Na Íntegra - Yves de La Taille - A Psicologia do Desenvolvimento

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Entrevista com Yves de La Taille (Instituto de Psicologia - USP) Programa complementar ao curso de P...
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a moral é um conjunto de regras e princípios que regulam a convivência a nossa relação né relação entre duas ou mais [Música] pessoas eu tentei Eu acho que eu consegui razoavelmente bem juntar as duas perguntas que vida viver que parece ser uma questão não individual como ser feliz com a questão moral Parece duas coisas diferentes e eu não acho não creio que seja se junta [Música] primeira pergunta da psicologia do desenvolvimento é determinadas determinados aspectos psicológicos a linguagem a moral a matemática Seja lá o que você pensar é mera aprendizagem ou seja mera a palavra
não se aplica muito a mera Coitada da aprendizagem mas enfim eu aprendo aquilo lá e e se torna patrimônio meu ou passa por um processo que é identificável por várias etapas Então vamos tomar o exemplo da moral pega lá uma pessoa que tem senso moral ela adquiriu esse senso moral num determinado momento da vida dela ou esse senso moral é uma construção paulatina é uma evolução se for uma evolução se passar por várias fases é desenvolvimento se não se for apenas uma coisa que a pessoa adquire e se torna patrimônio dela então então não não
é desenvolvimento a pergunta do desenvolvimento é existe um processo identificável que passa por várias etapas para que uma determinada capacidade humana eh seja realmente um patrimônio da pessoa se tiver então a psicologia do desenvolvimento podia se dizer que a psicologia do desenvolvimento é uma espécie de embriogênese da da da psique né Se você pegar embriogênese n que estuda desde a concepção a evolução do feto psicologia do desenvolvimento tem a mesma pergunta só que do ponto de vista da psicologia do mental É ISO a pergunta da Psicologia de desenvolvimento é essa agora para várias áreas né
não existe o desenvolvimento desenvolvimento motor cognitivo da linguagem da escrita moral daidade assim por Dios no caso da teoria uma teoria específica não é única teoria da psicologia do desenvolvimento para ele a lógica do desenvolvimento é a busca do equilíbrio equilíbrio implica adaptação l'é je défin ter non pas en ter de balance de Force mais en d'autor sybr SY er les exc sont compens ET ca Il a plus envie d'aller de l'avant ce moment Il a plus envie de sortir de lui-même ah mais non c'est pas un équilibre statique balance immobile condu as pessoas desenvolvem
determinadas habilidades competências formas de pensar é porque o meio desencadeia a necessidade de criar essas formas para cont do Meio portant para para se adaptar então a teoria da equilibração uma teoria que valiria para todo e qualquer área do desenvolvimento bom agora determinadas quer dizer cada área tem a sua lógica própria tem a sua história própria Mas que que é interrelacionado com outras áreas acaba sendo né um exemplo para que não fique muito abstrato afetividade eh afetos existem desde que a criança nasce desde desde o bebê tá certo mas por exemplo conservação de afeto ou
seja né uma coisa eu tenho uma simpatia passageira por você mas depois essa passou passou mas eu posso digamos ter um respeito por você a despeito de eu ter simpatia mais ou menos naquele momento no outro então eu preciso conservar a minha relação positiva se eu posso me expressar assim com você essa conservação de afeto acaba ocorrendo mais ou menos quando há conservação do ponto de vista lógico noção de conservação Então as coisas vão juntos são articuladas eh o princípio geral sempre na teoria piagetiana é a teoria da equilibração essa ideia de equilibração Mas claro
que cada área tem a sua especificidade tanto que se estuda se estuda cada área e você pode ter desenvolvimentos que não ocorram exemplo alfabetização existe um processo de desenvolvimento da alfabetização mas só vai ocorrer em pessoas que estão no mundo Alfabetizado ou então que Estão interessados em se alfabetizar numa sociedade não alfabetizada somente oral não vai ter desenvolvimento da alfabetização evidentemente tá cer agora o desenvolvimento da alfabetização claro que acaba tendo relações com outras áreas talvez a área que mais se relacione com todas as outras é a área da cognição Porque contrariamente que muita gente
pensa a cognição o juízo interfere em tudo notadamente na afetividade né te dar um exemplo eh se você vir uma criança chorando porque perdeu o sorvete Provavelmente você vai sentir compaixão um sentimento digamos espontâneo se você vir um homem lá dos seus 30 anos chorando porque perdeu o sorvete Provavelmente você não vai sentir compaixão a tendência será até sentir desprezo por quê Por que a compaixão aparece no caso da criança e não aparece no caso no casao do do homem do adulto é porque existe um juízo né que nos faz achar legítimo uma criança se
desesperar por a perda de um sorvete e não achar legítimo um homem fazer a mesma coisa um adulto fazer a mesma coisa compensação Se você ficar sabendo que esse adulto tem problemas mentais problemas x y z que o torna M um infantil aí você pode sentir compaixão por esse adulto também então um exemplo Como o próprio juízo regula a afetividade né então o o juízo é o que mais se articula com as outras áreas né mas da área estudada com a sua não é o fato dela se se articular com outras que faz com que
Você estude tudo de uma vez só não você se especializa em vários em vários Campos dizer que é integrado não significa que não possa ser estudado em parte senão a gente cai num olismo perigoso e e a ccia não trabalha assim são temas são temas Então os temas por um lado nos vem de de há muito tempo então muito tempo os homens identificaram identificaram uma dimensão no ser humano que é a dimensão da afetividade Então vamos estudar a paixão como se dizia antigamente Vamos estudar o desenvolvimento da afetividade há também séculos e séculos que a
parte racional lógica do homem é um tema que a filosofia tratou muito então se estuda o desenvolvimento cognitivo tá certo moral é a mesma coisa moral é um tema antiguíssimo Então se estuda o desenvolvimento moral tem áreas que nos vêm da história da filosofia né moral afetividade eh cognição tem outras que nos vê digamos de de de mais recentemente por exemplo desenvolvimento psicomotor tá né a ideia de trabalhar o corpo e a ideia de que existe uma relação entre a motricidade e a psí já é uma ideia uma ideia mais recente mais recente ainda por
exemplo o desenvolvimento da alfabetização Emília Ferreiro entendeu que a gente nunca tinha pensado nisso muita gente não tinha pensado nisso e ela fez a hipótese que até isso que até essa coisa que parece mais precisa sofre no desenvolvimento tá Rigor classicamente psicologia desenvolvimento trabal com desenvolvimento cognitivo conhecimento razão inteligência desenvolvimento afetivo Desenvolvimento Social das relações sociais e desenvolvimento motor psicomotor agora cada uma delas podem ser desmembradas então por exemplo na socialização do Desenvolvimento Social você tem por exemplo o desenvolvimento da amizade né as relações de amizade não são as mesmas dependendo da idade da criança
a moral por exemplo né a moral é uma relação que pressupõe determinadas princípios e regras é uma subárea e do Desenvolvimento Social cognição pega no próprio que você citou na cognição você pode fazer análise do desenvolvimento das mecanismos da Inteligência Mas também você pode fazer um estudo dos conhecimentos que a criança produz e das diferenças entre essas Produções uma idade de uma idade para outra então os temas eu diria os temas em geral não é o grande problema entre as teorias do desenvolvimento todos vão achar que se o tema é importante Se o tema é
identificável é tema agora as diferenças são nas explicações vem mais vem mais do Social vem mais o biológico vem dos dois aí você vai ter as diferenças entre teorias Pag vigot valon e outra mas os temas não é um não é um problem não é um problema PR psicologia desenvolvimento O tema é o tema notadamente inclusive em relação a sua relevância social psicologia moral por exemplo que estudo do desenvolvimento moral antiquíssimo mas em determinadas áreas determinados momentos esse tema pode ser mais relevante porque a sociedade acha que isso é um tema incontornável moral é necessariamente
social Tá certo então se você vai estudar sociabilidade de uma criança criança tem interações sociais bom pode perguntar eu quero saber se existe uma desenvolvimento da amizade e acaba tendo qu dizer a criança menor amizade é mais concreta mais da brincadeira pouco a pouco ela vai em direção a áreas mais íntimas da da das da das confidências da intimidade etc e tal a moral no caso a moral é relacionamento social só que agora baseado em critérios não de amizade mas de respeito de Justiça de dignidade de generosidade então vocês estuda esse desenvolvimento também né o
desenvolvimento da capacidade de cooperação se estuda muito na na na psicologia de desenvolvimento né a partir de que idade de que fase a criança começa a realmente poder cooperar com o outro né trocar e não apenas estar do lado do outro é um outro é um outro aspecto então a a moral caberia melhor dentro eh embora insisto tudo se junta como eu falei anteriormente há muito de juízo na moral há muito de afetiv ade mas como subárea seria mais uma subárea da socialização em geral socialização é vago não quer dizer nada em si que socialização
que aspecto dela é amizade então vamos estudar amizade é briga Vamos estudar briga é conflito Vamos estudar conflito é respeito então vamos estudar moral se a tua pergunta é como se desenvolve as competências ou as faculdades eu preferia dizer de cí da criança por exemplo ela não cometer contradições o se cometer contradição perceber que cometeu uma contradição e corrigi-la essa é a tua pergunta então você vai estudar os mecanismos da Inteligência dedução indução trabalhar com contradição com generalização enfim os os mecanismos que nós estamos empregando aqui para conversar essa que é a tua pergunta agora
se a tua pergunta é que ideias tem a criança sobre o mundo de onde vieram as estrelas O que é vida o que é consciência entendeu se tua pergunta não é mais o mecanismo da Inteligência um objeto sobre o qual pensar aí você vai fazer uma psicologia também cognitiva só que agora voltada em voltada para o conhecimento a guisa de exemplo pega as primeiras obras do piag As cinco primeiras obras do piag são bem didáticas para tua indagação os dois primeiros livros do piag São sobre mecanismos de raciocínio Tá certo a a a digamos O
linguagem pensamento por exemplo as duas próximas obras do piag livros do Pag são sobre o conhecimento a representação do mundo na criança por exemplo e o quinto é sobre moral né ele ele fez um único livro sobre isso Então depende da pergunta agora é na resposta que as coisas vão se vão ser arul não na pergunta né a minha pergunta é como é que uma criança explica o mundo a alguém poderá dizer bom para explicar o mundo ele tem que ter certos mecanismos de raciocínio lógica Mas ele tem que ter ter motivação para tanto né
ele tem que ter qual qual que a curiosidade que ele tem em relação ao mundo a parte afetiva entra entendeu mas a pergunta que determina a área e a resposta vai contemplar na medida do possível os vários elementos que comparecem inclusive se for o caso colocando uma hierarquia Entre esses elementos o desenvolv movimento se dá por etapas muito bem portanto por superação de Fases anteriores então se a se tem as etapas A B C D sempre será na sequência a b c d não será AC b d sabe não vai ter você nem pula estágio
nem eh digamos eh não não não segue a sequência pelo menos aqueles que foram identificados muito bem agora isso é importante pode acontecer de certos estágios não serem alcançados não serem alcançados que para alcançar determinados estágios é preciso que haja uma construção do ponto de vista do sujeito e para que haja uma construção do ponto de vista do sujeito é preciso que o meio o meio ambiente o meio social de uma certa forma demande essa tal construção então por exemplo o raciocínio lógico formal n o o o o nível mais alto de de raciocínio Pode
ser que a pessoa adultas que não sejam capazes de fazer porque nunca precisaram construir essa estrutura porque nunca o meio os demandou porque se a gente acreditasse e colocam no condicional se a gente acreditasse que todos chegam até o fim do desenvolvimento a explicação seria biológica né explicação seria biológica por exemplo muitas das nossas faculdades biológicas com determinadas idades desabrocham por exemplo capacidade de reprodução tá então há um desenvolvimento Claro mas explicação dele é biológica existe digamos uma programação que faz com que se não houver uma doença todo de qualquer pessoa determinada idade é capaz
de biologicamente fazer isso isso aquilo no caso da Moral da cognição Enfim no caso do desenvolvimento mental tudo leva a crer que não é não é assim que funciona isso vai dependendo Uma demanda do meio por isso a ideia da construção vai ser construído no caso da moral há um autor pouco conhecido no Brasil mas que fez a sequência dos trabalhos do viagi nos Estados Unidos chamado Lawrence coberg né E Ele identificou H polêmicas a respeito mas fiquemos na teoria dele Ele identificou seis estágios do desenvolvimento moral a maioria das pessoas segundo as pesquisas ficam
no meio estágio três e quro não chegam nos estágios cinco e seis por quê não há nenhum problema biológico é porque na nossa sociedade inclusive esses estágios que depois eu poderia explicar quais são três e quro dão conta do do do do recado agora por exemplo não dão conta de realmente compreender os direitos humanos para você compreender os direitos humanos e portanto aderir a eles você precisa ter um nível mais sofisticado do que simplesmente os estágios três e quatro seria bom que todo mundo chegasse lá porque é mais sofisticado mas na prática não chega tá
então eh Resumindo nas teorias de desenvolvimento geral os estágios existem a sequência deles é essa não poderia ser outra já que um estágio é superação no anterior se não não pode ter um estágio posterior que seja inferior ao estágio anterior evidentemente mas o desenvolvimento vai depender das interações com o meio pode ser que não aconteça veja bem estágio do desenvolvimento afetivo não são muito identificáveis por isso que frequentemente apela-se para Freud paraa psicanálise para falar em desenvolvimento afetivo que não é muito correto porque na verdade psicanálise não é uma teoria de desenvolvimento uma PMA teoria
das pulsões do inconsciente mas como o Freud identificou fases da sexualid né faz oral faz isso faz aquilo então o pessoal acaba eh recorrendo a isso para desenvolvimento da afetividade Na verdade o que há é desenvolvimento de sentimentos o desenvolvimento da afetividade como um todo você pode fazer um paralelo com a cognição mas o que é mais precisa fazer desenvolvimento de sentimentos né de por exemplo com que idade o sentimento de vergonha é experimentado Será que ele já n com a criança um bebê S vergonha ou não e as Pesquisas mostram tendem a mostrar sempre
com prudência evidentemente que o sentimento de vergonha aparece por volta de 2 anos de idade antes disso não porque o sentimento de vergonha pressupõe a consciência de estar sendo observado de ser um objeto pro outro né e e assim por diante pega a inveja inveja do quê então você vai ter digamos invejas diferentes de de de eh em determinadas em determinadas idades agora você pode não é um não é um trem só entendeu tem interrelação não tem uma locomotiva Então vai tudo junto um bom exemplo novamente é a questão da moral você tem pessoas de
nível eh sofisticado do ponto de vista do desenvolvimento cognitivo mas não do ponto de vista não do ponto de vista moral porque moral não é um tema para aquela pessoa ela se ela se garante com uma com uma moral quase que de uso cotidiano e simples agora como ela trabalha com física nuclear ela precisa de um nível de sofisticação intelectual muito grande é preciso não confundir a ausência de senso moral com nível de senso moral Tá certo né quer dizer quem tem senso moral na nossa cultura Condena o Crime o crime gratuito O Crime crapulosa
o crime egoísta Condena né mas em nome do que condena né isso que vai variar no no no no no desenvolvimento moral te dar um exemplo com criança na moral adulta básica nós julgamos mais pela intencionalidade do que pelo dano então por exemplo se você mata 30 pessoas é considerado mais grave do que você mata apenas uma ou você rouba milhões é mais grave do que você rouba R 10 então isso entra né Nós nós para nos juízo moral eh leva em conta a o tamanho do do ato mas nós levamos em conta outra coisa
também que é intencionalidade eu posso talvez sem querer causar a morte de 30 pessoas Tá certo sem querer um acidente e uma pessoa pode querendo causar a morte de uma só então a gente vai trabalhar com essas duas variáveis uma criança pequena trabalha exclusivamente o sobretudo com a variável tamanho então 30 é mais que um então e depois trabalho com intencionalidade então cuidado um grande intelectual de de física nuclear que tenha senso moral condenará condenará evidentemente eh transgressões digamos a leis básicas como exemplo do crime que você deu agora a razão que ele vai dar
para isso é que pode a o juízo é que pode é que pode mudar então o desenvolvimento não trabalho com a presença e com ausência desenvolvimento moral significa pessoas que estão dentro da moralidade Agora tem pessoas pode haver pessoas que estão fora da moralidade aí não houve desenvolvimento moral houve um tiquinho desenvolvimento moral que logo que logo secou a moral Rigor Poderíamos dizer que é o que separa a barbárie da civilização né a moral é um conjunto de regras e princípios que regulam a convivência a nossa relação né relação entre duas ou mais pessoas regula
no sentido de eh colocar valores que deve inspirar a a a ação e portanto coloca obrigações nessa interação então nós estamos interagindo aqui qual que é minha obrigação moral minha obrigação moral é falar mais sinceramente ou mais honestamente do que eu sei da Psicologia moral e não ficar inventando tudo aqui aror poderia estar inventando tudo a moral diz não você tem que ser honesto você tem que ser sério responsável Então você tem que falar o que você sabe não pode ficar dizendo que entende disso se você nem leu nada a respe isso isso é moral
então é o meu dever aqui falar da maneira mais competente possível não com o limite que é meu daquilo sobre a qual vocês me me me me perguntam como a digamos Qual que é o dever de vocês vocês estão me entrevistando como a câmera etc e tal entendeu o dever de vocês é não chegar lá e vender entendeu colocar no Big Brother a Rigor vocês podem fazer o que vocês quiserem com isso o dever de vocês é fazer o uso que vocês disseram que iam fazer passar lá pra universidade pra televisão para coisas educativas tá
mor um conjunto de princípios e regras que configuram deveres e deveres na interação agora uma interação social não é apenas dever tem muito mais tem muito mais elementos do que apenas Deveras a moral trabalha com isso a psicologia moral pode dar ela contribuições para se compreender o desenvolvimento como um todo sim como diria aliás todo de qualquer área né todo de qualquer área quer dizer quando você ilumina uma parte né você ajuda a reconstituir reconstituir o todo e numa Perspectiva da psicologia da moralidade quando se verifica que ela é que ser moral é ligado a
identidade né então você tem digamos uma contribuição pra psicologia como um todo e pra psicologia do desenvolvimento em particular né então no fundo A ciência é sempre assim né Você estuda em qualquer área você pode estudar alguma coisa muito pequena muito focada muito limitada mas se você faz um bom estudo disso você acaba jogando luzes pro todo mas é claro que precisa tentar recuperar esse todo que infelizmente Às vezes acontece que as especialista especializa se especializa aí ó eu sei tudo sobre desenvolvimento moral agora relação de com afetividade cognição tem a mínima ideia isso é
ruim né tem que tentar isso seria fragmentar o objeto sem perdendo a ideia do todo dito de outra maneira ainda a psicologia eh fragmenta inevitavelmente ela recorta né a ciência a ciência recorta seja pega a física a física tem um recorte a química tem outro então esse recorte é inevitável é faz parte do Pró processo do processo de de produção científica porém recortar não significa isolar então eu recortei para você estudar mas eu tenho que lembrar que isso a parte de um todo de um todo maior sempre eu tenho que lembrar isso sen não me
torno um técnico né da da fragmentação se eu posso me expressar assim o piag estabeleceu três eh três três pedaços digamos né o cognitivo que é o grande pedaço dele e e também a a a questão do conhecimento quer dizer né a lógica e o conhecimento e também moral ele fez um livro S sobre moral mostrando inclusive as relações entre o desenvolvimento moral e o desenvolvimento cognitivo ele deu um curso na sabana década de 50 onde ele mas apenas um curso ele não não fez pesquisa sobre isso mas ele trabalhou as relações entre a afetividade
e a cognição mas de maneira especulativa ele nunca fez pesquisa sobre isso mas o grande o grande foco dele foi sempre a questão da cognição e do conhecimento da inteligência e do e do conhecimento mas ele sempre defendeu a ideia de que Isso faz parte de um todo maior e tem alguns conceitos e os conceitos às vezes são importantes para entender o que eu quero dizer que transitam de uma área para outra por exemplo autonomia não quem é autônomo autônomo é uma pessoa capaz de raciocinar por si só isso depende do da parte cognição da
parte da Inteligência mas também é uma pessoa que consegue não ficar na dependências dos do do seu inconsciente dos seus afetos né e não fica lá digamos totalmente determinado por sentimentos ele também consegue eu sinto raiva mas me seguro não ajo necessariamente de maneira raivosa eu sinto isso então pessoal tá o conselho de autonomia trabalha autonomia intelectual ser capaz de pensar por si próprio e não depender da voz de uma autoridade autonomia afetiva ter controle sobre os próprios afetos até então autonomia moral mesma coisa eu não dependo de figuras de autoridade para me dizerem O
que é o bem e o mal mas eu consigo pensar por mim mesmo então é um conceito que vale para todas e autonomia motora também né você conseguir sem prótese sem ajuda fazer determinados movimentos que antes de uma idade anterior você não conseguia fazer então autonomia heteronomia são exemplos de conceitos que valem para várias áreas agora em cada uma delas você tem que definirla o que que é autonomia moral que é autonomia intelectual o que que é autonomia corporal que que é autonomia afetiva aí você tem definições que evidentemente se encontram lá em cima mas
que são diferenciados em cada nível uma pessoa pode ser extremamente autônoma moralmente do ponto de vista da da do seu juízo né ela não precisa de recorrer a nenhuma figura de autoridade para dizer está certo né nem Padre nem Papa nem mãe nem Deus nem nada ela tem digamos a ela tem uma convicção íntima que não depende de da reverência uma figura de autoridade mas essa portanto a autonomia moral mas ela pode digamos ser extremamente frágil em relação à sua AF aidade né Qualquer raiva ela fica fora de si e aí a capacidade de juízo
moral dela acaba sendo prejudicada porque ela sabe que não deveria fazer tal coisa mas ela não consegue entendeu ela fica na dependência dos dos seus afetos não consegue se controlar então do ponto de vista afetivo ela não é autônoma mas ela pode ser muito bem do ponto de vista intelectual ou vice-versa em qualquer ação Você tem uma parte cognitiva se você não vai ter ação alguma que não tenha uma parte você tá com muita sede mas para você beber você precisa identificar o o copo a água a torneira garrafa Seja lá o que for então
eu costumo me referir a essa dimensão intelectual como saber fazer tem um saber fazer que pode ser extremamente simples ou extremamente complexo Então para que uma ação aconteça é preciso que o seu agente saiba fazer tenha ência de elaborar o que fazer isso vale para qualquer ação isso vale pro bebê de dois de três semanas Não bebê de três semanas eh mama muito melhor do que quando ele nasceu toda a mulher sabe disso então ele sabe mamar inclusive ele já sabe né Ele já sabe Ele já nasce sabendo Sugar mas o mamá de maneira mais
eficaz vamos chamar assim ele vai ele vai desenvolvendo então a parte intelectual só que há uma outra parte que é o querer eu posso saber fazer alguma coisa mas não querer fazer a motivação o interesse interesse não sentido de interesseiro mas no sentido de alguma coisa que interessa Essa é a dimensão afetiva tá então você pode fiquemos no no no campo da moral que você citou eu sei que não devo fazer determinadas coisas mas o querer não fazer é é fraco porque o outro querer é mais forte no caso da moral frequentemente é conflito de
quereres então você pode ver muitas pessoas agem moralmente são respeitosas justas generosas que não tem conflito Agora quando aparece um conflito se eu for Generoso eu pergo tal um emprego se eu for Generoso eu não sei o que me acontece de negativo aí que realmente digamos é o teste né do senso moral né O que que eu escolho vou te enganar para ficar com emprego não vou te falar que havia esse emprego ou não você é uma pessoa minha amiga por exemplo então não eu vou te avisar que existe um emprego por mais que isso
crie mais concorrência para mim isso é o querer né Isso é a dimensão do agora o ponto de vista por a mente intelectual eu sei que eu não devo engadido mas existe também um saber agir eu posso querer coisas que eu não consigo porque não sei por exemplo tomemos a a as pessoas que vão com que estão no nos vendo e ouvindo eles vão ter que entender saber entender claro que Se nós formos o bastante claro o que nós estamos falando mas eles precisam querer também se você passar esse vídeo para uma criança de 5
anos o que que ela vai fazer ela vai embora ela vai ela não quer ela não tem interesse por isso pela própria idade tá então S acontece com qualquer um de nós Eu Posso até ter capacidade de entender uma determinada fala mas eu não quero não me interessa não tenho motivação não é a minha área ou não é o meu ou então estou tão preocupado com outra coisa que naquele momento não tô a fim de ouvir palestra de ninguém nem explicações de professor que seja em todas as áreas tem isso no esporte não no esporte
Às vezes você pode ter um time extremamente competente que sabe ganhar mas que naquele jogo não quer não não tem interesse aquele jogo não é não é importante já tá classificado ou importante é outro campeonato ah tivemos isso né ultimamente em São Paulo né que prioridade você dá pra Copa Brasil pra Libertadores ou pro campeonato brasileiro e os times optaram prefiro dar força para isso qual que é ação você vai ter uma motivação O querer e um saber e às vezes você tem o Saber Man Ten o querer n eu posso entender essa palestra mas
não quero não me interessa e às vezes você tem o querer eu quero muito entender mas não eu não sei eu não tenho ainda as competências intelectuais para entender determinado livro texto palestra conversa frase seja lá o que for é por isso aliás eu acrescentaria que a a a educação sempre trabalha com os dois níveis né ela vai trabalhar com a capacidade do aluno entender aquilo que eu estou querendo que ele aprenda e por isso psicologia desenvolvimento extremamente importante para poder situar quer dizer uma criança de 7 anos pode entender álgebra ó uma pergunta pode
o não né mas também tem o problema da motivação do aluno ele precisa tá e interessado por algum motivo em aprender aquilo que a escola lhe apresenta Se ele souber e não tem vontade ele vai aprender ou aprender muito pouco agora se tem muita vontade mas aquilo lá ainda não é assimilável inteligível para ele bom tem vontade mas vai ficar com a vontade porque aquilo ainda não corresponde a uma competência intelectual não sei se vocês gosto de determinados programas de televisão mas tem pessoas que adoram não vou citar nenhum aqui provavelmente se vocês acham absurdo
o errado errado não mas enfim esquisito gostar de determinado programa de televisão seja programa que for isso é o uso da razão e vocês julgo aquilo lá digno de pouco interesse e Portanto vocês provavelmente não vão ter motivação alguma de olhar determinados programas e outra pessoa não grande motivação tudo anda junto não tem como eleger um mais importante que o outro não dá ser esquartejar por isso que eu não gosto por exemplo de expressões como embora eu entendo o sentido o sentido o espírito da coisa por Inteligência Emocional Por que não falar em emoção inteligente
tá porque Inteligência Emocional dá a impressão que a inteligência depende da emoção mas emoção depende da Inteligência como o exemplo da compaixão que eu dei do menino e do adulto com sorvete tá a inteligência emocional tá certo mas emoção inteligente também tá certo tá certo nas nossas porque a tendência às vezes achar que a emoção vem de não não sei de onde também tem Mas isso seria as pulsões sabe seria isso justamente que permanece inconsciente Mas nem tudo é isso felizmente senão a gente seria bárbaros seria determinado por pulsões inconscientes como um animal Você pode
ter várias soluções Morais você não pode ter várias soluções matemáticas né é isso não é se uma certo as outras são erradas no caso da moral é muito muito mais difícil dizer isso é o certo e não na discussão e aquilo lá é o errado então o raciocínio são vários raciocínios e muitas vezes essa diferença de raciocínio vem muito ligado à questão da dos valores que a pessoa tem novamente Nós voltamos a esse binômio juízo inteligência por um lado e afetividade do outro por exemplo a minha relação cognitiva com esse objeto é uma mediação esse
objeto é eu identifico se objeto é um telefone eh não é um telefone celular é um telefone de mesa ele é tem a forma retangular satelital a mediação intelectual com esse telefone e ele foi inventado não há muito tempo não existi no século X enfim todas as coisas que eu sei sobre telefone agora isso pode ser um valor para mim esse agora é uma relação afetiva esse telefone esse objeto me comve dificilmente não telefone embora eu acho que tem muita gente comovido por celular hoje do jeito que elas olham pro celular parece que estão olhando
para uma ícone né uma virgem maria SA o qu certamente mas para muita gente o celular é um não é um objeto qualquer é um objeto com muito valor agora esse objeto poderia ter um valor pessoal para mim quem me deu esse telefone Qual que é a história dele com esse telefone que eu recebi tal notícia isso é valor então a mediação com qualquer objeto é sempre duas a mediação cognitiva eu priso identificar objeto senão el não existi para mim e a mediação afetiva que é a questão do valor [Música] às vezes é erroneamente eu
acho que eu não desfaço totalmente o errôneo aqui pensado assim não as personagens de racina né esse dramaturgo francês são personagens mais freudianas eu diria movidas a paixões tá então você se apaixona por o homem locamente aquele homem você vai atrás da tua paixão e acabou tá certo no caso dos personagens de corne eles el el raciocino e chega à conclusão não embora eu tenho uma paixão Colossal por tal pessoa eu preciso fazer isto mas na verdade o mais correto dizer é uma paixão contra outra ent quer dizer os os personagens de cornei que é
na mesma época do século 1 né são personagens apaixonados por moral o dever antes de tudo então então se você se apaixona loucamente por uma mulher por um homem mas você tem deveres que são contraditórios com você dar dar sequência a essa vazão você para e não segue essa paixão né Isso são as personagens de corn enquanto que os personagem como Fedra de racin É mais do tipo não a moral tudo bem se não tiver conflito Mas se tiver uma grande paixão vou atrás da Paixão e h pessoas assim n existe essa diferença então diria
que tudo é paixão e a moral só é verdadeiramente forte numa pessoa que entre outras paixões não se trata de ser exclusivo a moral é uma paixão quer dizer né ser honesto ser justo é um grande valor né a pessoa se sentiria mal e não ser e não ser justo e se atrás um grande amor implica numa injustiça ele não irá é uma hierarquia o problema é de um problema muito ligado a uma hierarquia de valores e o valor de hierarquia mais forte de investimento afetivo mais forte é o que costuma costuma ganhar uma das
razões pelas quais a autonomia a autonomia moral se desenvolve é a discussão eu diria a cooperação né você eh manter uma relação com alguém de igual para igual né na fase anterior que na fase de heteronomia não há muito discussão no sentido que existe uma figura de autoridade que fala e outro que ouve então pro desenvolvimento da Autonomia o diálogo eh com entre pares né entre pessoas que se consideram uma a outra iguais é um fator importante tanto que o cerg por exemplo esse psicólogo americano do qual eu falei eh propôs um método de desenvolvimento
para promover o desenvolvimento moral de discussão de dilema de discussão de dilema mas ele mesmo chegou à conclusão de que o essencial na verdade é não é discussão porque aa pode ficar abstrato eu discuto com você se pode fazer isso isso aquilo mas isso não mexe na minha vida né vamos discutir se a pena de morte é verdadeira é boa ou não verdadeira não se é boom ou não mas nós nós não estamos legislando absolutamente nada sobre isso então o mais profico é uma discussão sobre coisas que de fato vão vão eh inspirar ação então
é um convívio por isso que a proposta dele depois eram escolas de convívio democrático tipo som Rio por exemplo né acaba sendo a é uma é uma Praxis né uma é uma um jeito de vida que pressupõe determinados valores morais para se sustentar se não se não estiverem aí isso não se era IDE vocês devem conhecer naquela escola né do Nei né aquela escola lá que tem várias outras no mundo Aliás não acabou não mas no fundo é o tipo de convivência que se não tiver determinados valores ela se torna totalmente impossível né então isso
é superior mas isso pressupõe discussão sim então a o diálogo o verdadeiro diálogo que que pressupõe não apenas comunicação mas troca é muito positivo pro desenvolvimento do mas Sobretudo o desenvolvimento do juízo moral não do desenvolvimento do juízo moral não tanto da afetividade da afetividade o mais importante seria o desenvolvimento da identidade né eu ser moral e ser eu mesmo é importante a pessoa Moral Na verdade se sente pequena quando ela pensa em ou quando infelizmente ela cometeu alguma transgressão moral ela tem vergonha ela se sente pequena quem sou eu sabe então a pessoa isso
que é do ponto de vista afetivo é o grande motivo do querer fazer agora pro saber fazer o diálogo a entre pares o a comunicação a discussão é certamente uma coisa muito positiva aquilo que eu disse no início né tem que ter haver uma desadaptação né alguma coisa que ela faz que o que o meio não aceita de alguma forma Então ela fica atravessada em relação a esse meio Porém isso é o conflito agora a resposta a esse conflito para uma criança pequena é a referência à autoridade e a normal que seja bom e é
bom que seja por isso que os até uns 8 9 anos de idade a criança precisa de figuras de autoridade né eu digo bem de autoridade não figuras de poder diferente autoridade poder poder é pessoa que tem a força e se você não fizer ISS você apanha isso não é isso isso é isso não é autoridade autoridade é uma pessoa a quem se dá crédito e se ela disse isso isso deve ser bom e é uma pessoa inclusive que protege a autoridade mais um protetor do que um punidor essas relações essa relação é importante depois
disso é que digamos relações entre pares vão se tornar vão digamos se tornar mais importante na conquista na conquista da Autonomia agora inevitavelmente aquas passa por situações mas indo mais além do teu exemplo a criança inevitavelmente transgride até às vezes sem saber que transgrediu fez não sabia que não podia fazer figura de autoridade reage ela fica até surpresa que que houve né então é um conflito e ela acaba aprendendo que aquela coisa que ela fez não se não se faz N não se faz pelo menos segundo aquela autoridade não se faz Porém esse conflito é
interessante de pensar se uma criança mente pro pai que poderá lhe acontecer alguma forma de punição de sanção de bronca do pai mas o pai continua pai agora quando ela mente pro amigo dela que que vai acontecer o amigo não tem nenhum poder para castigá-lo mas ele vai de deixar de ser amigo então Esso é uma bela lição é aí que ela entende de maneira mais profunda ah por não pode mentir não é porque meu pai disse que não podia ele disse que eu não podia porque com a mentira uma relação social não se sustenta
Eu tenho um amiguinho uma amiguinha se eu mentir e ela descobrir que eu menti essa própria relação se desfaz mas não vale para meu pai ele continua laçando Meu pai minha mãe até pro todo sempre Então as experiências são são são extremamente importantes mas depende da experiência situation Nelle Constru l'intelligence par définition l'adaptation situations Nell Constru structure Gross modé anis precisa de figuras significativas ou seja figuras que ela consegue enxergar e compreender o contorno figuras que lhe inspirem confiança isso é extremamente importante ou seja não figuras eh Poderosas punitivas né al gooses Não de jeito
nenhum São pessoas que vão punir Talvez sim se precisar mas o um sentimento essencial de confiança né e a criança precisa disso para adentrar no mundo social depois que ela adentrou no mundo social ela tem a capacidade de obrigado não preciso mais de você agora eu me viro um pouco que nem você vai numa cidade desconhecida você precisa de um guia no começo entendeu Você precisa de um guia no qual você confia para começar a entender a cidade mas você só vai entender de fato a cidade quando você andar sozinha né quando você errar Que
metrô etc e tal mas no começo você precisou de um de um guia então é um pouco assim né criança precisa de um guia para entrar no mundo da da da da no mundo social no mundo humano e essa figura de autoridade que cumpre essa função se ela não estiver presente fica difícil que do ponto de vista cognitivo todo e qualquer outra pessoa Rigor acaba sendo acaba acaba desencadeando esse papel por exemplo uma criança pequena perfeitamente poderá chegar para você e dizer a mãe ou tio ou seja lá quem for quem for você cadê meu
carro meu carrinho só que V imaginar que essa criança tem uns 15 20 carrinhos como eu aqui atrás entendeu tem muitos tem muitos carrinhos Qual que é o problema como ela sabe de que carro se trata isso chama egocentrismo ela acha que usou todo mundo a humanidade inteira sabe de que carro se trata Então se teu filho o teu aluno uma criança qualquer chega para você cadê meu carrinho O que que você vai falar vai falar qual E aí isso você vai dizer mas isso pode ser o colega que diz aí não precisa ser uma
figura de autoridade pode ser qualquer pessoa qual aí isso ela vai tomando consciência de que H artigo definido artigo Indefinido tem cumprem funções diferentes eu eu uso o artigo definido ou carr quando o outro sabe não é quando eu sei né quando o outro não sabe eu utilizo um carrinho né eu utilizo um então ou carrinho vermelho então aí digamos há mais fontes de descentração e às vezes é a própria é a própria tem imagens bonitas imagens reais sozinho você vê a criança exemp continua lá no exemplo fixado do carrinho a criança coloca lá os
carrinhos enfileirados Seja lá o que for e conta 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 10 e depois você vê a criança sozinha ela conta de trás para frente que para ela não é óbvio que da direita paraa esquerda você já da logo da da não isso é uma construção posterior 7 8 anos tá ela conta hum pronto e ela pensa nisso Uai daqui para cá de lá para cá deu a mesma coisa entendeu isso faz parte então tem mais eh tem mais digamos oportunidades do ponto de vista da de da do
desenvolvimento cognitivo do do que por até por uma razão bem simples o desenvolvimento cognitivo é incontornável você tem que pensar para viver você tem que pensar minimamente sem contradições há várias fases a primeira fase chamada sensório motora que é da criança o bebê no caso zer 2 anos aproximadamente há um desenvolvimento espantoso da Inteligência só que para é verbal criança não fala tá certo ela desenvolve uma série de conhecimentos sobre objetos tempo causalidade e espaço só que de maneira prática agindo sobre a partir dos 2 anos de idade em média eh aparece o que se
chama de função semiótica o capacidade de representação o que a falar falar é usar um som para falar de alguma coisa para se remeter a uma coisa que não é o som né Por exemplo quando eu falo com cachorro para ele é som é só som tá certo não é é só som música é som tudo é som para nós não é um som não ó aliás por que que vocês por que esse aparelhinho tá gravando esse aparelhinho não sabe nada que eu tô dizendo para ele é som e imagem e ele vai transmitir não
sei para onde esse mistério todo um som e uma imagem nós aqui damos atribuição de sentido a esse som e a essa imagem isso a partir de 2 anos de idade então é claro que com essa capacidade várias coisas diferentes várias coisas novas melhor dizendo acontecem eu eu sublinhar a duas primeiro é o que se chama de socialização da Inteligência é o que nós estamos fazendo aqui eu estou socializando coisas que eu penso Coisas Que Eu Sei via linguagem e uma pessoa que porventura me Assista e me achea B assistante didático poderá passar a saber
aquilo que ela não sabia porque ela não tinha ouvido então via linguagem eu socialista se não houvesse linguagem ela teria que sozinha passar por todas as experiências por um lado por outro lado a representação eh duplica o mundo agora eu tenho o mundo real concreto aí agora eu tenho o mundo que eu penso né tanto que eh na véspera de um vestibular a maioria dos alunos dorme mal por é o pensamento de que vai haver o vestibular quer dizer o vestibular está presente na cabeça embora ele não tenha começado Tá certo então nós temos com
com a linguagem Dois Mundos o mundo real esse da cadeira onde eu estou tá chovendo não tá chovendo ET cital e o mundo da representação né um mundo ou recordado você recorda o que você fez ontem né e você pode ficar feliz ou triste dependendo das coisas que te aconteceram ontem ou nada e também o mundo futuro você se imagina fazendo Tais e tais coisas então agora não é é é é uma é uma sequência do outro uma é uma sequência do outro as coisas que a criança construiu no período bebê no período sensório motor
vão ter que ser reconstruídas agora do ponto de vista da da representação Agora você tem desafios novos evidentemente O Grande Desafio adaptativo do período sensor motor é o êxito vou conseguir ou não sair dessa casa vou conseguir ou não pegar aquele objeto que está longe demais em mim isso são os problemas que o bebê tem que resolver nós temos que resolver esses problemas a v inteir mas nós temos um novo que é típico da linguagem que é o que eu digo verdadeiro ou falso né Isso não é um problema não existe nada de verdadeiro ou
falso P pega no esporte se você chutar uma bola e marcar um Gol o problema de êxito ou você marcou ou você não marcou agora quando você fala aí você tem um novo problema o que você diz é verdadeiro ou é falso aliás é o que eu o que o que quem está nos olhando aqui se pergunta isso que ele está dizendo é verdadeiro ou é falso ou é verdadeiro em parte falso em parte enfim Qual que é o valor daquilo não é êxito agora se trata de isso é coerente isso bate Isso é verdade
é falso ou não sei se é verdade nem falsa não Ten o critério Isso é uma uma os desafios que a linguagem coloca mas é sequência tá certo são outros autores tipo vigotsky que vão dizer o que existe o sensório motor é uma coisa que não tem relação alguma com que existirá depois a linguagem você vi gosto não é piag piag vai dizer tem relação sim que tudo que a criança construiu nos dois primeiros ela vai ter que reconstruir se não tivesse feito isso lá a linguagem não teria assunto digamos assim eu preferia de tema
e depois subtema porque senão a gente fragmenta demais eu diria grandes temas cognição afetividade socialização e psicomotor são SOS temas clássicos a linguagem ficaria onde Claro está em todo lugar mas a linguagem é essencialmente uma expressão da cognição então a linguagem em geral é estudada como subárea do desenvolvimento cognitivo assim como desenvolvimento da alfabetização Hum quer dizer a capacidade de de a criança usar a linguagem Depende muito da do jeito dela pensar é mais uma subcategoria É melhor pensar assim porque senão você vai fragmentar social moral mas moral é por isso que eu prefiro se
for colocar a moral de baixo a moral é uma subárea da socialização não houvesse socialização não precisaria moral poderia teré afetividade poderia até cognição mas não precisaria moral porque a moral é para regular no mínimo o comportamento de a interação de duas pessoas então a linguagem claramente uma subárea do desenvolvimento cognitivo e um dos problemas que se coloca paraa psicologia do desenvolvimento é existe uma relação entre linguagem e capacidade raciocínio lógico alguém poderá pensar a capacidade de raciocínio lógico nada mais é do que uma boa um bom uso da linguagem seria uma possibilidade não h
de piag piag vai dizer é o contrário é o o bom uso da linguagem depende da coerência do pensamento na verdade das coisas interagem Mas porque porque a vai dizer muuitas das coisas Digamos que a gente utiliza na linguagem já estão presentes só que em outro nível no sensório motor aí Vig Vai dizer que não aí é é é a discussão teórica né porque Claro com o desenvolvimento da linguagem você tem mais uma você tem mais sofisticação mais conceitos mas eh eu diria por exemplo às vezes me me me inquieta um pouco pessoas notadamente pessoas
que tem tudo para para não ser assim é uma linguagem muito limitada tá meia dúzia de palavras dizer Praticamente tudo issso pode ser um uma limitação sim entendeu né as diferenças entre várias palavras ajuda a te abrir pra nuance do mundo nãoé porque no fundo a linguagem É para descrever o mundo social mas você pode ter uma pessoa com desenvolvimento linguístico muito grande mesmo assim não tem um desenvolvimento moral agora isso interage interage mas não condiciona n não não não condiciona e cuidado em linguagem vamos entender bem linguagem significa uma forma de comunicação libra é
linguagem também tá não é só linguagem gesto a linguagem como libra né pro suro mudo nos últimos anos a minha pergunta era Qual a relação entre duas perguntas do ser humano como devo agir que é o que eu chamo que se chama de moral e que vida eu quero viver que é o que para alguns autores Corresponde à ética né em vez de utilizar moral e ética como Anônimos em geral nós fazemos isso já que temos dois duas palavras Vamos separar então alguns autores eu sigo eh reserva a palavra moral para aquilo que em geral
ela ela ela representa mesmo deveres e a palavra ética para que vida viver então haveria ou não uma relação entre os projetos de vida de uma pessoa os projetos de uma vida boa de uma pessoa e a moral e a resposta é sim então escrevi textos livros a respeito disso E então já tô digamos razoavelmente satisfeito com essa resposta nunca tá totalmente mas digamos outros que continuem ende então agora a minha pergunta ainda mas não está bem formulada É qual a relação entre moral ética e humor humor no sentido e humor não no sentido bom
e mau humor mas no sentido piada xiste então tô vendo a cara de você mas ficou louco não mas agora a minha eu tô eu tô tentando tô lendo não não comecei pesquisa ainda não sobre isso mas vou começar logo sobre a relação entre humor senso de humor né não bom ou mau humor e moral e ética e qual é a sua hipótese não não tenho hipótese ainda eu tenho mais uma uma pergunta qual a relação eh só para te dar um exemplo dessa relação a maioria dos autores separam que se debru sobre a questão
do senso do humor entre riso bom e riso ruim né então por exemplo uma piada bem feita um riso bom mas você tem por exemplo um riso ruim quando você ri das desgraças de outro então por exemplo uma pesquisa que eu vou começar com uma aluna é sobre trote violento né que interessantemente o trote violento é feito em nome do divertimento em nome do Riso né é uma humilhação que você infringe os calouros mas não em nome de que eles mereçam humilhação é festa é passageiro é divertimento os calouros os próprios calores às vezes rimas
os veteranos alguns que gostam disso rim Como assim entendeu então eu continuo no campo da Moral e da ética mas agora eu quero pegar Digamos um tema S que é o tema do humor mas tá tão no começo que eu seria incapaz de falar mais do que um minuto sobre isso [Música] [Música]
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