando até hoje na nossa bandeira, e assim vai. Essa figura triste do Augusto Comte, que é um misto de iluminismo com o socialismo.
O tópico, sim, socialismo tópico. Augusto Comte trabalhou com Saint-Simon, que era um dos expoentes do socialismo tópico. Então, ele queria uma sociedade supostamente científica, sem metafísica e sem religião.
O positivismo tem ideias péssimas! Achava que a humanidade ia passar por três fases. Obviamente, a melhor é a fase positivista!
Toda vez que você fala de dados necessários se remete àquela figura detestada da Idade Média, hoje muito esquecida, do Joaquim de Fiore, quando Joaquim de Fiore desenvolveu a teoria das três idades. Da impregnou em vários pensamentos ao longo da história e chegou também no Augusto Conti. Ainda em relação ao Getúlio Vargas, numa declaração dele, ele disse que o principal pensador que o influenciou foi São Simão.
Inclusive, ele mandou vir da Europa várias coleções de Saint-Simon, né? E o que o san-simonismo pregava também é compatível com o positivismo, algumas continuação das ideias delirantes do Simon. Tem uma ponte; depois eles brigaram e tal.
Também lembrando que o positivismo no Brasil também rompeu, né, boa medida com o positivismo francês. Aliás, até hoje, lá no Rio Grande do Sul, é um tempo positivista, né? Então, o socialismo e o tópico eram tecnocratas, né?
Ele pregava, assim, como vertentes socialistas, assim, convertentes ditatoriais, assim, convertentes estatistas e nacionalistas, entre aspas. Pregava planificação econômica, intervencionismo para formação de uma sociedade industrial supostamente moderna, gerida por um Estado que seria administrado por pessoas com base na moral e na virtude, não com base na representação. E que teve, essa classe dirigente, deveria ser uma classe de produtores e industriais, e os trabalhadores teriam que ser ligados a essa mesma classe.
Daí vem a figura do pelego, né? Então, o peleguismo é típico da criação do Getúlio Vargas, que são aqueles sindicatos. Ele tem nada de independente, então, a serviço do Estado, né?
Então, é isso: antagonismo, ou sistemas ociosos improdutivos contra usura. O Getúlio Vargas tentou abolir os juros; aliás, teve um impacto negativo, porque aí freou o financiamento no Brasil. O Getúlio Vargas fez controle de preços, atrapalhando o Brasil, controlou os aluguéis, também atrapalhou o Brasil, porque o Brasil estava tendo um crescimento, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo.
Muita gente estava construindo para lugar, e aí, quando nivelou os preços, a lugar ninguém queria construir. O que aconteceu? O negócio não deu certo; teve carência de moradia de muita gente, senhor de moradia, graças à política genial do Getúlio Vargas de tabela.
Preço pela presta não funciona em lugar nenhum; funcionou no governo também. Não funcionou no governo Getúlio Vargas. Também recebi e-mails; agradeço quem enviou, mas agora me fugiu o nome.
E vi que o Getúlio Vargas me atrapalhou os bons também, porque, como ele tabelou o preço dos bons, também tirou, acabou limitando o desenvolvimento das empresas e tal, que acabaram investindo mais nos bons, né? Então, nessa visão delirante do Saint-Simon, tudo naquela coisa de meritocracia, igualdade de oportunidades e tudo, né? Traz aqui, completa; agora cheguei aqui do Getúlio Vargas, né?
Então, disse: "Getúlio Vargas, abraço Simão! Foi meu filósofo na minha juventude; eu li exaustivamente, mandei vir da França uma edição completa das obras do San Simonianos, mais de 40 volumes editados em Paris nos meados do século passado, no caso século 19. " Não li todos os volumes, mas li muitos.
Quem me influenciou foi Augusto Conti. Quem conhece esses dois filósofos sabe que entre eles há diferenças muito importantes. Então, nós vamos à grande influência que teve San Simão no pensamento do Getúlio Vargas.
Já comentando aqui, como é que era o Getúlio Vargas, que ele era católico, religioso? Como é que ele era? Diagnosticado confesso, e frases dele que estão no livro do [Música] "Religião" do Lira, que escreveu uma coleção de três volumes, gigantesco, Lira Neto, acho que é o nome do autor; pouco me lembro o nome dele.
Então, segundo esse autor, que escreveu, são mais de duas mil páginas só sobre o Getúlio Vargas. É Lira Neto, obrigado! Faz aí uns 10 anos essa trilogia aí de Getúlio; vale muito a pena ler a biografia mais completa dele, né?
E aí, então, quando ele se casou com Darcy, ele se recusou a fazer casamento religioso. Na época, os católicos casaram-se em cerimônia religiosa. Um dos livros de cabeceira, além do San-Simon, do Getúlio Vargas, era um do italiano Emílio Bossi, que era "Jesus Cristo nunca existiu".
Então, esse era o livro de cabeceira do Getúlio Vargas. No discurso de formatura na faculdade de direito, também ele fez; ele comentou o seguinte: "Foi sobre a ruína da civilização greco-romana que desabrochou a flor mórbida do pensamento cristão. " E continuou: "A moral cristã é contra a natureza humana".
"O cristianismo é inimigo da civilização. " Então, ainda segundo o autor, né, o Lira Neto, Getúlio considerava que o cristianismo significava um retrocesso em relação às grandes conquistas progressivas da humanidade, um freio ao ideal superior de força e energia que teria sido um mundo greco-romano. Então, esse pensamento do Getúlio, se não me engano, ficou classificado como secreto pelo Estado brasileiro e só foi descoberto muito tempo depois.
Então, além de ser gnóstico, ele tinha aversão ao cristianismo e à Igreja Católica; tanto é que batizou um filho com o nome de Lutero. Outro autor que Getúlio gostava era Nietzsche, que aliás também odiava o cristianismo, né? Então, aí nós vemos a beleza do pensamento de Getúlio Vargas: castelismo misturado com o positivismo forte, veio de San Simón e um ódio profundo ao catolicismo e das cristais; o ódio completa a democracia, representação popular, etc.
Não. Ele fez a carreira dele; onde eu não vou entrar em detalhes, né? Fez a carreira dele.
Aí nós tivemos, então, a Revolução de 30, 1930, né? Uma revolução tenentista. Quem quiser entender o Brasil tem que entender o tenentismo.
Aliás, tem um livro excelente sobre a história do exército. Hoje eu tô com memória ruim; depois eu deixo aí no link da descrição, livro fundamental para entender o exército brasileiro, pelo menos até 37. Então, aí tivemos, então, a Revolução de 30.
Por que aconteceu a Revolução de 30? Porque Washington Luís cometeu uma imprudência. Eu também não vou à República Velha.
Tava cheio de defeito. Não era grande coisa que o Getúlio conseguiu piorar a República Velha. Então, por contraste, ela era melhor, né?
Então, aí eu Washington Luiz, então não se não cedeu a vez para os mineiros e resolveu indicar o Júlio Prestes como seu candidato. Os mineiros ficaram com raiva e se aliaram com o Rio Grande do Sul, né? E com a campanha do Getúlio Vargas.
E aí, então, concorreram Getúlio Vargas e Júlio Prestes. Lembrando que o Getúlio disse expressamente que ia reconhecer o resultado da eleição, expressamente isso, né? E aí o Júlio Prestes ganhou, só que não tomou posse.
O movimento Justiça de militares teve relevância em vários estados, principalmente no Rio Grande do Sul, né? O Getúlio Vargas ficou esperando em Curitiba para ver se o golpe chegava e se teria sucesso no Rio de Janeiro. Em termos de sucesso, Washington Luiz foi preso; depois, ele foi expulso do Brasil, foi para os Estados Unidos.
E aí, então, o Getúlio Vargas vai para o Rio de Janeiro e os militares não fazem a posse dele. Então, o Getúlio Vargas assumiu o poder num golpe militar, né? No golpe militar tenentista, né?
Então, foi golpista esse que ele tinha falado que ia reconhecer o resultado das eleições. Então, ele assumiu o comando do Brasil em 1930. Ele começou a governar por decreto, suspendeu a Constituição de 1891 e começou a governar por decreto.
Suspendeu o Congresso Nacional, tudo, começou a nomear interventores nos estados, né? Então, ele começou a governar sem apoio do Congresso, sem apoio popular. E aí, então, o Estado de São Paulo se rebela.
Temos aí a Revolta Paulista, em 1932, que começou com o evento MMDC, né? Como é que era o nome deles? Miragaia, Martins, Druzio e Camargo foram os que foram mortos em 32.
Tem a Revolta de São Paulo, também teve um levante no Rio Grande do Sul. Esse levante vai e vem, depois termina, mais ou menos mil pessoas morreram do lado da união e dois mil do lado paulista, né? A revolução termina, mas aí o Getúlio Vargas então promete fazer uma constituição.
É feita essa Constituição em 1934. Em 1934, a Constituição previa intervenção na área econômica, previa estatização dos bancos, controle financeiro e um monte de coisa intervencionista. Depois, então, ele foi eleito indiretamente, né, pelo Congresso Nacional.
Pouco depois, ele criou das coisas mais chatinhas que tem no Brasil, que foi a Hora do Brasil. Então, a Hora do Brasil, a Voz do Brasil, foi criação ali do Getúlio Vargas. Coisa chatice, porque o Getúlio Vargas queria mobilizar as massas diretamente, como ele não acreditava em representação nem em corpos intermediários, ele queria, então, ter um contato com o povo direto.
Então, ele usou uma das técnicas para isso, foi usar o rádio. Usou o rádio para ter um alcance grande. Aí, criou essa chatice da Hora do Brasil.
Ele também começou isso no Estado Novo, mas antes que eu esqueça, começou uma mudança cultural muito grande aí no Brasil. Então, ele queria aparecer em todos os cartazes, né? Ele, com o povo, ele, com as crianças, ele, com os jovens.
Tinha as marchas da juventude com Getúlio. Ele ajudou a popularizar o futebol e o samba, né? Então, ele fez a política do pão e circo.
Começou a divulgar a ideia de que ele era o pai dos pobres. Aí, quem era opositor, ele dizia: "Ele é o pai dos pobres e mãe dos ricos". Então, ele tentou fazer uma grande mudança na área cultural.
A época era bem instável, né? Temos aí a Intentona Comunista de 35, que tentava ser a instalação do governo comunista no Brasil. Também chamava as ações do Plínio Salgado, né?
Que era da área integralista. E aí, então, ele inventou o plano Cohen. O plano Cohen nunca existiu.
O plano Cohen foi apenas um gatilho. O projeto foi o gatilho para ele dar um golpe. Então, ele foi simulado.
O plano Cohen dizia que era iminente um golpe de Estado comunista no Brasil. E aí, então, ele dá o que se chama de alto golpe, né? Já que ele estava no poder e até a eleição, essa eleição não aconteceu mais.
Ele dá um golpe; ele faz umas considerações pelo rádio: "Considerando o estado da nação, considerando isso, pá, pá, pá, pá, pá, vamos tomar tais e tais medidas". E aí, então, é feito o Estado Novo. E aí o regime aperta e aperta bastante, e ele se torna um ditador, como um ditador clássico, né?
Então, ele acaba com o Congresso, suspende o Congresso e começa a governar com mão de ferro, centralizando tudo no Poder Executivo, né? Quem quer algumas figuras ligadas ao Getúlio Vargas, ministros, né? E outros que trabalhavam com ele.
Por exemplo, um dos mais famosos era o Filinto Müller. Filinto Müller era famoso por ser germanófilo, então ele viajou para a Alemanha e se encontrou com o Himmler no início do Ministério do Hitler. Então, Filinto Müller era da área pró-Alemanha do governo Getúlio Vargas, né?
Triste figura. O Francisco Campos foi outra figura, né? Foi ele que redigiu a Constituição de 37, chamada de "A Polaca".
Ele tinha grande conhecimento de ciências, era muito inteligente e, de fato, ele era inteligente na ironia e ele era simpatizante de fascistas. A única reação do Estado Novo foi um levante integralista em 38, mas foi sufocado. E agora, o que vai marcar essa época de 37 vão ser o endurecimento do regime.
O Tribunal de Segurança Nacional, de rito sumário, limitando a defesa, nem no regime militar, aqui de 64 a 85, teve uma coisa dessa forma. Assim, então, as pessoas simplesmente eram presas e acabou. E, depois, em questão de dias, já tinha um processo e a pessoa já era condenada.
Então, teve quatro mil condenações de um rito sumário completamente absurdo. E quem foi preso nessa época não foi só preso comunista integralista, né? Por isso, qual que é o opostor do regime?
Então, por exemplo, o grande Gilberto Freire foi preso; o Graciliano Ramos, escritor, foi preso; Jorge Amado, escritor, foi preso; o Júlio Mesquita, do Estado de São Paulo, foi preso. O Jornal Estado de São Paulo sofreu intervenção do Getúlio Vargas. Daqui a pouco, eu vou falar do Deep, né?
Euclides Figueiredo, general pai do João Batista Figueiredo, foi preso, inclusive presenciou torturas. Depois, numa investigação que teve em 46, denunciando tortura, a mais famosa que foi presa foi Olga Benário, né? Ela foi expulsa do Brasil e acabou morrendo no regime alemão.
Um avô de um colega meu também foi torturado e preso na época do Getúlio. Então, também foi brutal essa coisa do Getúlio Vargas. Foi assim: é brincadeirinha!
Então, a pessoa ia para a cadeia mesmo, era torturada e acabou, entendeu? Não tinha assim conversa, não tinha tortura. Então, foi uma ditadura assim brutal.
Teve intervenção nos jornais, intervenção nas rádios, tudo. Ministro, ah, esse é tão triste. O Gustavo de Capanema foi o criador do MEC.
Aí não dá, né? Criou o MEC, né? Então, supostamente, ele é anticomunista e o chefe de gabinete dele era o Carlos Drmmond de Andrade, que era comunista.
E também teve participação lá o Portinari, que também era comunista, né? E aí, o Capanema nacionalizou o ensino, limitou as iniciativas estaduais e municipais e proibiu o ensino de língua estrangeira no Brasil. Não olha a mentalidade do Capanema, né?
Proibiu, visando principalmente o ensino de forma de japonês, italiano e alemão, né, com medo da guerra. Delírio, comprar! Mas também foi proibido em inglês e francês.
Uma coisa completamente delirante! Isso daí entrou até Gabriel, não podia ter o Jonas Bressan. Aliás, já recomendo aí o curso de inglês!
Ainda bem que a gente não vive na época do Getúlio; para quem gosta aí do Getúlio Vargas, lives como essa não, não aconteceriam. Eu já estaria na cadeia e depois não poderíamos aprender inglês, também nem francês, nem italiano, em alemão, nem japonês, por nada. Então, como nós não vivemos na época do Getúlio, graças a Deus, né?
E a gente pode, por enquanto, né, expressar o que a gente pensa, né? É crítico Getúlio Vargas. Então, aproveita para aprender inglês, né, enquanto não for proibido.
Eu recomendo aí o curso do Jonas Bressan, um curso muito bom, vai ter acesso a uma ampla bibliografia internacional em inglês, que é a melhor do mundo e tal. Então, recomendo aí bastante. Inclusive, tem um livro em inglês sobre o Getúlio Vargas que, aliás, até bom no brasilista americano, né?
Interessante também estudar! Como é que ele chama lá escrito interessante sobre Getúlio Vargas do Brasil? Às vezes a gente vê coisas em inglês, então façam aí o curso do Jonas de Way enquanto a língua inglesa não for proibida.
E tá em promoção, é o curso sobre o ex. Está em promoção! Só deixa eu ver o preço aí, quanto que ele tá?
Tá 297, apenas! Então aproveita, tá em promoção! Esse, o Capanema, junto com os outros, inclusive com aquele outro ministro do Getúlio, como é que ele chamava que era fã do samba?
Esqueci o nome dele. Eles fundaram a Legião de Outubro, uma organização inspirada no fascismo. Então, eles andavam com roupas fascistas, é filo-fascistas, eram uma guarda paramilitar de apoio ao regime.
Então, por isso que eu acho que já dá para ter uma ideia porque que eu critico o Getúlio Vargas, né? Acho que aí parece claro essas coisas que ele fez que foram bem ruins. Vou elogiar algumas coisas dele para não falar que só eu tô falando.
Ah, deixa eu comentar antes do DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda. Esse Departamento de Imprensa e Propaganda foi responsável pela censura. O objetivo dele era centralizar e comandar a propaganda nacional, leia-se propaganda, projeto, organizar o serviço de turismo, fazer a censura de tudo, teatro, cinema, tudo.
Até isso entrou até no futebol, né? O meu time do coração é o Palmeiras, né? Na época, chamava Palestra Itália.
Aí, graças ao DIP, ele foi batizado como Palmeiras, né? De longe, o melhor time do Brasil, claro! Então, tá, meio DIP também, estimular a produção de filmes educativos, filme educativo, silêncio, filme pro regime, né?
Promover, organizar e patrocinar manifestações civis. Isso Getúlio Vargas adorava, né? Então, tinha fotos de muita gente marcando com retrato do Getúlio pro Brasil, etc.
e tal, time do Brasil. Então, muito obrigado pela contribuição. Então, Getúlio Vargas usou esse integralismo que a gente ligado ao governo dele, que era próximo ao integralismo, sim, né?
Mas ele usou como uma ameaça justamente para dar uma das coisas, né? Para dar um golpe no Estado Novo, né? Embora uma ameaça alegada era o comunismo, também foi alegado aí a uma insurgência dos integralistas.
Então, eu orientar também regime de rádio difusão, também, propaganda do regime. Agora, então, para não dizer que eu só critiquei o Getúlio, tem algumas coisas boas. Então, primeira coisa, a aliança com os aliados contra o Eixo, né?
Então, tinha um entre Getúlio, tinha um germanófilo, os Góis Monteiro, Dutra, Filinto Müller e, mais felizmente, o Getúlio Vargas foi do lado certo. Então, ele foi do lado dos aliados e o Brasil teve uma campanha excelente na Itália, uma campanha heroica. Infelizmente, pouco conhecida.
Infelizmente, alguns ridicularizam ela. Cara, eu lamentava então a participação do Brasil na Segunda Guerra e o Getúlio Vargas. Então, foi do lado certo, né?
Causa da gente comentar aqueles detalhes, a participação do Brasil também andou bem nas negociações econômicas com os Estados Unidos. Então, esse foi o lado bom do Getúlio Vargas, né? Essa aliança com os Estados Unidos e os investimentos que vieram, e o Brasil estava do lado certo da guerra.
Então, depois dizem que eu só critico Getúlio. Não, pai, agora, se eu fosse ver o ponto mais negativo do governo do Getúlio Vargas, foi o lado da centralização do poder. Esse sim!
O Brasil era descentralizado até 1930, então, os estados tinham realmente muita autonomia. Não chegava a ser no nível dos Estados Unidos, mas tinha muita autonomia. O Getúlio Vargas tinha uma visão centralizadora, ele tinha uma visão personalista do Estado.
Então, além do Estado, seu gerenciador, ele montou a Ordem Econômica para controlar tudo, sindicatos pelegos, tudo pelo Estado. Tem que ser na figura dele e no governo federal. Muito obrigado por sua contribuição, agradeço muito o apoio.
Creio que o nacionalismo que o Getúlio queria instalar estava fadado ao fracasso. O país, com culturas e etnias tão diferentes, não tinha como dar certo. Não daria, pelo menos do jeito como foi feito.
Além dele fazer com que o Rio de Janeiro virasse o Brasil inteiro, essa é uma questão de cultura interessante, né? Você tocou num ponto bom, é porque na época do Getúlio se fomentou nada contra o Rio de Janeiro, mas de maneira exagerada. Centralizou como se o Brasil fosse sinônimo do Rio de Janeiro.
Isso está errado! São Paulo tem uma cultura diferente, o Rio Grande do Sul, temos. .
. Não é todo mundo que é gaúcho que era favorável ao Getúlio, não! Em 1932, tinha muito gaúcho contra o Getúlio.
Gaúchos são diferentes, nordestinos são diferentes, Goiás é diferente, Amazonas é diferente, mineiro é diferente. Então, essa vinculação do Brasil com o Rio que avançou. .
. isso foi só com ele. Avançou com isso, até tinha até o João Goulart fazendo alguma associação nesse sentido, mas isso teve um grande momento que foi com Getúlio Vargas, né?
Essa associação exagerada do Brasil com o Rio de Janeiro, esvaziando as culturas e os regionalismos, foi uma coisa totalmente errada. O Getúlio Vargas odiava tanto a descentralização que mandou queimar as bandeiras dos estados. Passou a dizer que o Brasil só tinha uma bandeira, que era a bandeira do Brasil.
Então, ninguém podia exibir mais a bandeira dos Estados; se levasse, multa ou ia para a cadeia. Então, era uma centralização exagerada! Olha, descentralização que é o certo, não centralização!
As entidades regionais têm o direito de ter suas leis, seus costumes e tal. Luiz Henrique, obrigado pela sua contribuição. O professor fala que o constitucionalismo luso-brasileiro é de base centralista.
Isso é verdade, é algo parecido com centralidade. Não tem essa lenda. O estado português era altamente descentralizado.
Então, por exemplo, Macau fica lá, na coluna chinesa, na China, e tinha ampla autonomia para fazer o que queria. Aqui no Brasil, é muito gigante. Não tinha como comandar tudo centralizado.
Esse é um mito; era totalmente descentralizado. Gabriel, muito obrigado pela sua contribuição. Sim, é verdade que o Getúlio Vargas sofreu muita influência do darwinismo, né?
Então, ele associou muito o positivismo por ser iluminista e também achar que a humanidade está sempre evoluindo para melhor. Tem um lado darwinista, né? O Getúlio Vargas foi muito seduzido pelo darwinismo.
Então, a centralização é um erro. Tolerar liberdades locais e regionais em favor de uma centralização é um grande erro. Na realidade, essa é, quando eu falei que o Getúlio Vargas é o pior governante, pois se eu fosse ver o pior ponto, é esse excesso de centralização.
O bom seria com estados com autonomia, descentralização, né? Outro legado ruim do Getúlio que entra nessa linha é o estatismo, né? Tudo é estatal.
Então, criar uma ordem econômica de estado é um erro. As nações mais ricas do mundo são na verdade pela livre iniciativa e não com estado grande gerenciador de tudo, né? Também, outro lado negativo é a CLT, né?
A CLT tem uma grande polêmica, né? Porque a maioria que for ver, aí, os que são críticos do Getúlio vão dizer que a CLT tem características fascistas. Só que, se você for honesto e dizer que não é bem assim.
Já antes do Getúlio, tinha muita influência positivista, castelista e São Simão na CLT. Fora que alguns disseram que a CLT é cópia da carta de trabalho, mas não é cópia. Então, isso me parece, não dá para rastrear a CLT com base na carta da lavoura.
Parece uma análise mais correta. Bom, mas o fato é que nasceu a CLT, e essa CLT do jeito que foi feita é uma trava para o Brasil, né? Porque ela limita as ações empreendedoras e acaba sendo muito empregada, porque aí, sendo tudo travado, não gera muito emprego.
E aí, fica do jeito que está. Os Estados Unidos não têm esse problema; tem muito mais ricos que o Brasil. Outras nações também são mais ricas que o Brasil.
O que gera riqueza para as nações é a livre iniciativa, com poucas regras, pouca tributação e pouca legislação trabalhista, que só restringe. Esse também é um trampo no Brasil, outra herança do Getúlio Vargas, né? Então, outra herança é o estado babá, o estado que quer tomar conta das pessoas, cujo principal exemplo é o MEC, o Ministério da Educação, né?
É um desastre. Então, não deveria ter MEC, porque o MEC, então, aquele que detém o governo vai colocar a agenda no MEC. Então, qualquer agenda hoje do MEC é uma agenda.
. . Comunista!
Se não tivesse MEC, a penetração comunista nas escolas seria menor, óbvio. Bem lembrado! Qual é o negro?
Legalizaram aborto em caso de violência contra a mulher, né? Então nós vamos, então, centralização do Estado, estado babá, estado fora! O Sindicatos pelego, CLT, centralização.
E depois, não é certo você aprender as pessoas, libertar o direito à defesa e torturar as pessoas. Não é certo censurar os outros sem razão. Então, isso não é certo.
O DIP, houve tortura, houve gente que foi perseguida, houve gente que foi morta. Ninguém sabe o número, né? Ninguém sabe, nunca diz um número.
Não foi muito alto, mas teve gente que morreu nos porões antes do DIP. Teve o top, não é top, depois do DIP, né? Então, teve gente que morreu ali nas cadeias na época do Getúlio Vargas.
Então, isso não é certo; não é uma coisa assim bonitinha. Não é certo fazer essas coisas. Então, eu gostaria de perguntar para os que são getulistas, aí, fanáticos: acha certo aprender, o Gilberto Freire, fazer censura no Estado de São Paulo, torturar os outros e limitar o direito de defesa?
Você acha que isso é certo? Não é só isso. Só esse dado aí das torturas, das prisões arbitrárias, das mortes já dá para ver que o Vargas já não era grande coisa, né?
E aí, depois, essa centralização, esse estado babá, essas coisas. Há um outro mito: é o mito da industrialização, né? Então, eles falaram assim que antes o Brasil.
. . Ah, e também tem o mito da legislação trabalhista.
Então, eu disse que ele começou com toda a legislação protetiva contra o empregado. Não é verdade! Já teve nos anos 20.
Segundo que ele foi o responsável pela industrialização no Brasil. Quem diz isso não conhece a história. A industrialização do Brasil já tinha começado antes.
O Brasil estava em franco desenvolvimento, boa parte do capital do café. O que o Getúlio Vargas fez foi piorar a industrialização, ao colocar tudo na mão do Estado e gerar monstros gigantescos. Seria melhor se estivesse na mão dos empreendedores.
Só na realidade, o jeito dele atrapalhou o processo de industrialização do Brasil. Então, é por todos esses fatores que eu sou contra o Getúlio Vargas. De longe, ele não só não foi o melhor governante, como eu vejo o aspecto da centralização como altamente negativo.
Eu sou um defensor da descentralização, como eu sou contra a CLT, como eu sou contra tortura, sou contra censura profissional. A gente podia estar falando aqui. Então, para mim, por isso, que ele foi o pior presidente!
Ele é o que gerou mais impactos no futuro. O Brasil de hoje ainda é um Brasil getulistas, porque o Getúlio Vargas gerou mais efeitos no longo prazo. A CLT está aí para atrapalhar a vida de todo mundo.
O estado babá está aí, o mac (Mac) está aí, o estado gerentão está aí, a centralização está aí. Então, por essas razões, para mim, ele foi o pior dos presidentes do Brasil. E depois ele volta, né?
Ele foi deposto em 45 e aí ficou? Disse que nunca mais ia voltar para a política. Voltou lá para o Rio Grande do Sul, aí ele próprio fomentou a volta dele e, nos bastidores, foi candidato e venceu.
Então, aí que vem um grande momento, né? Que é um momento que eu gosto muito da história, que é quando surge a figura do Carlos Lacerda, que é uma das figuras mais interessantes que apareceram no Brasil. Carlos Lacerda!
Não que eu concorde com tudo que ele fez. Ele também fez muita coisa errada; também perseguiu pessoas. Não, não no livro do Getúlio Vargas, mas lá na Guanabara, quem fosse contra ele era demitido, perseguido; acabava a política da pessoa.
Era um antigo cancelamento, né? Mas ele tem um aspecto de valentia, de ser totalmente contra todo mundo! E aí, o governo foi contra, se tornou um anticomunista ferrenho e se tornou contra o Getúlio.
Então, ficou uma questão de uma grande perseguição. Foi perseguido pelos militares, né? O Carlos Lacerda, líder da direita, comunista, foi perseguido pelos militares.
Não foi só não pegaram comunistas, né? E o Carlos Lacerda, aliás, o Filinto Miller também serviu com os militares. Também não que serviu, foi o Francisco Campos.
Perdão, Chico Ciência que serviu o Francisco Campos. Ele também foi um dos… agora eu não lembro, também serviu, né? Então, aí, nesse quando o Getúlio volta, né?
Em 50, aí ele sofreu uma oposição violenta do Carlos Lacerda. Nessa ocasião, tem o movimento "Petróleo é nosso", aí também criaram gigantes da Petrobras. Podia ser livre iniciativa, né?
Aí vem mais um trambolho estatista, estatal. Aí, então, o Getúlio tinha ódio do Carlos Lacerda e foi feita uma trama. Ninguém provou que o Getúlio Vargas teria mandado matar o Carlos Lacerda.
Ficou só no guarda-costas dele lá, o Gregório Fortunato. Então, Gregório Fortunato mandou matar o Carlos Lacerda. Carlos Lacerda foi ferido na perna e o motorista do Carlos Lacerda foi morto.
Aí, o Brasil entra em convulsão, começa um processo contra o Getúlio, um processo de impeachment. E então, no dia 8 de janeiro, né? No dia 8 de janeiro, ele se matou.
E aí, na carta que ele deixou, saiu da vida política para entrar na história, né? Lembro que, como nós estamos aí na quarta-feira, vai ser o dia 7 de setembro. Então, estamos aqui numa promoção no canal.
Até o dia 7, quem assinar a Escola da Verdade Histórica ganhará "1822: A Separação do Brasil", de minha autoria. Não estou com ele aqui no momento para mostrar. Então, quem comprar até o dia 7 de setembro, aí, vai ganhar como bônus o livro "1822: A Separação do Brasil".
E mais, estamos aí com outra promoção que é vender. . .
O curso de História do Brasil, né? De modo autônomo, mais o livro 1882 até o dia 7. E aí, no dia 7, a gente fecha o carrinho para venda do curso História do Brasil.
O escola da Verdade Sora vai continuar sendo vendido normalmente, mas sem o bônus do livro. Então, nós estamos vendendo dois cursos, até com promoção, até o dia 7. Aí, a história do Brasil se encerra dia 7.
A VH continua porque está no modo perpétuo, mas acaba o bônus do livro. Agora, vamos às algumas questões. Aí, Luiz Henrique, fora a indução da economia keynesiana no país que está em todo vigor?
Sim, claro! Essa é o desenvolvimento, né? É uma tragédia.
A pessoa não percebeu que não funciona. Olha, quando é que vão perceber que é um estado menor que a livre iniciativa? Que é estimular corpos intermediários, estimular o regionalismo, algum setor municipalista?
É uma tradição lusitana também. Depois, dizem que a dinastia de Avis era centralizadora, fomentaram o municipalismo, marcar o Goa, Tanger e outros locais, né? Então, quando é que vão entender isso?
Não fica o estado gerentão, aquela visão, aquele sofismo de investimento na fase anticíclica. Olha, é um desastre esse negócio do tênis, acabou com a economia. Obrigado por sua contribuição.
Eu só. . .
parabéns! Suas colocações são extremamente necessárias. Ele foi responsável pelos são dos bons das ferrovias.
Ninguém sabe dessa história. Fica me. .
. Deus usando ela. É do bonde.
Eu não sabia e soube outro dia que me enviaram. Se essa pessoa tivesse aí, podia se manifestar que eu queria dar os créditos para ela. Fiquei muito interessante a questão do bonde.
O bonde começou a morrer com Getúlio Vargas. Bom, temos muita pergunta aqui, não vai dar para responder todas. Vamos ver.
É boa pergunta! Podemos dizer que o peronismo era equivalente a Getúlio Vargas na Argentina? Tem pontos parecidos, tem pontos diferentes, obviamente.
Eu acho que o peronismo lá, o varguismo. . .
o que ficou de valer isso como movimento político, né? Ficou trabalhista, já tinha antes, né? Numa criação do trabalhismo no Brasil.
Acho que dependeu mais do castelismo, do positivismo, do que propriamente do comunismo, alguns dizem. Mas lá ficou mais forte como movimentação política. Tanto é que existe o peronismo até hoje, não existe o varguismo.
Hoje existe uma herança meio vaga no estado: CLT, é merca, etc. Mas operou lá como figura, ficou mais forte na Argentina do que por Getúlio. Eles têm pontos em comum.
Outro ponto em comum é uma visão excessivamente urbana, né? Foi o Getúlio Vargas que, Getúlio Vargas odiava a aristocracia rural. Então, ele tinha que fomentar a cidade, a vida citadina, as URBS, as cidades, etc.
e tal. Uma visão exagerada, já que não é uma coisa orgânica. Ele é forçar a pessoa a pensar, uma coisa tá errada.
E no domingo, Perón também não se revoltou um pouco contra as oligarquias, na aparência, né? E comentou em um ambiente também urbano. Então, outro ponto em comum entre eles.
Mas sim, um paralelo que dá para ser feito. Então, o municipalismo é uma coisa, herança portuguesa é o Brasil. Então é aquela velha figura, né?
Como é que chama? O local, o regional, né? E a união, a nação.
Esse que seria o modelo perfeito, é uma determinada as regras que valem só por uma cidade, um conjunto de cidades no estado e depois para a nação, bem descentralizada. Não é inteligente. Perseguida quase, falei Gilberto Freyre, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Euclides Figueiredo, Júlio Mesquita.
Eu dei nome a todo mundo. Pode discutir. Fábio, outro, Lula.
. . sim, o Filinto Müller era um horror nas histórias, que ele gostava do Rio.
Depois, ó, se o pessoal elogia o Getúlio, elogiou um fulano. . .
como é que aceita Filinto Müller como ministro? Horroroso. Chico Ciência, Francisco Campos, né?
Eu gostava de Capanema, pior que o outro. Sem o Getúlio, mandou queimar café, assim, eu não falei que ele piorou. Ela é no sentido de não deixar com a livre iniciativa.
São cálculos que a gente não consegue fazer. Mas é mentira que ele iniciou o processo de industrialização. A industrialização já estava em vigor.
Realmente, aqui em São Paulo, na década de 10, 20, já teve protesto em beira de fábrica que fica falando que o Getúlio que fez, começou a industrialização. É mentira histórico que ele fez e direcionou o processo de investimento industrial por estado. Isso foi um erro.
É isso que estou comentando, não era mais autoritário que os militares do regime militar. E o Costa e Silva, não? Alex, eu discordo totalmente.
O governo, no geral, ele não foi assim centralizador no sentido do Vargas. O prazer é extremamente descentralizado na coluna, por uma razão simples: não tinha como centralizar o tamanho do Brasil. Aqui em São Paulo, os homens bons da terra que mandavam.
A primeira câmara municipal das Américas foi a Câmara Municipal de São Vicente. Eles que mandavam lá, não receberam ordem. Até chegar uma ordem da Bahia, em São Vicente, já era isso.
Era um estado altamente descentralizado. Quem mandava lá, na Santarém, no Amazonas, eram os dados e tudo lá. Então, o Brasil era totalmente centralizado.
A figura do governador, do governo-geral, não centralizou o Brasil da forma como nós estamos lendo aqui com o Getúlio Vargas. Sim, verdade. Bom, uma coisa que se lembrou bem: André Leal, Santa Catarina, na cidade de Araranguá.
Existe um campo de concentração, ficaram descendentes de alemães e italianos presos, Amando de vaga, japoneses também sofreram muito. A Alemanha chegou a ser presa injustamente, inclusive meu avô defendeu um desses alemães que foram perseguidos injustamente porque ele tinha um rádio. Veja só!
Foi preso porque tinha um rádio, era alemão. Então, essas coisas, absurdo de perseguição: japonesa, alemã, italiana, isso aconteceu. Eu lembro o caso da família, meu avô defender um alemão, Osvaldo Aranha nas relações, é ela.
Era missíssimo do Getúlio Vargas já. Desde o tempo do Rio Grande do Sul, ele era ligado às relações internacionais, né? Ele ficou famoso quando presidiu a ONU na criação do Estado de Israel.
Lá em Israel, tem até uma praça com o nome dele, né? Oswaldo ainda foi, acho que, o brasileiro mais popular quando ele presidiu a ONU. Então, eu não acredito.
O pessoal disse que o Getúlio Vargas era um ditador. Ele era mais cerimonioso e castilhista do que fascista. Obrigado pela contribuição, mas olha aí que comentário!
Eu sei que você é fã do Getúlio, é fã do Francismo, né? Podemos dizer que ele mudou. Era.
. . ele era.
O jeito de ser dele era muito mais para a Alemanha e Itália do que para os Estados Unidos, né? Inclusive, ele contava lá com muita gente de Hermanofre no gabinete, mas, infelizmente, ele mudou de lá. Floriano Peixoto foi um grande ditador mesmo.
Falando horroroso, segundo presidente do Brasil, figura horrorosa. Então, não falei que o Getúlio Vargas apoiava integralistas; falei que tinha alguns membros dele que, no início, tinham se partido pelo movimento integralista. Assim haja visto, o Capanema foi um que tinha lá um, pelo menos um movimento que ele criou, lá, era muito parecido com integralista, mas depois ele perseguiu.
Não falei que ele era favorável. Andrews Leal Vargas mandou queimar as bandeiras dos estados e proibiu os hinos nacionais. É isso mesmo.
Então, o motivo do Getúlio mudar de lado não foi promessa do. . .
não foi usina nuclear, foi a CSN, né? Inclusive, teve submarino alemão que afundou navio americano. E depois não era todo mundo que era pró-Alemanha no governo dele.
No Brasil, tinha outros que eram contra aquilo. Não, Júlio Prestes não fez. .
. não, Júlio Prestes foi o que perdeu. Ganhou a eleição, mas foi impedido de tomar posse, então não tô a par disso.
Boa questão. Campanha de desarmamento promovida por Getúlio? Não tô a par, mas boa questão essa.
Bom, vamos ficando por aqui, né? Muito obrigado pela presença de todos. É só uma questão aqui, por uma questão de justiça, foi o Mozart Rosa que me enviou um texto interessantíssimo dos bondes, né?
Porque eu gosto muito de bonde. Eu não andei de bonde aqui porque não andei de bonde, só no exterior. Lamento muito o Brasil não ter mais.
E um Mozart Rosa me mandou um texto interessantíssimo sobre os bondes que começaram a acabar com o Getúlio Vargas. Eu tô falando que o Getúlio Vargas era um gênio político. Bom, ele era mesmo.
Ele era. . .
nunca falei que ele fosse burro. Ele era inteligente, bem esperto, conseguia conduzir as coisas conforme ele queria. Ele era muito competente nisso.
Não falta de eu criticar as políticas dele. Não se. .
. não tem nada a ver dizer. Nunca disse que ele era burro ou incompetente.
Ele era extremamente competente no que ele fazia, extremamente perspicaz e inteligente. Ele era francês, tudo. Então, nunca falei que ele era incompetente ou que ele fosse burro, ignorante.
Pelo contrário, ele era bem esperto, tinha, pelo que você sabe, uma boa cultura e saber. Politicamente, ele era extremamente competente. O problema foi a aplicação disso.
Você acha que eu vi uma boa solução? Claro, né? Esporte baratíssimo.
Ricardo lá, pertina também é palmeirense, é isso aí, Palmeiras campeão do mundo em '51. Sim, verdade. Sem mudar de assunto, mas Abraham Lincoln é um mito, né?
O mundo vive de mitos. É o mito do Getúlio, aqui, o mito do Perón na Argentina, o mito do Lincoln nos Estados Unidos, e assim o mundo vive de mitos e mitos. Então é.
. . do Barbosa, né?
Até tava querendo conversar com ele. Vamos ver se ele aceita aqui conversar comigo numa live ou mesmo num podcast. Gostaria muito de conversar com ele.
Eu não sou desarmamentista, não. Até armamento em casa não é pertinente ao direito natural. Ninguém pode proibir.
Não é um erro. Essa é uma questão difícil. O profissional até.
. . qual é o melhor presidente que o Brasil já teve, né?
Uma questão difícil, não vou ficar aqui falando mal, né? Entrar em outra polêmica e tal, mas eu já adianto, sou simpático ao governo Dutra, que sucedeu ao Getúlio Vargas. Então, é Leal foi o Vargas, que idealizador do futebol e samba.
Novela na época não tinha televisão, né? Mas tinha novela do rádio. Então, se você incluiu novela.
. . com a novela de rádio, e você tem razão, a novela de rádio era muito popular, e o Getúlio Vargas ajudou a popularizar, desde que as novelas fossem pro regime, claro, né?
Então vamos ficando por aqui. Muito obrigado pela presença de todos. Eu sei que o Temer é polêmico, né?
Mas eu expus aqui minhas razões. Agora, cada um, claro, pensa do jeito que quiser. Cada um é livre para achar que o melhor ou o pior é esse ou aquele, né?
Para mim, porque quando se a gente faz a eleição dos melhores presidentes, do melhor para o pior, vai ter um que é o último. Então, se um coloca lá o melhor, o Lula, e acha que o pior foi o Gás, ou sei lá o que, então o Gás vai ser o pior nessa lista. Então, se a gente pegar a lista de todos os presidentes do melhor, popular, vai ter um que é o pior, óbvio.
Toda a lista vai ser assim. Então, na minha lista, o Getúlio Vargas tá lá embaixo, e o penúltimo, quem seria? Seria o Gás.
O penúltimo da lei seria o Gás. Agora, o outro. .
. não colocar Lula. .
. vão colocar, ele, Temer, Franco, vão colocar de. .
. um colocar, né? Quem sofreu com a hiperinflação na época do Sarney talvez vai colocar o Sarney, né?
Então, cada um coloca a lista, cada um é livre para colocar. Sua lista, né? A minha eu já coloquei; o último e o penúltimo já têm o nome Getúlio Vargas e gás bom.
Então, vamos ficando por aqui. Muito obrigado pela presença de todos. Especialmente, muito obrigado ao superchat.
Muito obrigado pelas questões. Muito obrigado aos inscritos aí no canal, que são inscritos na RH. Muito obrigado!
E a última questão: Rafael, quem seria o antepenúltimo? Aí complicou para o meu lado, tenho que pensar. O último e o penúltimo você com certeza sabe.
Então tá bom, vamos por aqui. Obrigado, boa noite!
Related Videos
Getúlio Vargas (Era Vargas) | Revolução 1930 e  Revolução de 1932 | Estado Novo #14
30:34
Getúlio Vargas (Era Vargas) | Revolução 19...
Se Liga - Enem e Vestibulares
1,231,463 views
RESULTADO DAS ELEIÇÕES 2024 (2º TURNO): análise da votação em todo Brasil
RESULTADO DAS ELEIÇÕES 2024 (2º TURNO): an...
Gazeta do Povo
TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A ERA VARGAS: tá longo, mas vale a pena! (Débora Aladim)
58:17
TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A ERA VA...
Débora Aladim
2,329,566 views
RESULTADO DAS ELEIÇÕES 2024 (2º TURNO)
RESULTADO DAS ELEIÇÕES 2024 (2º TURNO)
Gazeta do Povo - Extras
WASHINGTON LUÍS, O ÚLTIMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA VELHA
22:24
WASHINGTON LUÍS, O ÚLTIMO PRESIDENTE DA RE...
Parabólica
26,679 views
Conheça a face oculta de Getúlio Vargas!
23:04
Conheça a face oculta de Getúlio Vargas!
Marcelo Andrade
56,654 views
Victor Davis Hanson: The Final Case for Donald J. Trump
1:14:20
Victor Davis Hanson: The Final Case for Do...
Robinson Erhardt
5,734 views
SEGUNDO GOVERNO VARGAS (1951 - 1954)
18:34
SEGUNDO GOVERNO VARGAS (1951 - 1954)
Me Explica Essa História
22,612 views
Era Vargas | Show da História
14:44
Era Vargas | Show da História
Canal Futura
17,213 views
JD Vance dismisses taking action against Russia for election interference
10:50
JD Vance dismisses taking action against R...
Face the Nation
5,079 views
História - Aula 03 - República Velha e a Era Vargas
35:19
História - Aula 03 - República Velha e a E...
Aulalivre - Enem e vestibulares
1,462,040 views
Biografia | Getúlio Vargas
5:50
Biografia | Getúlio Vargas
Lili Schwarcz
109,369 views
Segundo governo de Getúlio Vargas (resumo)
13:12
Segundo governo de Getúlio Vargas (resumo)
Conceito Ilustrado
137,276 views
As vozes dos presidentes do Brasil (Washington Luís à Jair Bolsonaro)
15:17
As vozes dos presidentes do Brasil (Washin...
Fundo Eleitoral
385,990 views
ANÁLISE de TODOS os PRESIDENTES da DITADURA MILITAR
32:32
ANÁLISE de TODOS os PRESIDENTES da DITADUR...
Marcelo Andrade
93,879 views
Steve Kornacki: The persuadable voters Trump and Harris are trying to win over
3:57
Steve Kornacki: The persuadable voters Tru...
NBC News
64,581 views
JD Vance comments on John Kelly's Trump remarks
5:56
JD Vance comments on John Kelly's Trump re...
11Alive
33,096 views
COBERTURA ESPECIAL: ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2024 - 27/10/2024
COBERTURA ESPECIAL: ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE...
Revista Oeste
ERA VARGAS (Revolução de 1930) #1
9:57
ERA VARGAS (Revolução de 1930) #1
Se Liga - Enem e Vestibulares
1,546,846 views
Propaganda e censura na Era Vargas
5:51
Propaganda e censura na Era Vargas
Prof. José A. Fernandes
10,067 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com