EXPLICANDO A FENOMENOLOGIA DA PERCEPÇÃO DE MERLEAU-PONTY | Paulo Niccoli Ramirez

48.41k views1997 WordsCopy TextShare
Casa do Saber
Merleau-Ponty criticou e analisou a percepção do conceito de sensação e sua relação com o corpo e o ...
Video Transcript:
e eu queria destacar na minha fala o pensamento de um dos principais filósofos do século 20 na França que eu morri melhor fonte é autor que vai morrer precocemente um pouco antes da década de 60 né vítima de uma embolia pulmonar foi muito amigo de problema Estou ambos chegaram a estudar juntos na sorbonne inclusive ao lado de cima de povoar o que interessa aqui na minha fala em relação a melhor ponte é destacar que ele conduzirá A fenomenologia a um outro patamar O que é A fenomenologia de merleau-ponty a o fenômeno gente meio a ponte
ela é expandir a concepção originária né devia número hoje a que pertence a Rússia eu não filósofo de origem alemã e o Russell ele apresentava a ideia de que a consciência sempre consciência de algo ou seja impossível nós vamos pensar no Senado e são exercícios que se chama de coqueiro e forma que a nossa mente sempre está no interior de um fluxo em que fornece significado e sentido ao portanto essa ideia originária da fenomenologia de husserl Ou seja é uma ideia e representa uma filosofia da consciência e uma filosofia da consciência que Buzz buscaria demonstrar
e existe um cheiro um ser que sempre é representa a consciência de água é A fenomenologia então afirma que a consciência sempre consciência de algo isso que se chama de intencionalidade ou a grande estratégia era as duas obras fundamentais desse autor primeira delas eu destaco A fenomenologia da percepção e também numa obra inacabada e publicada postumamente chamado visível e Invisível em uma outra obra também mas acabada porém publicada Depois da sua morte chamado olho espírito o que eu beber ou Ponte Vai tentar fazer é mostrar que essa intencionalidade em husserl Só existe de um pouco
de vista mental ela existe também de um ponto de vista corporal o tampo o corpo também representa uma intencionalidade ou seja o corpo é consciente o corpo ele apresenta assim é uma série de tecnologias digamos assim que são os nossos cinco sentidos é o olhar Paladar a visão olfato Tato enfim e esses cinco sentidos ele se articulam com a nossa mente dando um significado um tão próprio melhor motivo aqui é uma expressão é interessante que se chama senciente é a consciência dos Sentidos e significa que me loponte retira o corpo de um afastamento que foi
causado desafio ilosofia grega com Platão quando Platão estabelece um tipo de filosofia ao lado de Sócrates em que o corpo é fonte de erro ignorância Aliás o corpo ao longo da história da filosofia sempre foi muito menosprezado né talvez com esse limite a Epicuro e também Espinosa são autores que é em momentos diferentes da história defender um corpo como uma fonte de conhecimento Diferentemente desses autores né que o melô ponte boa parte da história da filosofia acabou observando no corpo o mesmo utensílio né muitas vezes submissa a mente a razão outras vezes monte de erros
de ignorância como queria o próprio Platão na idade média o corpo resultava sim numa concepção pecaminosos a né o corpo tira o pecado os vícios etc então um aeroporto durante o século 20 ele trará um outro estatuto outro status a corporiedade a ideia de melhor pode portanto é demonstrar que o corpo ele é fonte de conhecimento o corpo ele tem uma intencionalidade o corpo penso corpo se articula com a mente todos os hindus significado e sentido ao mundo e de nós vivemos então de fato essa ideia né na fenomenologia da percepção vai ser chamada de
um corte do Tácito né pelo menos o ponte o mesmo ele busca demonstrar que esse cogito ele é corporal também né enquanto que outras filosofias né que defendem a mente como fonte de verdade do conhecimento verdadeiro como as filosofias platônicas a filosofia cartesiana o mesmo a filosofia de husserl né que dão uma sobreposição em uma supervalorização da mente né da Razão do Código Da Alma do ser sobre o corpo o corpo é uma mera máquina na visão de kart por exemplo uma máquina obediente a mente comê-lo ponte vai mudar esse estatuto né mostrando que o
corpo ele tem intencionalidade os nossos sentidos eles são responsáveis sim pelo conhecimento por isso que ele vai escrever o olho e o espírito é uma obra em que entre os artigos os textos que estão ali presentes a um texto sobre cézanne e uma das discussões que surgem na abordagem sobre cesania que o próprio cezanne refletir sobre a sua atitude do pintar e o que o sezane pintor perceberá é que não se pinta apenas com a mente se pinta com cor a obra estabelecida no ato da pintura né veja o que acontece agora comigo eu não
penso para falar eu penso enquanto falo assim como uma mão ou Encosta na outra é difícil a gente perceber quem é o sujeito tem objeto esta relação que existe entre o corpo e a nossa mente ou seja ao intercâmbio uma conexão eu tinha um Belo Horizonte vai chamar de karnaugh o visível invisível e a carne não é só o corpo né a carne representa esse esquema corporal e de todos os sentidos de uma maneira sinestésica trocam suas percepções no mundo suas tecnologias sensoriais entre si de modo que eu posso dizer perfeitamente o meu olho ele
tá tem o mundo o meu tato ele enxerga a realidade Assim como meu o fato permite perceber quem está chegando o que se vai assim como o som sapato de repente de uma pessoa que chega a próxima então meu potinho e tenta de fato modificar radicalmente a ideia que se tinha do corpo até então na história da filosofia acerto que tem o contribuições não também do bit do Espinosa de Epicuro o melhor. E tenta ir além porque ele vai mostrar que o corpo é fenomenológico assim como Russell nos dizia que a consciência sempre consciência de
algo o corpo é sempre consciência de algo também na verdade ele é sencientes que seria o que a consciência dos sentidos a consciência dos Sentidos mostra que nosso corpo ele sempre através das suas percepções das significado do mundo catur um e portanto é impossível a gente separar digamos assim o corpo da Alma corpo ele é inteligente não é por acaso que o melhor pontinha é muito lindo né Por preço por profissionais da dança profissionais do teatro afinal de contas o corpo expressivo é um exemplo pra gente entender isso direito só linguagem de sinais não sei
se vocês sabem disso mas por exemplo quem estuda libras o mesmo linguagem sinais de outros países sabe muito bem que existem só Takes corpo o corpo ele também fornece significado as outras pessoas ao ou está integrado ao mundo está integrado a percepção dos outros indivíduos de forma que a maneira como um Paulistano né articula sua linguagem corporal no caso a linguagem de sinais não será a mesma forma Idêntica como repente um carioca ou faz um Francis um parisiense em Londrina ou algo do tipo que significa que o corpo expressivo o corpo foi intencional o corpo
é fenomenológico porque ele fornece significado o mundo nosso corpo inteligente é isso que virou ponte começa a nos mostrar né É uma situação muito curiosa na obra chamada fenomenologia da percepção quando o melô ponte ele nos mostra que um certo cientista europeu no século passado ele havia inventado óculos para se enxergar de ponta cabeça e a ideia que havia até então com de kart de Carlos Furquim Descobri um livro chamado de óptica e nós enxergamos de compra cabeça na verdade né os raios luminosos fazem com que a imagem se forme de ponta cabeça no nosso
na nossa retina vai segundo de Caju seria a mente a vou fazer aqui nós enxerguemos normalmente ou seja o posto mas o melhor Ponte Vai contestar essa ideia nos dizendo que quem faz a gente enxergar direito não é somente mas o corpo também como que melou a ponte vai chegar a esta conclusão exatamente um livro referência a um determinado o cientista que você agora pouco que elaborou um óculos que o fazia enxergar de ponta cabeça experimento era mais ou menos esse né que deveria ficar um longo tempo um óculos sem retirá-lo para nada fosse para
acordar para tomar banho e nenhum momento este cientista deveria tirar o óculos Ela também de para ver o que acontece com a nossa percepção no começo foi uma tragédia esse experimento ao beber água derrubava na cabeça a tropeçar em tudo o que era Campo mas curiosamente depois de algumas poucas semanas esses cientistas em retirar o óculos a corda numa bela manhã e ele começa a enxergar tudo normalmente ainda que o óculos o fizessem enxergar pelo menos os olhos normais como os nossos montar cabeça acabar o experimento enxergando entre aspas normalmente tal como nós esse cientista
ao retirar os óculos Como eu faço aqui agora ao retirar o óculos ele estava enxergando tudo de ponta cabeça ele passa para o mais algumas semanas para que Ele pudesse enxergar normalmente mas é mas a conclusão de Belo Horizonte a seguinte não é a mente que organiza a maneira como nos enxergamos não é a mente sozinho pelo menos é a mente com corpo o que faz de fato nos enxergávamos tal como nos enxergamos É de fato uma simbiose o melhor uma inter-relação um esquema corporal que relacionamente corpo Então nós não somos apenas uma substância pensante
o código Como dizia de kart na verdade esse cozzi Tu vai dizer o mesmo o ponteiro está no corpo me locomotiva chamar a isso de um ser selvagem um ser vertical um ser dotado de uma carne e essa carne faz com que a nossa presença do mundo devo a ser entendida por uma articulação profunda e corpo e alma ou se a gente os nossos sentidos e a nossa mente de forma que o corpo a extensão da mente a mente a extensão do corpo talvez seja por isso mesmo que muitos deram cientistas chamem as células os
olhos chamadas de cones e bastonetes elas são muitas vezes chamada de neurônios né é como se se fosse um posto avançado da mente mas essa regra não vale a pena se apenas para os olhos mas para todo o corpo então aqui minha minhas mãos nesse instante eu tenho parte da minha mente e mão da literalmente e vice-versa as minhas mãos estão na minha mente e forma que não se deve separar corpo de ao nosso corpo ela é sempre intencional ele está sempre sentindo algo mesmo agora eu sentado na cadeira eu sinto meus pés no chão
eu sinto minhas mãos sobre a caneta está também agora na minha outra mão né os meus pés em todo o meu meu corpo ele tem uma intencionalidade sobre o então assim que me loponte nos deu o novo status a corporiedade o corpo não é uma máquina dependente da mente o corpo não é fonte de erro de ignorância muito menos de Pecado o corpo faz parte da nossa humanidade o corpo intencional obra que esse pensamento vai influenciar muito outro filósofo francês chamado Michel C ah e tem dois livros extraordinário chamado cinco sentires e também variações sobre
o corpo em que de fato o corpo ele se articula com a mente eo corpo é uma poesia corpo é uma obra de arte e também autor de obras de arte por isso que melhor ponte se debruça sobre as artes plásticas primeira pintura Michel serres falará também do Teatro e da dança e de fato quem dança e quem é profissional da área o mesmo que não seja sabe que o corpo produz significado gostou desse vídeo Então aproveite porque tem muita coisa boa te esperando aqui inscreva-se e E aí [Música] E aí [Música]
Related Videos
MERLEAU-PONTY: FILOSOFIA E PERCEPÇÃO | FRANKLIN LEOPOLDO E SILVA
6:17
MERLEAU-PONTY: FILOSOFIA E PERCEPÇÃO | FRA...
Casa do Saber
114,076 views
O EXISTENCIALISMO E A CONDIÇÃO HUMANA | Paulo Niccoli Ramirez
14:59
O EXISTENCIALISMO E A CONDIÇÃO HUMANA | Pa...
Casa do Saber
21,830 views
Eduardo Benvegnir fez o curso Técnico em Manutenção Automotiva no Senai Paraná
2:17
Eduardo Benvegnir fez o curso Técnico em M...
Canal da Indústria
43 views
MERLEAU-PONTY EDITADO
7:54
MERLEAU-PONTY EDITADO
Ruth Cecily
57,586 views
Carl Jung's Synchronicity: meaningful patterns in life
27:58
Carl Jung's Synchronicity: meaningful patt...
OurTimelessWisdom
648,913 views
Fenomenologia: um trajeto de Husserl a Heidegger
16:40
Fenomenologia: um trajeto de Husserl a Hei...
Débora Inácia Ribeiro
4,092 views
A CAUSA DE SI E DE TODAS AS COISAS | Fernando Dias Andrade
10:38
A CAUSA DE SI E DE TODAS AS COISAS | Ferna...
Casa do Saber
417,324 views
Corpo e corporeidade: de Mauss a Bourdieu e Merleau-Ponty
15:59
Corpo e corporeidade: de Mauss a Bourdieu ...
Saber cotidiano
4,416 views
Merleau-Ponty, The Phenomenology of Perception
12:38
Merleau-Ponty, The Phenomenology of Percep...
Overthink Podcast
145,502 views
O que é a angústia real? - Christian Dunker
12:52
O que é a angústia real? - Christian Dunker
Casa do Saber
9,607 views
A FENOMENOLOGIA E A EXISTÊNCIA DE SER | Paulo Ramirez
12:31
A FENOMENOLOGIA E A EXISTÊNCIA DE SER | Pa...
Casa do Saber
31,124 views
A REPÚBLICA DE PLATÃO por MAURÍCIO MARSOLA | Casa do Saber
27:19
A REPÚBLICA DE PLATÃO por MAURÍCIO MARSOLA...
Casa do Saber
717,728 views
A OBRA CLÁSSICA DE LÉVI-STRAUSS | Paulo Niccoli Ramirez
26:49
A OBRA CLÁSSICA DE LÉVI-STRAUSS | Paulo Ni...
Casa do Saber
32,983 views
A FENOMENOLOGIA [FILOSOFIA NÍVEL HARD 🔥]
20:55
A FENOMENOLOGIA [FILOSOFIA NÍVEL HARD 🔥]
Mateus Salvadori
12,288 views
MAURICE MERLEAU-PONTY: PERCEPÇÃO, CORPO E LIBERDADE | PROF. CRISTIANO
10:47
MAURICE MERLEAU-PONTY: PERCEPÇÃO, CORPO E ...
Saber em Foco
7,352 views
Como ter tesão pela vida? - Clóvis de Barros Filho
50:58
Como ter tesão pela vida? - Clóvis de Barr...
Casa do Saber
11,889 views
O CONCEITO DE MODERNIDADE NASCEU OBSOLETO | Paulo Niccoli Ramirez
15:44
O CONCEITO DE MODERNIDADE NASCEU OBSOLETO ...
Casa do Saber
26,623 views
"Merleau-Ponty e a obra de arte", por Marilena Chaui
1:13:54
"Merleau-Ponty e a obra de arte", por Mari...
IEF - Instituto de Estudos Filosóficos
5,326 views
PARTE I - Introdução à Fenomenologia e a Psicologia Fenomenológica
37:56
PARTE I - Introdução à Fenomenologia e a P...
Prof. Tommy Goto - Psicologia Fenomenológica
163,638 views
COMO DIRIGIR SUA VIDA DE ACORDO COM A NATUREZA | Mauricio Marsola
11:11
COMO DIRIGIR SUA VIDA DE ACORDO COM A NATU...
Casa do Saber
463,997 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com