AS AÇÕES QUE MAIS VÃO SUBIR AGORA | ONDE INVESTIR NA ALTA DE JUROS

16.64k views2974 WordsCopy TextShare
Finclass - Aprenda a investir do zero
INVISTA NAS AÇÕES RECOMENDADAS PELA FINCLASS: https://finc.ly/5fa8d79722 ⚠️EM BREVE, a Finclass ir...
Video Transcript:
Nesse vídeo aqui eu vou te mostrar três coisas. Primeiro, quais são as empresas mais arriscadas da bolsa brasileira? Aquela que você tem que tomar cuidado na hora de investir e olhar algumas coisas.
E quais são as empresas mais parrudas, as mais sólidas? Segundo, eu vou mostrar como esses dois grupos de empresas respondem a cenários de juros diferentes. Qual que é o impacto no resultado de empresas maduras quando o juro sobe ou cai?
E qual o impacto desses juros subindo ou caindo em empresas menores, empresas mais arriscadas? E terceiro, eu vou mostrar como você vai escolher as ações de modo ó, a alavancar os seus ganhos com ações nos próximos anos. Vamos.
Bora pro conteúdo. Mas para que que eu quero isso daqui, Gui? Para você ganhar mais dinheiro.
Olha só, quando a gente pensa em um bom investimento em ação, o que que a gente pensa? Uma boa empresa, uma empresa lucrativa, né? Independente do cenário, ela consegue manter um nível legal de lucro.
Uma empresa robusta, grande, que muito provavelmente é líder do setor em que ela atua. uma empresa que esteja em um setor que já é grande ou um setor que está em expansão, uma empresa que está ganhando market share, ou seja, uma empresa que está crescendo dentro do seu nicho com bons indicadores financeiros, com uma rentabilidade saudável e com baixo nível de endividamento. É isso que você pensa.
Esse é um bom negócio. Logo, é ele que vai me trazer as maiores saxas de retorno pros meus investimentos nos próximos anos. Está errado.
E eu vou te mostrar agora porque isso acontece. Eu vou mostrar isso fazendo uma simulação, onde nós temos duas empresas. A gente vai supor que essas duas empresas tenham tamanho semelhante e que elas tenham um resultado mais ou menos também da mesma magnitude.
Para facilitar as nossas contas, eu vou colocar aqui que seja um resultado de 100 milhões de reais por ano. É grana, hein, Emanuel? A segunda empresa, que a gente vai ver que não é um exemplo tão bom assim, também tem R milhões de reais de resultado.
Mas que resultado é esse, Gui? é o que a gente chama de resultado operacional. É uma sigla que muito provavelmente você já ouviu falar.
É isso daqui, é o bebítida de uma empresa. Aula de inglês agora. Enings, lucros, digamos assim, ou resultados, tá?
before, antes, interest, juros, taxes, impostos, depreciation, que é depreciação, e amortization, que é amortização. Então, basicamente, o resultado operacional da empresa, tudo que ela gerou com a sua operação. Então, a gente tá estimando aqui que ambas as empresas, o resultado operacional de ambas as empresas é de R$ 100 milhões de reais.
Gu, mas isso significa que o lucro dela é de 100 milhões, certo? Errado. Porque pra gente falar que o lucro dela é de 100 milhões, que que a gente tem que fazer?
Precisa descontar interest. Então, a gente precisa descontar juros, a gente precisa descontar impostos, a gente precisa descontar depreciação, a gente precisa descontar amortização. Depois de descontado todas essas quatro letrinhas aqui, a gente chega no famoso lucro líquido, que é a linha final, que é a linha que a gente quer.
Bom, mas olha só a diferença. Em uma empresa redondinha, consistente, com indicadores financeiros saudáveis, ela tem um baixo nível de endividamento. Considerando a bolsa brasileira, a gente vai estimar que o nível de dívida que ela tem, o tamanho da dívida, seja igual ao nível do Ebíta, 100 milhões.
No caso de empresas que no Brasil são consideradas mais endividadas ou que são consideradas alavancadas, tem um nível de dívida muito alto, isso daqui pode chegar a três, quatro, cinco vezes o tamanho do EBIT, dependendo de cada setor que a gente tá falando. Nesse nosso exemplo aqui, a gente vai usar, né, a gente vai simular uma empresa que tem uma dívida de cinco vezes o tamanho do seu Ebíta, que é coisa pra caramba. Ah, uma outra coisa, ó, esse ebithe também por essa sigla aqui, ó.
É, ficar feio demais, né? Lagida, que é lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, tá? É muito mais bonito você falar é bita, então falta.
Mas o que que a dívida? Ela impacta o resultado, o lucro líquido de uma empresa? Meu, não entendo.
Você paga dinheiro, você quer financiar um apartamento, você vai pagar o quê? Juros. Toda a dívida custa juro, custa dinheiro.
Nesse caso, se liica em 15%, a gente vai ser conservador aqui e estimar essa dívida para ambas as empresas custem 15% ao ano. Então a gente vai fazer uma continha aqui para chegar o quê? No lucro líquido de ambas as empresas.
Primeira linha, que que a gente vai ter? A gente vai ter o EBIT, 100 milhões, tanto pra empresa um quanto pra empresa dois. Depois a gente vai descontar uma coisa que é a coisa mais relevante nos dias de hoje.
Juros. Como é que a gente desconta, Gui, os juros no resultado final de uma empresa? a gente vai pegar o quanto que ela deve, que é 100 milhões.
Vou colocar em vermelho, que é negativo, vezes a taxa de juros, que é 15%. Então, de juros, a empresa um, que nossa empresa robusta, ela vai pagar 15 milhões em um ano. Ou seja, o lucro líquido dela depois de 1 ano é de 100 milhões, que é o bebítra - 15 vai dar 85 milhões.
E a segunda empresa, olha só quanto ela vai pagar de juros. Ela vai pagar 500, né? 500 milhões, que é o tamanho da dívida dela, vezes a taxa de juros, que é de 15%.
Ela vai pagar de juros aqui, ó, bicho, R5 milhões deais. Ou seja, o lucro líquido dessa empresa aqui, ele é de 25 milhões. Olha só a diferença.
Então, o lucro líquido da empresa 1 é de 85 milhões e o lucro líquido da dois é 25 milhões. Como é que você quer me dizer que a empresa que é redondinha, que tem lá 85 milhões de resultado, para me trazer um resultado menor do que essa empresa aqui, tá mega endividada, tá mega alavancada e um cenário que o juros está muito alto. Calma.
Olha só, quando o Banco Central sobe a taxa SELIC pro nível que ele tá hoje, 1475, talvez ele suba mais um pouquinho para 15% ao ano, uma coisa acontece na economia brasileira. A economia brasileira, ó, começa a caminhar cada vez mais devagar, porque a taxa celica, ela funciona como se fosse, ó, uma corda puxando um burrinho. Quem que é o burrinho?
A economia brasileira. A economia brasileira começa a desacelerar. Com a desaceleração da economia brasileira, uma coisa interessante acontece, é a queda da inflação.
Queda inflação é justamente o objetivo do Banco Central. Então, quando o Banco Central sobe bastante a taxa Selic, a gente começa a ver uma desaceleração da atividade econômica brasileira e a gente começa a ver uma queda da inflação. Quando ele consegue isso daqui, quando começa a cair a taxa de inflação, ele começa, ó, cortar a taxa de juros.
Então ele vem e corta a taxa de juros também. Hoje esse cenário de juros aqui, ó, que é de 15% ao ano pr as empresas, ele deve mudar lá na frente. Não, lógico, em um mês, em 3 meses, em 6 meses, mas em um ano, muito provavelmente.
Em 2 anos, extremamente provável. em 3 anos, praticamente certo que em algum momento o Banco Central vai, ó, ter que cortar a taxa de juros. E aí que a mágica acontece, porque a gente vai fazer essa conta de lucro líquido para essas duas empresas nesse cenário de juros mais baixos.
E a gente vai ver o que que acontece com o lucro líquido de ambas as empresas. Empresa um, empresa dois. Que que a gente tem na primeira linha Gui?
Ebíta, R milhões deais. Vamos supor que ambas as empresas continuaram com Ebítra de R$ 100 milhões deais. Depois a gente tem a linha negativa aqui, Gui, qual que normalmente é mais relevante?
Juros. Então, a gente vai pegar aqui, ó, - J, que é o juros. A empresa tem lá 100 milhões de dívida, continua com a mesma dívida de 100 milhões.
Só que o juros caiu, Gu. Nesse nosso cenário, a gente vai estimar que o juros caiu de 15 e foi para 5%. Logo, é 100 milhões 5%.
Quanto que a gente tem de saldo negativo aqui pro lucro líquido? 5 milhões. Ou seja, o lucro líquido dessa empresa aqui, ó, foi 100 milhões debítes de despesa financeira de juros, 95 milhões.
Dá um crescimento de mais ou menos 12% com relação ao lucro líquido no cenário onde o juros estava em 15%. Pô, Gui, lucro líquido crescendo, top. Que que vai acontecer com a ação da empresa?
Tem um resultado positivo. Por quê? Porque o lucro líquido dela, ó, subiu 12%.
Obviamente deve ter um impacto na ação da empresa. Show de bola. Vou ganhar dinheiro.
Mas vamos olhar aqui a empresa dois. A empresa dois temida de 100 milhões. E aqui tem o desconto do juro também.
Como é que a gente faz o conta dos juros? Pega aqui o que ela tem de endividamento, 500 milhões, vezes a nova taxa de juros, não é mais 15, é 5%. E a gente vai chegar aqui, ó, numa despesa financeira que ela gastou com juros R milhões deais.
No cenário anterior, o lucro líquido dela era 100 milhões debítida menos 75 milhões de juros que dava uma Ebítida de 25 milhões. Olha o que aconteceu agora. o ebitra dela, ou seja, o resultado operacional é o mesmo.
A empresa é a mesma, ela está lucrando exatamente a mesma coisa, com o mesmo nível de endividamento, só que o juro caiu, ela vai ter uma despesa financeira muito menor. Então o lucro líquido dela vai ser, ó, de 100 milhões, menos 25 milhões de despesa financeira, vai ser de 75 milhões. Olha que doideira, quanto que era o lucro líquido dela aqui, ó, no anterior 25 milhões.
Sabe o que que isso significa? que a empresa número dois teve um crescimento de lucro não de 12%, não de 30%, não de 50%, não de 100%, mas sim de 200%. Ou seja, uma empresa pior, mais endividada, mais alavancada, conseguiu crescer o seu lucro em 200%, frente a um crescimento modesto de 12% de uma empresa que era o quê?
redondinha, robusta, líder do mercado, sem dividamento, sem alavancagem e que tava, ó, com uma margem muito alta. Agora eu te pergunto, qual ação você acha que mais vai se valorizar quando isso daqui acontecer, ó, quando a taxa de juros sair de 15, seja para 10, para oito, para cinco, qual empresa que você acha que vai se valorizar mais? A que teve um crescimento no lucro líquido de 12% ou a empresa que teve um crescimento do lucro líquido de 200%.
É por isso justamente que empresas mais arriscadas em momentos positivos, que são normalmente marcados por queda de juros, apresentam uma maior valorização, porque elas têm um nível de endividamento maior. Lucro líquido delas é mais sensível à oscilação da taxa de juros, é mais sensível ao tamanho da sua despesa financeira. Aí você deve estar se perguntando: "Ah, isso aí não acontece?
Será que não acontece? " Eu vou pegar uma empresa aqui que não tá na nossa carteira recomendada, mas só para ficar claro para você que é a Camil. A Camil é aquela empresa que produz arroz, feijão, que é dona da marca União.
E a Camil, ela é líder na produção de arroz no Brasil. Ela é a segunda no mercado de feijão, atrás apenas da marca Tio João. E é líder também no mercado de açúcar.
Ou seja, na mesa dos brasileiros e brasileiras, a Camil é figurinha carimbada. Sabe qual que é o ponto? Entre 2023 e 2024, o EBIT da DCAMIL, ele permaneceu basicamente estável.
Ele caiu 0,7%. Aí 0,7% é permanecer basicamente estável. Porém, quando nós vamos olhar o lucro líquido da Camil, aí a coisa muda um pouco de figura.
O lucro líquido da Camil em 2024 caiu 40% com relação a 2023, porque a CAMIL é uma empresa que tem um nível de endividamento elevado. Dívida líquida, que é a dívida sobre o Ebíta, o múltiplo de mais ou menos três vezes. Ou seja, lá tem uma dívida que é três vezes equivalente ao seu EBIT.
E com o aumento dos juros ao longo de 2024, outra coisa aumentou que é o quê? A sua despesa financeira, seu pagamento de juros. Isso impactou negativamente o seu lucro líquido.
Então agora caminou uma porcaria aqui. Essa empresa é uma porcaria. Como pode o lucro líquido cair 40% de um ano pro outro?
Calma, porque a empresa é exatamente a mesma. Operacional em 2024 foi muito similar ao 2023. Uma empresa que atua no segmento de alimentação, alimentação básica.
Não dá pra gente dizer que é líder desse mercado no Brasil de 2024 para 2023. ficou uma porcaria. Ela está sendo prejudicada pelo fator macroeconômico.
Que fator é esse? Juros altos. Que que você acha que vai acontecer quando juros começar a cair?
As despesas financeiras da CAMIL vão começar a cair e mesmo que ela não melhore do ponto de vista operacional, que eu acho que ela vai melhorar, nós vamos ver um crescimento vertiginoso do lucro líquido da CAMIL, lógico, o do mais constante. Lembrando, isso daqui não é uma recomendação de investimento. Agui, mas você pode dar recomendação de investimento?
Posso analista de investimento, certificado dentro da Finclass, tem lá um monte de recomendação de ação. Isso daqui é só para tangibilizar o que eu falei ao longo do vídeo, beleza? Inclusive, se você quiser conhecer as recomendações da Finclass montadas pelos analistas de investimento profissionais da Finclass, só você clicar aqui embaixo, conhecer a nossa plataforma.
Agui, não sei, será que eu tô no momento certo? Clica, dá uma olhada no nosso conteúdo, nas carteiras. Você tem s dias para cancelar.
A gente faz o reembolso total, se você quiser, tá bom? Então, clica, experimenta a plataforma. você não gostar, ó, a gente devolve dinheiro.
Agora o ponto do vídeo que eu queria te dizer. Boas empresas nos próximos 2, 3, 4, 5 anos, como provavelmente o juros ele vai cair, devem apresentar um retorno menor do que empresas ruins, muito endividadas, muito alavancadas, com margens de lucro menor, com margem líquida de lucro menor em cima do seu faturamento, que a gente olha e fala: "Opa, uma empresa pior do que outras, né, que estão com baixo nível de endidamento, margem de lucro mais alta, só que no momento positivo, que é esse movimento de queda de juros, são justamente essas daqui, estão no segundo grupo, estão um pouco piores que vão, apresentar uma maior taxa de valorização. Ah, Gu, então significa que eu tenho que trocar toda a minha carteira, né, de boas empresas, de ações maduras, robustas e líderes do mercado para essas empresas mais arrojadas e arriscadas.
Não, eu tô falando isso porque algumas coisas vão acontecer. A primeira delas, pessoas que investem sem fundamento, sem conhecimento, sem estratégia, provavelmente vão ter rentabilidades elevadas nos próximos anos. Você, que que você vai pensar?
Meu Deus, olha o meu tio, nunca entendeu de investimento, comprou meia dúia de empresa porcaria, ganhou mais dinheiro do que eu, que tô estudando, ó, faz tempo. É normal isso acontecer? Normal.
Se acostume. Todo ciclo positivo isso vai acontecer. Segundo ponto, isso significa que você deva mudar sua estratégia de investimentos?
Não. Por quê? Porque quando o cenário virar, todas essas empresas, se não trocadas ou alteradas no momento correto ou não melhorarem no momento correto, provavelmente vão apagar todos esses resultados positivos vindo desse cenário de queda de juros.
Terceiro, sabendo disso daqui que eu passei, você sabe exatamente quais empresas selecionar paraa sua carteira de investimentos nesse ciclo. Empresas que possivelmente possam ter um alto nível de endividamento, mas não que esse nível de endividamento, ó, as estejam sufocando. Mas você deve est pensando o seguinte: que isso, Gu?
Pô, empresa endividada é ruim. Não, nem sempre existe nível de endividamento saudável. Existe momento de se endividar, que uma empresa se endivida em uma natureza saudável, que isso vai fazer com que os resultados dela cresçam e não sejam totalmente drenados.
Então, com essa informação em mãos, você vai conseguir olhar para uma empresa pro seu resultado e falar: "Nossa, que lucro líquido baixo". Mas espera lá, será que isso daqui vem do EBIT, que é de fato operacional da empresa, ou será que ele vem aqui, ó, de juros muito alto? Se estiver vindo de juros, né, de despesa com juros muito alto, pode ser uma oportunidade para você ter na carteira, porque em um eventual cenário de corte de juros, essa despesa com juros aqui, ó, cai e o seu lucro líquido pode subir bastante sem que a empresa apresente uma melhora do seu operacional, como a gente viu no nosso exemplo.
Gu, então beleza, então vou pegar todo o meu dinheiro, vender todas as empresas grandes, maduras, líderes do mercado que eu tenho, colocar tudo nessas pequenas, certo? Não, errado. Você precisa ter uma carteira diversificada.
Obviamente uma boa parte da sua carteira devem estar empresas mais maduras que vão se beneficiar, mas nem tanto dessa queda de juros. Porém, eu acho que nesse momento nós podemos aproveitar e ter uma exposição nessas empresas aqui, ó, um pouco mais arriscadas, porque são essas empresas que vão trazer um resultado muito bom pra sua carteira de ações. Espero que você tenha gostado.
Até a próxima. Ciao. Ciao.
Related Videos
ALERTA: BBAS3 DESPENCOU! A OPORTUNIDADE DO ANO É AGORA? PREPARE-SE…
18:04
ALERTA: BBAS3 DESPENCOU! A OPORTUNIDADE DO...
Clube do Valor
28,699 views
BBAS3 PLUMMETING! What happened? Will it fall further or is it time to buy? | New Price Ceiling
27:30
BBAS3 PLUMMETING! What happened? Will it f...
Geração Dividendos
52,799 views
O PECADO CAPITAL QUE FEZ O INTERNACIONAL AUMENTAR SUA DÍVIDA | Sports Market Makers #44
8:24
O PECADO CAPITAL QUE FEZ O INTERNACIONAL A...
Sports Market Makers
2,008 views
3 COISAS QUE ABRI MÃO PARA FICAR MILIONÁRIO ANTES DOS 30
23:09
3 COISAS QUE ABRI MÃO PARA FICAR MILIONÁRI...
Finclass - Aprenda a investir do zero
97,149 views
AI AGENTS EMERGENCY DEBATE: These Jobs Won't Exist In 24 Months! We Must Prepare For What's Coming!
2:32:10
AI AGENTS EMERGENCY DEBATE: These Jobs Won...
The Diary Of A CEO
1,432,653 views
Who Has the Upper Hand in US-China Relations?
9:43
Who Has the Upper Hand in US-China Relations?
Bloomberg Television
2,285 views
AÇÕES DESPENCANDO: É O FIM DO BANCO DO BRASIL? | O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM AS AÇÕES DO BB?
11:10
AÇÕES DESPENCANDO: É O FIM DO BANCO DO BRA...
Economista Sincero
86,467 views
TESOURO IPCA+ 2050 PODE QUADRUPLICAR SEU PATRIMÔNIO EM 5 ANOS | Onde Comprar
27:40
TESOURO IPCA+ 2050 PODE QUADRUPLICAR SEU P...
Finclass - Aprenda a investir do zero
229,576 views
Veritasium: What Everyone Gets Wrong About AI and Learning – Derek Muller Explains
1:15:11
Veritasium: What Everyone Gets Wrong About...
Perimeter Institute for Theoretical Physics
3,171,813 views
Владислав ЖУКОВСКИЙ: Рубль обвалят. Цены летом сильно вырастут. Налоги поднимут осенью
52:38
Владислав ЖУКОВСКИЙ: Рубль обвалят. Цены л...
Ходорковский LIVE
39,990 views
Sundar Pichai, CEO of Alphabet | The All-In Interview
1:02:21
Sundar Pichai, CEO of Alphabet | The All-I...
All-In Podcast
220,241 views
WHAT IS AN ISSUANCE OF NEW FIIS SHARES, HOW IT WORKS and WHEN TO ENTER!
21:46
WHAT IS AN ISSUANCE OF NEW FIIS SHARES, HO...
Finclass - Aprenda a investir do zero
5,249 views
POR QUE SUA VIDA MUDA DEPOIS DE JUNTAR R$ 100 MIL REAIS? | Como juntar R$ 100 mil de forma rápida?
18:17
POR QUE SUA VIDA MUDA DEPOIS DE JUNTAR R$ ...
Bruno Perini - Você MAIS Rico
1,403,348 views
NÃO INVISTA EM ETFS? – REACT AO BASTTER
23:41
NÃO INVISTA EM ETFS? – REACT AO BASTTER
JP Azevedo
484 views
Can the STOCK EXCHANGE reach 150 THOUSAND points?
20:39
Can the STOCK EXCHANGE reach 150 THOUSAND ...
Dica de Hoje
862 views
CRISE! ESTAMOS PIORES QUE A ERA DILMA? | TAXA SELIC EM 14.75%
17:55
CRISE! ESTAMOS PIORES QUE A ERA DILMA? | T...
O Primo Rico
300,711 views
DON'T PUT A CENT INTO THESE INVESTMENTS
13:12
DON'T PUT A CENT INTO THESE INVESTMENTS
Canal do Holder
754 views
SELIC RATE AT 14.75% - HOW TO PROFIT FROM FIXED INCOME, FIIS AND SHARES NOW
20:28
SELIC RATE AT 14.75% - HOW TO PROFIT FROM ...
Finclass - Aprenda a investir do zero
156,120 views
Making Money in the USA vs. Making Money in Europe
26:39
Making Money in the USA vs. Making Money i...
Nathaniel Drew
259,440 views
THE EASIEST WAY TO CALCULATE THE FAIR PRICE OF A REAL ESTATE FUND
15:25
THE EASIEST WAY TO CALCULATE THE FAIR PRIC...
Finclass - Aprenda a investir do zero
17,881 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com