Olá no vídeo de hoje nós vamos falar dos filósofos mais importantes da história da filosofia um filósofo que foi um divisor de águas na história do pensamento ocidental antes dele pensava-se de um jeito e se discutiam determinados assuntos depois dele começaram a refletir de uma outra forma e a discutir os assuntos que ele colocou em pauta para Filosofia mas antes de qualquer coisa já se inscreve aqui no nosso canal ative as notificações para você não perder as nossas próximas publicações e já vai deixando logo o seu like para ajudar o nosso trabalho é e o
redcart é o pai da filosofia moderna Ele viveu na primeira metade do século 17 em um período de transição entre a tradição e o novo mundo que estava surgindo entre o pensamento medieval EA modernidade e por ser um período de transição foi um período de muita crise crise cultural que se refletiram na sociedade em forma de crise social porque se deu isso porque todo aquele conjunto de saberes que fundamentava um estilo de vida um modo de viver estava sendo contestado e isso a baloiço chacoalhou e muito a sociedade europeia do século 17 nesse período o
pensamento medieval era fundamentado pela filosofia Escolástica que foi sistematizada pelo grande Doutor da Igreja São com mais de Aquino aqui como em todo o período medieval nós temos a defesa do teocentrismo Deus está no centro de tudo Olá tudo gira em torno dessa ideia de Deus nós temos também a defesa do princípio de autoridade não é qualquer pessoa que tem a capacidade de dizer a verdade de estar com a razão essa pessoa tem que ter autoridade ou se basear é alguém que tenha autoridade só vence uma disputa só vence um argumentação quem fizer isso e
por falar em autoridade o São Tomás de Aquino elegeu como o grande filósofo e preste atenção São Tomás de Aquino considerava Aristóteles ou filósofo ou seja ele era o maior filósofo que já tinha existido até então sendo assim tudo que o Aristóteles falava que não ia e não confrontava o que a igreja o que o cristianismo defendia era verdade o Aristóteles tinha a razão então alinhando uma interpretação João passagem e com aquilo que o Aristóteles já tinha dito a igreja defendia o gel centrismo como o modelo cosmológico correto na organização do universo a terra está
no centro e todos os outros planetas inclusive o sol giram em torno da Terra e aí reação a filosofia Escolástica nós tivemos várias ideias como humanismo renascentista que trouxe o antropocentrismo como uma nova visão da realidade agora não é mais Zeus que está no centro de todas as coisas e sim o homem nós tivemos também a revolução científica e revolução científica pessoal foi mesmo se uma Revolução Por quê Porque contestou o sistema cosmológico da igreja que era o gel centrismo defendendo o heliocentrismo E aí nós vamos ser o copernico Kepler e também aqui de uma
maneira muito forte o Galileu ele e mostraram por A mais B através da observação e da matemática que é um sol está no centro e dos os outros planetas que giram ao redor dele inclusive a terra e aqui também quando o Galileu constrói a sua luneta aponta para lua e observa que a lua não é uma esfera perfeita como dizer o Aristóteles que a lua tinha suas crateras tinha suas imperfeições ele coloca em xeque o princípio de autoridade qualquer pessoa pode olhar para lua através da luneta do galileu e comprovar que o Aristóteles está errado
você não precisa ser uma grande autoridade Para comprovar para proferir essa verdade até aqui ainda dava para igreja controlar a situação seja perseguindo ou censurando os cientistas o negócio pegou fogo mesmo quando nós tiver a forma protestante aí falou protestante não contestou um outro ponto da filosofia Escolástica contestou foi toda autoridade da Igreja e isso levou a Europa a guerra guerra entre protestantes e católicos e diante de todo esse cenário uma corrente filosófica ganhava cada vez mais força e adeptos os céticos olhavam para toda essa confusão e diziam praticamente assim tá vendo eles discutem disputem
escutem e não conseguem chegar a um acordo a um consenso cada um defende uma verdade absoluta e eles vão acabar todos se matando porque eles não conseguem entender que o homem não consegue chegar as verdades absolutas isso porque não existem verdades absolutas um homem não pode ter um conhecimento certo e seguro sobre nada e o principal representante desta corrente filosófica nessa época pessoal era também um francês o Michel eu saio E aí nesse contexto histórico e cultural e sujo o nosso filósofo o de Castro nasceu no interior da França em 1596 no seio de uma
família Nobre muito rica o pai dele morreu quando ele ainda era criança deixando para ele uma herança muito boa tão boa que proporcionou de kart uma vida de ócio ele nunca teve que se preocupar com dá aulas ou ser preceptor de alguém de do filho de algum nobre do fim de algum rico como muitos outros grandes nomes da filosofia e podem se dedicar inteiramente aos estudos Ele estudou em uma das melhores escolas da Europa naquele tempo uma escola Jesuíta lá ele aprendeu Os Clássicos aprender a filosofia alta Literatura e também e também estudou matemática o
de kart como a gente já sabe sempre se mostrou um grande matemático e ele sempre foi muito bem nos estudos apesar das suas a o Flávio pessoal da caste não podia pegar um Sereno que estava logo morrendo isso era tão grave que o colégio até permitiu com que ele não fizesse os exercícios matinais ou assistir Se as aulas pela manhã o de cá tu só ia sair do quarto dele lá para o meio-dia de tão frágil que era a sua saúde e aqui pessoal é importante a gente deixar uma coisa bem clara o de card
receber uma formação católica ele foi católico até o último dia da sua vida e ele mesmo se considerava um católico Agostiniano e a gente saber disso é muito importante para nós entender a sua filosofia e quando ele estava quase se formando em direito ele ficou doente e teve de ficar recluso em Castelo para se recuperar lá nos Jardins desse Castelo ele pode ver os autômatos andando de um lado e para o outro sozinho e ele ficou Maravilhado ao ver aquelas pequenas máquinas tô vendo sem ajuda de ninguém e aí ele percebeu duas coisas importantes a
primeira que ele era que ele mesmo sendo um homem muito inteligente culto estudado erudito um grande matemático ele não sabia de praticamente nada do funcionamento daquelas máquinas e a segunda coisa muito importante também foi que ele percebeu O Abismo fosso que existe que existia no caso na época entre o ensino formal e o mundo real dentro das dos colégios nas universidades ninguém discutir sobre os avanços da ciência sobre aqueles robozinhos aqueles autômatos que andavam sozinhos como se fosse mágica E aí o de Castro percebeu que para entender realmente o mundo ele tinha que ir para
o mundo porque tudo aquilo que ele recebeu de educação e olha que foi a melhor educação que alguém poderia receber na época turma que ele que ele aprendeu no colégio a cidade não servia para nada no mundo real e então para entender como ele mesmo Viseu livro do mundo ele tinha que se aventurar no mundo e aí ele se alistou no exército para lutar aqui na Guerra dos Trinta Anos onde nós temos os católicos e os protestantes se matando e aqui pessoal em uma das noites aí nos acampamentos de guerra o de carro que tem
três sonhos recorrentes um atrás do outro e nos três sonhos alguém dizer para ele para reformar o conhecimento humano para reformar o modo que nós entendemos as coisas e aí o de kart acordou assustado e ele já vinha muito tempo pensando nisso e percebeu que não dava para continuar nessas campanhas de guerra e então ele parte para conhecer a Europa viajar é preciso ele conhece ele passa um tempo na Alemanha Depois faça um tempo nos países baixos aí depois passa um tem a área e então volta para Paris depois de conhecer todos esses lugares e
ver como é que as pessoas viviam como é que as pessoas se comportavam como era que eu mundo era de verdade e aí quando ele tá lá em Paris em uma noite em uma palestra em uma discussão ele começa a questionar um dos palestrantes E aí um Reverendo um sacerdote se volta para ele disse você é um homem muito inteligente pelas perguntas que você faz você deveria se entregar de corpo e alma a tarefa de realmente entender e solucionar toda essa confusão que está estabelecida no conhecimento da nossa época e aí foi tudo aquela ficou
doido mesmo porque ele lembrou dos sonhos que ele já tinha e então ele se propôs a essa tarefa de tentar reformar sozinho todo conhecimento humano e ele tinha tempo e recursos para isso né pessoal herança que o pai dele deixou por si e ele se entregar totalmente ao ócio e aos estudos só que ele fica em Paris não ele não fica em Paris Por que a França deve cadeira é uma França muito católica e a igreja estava em cima de tudo aquilo que era novo já revisando e censurando muitas vezes então ele se muda para
os países baixos onde lá tem um clima melhor por causa também da saúde dele ele tem que ficar no lugar é que ele melhores condições e também por causa da tolerância religiosa porque ele sabia que lá ele poderia publicar as coisas dele é com um pouco mais de paz e tranquilidade e é lá nos países baixos que ele vai publicar as suas grandes obras o discurso do método em 1637 e as meditações metafísicas em 1641 e o de kart ainda tinha muita coisa para publicar se ele não tivesse caindo no erro de aceitar o e
da Rainha da Suécia para se mudar para a Suécia para morar no castelo e seu filósofo da corte a rainha era uma grande fã do seu trabalho e ele acabou vendo nesse convite altos unidade dele continuar os seus trabalhos sobre a proteção real hoje ninguém no caso a igreja fosse lá censurá-lo fosse dizer o que que ele podia ou não escrever só que o inverno da Suécia é muito rigoroso e a rainha tinha o hábito de acordar e 5 horas da manhã para começar a estudar Olha só o de carro sempre acordou depois do meio-dia
só que ele teve que se curvar à vontade da mulher e aí lá no castelo lá na Suécia naquele frio todo ele acabou contraindo uma pneumonia e acabou a falecer muito muito jovem em 1650 com apenas 54 anos bom pessoal e o que é que tem nessas obras que é uma nova forma de pensar e dão Novos ares para a filosofia quando de cá olha para a filosofia Escolástica ele vê que ela só produz verdades incontestáveis E aí eles ficam naquela discussão Sem Fim naquela disco Tácio um fala de um lado o outro fala de
um outro e ninguém chega a um acordo não se chega a um consenso EA filosofia não progride a filosofia Escolástica Diferentemente da filosofia Escolástica a filosofia natural que era Como era chamada a ciências naquela época ela tem progresso por quê Porque a filosofia natural está fundamentada na matemática EA matemática possui um procedimento rigoroso se nós obedecermos os procedimentos da Matemática nós chegamos há certezas indubitáveis qualquer pessoa chega a essa certeza qualquer pessoa racional e de bom senso não precisa de muita argumentação não precisa saber se quem tem autoridade você não tem se segue a matemática
chega a essa certeza e aí a gente pode progredir E aí nós temos consenso isso porque como o Galileu já vi é dito a matemática é a linguagem do universo todo o universo é escrito em linguagem matemática então a matemática ela pode estar no fundamento de todas as ciências particulares mas porque é que isso acontece porque quando a gente discute ciência a gente progride e quando a gente discutir filosofia a gente fica empacado não vai para lugar nenhum fica uma discussão Sem Fim são pessoas do mesmo jeito que são seres humanos que tem uma natureza
racional Então como é que a gente chega ao erro no campo da filosofia segundo de cá e aqui é uma grande inovação que ele coloca na filosofia falta um método um método para pensar é um método que nos de um procedimento rigoroso para que a gente possa chegar a ideias evidentes e daí as evidências que são Claras e distintas Olha aí pessoal aqui já nascendo a metáfora da qualidade a claridade contra a escuridão E aí a gente já tem o início do Iluminismo aqui com o de Castro se nós seguimos um método nós temos como
pensar corretamente E aí a gente pode chegar a um princípio ordenador a tarefa que o de kart se propõe é refundar todo o conhecimento humano partindo de premissas básicas para construir a partir delas todo o Edifício do conhecimento assim como é Na matemática o de café aplicar o procedimento matemático aqui na filosofia se quando a gente fundamento a ciência na matemática a ciência progride porque a gente não faz isso com a filosofia Oi gente vai acabar com toda essa confusão vai acabar com as guerras e todo mundo vai chegar a um consenso todo mundo vai
chegar a um acordo e a gente vai poder progredir e não ficar nessa discussão Sem Fim da filosofia Escolástica nós vamos chegar a ideias Claras e distintas evidentes que todo ser racional vai poder concordar e o primeiro passo desse método desse procedimento rigoroso para que a gente possa chegar as verdades as ideias evidentes é duvidar duvidar de forma radical de tudo de todas as ideias que nós temos pré-concebidas de todas as ideias que nós temos que nós que nos chegam através da tradição o de Kate vai colocar aqui é a dúvida metódica ou a dúvida
hiperbólica ou a dúvida Radical para trabalhar para gente colocar em xeque em dúvida todas as nossas ideias as nossas ideias que a gente já traz com reflexão ou sem reflexão se a gente quer começar do zero então tudo que a gente conseguiu até agora a gente tem que colocar em dúvida E aí ele vai utilizando-se da dúvida metódica duvidar dos Sentidos e nós temos que novidade tudo que vem dos nossos sentidos porque os sentidos nos Enganam quando a gente olha duas linhas paralelas que tendem ao infinito e olha aí ele trazendo a matemática quando a
gente olha para essas linhas a gente e schairer lá no final essas linhas se encontrando quando a gente sabe racionalmente que elas não se encontram elas continuam paralelas os nossos sentidos nos Enganam também quando a gente olha para a lua e tenta perceber o tamanho que é a Oi aqui é seus dedos para medir a gente vê a lua desse tamanho ele quando na verdade a gente sabe racionalmente que a lua não é desse tamanho a lua é gigante pessoal tudo que não chega pelos sentidos nós devemos colocar em dúvida e é uma dúvida radical
eu tenho duvidar que duvidar até no fato de eu estar aqui agora eu tenho que duvidar até do fato de eu ter um corpo tudo tudo tem que ser posto em dúvida e sim ele vai colocar tudo em dúvida essa dúvida radical não vai cair só sobre os sentidos vai recair também sobre a matemática que é o nosso conhecimento que nos dá a certeza os acidentes mais de acordo com de carro nas meditações metafísicas E se a gente tiver enganado com relação a matemática se quando eu somo 2 + 2 e chega o resultado de
quatro esse resultado foi enganoso se dois mais dois na verdade foram três se houver Oi e aí ele vai criar que o argumento do gênio maligno se tiver algum gênio maligno algum Deus enganador que faz eu acreditar que dois mais dois é quatro coisas na realidade é três como é que eu posso acreditar ainda na matemática se eu não tenho certeza que pode haver esse gênio maligno esse Deus enganador que faz eu errar nos procedimentos da Matemática então matemática também não vai poder estar no fundamento do edifício que nós vamos construir o novo conhecimento humano
então o que que sobra o detalhe vai duvidar de tudo e ainda Duvida duvida de tudo e pessoal abrindo aqui um Parelhas se o de kart duvida de tudo cria essa dúvida radical ele tá também aqui ó tentando refutar o ceticismo porque a gente vai chegar Sim há uma certeza há uma verdade absoluta através dessa dúvida radical de verdade a essa se eu duvido eu duvido do vídeo de tudo eu não posso duvidar de que eu estou duvidando Eu não posso duvidar de que eu posso duvidar essa é uma certeza que ele tem que ele
chega através do puro raciocínio e se eu duvido eu penso eu penso logo eu existo Esse é o argumento do cogito o famoso argumento do corte código ergo.sum eu duvido de tudo mas eu não posso duvidar de que eu duvido esse eu duvido eu penso eu penso eu existo penso logo existo é a primeira certeza de todo o edifício teórico de tudo aquilo que vai começar a ser construído a partir de agora em bases sólidas em bases seguras é a primeira ideia Evidente da filosofia do de kart e percebam aqui e essa primeira certeza não
é uma dedução lógica eu penso logo existo que eu estou tirando essa certeza de um silogismo aristotélico nós estamos refutando tudo olha aí o que dá cá refuta toda a filosofia Escolástica e ao reputa filosofia Escolástica ele também está refutando Aristóteles Aristóteles mesmo já tinha dito que nós temos uma forma correta de raciocinar e de pensar e é o silogismo que é a lógica o de cá fazendo não todo mundo aí raciocina através da lógica e ninguém chega a consenso nenhum a gente precisa de um método algo diferente da lógica que é no caso aqui
o processo matemático aplicado a filosofia só assim a gente vai chegar nas certezas e a nossa primeiro certeza é essa penso logo existo O que é uma intuição e não a conclusão de um argumento de um silogismo aristotélico então assim o gostinho que teve que se voltar para dentro de ser para descobrir a Deus e as verdades é o de cá também volta-se para o seu interior para descobrir o fundamento do conhecimento para descobrir a primeira certeza o princípio ordenador e fundante de todo o conhecimento no de cá é o sujeito pensante que é a
fonte EA sustentação de todo o conhecimento e aqui ele vai estar de acordo com o espírito da sua época com o espírito da modernidade com o Espírito do humanismo renascentista que é antropocêntrico homem está no centro aqui o de cá através da pura reflexão racional chega a essa verdade e funda aí o racionalismo moderno que depois vai ser trabalhado por outros grandes filósofos Como é o Pascal o Live n e o Espinosa apesar do Espinosa não ser um grande matemático a fazer vai trabalhar todo seu pensamento a maneira da geometria assim como os de carro
tá fazendo aqui botando colocando trazendo o método matemático para dentro da filosofia bom pessoal é evidente que isso é só uma introdução ao pensamento do de kart se você quiser estudar melhor o pensamento dele bem como toda a história da filosofia eu te convido a clicar no segundo link aqui da descrição e fazer sua inscrição no nosso curso de história da filosofia lá você vai estudar de uma maneira bem didática bem passo a passo toda a história da filosofia desde o início com os pré-socráticos até os nossos dias atuais eu tenho certeza que você vai
gostar eu vou ficando por aqui dúvidas nos comentários um grande abraço e até a próxima