Teoria pós colonialista

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Mauricio Fernandes
Video Transcript:
e aí galera hoje iremos esclarecer algumas ideias sobre a teoria pós colonialista com origem nas análises de literatura pós colonialismo apresenta se com o movimento de ruptura com a modernidade ocidental com grande influência de autores como grêmio x marx spivak tchau e na pós colonialismo público a questionar fundamentos sociais e culturais vigentes com a ascensão de um etnocêntrico europeu que apoiado pelo capitalismo foi capaz de fundir se pelo mundo como nenhum outro jamais existiu com isso o pós colonialismo apresenta se como uma ferramenta não só teórica mas também política e levantando o questionamento fatais naturalizações
era sempre eu ruptura com a história europeia única apresentada o termo pós-colonial pode ser entendido de duas diferentes maneiras o primeiro deles pensado por ash corte e angela lago faz referência à descrição literal as condições das sociedades que uma vez foram colônias ou seja é o plano físico da teoria com a idéia de colonização de territórios já o segundo termo sair do físico e entra para o abstrato levantando a idéia da cultura tradições identidades sendo afetadas para o europeu com sua colonização e valores culturais com a descolonização da áfrica e da ásia mais da metade
da população mundial seja livre do domínio costa pelos países colonizadores como já era de se esperar o sono uma série de estudos sobre o cenário mundial emergente daí a origem do pós colonialismo entretanto as relações internacionais ganharam por muito tempo os frutos produzidos nas chamadas periferias o pensamento igual às outras teorias marxistas o protecionismo teórico do ministro das relações internacionais abriram relativo espaço para contribuições não tradicionais como é o caso do pós colonialismo portanto o pós colonialismo surge com uma perspectiva questionado era nas relações internacionais e desafiando as narrativas homem stream e até mesmo das
teorias críticas e pós modernas segundo debate realizado por shawn do inar as autoras destacam como temas principais para análise das roças nacionais três questões poder da representação intersecções de raça gênero capitalismo global e classe e resistência o poder da representação seria o poder que as construções de expressivas possui de naturalizar um conjunto de pressupostos de dados em auxílio internacionais ou seja começa a desafiar as temáticas de caráter quase dormi matiko aquelas trabalhadas pelo menos 30 das relações internacionais como por exemplo estado anarquia e cooperação entre outros mostrando assim com autoridade e o nome do ocidente
moldaram a forma como oriente é representada a ponto de constituir se uma hegemonia no sentido grande chance de com o city a preponderância de uma forma cultural ou de um consenso em detrimento de outras idéias além disso os autores terão como grandes preocupações entender como o poder é promulgado através da representação se manifestando em relações de dominação e subordinação que continuam após a independência desses locais outro tema central na teoria seria o significado de raça e gênero eles derivam de sua localização em história entender a relação entre raça ou gênero e classe é fundamental para
compreender a política mundial questões como essa foram igualmente negligenciadas pelo ministro das relações internacionais recomendo então que foram os pós colonialista somos responsáveis por argumentar primeiramente que a área que está relacionada com pressupostos de raça gênero e não com a conta universal como é frequentemente apontada além disso os estudiosos do pós colonialismo mostram como raça e gênero foi importante para a construção da nação e de uma identidade nacional e como essa construção foi baseada em critérios de como inferioridade de certos povos e nações e por fim a resistência esta ideia seria quando o indivíduo ou
sociedade percebe as opressões e dominações que existem e luta ou resistem contra a disciplina maioritariamente ano americana com pressupostos eurocêntricos na qual ignoram as nações periféricas seria a possibilidade de resistência em que os discursos de representação e poder ao formular suas próprias contra nativas seria a vontade de contar sua própria ideia história outros autores ainda acreditam que seria uma espécie de recuperação perceber a opressão e dominação que persiste no mundo contemporâneo identificando aqueles vitimados por questões relacionadas à raça e gênero o clássico após a identificação das vítimas o processo de recuperação da identidade e da
cultura da sociedade precisa ser realizado alguns não marxistas formare filipe acusam a abordagem de não ser mais do que um reflexo do capitalismo o autor afirma que os temas em indicados no pós colonial e som interesses e orientações resultantes de um novo cenário mundial sendo este soldado seguindo pelas transformações na economia capitalista mundial e principalmente a emergência do capitalismo global além disso o autor critica o engajamento dos estudiosos pós-coloniais apenas em formas passadas de gemonio ideológico tratando pouco sobre sua contemporaneidade portanto o pós colonialismo busca pela desconstrução da meta narrativa convencional em pauta por uma
visão européia colonizadora e se tornam apenas uma teoria mas um movimento de caráter contestador e uma ferramenta de voz para os subalternos abrindo possibilidade de resistência frente ao discurso dominante de representação e poder formulando suas próprias controlar nativas movimento pós colonial entrou nas relações internacionais e colocou em discussão ou ampliou em alguns casos temos marginalizados nos estudos tradicionais críticos e pós modernos devido à originalidade o pós colonialismo não foi capaz de desenvolver as mais diversas críticas aos estudos das relações internacionais dessa forma o pós colonialismo representa além de uma perspectiva crítica um movimento de resistência
e de defesa ao pluralismo teórico e metodológico no âmbito das relações internacionais
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