e fala juventude tudo certinho aí só na tranquilidade que eles queridas estamos aqui mais uma vez então para falar a respeito das obras literárias que caem aí nos seus vestibulares e hoje a bola da vez é o livro a falência da autora júlia lopes de almeida certo então vem comigo vamos dar uma olhada no que esse livro e essa altura dizer para a gente leio logo escrevo e o psol começando aí então pela parte técnica do livro certo tem alguns detalhes aí bem importante para você primeiro ponto esse livro ele foi publicado em 1901 ou
seja a gente está no início zinho do século 20 porém ele foi escrito no finalzinho do 19 joia então tecnicamente falando a gente encaixa esse livro não realismo brasileiro ok porém já anota aí hein é um livro que tem fortíssimos influências do naturalismo ok e também tem algumas influências ali né de algo que não chegou a ser exatamente uma escola literária mas que fez parte ali é tanto do realismo-naturalismo que era a teoria do determinismo social mais para frente vou falar um pouco disso então já deixa anotado aí já com relação ao foco narrativo nós
temos aqui então uma narrativa em terceira pessoa então é aquele narrador classificam que fica fora né dos acontecimentos que não chega a a imagem e fica só ali espreitando tudo observando tudo e contando para gente ó esse o tempo da narrativa é importante esse que eu já te falei né pessoal o espaço também é bastante importante em a gente tá aqui diante uma narrativa que se passa no rio de janeiro então imagina aí o rio de janeiro do final do século 19 tá põe para começar a nossa narrativa aqui pessoal eu já destaco para vocês
o personagem francisco teodoro quem é esse cara imagina um português que veio para o brasil sem nada tá então chegou aqui né sem eira nem beira só que aqui o cara conseguiu enriquecer meu tá e como é que ele enriqueceu e só lembra que a gente está falando de finzinho no século 19 tá em quando a narrativa tá rolando esse cara aí ele já é um adulto tá então na sua idade aí de jovem demais moço esse cara estava no auge do ciclo do café meu olha que interessante então ele é um empresário do café
e ele não é um cafeicultores onde vai fazendo dele do café tá ele é um comerciante que que ele faz eles toca café ele tem um grande galpão lá no rio de janeiro numa das principais ruas do rio de janeiro ele tem legal pãozão enorme e ele fica ali na então é meio tem um tempo quase que logístico né ele armazena e despacha ali né ao café pessoal no francisco teodoro é extremamente conservador tá pensa num cara conservador para você ter uma ideia não é a longo do livro aí vira e mexe ele desce a
lenha na república tá então seja está ali ó vai passagem do século 19 por 20 né a gente tá saindo ali da monarquia entrando na república lembra-la 1889 proclamação da república e esse cara ele é meio monarquista ele não gosta da república por ser muito conservador esse cara começa a pensar o seguinte o meu deus eu sou um grande empresário aqui no rio de janeiro como assim eu não tenho uma esposa a estar comigo para ser submissa para estar comigo e fazer as minhas vontades para lavar a minha roupa para cuidar dos meus futuros filhos
preciso de uma esposa você já se ligou né a gente vai começar a falar aqui da ideia é que era bem comum lá no final do século 19 a ideia de casamento por interesse esse cara não tava apaixonado por ninguém só tava pensando preciso de uma esposa porque o contrato social esse contrato social invisível que existe né cada época tem os seus na verdade tá dizia então que meu um homem eu dessa estirpe ele precisa ter uma esposa tá e aí é que surge na narrativa a camila pessoal a camila então é uma jovem muito
bonita beleza e que tem uma família que tá meio desestruturada e a família dela já está prestes a voltar para o estado de sergipe e ele se conhecem enrola meio que aquele contrato ó caso com essa menina aí aí eu passo a ter uma esposa e tem o maior grana e o sustento ela e ainda dou uma grana para família dá uma força aí todo mundo entra num acordo não grande contrato e aí a gente tem o casamento desses dois então puro interesse ela não tava apaixonada ele também não é super interessado ali só na
condição social no esquema social em acaba se dando essa relação esse casamento por interesse pessoal longo do tempo eles vão ter 4 filhos tá o filho mais velho é o mário pensa num cara meu baladeiro mala não faz nada enfim ele tem um papel importante na narrativa tá tem depois a rute não é um pouco mais nova uma jovem ali digamos assim né uma moça tá ela é pianista toca um piano legal ali né ela é toda das artes assim tal e depois tem duas crianças gêmeas beleza são as gêmeas raquel e lia que são
as criancinhas da narrativa aí tá e na família ali no convívio né é onde eles moram e as duas personagens que moram ali na casa tá são bem importante também ok tem a noca que é uma governanta ali na casa e a outra personagem é a nina a nina pessoal é uma sobrinha da camila que mora ali né na casa da camila e do francisco teodoro ela mora meio de favor ok ela foi meio que assim ela veio no pacote é mais ou menos essa que fica a ideia né então para eu não é para
o francisco se casar ali com a camila e tal ele teve que passar cuidado a sobrinha dela a nina então ok traz ela aqui para casa tem o outro personagem também que é um reino o reino é de fosse um aventureiro vai pensa num cara que né a galera o chama de capitão rindo porque ele gosta de pegar uns navios e em se aventurar pelos mares tal o reino é um personagem interessante né porque ele se apaixona pela camila ele é mega apaixonado por ela né mas ele entende que meu primeiro que ela é casada
e depois que ele ele vai se eu também tava afim de outro cara já vou falar quem é esse outro cara então assim meu ela é casada com um ela gosta de outro e menos de mim tá então ele não luta por ela ele desiste ele se acovarda e e foge ele prefere não não não conviver mais com ela né por medo de enfrentar este sentimento não-correspondido vou voltar nesse personagem aí depois tá e aí pessoal tem um outro personagem tá que é o doutor gervásio quem é exatamente esse cara meu dr gervásio é um
médico né por isso a coisa do doutor muito presente aí tá é um médico né ele tem o status social ele é um a mãe dele importante ele é um cara de de uma alta cultura ele fala bem ele acha bem na sociedade tá esse cara ele é amigo da família ele começa convivendo com a sua família aí ele vai um dia ali para cuidar não é de uma das filhas para receitar um remédio ea amizade vai crescendo vai crescendo meu chega o momento da narrativa que esse cara não sai ainda bom né do casal
lá do francisco teodoro e da camila tá então ele fica convivendo lá e meu pensa num cara chato velho pensa num cara não personagem chato tá eles né porque acharam cara de alta cultura ele fica corrigindo todo mundo tá então a rute vai lá tocar um piano ele fala não você não deveria tocar essa música você deveria ouvir mais isso é sozinhas essas outras né aí ele chega lá não tenho tapete na sala e fala e esse tapete é brega eu vou indicar um tapete mais interessante da alta sociedade tá fica corrigindo todo mundo tem
uma cena lá que ele corrige até uma florzinha que tá na entrada da casa eles moram numa espécie de palacete um casarão imagina né francisco teodoro é rico empresário do café aí ok tá então esse doutor gervásio ele vai se aproximando da família tal e é o seguinte pessoal tá apesar do francisco teodoro adorar o cara e achar um acima a presença dele porque ele achava né o francisco teodoro achava que o e trazia sofisticação para família olha isso apesar disso meu olho que doideira tá o doutor gervásio e a camila eles começam a ter
um caso eles começam a vivenciar um romance ok tá e não é muito doido na narrativa porque assim quase todo mundo fica sabendo que eles têm esse caso aí menos o marido tá o marido que a pouco você vai ver que meu vai chegar aos finalmentes dele ele vai não vai saber ele não vai descobrir isso aí então tem esse caso né o doutor gervásio ele é o amante então da camila e aí pessoal a narrativa ela acontece basicamente em torno dessa trama né um núcleo familiar que tem essa figurinha aí doutor gervásio que é
de fora mas não é porque ele se intromete para caramba lá e tem alguns pontos interessantes aí hein por exemplo o mário que é o filho mais velho ali né do casal filho mas ainda camila ele sabe da relação e que ele faz ele conta para o pai não ele faz chantagem o outro primeira né então assim ele gasta todo o dinheiro da família não é o pai é rico lembra lá ele gastou todo o dinheiro ele vai para balada ele vai para night então meu ele é um bom vivan e aí todas as vezes
que a mãe dele pensa em cobrar alguma coisa ele disse ela topa você tem um caso você quer que eu vou lá e falo com o papai não não não fala nada então me deixa e sai uma curtir tá então as ideia do cara né então personagem mané para caramba você tá deitada importante pessoal é que o francisco teodoro ele também tinha uma série de casos extraconjugais tá isso é importante né a gente vai de marcar umas características da sociedade da época então já vai gravando todas essas sacadas aí beleza entendo detalhezinho em relação ao
doutor gervásio que eu faço questão de colocar aqui para vocês tá pessoal a camila era apaixonada por ele mas ele não era apaixonado por ela de início ele se apaixona por ela ao longo da relação entre eles mas por que que ele se apaixona por ela e a cena no livro que é pesadíssima e que diz muito a respeito do caráter desse cara o doutor gervásio tá tem uma cena que diz o seguinte né que ele começou ele percebeu que estava apaixonado por ela quando ele teve a ciência da influência dele sobre ela então quando
ele percebeu que ele falava e ela fazia ele falava para ela ouvir alguma coisa ela ouvia ele falava para ela colocar um tipo de roupa e ela colocava ele falava para ela fazer e ela fazia quando ele percebe que ela tá digamos nas mãos dele né inclusive o trecho diz que ele percebe que ela era a sua obra-prima rock pesado isso nesse momento ele se apaixona por ela na verdade pessoal doutor gervásio era um mala egocêntrico ele egocêntrico para caramba que se apaixonou foi por ele mesmo né através da figura dela lá então um cara
extremamente narcisista e mala e uma pensa no personagem chato velho ao longo da trama toda a parece um cara aí no rio de janeiro também um empresário que é o gama torres é uma torres é um cara que está enriquecendo muito a fortuna dele não para de aumentar tá e aí a galera começa né a trocar uma ideia os funcionários da dor do francisco teodoro fala mano o cara tá enriquecendo muito a gente tem que saber o que que esse cara faz velho e de repente descobre que o cara ele jogava ele jogava na bolsa
ou seja ele investir na bolsa de valores da época na ou seja ele apostava então em um negócios de risco tá só que ele era um cara ali dinheiro esperto para caramba ligeirinho sabia fazer o francisco teodoro não sabia fazer mas tentou fazer e perdi tudo no jogo da bolsa ou seja tentando investir na bolsa de valores da época aí a gente vem pra parte mais objetiva e direta do título à falência objetiva e direta porque daqui a pouco você vai ver que tem também uma pegada mais metafórica desse título aí né mas literalmente falando
tá o título então se refere a e esse negócio tá e aí pessoal pensa num cara mala para caramba aqui agora tá falido velho e um belo dia ele entra no escritório lá no seu palacete né no seu casarão ele entra no escritório e comete suicídio cassi mapa tá e aí a família fica o que fica na rua da amargura tá no mundo ficar sem nada tá inclusive a família vai perder o casarão por conta disso por sorte lembra da nina sobrinha da camila que morava lá meio de favor por sorte descobre-se lá que o
francisco teodoro né lá no testamento ele acaba deixando uma casinha mas assim muito simples tá muito simples a uma casinha pequena para caramba ele deixa para a nina tá em todas as meninas então vamos orar nessa casinha né a camila vai morar lá junto com a menina né tem até um momento que é super pesado a rute vai também que era a pianista né tal é muito super pesado que as duas crianças as gêmeas né a raquel ea lia elas vão primeiro momento depois elas são tiradas né não ficam rápido em outro lugar depois tenta
voltar e assim meu nesse momento elas passam por um perrengue mais um perrengue que você não tá entendendo é um momento do livro super pesado né mas se aparecer tem um monte de cena que aparecer rápido né então sim a rute inclusive ela assume um papel super interessante né ela começa a dar umas aulas de piano para tentar ver se junta uma grana ali tá para família e aí você deve estar se perguntando a mais e o mário o que que aconteceu com esse cara aí pessoal nessa altura do campeonato uma área ele tinha decidido
se casar com uma mulher chamada para quinta e que era mega rica dinheiro é super bem nascida olha o termo né que aparece tá bem nascido ou certinho uma grana né e quando a mãe e as irmãs velho pedem uma ajuda e falam pomar eu dar uma força que que mora fala desculpa o dinheiro não é meu é da eu posso fazer nada forte abraço aí mano cara mané esse cara é muito mané tá então você tá percebendo já um padrão dos personagens masculinos e um padrão nas personagens femininas vou falar disso daqui a pouco
hein e aí pessoal né todo ali na rua da amargura a camila numa vida péssima péssima tudo deu errado né aquele momento ele tá tudo dando errado o mário aparece o filho dela aparece e dá um conselho para mãe falar o mãe então de pensando num negócio aqui você não tinha um caso lá com o doutor com o médico doutor gervásio vou te dar uma ideia pede em casamento já tem um caso com ele mesmo o papai já morreu vai lá com a casa do cara quando você sair dessa dessa vida de miséria a camila
pensa é tá não é má ideia vou ver se eu faço isso e vai lá toda contente empolgada toda pimpona pensando agora é uma sacada legal chega lá no doutor gervásio e lançar ideias para ele fala meu vamos a partir pode se casar aí nós vamos viver juntos agora a vida é nossa não tem mais o francisco teodoro agora meu é nós e aí quem me responde mano ai gente o cara disse então não dá para a gente se casar porque o meio que já sou casado velho mano do céu olha isso vai na ele
até fala olha que loucura ele fala é só que é o seguinte a minha esposa ela eu fiquei sabendo que ela tem outro homem o que é um absurdo é um absurdo então um dia me separo dela mas por enquanto não dá não beleza forte abraço tchau tchau né ou seja um cara era casado tinha um caso mas fico indignado porque a esposa tem olha o samba do cac que virou tudo isso e aí a fica né aparece lá no livro inclusive né a ideia de que a camila ela se sente viúva pela segunda vez
né porque o marido dela havia morrido e agora o homem que ela amava né o doutor gervásio ele havia morrido para ela por conta dessa é bom pessoal e aí a gente vai se encaminhando já para o final da narrativa na pegando os pontos mais importantes aí tá a coisa melhor exatamente mais nessa casinha muito pequenininha as mulheres que moram lá começam a conseguir se virar sem nenhum cara sem nenhum homem tá então você tem a camila você tem ali a menina lembra a sobrinha né você tem a rute a pianista e as duas filhinhas
as duas é gêmeas ali ali aí raquel e elas montam ali né uma casa né e passa a ser coordenada ali por elas pelas mulheres e elas vão se virando a vida não vai melhorar exatamente mas enfim elas conseguem se virar sem nenhum cara tá e aí a cena final do livro ela deixa meio que uma ideia no ar né porque em algum momento a rotina ela consegue organizar o organismo onde para ela um concerto ela vai tocar piano em um rolê ali da hora e tal tá todo mundo meio empolgado né tal que legal
aí lembra do rio bom então aventureiro ele reaparece ali no rio de janeiro e alguém pergunta para ele e aí no você vai lá no conserto da rússia você pode aproveitar e ver a camila né que você era tão apaixonado por ela e aí o livro termina simplesmente com uma pergunta do reino a última frase do reino né do livro é o reino olhando e falando assim eu para que eu ia acaba o livro e o que que a gente pode tirar a respeito dessa leitura né além da narrativa pessoal primeiro antes do determinismo né
lembra que o determinismo social ele diz o que é que o homem ser humano o homem no sentido de ser humano o homem é fruto do meio é isso que diz o determinismo e exatamente que acontece aqui né o homem sendo fruto do meio tá pensa por exemplo no francisco teodoro ele era fruto do meio né uma vez que o meio dele se desfaz ele se desfaz junto tá ou então o doutor gervásio né um cara que era fruto do meio mala para caramba e tudo mais e tal e tem essa personalidade me podre né
olha o mário também a figura né aqui cresceu ali com muito grande e tal acaba se tornando que se tornou todas as mulheres do do livro por sua vez são mulheres muito fortes pessoal e antes que você acha que esse meu papo aqui é meio panfletário que eu tô inventando pessoal a própria autora era extremamente ligada a vários movimentos sociais da época ela escreveu a respeito da e do movimento abolicionista e ela também escrevi ia muito nos jornais da época e romance também ela escreveu muito a respeito da ideia do voto feminino então ela era
super militante dessas causas tá então não não é viagem dizer que a gente tem essas ideologias muito presentes aí no livro então sim a gente está falando de um livro de mulheres fortes na o livro de mulheres que meu tem que se virar a arca mulheres fortes tá e unido também entre os caras não por acaso aparece em todos aí como uns uns maionese e são de fato tá então pensa cd ologista muito presente a isso é bem interessante o outro ponto importante também pessoal é o título né literalmente falando o título é ele se
refere à falência da empresa lá do francisco teodoro mas metaforicamente falando a gente tem aqui múltiplas valências né você tem a falência dos sonhos da camila não tentou ali né viver uma vida não deu certo na você tem também a falência de um momento econômico brasileiro né a ideia de que o café ele já vinha lhe né começava a disputar ali cenário com uma industrialização mais pesada e também porque não dizer pessoal a falência de um modelo familiar tem aquela coisa do o homem ea mulher sendo submissa e o cara sendo o provedor o patriarca
meu modelo que tá indo à falência meu livro tá então livro de um sendo várias falência sair não somente à falência literal da empresa esse pessoal é um grande livro de uma grande autora beleza importante o que dá para dizer aí né com segurança que a júlia lopes de almeida só não é mais lembrada aí né nos livros de teoria literária nas escolas e por aí vai porque ela escreveu escreveu muito bem por sinal tá ela viveu da escrita dela hein tá mas dá para dizer seguramente que ela não é mais lembrada por quê porque
ela viveu num período em que o meu é um acabou ali dividindo o espaço com autores como machado de assis o raul pompéia o aluísio azevedo tá e aí você pensa o chefe foi mais ela era é boa para caramba os caras eram bons ela era boa todo mundo era bom pois é pessoal mas aí meu clube do bolinha cara entende que eu quero dizer ou não tá então né acabou perdendo espaço por conta dessas estruturas sociais que a gente sabe que acabam se estendendo na verdade até outros tempos e é isso queridos e queridas
mais uma vez brigadão aí pela companhia pela parceria tamo junto tá se você não é inscrito ainda em breve no canal ativo sininho também que aí você não perde nenhum vídeo e a gente se vê no próximo então a joia até a próxima valeu e tchau