Unknown

0 views7087 WordsCopy TextShare
Unknown
Video Transcript:
[Música] [Música] Ahí เฮ [Música] เฮ [Música] [Aplausos] [Música] เฮ [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] [Aplausos] [Música] Boa noite, meninas. Que alegria estar aqui com vocês mais uma vez. Como é bom saber que tem tanta mulher comprometida em crescer, em buscar mais de Deus, em mergulhar na palavra.
Você que tá aqui, já comenta aqui no chat como você tá chegando hoje. Animada? cansada, cheia de expectativas, pode abrir o coração, porque esse é um espaço seguro, um espaço entre irmãs.
E deixa eu saber também, quem estava comigo ontem na nossa segunda aula, coloca aqui no chat também. Eu tava, Helena. E para quem chegou hoje pela primeira vez, seja muito bem-vinda, tá?
saba que você ainda pode assistir as outras aulas depois, mas agora o importante é estar aqui 100% presente. Aliás, ontem foi um dia muito especial por dois motivos. Primeiro porque mergulhamos profundamente no Antigo Testamento e muitas mulheres me escreveram dizendo que foi como tirar um peso, como se finalmente a Bíblia tivesse ganhado um novo sentido.
Aleluia, gente. É isso que a gente pretende. E segundo, porque abrimos oficialmente as inscrições para a nova turma do nosso curso, Fundamentos Bíblicos e Espirituais para mulheres.
De verdade, foi emocionante ver tantas de vocês dizendo: "Tô dentro". se comprometendo com esse tempo de transformação. Se você se inscreveu, escreve aí no chat também: "Eu já sou sua aluna".
Ai, que delícia. Que o Senhor abençoe sua vida e que você desfrute desse tempo de aprendizado e crescimento no Senhor. E se você ainda não se inscreveu, continua comigo até o final, porque hoje nós vamos conversar mais sobre isso com calma, tá bom?
Agora, antes de mergulhar no conteúdo da aula três, eu quero te convidar a fazer algo. Eu quero que você pare por um instante, respire fundo e imagine como seria a sua vida sendo completamente cheia da palavra de Deus todos os dias. Como seria se você não apenas lesse a Bíblia, mas compreendesse?
Se você não apenas compreendesse, mas vivesse, se a palavra estivesse tão viva em você que moldasse as suas decisões, a sua rotina, as suas conversas, a sua família, como seria sua vida se a Bíblia realmente fosse o seu alimento diário? Se ao invés de acordar e já ser sugada pela correria, você tivesse o hábito e o prazer de abrir a Bíblia e se deleitar na voz do Senhor. Como seria se, ao invés de se sentir confusa, culpada, sobrecarregada, você estivesse mais firme, mais confiante, mais cheia de fé, mesmo depois de um daqueles dias.
Imagina como seriam suas reações diante dos problemas, como seriam as suas palavras dentro da sua casa, como seria o seu posicionamento diante das decisões difíceis. Imagina que lindo seria se você pudesse ensinar isso pros seus filhos, pras mulheres da sua igreja, paraas suas amigas que ainda nem conhecem Jesus, né? muitas às vezes que não conhece o Senhor.
Imagina poder abrir a Bíblia e explicar com clareza o que está escrito. Responder a qualquer um com sabedoria, citar versículos de memória, orar com base no que está escrito, ser uma referência, ser um exemplo, ser usada por Deus por onde você passar. Querida, presta atenção.
Esse é o futuro que o Senhor deseja para você. Não sou eu. Eu sou apenas um canal dele.
Mas o Senhor quer te levar para esse lugar de ser cheia dele para transbordar as pessoas à sua volta. Isso não é só para pastoras, líderes, teólogas. Esse chamado é para mim, é para você, é para toda mulher que decide permanecer em Deus diante das adversidades, diante das distrações, diante dos convites deste mundo que tentam nos distanciar, né, daquilo que fomos criadas para ser e para fazer nessa terra.
Inclusive, muitas alunas do curso já me disseram: "Helena, eu não sabia que eu era capaz de entender tudo isso, mas agora eu entendi que Deus sempre quis isso para mim. " E é por isso que eu tô aqui hoje para te lembrar que esse lugar também é para você. Mas para alcançar essa realidade existem resistências.
Se fosse fácil tava todo mundo no céu já. Mas existem barreiras que ainda precisam ser vencidas. Sabe, meninas, às vezes a gente ouve sobre esse futuro lindo que Deus tem para nós e até acredita que ele é possível, mas no fundo a gente ainda carrega aquela sensação de que não consegue chegar lá.
Porque querer a gente até quer, mas tem algo que tem travado a maioria de nós. E esse algo se chama falta de constância. A gente começa, mas não dá continuidade.
A gente promete pra gente mesmo que vai estudar, mas não consegue manter a promessa. A gente se empolga num culto, mas já esfria ao longo da semana. A gente tenta ler a Bíblia, mas aí não entende direito, sente sono, acha difícil, o celular já apita a notificação, o filho apronta, o marido não ajuda, a gente se distrai e a palavra vai ficando de lado.
O nosso tempo com o Senhor vai ficando pro outro, pro outro e pro outro dia. E aí vem a culpa, vem a comparação, vem a sensação de que a gente tá ficando para trás. Eu sei, eu já estive nesse lugar.
é o lugar de quem reconhece o que Deus fez, sabe o que deveria estar fazendo, mas não consegue corresponder a vontade do Senhor. E o que mais me entristece é que muitas mulheres acreditam que é normal viver assim, que tá tudo bem querer e não fazer, que tá tudo bem, querer buscar, querer buscar mais a Deus, né? mas só consegue fazer o mínimo.
A realidade é que isso é comum, mas não deveria ser normal. Se a gente deixar que coloquem na nossa cabeça que tá tudo bem buscar ao Senhor quando dá, encaixar ele no tempo que sobra, escutar a Bíblia enquanto faz outras coisas e quando vê já acabou o capítulo e você nem lembra do que o narrador tava falando. Tá aí o segredo para viver anos dentro de uma igreja e não experimentar uma mudança de vida radical.
E a gente acha que tá tudo bem, porque quando a gente olha em volta, esse é o estado da maioria das pessoas. O mínimo se tornou o máximo, porque, infelizmente, o Senhor não cabe na nossa agenda, não cabe no nosso orçamento, não cabe nos nossos planos. Com isso, eu não quero generalizar, porque eu sei que existem famílias em situações muito precárias no nosso país.
Infelizmente existem pessoas que trabalham 12, 14, 16 horas por dia entre trabalho e deslocamento, só para conseguir garantir o mínimo dentro de casa. Não é sobre essas pessoas que eu estou falando aqui. Eu tô falando com quem sabe que dava para diminuir a Netflix, que dava para diminuir o tempo nas redes sociais.
que dava para diminuir os gastos com outras coisas para investir no seu crescimento espiritual. Mas primeiro a gente precisa reconhecer isso. Talvez hoje, no terceiro dia da nossa semana bíblica, você já tenha reconhecido que precisa de uma mudança de postura.
E eu preparei essa semana justamente para te tirar da sua zona de conforto. Eu te desafiei a se comprometer comigo durante esses cinco dias, porque eu sei que muitas vezes é difícil mudar sozinha. E eu queria estar com você nesses primeiros dias de transformação, como tantas pessoas estiveram comigo também.
E depois de sexta-feira, você pode seguir comigo dentro do curso ou pode seguir sozinha. Você escolhe e eu respeito a sua decisão. A única coisa que eu gostaria de verdade é que você não voltasse mais para o lugar em que você estava.
Até aqui a gente já caminhou bastante nessa jornada e cada passo foi essencial. Na primeira aula, a gente falou sobre a importância de permanecermos na palavra. A gente se lembrou de que a boca fala do que o coração está cheio e que muitas vezes as palavras que saem da nossa boca revelam que estamos mais cheias das vozes do mundo do que da voz de Deus.
Eu sei que foi um tempo forte de confronto, mas também de consolo. A gente conversou sobre como é possível amar a Deus, ir à igreja, orar e ainda assim se sentir vazia por estar distante da palavra. E vimos que o primeiro passo para mudar isso é assumir a responsabilidade pela nossa caminhada com o Senhor, sem esperar que as coisas mudem sozinhas, que a rotina fique mais fácil do nada ou que alguém venha fazer por nós o que só cabe a nós mesmas.
Quem é que se lembra disso? Comenta aqui no chat. Na segunda aula, demos mais um passo.
A gente aprofundou esse problema. Entendemos que não basta amar a Deus com os lábios, mas é preciso ter constância em sua palavra. É preciso aprender a permanecer e que para isso a gente precisa de um caminho de direção, de um passo a passo prático.
A gente também começou a estudar a Bíblia com mais clareza, com o panorama do Antigo Testamento. Foi tão lindo ver como tudo aponta para Jesus desde o começo. A história da salvação não começou em Mateus, ela começou lá em Gênesis.
E agora chegou a hora da gente seguir em frente. Hoje vamos mergulhar no Novo Testamento. Vamos enxergar um com profundidade o cumprimento da promessa, a chegada do Messias, a vida, morte e ressurreição de Jesus.
Vamos ver como ele formou a igreja e como essa história continua hoje através de nós. Que você vai aprender vai te ajudar a entender a Bíblia como uma narrativa única, viva, com começo, meio e fim. e vai te mostrar o seu lugar nessa história.
Se prepare, porque o que vem agora pode transformar a sua maneira de ver e viver a palavra. O Novo Testamento é o cumprimento da promessa. É onde a palavra viva se revela, onde Jesus caminha entre nós e onde aprendemos a viver como discípulos dele.
Vamos aprender um pouco mais sobre o Novo Testamento. Bom, o Novo Testamento começa com os quatro evangelhos que falam da vida e obra de Jesus. Nesses evangelhos, gente, os três primeiros, Mateus, Marcos, Lucas, são os que são chamados evangelhos sinópticos.
Por que essa palavra? Porque eles têm uma narrativa eh repetida, né? Muitos episódios são os mesmos episódios.
Eles narram as histórias de milagres de Jesus. E o o Evangelho de João, ele é diferenciado, mas ele funciona como um complemento dos três primeiros evangelhos. Os três primeiros, eles abordam essa vida prática externa, né, os feitos de Jesus.
E o evangelho de João complementa isso com uma perspectiva mais profunda, espiritual, uma visão mais celestial. Depois dos quatro evangelhos, temos os Atos dos Apóstolos, né, que é um livro que que retrata, que narra o nascimento da igreja. Talvez você se lembre que ali logo nos primeiros capítulos, né, eh, Jesus deixa uma ordem para que os discípulos permaneçam em Jerusalém e ele fala: "Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia, Samaria e até os confins da terra".
Isso tá falando da grande comissão que Jesus ordena aquela igreja que tá nascendo ali a continuar a missão, a continuar espalhando as boas notícias. Aliás, a palavra evangelho significa justamente isso, boa notícia. A boa notícia é que Jesus veio nos reconciliar com Deus Pai e nos livrar do nosso estado de separação de Deus, de queda, onde nós estávamos subordinados à ira de Deus.
Lindo demais, né? Então aí o livro de Atos começa a narrar esses primeiros dias da igreja, como por exemplo o apóstolo Paulo foi chamado. É uma lindeza.
Depois vem as cartas paulinas, que são 13 cartas. Gente, só o apóstolo Paulo, ele é responsável por 25% das escritas do Novo Testamento. Sabia disso?
Que lindeza, né? São 13 cartas que são instrução pra igreja. O apóstolo Paulo então sai de Jerusalém.
O, a igreja já tava estabelecida ali e ele vai paraa Ásia Menor, onde ele começa a anunciar o evangelho aos gentios, aqueles que não eram judeus apenas, mas ele rompe a bolha do judaísmo e vai expandir o evangelho exatamente como Jesus ordenou, né? E aí ele vai ali paraa Ásia Menor e ali ele começa a estabelecer igrejas, né? e expandi o evangelho.
Depois dessas cartas que Paulo vai mandando a essas igrejas que foram estabelecidas para que elas soubessem como viver a fé, como praticar, né, o evangelho, tem as cartas que são chamadas cartas gerais, que são de outros autores. Elas são de exortações e de encorajamento. Então, a gente pode ver, por exemplo, a carta de Judas, as cartas de Pedro, são cartas também que tratam desse assunto de encorajamento.
vão fixando ali também tudo que a gente recebe através da vida do apóstolo Paulo. E finaliza o Novo Testamento com o apocalipse. E é tão interessante que quando a gente fala assim, o apocalipse, no nosso tempo as pessoas falam assim: "Ah, o apocalipse a gente já pensa na tragédia, na ruína, no juízo, mas para nós que cremos, gente, Apocalipse é revelação e é esperança futura, a esperança da restauração de todas as coisas".
Então, de uma forma geral, nos evangelhos, Jesus veio até nós. Deus encarnou e veio até nós. Em Atos, o nascimento da igreja.
A igreja nasceu, os discípulos de Jesus continuam a sua obra sobre a terra. Nas cartas, a igreja está crescendo e ela precisa para isso de instrução, de sabedoria, de vida, né? E Apocalipse, a esperança permanece.
Nós temos a esperança de que ele virá. O Senhor vai voltar, vai reinar absoluto sobre todas as coisas, restaurando todas as coisas e haverão novos céus e nova terra. Não é para deixar a gente cheio de esperança.
Voltando a falar um pouco sobre os evangelhos, hã, eles dizem, deixam muito claro: "O verbo se fez carne, Deus veio até nós. Ele encarnou. e narra também o que ele fez na sua trajetória terrena, os milagres, os ensinos, as parábolas, o discipulado, o confronto com os religiosos, né, que que esperavam o Messias.
E quando o Messias estava diante deles, eles não conseguiam enxergar Jesus como Messias, porque não se enquadrava naquilo que eles esperavam. Vale lembrar, gente, que eh eh no judaísmo religioso, eles estavam esperando um Messias mais político, né? Um Messias que restaurasse Israel ao lugar de de poder que Israel tinha, por exemplo, nos tempos de Salomão, quando Salomão reinava.
Então, eh na cabeça do dos judeus daquela época, o Messias iria quebrar o julgo do Império Romano, né? A escravidão debaixo da qual o povo de Israel vivia. ia libertá-los.
E não apenas ia libertá-los dessa escravidão, mas iria levá-los, né, a um outro status. Mas Jesus veio, veio estabelecer um reino muito maior do que esse reino terreno. Então ele teve que confrontar muitas vezes o discípulo dos o o espírito dos religiosos, né?
Porque eles pareciam que temam a Deus, mas estava ali a cumprimento da promessa de Deus diante deles, mas eles estavam tão presos, tão arraigados à suas próprias opiniões e valores, que eles não reconheceram Jesus. Também é narrado a morte e ressurreição, Jesus cumprindo a promessa. Algumas pessoas muito equivocadamente, né, atribuem aos judeus a morte de Jesus.
Ah, os judeus é que mataram Jesus. Não, gente, ninguém matou Jesus. O próprio Jesus dise Evangelhos: "A minha vida ninguém a toma.
Eu a dou porque eu a quero dar. " Jesus sabia que ele vinha para ser o sacrifício perfeito para nos reconectar com Deus Pai através da purificação dos nossos pecados por seu sangue derramado. Então é muito importante a gente enfatizar isso, porque tem muitas pessoas, inclusive ideias antissemitistas do nosso do nosso tempo, que são construídas sobre valores totalmente equivocados e distorções da palavra de Deus.
Então, de fato, ninguém matou Jesus. Não foi o império romano que matou Jesus. Não foram os judeus religiosos da época que mataram Jesus.
Jesus deu a sua própria vida e cumpriu a promessa de Deus. Depois, lá em Atos, vem a igreja, o nascimento da igreja. Começa o livro já, como eu já citei aqui, como Pentecostes, né?
derramado Espírito Santo. Gente, é tão lindo que Jesus quando estava para asender ao céu, ele falou: "Eu vou, mas eu vou deixar com vocês o Espírito Santo e ele vai ensinar vocês todas as coisas. Ele vai lembrar vocês de tudo aquilo que eu tenho ensinado.
" Às vezes a gente se relaciona com o Espírito Santo apenas pensando nos dons, né? pensando eh eh no carisma do Espírito, mas o Espírito Santo, ele nos convence da justiça, do pecado, do juízo. Nós somos apresentados a Cristo pela obra do Espírito Santo.
Nós somos levados, conduzidos ao arrependimento de pecados pela obra do Espírito Santo em nós. E o Espírito Santo nos ensina, nos encoraja, nos exorta, nos consola e vai forjando em nós, vai formando em nós o caráter de Cristo. Por isso que a gente pode ver lá na carta do apóstolo Paulo aos Gálatas falando sobre o fruto do espírito, espírito com e maiúsculo, né?
O fruto que o Espírito Santo produz em nós, amor, alegria, paz. Você se lembra? Muito bem.
Também no livro de Atos temos, então começa aí com o Pentecoste, derramar do Espírito Santo, que autoriza, né, que que dá um selo assim sobre a missão da igreja sobre a terra, da autoridade, conhecimento e a obra do espírito adiante das nossas ações de evangelismo e propagação do evangelho. Depois o livro de Atos também eh retrata as missões, a expansão da igreja, como eu já falei, mas enfatizando, o apóstolo Paulo é enviado esse esse esse apóstolo aos gentios, a igreja estabelecida em Jerusalém, Pedro, Tiago, o irmão de Jesus, um dos discípulos de Jesus, né, pós a sua a sua ressurreição, ele se torna o líder da igreja em Jerusalém. Thaago, que foi irmão de Jesus, e Pedro também tá ali junto com ele.
E eles estão ensinando principalmente aos judeus, eles estão expandindo o evangelho dentro do judaísmo, porque eles também eram judeus, ok? E o apóstolo Paulo também, como judeu, já foi chamado por Jesus para eh furar a bolha, como eu disse, né, do judaísmo e ir até aos gentios. Bom, depois então dessa trajetória aí do livro de Atos, onde nós já estamos temos estamos inseridos até hoje, né?
A a grande comissão tá aqui fazendo parte da nossa história. Hoje nós continuamos indo pelo mundo e ensinando o evangelho, fazendo discípulos e batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Depois vem as cartas paulinas e as cartas gerais.
nas cartas paulinas para essas igrejas que ele foi fundando, né, na Ásia Menor, ele traz e também na Grécia, ele vai trazer doutrina, exortações, encorajamento. Ele vai falar sobre as práticas cristãs, que a gente não vive mais sobre um uma perspectiva eh carnal, mundana, não mais governados pelos nossos prazeres e vontades, mas vivendo a vida agora submetidos a Cristo, submetidos ao evangelho de Deus, um outro estilo de vida. Traz ensino sobre fé, sobre graça, sobre os dons, sobre amor, sobre comunhão, sobre família.
né? Fala de maridos e esposas, pais e filhos, eh fala de liderança. Então, eh eh as cartas, tanto as cartas paulinas como as cartas gerais, elas têm esse conteúdo.
E no final de tudo vem a grande revelação, o apocalipse. E como eu já disse, não é um livro para se desesperar. Às vezes as pessoas vão lendo o Apocalipse, que é o último livro da Bíblia, e elas vão ficando apavoradas, né?
com juízo sendo exercido, com coisas arrepiantes acontecendo. Mas o fato, gente, que quando nós pertencemos a Deus, a nossa perspectiva de tudo é diferente. A nossa preocupação é estar diante de Deus, vivendo em obediência e vivendo aquilo que ele planejou para nós.
Quando a gente vive assim, o apocalipse é a nossa esperança, né? É a nossa esperança de que o Senhor está vindo nos buscar e vai restaurar todas as coisas. Sabe aquele mundo bonito que a gente espera ver?
ordenado, belo, restaurado, onde toda a justiça prevalece, onde a injustiça não acontece mais, onde a morte não existe. Ai, gente, onde a tristeza não mais vai estar presente. Que que coisa incrível, maravilhosa, né?
Então, é tudo para nos dar esperança, não para nos dar desespero, mesmo que as coisas vão ficar bem turbulentas, principalmente para aqueles que não obedecem a Deus, né? As pessoas vão colher de tudo aquilo que elas escolhem, vão colher das suas escolhas. Mas é um livro de esperança, de perseverança e de vitória.
Um triunfo glorioso. Jesus é glorificado e o seu reino eterno é estabelecido. O Novo Testamento não é apenas uma história sobre o que Jesus fez, mas um chamado para viver como ele viveu.
O que que significa, por exemplo, estar em Cristo, né? Permanecer nele. Ali no capítulo 15 de João, Jesus fala: "Eu sou a videira verdadeira e vocês são os ramos.
Se vocês estiverem em mim e eu estiver em vocês, vocês darão muito fruto. " O que que fica claro aqui? Que que é estar em Cristo?
totalmente conectado à vida dele, compreendendo porque ele veio, o que ele veio fazer e seguindo obedecendo a sua proposta de amar o Senhor acima de todas as coisas, com todo o nosso coração, entendimento e amando ao próximo exatamente como fomos amados por ele. Obedecer a isso é permanecer em Cristo. Viver essa realidade, essa nova realidade, é permanecer em Cristo.
Nós nele e ele em nós. O Senhor também envia o Espírito Santo que vem como nosso guia, como nosso consolador e poder. Mas a gente também tem que parar de enxergar o Espírito Santo apenas pela perspectiva do carisma, como eu já falei aqui, apenas pela perspectivas dos dons, mas entendendo que nós recebemos um ajudador para formar em nós o que nós não somos capazes de forjar pelo nosso próprio esforço.
Então, é uma obra conjunta, é uma obra de renúncia e de buscar permanecer nos ensinamentos de Cristo, deixando que ele nos dirija e e nos mova, nos ensine, nos console, nos guieodere através do Espírito Santo. Então, é o Espírito Santo que nos apresenta a pessoa de Cristo, é o Espírito Santo que nos nos convence do pecado, é o Espírito Santo que nos ajuda a vencer as nossas debilidades e produz em nós o caráter de Cristo. Também aprendemos no Novo Testamento a igreja como um organismo vivo.
A igreja não é uma instituição apenas composta de paredes, denominações, doutrinas. A a igreja é um organismo vivo. É tão interessante que quando, por exemplo, Paulo sai, né, eh, fundando as igrejas, não eram igrejas, gente, de parede, teto, chão.
Quando fala igreja, é o grupo de cristãos estabelecidos ali naquela cidade, que muitas vezes, na maioria delas, se reunia clandestinamente. Se reuniam discretamente, vamos dizer assim, melhor do que clandestinamente. Discretamente.
Eles não queriam chamar muita atenção porque eles não eram muito bem vistos em muitas dessas cidades que eram pagãs, então e também eram perseguidos pelos judeus que não aceitavam o sacrifício de Cristo. Então eles se reuniam assim de uma maneira mais discreta. Quando Jesus manda as cartas para as igrejas do apocalipse, por exemplo, eh ele se refere a cidades.
Vocês lembram a carta paraa igreja em Laudisséia? Odiséra o nome da cidade, carta paraa igreja em Éfeso. Éfeso era o nome da cidade.
E ele usa nas cartas também eh é uma coisa interessante, características da cidade para ilustrar aquilo que ele estava exortando as igrejas. tão interessante. Depois com o suposto, a suposta conversão de Constantino, acho que no século V, é que as igrejas não foram vistas mais com preconceito e discriminação não foi mais perseguida e a o cristianismo foi estabelecido como uma religião permitida.
Aí sim templos foram construídos, alguns templos pagãos inclusive foram transformados em igrejas, entendeu? Mas quando a gente fala de igreja, um organismo vivo, não é sobre casa, parede, telhado, piso, né? Instituições que os nossos olhos vêm, mas a igreja, pessoas, um grupo de pessoas que comungavam da mesma ideia, estavam caminhando na mesma direção, praticando as mesmas coisas.
Uma lindeza, né? E a vida cristã como uma caminhada de fé e de obediência é a proposta, é a proposta para nós no Novo Testamento. Bom, vamos lá entender alguns versículos, né, que revelam a nossa identidade, por exemplo, em Deus.
Em Segundo Coríntios, vamos abrir aqui. Segundo Coríntios, Atos Romanos, Coríntios. Coríntios.
Ah, gente, essa Bíblia é um pouquinho complicada porque ela ela tem as páginas muito fininhas, né? Segundo Coríntios 5:17. Vamos lá.
Segunda Coríntios 5:17 diz assim: "Olha, logo todo aquele que está em Cristo se tornou nova criação. A velha vida acabou e uma nova vida teve início. " Isso tem tudo a ver com estar em Cristo.
Lá em Romanos também 8, Romanos 8 14, você tá com a sua Bíblia aí, acompanha comigo, tá? Já vai acostumando. 8 14 16.
Vamos lá. O texto diz assim, 14. Porque todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
Pois vocês não receberam um espírito que os torne de novo escravos medrosos, mas sim o Espírito de Deus que os adotou como seus próprios filhos. Agora nós o chamamos aba, pai. Pois o seu espírito confirma a nosso espírito que somos filhos de Deus.
Se somos filhos de Deus, então somos seus herdeiros e, portanto, coerdeiros com Cristo. Se, olha que interessante, se de fato participamos de seu sofrimento, participaremos também de sua glória. Tremendo, né?
Isso, esses versículos vão evidenciando tudo que a gente já tá comentando aqui sobre o Novo Testamento. Também tem Mateus lá, o primeiro evangelho, Mateus capítulo 28, que fala da vocação, né, da igreja, a instrução de que a obra continua, de que o legado de Jesus continua nos nossos dias. do próprio Jesus falou.
Vamos lá. Mateus 5. Logo depois, gente, Mateus 5 é um capítulo tão importante que o Mateus 5 tem as bem-aventuranças.
Vocês se lembram? Pois é, as bem-aventuranças elas são como se fosse a espinha dorsal do evangelho, né? Tudo que a gente precisa saber sobre a caminhada com Cristo, sobre o propósito de Deus para nossas vidas, tá ali nas bem-aventuranças, né?
E nesse mesmo capítulo ele continua dizendo, capítulo 5 de Mateus, a partir do verso 13 diz assim: "Vocês são o sal da terra, mas se o sal perder o sabor, para que servirá? É possível torná-lo salgado outra vez? Será jogado fora e pisado pelos que passam, pois já não serve para nada.
Vocês são a luz do mundo. É impossível esconder uma cidade construída no alto de um monte. Não faz sentido acender uma lâmpada e depois colocá-la sobre um cesto.
Pelo contrário, ela é colocada num pedestal de onde ilumina todos que estão na casa. Da mesma forma, suas boas obras devem brilhar para que todos as vejam e louvem seu Pai que está nos céus. Então aqui fica claro que a nossa vida com Cristo não apenas é uma caminhada de aperfeiçoamento e santificação, mas testemunho daquilo que Deus é capaz de fazer em nós para transbordar e influenciar e atrair outros à presença de Deus.
Bom, gente, o Novo Testamento ele deixa o coração da gente desafiado, diria assim, porque quando a gente, por exemplo, lê as cartas de Paulo, a gente pensa: "Meu Deus, eu tenho que melhorar, eu tenho que melhorar". Mas não é pra gente sentir desespero, desespera sentir desesperança, não. É para você sentir encorajamento.
Sabe por quê? Porque também o Novo Testamento nos apresenta o Espírito Santo e fala: "Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo pra gente ser testemunho de Jesus". Então você é sal, você é luz e isso é para influenciar outras pessoas, para temperar outros ambientes, para brilhar onde a escuridão reina.
Eu gostaria de chamar a atenção de vocês para algo muito forte para mim. Eu prego por esse mundão todo há bastante tempo, aí um pouquinho mais de 20 anos. E tem muita mulher que me procura para falar que eu sou um exemplo para elas, que o meu ministério abençoa muito a vida delas.
Elas dizem: "Olha, Helena, que o Senhor continue usando a sua vida para falar ao coração de muitas outras mulheres. " Eu me sinto muito honrada com tudo isso. Eu tenho consciência do lugar que o Senhor me colocou.
Só que eu também tenho consciência de que eu não vou alcançar todo mundo. Hoje a gente vive numa falsa perspectiva de que os grandes influenciadores digitais são os grandes responsáveis por promoverem uma mudança na igreja e na sociedade. Mas deixa eu te lembrar de uma coisa.
Sabe como a igreja do Senhor cresceu tão rápido? Logo no início veio uma perseguição muito forte. E isso fez com que a igreja, aqueles que foram cheios do Espírito Santo lá em Atos 2 e depois em Atos 4, se dispersassem para outras cidades.
A Bíblia diz que os apóstolos permaneceram em Jerusalém, mas a igreja foi dispersa. Sabe o que aconteceu? A Aline, que dava aula para crianças, mudou de cidade, arrumou um novo emprego e começou a falar de Jesus paraas suas colegas professoras, pras crianças, pros pais das crianças.
A Patrícia, que era enfermeira, foi paraa outra cidade e começou a pregar a obra de Cristo pros pacientes dela no hospital onde ela trabalhava. A Juliana, dona de casa e mãe de três filhos, começou a evangelizar as suas vizinhas, as mães dos amiguinhos dos seus filhos, contando tudo que tinha vivido com o Senhor. É claro que eu tô dando exemplos dos nossos dias, mas só para ficar claro na sua cabeça uma coisa, as pessoas que mais contribuíram para o crescimento e avanço da igreja não foram os pastores, não foram os teólogos, não foram os diáconos.
Eles foram preciosíssimos. Foram pessoas comuns em suas vidas comuns, vivendo para um Deus extraordinário. Aquilo que o povo recebeu dos apóstolos e do Espírito Santo, eles espalharam.
Aquilo que eles aprenderam, eles ensinaram. Aquilo que eles experimentaram, eles compartilharam. E está chegando tempo em que vamos ver isso se repetir.
Não é Helena com seus vários seguidores nas redes sociais que vai mudar a vida da igreja brasileira. É cada uma de vocês influenciando uma pessoa, duas pessoas, três pessoas à sua volta aí pertinho de você. É você pegando alguém, discipulando essa pessoa até que essa pessoa resplandeça a luz de Jesus.
Hoje a gente se se impressiona, né, com muitos seguidores, mas existem poucos discípulos. Eu não posso formar discípulos de todas as nações, mas eu quero ajudar você que mora no Japão a formar discípulos aí. Eu quero ajudar você que mora na Europa a formar discípulas aí.
Eu quero ajudar você que mora nos Estados Unidos, no Brasil, ã, no norte, no sul, levar a palavra do Senhor onde você está. É assim que o reino vai avançar. O Senhor não está me chamando para fazer a diferença.
O Senhor está nos chamando para fazer a diferença. A diferença é que eu posso ter começado primeiro, eu posso ter estudado algumas coisas primeiro, eu posso ter até conhecido algumas coisas primeiro, mas eu acredito que você pode aprender tudo que eu sei e fazer a diferença onde você está, em lugares que eu nunca vou chegar, se relacionando com pessoas que talvez eu nunca vou me conhecer e você pode ir além, saber muito mais do que eu sei. Mas para que o reino avance dessa maneira, para que você seja esse canal do Senhor, é preciso ter fundamentos.
Sem fundamentos é como tentar construir uma casa num terreno arenoso. No primeiro vento mais forte a estrutura desaba. E a mesma coisa acontece com a nossa fé, sem uma base firme.
A gente até começa bem, mas não permanece. Sem fundamento não tem como permanecer. A gente vai tentar influenciar e acaba sendo influenciada.
A gente vai ensinar e acaba saindo com mais dúvidas do que quando chegou. A gente precisa se dedicar a aprender para que o Senhor nos use para falar. Eu sonho com um dia em que vamos olhar ao redor e ver mulheres comuns cheias da palavra, sustentando igrejas, famílias e gerações inteiras.
Mulheres ensinando outras mulheres, mães ensinando filhos. Amigas, discipulando amigas. E esse futuro começa quando uma mulher decide se aprofundar.
O reino está avançando e você precisa decidir se vai assistir de longe ou vai entrar de cabeça naquilo que Deus tá fazendo agora. E se você sente que isso faz sentido para você, o fundamentos bíblicos e espirituais para mulheres é um canal para te ajudar a servir nesse tempo. E talvez hoje seja o seu dia de dar esse mesmo passo.
Você não precisa entender tudo, ter tudo resolvido ou sentir que está pronta. Você só precisa se posicionar e confiar que o Senhor vai fazer o que só Ele pode fazer. Fundamentos bíblicos e espirituais para mulheres não é um curso teórico, é um processo de transformação.
É para você que ama o Senhor, mas sente que ainda não consegue viver tudo que ele tem para sua vida. É para quem quer mais da palavra, mas ainda se frustra por não saber como estudar e falar com confiança, né, sobre o que está escrito nas escrituras. Dentro do curso, você vai aprender a estudar a Bíblia com profundidade, mesmo sem nunca ter feito teologia.
Entender a estrutura das escrituras de Gênesis até Apocalipse com como um plano perfeito de Deus. reconhecer Cristo em toda a Bíblia, até nos textos que antes pareciam difíceis, crescer no conhecimento dos atributos de Deus e ver isso moldando as suas decisões, as suas orações, a sua maneira de viver. Colocar as disciplinas espirituais em prática, com leveza e constância, sem culpa, sem peso, mas não para por aí.
esse conhecimento vai começar a transbordar na sua vida prática, porque a palavra quando entra de verdade transforma tudo e ainda vai te ajudar a responder melhor aos desafios do dia a dia com a sabedoria vinda da palavra, a se posicionar na sua casa, no seu trabalho, na igreja, com autoridade espiritual, a ensinar a Bíblia com confiança, seja para seus filhos, para uma amiga ou um discipulado, a se tornar uma mulher mais estável, madura e cheia do Espírito Santo. E se a sua dúvida for: "Ah, mas será que eu vou conseguir acompanhar? " Sim, vai.
Eu tenho certeza que você consegue. Por quê? Porque as aulas são gravadas, o acesso é por um ano inteiro.
Você pode assistir o seu ritmo e pode revisar quantas vezes quiser. As aulas também não são muito extensas para que o conteúdo seja bem assimilado. É um curso feito para mulheres reais que tem uma rotina corrida, tem os seus desafios como mãe, como esposas, como profissionais, mas que também tem muita sede de crescer em Deus.
E para enriquecer ainda mais a sua jornada, eu convidei três pessoas que eu admiro profundamente e que trouxeram revelações preciosas pro nosso curso. Um módulo com a Carol Baso, que é teóloga e historiadora sobre a história da igreja. Gente, fascinante para você entender como a palavra chegou até nós e como se posicionar hoje com mais discernimento e conhecimento.
Um módulo com o professor Fábio Coelho, especialista no assunto da batalha espiritual, trazendo verdades bíblicas profundas e libertadoras, além de abordar o papel das mulheres na história profética da igreja. e um módulo com o pastor Renato Marinoni, mestre em teologia sobre adoração bíblica. É adoração bíblica.
A gente precisa discernir o que que é isso e como ela acontece para você viver a adoração que agrada ao Senhor com entendimento e com verdade. Esse curso não é para você virar uma teóloga de púlpito, é para você se tornar uma mulher cheia da palavra, que conhece o seu Deus, vive o que crê e transforma qualquer ambiente onde você estiver. Deixa eu te lembrar de algo muito especial.
Além de todo o conteúdo principal do curso, com aulas gravadas, profundidade bíblica, convidados incríveis e um caminho estruturado de crescimento, você também vai ter acesso a bônus poderosos que foram pensados para responder às necessidades mais urgentes da sua caminhada com Deus. É um combo de estudos com aulas que trazem temas essenciais paraa nossa vida de mulher cristã. Além dessas super aulas, você terá apostilas, materiais de apoio e conteúdos que muitas mulheres disseram que já valeram um investimento só por elas.
Nessas aulas a gente aborda temas como batalha espiritual, emoções na Bíblia, finanças à luz da palavra, casamento e criação de filhos na fé, fé e trabalho, como preparar uma pregação. Até isso tem, gente. aconselhamento familiar, papéis de esposa e de mãe, identidade da mulher em Cristo ou meu Deus, como a gente precisa, né, ter essa essa convicção em nós da identidade de Cristo em nós e segredos para estudar a Bíblia em casa.
Olha que delícia. Todo esse conteúdo já está disponível dentro da plataforma, pronto para você assistir quando quiser, no seu ritmo, no seu tempo. E para tornar essa jornada ainda mais prática e especial, você vai ter a opção de adquirir um planner devocional de estudo bíblico desenvolvido exclusivamente para te acompanhar nessa caminhada.
Esse plenner foi criado com todo o carinho para te ajudar a registrar as reflexões extraídas no curso. Tem um programa de para você ler a Bíblia inteira em um ano. Eh, você pode praticar as disciplinas espirituais com intencionalidade.
O plenner também vai te ajudar a isso. Acompanhar o seu avanço nos estudos. tem um espaço para você anotar seus sonhos, suas metas e suas orações.
Manter a sua vida espiritual em constante crescimento. É uma ferramenta, gente. Disciplena era uma ferramenta linda, prática e profundamente inspiradora, feita para te ajudar a manter o foco, manter a constância e a disciplina no que mais importa, a sua vida com Deus.
Na hora da sua inscrição, você vai ter a opção de incluir o seu planner. Ele é opcional, ok? Mas se seu coração deseja algo que te ajude a viver a palavra com mais intencionalidade, esse plenner pode ser um lindo aliado na sua jornada.
E se você chegou até aqui com o coração ardendo por mais de Deus, se em algum momento desses dias o Espírito Santo já confirmou no seu coração que esse curso é para você, se você sabe que chegou a hora de se firmar, se aprofundar suas raízes na palavra e de ser preparada para frutificar onde Deus plantou, então agora é a hora de dar esse passo. A minha equipe já está colocando o link aqui no chat. É só clicar, preencher rapidinho e garantir a sua vaga.
Assim que você se inscrever, você vai receber um e-mail com acesso imediato à plataforma, todos os módulos liberados, os bônus organizados e o primeiro passo da sua jornada. E quando você concluir a sua inscrição, volta aqui no chat e escreve com fé. Tô dentro, Helena, para eu saber que a gente vai caminhar juntas daqui paraa frente.
Eu tô te esperando do outro lado com uma comunidade linda e uma jornada que vai marcar a sua vida. E deixa eu reforçar algo muito importante para você decidir com paz no seu coração, OK? Ao se inscrever no curso, você tem sete dias completos de garantia.
Durante esse tempo, você pode acessar a plataforma, assistir as aulas, explorar os bônus, sentir o ambiente e perceber se é realmente o que você precisa agora. E se por qualquer motivo você sentir que não é o momento de seguir, basta nos avisar dentro desse prazo de 7 dias e a gente devolve 100% do valor investido. Sem perguntas, sem constrangimento, sem burocracia.
Porque a minha oração é que essa decisão venha do seu coração com propósito, com liberdade e com a direção do Espírito Santo. E eu confio que se for para ser, o Senhor vai confirmar. Meninas, que noite preciosa a gente viveu juntas hoje.
Se você acompanhou tudo, do início ao fim, percebeu que a palavra de Deus não é só um texto antigo, cheio de histórias do passado. Ela é viva, ela é poderosa e ela continua transformando vidas, começando por dentro da gente. A minha oração é que tudo que vivemos nesses três dias já esteja ecoando no seu coração.
que você não apenas entenda o que está escrito, mas sinta o chamado do espírito para viver o que está escrito. E amanhã a gente dá mais um passo muito especial, mas vai ser diferente. Amanhã eu vou receber uma mulher que é um exemplo de permanência, uma mulher que carrega marcas profundas, marcas de quem escolheu permanecer firme na palavra, mesmo nos dias mais escuros.
A missionária Edmia Williams vai estar com a gente e ela vem com uma palavra forte, viva, cheia de testemunho daquelas que estremecem por dentro e renovam por completo. E se você esteve com a gente até aqui, por favor, não perca o que vai acontecer amanhã. é um daqueles encontros que viram uma chave no espírito.
E antes de encerrar, eu quero te lembrar com todo o carinho, as inscrições para o curso Fundamentos Bíblicos e Espirituais para Mulheres já estão abertas. Se em algum momento dessa aula seu coração ardeu, se você sentiu que Deus está te chamando para um tempo mais profundo com ele, não adia esse passo. Clica no link que está aqui no chat, faz a sua inscrição com paz no coração e depois volta aqui e escreve: "Tô dentro, Helena".
Para eu saber que você já escolheu permanecer e que a gente vai seguir essa jornada juntas. Nos vemos amanhã no mesmo horário, no mesmo lugar, para um momento que eu creio vai marcar a sua história em nome de Jesus. Ah, não esqueça que teremos o sorteio dos planners em nosso último encontro.
Já participou? Corre lá no post e comente a palavra que eu comentei na primeira aula. E lembre sempre, quem permanece na palavra floresce.
Até o nosso próximo encontro na semana bíblica, queridas. Até lá. [Música] [Música] Oh !
[Música] [Música] เฮ [Música] [Música] Oh. Oh.
Related Videos
Beautiful  Hymns 🙏🏼 Cello & Piano 🙏🏼 Heavenly Background Music
Beautiful Hymns 🙏🏼 Cello & Piano 🙏🏼 H...
Prayer Pray
COMO ORAR COM PODER E FÉ? A RESPOSTA ESTÁ NA BÍBLIA
27:55
COMO ORAR COM PODER E FÉ? A RESPOSTA ESTÁ ...
Tribuna de Cristo
24,309 views
Semana Bíblica - Permanecendo na Palavra | Dia 2
2:04:36
Semana Bíblica - Permanecendo na Palavra |...
Helena Tannure
85,705 views
PAPA LEÃO XIV SURPREENDE O MUNDO AO CITAR NIKOLAS FERREIRA EM DISCURSO HISTÓRICO. O QUE ELE DISSE...
12:07
PAPA LEÃO XIV SURPREENDE O MUNDO AO CITAR ...
Terço do Dia com Maria
21,757 views
História Real dessa Avó: Meu Marido Me Traiu e eu fiz a Vingança Perfeita...
58:44
História Real dessa Avó: Meu Marido Me Tra...
Diário da Vovó
1,471,615 views
Helena Tannure - COMO SER SÁBIA NAS HORAS DIFÍCEIS
1:17:28
Helena Tannure - COMO SER SÁBIA NAS HORAS ...
Central da Palavra
190,101 views
50 Classical Music Masterpieces for Relaxation & the Soul | Beethoven, Mozart, Chopin, Bach, Vivaldi
3:25:28
50 Classical Music Masterpieces for Relaxa...
Classical Stars
10,415,198 views
Entrevista Sem Filtro com o Garoto mais Polêmico do Brasil Miguel Oliveira! | Pastor Marco Feliciano
22:28
Entrevista Sem Filtro com o Garoto mais Po...
Marco Feliciano
314,822 views
Carnalidade
59:29
Carnalidade
Missionária Edmeia Williams Oficial
1,151 views
Meghan Markle's 'DISGUSTING' Jam Taste Test | Prince Harry's Grandiose Narcissism Explained
28:29
Meghan Markle's 'DISGUSTING' Jam Taste Tes...
TalkTV
63,600 views
Enquanto outros confiavam em armas… ele confiou em DEUS! | A incrível coragem do Rei Asa
30:58
Enquanto outros confiavam em armas… ele co...
Projeto Bíblia
68,884 views
Semana Bíblica - Permanecendo na Palavra | Dia 1
1:45:16
Semana Bíblica - Permanecendo na Palavra |...
Helena Tannure
137,509 views
Helena Tannure | OS FEITOS DE UMA MULHER DE ORAÇÃO
41:09
Helena Tannure | OS FEITOS DE UMA MULHER D...
Central da Palavra
293,086 views
Helena Tannure | VIVENDO COM LEVEZA TODO DIA
59:15
Helena Tannure | VIVENDO COM LEVEZA TODO DIA
Central da Palavra
22,220 views
MARKS OF A CALLING! PASTOR ANTÔNIO JÚNIOR #MAISFORTEPODCAST
1:59:21
MARKS OF A CALLING! PASTOR ANTÔNIO JÚNIOR ...
KARINA BACCHI
24,426 views
Helena Tannure - Lidando com as Frustrações
44:45
Helena Tannure - Lidando com as Frustrações
Helena Tannure
90,618 views
PARE TUDO, ATRAVÉS DA SUA FÉ - #DIEGOMENIN | SERMÃO
51:05
PARE TUDO, ATRAVÉS DA SUA FÉ - #DIEGOMENIN...
Diego Menin
29,726 views
Anna Clara Rocha - Ministração - Esperançar 2024
24:56
Anna Clara Rocha - Ministração - Esperança...
Anna Clara Rocha
672,661 views
Relaxing Piano Music: Romantic Music, Beautiful Relaxing Music, Sleep Music, Stress Relief ★122
3:36:39
Relaxing Piano Music: Romantic Music, Beau...
Soothing Relaxation
190,035,478 views
COMO SERÁ O IMPÉRIO DO ANTICRISTO    Lamartine Posella
2:09:22
COMO SERÁ O IMPÉRIO DO ANTICRISTO Lamar...
Lamartine Posella 2025
23,445 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com