Quem você quer ser quando morrer? / Mateus Mota Lima

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Instituto Borborema
FORMAÇÃO CLÁSSICA DO IB: https://institutoborborema.com/formacao-classica-do-ib-assinatura/ PIX (e-...
Video Transcript:
[Música] Olá sejam bem-vindos à nossa aula chamada quem você quer ser quando morrer eh a razão dessa aula né o motivo da gente ter resolvido dar esta aula é em primeiro lugar porque aquilo que eu frequentemente falo e que explico de várias maneiras diferentes em aulas diferentes se você quer resolver qualquer problema na sua vida e se você quer decidir a sua vocação se você quer progredir na vida espiritual se você quer progredir na educação intelectual se você quer resolver os problemas dos seus filhos se você quer bem o que você qu da sua vida
a primeira coisa a ser considerada e decidida por ela é o fim é o fim último porque se você não escolher o fim último e não permanecer com este fim último como eh portanto a orientação dos seus atos presentes o que quer que você faça pode encaixar-se naquela maravilhosa frase de Santo Agostinho né corres bem mas corres fora do caminho e a pior coisa que acontece nesse tipo de situação é quando você dá certo na vida porque você sei lá faz alguma coisa muito bem mas quando você chega no fim você descobre que não era
aquilo só que aí você já gastou sua vida inteira naquela coisa e se não fo em previsão do fim você não tem um critério real e objetivo para julgar as suas decisões em todas as áreas da sua vida hoje então esse ponto da decisão pelo fim ele é assim fundamental inclusive quando nós tratamos da estrutura do desenvolvimento das virtudes que é capitaneado pela virtude da Prudência que é exatamente a virtude que ordena todas as coisas ao fim último e sem o desenvolvimento da Prudência não há possibilidade de desenvolver virtude alguma enfim São só alguns dos
motivos pelo qual o fim tem que ser considerado e decidido Primeiro só que com os alunos né mais recentemente eu comecei a atender pelo menos um quase que um aluno por dia para tratar da ordem de vida dos estudos do horário desse tipo de coisa eu me vi na na necessidade de que com quase todos eles eu tive que basicamente dar uma aula e reforçar esse ponto explicando por uma outra via ou seja não me parece que isso ainda esteja suficientemente bem compreendido Esse é o primeiro motivo pelo qual a gente está dando essa aula
o segundo motivo é porque muitos do que dos que estão que são familiares no meio do olavismo né que vieram nesse meio do n reacionário como diz o professor Caio ouviram falar e muitos tentaram fazer o tal do exercício do necrológio e a grande maioria das pessoas que tentaram fazer esse exercício tiveram muitos problemas e se queixam às vezes por anos de não conseguir fazê-lo né Eh só que o necrologio é exatamente uma personificação é uma especialização uma especificação deste fim último geral e de fato a depender do instrumento linguístico a depender da capacidade imaginativa
né a depender do nível de maturidade da pessoa ela vai encontrar bastantes obstáculos para fazer o necrológio e aliás mais importante do que entender o fim último específico seu é entender o fim último específico Universal Geral do ser humano então Eh depois de um certo desenvolvimento no caminho da educação que é tanto espiritual quanto intelectual quanto moral é que se tem propriamente um nível de ordem interior um nível de capacidade de apreensão da realidade para que com segurança se possa discernir eh esse fim último específico ou a vocação específica então quanto a este ponto eu
gosto gostaria de tranquilizar os que estão com nesse tipo de situação que por hora deixem de lado essa preocupação exagerada com o necrológio e as razões de disso aí estarão exatamente Nesta aula certo então esses são os dois principais motivos pelos quais a gente tá dando essa aula então então a pergunta Inicial é essa né O que vocês querem da vida ou o que vocês querem da Morte né melhor [Música] eh qual é o fim último que nós precisamos realmente entender né e precisamos decidir por ele essa essa hora de vocês [Música] responderem a máxima
Santidade e a máxima sabedoria Oi quem é que falou a máxima Santidade e a máxima sabedoria será é por [Música] quê para poder conseguir contemplar a verdade se possível e se se se a gente conseguir se unir não sei se se unir a Deus mas se unir a essa verdade se fazer essa a palavra é essa é contemplação fruir da presença de [Música] Deus é tudo isso está certo mas deixa eu trazer um outro detalhe que eu acho que essa parte não tá muito claro nós somos frequentemente confundidos pelas mudanças as mutabilidad desta vida que
né as circunstâncias mudam as circunstâncias interiores as circunstâncias exteriores mas quer você saiba quer você não saiba né quer você seja católico quer você seja budista quer você seja um morador de Campina Grande ou você esteja nos confins da Sibéria quando você morrer só vai ter três opções só haverá três Só existe tudo que você está fazendo que parece ser muita coisa parece ter muitas possibilidades parece ter muito né muitos detalhes e de fato tem mas assim só vai ter três três caminhos né só vai ter três possibilidades que são aquilo que a igreja sempre
chamou de novíssimos né Eh Ou é esse efetivamente é o fim ele é o fim desta vida em todos os sentidos que a palavra fim tem né É o fim porque nesta vida que se encerra é quando esta vida encerra e é o fim porque é o a direção última para que esta vida aponta só que Diferentemente desta vida eh a partir deste fim não haverá um começo novamente e não haverá mudança haverá uma fixação haverá uma permanência eh e quando a gente fala de céu inferno e purgatório tampouco parece que se entenda bem o
que seja isso e e muito menos consequentemente como é que se chega a isso né então em primeiro lugar o que é que define se uma pessoa vai para o céu ou se uma pessoa vai para o inferno o que efetivamente objetivamente falando distingue uma pessoa que na hora da morte vai para o inferno e na hora da morte vai para o [Música] céu Oi estado de graça a pessoa que vai pro céu ela morre no chamado estado de graça e a pessoa que vai pro inferno está não está no estado de graça beleza mas
o que é a graça e o que é o estado de graça que graça a amizade com Deus se manter a caridade quando quando sim tem a caridade mas o que é a caridade é a inclinação para o amor a Deus é a a união máxima a Deus o ato de caridade seria um ato de inclinação para União com Deus né mas veja só que graça é essa quando a gente fala que alguém está no estado de [Música] graça pecado mortal tira alguém do Estado de graça mas se o pecado mortal tira alguém do Estado
de graça o que é que ela tinha quando ela estava no estado de graça que graça Oi a graça santificante mas o que é a graça santificante a graça santificante de fato o que há em comum entre os sete sacramentos é que eles ou criam essa graça pela primeira Ou eles restituem essa graça quando ela se perdeu ou eles aumentam essa graça quando ela existe Beleza então o que é a graça santificante Onde está a graça santificante e como se obtém a gente já respondeu né mas o que é a graça santificante não ISS é
a graça [Música] atual efeito da graça santificante né A Graça santificante é uma participação na vida de Deus mas para você entender iso tem que saber o que é vida e o que é Deus né para você entender o que é a vida de Deus mas resumidamente a vida de Deus é o que acontece entre as pessoas da Santíssima Trindade eternamente Então quem tem a graça santificante tem em na sua alma um meio através do qual ele participa desta vida interior à Santíssima Trindade na qual as pessoas eternas e infinitas da Trindade que são só
Deus se conhecem se amam se un estão né intimamente Unidas e etc eh e onde essa graça santificante está na nossa alma na Essência da al na essência da alma mas o que é a essência da alma O que é a essência qualquer essência [Música] hã nasce com a gente de mais íntimo deis profundo para entender esse direito porque inclusive saber o que é Essência está intimamente ligado com saber o que é verdade depois a gente pode falar disso né Eh para para entender isso você tem que saber o seguinte tá Como é que Deus
cria as coisas o que o que das coisas que são existentes Deus criou Deus criou por exemplo a sua cabeça Sim não talvez criou a essência que se desenvolveu com todas as potências necessárias a o desenvolvimento depois de uma cabeça Deus criou a sua inteligência não eh Deus só cria uma coisa nas coisas que ele cria ele só cria A Essência das coisas por quê Primeiro só Deus pode criar né O que é criar tiar do nada do nada é trazer algo à existência Vocês já viram alguém trazer algo à existência do nada eh a
gente usa a palavra criar como uma figura de linguagem quando a gente rearranja os elementos já existentes mas no sentido mais profundo e originar da palavra criar criar é tirar do nada né Eh e só Deus tira do nada Mas por que só Deus tira do nada porque só ele tem o poder de fazê-lo só que aí na existência o mesmo a mesma força que é necessária para tirar algo do nada trazer a existência é a mesma força necessária para manter aa coisa na existência como por exemplo uma corrente de energia que mantém uma lâmpada
acesa né Esso é um exemplo Digamos que explica um pouco isso não é necessário somente você dar ter a força necessária para acender a luz se aquela corrente não permanentemente e continuar passando a luz ela se apaga Então isso é uma boa analogia para explicar o que implica criar alguma coisa e daí você vê como é providencial né E na verdade é parte da natureza que só Deus possa tirar as coisas do nada porque uma vez que você tirasse algo do nada você ter deveria manter aquela coisa no ser existent então vocês estão acompanhando esse
esse começo pode ser um pouco eh difícil né tanto por causa da Fanfarra mas também porque o e o assunto é Digamos um pouco teórico né abstrato e eu tô insistindo na na definição de cada termo mas isso Vocês verão em breve como isso dá todo arcabouo necessário para que você entenda coisas mais específicas então não percam a atenção do que a gente tá tratando aqui então em primeiro lugar só Deus cria e o mesmo poder necessário para criar é o poder necessário para manter daí que se Deus criasse cada parte do que existe em
você ele teria que manter cada parte separadamente então você não seria uma um ser de fato orgânico você seria uma espécie de boneco tá entendendo o que eu tô [Música] falando então Deus tira algo do nada e essa coisa que ele tira a essência e ele mantém essa Essência no ser o que quer dizer que se qualquer coisa que existe continue existindo é porque na Essência desta coisa Deus está sustentando a no ser mas o que é o que são essas essências que Deus cria né de onde ele [Música] tirou a segunda pessa p [Música]
tem aquele outro adágio que diz assim né do nada nada vem então a gente diz que Deus tirou do nada no sentido de que aquela coisa não existia Ele trouxe a existência mas ele não pode ter realmente tirado do nada no sentido que ele extraiu do que não existe algo que vem a existir então de onde Deus tira as essências que ele cria da única coisa que em último em última instância existe que é Deus é o próprio Deus por isso que quando ele vai eh se revelar a Moisés né Moisés pergunta o seu nome
ele diz eu sou aquele que sou ou eu sou oente de modo que Deus é é o único ser existente necessariamente existente né e de modo que todos os outros seres existentes eles eles participam por benignidade benevolência Divina da existência de Deus não significa que nós sejamos Deus como o panteísmo Quira dizer só significa que se não fosse a sustentação na existência de quem realmente existe maximamente que é Deus nós não viríamos a existir e nada viria a existir nem os anjos nem coisa alguma Deus ele as essências das coisas são em última instância o
que aquela coisa é e essas coisas são portanto como que perfeições divinas limitadas porque se Deus tira dele mesmo as coisas que vê à existência e em Deus só existe de maneira simples ou seja de maneira totalmente unida toda todo e qualquer bem possível em seu grau máximo tudo aquilo que são as qualidades etc que a gente vê limitadamente nas outras coisas então quando Deus vai trazer a existência alguma coisa para que ela seja um outro ser com a existência própria dependente da existência de Deus então essa Essência das coisas reflete em última instância as
perfeições divinas obviamente não de maneira infinita porque elas não são Deus elas são criatur e por isso que eu disse que são perfeições divinas limitadas finitas então e mais e Antes Que Deus traga a existência alguma coisa é necessário que antes essa coisa fosse digamos assim pensada por Deus né E como Deus é eterno todas as coisas que existiram existem e e virão a existir eternamente já foram dispostas por Deus já foram pensadas por Deus e as infinitas possibilidades de existência também foram pensadas por Deus mesmo que eles não ele não venha trazer propriamente a
existência e todas essas possibilidades de perfeições que foram pensadas por Deus eternamente e que num dado momento ele trouxe a existir é o que a gente chama de essência para entender mais concretamente isso [Música] é vocês estão bem pessoal basta a gente entender algo que é mais digamos próprio a nós né o ser humano o ser humano é constituído de corpo e alma de onde vem o corpo né Nem isso você sabe pessoal é o o homem tem um espermatozoide a mulher tem o óvulo né Essa é mais simples na União do espermatozoide com óvulo
se forma o corpo mas no exato momento da formação do corpo Deus Reserva um ato criador único e específico no qual ele vai finalmente trazer a existência aquela Essência daquela alma que desde toda a eternidade ele já havia pensado então a ex de nada foi por acaso nem do mínimo protozoário do mínimo fungo nem dos planetas e muito menos de cada ser humano né porque Diferentemente das coisas materiais só a ser humano e aos anjos é reservado um ato criador específico de cada pessoa e pessoa é uma ess uma com consciência com racionalidade tá E
então no momento da criação no momento da União do espermatozoide com o óvulo que se junta e se forma um zigoto Deus se inclina do do alto céu e cria A Essência daquela alma que ele já havia pensado eternamente e daí a intimidade da do amor a Deus e o amor ao próximo né dos mandamentos porque se Deus dispõe assim e ele tem toda este todo este cuidado e privilégio a cada ser humano por isso que nós temos a obrigação por lei natural de amar né E de ter benevolência para com todos até mesmo com
os inimigos e que Como diz São Tiago se tu ou é São João agora eu me esqueci se dizes que ama a Deus a quem não vês e não ama o teu o teu irmão és um mentiroso só refletindo um pouco do que é o ato criador de cada alma dá para se chegar à conclusão de que qualquer amor que se queira ter a Deus está implicado o amor que se deva ter ao próximo vocês estão me entendendo então neste momento da criação da Alma Deus cria A Essência daquela alma e daquela essência da alma
Brota tudo mais que é naquela alma e ele infunde esta alma naquele corpo e aquele corpo é especificamente o corpo daquela única alma né não existe essa coisa que os espíritas os sei lá os eh os outros reencarnacionistas aí né os não sei se os hindus budistas etc né Eh nenhuma alma Pode ocupar um outro corpo o corpo e a alma são especificamente o exatamente o o proporcional um ao outro né e por isso abrindo um parêntese né por isso que os pecados contra sexualidade e os pecados que visam impedir a esse a concepção são
pecados graves né porque interfere numa ordem de algo assim simplesmente eh que nada na na criação tem esse nível de dignidade porque nada na criação tem um ato específico o próprio criador de uma alma que inclusive permanecerá eternamente certo vocês estão bem então eh isso aí dá para entender um pouco o que quer dizer a essência o que Deus cria e e o que Deus sustenta e o que Deus já havia p etamente e o que Deus portanto constitui no que Deus constitui as suas perfeições de maneir limitada é ex Essência eí Quando Deus aí
tem um outro aspecto important isso eu vegar a gente tá falando não sei se vocês lam né do fim último do céu do inferno do purgatrio mas para entender isso melhor é importante entender isso que eu estou tratando agora então sigam sigam firmes eh então quando Deus cria esta Essência que é uma perfeição sua limitada e que ele manterá no ser enquanto aquela coisa existir e no caso dos anjos e no caso dos homens e no caso dos demônios que são anjos no caso dos Condenados ao inferno etc também Deus mantém sustentando no ser essa
Essência senão estas Almas estes seres não existiriam eh e em última instância A Essência a forma essencial que também é dita chamada de substância por um certo aspecto de natureza por outro aspecto eh dela decorre tudo mais que há naquele ser é em útima instância é o que aquele ser é se é aquele aquele o que aquele ser é implica que na natureza daquela coisa na substância daquela coisa substância vem do latim né sub que quer dizer embaixo que quer dizer permanecer e a essência é chamada de substância porque estutura de um dado ser ela
é a última coisa que sustenta todas as outras que há naquele ser e ela mesma é sustentada por Deus né e beleza quando Deus portanto traz à existência essa substância essa Essência já está dado intimamente o que aquela coisa é que reflete o próprio Deus e que aliás portanto já está dado todo o limite de possibilidade daquele ser e portanto da finalidade daquele ser e dessa Essência que é criada brotam todas as outras coisas que existem nesse ser que a gente chama filosoficamente de acidentes vocês devem perguntar se não tiverem entendendo pessoal então um selo
é construído assim de duas coisas em termos de classificação existe a sua essência que é isso que eu estava descrevendo agora e tudo mais que não for essa Essência a gente chama de acidentes portanto a sua inteligência é um acidente a sua vontade é um acidente os seus sentidos são acidentes eh os seus sentidos externos internos o Imaginário os apetites E no caso do corpo que também tem uma essência inclusive distinta da da alma ou a alma figura esse ponto eu tô em dúvida figura como a sustentação do corpo é eu acho que é tudo
mais que nós vemos no corpo são também acidentes os olhos os órgãos a cabeça a cor a temperatura o tamanho tudo isso são o que a gente chama de acidentes que Aristóteles já classificou dentre todas as coisas existentes 10 tipos de categorias né uma que são a substância e nove que são os outros tipos de acidentes Mas tudo bem eu não vou entrar nisso agora mas aí o que eu queria que vocês tentassem entender é o seguinte Ora se você é a sua essência e se essa Essência reflete a Deus por que é necessário que
haja outra coisa além dela hã se você se a sua essência é tudo isso que eu falei por que que é necessário que haja alguma outra coisa em você a não ser a própria essência e por que são necessários esses acidentes porque os acidentes se dividem entre acidentes eh próprios e acidentes esqueci agora contingentes contingentes exatamente obrigado quem me lembrou seria porg de que é por meio delas que existe relação entre os ces os acidentes eles decorrem da essência e eles são portanto os meios da manifestação de quem se é e da ação por meio
de quem se é e portanto da possibilidade de relação entre os seres pelo menos até onde eu consigo entender então os acidentes são os meios própr de ação de manifestação e de relação entre os seres se você só fosse uma essência você existiria você seria o que você é mas você não poderia viver como o que você é você não poderia manifestasse com você a você não poderia relacionar-se com as outras coisas que fossem então o mundo né a existência seria uma coisa um quanto tanto quanto estática bem beleza nas aulas da da circunstância atual
e o caminho da verdadeira educação que espero que vocês tenham visto depois quem não viu pode ver após esta aula eu dei uma explicação mais detalhada do que são as faculdades da Alma etc tudo isso aí são os acidentes e são os meios através do qu dos quais você se [Música] relaciona eh então não vou repetir essa parte aqui agora para que nós possamos focar nas demais coisas então então note Esse aspecto que é muito importante tudo que há em você para que você possa agir manifestarse decorre daquilo que você é em última instância e
Brota né disso aí por isso que eu disse que não criou diretamente estas outras coisas que H em você na verdade por por aquil que eu tinha falado aquilo que ele sustenta aquilo que ele cria tem que sustentar nesse caso como todos os acidentes brotam da Essência quem sustenta os acidentes é a essência e por isso que ela é chamada de substância é o que está em última instância sustentando tudo que H naquele Mas tudo bem is dizer o seguinte o onde a graça santificante está né Eh então na essência da alma Já está dado
toda a natureza humana toda a possibilidade humana e estão dados e decorrem dessa essência da alma tudo que há no ser humano e aponta tudo que há no ser humano todos os acidentes etc eles têm que dar algum testemunho da Essência porque afinal né a essência é [Música] causa né desses acid que são seu efeito então conforme se é assim se age então Nós seres humanos temos a capacidade de compreensão das coisas partindo dos acidentes para dos acidentes chegar chegarmos a essência das coisas e quando com a nossa inteligência a gente chega à essência de
alguma coisa é isso que se chama de verdade né então só existe realmente verdade quando inteligência de um dado ser recebe a impressão da Essência de um outro ser os anjos por sua vez tem o processo inverso eles não percebem os acidentes eles só percebem as essências Então a partir das Essências eles têm que decorrer os acidentes nós a partir dos acidentes temos que decorrer A Essência Eh tudo bem até aqui então nessa Essência já tá dado tudo aquilo que você possa ter e portanto tudo aquilo toda o limite e a possibilidade e a perfeição
máxima da sua do seu desenvolvimento e da sua ação porque tudo que há em você decorre [Música] disso só que a graça santificante que é uma participação na vida de Deus ela é infundida na essência da alma e ela modifica a essência da alma então quando uma criancinha eh e daí a a ignorância protestante de da maioria das das denominações hoje em dia né não entendem isso que eu tô falando e acha que o batismo é lá outra coisa que necessita de sei lá o pedido explícito de uma pessoa já com razão mas se você
entender que o batismo na verdade promove simplesmente a infusão da Graça santificante que modifica a essência da alma daquele ser você entende a importância de fazê-lo o mais cedo possível né e retardar pelo menos mais de um mês algumas correntes dizem né já seria um pecado grave o batismo de uma criança né mas iso é só uma nota então vocês estão bem então a graça santificante que é uma participação na vida de Deus ela Altera a essência da nossa alma quando nós somos batizados E se nós pecamos mortalmente nós perdemos essa graça santificante e se
nós nos confessarmos validamente com a devida preparação essa graça santificante é restituída a essência da alma e então o que vai definir se o cara vai pro inferno ou vai para o céu é se na essência da alma dele na hora da morte a graça santificante ou não Tá Mas vamos lá isso é só um ponto e ora veja só se a graça santificante modifica a essência da alma que é tudo isso que eu falei o que isso significa quanto ao que esse ser agora é e o que esse ser pode e deve fazer quanto
à sua natureza quanto a sua finalidade [Música] etc se a graça santificante modifica a essência da alma o que isso significa quanto a natureza deste ser quanto à finalidade quanto a possibilidade a capacidade de ação D ser modificado Vi sim se você tá modifica na essência da alma de alguém e nesse caso a essência da alma humana só Deus pode fazê-lo existe uma alteração portanto de quem você é mais profundamente e do que você pode mais profundamente e do que você deve mais profundamente a partir do momento que existe a infusão da Graça santificante na
alma de alguém e veja como como Deus é benevolente porque isso é feito de uma maneira muitíssimo fácil e muitíssimo singela e o que está sendo feito propriamente é a infusão simplesmente de um meio através do qual você viva a vida de Deus a vida que Deus vive eternamente e é infinita sábio infinitamente bom infinitamente Amado né entre si mesmo entre as pessoas da trindade e que por isso goza de uma felicidade que só o próprio Deus Pode gozar então assim a vida da Santíssima Trindade é o céu de Deus por assim dizer né só
que esse céu de Deus é algo assim inalcançável a qualquer criatura e na verdade Deus não não precisaria de nenhuma criatura para aumentar em nada a sua felicidade tanto é que eh a criação de alguma criatura não aumenta a felicidade de Deus então por que é que Deus cria as coisas e no caso daqueles seres que são capazes de receber isso né Por que que ele faz isso né porque que ele cria esses seres vocês estão bem É porque por pura liberalidade e por pura benevolência Deus quer que nós vivamos à medida da nossa capacidade
da máxima de nossa natureza a sua felicidade né e o meio através do qual a gente pode efetivamente participar da felicidade que consiste a sua vida íntima na Santíssima Trindade é a graça santificante que ele não dá como um apetrecho externo que ele não dá como se fosse uma roupa veja ele modifica aquilo que mais profundamente se é né modifica mais profundamente né aquilo que você é e no do qual decorre tudo mais que você tem e define Portanto o que você deve fazer e o que você pode fazer né eh vocês estão bem Eu
tô perguntando se vocês estão bem porque eu tô vendo a cara de vocês né Você pode achar estranho mas porque você não v a cara de vocês então a partir do momento que você tem a graça santificante na sua alma e quem não tem e tem que buscar imediatamente não existe nada nada mais importante que isso obviamente eh você não é mais só um ser humano Você tem uma natureza eh Sobrenatural como que misturada que não destrói que não apaga a natureza humana mas que no mais profundo dela está modificando por isso que São Tomás
de Aquino disse que a graça santificante é uma qualidade na ess da que é está na essência da alma a partir do momento que alguém tem a graça santificante portanto a finalidade da vida dela é muito mais elevada mas sem excluir a finalidade natural que ela já tem porque ela não destrói a a essência da al mas se portanto existe uma modificação da natureza da essência da alma isso implica que também são necessários meios através do qual dos quais ela vai manifestar essa natureza e ela vai agir conforme essa natureza e ela vai né relacionar-se
conforme essa natureza que são os acidentes né sim vocês estão acompanhando então da infusão da Graça santificante na alma brotam acidentes próprios para que esse ser possa eh viver conforme essa natureza Sobrenatural divinizada de certo modo porque não é propriamente uma a vida de Deus em nós mas uma um meio através do qual qu a gente participa da vida de Deus e quais são esses [Música] acidentes que é isso a inteligência e a vontade já estavam lá quando a alma do cabo foi criado as eh os acidentes que brotam da Graça santificante modificando a essência
da alma são as virtudes teologais os dons do Espírito Santo as virtudes infusas que não estão boiando na nossa alma sustentando-se a si mesmo e operando por si mesmo mas se ligam à capacidades as faculdades da nossa alma naturais isso aqui é importante por muitos motivos porque às vezes o o obstáculo está na parte natural mas depois a gente chega nesse ponto um dia [Música] né é importante dizer que da essência da alma da Graça santificante na essência da alma brotam os acidentes próprios para que possa ser possível a manifestação e a ação conforme essa
natureza só que esses acidentes que são as virtudes teologais infusas os dons do Espírito Santo Eles não estão em operando por si mesmos na alma eles estão ligados às faculdades naturais da Alma então por exemplo a fé que é uma virtude e já já a gente vai definir virtude né que é outro problema do que se fala de virtude hoje em dia eh a gente tá falando aind de céu inferno e purgatório vocês vão ver Calma né a fé é uma virtude que está na inteligência do homem que tem a graça santificante a esperança e
a caridad São virtudes que estão na vontade do homem a faculdade natural da vontade do homem os dons do Espírito Santo né são os dons de temor na ordem né Pera aí qual é a ordem temor Piedade ciência conselho Fortaleza entendimento e sabedoria eles também estão na inteligência e na vontade do homem e as outras virtudes infusas que são muitas outras estão na inteligência na vontade e também nas outras faculdades no concurs no irací etc etc Então a partir da modificação da essência da alma pela graça santificante que é uma participação na vida de Deus
como que Brota um organismo vivo e Sobrenatural que se une ao organismo vivo e natural da nossa alma Então existe uma vida Divina emaranhada suavemente perfeitamente a nossa vida natural certo e por que que eu usei a palavra organismo porque isso implica que estas coisas estão relacionadas em sua devida distinção das partes mas unidade harmônica hierárquica e sequencial da operação do funcionamento de modo que se você altera uma coisa is tem reflexo nas outras assim como o organismo físico do nosso corpo né aquilo que acontece sei lá a sua pele vai refletir no seu cérebro
que vai refletir bem nas paradas toda aí né E se você perder partes importantes todo esse organismo morre assim também é com esse organismo Sobrenatural da Graça em nossa alma e obviamente Deus não deu assim como ele também não deu o organismo natural esse organismo Sobrenatural para que você simplesmente o tivesse e não fizesse nada com com ele ali é aquilo que fala a parábola dos tal [Música] né Deus deu algo do qual nós não somos capazes de obter por nós mesmos mas ele cobra que daquilo que ele deu imerecidamente nós né tenhamos fruto nós
multipliquemos mas aí Vamos definir melhor o que é virtude para que vocês entendam algumas coisas vocês sabem [Música] Hã o que é um hábito né Hã Não isso é o sentido Ela diz que o hábito é o que você faz com frequência né Isso é o sentido cotidiano desse uso da palavra que faz as pessoas se confundirem muito quando trata do da palavra hábito com o seu conceito originário teológico filosófico etc e para explicar isso aí vamos descer um pouco para vamos lá uma virtude do corpo vocês sabem tocar piano sab Claro que sabe todo
mundo aqui sabe tocar se eu colocasse eu podia provar isso eu podia trazer um piano aqui e podia pegar Felipe aqui dizer Felipe Diga a not que ele toca e Felipe ó Bota o dedo nesse nesse você tocava né E aí ele fosse dizendo pegasse assim né uma um concerto de piano de Mozart e ele fosse dizendo nota por nota a posição dos seus dedos para você tocar posição dos seus pés no pedal você tocava a música exatamente como ela tá lá então na verdade você sabe tocar peno porque basta você botar o dedo e
claro se quiser que saia uma música tem que ter uma certa proporção entre as notas estão [Música] convencidos não consciente é claro que é se você disser e você fizer sim mas você vai tocar nesse caso aí eu sei tocar mas ninguém gosta de [Música] não preste atenção seus seus maconheiros e as senhoras né Eh vocês estão bem então você de fato toca piano porque isso aí tocar piano implica esse uso das mãos naquelas teclas dos pés no pedal e do cálculo da proporção né Se alguém lhe ensinar fazer o cálculo inclusive ou ensinar você
a ler partitura do jeito que você tá hoje você vai tocar inclusive sem uma pessoa tá lhe dizendo a nota Mas qual a diferença de você para um pianista profissional hã repetir muitas vezes até ficar bom olha deixa eu deixa eu perguntar uma coisa na moral é vocês já tentaram repetir uma coisa muitas vezes e sempre você se transforma como um pianista profissional não então não é só isso hã dedicação que Dom Que história é essa e aptidão tem gente que tem mais aptidão coisas isso isso aí é não tá respondendo minha pergunta vocês estão
dizendo assim uma pessoa tem uma inclinação melhor para uma coisa outra mas isso não não responde porque que o cara saiu do estado que nós estamos de tocar piano para um pianista profissional A diferença é que o pianista ele perseguiu aquela isso pode ser uma causa final mas vamos lá V eu vou descrever e vocês vejam se não é verdade veja você pode repetir um ato e aquel repetição do ato não alterar a sua capacidade por isso que você pode perfeitamente repetir por anos e anos e anos uma conduta milhões de vezes e ano após
ano você permanecer com a mesma ineficácia naquela conduta e é aí que está a diferença da virtude ou da falta de virtude porque a virtude é quando há uma modificação Não é por causa simplesmente e não necessariamente da repetição do ato mas por causa da modificação da potência do da capacidade só que para que você tá entendendo você tenha não e por não perguntaram vocês entendem o que é potência por exemplo você tem a capacidade você tem a capacidade de potência de voar não por quê Sim também mas você não tem acidentes Ou seja você
não tem estruturas corpóreas necessárias né suficientes para que você possa proceder algum tipo de elevação do solo né e de e como é o nome que chama planagem n Então você não tem a capacidade Se você treinar voar pode treinar até a morte não vai dar certo e a morte pode vir muito antes que você imagine aliás n- de passagem então não treine foi só uma brincadeira vai que o pessoal né se confunde não estou aconselhando então você tem a capacidade por exemplo você tem a potência da Inteligência a potência da Inteligência é uma permanente
capacidade de você fazer atos de inteligência o que não significa que você permanentemente esteja fazendo atos de inteligência mas você tem uma permanente capacidade que fisicamente digamos se manifesta como um órgão como alguma coisa que a gente vê né que é da ali que procede o ato próprio daquela daquele órgão então a potência da Alma vocês estão bem são as nossas Cap as potências de almas são nossas capacidades de realizar determinados atos por exemplo Qual é o ato próprio da Inteligência hã é conhecer a verdade em última instância e tem algum várias operações para isso
se a inteligência se você conheceu a verdade ou não na hora da sua morte você vai descobrir que você tinha a capacidade e você não usou e quando a sua alma separar do corpo isso vai ficar bem Evidente Você pode até não entender muito bem isso mas acho bom você praticar porque senão eh isso vai prestar testemunho contra você né mas enfim você tem capacidades e a virtude é quando existe uma alteração nesta capacidade a virtude é quando portanto uma capacidade que você já tenha ela seja aperfeiçoada por isso que eu digo que sinteticamente né
que a virtude é a perfeição da de alguma potência capacidade e potência são mais ou menos ou aproximadamente sinônimos né até onde eu entendo daqui a uns 15 anos quando eu chegar na filosofia se Deus quiser a gente vai resolver esses problemas aí se Deus quiser eh Então por que é perfeição de uma potência porque a perfeição é é uma modificação né faz com que aquela potência que já é uma capacidade permanente seja permanentemente capaz de algo além do que ela era mas segundo a a sua natureza segundo a sua finalidade e por isso que
você diz que é um bom hábito é um hábito e o hábito corresponde exatamente à modificação dessa capacidade e uma modificação permanente e ele é bom hábito porque é conforme a natureza daquela potência e consequentemente conforme a natureza daquele ser e o vício é um mau hábito porque ele também Altera a capacidade né a sua potência mas ele Deixa Nela uma um funcionamento né uma permanente acréscimo no funcionamento daquela capacidade contra dá para entender isso vamos voltar ao exemplo do pianista Então você resolveu se pianista e dependendo da pedagogia se for correto ou não você
vai fazer o quê eh quer dizer depend da pedagogia se for correta ou não você vai chegar a essa alteração da potência senão você pode de repetir aquele ato 1 vezes e aliás pode até gerar uma alteração Má da potência por isso que você ir pra escola é um grande problema porque você realmente altera as capacidades da sua alma para o mal elas passam a funcionar pior e por isso que você sai da escola da faculdade e você não enxerga porcaria nenhuma você não tem força nenhuma você não tem ordem interior nenhuma você não tem
pureza nenhuma você não enxerga porcaria nenhuma e quando você enxerga Você é fraco e você não consegue fazer nada porque houve uma alteração mas houve uma alteração contra a sua natureza né então para levar a coisa à virtude não é só necessário a repetição É necessário uma pedagogia é necessário um modo específico de realizar certos atos para que eles não só sejam repetidos mas que aquela repetição numa ordem com uma certa frequência com uma certa intensidade promova principalmente a alteração da potência porque uma vez que ela altere a potência os atos futuros daquela potência serão
conforme aquela capacidade acrescentada que a melhora a completa no sentido dela né para que os atos sejam daí então sem esforço vamos dizer assim ou de maneira mais suave então aí que tá toda a chave de uma pedagogia de verdade e aí que tá toda a inteligência da vida e daí que tá que é muito melhor você afiar o machado do que você tentar torar O toco da ave com o machado cego né Parece que você tá perdendo tempo a início né estamos lá o caba com o machado cego tentando torar um toco quando o
machado tá cego ele não corta propriamente né ele vai quebrando como se tivesse quebrando porque não está suficientemente Agudo né o o seu fio E aí você tá lá batendo e aquele to tá mais quebrando do que propriamente cortando aí chega lá o professor diz Olhe meu querido Pare com esta porcaria pare e vá afiar o machado aí o caba disse oxe mas veja eu tô levando 10 horas para cortar o toco de árvor Se eu parar eu vou levar 11 digo não seu animal né parece que você realmente tá perdendo tempo mas quando você
parar e afiar o machado Quando você voltar você não vai levar mais 10 horas então você a princípio perdeu 1 hora mas aquilo que era 10 horas virou minutos Então na verdade você ganhou nessa primeira vez né 8 hor 50 minutos só que na próxima vez que você for cortar o toco você não vai ter que amolar 1 hora Provavelmente você vai passar muito tempo sem amolar inclusive né só dando um trato Zinho ali e vai ser mais então se você calcular Quantas vezes você vai cortar aquele toco de ave que você perdia cada vez
10 horas você vai ver que você na verdade Ganhou muito tempo porque você modificou a potência e não você simplesmente ficou repetindo o ato voltando ainda o exemplo do pianista então o pianista tá lá o que é que ele precisa fazer que funcione de uma maneira mais rápida mais suave são os dedos de dele são os pés dele é o cérebro dele a cogitativa provavelmente que vai fazer o cálculo né E se ele ler partitura é um acréscimo que torna a arte mais né no caso aial Machado seria por exemplo aprender a ler a partitura
no caso do piano seria tudo isso né então ele vai ter que repetir e veja o mesmo ato que um ário como nós tem que fazer agora se fosse tocar piano ele vai ter que fazer com a devida pedagogia de um certo modo que ele vá treinando a rapidez dos dedos o cálculo da do cérebro quer dizer o cálculo da cogitativa que também deve estar no cérebro o comando do cérebro cérebro cérebro para os dedos para os pés até que fazendo isso e se você pensar dire no dia a dia vão ser muitos e muitas
vezes que ele vai fazer aquele negócio e ele vai treinar de um certo modo vai ser um para quem já teve alguma pessoa treinando música dentro de casa vai ser um som muito irritante né parece tá dando tudo errado ele tá lá tocando Aquele troço e os dedos dele estão ficando assim mas aí chega num ponto naquele maravilhoso ponto que geralmente os alunos abandonam antes dele né que houve de fato uma alteração da capacidade da agilidade dos dedos do cálculo da cogitativa da resposta que os dedos e os pés t ao cérebro e etc etc
e a partir daquele momento aquele mesmo cara colocado ao nosso lado parece que é de outra natureza enquanto nós estamos lá o fela da Gaita está tocando naquele tempo que a gente toca sei lá quatro acordes ele já tocou 60 acordes sei lá né E todos com Inclusive a devida intensidade suavidade que não houve nenhuma percepção da passagem de uma nota a outra e parece que não houve intervalo de tempo e você olha para ele às vezes ele tá fazendo menos esforço que você embora ele esteja tocando muito melhor aquele negócio né Muito mais rapidamente
do que você porque o que aconteceu aí foi a virtude o que aconteceu aí foi a alteração da potência certo quanto às virtudes naturais Elas têm que ser adquiridas mais ou menos assim pelo treino mas desde que seja considerado pela inteligência e decidido pela vontade se não houver inteligência e vontade envolvida não é verdadeira virtude vai nos dizer Aristóteles São Tomás Aquim e por isso que a gente insiste tanto a vocês desenvolver a inteligência etc né Não sei se muito simplista na colocação mas fiquei pensando sobre questão da idade porque a gente vê aqueles fenômenos
de crianças eu peguei aí o seu exemplo do pianista os os fenômenos de crianças que desenvolvem essa virtude essa alteração essa questão da idade do ser humano já que já sei que você colocou um exemplo concreto que seria um processo m vamos dizer assim no âmbito da virtude é isso ouou eu tô sendo Não entendi a pergunta eu queria saber a questão da idade porque pegando se exemp inteligência ele já cons não ali não é é porque isso isso eu usei como exemplo Mas isso não é uma virtude da verdadeira virtude Isso é uma virtude
do corpo é um hábito é só foi só para concreto né você trouxe um concreto pra gente é a mesma estrutura de uma virtude propriamente humana e É de fato uma virtude humana mas num nível mais baixo tocar piano na verdade não é uma coisa tão elevada é uma coisa que você acostuma certas capacidades corpóreas né Diferentemente por exemplo da eh da ciência que é uma virtude da da Prudência etc eu acredito queas crianças seja até muito mais fácil el desenvolver essa virtude mais rebaixada porque el não tem tanto aqueles [Música] impedimentos eu não sei
qual a questão das Crianças a senhora acha que é mais fácil desenvolver quando é criança ou que a senhora acha impressionante eu peguei o exemplo acho que acho que até o meu exemplo foi errado deve ter porque eu trouxe o exemplo pensando naquela criança que pequena que tem é um fenômeno de pianista entende e se isso traria para no sentido da virtude é não assim mas eu acho eu acho que você quando traz é mais o exemplo do processo sim assim Acho que seria que seria a diferenciação de um dom natural de uma coisa que
é treinada né para desenvolver é eu só eu queria esclarecer isso então a questão da criança porque a senhora acha que é muito impressionante uma criança muito pequena já está tocando muito é isso Ah não eh não tem como foger essas crianças Muito pequenas tocam muito é porque elas estudaram 1000 horas provavelmente escravizados inclusive às vezes não é o felc betou felc betou né ele ele apanhava até porque o pai queria que ele fosse o no mosa É né Tem esse essa história do do mo então às vezes salta um porque se acrescenta ao esforço
não se mostra o dom sem esforço não se o cara tem um dom e ele consegue uma coisa dessas com facilidade não não tem agora o que é impressionante dessas crianças é porque você não se imagina como o pai e mãe fazendo isso com o seu filho que o que outros fazem né porque fo o menino po estudar muito virar um tipo um macaco treinando né Eh então assim não se iludam quant a isso mas pode ser que alguém tenha mais tendência para determinada coisa determinada outra mas assim não muda que vai ser necessário isso
aí em algum grau Mas voltando ao ponto que a gente tem que chegar no céu no Inferno no purgatório né de preferência no céu mas para para a nossa né Vamos ter que para não chegar no no no inferno e nem no purgatório é bom a gente entender cada um deles né e como é que chega em cada um deles então tudo isso para explicar galera que a virtude é uma alteração da potência conforme a natureza no caso das virtudes propriamente da Alma eles exigem a participação da Inteligência da vontade sen Não não é verdadeira
virtude e elas também operam de maneira coordenada e de maneira unificada como uma espécie de organismo Mas o que eu estava tentando isso eu não vou explicar agora mas nas aulas da circunstância Eu acho que eu já falei um pouco disso aí nas aulas da formação infantil as 11 primeiras eu falei mais disso nas aulas da formação espiritual já falei também disso nas 14 primeiras por aí né mas enfim mas o fato é que não pode-se inclusive definir virtude como algo adquirido por meio da repetição porque a gente tava tratando não sei se vocês lembram
para chegar nesse ponto aqui das virtudes Sobrenaturais E se a gente tá dizendo que o nego recebeu a graça santificante na essência da alma dele e da Graça santificante brotaram as virtudes teologais que se ligaram à inteligência à vontade os dons etc etc etc o que foi que essa pessoa o bebê batizado fez para adquirir essas virtudes nada então o principal na verdade da virtude é que ele modifica permanentemente a capacidade no qual ela inere no qual ela está no qual ela se radica ou seja onde ela tem a sua raiz onde ela está fincada
Então na verdade você tem quando está em estado de graça não só a graça santificante modificando a essência da sua alma mas essas virtudes alterando a possibilidade permanente de ação da sua inteligência e da sua vontade e de várias faculdades da sua alma e você não fez nada para merecer isso e mesmo que você fizesse tudo que um ser humano é capaz você não mereceria isso porque isso é uma virtude sobre natural não há nada que você possa fazer para alcançá-la se Deus não der e o me o meio simplíssimo que Deus dispôs para dar
isso a todos universalmente foram os sacramentos e também em certos casos a oração certo beleza mas por que que eu tô falando isso tudo eh porque nesse organismo Sobrenatural da Graça você tem a virtude da intelig a virtude da Inteligência que é a fé então a fé que é uma coisa uma palavra assim muito espancada no nosso tempo né Muito distorcida Coitada a fé é uma perfeição que possibilita a inteligência [Música] humana compreender participar de verdades Sobrenaturais como ninguém foi educado hoje em dia e não sabe nem o que é uma verdade natural e como
é que o né pelo menos os nossos alunos aqui é isso que a gente tá fazendo com vocês deixa eu dizer né Eh Quando você vai tendo experiência de como você chega a uma verdade natural e como você raciocinando meditando fazendo aquela análise toda do lado do texto etc chega no momento que você dentro da sua alma enxerga que aquela coisa essencialmente é aquilo e não pode ser outra coisa e não importa a lei que colocaram não importa o alidor que colocaram não importa a campanha que fizeram não importa a multidão de pessoas que disserem
o contrário você viu e aquilo ali é verdade né então quando você tem experiência do que é o Ato da inteligência e você enxerga uma verdade você pode ter agora uma noção mais próxima do que eu estou falando a respeito da virtude da fé é ela que permite que na busca desse desse mesmo modo a princípio no raciocínio na reflexão na meditação eh dos textos sagrados das orações dos textos dos Santos etc ou mesmo de outras coisas você possa chegar a acessar a medida do possível mas tendo naquele ato tendo a sua inteligência sido elevada
acima da natureza humana você possa enxergar uma verdade Sobrenatural Sobrenatural vem do latim sobre que é em cima natural que queer que trata da natureza que natureza toda natureza Inclusive a Angélica então enxergar uma verdade Sobrenatural significa você ver algo que está acima da capacidade até dos Anjos certo então a virtude da Fé ela faz com que você tenha uma capacidade permanente alterando a capacidade de enxergar a verdade que é a inteligência Pronta Para Sempre que você quiser você poder enxergar uma verdade Sobrenatural né caramba velho a última frase basicamente só para Pera aí Ah
pera aí pô que que eu tava dizendo a fé é uma capacidade permanente que altera a capacidade de conhecer a verdade que é a inteligência para que você possa sempre que puser em ato esta inteligência buscando uma verdade Sobrenatural você possa com o auxílio da Graça que depois eu explico encontrá-la né então isso é a fé a fé como virtude que possibilita o ato de fé de maneira assim habitual Mas aí você tem os dons do Espírito Santo só para abrir um parênteses eles se diferenciam das virtudes porque eles também são alterações permanentes das capacidades
da nossa alma mas você não pode agir segundo um dom Deus move diretamente ou por meio deste Dom aquela sua faculdade então por exemplo quando a pessoa está num certo grau da vida espiritual Deus move a inteligência dela por meio do dom de entendimento que faz com que ela perceba de uma maneira muito mais clara verdades Sobrenaturais do assim muito acima do que ela mesmo pode fazer com a fé por exemplo né e mais propriamente o o o eh a atuação dos dons se vai dar na Via Mística embora em todo o processo do início
da da vida espiritual Eles já estejam crescendo porque crescendo porque tudo isso é um organismo Mas tudo bem daí a gente tem outras duas virtudes a esperança teologa né a esperança e a caridade que estão na [Música] vontade e aí eu não eu vou definir rapidamente a esperança e a gente vai focar na caridade que é a partir daqui que a gente realmente pode entender o que significa ir pro céu pro inferno e pro purgatório E como é que você chega lá a esperança ela permanentemente Altera a nossa vontade para que nós nos apros a
alcançar um bem E com isso ela move a memória para que nós não esqueçamos de que aquele bem pode ser proximamente alcançado todo mundo já experimentou a esperança no nível natural quando por exemplo está próximo a fazer Sei lá uma prova e El não consegue esquecer se embora ela faça outras coisas e ela fique né fazendo Todas aquelas coisas estudando e não sei o qu não sei o que lá ou quando eh alguém está prestes a casarse e na proximidade daquele daquele evento não consegue desviar a atenção daquilo faz todas as coisas em previsão daquilo
e etc ou quando a mulher que no início da gravidez sabe que tá grávida sabe tem um bebê mas chegando ali às portas daquilo não consegue né desviar a sua atenção e embora possa fazer muitas outras coisas sempre à vontade move a memória para trazer presente aquele bem que proximamente se pode alcançar e aquilo causa uma espécie de pressa né para Alcançar aquilo só que como a esper uma virtude Sobrenatural ela faz isso quanto aos bens Sobrenaturais e mais propriamente se pratica a esperança depois de um certo conhecimento pela inteligência e pela vontade de Deus
diretamente na alma e existe a caridade que é a maior de todas as virtudes e que inclusive é digamos mais importante desse organismo de modo que quando ela cresce todas as outras crescem e é ela em última instância que vai determinar o grau de felicidade que alguém tenha no céu e quando a pessoa perde pelo pecado grave a graça santificante necessariamente ela também perde a caridade ela pode inclusive perder a fé a esperança se os pecados forem contra a fé e contra a esperança Mas normalmente ela não perde ela perde a caridade a graça santificante
e a caridade portanto que é outra palavra muito né estrupada no nosso no nosso meio Nosso Tempo É uma alteração permanente que permite que a vontade possa amar as coisas sobrenaturais e possa amar diretamente a Deus só que também ninguém sabe o que é amar e por isso que nem entende ninguém entende porcaria nenhuma mas o que é o amor que vocês certamente falam tanto o essencial do amor propriamente né é que você busque a união com aquilo que você ama e em razão desta busca da união e propriamente o amor é quando há algum
grau desta União eh você se sacrifica por esta coisa você quer o bem desta coisa desse dessa pessoa etc né então a caridade ela é em última instância uma perfeição Sobrenatural da vontade humana que permite que você através da sua vontade com a caridade se incline para unirse a Deus diretamente só que aí tem um problema né primeiro você tem que achar a Deus porque como é que você se une a algo que você não sabe onde está e que talvez não esteja presente Aliás ele tá presente sempre sustentando na essência da sua alma mas
como é que chega na essência da alma né então para que a caridade possa ser mais diretamente atuada é necessário que antes você encontre a Deus e para que você encontre a Deus é necessário que antes você conheça a Deus e para que você conheça a Deus é necessário que antes você conheça as verdades sobre Deus e para você conhecer as verdades sobre Deus é necessário que você faça atos de inteligência buscando esta verdade mas eu não vou tratar disso agora provavelmente eu farei segunda-feira uma aula só sobre a oração que depois entrará na formação
espiritual como a aula 1 a porque também vendo a necessidade que as pessas não estão entendendo muito bem até os primeiros graus de oração oração vocal e meditação eu vou explicar isso mais detalhadamente né mas o fato é que o seguinte esta vida é uma miséria é uma desgraça Como diz Santa Teresa né é uma má estadia num má pousado e então em si mesma esta vida quem vive para esta vida é um coitado é um cego e só vai se torar Mas por outro lado Exatamente porque ela é uma desgraça Exatamente porque aqui há
movimento as coisas mudam é também nesta vida que você tem a possibilidade de alterar esse organismo e é por meio sobretudo da do ato de caridade que a sua alma vai ser alterada e nesta vida Diferentemente da próxima você tem algo que se chama de mérito que é outra coisa que também ningém entende muito bem o que é mas tomando um exemplo natural quando você trabalha realiza determinados atos segundo um acordo com alguém que prometeu que você fazendo determinados atos em determinado tempo Produzindo um determinado resultado você haveria de ganhar um salário quando você trabalha
Você merece esse esse salário Ou seja você tem o direito a esse salário isso é o mérito sido mais baixo possível mas esse mérito que eu estou falando aqui é o mérito Sobrenatural Então Deus ele dispõe que durante esta vida cada ato de caridade seja meritório ou seja ele mereça alguma coisa sobrenatural e a coisa Sobrenatural que ele merece é um aumento da própria caridade como a caridade é a virtude mais importante e todas esses organismo Sobrenatural da Graça é um organismo cada ato de caridade merece um aumento da caridade que permite que o próximo
ato de caridade seja mais perfeito seja mais profundo e também faz com que todo o organismo cresça a fé cresça a esperança cresça os as virtudes infusas a castidade infusa a temperancia infusa a paciência infusa a os dons do Espírito Santo a graça santificante tudo isso cresce e é por isso que por meio da oração por meio da frequentação dos sacramentos numa pedagogia a pessoa desenvolve um nível de paciência de prudência de castidade de temperança de Fortaleza muito mais profundo e digamos com muito menos esforço do fazer e desenvolver essas virtudes naturalmente que também ainda
continua sendo [Música] devido então é por isso que a oração em si mesma ela é um eh um meio de desenvolvimento das virtudes mais elevadas e Sobrenaturais possíveis então nesta vida veja cada ato de caridade merece um aumento da caridade que permite que o próx um crescimento de todo o organismo que permite que o próximo ato de caridade mereça mais caridade e aumente mais o organismo que mereça mais caridade que aumente mais o organismo que mereça mais caridade que o próximo ato de caridade seja maior que mereça mais caridade Ou seja é algo exponencial é
algo que sendo bem feito e não precisa da repetição na doida de todo o tempo mas precisa de uma pedagogia na qual ela seja esse processo seja feito ele faz com independente da circunstância da pessoa se ela é casada se ela é solteira Se ela é padre se ela é mon se ela é freira se ela tá no deserto ou ela tá em Nova York se ela tá balançando um menino ou se ela tá programando um computador ou se ela tá dando aula ou se ela tá tocando na Fanfarra né ela pode virtualmente e dá
para chegar nisso num certo grau de oração aproveitar todo segundo do seu dia para que ele seja meritório ou seja para que continuamente a pessoa esteja nesse processo de crescimento espiritual e de Tod de tudo isso aí e por meio desse crescimento espiritual e aliás eh por meio desse desse crescimento espiritual é que a alma vai se ordenando se purificando e as penas temporais dos pecados são pagas e ao mesmo tempo porque o organismo vai sendo modificado todo e qualquer tipo de ação que essa pessoa realize interna ou externamente ela também será muitíssimo diferente e
por isso que um ato de uma pessoa com uma caridade elevada frequentemente tem muito mais eficácia em qualquer aspecto da vida inclusive resolver problemas matrimoniais educacionais civilizacionais do que uma multidão de pessoas com pouca ou nenhuma caridade e mais o que define se a pessoa O que define se o ato de caridade é maior ou menor não é é propriamente o ato externo que se faça mas o ato interior de caridade que se faça de modo que uma pessoa pode salvar o mundo inteiro sem caridade e não merecer aumento nenhum e morrer ir pro inferno
e uma pessoa que esteja limpando o um bebê e sofrendo noites de sono né Sem sono na verdade com sono exato possa estar lucrando muitíssima caridade e crescendo esse organismo eh um exemplo muito claro disso que eu sempre cito é no caso de Santa Terezinha né Santa vocês sabem que as freiras tem um negócio chamado couro né algumas igrejas que ainda preservaram isso e que tem mes etc você tem algumas cadeiras assim umas di frente paraas outras que era exatamente quando os monges nas horas da liturgia das horas vão lá param o que estão fazendo
Santa teresia Aliás quando tocava o sino ela parava se ela tivesse escrevendo no meio da letra ela nem terminava a letra e ia né O que mostrava o nível de desapego da própria vontade e de conformação à vontade de Deus que é o que no fim das contas define a santidade ia rezar e aí o que acontecia é que as Fas vestiam uma espécie de capa e terminada a oração as freiras deixavam lá as capas meio que jogadas se fosse nós a gente dizia assim Esses são as freira veia malamanhada né deixa esse negócio tudo
Santa teresia que não é besta né O que é que ela fazia ela dobrava o aquelas capas das feiras uma a uma e interiormente fazendo atos de amor a Deus de caridade E com isso naquele simples ato que a gente ignora muitíssimas vezes por dia ela crescia espiritualmente até com 27 anos chegar ao máximo da Santidade e morrer salve engando 27 anos 24 Obrigado 27 é o a galera do rock vocês estão bem e Sant Teresinha também fazia outra coisa ela escolhia a freira mais intratável e chata para permanecer o dia inteiro ao lado dela
porque não só o que você faz mas aquilo que você sofre se você sofre com caridade também é meritório nós muitas vezes não precisamos procurar essa freira né as pessoas ou ocasiões se encarregam disso né ou melhor a providência de Deus se encarrega disso né Tem um um trecho de são Justino Marte que ele diz assim eh não reclames do teu irmão quando ele quando ele te incomoda quando ele te irrita na verdade você deveria agradecê-lo porque ele está prestando o ato de Misericórdia de revelar Onde está o seu defeito para que você resolva então
então basicamente O que é esta vida né é em primeiro lugar você ter esse organismo e manter esse organismo para desenvolvendo esse organismo possa se chegar ao ponto de aproveitar toda e qualquer situação de cada segundo do seu dia para interiormente simultaneamente está fazendo um ato de caridade que não é provavelmente o que vocês imaginam a primeira vista e que nesta vida Até onde eu sei basicamente sempre supõe também junto um ato de fé mas quando a pessoa faz isso Portanto o que acontece é que esse organismo se vai desenvolvendo E aí se você em
primeiro lugar morre sem esse organismo sem a graça santificante sem a caridade você vai pro inferno só que quando você morrer você vai saber que ao longo da sua vida inteira Deus hoje você já pode saber mas lá você vai saber mais claramente convidou internamente e externamente por meio de pessoas que estão pregando por meio de sinais por meio de acontecimentos por meio de a nossa consciência nos chamar para que você se Voltasse a ele e você vai saber que foi justíssima a pena de você né ter ido ao inferno não há nenhum relato desse
tipo que qualquer demônio ou alma do do inferno acha que a sua pena foi injusto mas eu não vou falar por hora disso especificamente não né depois no outras aulas eu posso falar então no caso quem tá em em Pecado mortal ele pode fazer o que for que ele não vai conseguir o ato dele não vai ser um ato de caridade é isso eh não dependendo é possível que uma pessoa em pecado mortal por ajuda Divina faça um ato de caridade E se ela fizer um ato de caridade ela recebe a graça santificante e a
caridade de todo esse organismo por um ato de caridade significa que Deus fez uma coisa com ela antes do que antes de é como todos os atos Sobrenaturais né mas não é uma coisa assim ah é eu peado V vou tentar fazer é o meio próprio de você resolver isso e que é o mais fácil e o mais seguro mesmo que a pessoa Possivelmente que não é uma coisa fácil de avalé tenha feito um ato de caridade é são os sacramentos né no caso se a pessoa não é batizada o batismo e no caso se
a pessoa é batizada a confissão e no no caso se a pessoa é batizada e tá sem consciência a Extrema unção Supre essa pode suprir essa necessidade né mas enfim mas Portanto o que as pessoas identificam como caridade que é o ato de auxílio a outra pessoa não é ato de caridade é ato de caridade se interiormente a alma ela está realizando um ato de caridade bem como qualquer coisa pode ser propriamente um ato de caridade diga Mas e no caso dação pode suprir se a pessoa não tiver em plena consciência ela tiver inconsciente Néa
tá inconsciente inconsciente Mas ela precisa ser batizada sim e só batizada ou se ela passou a vida inteira e e o pecado mortal e enfim ela tinha que ter algum sinal de a pessoa o padre para ele poder dar ele precisa ter algum sinal de que a pessoa tem arrependimento quereria aquilo e mesmo assim não é certo porque tá condicionado ao verdadeiro arrependimento daquela pessoa que embora inconsciente é capaz disso se movida pela graça porque ela continua com as capacidades de inteligência e vontade funcionando ela tá inconsciente na verdade é um defeito do corpo não
é da Alma Mas enfim mas o próprio ato por exemplo de no caso da pergunta de de est em Pecado Mortal o próprio ato de busc bu o sacramento da confissão é um ato de caridade ser não mas o contrário e se a pessoa tem essa caridade perfeita extraordinária que não vem pelo Sacramento is significa primeiro Deus fez uma coisa na alma da pessoa e essa caridade é a caridade que foi dita que envolve a fé em Deus em nosso Senhor na igreja então ela naturalmente envolve o desejo do Sacramento é isso né se mas
mais comumente a gente se refere à contrição perfeita cujo exemplo Evidente quer dizer dois exemplos evidentes que existem na escritura são eh o Salmo 50 de Davi e aquela ocasião que são Pedro chora amargamente depois de ver nosso senhor tê-lo negado três vezes e e o galo ter cantado e nosso senhor olhar para ele né que é a oposição do des espero de Judas que se enfoca então ali São Pedro fez exatamente isso aí né um ato de contrição perfeita de caridade que restituiu a a a Graça na alma dele mas esses detalhes a gente
não vai conseguir tratar hoje aqui para isso é formação espiritual né Eu estou só explicando alguns detalhes para que a gente para praticar entender isso melhor tem que ter um um caminho mais eh de Formação propriamente né Mas por que que eu estou explicando isso porque entendendo esse quadro É que você entende o que é ir pro céu pro inferno e pro purgatório porque falar isso às vezes é muito enganoso porque você não vai propriamente nem pro céu nem pro inferno nem pro purgatório você entrega a sua alma n na hora da morte num certo
estado e esse estado diz se você vai pro céu pro inferno pro purgatório isso por sua vez exatamente implica como você não sabe qual é a hora da sua morte que ir pro céu pro inferno pro purgatório é uma decisão e uma ação que você tem que tomar agora porque realmente ir para o céu inferno e purgatório está plenamente acessível porque se trata do que você faz com a sua alma isso esclarece muita coisa a meu vez né pelo menos então se você morre sem isso você vai pro inferno se você recebendo e tendo mantido
isto até a hora da sua morte esse organismo vivo mas não tendo desenvolvido ao máxximo você vai para o que se chama de purgatório por porque você não aproveitou todas essas ocasiões mínimas ao ponto de desenvolver ao máximo esse organismo Sobrenatural da Graça e com isso reparar todas as penas doss seus pecados e preparar a sua alma para maximamente poder fruir de Deus então as consequências de purgatório são as seguintes primeiro você vai ter que sofrer muitíssimas vezes mais aquilo que aqui você poderia ter aproveitado de bem menos sofrimento e bem menos tempo que ainda
promoveria um crescimento do organismo porque lá não tem mérito então Digamos que aqui nesta vida uma uma noite mal dormida né o cuidado com o doente poderia ser fonte de se bem bem empregado e bem entendido de um aumento da caridade que fizesse uma um aperfeiçoamento gigantesco da sua alma que por você ter feito aquilo de maneira desli chada ou de maneira até pecaminosa mas não mortalmente pecaminosa reclamando etc não vai simplesmente fazer com que você não sofra vai fazer com que você desperdiça aquele sofrimento e aquela noite vamos dizer aí corresponderá no purgatório a
3 anos de um sofrimento muito maior né que além disso não implicará no crescimento da Graça e portanto a segunda consequência é que passada a purificação do purgatório você vai ver Deus Face a Face e vai ser eternamente feliz mas não a máxima capacidade que Deus pensara quando ele lhe criou e lhe deu a graça que você tivesse a capacidade de ser porque o nível de caridade dá o nível de visão direta de Deus e fruição direta de Deus eterna eternamente né que é outra coisa que a gente precisa meditar um pouco para entender o
que isso significa porque isso é um prejuízo assim incalculável ter uma felicidade a menos no céu Claro as almas que estão na visão beatífica mesmo no Grau mínimo de caridade possível são completamente felizes não tem nenhuma mistura de mal mas elas poderiam ter sido muitíssimas vezes mais felizes se tivessem desenvolvido esse organismo ao máximo durante esta vida agora imagine o que é ter uma felicidade a menos e essa felicidade ser a posse plena de Deus Face a Face não por uma hora não por um dia mas eternamente para você chegar a um raciocínio aproximativo que
nos ajudaria a entender isso você teria que raciocinar como por exemplo uma coisa é você ter um bem a menos por um dia por exemplo você ter uma hora de sono a menos por um dia ou você ter uma hora de sono a menos por uma semana outra coisa você tem uma hora de Son menos por um mês e outra coisa você ter uma hora de Sona menos por um ano outra coisa você tem uma hora de Son menos por 10 anos e outra coisa você tem uma hora de sono a menos por 1000 anos
bem no céu não é um Son é uma coisa assim incomparável e não são 1000 anos é a eternidade então isso ajuda a entender a segunda consequência que é você não desenvolver esse organismo ao máximo nesta vida quer dizer sofri você vai ter que pagar você vai ter que sofrer muitíssimas vezes mais para pagar para expiar as penas de seus pecados temporais né porque quando você se confessa quando você está estado de graça não subsiste nenhuma pena Espiritual do pecado por mais grave que ele tenha sido né a pena Espiritual do pecado grave é o
que condena a inferno a confissão os sacramentos que restituem a graça eles apagam totalmente todas as penas de todos os pecados que levam ao inferno as penas espirituais mas as penas temporais que são as consequências das desordens na nossa alma e em todos os atos consequências da nossa alma no mundo como um todo no Cosmos como um todo essas penas chamadas temporais Elas têm que ser reparadas e o modo que Deus deu para que elas fossem reparadas de maneira mais perfeita mais perfeita possível e que fossem ao mesmo tempo ocasião do crescimento dessa desse organismo
preparando aquela alma para ir direto ao céu e ver e ter a máxima felicidade eterna esta vida com todos os seus deveres Sofrimentos e etc no caso das indulgências plenárias elas reduziriam essas temporais a indulgência plenária Até onde eu sei ela cumpre todas as penas daquela alma a quem ela é aplicada né E ela vai pro céu mas ela vai pro céu no estado de alma que ela morreu então ela não vai ter a a máxima felicidade que ela poderia ter tido vocês estão bem os graus de caridade ele só é adquirido aqui na igreja
militante exatamente Então na hora que você tá próximo de uma morte ou tá próximo da Morte você eh eh fiz o sacramento a confissão hoje amanhã eu morro Então posso morrer em estado de graça mas eu já desenvolvi minha caridade cheguei eu vou morrer com esse grau de caridade que eu desenvolv até agora exatamente pronto é isso que vai dizer o quanto de felicidade a pessoa tem no céu né e a terceira consequência É que muita gente vai deixar de ir pro céu vai pro inferno embora você vá porque seria por meio da sua santidade
por meio do desenvolvimento superior da Graça em você e consequentemente da sua ação no mundo que muita gente que não por culpa sua Exatamente porque se alguém foi pro inferno foi por culpa própria Mas seria providencialmente um socorro da da comunhão dos Santos né que estava designado que aquela ação sua especificamente fosse a ocasião da conversão de uma multidão de pessoas se você tivesse chegado ao máximo grau de caridade então Essas são as pelo menos que eu consigo elencar agora né as três consequências de você não desenvolver esse organismo ao máximo e é isso mais
propriamente que significa o purgatório ir para o purgatório né existe uma terceira opção que é você aproveitando dos segundos de cada dia que Deus lhe dá com a pedagogia correta de desenvolver isso de praticar isso etc etc aproveitando todos os Sofrimentos todos os deveres né E quanto mais a pessoa vai progredindo nesta eh nesta interiorização que é o crescimento desse organismo ou seja nessa união mais perfeita com Deus nesta vida ela vai se tornando muito mais dócil aos movimentos de Deus que a conduz de maneira mais direta possível da essência da alma aonde mais profund
ela esteja dentro da sua própria alma naquele sentido que Santa Teresa fala das moradas e a pessoa vai sendo conduzido naquilo que se chama de providência específica né que eu não vou explicar agora mas que é exatamente aquilo que permite que a pessoa Aproveite todos os detalhes todos os acontecimentos o mais exatamente possível segundo grau que ela está de união com Deus para realizar a vontade de Deus que não é outra senão que ela seja restaurada em Cristo ou seja que ela atinja essa perfeição do organismo Sobrenatural então é daí que você não pode fazer
propriamente nada contra um santo e tudo que for feito pela pelo mundo pela carne e pelo demônio é só é só lucro para o santo né eh e aí que trata aquele trecho que é muito entendido eh da escritura que são paulo fala assim Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus ou seja que amam amam é um ato é um ato presente amar a Deus só é possível com o ato de caridade então aquelas pessoas que permanentemente se mantém no ato de caridade todas as coisas concorrem para o seu bem porque Deus
estando unido a ela e conduzindo-a interiormente faz com que ela Aproveite toda e qualquer coisa exati simente para que ela só aprofunde mereça e tal tal tal tal que também é a mesma coisa que aquele Salmo maravilhoso que eu sempre cito também fala né que é o se o senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a constróem se o senhor não vigiar a cidade em vão vigiam as sentinelas é inútil levantar-se logo cedo ou à noite eh retardar o seu descanso para ganhar o pão do Sofrimentos Quando Deus dá aos seus amados
até enquanto dormem ou seja não é a repetição dos atos meramente não é dormir cedo ou acordar cedo e dormir tarde não é fazer muitas coisas O segredo é ser amado Mas para que você possa ser amado você tem que estar onde Deus quer ser amado e amar que é dentro da alma e por meio da caridade e é também o que trata aquela eh a providência específica né que trata também aquele tro que eu sempre cito do Sermão da Montanha Buscai primeiro o reino dos céus e a sua justiça e tudo mais será dado
em acréscimo Como assim tudo mais será dado em acréscimo porque quando se chega a essa condução que é o Reino de Deus que é onde ele exerce o seu domínio é que se pode mais propriamente mais diretamente ser conduzido por Deus e aí ele vai fazer com que essa alma tenha a Moção a compreensão e a força para utilizar de tudo da maneira mais benéfica possível para maior honra e glória de Deus salvação das almas que implica na prática do Amor a deus do amor ao próximo e consequentemente do desenvolvimento da Graça na sua alma
que é também o que trata aquela parábola do filho pródigo quando ele está fora da casa do pai ali está se tratando de como é a providência geral a qual estão submetidos aqueles que estão fora do Estado de graça ou até aqueles me parece que estando em estado de graça vivem voltados para fora da sua própria alma e lá é a famosa Roda da Fortuna medieval ora você tá bem ora você tá mal depois você tá melhorando tá bem tá mal tá mal porque Deus nesse espectro da Providência geral conduz as todo todo toda a
criação na ordem da Preservação das espécies e só aquele que se deixa conduzir e está próximo ao pai como estava o filho quando ele retorna a casa que né vai sendo propriamente conduzido pela sua mão e daí né ele aproveita e não há preocupação alguma embora a pessoa possa estar passando pelos maiores problemas atribuladas Sofrimentos etc etc então a diferença não é propriamente se você tem problema se você sofre se você não sofresse seria um mal sinal se você não tem problema você teria que arrumar na verdade não é esse a coisa é o que
você faz dentro da sua alma enquanto você sofre né e é por isso que um santo um grande Santo ele passa por Sofrimentos atrozes que a gente só de olhar parece como é possível né é possível por esse desenvolvimento da Graça eh então a terceira opção é você desenvolver isso ao máximo antes da sua morte e se você tá na providência específica Deus vai colaborar que a sua morte seja exatamente quando você di bova ao máximo desde que você continue em frente buscando essa perfeição Deus vai providenciar né nesse sentido e aí você vai direto
pro céu ter a máxima felicidade que Deus pensara para para você e nesse caminho você vai salvar uma multidão de gente que de outro modo inclusive essas pessoas que aqueles que vão pro purgatório deixam de salvar além do grande prejuízo para cada alma a gente não sabe quem são esses muitos que Deus que não vão salvar por causa da nossa caridade da nossa falta de desenvolvimento desse organismo Pode ser que no meio deles esteja sua esposa esteja seu filho esteja sua mãe esteja seu pai esteja seu amigo então para esse nosso mundinho burguês que busca
segurança e conforto né a última uma coisa que a gente deve buscar é o conforto que é no mais das vezes deve ser usado com certa prudência por causa da nossa desordem por causa do nosso da nossa carnalidade mas que no fim das contas é o grande inimigo de tudo isso porque se tem uma coisa que você não vai fugir ao sofrimento ou você vai sofrer muito bem aqui e vai pro céu ou você você sofre mais ou menos e vai sofrer muito mais no purgatório ou você sofre aqui e vai sofrer eternamente no inferno
então quem inventou esse ideal de conforto foi o próprio demônio só pode e quem vive buscando conforto tá na rodinha de hamster do satanás né vai se torar diga não tô lembrada Dire se o que eu aonde que eu li mas eu acho que foi na imitação de Cristo que lá fala sobre o sofrimento fala que eh a gente deve agradecer por por sofrer e que o o pequeno o maior sofrimento que a gente passar aqui na terra não não chega nem a um dia de Sofrimento noem purgatório exatamente e que a gente Justamente a
gente deve aproveitar todos os Sofrimentos que passamos aqui na terra para nos elevar virtude exatamente mas a chave para isso é exatamente a caridade né que portanto pressupõe a oração o estado de graça os sacramentos etc e para isso tem que ser entendido e tem que ser praticado corretamente mas é muito mais inclusive eh digamos fácil do que possa parecer porque Diferentemente do que de maneira Sutil na sua mente está você não vai fazer essas coisas na doida com o que você sabe hoje do jeito que você é hoje e sozinho porque se fosse assim
realmente seria loucura mas não é estee o ponto tem que se saber como fazer isso e muito mais do que você Deus quer que você faça isso continuamente todos os dias da sua vida D inúmeras Graças convidando a pessoa a fazer isso infelizmente isso não é ensinado hoje em dia praticamente por ninguém como fazer essas coisas e é por isso que eu me dei ao eu ousei fazer esse tipo de trabalho como tenho feito na formação espiritual né até o ponto de que eu consiga esperando que um dia apareça alguém melhor para levar levar adiante
né mas enfim é isto que no fundo é a decisão última né É isso que no fundo dá todo a devida proporção a qualquer decisão e a qualquer coisa que você faça nessa vida e por isso que eu tive que esclarecer esses pontos ou tentar esclarecer esses pontos e eu sei que muita coisa que eu tô falando sobretudo do início pode ser muito digamos pesada assim para o entendimento eu sei mas e eu espero que exatamente a partir desse Panorama o mais geral possível vocês tenham elementos para refletir meditar e gradualmente entender mas desde já
vocês devem fazer e uma coisa que eu Já ensinei lá nas aulas das circunstâncias você tem que olhar para o ideal máximo e tem que ser o ideal máximo e você tem que decidir por ele E você tem que decidir por ele embora você não entenda direito você entenda muito precariamente e você não tem a mínima ideia de como fazer e você inclusive tem a a Clara impressão que não vai dar porque em primeiro lugar vem o fim né Então a primeira coisa que você tem que fazer é olhar para o fim e esse fim
não pode ser um fim baixo porque o que vai dar a força de você suportar e mover-se diante de qualquer obstáculo a um bem não é a facilidade de chegar a esse bem Se for tem treta aí né as su ah Professor Isso é muito difícil eu sei façil é ir pro inferno e lá não vai ser fácil você tem que decidir por ele porque as pessoas às vezes colocam certas objeções né ah não mas como é que você vai decidir por uma coisa que você não conhece e como é que você vai conhecer uma
coisa pela qual você não decidiu Na verdade essa é a resposta ou seja se a gente fosse levar a sério essa essa objeção ao que eu acabei de falar você primeiro tem que conhecer a coisa para decidir por ela Ora se você não decidir por aquela coisa que você precariamente conhece você muito facilmente vai se perder a olhar outras tantas coisas e vai se esquecer daquela o que não dará a oportunidade de você prestar atenção naquela o que não dará a oportunidade de você buscar conhecer aquela e buscando conhecer aquela não derá não terá a
oportunidade de perceber que você não tem certas capacidades para conhecê-lo e sabendo que você não tem certas capacidades conhecê-la tudo e se você não esquecer e você já houver decidido por este fim é o que permite que você busque os meios e a ajuda para adquirir aquelas capacidades que é a velha máxima se você não sabe fazer alguma coisa tem alguém que sabe acha esta pessoa e a perturbe até a morte até que ela lhe ensine Essa é a regra sim da a vida basicamente que infelizmente Os alunos não cumprem qual é geralmente a conduta
dos alunos eles não professor disz para ele fazer alguma coisa ele duvida faz mais ou menos começa a julgar se na verdade era para fazer aquilo mesmo ou se ele tinha incapacidade na verdade esse pessoal eu acho que é muito radical e está dizendo essas coisas esse pessoal estuto borboleta aí é muito né cheio de de fresca não precisa disso tudo e aí depois ela não faz o que foi dito e conclui que não deu certo quando ela não fez ou num caso menos grave né ela passa semanas meses fazendo errado e aí depois de
3 meses não fazendo fazendo errado cheg professor faz TR meses que eu não tô fazendo e é seu animal né E por que você não me disse isso no segundo dia que aí eu poderia ter ajudado antes de que você se arrastasse um longo tempo né mas enfim então vocês estão bem quando eu falo de fim último e do da vocação Universal do fim geral é disso que eu estou falando que eu tentei explicar Nesta aula certo e aí vocês podem até retomar aquelas aulas que eu falo lá da circunstância eu acho que sobretudo tem
uma que eu falo necrológio o ponto de partida e o fim último né que eu explico que isso na verdade é um hábito mental que você precisa adquirir e treinar de em primeiro lugar olhar para o fim e decidir por ele e uma vez decidido por ele você treinar de sempre voltar a sua atenção para ele ao acordar depois de acordar ao longo do dia e etc momento após momento sempre que vai tomar uma decisão sempre que vai julgar o que vai fazer sempre que precisa resolver um problema você em primeiro lugar precisa olhar para
este fim que eu disse agora e sabendo que você vai se esquecer criar estratégias para você não se esquecer de olhar primeiro para o fim e é exatamente olhando para este fim que por de início você decidiu por ele sem entendê-lo precariamente é o que vai dar a oportunidade de que você caminha com o mínimo conhecimento que você tem a ele um pouco mais próximo e empregue as suas forças e arrume forças que você não tem para você conhecê-lo mais o que permitirá que você se incline mais e se una mais aquele bem que vai
ficando cada vez mais claro e cada vez mais desejável à vontade porque não há nada que chega à vontade que não passou pela inteligência e se nós queremos propriamente nos unir a Deus maximamente a gente tem que aprender como praticar essas coisas e Tudo começa pelo fim e exatamente o que acontece é o seguinte eh vocês o que tem que fazer agora né Vocês precisam dizer olhar para este fim desses três possibilidades e escolher realmente e decidir e decidir assim eh como homem e dizer nem eh olhe no espelho e diga aquela velha frase eu
sou um homem ou um rato né eu vou fazer isso aqui mas nem que eu tenha que morrer por isso né eu vou fazer isso aqui e tudo que for necessário que me faltar eu vou pedir ajuda eu vou encontrar é isso que você tem que fazer em primeiro lugar e geralmente o problema começa aí Ah eu não estou fazendo isso não estou fazendo aquilo você se esqueceu desse negócio você não tem diante de si o fim porque se você tivesse você julgaria que essas coisas no qual você despende o seu tempo a sua atenção
e você se entrete não valem porcaria nenhuma na na hora da morte e que do contrário se você está com isso claro e diante de si todas elas podem valer muito agora preparando para a hora da morte e aí o modo concreto de você estabelecer eh os devidos meios específicos e atuais cotidianos para chegar a esse fim porque o tempo no qual nós devemos atuar propriamente né para chegar a esse fim não é no fim é no minuto no momento presente que um dia será o fim né Aquela Velha História Viva como se cada dia
fosse o último um dia você acerta né e o próprio nosso senhor também naquele Sermão da Montanha já deixou isso claro Buscai primeiro o reino dos céus e a sua justiça e tudo mais vos será dado em acréscimo logo abaixo ele diz assim não vos preocupeis com o dia de amanhã o dia de amanhã terá suas próprias preocupações a cada dia basta o seu mal então ele tá definindo o espectro de ação de atenção e de ação seu que é o dia porque o dia já contém em si o símbolo da vida inteira Você nasce
quando acorda e você morre quando você dorme e é efetivamente onde você tem poder acesso a realizar alguma coisa que lhe prepara para a morte é agora é hoje e o instrumento que eh me parece o mais importante por isso eu me tenho dedicado muito a esse negócio para que você deixe muito claro todos os seus deveres e todos os meios que devem ser empregados para favorecer e cumprir o mais perfeitamente na devida ordem e harmonia esses seus deveres é o horário que não se enganem pelo nome quem não assistiu as aulas não se trata
de você seo botar umas horinhas numa tabela porque frequentemente as pessoas me respondem Ah mas eu já eu sou uma pessoa organizada Eu tenho um horário não é isso a primeira coisa é que você precisa estruturar todos os seus deveres pela sua hierarquia e você deve colocarlos na sua devida harmonia e sequência no espectro do seu dia tendo em vista tudo isso que eu estou falando porque é ali que você vai dar o devido peso para cada coisa conforme o desenvolvimento segundo a pedagogia correta de cada um dessas dimensões que modificam a mesma alma porque
num só dia você tem o tempo que deveria ser dedicado à oração que é onde você está diretamente praticando as virtudes teologais e desenvolvendo o organismo Sobrenatural da Graça em um só dia você também deve ter o tempo designado ao estudo corretamente obviamente tudo isso que é o tempo que você tem para diretamente praticar operar e desenvolver as faculdades da inteligência e da Vontade que é diga-se de passagem onde as virtudes teologais e os dons do Espírito Santo estão e são as são as potências que se não forem desenvolvidas não permitirão o desenvolvimento de nenhuma
virtude Então essa é a importância do estudo de verdade e num só dia também m mais tempo a gente tem que despender na vida prática mas o que é a Vida Prática efetivamente O que é o trabalho o que é o sofrimento O que é o trânsito O que é o cuidado com a família o que é etc etc Ora se você está buscando o fim correto com os meios corretos das coisas mais importantes primeiro que é a oração em primeiríssimo lugar e em segundo lugar o estudo a Vida Prática será exatamente a ocasião de
consolidar na alma aquelas verdades aqueles bens que se encontra na oração e no estudo praticando Sobretudo o amor ao próximo e desenvolvendo as virtudes Morais e infusa se você faz isso mantendo o ato de fé e caridade eo é possível ser feito até que para que no no turbilhão de eh influxos de interferências né de muitos elementos que você sequer domina intelectualmente a sua origem ao longo do da agitação do mundo da agitação do dia da Vida Prática só vai ser possível você praticar direito para que ele seja uma ocasião do desenvolvimento das virtudes Morais
infusas Se você guardar o tempo da oração sobretudo e depois do tempo do estudo não se engane com uma coisa muito mal interpretada por gente iletrada que a a Santificação pelo trabalho a tal Santificação pelo trabalho não estou dizendo que o santo disse isso disse errado né mas a interpretação que fazem é que por meio da Excelência no meu trabalho eu vou me santificar não você vai se santificar pela caridade se você faz o seu trabalho com a caridade Aí sim o seu trabalho vai ser um meio de santificação então a vida espiritual é onde
você desenvolve o organismo Sobrenatural da Graça e todas essas virtudes e dons santificante etc o estudo é onde você desenvolve as virtudes naturais intelectuais sobretudo e a Vida Prática é onde você desenvolve as Udes Morais e infusos se você tiver a pedagogia correta e completa dessas dimensões e porque é mais fácil você resolver tudo de uma vez do que uma coisa só porque ao longo de um só dia se você só cuidar de uma dessas três coisas o que você não faz nas outras atrapalham essa que você fez quando não acabam totalmente com ela então
ponha na sua cabeça é mais fácil resolver tudo do que resolver uma coisa só claro isso é uma frase verdadeira e de efeito que é muito verdadeira porque tem que ser resolvido tudo no sentido de que tudo tem que estar sob uma pedagogia considerada na sua totalidade no quadro geral de todos os seus deveres que você deve fazer ao longo de um só dia e ao longo de uma semana e assim sucessivamente mas na verdade na verdade existe o outro lado da moeda na verdade você não vai fazer tudo de uma vez uma vez que
você tem essa consideração de tudo de uma vez você tem que tem a liberdade e a tranquilidade para focar em fazer somente com perfeição aquela coisa daquele momento que de outro modo sem ter o horário e a percepção e o julgamento de todos os seus deveres você se encontrará naquela situação de sempre estar fazendo uma cois coisa depois de ter perdido muito tempo para decidir qual você faria e sendo perturbado se você deveria estar fazendo outra e com isso você nunca faz nada de maneira perfeita e Exatamente isso porque você não se decidiu o fim
e porque você não estabeleceu todos os meios para cuidar de tudo ao mesmo tempo porque só assim é que você pode cuidar de cada coisa em cada momento e aí você deve fazer aquilo que eu falo lá nas aulas e inclusive acredito que vou gravar uma terceira aula fazer com perfeição que tem a sua contraparte infalível para que cada momento do seu dia sempre possa ser aproveitado que é aceitar com paciência não existe basicamente nenhum momento do seu dia não importa a circunstância que você não possa ou fazer com perfeição ou aceitar com paciência e
lá eu explico todas as virtudes que estão envolvidas nessa prática e que tem ainda uma outra coisa que eu falo lá né a necessidade de isolar o tempo que implica nesse foco de cada momento e é só isso o nosso dever é fazer com perfeição e aceitar com paciência aquilo que é de cada momento o resto Fica por conta da pedagogia e do né daquele que nos conduz mais profundamente intimamente que é o próprio Deus e que muito mais do que nós quer que nós façamos isso certo alguma dúvida essa é uma boa hora de
tirar [Música] dúvidas notem que todas as frequentes objeções já estão respondidas Se você prestar bem atenção Ah mas eu não consigo Ah mas eu sou uma pessoa já velha cheia de vícios eh eu não estou dizendo para você conseguir isso do jeito que você é com suas próprias forças e sozinho graças a Deus Deus não é burguês então o crescimento espiritual ele não depende necessariamente de muitos anos e muitos atos ele Depende de Atos mais intensos de caridade de modo que uma pessoa que se converteu muito tardiamente como São Paulo Apóstolo ou Santo Agostinho se
tornem Santos maiores do que aqueles que foram Santos desde de nascença e morreram Santos sem nunca ter pecado então prestem muita atenção nos pensamentos de vocês que possam surgir como objeção a isso que eu estou falando e me Tragam por favor que eu tenho farei toda questão de responder a cada um deles porque no fundo se vocês não fazem isso vocês não fazem porque vocês primeiro não confiam no Professor o que é normal porque todos fomos infectados por uma pela pedagogia moderna que instila essa Desconfiança de que pô esse cara tá me ensinando alguma coisa
ele tá com treta o que que ele quer com isso né segundo porque você não fez o que o professor disse e se esqueceu mas se você prestar bem atenção e se você não conseguir resolver por si mesmo me traga as objeções comuns a esse tipo de coisa que eu já falei lá nas aulas de horário lá nas AAS das circunstância que eu estou falando novamente de um outro modo já estão dadas o o modelo de como fazer pelo menos essas primeiras etapas do desenvolvimento Educacional nessas dimensões já estão dadas só que você precisa pôr
em prática e se você não conseguir me perturbe me pergunte eu estou aqui para isso Beleza alguma objeção alguma pergunta que horas eu vou fazer isso chegar em casa dormir hã fazer o quê agora a consequência dessa aula né é a consequência é você precisa decidir por isso e você pode decidir agora ou no caminho para casa ou na logo depois né e a consequência de dispor os meos para isso é você fazer o seu horário e começar a praticá-lo E para isso preste muita atenção nos detalhes à luz do que eu falei hoje que
eu falo nessas aulas do horário da circunstância e as primeiras aulas da formação espiritual sobretudo a um b e um C que estão cheias de conselhos de como vocês vão praticar essas coisas e em breve H um a mas bem também estou à disposição para responder o que for necessário se preciso gravo outras aulas atendo as pessoas o que for necessário e Tenham sempre em vistas Qual é o fim Qual é o prêmio de tomar a decisão pela máxima perfeição a máxima sabedoria é aproveitar esta vida miserável para no fim das contas Nos preparar sem
escalas e sem um sofrimento muito maior depois salvando multidão de almas para ter a máxima felicidade eterna Então vale muito a pena troquemos o tempo pela eternidade é isso que esta vida é nisso que reside a o segredo desta vida Beleza então e eu falei tudo isso que tinha para falar agora não como alguém que está dizendo são essas coisas se vir seus otários o que eu estou falando como oração é o que estamos tratando e procurando ensinar detalhadamente numa formação numa pedagogia que é a formação espiritual que em breve acredito que será precedida por
menos aulas para aqueles que se precisam que precisam se preparar para logo estar em estado de graça o que eu estou falando como estudo são os exercícios é o estudo da formação que inicie na formação básica para os adultos e que é né conduzido pelos adultos nas crianças as crianças conduzidas na formação infantil e os o que demais deve ser feito na Vida Prática também estão dados em elementos da vida da formação básica da formação espiritual e talvez depois tenhamos que tratar isso mais detalhadamente e tudo isso também em breve vai ser reunido na formação
clássica do Instituto Por borema que todas essas coisas estarão estruturadas para que você possa seguir então é isso adeus
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