Ó, ó quem tá aqui comigo hoje. Olha quem tá aqui comigo hoje. Vamos abrir esse telão aqui, ó.
Ó, esperaí, calma lá. Calma lá. Deixa eu vir pra cá só pra gente organizar melhor aqui, ó, essa imagem.
Cadê? Vamos abrir esse telão aí. Isso sim.
Olá, padre Júlio Lancelote. Seja muito bem-vindo. Saudaçãos é a todos.
Uma honra tê-lo aqui. E aí, gostou do Papa Leão 14? Que que você achou do Leão 14?
Olha, é muito bom. está muito feliz com o Papa Leão X. E há muitas coisas que chamam atenção, se a gente for pegar detalhes.
Eh, o primeiro Papa Leão é o São Leão Magno, doutor da Igreja, e é o pacificador e é o Papa Leão Magno, São Leão Magno, que enfrentou Atila o Uno, que hoje talvez tenha um outro nome de alguém que a gente falou agora há pouco, para que não destruísse Roma. E ninguém sabe o que é que o Papa São Leão falou com o Tila. E o Atila desistiu de entrar em Roma e foi embora pros Alpes.
Mas o outro detalhe bonito é de que o Frei Leão era o seguidor mais afetivo de São Francisco e era o secretário de São Francisco. E um detalhe pouca gente sabe, a carta que São Francisco escreveu pro Frei Leão estava em Espoleto em 1800 e quase no final dos 1800. E o padre de lá queria vender essa carta porque eles estavam passando dificuldade.
E o Papa Leão X comprou a carta, deu 200 liras de ajuda para o padre em Espoleto, recolheu no Vaticano a carta que São Francisco tinha escrito pro Frei Leão e hoje essa carta está de volta em Espoleto. E para quem gosta de coincidências e números, o Papa Leão XI, que é o fundador da doutrina social da Igreja, retomando o Evangelho da preocupação com o mundo e que diz: "Os governantes são para os governados e não os governados pros governantes. " O Papa Leon X escreveu a encíclica Rumul Novarum no 14º ano do seu pontificado.
Interessante, padre Júlio. O senhor tá trazendo aí a história do do Leão 13, né? E aí, por causa da escolha é do nome Leão 14, o que indica muito de qual vai ser o caminho a ser seguido.
E eu acho que por conta disso, talvez ele já é alvo de tantos ataques. A gente tava falando agora h pouquinho do ponto de vista político, né, padre Júlio, lá nos Estados Unidos, que é o país onde ele nasceu, apesar de ele ter vivido muitos anos no Peru, eh, nos Estados Unidos, os conservadores, aliados do presidente Donald Trump estão atacando o novo papa, né, falando que ele é um ultraconservador, que ele é um marxista, que ele é um liberal, já tá saindo, ah, é um papa comunista, alguns estão dizendo, inclusive, que ele é do movimento walk e aí ele é um papa eh ultra ultra marx como alguns estão dizendo, ele é comunista, ele tem alguma linha política clara? Não, eu acredito que ele é fiel ao evangelho.
Ele é responsável de suceder Francisco, sucedendo Pedro. Eh, o Papa Leão X passou tanta ternura, tanta emoção, o carinho dele pela pelo povo do Peru. E a gente diria, ele é latino-americano.
E tem um detalhe, Fabíola, que a gente não pode esquecer. Ele foi bispo e ficou muito tempo no Peru. Bispo nomeado pelo Papa Francisco.
Foi criado cardeal pelo Papa Francisco. E o Peru é o berço da teologia da libertação. Já estão circulando fotos mostrando o Papa Leão enquanto bispo eh no Peru andando a cavalo no meio das enchentes, cuidando do povo eh no meio das enchentes.
O Papa cantando. Ele esteve aqui em São Paulo várias vezes visitando os agostinianos porque ele era prior geral dos agostinianos. O senhor conhece ele pessoalmente?
Não, não, não, não o conheci, mas vou lá em Roma conhecê-lo. Vai conhecer. Aliás, eh, até a gente já o o padre Júlio chegou no estúdio, a gente tava no meio da conversa quente a respeito da política e a gente já emendou, mas eu queria, claro, colocar a a primeira missa do novo Papa.
foi agora pela manhã na Capela Cistina. Extremamente emocionante essa primeira fala eh do novo Papa. Papa Leão 14 celebrou a missa eh na Capela Cistina para os cardeis, mas isso foi transmitido, né, pelo canal do Vaticano.
E nessa fala, nessa primeira fala, ele vem ali logo com um título bem grande, Jesus não é um superhomem e nem um charlatão. E aí ele fala justamente sobre a decisão das pessoas de trocarem a fé por tecnologia, por prazer, por dinheiro, por sucesso. e fala sobre o risco disso pro mundo.
Vamos ouvir. Non mancano poi i contesti in cui Gesù, pur apprezzato come uomo, è ridotto solamente a una specie di leader carismatico o di super uomo e ciò non solo tra i non credenti, ma anche tra molti battezzati che finiscono così col vivere. A questo livello è un ateismo di fatto.
Questo è il mondo che ci è affidato, nel quale, come tante volte ci ha insegnato Papa Francesco, siamo chiamati a testimoniare la fede gioiosa in Cristo Salvatore. E aí, hein, padre Júlio, quando ele fala Jesus e não é um super homem, não é um charlatão. E ele fala sobre a atitude das pessoas, né, que hoje no mundo há uma preocupação em relação a isso, as pessoas trocando a fé, a religião justamente pelo sucesso, pelo poder, pelo prazer.
Então eu sempre falo na comunidade, se a gente fica tão feliz de ouvir o Papa falando isso. Eu sempre falo lá na nossa comunidade, quando Jesus não consegue nos mudar, nós mudamos Jesus e fazemos Jesus ser o que nós queremos e não sermos o que ele quer de nós, solidários, fraternos, eh irmãos de todos. Então, a gente muda Jesus e fazemos um Jesusart.
É isso que ele tá dizendo. O o Jesus que eu quero é assim. É, é interessante.
Queria dizer uma coisa, Fabíola, que tem mexido muito na nossa comunidade. Eu sigo um biblista italiano que deve estar muito feliz com a eleição do Papa Leão 14, que ele diz: "Se é justo, não é amor, porque o que é justo é aquilo que é teu. Isso aqui é teu.
É justo porque é teu. " O o amor é isso aqui não é teu, mas você precisa. Por isso eu dou para você.
É porque eu te amo. Porque eu te amo. Porque eu te amo.
Não é porque é justo. Não é justo eh eh amar os pobres. Ah, eles não merecem, mas eles necessitam.
e colocar essa coisa eh é a justiça, é a o sucesso, é ter eh êxito. Isso é o ateísmo prático. Eu posso falar em nome de Deus, mas esse Deus que eu tô falando é um ídolo.
É o dinheiro, é o poder, é é querer anexar a Groenlândia, é querer comprar o Canadá, é querer expulsar os imigrantes, é ficar calado, Fabíula, diante do genocídio do povo palestino. É insuportável ver o que estão fazendo com as crianças palestinas, com as mulheres, com o povo palestino, sem água, sem comida. Isso é o ateísmo.
Não tem justificativa de em nome de seja lá o que for, que eles dizem que é Deus. E isso que o Papa Leão coloca. Então é uma voz muito forte, doce, meiga, despojado, de sapatinho preto e não vermelho.
Eh, ah, isso o senhor até comentou nas redes sociais ontem. Eu não sei se a gente tem eh essa imagem fácil pro pessoal achar aí, mas ontem também a hora que ele foi escolhido, ele depois eh foi fazer a oração dele, né? E aí chamou atenção o sapato.
O senhor publicou isso, né? Esse é um sinal. E o o Papa Leão é eh o corajoso.
Eu falo Francisco misericordioso, leão, o corajoso. Ele tem a coragem de suceder na nossa memória a imagem de Francisco. Ele cita o Papa Francisco com muita ternura, porque eles eram muito próximos.
E o Papa Francisco que o trouxe pra Cúria Romana. Então a gente vê que tem muitas maquinações. Os Estados Unidos queria controlar a eleição, é de cá e de lá.
Não, não é. É, é o discernimento, que é um dom do Espírito Santo. E eu acredito que logo o Papa Leão vai surpreender o mundo, voltando-se, como ele sempre fez, como o bispo, para os mais pobres, para os abandonados, para os esquecidos, porque não é possível eh seguir Jesus.
e negar o amor. E o amor é mais do que a justiça. Então, o amor é que faz acolher os imigrantes, os refugiados, os grupos LGBT, os eh que são considerados descarte e lixo.
Ó, a gente tem a foto do sapato. Já deixa só a gente mostrar a foto, Tal. Já abro aí para você a foto dele.
Ol aqui, tá na Se puder tirar aí a tarjinha que a gente possa ver aqui. A gente não consegue ver com a tarja. É.
Não dá para ver um sapato, mas o sapato é preto. Aí agora deu para ver. O sapato é preto, não é vermelho.
E isso significa bastante coisa. Segundo o padre Júlio. Vai lá.
O Tales está ansioso para perguntar ao senhor. Significa só significa o caminho que ele vai fazer. O caminho.
Ai os passos que serão dados. Ele vai pisar o caminho do povo, o caminho da vida. Ele não vai seguir o caminho dos príncipes, nem dos tapetes vermelhos.
Inclusive ele disse, "O bispo não é um príncipe". Vai lá, Thales. Padre Júlio, eh, o Trump, apareceu essa foto do Trump, eh, vestido como se fosse o Papa, né?
Eu quero ser papa e a foto dele sentado no trono como sendo um papa. E e os trumpistas já estão querendo usar isso para dizer: "Olha como o Trump conseguiu influenciar a escolha do novo papa". Eu eh eu o senhor não acha que foi o contrário, que essa foto ela bateu entre os católicos como uma foto desrespeitosa, uma atitude desrespeitosa e que isso acabou até atrapalhando os eh os conservadores, essa imagem conservadora, esses conservadores que queriam eh forçar a eleição de um papa próximo do Trump.
Eu acho que foi um deboche, uma coisa muito séria, muito grave. Eu acredito que se configurou inclusive como um incidente diplomático, porque o Papa é chefe de estado. Agora você imagine fazendo uma comparação sem juízo de valor.
Imagine se o Palácio do Planalto tivesse publicado a foto do Lula vestido de Papa e já ia ter manifestação na Paulista. Imagine se o Macron tivesse publicado a foto vestido de Papa ou o Chig Ping lá da e tal ou Putin. Eh, por que que o Trump ah fez?
Porque ele não tem influência nenhuma. E a gente percebeu que se ele tivesse influência, o cardeal prevô não teria sido eh eleito o papa. Ele foi eleito o papa por discernimento e inspiração do Espírito Santo de Deus.