Nessa lista de vídeos você vai aprender a teoria sobre eletrônica. Ter esses conceitos na ponta da língua é o que vai diferenciar um técnico de verdade de apenas um trocador de peças. E o tema desse vídeo é: Corrente alternada e Corrente contínua.
Em inglês: DC - Direct Current ou em português CC - Corrente Contínua é o tipo de energia elétrica que abordamos nas aulas anteriores. Corrente contínua implica que nesta fonte de energia possui um polo positivo e o polo negativo, simples assim. Por exemplo as fontes de celulares e notebooks, pilhas, baterias, etc.
. . Nas tomadas das nossas casas não temos pino positivo e negativo, temos dois pinos sem descrição.
Você entende porque? Em inglês: AC - Alternating Current ou em português: CA - Corrente Alternada. Esse é o tipo de energia disponível nas tomadas, e não possui polo positivo e nem polo negativo.
E para explicar como que ela funciona, vamos primeiro conhecer os símbolos para esses dois tipos de tensão. O símbolo de corrente continua pode ser representado por Duas Barras paralelas, sendo uma delas tracejados ou menor, que seria o polo negativo. E a outra barra o polo positivo.
Enquanto o símbolo de corrente alternada é uma onda senoidal; como essa daqui, um "S". Temos então um circuito, a fonte de energia, é uma fonte de corrente continua, com positivo e negativo, e ligado nela temos uma lâmpada como carga. Esse círculo com um "X" no meio representa uma lâmpada.
Diferente do Led da aula anterior, a lâmpada não tem positivo e negativo, logo ela acende de qualquer posição; E também como já vimos, ao criarmos um caminho entre positivo e negativo, os elétrons fluem havendo então uma corrente passando. Mas o que acontece se ligarmos uma fonte de corrente alternada? Bom, a corrente alternada como o nome diz, funciona alternando; Ela possui dois polos iguais que alternam numa velocidade muito rápida, quando um dos polos assumir o papel de positivo, o outro assume o papel de negativo.
E quando o mesmo Polo assumir o papel de negativo, o outro assume o papel de positivo. E assim vai. .
. Ele fica alternando o tempo inteiro! A energia fica fluindo de uma direção para outra.
No caso das nossas tomadas, isso ocorre 60 vezes por cada segundo, e 60 vezes por segundo é muito rápido, é uma coisa bem simples mas é abstrata. E por isso muita gente demora para entender isso de verdade. Eu mesmo não entendi isso 100 por cento da primeira vez.
Para ajudar entender melhor vamos representar de forma gráfica. Essa daqui é uma corrente continua comum representada por uma reta. Há uma diferença entre o positivo e o negativo, e essa diferença é constante ao longo do tempo.
E essa outra é a corrente alternada, uma senoide que muda os polos. Observe que o ponto zero do gráfico, hora ele é o negativo pois o ponto da curva está acima do zero; Mas quando o ponto zero da curva está abaixo do zero, então o ponto zero será o negativo. Um pouco confuso, né?
Mas é o que é! Para exemplificar mais ainda, veja outros exemplos gráficos de corrente contínua. Todos esses são exemplos de corrente contínua.
Observem que oque importa não é o formato da curva, o que importa é a localização da curva no gráfico. Se está tudo acima do zero, sempre o ponto zero será o mais negativo, e senão a essa mudança dos polos a corrente é continua. No caso da corrente alternada, da mesma forma não importa qual a forma da curva, o que a faz ser alternada é essa transição entre o mais positivo e o negativo.
Bom, e quando o ponto do gráfico está sempre abaixo do zero? Nesse caso a tensão também é corrente contínua, ela só tá invertida! O zero em vez de ser sempre negativo, aqui ele é sempre positivo, e se ele é sempre, ele é constante, ele é contínuo, não muda.
. . logo corrente contínua!
Bom, pessoal. . .
saber isso é extremamente importante; Não pode haver dúvidas entre saber o que é uma corrente contínua e uma corrente alternada. Isso é uma base essencial! Para demonstrar você pode fazer algumas medições com seu multímetro; No primeiro vídeo dessa série aquele sobre eletricidade a gente mediu uma pilha, que se trata de uma tensão contínua e vimos também, que se alternarmos as pontas do multímetro para fazer a medição, a gente mede a tensão negativa.
Da mesma forma a gente pode medir a tensão alternada das nossas tomadas. Para isso mude a escala do multímetro de volts continuo para volts alternado, conforme a simbologia que aprendemos nesse vídeo. e observe que não importa em qual você coloca as pontas positiva e negativa do multímetro, você pode inverter elas e o resultado vai ser o mesmo.
Pois aqui na tensão alternada não tem Polo positivo e negativo, são polos alternados. Atenção que a gente está medindo tensão e não corrente, a diferença entre tensão e corrente eu já expliquei naquele primeiro vídeo; E claro uma fonte de tensão continua vai gerar corrente contínua, e uma fonte de tensão alternada vai gerar corrente alternada! Achou essa aula fácil demais?
excelente! Esse era o objetivo. Explicar eletrônica de maneira bem simples.
Mas se ficou qualquer dúvida, sinta-se livre para perguntar, e não se esqueça de se inscrever, deixar o seu gostei e assistir os próximos vídeos! Obrigado e até mais. .
.