em Efésios Capítulo 4 nós queremos a partir do verso 17 e eu gosto 32 in é a santidade Cristã oposta a dissolução isso portanto Digno senhor testifico que não mais 10 como também andam gente Us e na verdade dos seus próprios pensamentos obscurecidos de entendimento alheios a vida de Deus por causa da ignorância em que vivem pela dureza do seu coração os quais sendo se tornando insensíveis e já entregaram a dissolução para com mahvideira cometerem toda sorte de impureza sim mas não foi assim que aprender te usar Cristo e é que de fato tendes ouvido
e nele fostes instruídos segundo é a verdade em Jesus o sentido de que quanto ao trato passado vos despojeis do velho homem que se corrompe segundo as concupiscências do engano evos renoveis no espírito do vosso entendimento e vos revistais do novo homem criado segundo Deus em justiça e retidão procedentes da Verdade e por isso deixando a mentira fale cada um a verdade com seu próximo porque somos membros uns dos outros o irai-vos e não pequeis não se Ponha o sol sobre a vossa Ira em 10 lugar ao diabo é aquele que furtava não furte mais
antes trabalhe fazendo com as próprias mãos o que é bom para que tenha com que a curtiram necessitado não sai da vossa boca nenhuma palavra torpe e sim unicamente a que for boa para edificação conforme a necessidade e assim transmita graça aos que ouvem e não entristeçais o espirito de Deus no qual fostes selados para o dia da Redenção é longe de vós toda amargura e Cólera e Irã e gritaria e blasfêmias é bem assim toda Malícia antes sede uns para com os outros benignos compassivos perdoando-vos uns aos outros como também Deus em Cristo nos
perdoou apóstolo Paulo neste capítulo 4 versos uma 16 lidou com a questão da unidade da igreja agora Paulo nesta segunda sessão do Capítulo 4 vai falar sobre a pureza da igreja a pureza é uma marca da igreja assim como a unidade também é uma marca da igreja Oi e esse assunto da Pureza é dividido aqui pelo Apóstolo em três seções distintas admoestação versos 17 a 19 o argumento teológico dos versos 20 a 24 e aplicação dos versos 25 a 32 primeiro lugar vamos ver a exortação ou admoestação do apóstolo Paulo mostrando a necessidade de uma
clara ruptura os velhos costumes da Vila da vida passada da vida antes da conversão antes do Novo Nascimento que Paulo está querendo usar ensinar é que aquele que foi transformado que foi convertido é nova criatura não pode mais absolutamente pelo mesmo estilo de vida que teriam o e ter um encontro com Cristo isso é qualquer tipo não existe nada mais contraditório do que alguém dizer se convertido e não manifestar uma mudança em sua vida não tem nada mais contraditório do que dizer se nova criatura e não abandonar os sinais as marcas da velha vida e
eu queria que vocês observasse um ponto muito importante no argumento de pau é porque o que vai caracterizar a vida do Gentio ou do Pagão ou do inconverso ou do homem não regenerado é o fator intelectual veja que a ênfase de Paulo Nesta parte não está no sentia sim mas está no intelecto o que o que caracteriza a vida do Pagão é a maneira do seu pensar da sua cosmovisão se não observem aí e ele está falando o estilo de vida não mais andei como andam os cantinhos presta atenção na ênfase sobre o racional primeiro
lugar Versículo 17 ele falava a idade dos seus próprios pensamentos Olha aí a questão do pensar Versículo 18 entendimento obscurecido a vaidade pensamento e entendimento obscurecido veja você ainda versículo de número 18 ignorância em que vivem ignorância tem a ver com o mundo ou com área intelectual e se você perceber essas três áreas se escrevem que o que marca uma pessoa não convertida Exatamente isso a futilidade dos seus pensamentos o a vaidade dos seus pensamentos a sua mente em ter medo decida cheia de trevas EA ignorância espiritual a falta de compreensão das causas de Deus
e às vezes estão vazias eu tenho entendimento sobre escurecidos e eles vivem na ignorância você perceber isso vai ter jaguar no estilo de vida dureza de coração e dissolução agora eu queria que você observasse que vida cristã começa exatamente também no campo mental porque a vida Cristão começa com arrependimento e o que é arrependimento arrependimento exatamente mudança de Vento então quando é que uma pessoa se converte quando é aquela pessoa se torna nova criatura quando ela entende que ela recebe uma novamente Novos Valores novos alvos novos gostos novas preferências novas atitudes nova vida já acostumou
visão muda Então veja você que alguém tornar-se um cristão não é apenas filiação em greve não é apenas algo organizacional não é apenas deixar um seguimento religioso ia para outros segmentos religiosos ver apenas ter o seu nome escrito no hall de um organismo ou de uma organização a conversão e alguma coisa profundamente radical João mudança total da cosmovisão de uma pessoa ela muda sua mente ela muda o seu entendimento ela muda a sua compreensão da vida e dos valores da vida que Paulo está dizendo e é que a igreja não pode mais andar como anda
os pagãos o sentias os em conversa quando nós temos uma pessoa Cristã imitando o andar o comportar-se o falar o agir de uma pessoa não Cristã é um contrassenso é um contrassenso e falo faz questão aqui de ali está a questão da vaidade do pensamento é na verdade o que ele está pensando mostrar aqui a palavra vaidade dos Pensamentos traz a ideia de futilidade é uma pessoa não convertida tem um estilo de vida e normalmente a palavra que vai dar que traz a ideia de mania de grandeza de saber mas é o que vem de
não se humilhar senão reconhecer Dell e não se curvar é a diferença entre o joio e o trigo sabe qual a diferença uma das diferenças entre o joio eo trigo ambos parecidos mas o trigo até o gato e quando o vento bate ele se curva ele se torna o joio quando o vento bate ele mantém-se resistente ele é pa ro to ele não se dobra e mantém-se enrijecido a vaidade o pensamento é essa atitude de não se dobrar de não se humilhar e não se curvar e é a altivez EA soberba é a marca do
pensamento vaidoso Oi meu bem querer preciso o que seria a Bíblia diz lá em segundo Coríntios 44 que é o diabo quem vem cego entendimento das pessoas e isso não tem a ver com cultura geral não é verdade uma pessoa não precisa ser convertida para ter uma grande cultura geral para ser um cientista famoso Você pode ter um cientista que entenda os assuntos mais intrincados da ciência e ser ateu mas do ponto de vista espiritual a uma cegueira ele não entende um palmo para cima da sua cabeça do que consegue as coisas espirituais e se
você perceber como Calvino abre as institutas ele disse que o homem para conhecer primeiro é preciso conhecer a Deus se não conhece a Deus e não conhece a si mesmo comendo a ter o conhecimento que a sabedoria só pode proceder a partir do conhecimento de Deus mas o homem não regenerado a sua mente está coberta por um véu de trevas então tem uma cegueira ao véu na sua mente e eu não consegue discernir as coisas Paulo vai dizer aqui é este esta vida do jeitinho reale EA vida de Deus e ele Diga a parte de
Deus ele não reconhece a Deus e não leva em conta a Deus ele vive como se Deus existisse ele não reconhece a Deus na sua vida por isso Paulo diz ele vive da ignorância É mas aqui eu queria chamar sua atenção para 6 palavras da língua grega que podem sintetizar esse estilo de vida do ímpio do Pagão do gente a primeira palavra é a palavra dureza de coração e você vai ver aí no verso 18 Por que que as pessoas vivem assim utilidade pensamento porque as pessoas vivem com a mente entender parecida E por que
que as pessoas vivem alheios a vida de Deus Paulo diz por causa da dureza do coração e a palavra dureza que você entendido e essa palavra porosis é uma das palavras mais contundentes do novo testamento vem da palavra fóruns quero uma pedra mais dura do que o mármore e o que Paulo está querendo dizer com isso é que algumas pessoas vão sendo calcificadas espiritualmente essa palavra era usada na medicina por exemplo para descrever a calcificação de um osso ou para descrever a por exemplo é um calo o que vai se formando e ali aquilo fica
mais duro do que o próprio osso o que Paulo quer dizer é que a vida do homem não regenerado ela vai se endurecendo ela vai sim sensibilizando o homem vai perdendo a capacidade de sentir de se sensibilizar em relação à questão do pecado essa palavra chegou a significar a perda total da sensibilidade vocês se lembram na época de Jesus que havia uma doença que talvez era pior doença da época era letra e é você assistiu já o filme ben-hur se lembra como é como era traje que essa questão da lepra naquela época o e uma
das primeiras vacas Alerta qual era a insensibilidade eu estou deixava cair água fervendo e não sentia e o que que é isso sensibilidade já perceberam que o pecado ninguém se torna inveterado o pecador do pontífice degradação moral de uma hora para outra e nem todos os pecadores são tão depravados quando todos são pecadores todos estão mortos em delitos e pecados mas a pessoas mais aprofundadas no pecado que outras Nem toda pessoa e em convertida oe regenerada são pervertidas moralmente não é verdade não Poderíamos dizer que todas as pessoas teriam a mesmo grau de perversão que
Adolf Hitler mas como é que acontece processo uma pessoa peca e agora ela sente um peso ela sente uma fisgada na consciência a luz acende a seta ponte aguda da consciência pele lá dele ela se sente envergonhada a Face se ela não tomar cuidado a repetição do pecado o acostumar-se com o pecado viver na pratica do pecado vai deixando a pessoa sem sensibilidade daqui a pouquinho a consciência já não dói até daqui a pouquinho ela não sente mais peso daqui a pouquinho eu não senti mais vergonha daqui a pouquinho Ela não se importa mais com
que as pessoas vão pensar daqui a pouquinho ela ficou completamente em durée Cida é isso que Paulo está querendo dizer com essa expressão com PK su tem um efeito horrível de petrificar as pessoas já nestesia as consciências o que cauterizar a sua filha e a pessoa então perde o pudor perto temor perde horror Pesca e não sente mais negócio porque a consciência está completamente calcificada petrificada anestesiada essa é a palavra porosis que Paulo emprega aqui para dureza de coração palavra o Paulo vai usar O que vai ter escrever a vida do índio ou do homem
não regenerado é a está aí no Versículo 19 a palavra dissolução se entrego a dissolução EA palavra a Seu gay a é só das palavras fortíssimos da língua grega também e o que é ser alguém a ser alguém é quando a pessoa procura o prazer do pecado a Qualquer Custo EA qualquer preço ela não mede consequências para satisfazer o desejo do seu coração é a disponibilidade para qualquer prazer o outro homem chega nesse estado de a se alguém Ele não tem mais a preocupação de esconder seu pecado Você já percebeu às vezes uma pessoa que
se entrega o alcoolismo ela já não se importa vai se o filho tá vendo se o marido tá vendo você esposa tá vendo se os vizinhos estão vendo ele já não tem mais aquela preocupação de esconder se alguém on e eu já nem se importa mais se o seu pecado a sua atitude vai ferir ou constranger ou envergonharam ser um escândalo ele já não está mais nessa fase de pecar e tentar cercar as circunstâncias ou tentar esconder aquilo que tá fazendo ele se expõe sem nenhuma reserva sem uma fronteira e depois Paulo vem com a
terceira palavra o estádio Versículo 19 ainda para com avidez cometerem toda sorte de impureza essa palavra avidez uma palavra forte cima é a palavra pleonexia talvez seja das palavras mais fortes e Paulo está usando playonlinux ia eu posso te desejo eu encontrei no desejo que possui o que ter que você não tem direito de ter o zíper algo proibido algo que não é seu algo que não é li direito a você ter meus irmãos vão parar para pensar por exemplo nos noticiários Pare para pensar na própria circunstância do nosso Estado diante hoje da força-tarefa que
tá aí trabalhando e desenterrando determinado as coisas estavam talvez latentes está tentando trazer um pouquinho daquilo que chamaríamos vai se perg não seria isso que Paulo chama de pleonexia as pessoas avidamente querem aquilo que não são delas e passam por cima de qualquer lei por cima de qualquer pessoa são capazes de corromper são capazes de matar são capazes de fazer qualquer coisa para ter o que não sei o que deseja a planta sorte de avideira é isso que Paulo está dizendo a roupa Talvez para gratificar os seus desejos de impureza lá se vos que não
respeita Pare para pensar eu sempre que vou aconselhar um jovem rapaz uma bolsa na área da Pureza sexual gosto sempre de pensar desse lado às vezes um rapaz e uma moça nunca param para pensar na Perspectiva do pai e da mãe e eu queria chamar atenção aqui pra esse detalhe quando você tiver namorando penso penso da perspectiva do pai e da mãe que a pergunta que você passa essa amanhã você jovem vai ser pai e vai ser mãe como é que você gostaria que o rapaz tratasse a sua filha você gostaria que o rapaz tratasse
a sua filha com você e a filha do fulano ou beltrano Olha como muda E olha como falta de perspectiva e essa palavra que Paulo está dizendo é quando a pessoa não respeita ninguém não respeita pai não respeita bem no respeito à vida do outro não respeitam os bens do outro não respeita a reputação do outro respeita a hora do outro eu respeito o nome do outro não respeita nada com quanto por seu desejo seja satisfeito aqui e agora imediatamente Paulo está dizendo povo de Deus não vive esse estilo de vida Não ande por essas
Veredas não vivam como eles vivem e agora Paulo vai dar o argumento teológico Olha o Versículo 20 que coisa interessante Paulo agora vai contrastar o estilo de vida do ímpio com estilo de vida do crédito mas é o adversativa não é mas não foi assim que aprendesse jacris novamente o fator intelectual é o que Paulo chama atenção vida cristã diz Doutor John stott é também pensar ah é verdade hoje nós estamos vivendo um lado da vida cristã muito perigoso onde as pessoas não querem pensar elas querem sentir e elas não querem doutrina elas querem experiências
elas vão querem Bíblia elas querem alguma coisa forte emocional e Paulo não nego emocional fala não nega a experiência qual nego sentir mais o sentir a experiência e o emocional precisão proceder da menos do entendimento do conhecimento da Verdade da doutrina e olha como Paulo trabalha mas não foi assim que aprender diz aprenderam a é algo intelectual Veja bem se é que de volta se é que de fato o tênis ou Victor ouvir também o exercício mental eu sigo aí por gentileza é o signo do entendimento aí o Versículo 23 e vos renoveis no espírito
do vosso em entendimento Olha aí o lado que o entendimento do conhecimento da reflexão veja o verso 24 e vos revistais do novo homem criado segundo Deus em justiça e retidão procedentes da verdade verdade algo objetivo Agora presta atenção não dado muito importante e vai sofrer assim que aprender estes a Cris veja você que Paulo está falando aprender estes sobre Cristo mas aprender estes a Cris uma coisa aprender a Cristo outra coisa e aprender sobre Cristo a aprender a Cristo falsa dizendo aqui tem a ver com conhecimento relacional mais do que conhecimento teórico por exemplo
eu não posso conhecer a Rui Barbosa embora eu tenho livros na biblioteca sobre Rui Barbosa posso saber muitas coisas a respeito dele mas não posso conhecer a ele nesses indique Paulista dizendo sabe por quê Porque Ruy Barbosa está morto é mas eu posso conhecer a Cristo porque Cristo está vivo se você cristão não é ter informações apenas em nossa cabeça Ser Cristão é um conhecimento de relação de intimidade de Convivência de comunhão com Jesus Cristo é isso que Paulo está querendo dizer que você percebeu Jesus é a substância é o mestre e o ambiente do
conhecimento mas aprender estes a Cristo então Cristo é a substância do conhecimento e veja você que Jesus é apenas o conteúdo do ensino É mas ele é o próprio nesta aqui ensina quando ele diz o seguinte pega você no verso 21 cerca de fato o tendes ouvido então o mesmo tempo que Jesus é o conteúdo do ensino ele é o mestre ao mesmo tempo que ele é a substância do aprendizado ele é o ensinador mas se você perceber verso 21 de Jesus Cristo o próprio ambiente do aprendizado se é que de fato tendes ouvido e
nele fostes instruídos segundo é a verdade em Jesus bom então eu confio outro então ele é o mestre e então ele é o ambiente do próprio aprendizado da vida cristã e o que é aprender a Cristo oi Jade Paulo começa usar uma figura interessante e é como você arrancar a roupa suja contaminada em labiata que o velho homem e botar fora essa roupa e você pegar uma nova roupagem limpa bonita Clara alvejada no sangue do cordeiro e vestir essa roupagem a roupagem do novo homem o que Paulo quer dizer com isso que Ser Cristão significa
uma mudança radical eu queria que você refletisse nesse sentido nós estamos vivendo num mundo em que ser cristão está se tornando algo simples muito fácil e corriqueiro passa pessoas vezes levantaram a mão ou fazer uma afirmação verbal e ela já se torna uma pessoa Cristã É mas o que faz uma pessoa Cristã não é apenas um gesto que me apenas o ver atualizaram a palavra que torna uma pessoa Cristã ela ser de fato uma nova criatura e se verdadeiramente um estilo de vida passado foi abandonado isso um novo estilo de vida completamente diferente foi adotado
eu despir-se das roupagens do velho homem e eu revestir-se das roupagens do novo homem vamos tentar entender lições vamos usar seguinte segura lá do Lázaro quando Lázaro morreu votaram nele uma abordagem aquelas roupas eram roupas próprios uma pessoa morta E ai Jesus ressuscitou Lázaro levantou-se a cultura só datado toda amarrado todo cheio de faixas com as roupas do túmulo Jesus mandou fazer com Lázaro desatai u e deixar eu ir nós vamos devia continuar com aquelas roupas mais de roupas da Morte que tinha que agora se desvencilhar daquelas roupagem vida cristã representa uma coisa muito interessante
a uma conversão radical que aconteceu no momento em que você se arrependeu inferior Jesus essa não se repete a página Cristão é uma conversão não entendo essa conversa agora no no aspecto dessa mudança que aconteceu no dia em que você entregou-se à triste mas vida cristã é um continuar tu ou um processo de tirar vestes sujas botar vestes nunca e agora Paulo vai chamar pecado de pecado e ele vai crente tem que tirar da sua vida mentira e Veja por favor Versículo 25 por isso deixando a mentira fale cada um a verdade com seu próximo
porque somos membros uns dos outros e aqui precisamos observar a todos esses pecados que Paulo vai tratar tem a ver primeiro com relacionamentos a porta dizendo que vida cristã tem muito a ver com relacionamentos você viu uma pessoa que é crente filho de Deus e não consegue se relacionar com as pessoas que têm alguma coisa muito errada aí foi errada Aliás você já pararam para perceber sobre as obras da Carne citadas lá em Gálatas tem três pecados ligados a área sexual prostituição impureza lascívia sem dores pecados ligados à questão religiosos e do atriz feitiçaria é
bem dois pecados ligado à área e tu tá ouvindo próprio é domínio próprio é a questão da temperança e todas as outros aspectos os outros pecados estão ligados a relacionamento inveja porfias ciúmes contendas rixas facções etc Paulo estava dizendo que o nosso seguinte que às vezes nós temos determinadas classes de pecado que nós reportamos ao Isso é pecado mas Paulista dizendo que a incapacidade de nos relacionarmos são pecados graves gravicius e aqui quando o Paulo está falando do estilo de vida do Cristão a primeira coisa que ele vai dizer é que esses pecados que a
ver com relacionamentos e o primeiro a coisa que Paulo cita é o problema da mentira mentira não pode fazer parte da vida de alguém que nasceu de novo porque é o que o pai da mentira é o Tiago e todas as vezes que alguém está sendo dominado pela mentira ele está sendo dominado pela carne está sendo Filho do Diabo agindo pela inspiração e para força do diabo que o pai da mentira e a Bíblia diz que aquele que vive na prática da mentira e que ama mentira não pode herdar o reino de Deus o que
significa isso que uma pessoa que habitualmente mente nunca nasceu de novo portanto crente mentiroso ou contradição em termos na verdade é uma contradição em termos se ele anda na prática da mentira se a mentira é a tudo na vida dele ele tá dando uma prova muito clara que ainda não nasceu de novo porque os mentirosos não é do Reino de Deus e impossível que uma pessoa nascida de novo seja levada para o inferno o primeiro pecado que a Igreja Primitiva condenou o pecado da mentira Ananias e Safira E agora se você perceber Paulo sempre tá
balanceando o pecado e trazendo uma proposta de solução para a solução que fala apresenta por isso deixando a mentira fale cada um a verdade com seu próximo e por que que nós devemos falar a verdade com o nosso próximo porque somos membros os os outros meus irmãos não se constrói relacionamentos saudáveis sem confiança e não existe confiança sem o elemento da Verdade numa casamento onde não tem confiança não é verdade e já pensou marido falou uma coisa para esposa esposa falar algo para o marido e o conde não acreditar no que o outro vai falar
perdeu a confiança se a relação não se sustenta a mentira destrói destrói a comunhão porque tira a base da comunhão que é a confiança então Paulo diz povo de Deus Não ande da prática da mentira segundo o pecado que fala trata por nome que não pode fazer parte da gente do Cristão é a ilha pecaminosos iraivos Versículo 26 e 27 irai-vos e não pequeis não se Ponha o sol sobre a vossa Ira nem deis lugar ao diabo primeira coisa aqui é que Paulo está falando que há dois tipos de Ira a ira Justa e a
ir aí juntos aqui no verso 26 é uma hora tem iraivos Engraçado não tá faltando um pouco mais dinheiro no meio do povo de Deus E se o pecado não provoca a ira em nós alguma coisa está errada conosco há espaço para ir para ir em conformação com erro com pau por exemplo quando você vê por exemplo a ilha de Uber Force na Inglaterra diante da escravidão A Ira e você olha por exemplo a ilha demonstrada por Moisés ao ver o povo dançando e se divertindo licenciosamente janta quer dizer de ouro e Moisés se ira
outro Lutero escuta atitude DJ hamster seu vendendo o perdão de Pecados ele se vira quando Jesus entra no tempo se devia a casa de Deus se transformando numa horta de salteadores eles irão então há lugar para ir o Paulo disse raivos E ai vos se você não tem a capacidade de reagir com ira contra o pecado é porque você já está aliado ao pecado E agora temos que tomar cuidado porque a um limite talvez muito tendo e para nós entre ajusta E aí a injusta porque o mesmo tempo que parou de girar vos lá no
neste mesmo Capítulo do verso 31 Paulo diz longe de vós toda amargura e Cólera e Irã Será que falta sem contraditório mandando ir aí Dizendo que longe nós ainda não arruma a ira EA Ira justa a outra Ira EA Ira pecaminosos é e quais são os cuidados que nós temos que ter com a ira se você perceber Paulo usa três aspectos negativos contrata da Ira primeiro iraivos primeiro e não peques irai-vos e não se deixe pelo sol sobre a vossa Ira irai-vos e não deis lugar ao diabo é porque é um limite muito tendo Oi
e é por isso que a ira de Deus é santa porque às vezes a nossa Ira pode se tornaram a ira cheia de Caprichos de vaidade e impura e nós podemos extrapolar a nossa atitude é verdade justificar as vezes as explosão de temperamento desgovernado e aí essa Ira que poderia ser justa torna-se pecaminosos outra coisa que Paulo recomenda é Cuidado com o armazenamento da Ilha no coração e vamos entender isso aqui não se deixe por o sol sobre a vossa Ira algumas pessoas pegam esse texto se justifica os que foi eu posso tirar pelo menos
um dia que eu não posso fazer em curtir seguinte Maíra é isso que falta dizer não que se o camarada morar na Groenlândia pode ficar seis meses irado então eu ver que o sol seu coração seis meses para se for desde que Paulo tá querendo dizer o que Paulo está querendo dizer cuidado em você armazenar no seu coração à ira porque senão ela vai vir a raiz de amargura e ela vai perturbar você vai contaminação contaminar as outras pessoas São Paulo dizer ai vos se não deis lugar ao diabo sabe porque o diabo aproveita essa
brecha do temperamento descontrolado de uma pessoa irritadiça para fazer um estrago na vida dela o cuidado com a ira e é muito interessante eu não sei se você já escutou gente assim dizer o seguinte eu sou assim mesmo eu não sou de levar desaforo para casa sou muito transparente e eu falo o que penso é mas tem bem tem a virtude depois que eu falo e que eu tenho essa explosão também eu não guardo mágoa no coração aí eu fico tranquilo o grande problema é que você jogou estilhaços a todo lado e embora você esteja
tranquilo tem muita gente ferida ao seu redor bom então ainda tem dois problemas muito sério primeiro é a explosão da Ira o segundo problema é sério é a interiorização da Ira é aquela pessoa que vai armazenando que vai guardando que vai engolindo e de repente o coração vai se tornando um vulcão que vai cozinhando ali por dentro em efervescência daqui a pouco e se explode e se não explode implode cuidado com isso diz Paulo o terceiro pecado que Paulo diz que não pode ser na vida do crente tá aí no Versículo 28 é o roubo
que que furtava não furte mais e talvez você pensar mas aí aí não tem esse problema não tem na igreja É mas o que roubar a roubar é apropriar-se indevidamente daquilo que não é seu e não é só você assaltar alguém na esquina com 38 na mão eu vou pegar escondido a carteira de alguém quando ela está desapercebida e por exemplo que seria roupa quando um jovem lá na escola cola na prova esta roubando está roubando ele tá se apropriando de uma informação que ele não tem você é roubo e por exemplo Quando um funcionário
tá lá na empresa no patrão não tá olhando e ele amolece o corpo Ah e não trabalha como deveria trabalhar porque não está sendo vigiado isso é roubo é roubo e ele tá subtraindo da sua empresa a algo para o qual ele está sendo papo para fazer e quando no comércio o símbolo é um presente e da impressão que aquele produto é melhor do que na verdade é isso é roubo é roupa é roupa ele tá fazendo uma propaganda maior do que na verdade o produto dele e está sendo pessoa está comprando alguma coisa interior
aquilo que ele leu na embalagem na informação e quando o comerciante vende vários centros gramas como se fosse um quilo isso é roubo é roubo quando ele vende um produto inferior dizendo que o produto é bom e se mistura a água no meio do leite dizendo que o leite tipo A é roubo é roubo roubar é você lançar mão daquilo que não lhe pertence E olha que seja uma cabeça ainda que a sua empresa seja empresa barriga do mundo e você pega vai fazer diferença vai fazer falta se não é seu dá um tô me
dá um leve Paulo diz que o crente tem que ter uma atitude correta nesse título aquele que furtava não furte mais quando um patrão retém salário do seu empregado esse roubo é roubo quando deixamos de entregar o que é de Deus é roubo é roubo não ser dizimista é roubar a Deus São Paulo diz aquele que furtava não furte mais agora qual é a contrapartida não é apenas que o parasita da sociedade deste ser parasita não o Paulo vai dizer que tem aqui uma contrapartida aquele que furtava agora trabalho não só para suprir a sua
necessidade mas também para ajudar o necessitado projeto de Deus né que você seja apenas honesto não é que você seja também generoso o quarto pecado que Paulo diz não pode existir na vida do crente Versículo 29 palavras torpes aula agora se volta das nossas mãos para nossa boca meu irmão não é possível um crente nascido de novo pela boca suja nós precisamos parar e pensar seriamente nessa questão crente não pode ter a boca suja a palavra torpe aqui no grego significava escrevia na época de Paulo uma árvore podre dando frutos podres é um crente não
pode ser uma pessoa de palavras levianas e piadas imorais e não apenas de ser a gente de piadas imorais Mas também de não da guarita a piadas imorais de não se deleitar com piadas imorais e não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe a Bíblia diz que nós vamos prestar conta no dia do juízo por todas as palavras frívolas que proferimos e agora Paulo mas é o seguinte que é preciso ter uma contrapartida e deixa a palavra toco é sua palavra tem que ser primeiro boa tem que ser edificante tem que ser necessária e tem
que permitir graça Olá queridos Quantas coisas que falamos o que atrapalha na verdade isso comentários só fermentam só azedas relacionamentos palavras que são como diz Thiago como fagulhas no meio de uma floresta e o incêndio Deveríamos ser muito mais criteriosos do falar porque Tiago disse você consegue guardar a sua boca você é um perfeito varão é a verdadeira religião é essa é a controlar a boca guardar-se incontaminado do mundo demonstrar compaixão aos necessitados então nós a nossa vida cristã passa por este facto de termos sabedoria na comunicação nos relacionamentos antes da gente abrir a boca
para fazer um comentário tem que fazer essa pergunta essa palavra é boa essa palavra É bom que se ela não for boa então não fale essa palavra é necessária vai contribuir para alguma coisa vai ajudar a resolver o problema e se não vai ser maledicência essa palavra vai encontrar graça vai ser uma penso vai trazer a solução vai ajudar vai ser medicina o coração das pessoas e veja bem que santidade de vida implica em relacionamento saudáveis e não a relacionamentos saudáveis sem santidade da nossa língua e finalmente querido Último Ponto que fala o trabalha pecado
que tem que estar longe da nossa vida é o pecado da Amargura EA que Paulo cita os versos 31 e 32 é só só voltando um pouquinho o resto frita vi parece estar em conexão com 29 Quando a nossa boca profere palavras torpes imediatamente nós vamos entristecer o espírito santo porque ele habita em nós o que a Bíblia diz que é uma conexão entre o coração EA boca porque a boca fala do que o coração está cheio então Se o Espírito Santo habita no nosso coração e o nosso coração está cheio de maldade de lascívia
de impureza isso vaza pela nossa boca o espírito santo vai se entristecer e agora Paulo disse que a largura tem que tá longe e ele cita aí pecados com uma largura ou Cólera como.ira gritaria como blasfêmia como Alice é uma Fúria apaixonada aí é uma hostilidade constante a gritaria e quando as pessoas perde o controle emocional com Niely que a voz não altercação e começa a gritar e até a berrar com as outras a blasfêmia é falar mal dos outros especialmente pelas costas difamando e destruindo a reputação das pessoas Malícia é desejar no coração o
mal maquinar e tramar o mal e agora qual é a contrapartida Paulo Diz antes sede uns para com os outros benignos compassivos perdoando-vos uns aos outros como também Deus em Cristo vos perdoou e você vai queremos santidade da igreja nos relacionamentos nós temos que ser benignos delivery aquela pessoa que é meiga e a tosse que é carinhosa que é perna que é doce compassivo significa a palavra compaixão vende padecer e é padecer com é aquela pessoa tura que conta o outro tá sofrendo ele tá tá vendo bem feita o outra sofrendo e você tá sorrindo
outra chorando e você tá dando gargalhadas o outro está sofrendo e você está tripudiando sobre o sofrimento dele isso é falta de compaixão o que Paulo diz ainda que a pessoa te fira ainda que a pessoa que machuque atitude é essa perdoando-vos uns aos outros de que maneira Assim como Deus em Cristo nos perdoou Então significa um perdão Sem Limites isso para mim é Forte Cinco porque nós temos a tendência de achar que nós temos que ter limites no perdão e quando Pedro perfeita aquela pergunta para Jesus o arquiteto de Jesus eu vou fazer uma
pergunta porque eu sou muito espiritual e eu quero perguntou Senhor até quantas vezes a gente perdoa até sete meses esperou receber de Jesus um elogio e Jesus vai aprender isso não Pedro é até setenta vezes sete e não tem limites é apenas 490 vezes não é um perdão sem libido já pensou se Deus chegasse para você só meu filho a partir de hoje eu tô com as minhas relações cortadas com você não me procure mais não te escuto mais não quero ver sua cara mais se Deus fizesse isso com a gente em estaremos arruinados não
e quem de nós em sã consciência não precisa chegar para Deus todo dia que Deus me perdoe o que nós temos que perdoar como Deus em Cristo nos perdoou significa queridos que o nosso coração tem que estar perto para perdoar todo dia todo instante que Deus nos ajude em avançar voando gentias Mas andar o filho de Deus dignos de Deus para a glória de Deus que Deus nos ajude a man