o Olá Sejam todos bem vindos Eu sou Professor Wesley Barbosa e no vídeo de hoje eu vou falar sobre a epístola aos pisões também conhecida como arte poética do poeta Romano quinto Horácio flaco que é aí um dos grandes textos a respeito da produção poeta é um poema né ao mesmo tempo em que é uma carta é uma epístola é um poema e e é um poema metalinguístico aí é uma das obras mais conhecidas da Meta poeta que uma das obras mais conhecidas a respeito da produção literária da antiguidade clássica né E que constitui aí
um texto praticamente obrigatório para todos aqueles que pretendem conhecer um pouco a respeito dos estudos literários este vídeo faz parte do nosso projeto anual de introdução à teoria literária projeto este vimos desenvolvendo Desde o mês de janeiro e que iremos até tá trazendo em cada mês um tema e desde já eu convidas a Se engajaram ajudarem esse canal a crescer cada vez mais para que possamos alcançar mais pessoas para que possamos continuar desenvolvendo esse trabalho então peço que você curta que você comente que você se possível compartilhe para que outras pessoas tenham acesso a esse
material e claro que você não é inscrito ainda inscreva-se no canal e Ative o Sininho das notificações para que você seja informado dos futuros risos Então bora lá bom hein como é sempre faço vou deixar aqui na descrição do vídeo o link para quem se interessar por adquirir a obra que vai lá no site da Amazon que compre e deixar forma você vai estar destinando uma pequena porcentagem de sua compra sem ter custo nenhuma mais por isso para ajudar a manter de canal tá no caso eu vou deixar dois links eu vou deixar para este
livro aqui ó e eu estou usando como base porque unha que os textos base da poética clássica mas eu vou também deixar o link para a versão isolada né do Arte poética de Horácio versão Oeste aqui é inversos porque esta tradição aqui do professor Jaime Bruna ela é uma tradução em prosa né uma característica do professor Jayme prometo foi assim que ele fez por exemplo a tradução da Ilíada e da odisseia pra editora cultrix também foi em prosa e não para algumas pessoas é muito bom porque tem gente que não gosta de ler em verso
né então para vocês eu indico se encontrar isso aqui porque vocês vão estar adquirindo junto a poética de Aristóteles e o Tratado do Sublime the longing e para quem faz questão de ter o texto em verso no meio de São bilíngue e da editora autêntica eu também vou deixar o link aqui na descrição tá e a epístola aos pisões Qual que é o título de Gamas original do texto é um poema do poeta Romano na verdadeira não era cidadão Romano ele era ali do Sul da Itália Mas enfim viveu em Roma aí e tem toda
uma influência sobre a cultura Romana EA cultura clássica né o Horácio ele era um poeta tens a ter as tem uma série de textos produzidos e a arte poética é um dos textos em que ele fala sobre poesia né sobre a arte de produzir textos poéticos porém Este é sem sombra de dúvidas o mais conhecido e é também aquele que aponta o como definitivo né por ser um texto que foi produzido já na fase final de sua vida né o anos de sua vida é um texto de alguém maduro que enfim por isso mesmo poder
aí é aprofundar em determinados temas é sintetizar melhor a sua ideia a respeito da produção poética né então por isso esse texto tem tanta importância né Tanto faz você chamar de arte poética ou de epístola aos pisões porque o O titular poético foi dado posteriormente se eu não me engano por Quintiliano né mas no fim os dois títulos aí referem-se a mesma obra é uma obra de meta poesia né ou seja uma poesia falando sobre a própria poesia sobre a própria arte de produzir textos poéticos né literatura digamos porque afinal de contas literatura naquela época
era basicamente poesia liga-se a uma grande tradição não é único a este 3 e olha para a obra de Horácio tem outros episódios assim mas ao longo de toda a história da literatura poetas trataram sobre o ato mesmo de produzir com exigir nós temos a inúmeras Artes poéticas nós temos inúmeros livros e inúmeros tratados que surgiram da mão de poetas na corretas consagrados que deixaram as suas contribuições e o nosso poeta aqui no caso o Horácio não é diferente né ele também produziu o seu texto visando a este fim e Ele dirige o seu o
seu texto aos pisões né que era uma família tradicional Romano ali daí o título né é pistola aos pisões é Mais especificamente é o pai e a um dos filhos né e entende-se que este filho ele tinha o objetivo de tornar as poeta então Horácio vai aí dar os seus conselhos para aqueles que pretendem se tornar poetas e portanto é um ensinamento daquilo que deve ser adotado dos procedimentos a serem realizados das escolhas a serem feitas é por todos aqueles que pretendem produzir poesia uma informação importante a respeito e orar se aquele era um epicurista
né ou seja epicurismo vem de Epicuro né Epicuro de Samos que foi um filósofo que viveu entre os anos 300 e 200 antes de Cristo e ele tinha uma filosofia baseada em alguns princípios né mas eu vou aqui pegar o primeiro princípio de sua Filosofia é a que eu tenho novamente em mão já se tem essa obra outras vezes o dicionário de filosofia Nicola abbagnano é o mesmo muito bom tá que para quem se Aventura aí pelos estudos literários ter muitas vezes uma obra filosófica pelo menos um dicionário ajuda muito se você entender certas questões
né que teoria literária e filosofia por mais de um momento se casam se ajudam e se complementam né bom então ele diz aqui que a filosofia de Epicuro ela tem eh algumas características sendo a primeira o sensacionismo princípio segundo o qual a sensação é o critério da Verdade e do bem Este último identificado portanto com prazer vem daí por exemplo a ideia do do Carpe Diem né que foi inclusive esse esse termo foi firmado por Horácio né em um dos seus textos que a ideia do Carpe Diem ela é muitas vezes interpretada devido à sua
ligação com a questão do prazer ao prazer desmedido a liberdade Sem Limites ao prazer sexual uma série de coisas né A ideia é para deixe prazer que Horácio tão bem utiliza aqui na sua epístola ela está ligada muito mais a uma sublimação do Espírito através da arte né e não é um prazer por ser só né tanto é que ele traz a ideia do doce e do útil né ou seja ao mesmo tempo em que a obra literária ela encanta ao mesmo tempo em que a obra literária ela é leva a obra literária também para
ele deveria ter um caráter útil Então não é uma liberdade qualquer ligada a satisfação de prazeres mas sim uma elevação do Espírito por meio da arte é como ficou Claro aqui a partir das palavras de a baiano uma sensação que conduz a verdade e ao bem então essa ideia aí da do doce do outro está presente o tempo inteiro na obra de Horácio né uma beleza O que é gratuita tanto é que ele diz aqui a certa altura que não baixa serem belos os poemas têm de ser emocionantes de conduzir os sentimentos do ouvinte aonde
quiserem então sempre tem algo que supera a beleza em si que supera o prazer da contemplação do texto pura e simplesmente põe essas ideias de de Horácio elas estão aqui assentadas em uma série de conselhos que ele vai dando aos pisões mais que servem aí para qualquer um que se interesse por conhecer aquilo que constitui um bom poema né e ele vai falar aí por exemplo da questão da unidade né é o que fica bem apresenta o principalmente no começo do texto A o fato dele chamar muito atenção para necessitar de uma unidade da obra
unidade acha que eu entendo como harmonia as partes daquele texto a humanidade que Visa que uma parte não contra a dica outra parte o que não não disfarça o que outra parte vinha construindo ou seja todo um encadeamento que a obra vem assumindo desde o começo com a escolha do gênero EA escolha do gênero tratando-se aí Claro de antiguidade clássica na em que os gêneros eles eram bem estantes não eram não havia essa liberdade de gêneros como nós temos hoje em dia então ao se escolher um determinado gênero você já escolhi ali o Tom com
o qual você desenvolveria o seu texto né se um tom mais grave se um tom mais mas jocoso enfim e isso aí deveria ser respeitado pelo poeta um texto que começasse de um jeito e terminar sem outro enfim já comprometeria a qualidade e com família diz aqui levaria ao riso né e e esses cuidados é para a ir a uma ideia que se pretende a forma como essa ideia vai ser colocada ali dentro daquela obra seja ela uma obra narrativa ou seja ela uma um teatro né é essa essa esse cuidado com unir os elementos
de forma adequada é Aí talvez para ele um dos principais requisitos de um bom poeta interessante a metáfora que ele faz aqui comparando com o ato de trabalhar a cerâmica né e ele disso começou-se a fabricar uma ânfora porque ao girar o torno do Oleiro vai saindo um pote em suma o que quer que se faça seja pelo menos simples Uno a Então essa ideia aí de unidade ela é extremamente presente Nesta parte inicial da obra outra coisa interessante que ele coloca aqui é para você ter uma certa humildade embora ele as palavras mais a
gente depreende aí é você ter uma certa humildade de saber aquilo que você consegue tratar e ele diz o seguinte vocês que escrevem Tome um tema adequado às suas forças porque o fechamento tratar que é o que você não conhece vai fazer com que você não consiga organizar bem as ideias não acho o Tom adequado não achou o gênero adequado enfim você se perta totalmente ali na sua produção é Pondera em longamente o que seus ombros se recusem a carregar o que aguentem a quem domina o assunto escolhido não faltar a eloquência nem louça e
da ordenação então se você conhece aquele tema do qual pretende tratar será bem mais fácil escrever a respeito Isso aí é um conselho que até hoje faz muito sentido né e ele segue aí tratando de questões como a métrica Lda um determinado gênero para determinar Tom não tô mais grave um tom mais triste não tô mais heróico E aí toda aquela questão da métrica e dos pés gregos né que que quem já estudou literatura clássica já viu e que futuramente nós estaremos aqui no Canadá é um tema um tanto mais complexo e que requer uma
atenção especial não apenas em um vídeo mas em alguns Talvez um projeto futuro sobre isso tá é interessante que ele chama atenção para uma necessidade de o poeta conhecer o tema e as Sensações dos personagens que quer expressar é por dentro né ou seja vivenciar mesmo aquelas emoções para que ele consiga representar os bem E ele fala a natureza moda nos primeiramente por dentro para todas as vicissitudes ela nos alegra ou em pele a cólera bom pros tem Terra agoniados ao peso da aflição depois é que interpreta pela linguagem as emoções da alma se a
fala da personagem destoar de sua boa ou má Fortuna romperam em gargalhadas os romanos Cavaleiros opções Então se o tema que se está tratando ali é um tema triste mas o personagem não consegue expressar essa tristeza e fala ali de um modo agitado de um modo muitas vezes até ridículo aquilo ali vai causar muito mais o riso do que a comoção E aí vai entrar em confronto com aquilo que Aristóteles mesmo já colocaram né a respeito do que deve ter uma tragédia e etc então vejam que o cuidado com adequação ao gênero é muito presente
e aí você diz aí Wesley Mas é você selecionou aqui para o canal durante todo este ano que é e onde ao projeto de introdução à teoria literária aqui no canal temas que são relevantes para o iniciante conhecer dentro dos estudos da literatura mas se hoje em dia e gêneros não são estanques porque trazer Este texto se já não deve haver esta preocupação com uma adequação exata ao gênero ou diria que é muitas das ideias que Horácio traz aqui se nós as adaptarmos elas são extremamente atuais né A questão da unidade mesmo de você não
se perder ao longo do texto e você não começar o texto falando de algo ele do Meio para o fim você mudar o tema eu não gostei do tema inicial e em vez de jogar fora o texto e começar de novo você simplesmente mudar do nada isso aí é o que independentemente do tipo de gênero você deve ver prestar atenção a questão mesmo de se adequar as emoções que você quer passar a ver isso para linguagem saber e aí claro né quando você sente junto com seu personagem quando você o eu lírico daquele poema né
tratando aí de um romance ou de um da poesia quando eu lírico daquele poema traz sentimentos com os quais você compartilha fica muito mais fácil você dar aquele personagem a fala adequada seus sentimentos e fica muito mais fácil mais fácil você colocar naquele poema os sentimentos pretendidos porque é algo natural é o que você conhece você não vai fugir daquele Tom e isso é bem verdade se você quer tratar de um tema como a morte por exemplo no texto se você não adecco as suas palavras os adjetivos adjetivos de carga semântica negativa triste e etc
se você não traz por exemplo substantivos de natureza muito mais abstrata do que concreto né que aí vão faz é uma numa pós-morte em uma transcendência ou não na ausência dela e assim por diante se a linguagem não corresponde como que aquele teste vai significar o que você pretende Então são conselhos que você sabendo adaptada aos dias atuais são perfeitamente possíveis e essa noção dos clássicos é de um trabalho que vise produzir uma obra grandiosa uma obra que que é leve os sentimentos que eleva a alma que nos retire 10 ter lugar comum digamos e
nos alce é um lugar é mais alto Ainda que naquele breve momento de leitura ou de contemplação da obra isso é algo para mim fundamental dentro da boa literatura né você percebe que os próprios bons autores quando vão falar de sua produção eles enfatizam esse cuidado deles e isso já mostra que todos esses autores que o tanto que não chama a atenção que nos emocionam tanto eles estão de uma forma de outra seguindo alguns desses conselhos ainda que muitas vezes sequer saibam sequer admitam né Agora é lógico quando eu falo aqui de manter a unidade
que manter a unidade é importante até nos nossos dias a gente tem que ter noção de que quando romper com ao que vinha sendo construídos lá desde o começo é é importante para a riqueza que aquela obra quer passar quando isso é fruto Claro de um de uma de uma utilização arquitetada intencional e criativa em que o autor foi feliz naquele ali e se produz boa obra né a personagens por exemplo hoje em dia podem ser esféricas né trazendo aquela ideia lá de fossas é que eu até vou trazer aqui também quando estivermos falando sobre
a ficção né narrativa personagens eles podem ser tanto planos quanto e os nervos esféricos Eles vão mudando ao longo da obra né eles passam por uma transformação e hoje em dia isso é possível e até torna uma obra mais rica do que puramente aquelas que têm personagens unicamente planos né então é necessário que se tenha essa noção da parte final do texto ele vai falar daquilo que eu considero como outro ponto extremamente importante do poema é do texto que é o cuidado contexto que se irá publicar não sair publicando O texto assim que se conclui
não ter pressa ter um cuidado em fazer refazer confrontar aquele texto é em diferentes momentos e daí ele também aconselha a deixar o texto guardado por um bom tempo para que você retorne e futuramente ó E além disso tudo também é dar o seu texto a contemplação pedir para um crítico observar a o seu texto dar uma opinião é pedir para familiares amigos lerem e dizer alguma coisa a respeito daquele texto para que isso lhe ajude também a ter uma noção do caminho que você está tomando e fazer possíveis mudanças mas ele deixei isso bem
claro é necessário que você é de seu texto a contemplação neste momento em que você ainda não o publicou de pessoas que entendam de literatura né pessoas que conheçam a literatura não ela até Fala aí é para você ter cuidado com os bajuladores né os amigos que podem unicamente elogiar o seu texto por amizade ou aqueles que estão interessados em alguma coisa né Ele fala aí e ricos que teriam bajuladores ao seu redor E que enfim elogiar iam ali unicamente visando algo em troca né e isso é interessante o fato de que muitas vezes mostramos
nossos textos amigos a familiares e todo mundo até por medo de Contrariar vai desatar uma maravilha tá muito bom e você acaba achando ali que é o maior escritor de todos né e e muitas vezes quando confrontado com o crítico ele vai olhar e vai dizer olhar isso aqui pode ser diferente porque não fazer de outra forma aqui olha isso aqui tá vazio significado não é compreensível você se perdeu nas suas ideias e isso quando é feito antes da publicação é muito bom né desde que você quarta tem humildade para reconhecer e para refazer o
seu texto é o ruim é quando acontece depois de publicado né ele vai falar e para você guardar o teste por oito anos é mais um período aí que ele escolhe Pode até ser muito para alguns para outros Pode até ser pouco né tem realmente escritores que se você deixar eles passam ali décadas refazendo e reescrevendo seus textos então é é algo que vale a pena pelo menos alguns meses né você deixar o seu texto ali voltar Futuramente você menos vai ver com outros olhos distanciado um pouco daquela sensação que o fez produzir é um
conselho fundamental sobre isso ele tem um trecho aqui que eu acho interessantíssimo de leite para vocês se porém alguma vez vier a escrever algo sujeito aos ouvidos do Cristo comércio ele se tem um crítico do seu tempo aos de seu pai e aos meus e retém ou por oito anos guardando os pergaminhos o que você não tiver publicado poderá ser destruí e a palavra lançada não sabe voltar atrás Isso é uma grande verdade né Depois que você publicou meu amigo já era né não tem mais como voltar atrás então é melhor que aguarde é melhor
que tenha paciência embora nem sempre seja fácil né ter a paciência necessária aí para esperar a publicação mas é um conselho muito bacana e sobre a importância do Olhar crítico ele tem uma passagem aqui que eu acho importantíssimo é que eu vou ler para vocês um homem honesto e entendido criticar os versos sem arte condenará os duros traçar a com o Cálamo de través um sinal negro junto aos desgrenhados cortará os ornamentos pretensiosos obrigará a dar luz aos poucos Claros apontará as ambiguidades marcará o que Deva ser mudado virar um aristarco e não dirá porque
e eu de magoar um a é por causa de uma ninharia Tais engenharias levaram o autor as férias de sabores uma vez achincalhado e recebido desfavoravelmente então é justamente isso né o olhar do crítico que não quero unicamente agradar ele muitas vezes pode ser turu ele pode trazer críticas que o autor talvez não esteja preparado para receber esse muito jovem se muito deslumbrado ali com a sua produção a ou muitas vezes ainda que o autor aceite mas que eu faço um até se sentir inferior a mas tantas críticas assim mas na verdade a gente sabe
que toda grande obra saiu de um processo de escrita e reescrita intensa de muito cuidado com as palavras de muita escolha daquilo que vai ser colocado no texto e esse olhar do crítico que aponta o que não está bom ele é visitará a aquele o pagamento que ele fala aí né de contemplado por outros que não são nem um pouco seus amigos e que estão ali em busca de qualidade ao verem lançaram a obra fora e jamais quererão Leila novamente nem a indicaram então vejam aí que é tem vários e vários conselhos importantes conselhos valiosos
a respeito da literatura os primeiros ligados de um modo geral a Literatura e serve para qualquer pessoa inclusive por um estudioso de um modo geral da literatura O estudante de literatura para entender um pouco também do que esperar de um texto literário grandioso né esperar uma unidade Esperar Uma qualidade esperar um texto que vice levar você a transcender puramente a leitura EA contemplação mas que traga algo para você que seja ao mesmo tempo doce útil né Ou seja que sirva de passa tempo que ele Encante que ele emocione mas que e lhe traga um ensinamento
que ele lhe mostra um pouco com outro olhar a humanidade a história as relações humanas quantas vezes né a literatura nos Foi útil E aí muita gente critica essa história né ah não mas não tem que ser útil e só ia querer didatizar É como eu digo sempre trazer adaptando aos nossos dias né Você pode parar para pensar que grandes obras nos trouxeram ensinamento grandes obras nos fizeram a ver a realidade de uma forma diferente ver as relações humanas de forma diferente ver o o nosso comportamento a nossa as nossas próprias angústias e sentimentos de
forma diferente nos trouxeram novas formas de olhar o mundo e isso é muito importante está aí o caráter útil da boa literatura da boa arte né já a parte final né ligada aí o palmito e leva enquanto Quer um conselho para pessoas que querem produzir liga-se muito aí ou autores né entra naquela história aí dá dos conselhos para escrita né produção de texto Não especificamente relacionados a teoria da literatura de modo geral mas a produção de obras né mas que também são importantes e que certamente é o valem ser observado sair por todos que pretendem
produzir literatura que pretendem produzir a arte de um modo geral no nosso próximo vídeo nós vamos trazer a questão do Sublime que é outro tema que eu acho interessantíssimo dentro da da teoria da literatura na dentro dos estudos literários a partir de outra obra deste livro que é a o Tratado do Sublime de Londrina então espero que vocês tenham gostado do vídeo se encostaram não deixem de se engajar curtindo comentando enfim se engajam no vídeo porque a participação de vocês é fundamental tá eu agradeço muito audiência e até o próximo vídeo E aí [Música]