Oi eu sou Guilherme orbi e vamos falar sobre como escrever bons diálogos aqui neste vídeo vou começar falando sobre as dicas mais básicas e depois vou avançando até criar um diálogo na prática para mostrar em detalhes as dicas e ficar ainda mais claro começando do básico temos três tipos de diálogos em livros o discurso direto o discurso indireto discurso livre anda rapidamente as características de cada um deles o discurso direto é o mais comum é quando os personagens falam diretamente no diálogos as falas são destacadas com travessões ou aspas as duas formas são certas vai
dar preferência de cada autor as falas costumam ser marcadas com verbo discente mas vamos falar melhor sobre isso daqui a pouco Esse é o mais comum e mais fácil de fazer na minha opinião e por isso é a que eu recomendo para quem está começando o discurso indireta quando o narrador fala pelos personagens na própria descrição ou na narração o narrador fala que determinado personagem disse algo igual esse exemplo aí o discurso livre é quando mistura o discurso direto e indireto ou seja não se prende apenas uma forma eles também é tranquilo de usar basta
usar o tipo de discurso que fizer mais sentido na hora mas eu recomendo a focar no discurso direto quando for construir seu diálogos além de ser mais fácil de usar principalmente em diálogos mais longos ele ajuda a manter o ritmo da história mais dinâmico transmite informações mais rápido além de ficar mais agradável de ler não fica aqueles blocos de texto de parágrafos longos Claro que tem leitores que preferem textos mais pesados com parágrafos longos e com descrições mais elaboradas e tem autores que gostam de escrever assim e não tem problema nenhum nisso mas se não
for o seu caso talvez começar com discurso direto fica mais fácil de fazer e sobre marcar as falas assim nome de personagem dois pontos evite isso causa esteja escrevendo romance conta ou algo do gênero narrativo fala de marcadas assim é para roteiros assim para que cada ator ou atriz consiga identificar mais fáceis de cada personagem e até porque principalmente no teatro a história é construída principalmente através do diálogos em livros de romance e quando digo romance digam como gênero literário a escrita precisa ser em prosa e acho que ele tá pensando em envolver o leitor
da melhor forma possível fala as marcadas como em roteiros vão deixar o texto travado e muita gente se afastar da sua história pode parecer até amador vai entrar em mais detalhes sobre como construir esse diálogo daqui a pouco e sei que no início vai aparecer muito complicado mas continua que vai ficar cada vez mais fácil e natural um diálogo que você está conectado com a narrativa precisa ajudar a contar a história e por isso que usar bem os inciso junto com os verbos de sente ajuda tanto o que seriam esses incisos e verbos de incêndio
vamos ao exemplo João compre mais pão desse Maria irritada João compre mais pão é a fala quando temos o inciso que é esse complemento da fala separada por travessões ou aspas esses inciso pode deixar seu diálogos muito melhores ou estragar de vez eles então quanto melhor usá-los melhor vai ficar seu diálogo o disse ao verbo discente basicamente são os verbos de ação no incisos gravejou gritou e por aí vai use esses verbos com moderação ele servem para marcar quem está falando mas se você criou bem seus personagens desenvolveu bem eles pelo contexto vai dar para
saber quem está falando o quê sem precisar marcar muito quem está dizendo use com moderação e apenas quando não tiver Claro tá falando e tem uma forma de variar bem isso é através do próprio inciso um exemplo João compre mais pão uma lista estava irritada com a demora marcamos Quem disse sem usar o verbo de incendi sem contar que ainda mostramos um pouco da personalidade da Maria até acrescentamos informações que poderiam contribuir para o desenvolvimento da cena Deu para entender os verbos de senes são úteis mas alternar entre bons incisos sem verbos e sente pode
ajudar a melhorar seu diálogos e não deixar de repetitivo porque verbos de sangue deixam de água repetitivos olha o exemplo João compre mais pão disse Maria eu não vou agora João respondeu mas estou com fome mas insistiu vou precisar andar muito João argumentou ficou desnecessário esses verbos de sangue e olha que usei diferente se ficar repetindo Disc Fulano disse secando ficaria ainda pior ficaria melhor assim João compre mais pão desse Maria eu não vou agora mas estou com fome vou precisar andar muito pelo contexto sabendo que só tem os dois os nomes já foram marcados
sabemos que um está falando com o outro até me disse Maria poderia ser retirado deixei só para exemplificar diálogo entre duas pessoas é bem fácil deixar claro que está falando mas se esse diálogo se estender é bom acrescentar alguns inciso se for necessário porque pode ficar confuso se o diálogo ficar muito grande os incisos podem acrescentar muito ao desenvolvimento da cena vamos voltar o exemplo João compre mais pão dice Maria irritada com a demora eu não vou agora de um despreocupado continuou sentado mas estou com fome vou precisar andar muito argumentou relaxando suas costas no
sofá destaca muito mais a personalidade de cada um acrescenta narrativa e amplia o motivo da irritação da personagem entende que ajuda a dar mais vida aos personagens um diálogo com mais personagens esses incisos vão ser fundamentais e aqui uma dica muito importante evite diálogos como muitos personagens quanto mais personagens estiver interagindo mais complicado vai ficar Então mesmo que tenha muitos personagens na cena não precisa colocar todos falando e outra coisa pode prestar atenção nas conversas que participa no seu dia a dia dificilmente alguém fala por muito tempo sozinho Sempre tem comentários cortando mesmo que a
pessoa volte a falar então o diálogo e do seu livro precisa seguir um padrão parecido claro que organizado e atenta para evitar o uso de termos coloquiais que são muito comuns em conversas reais e aqui vai outra dica importante evite usar giras muito específicas determinada região ou grupo mesmo que o personagem pertence a esse grupo não adianta de dizer algo que só um grupo muito específico de pessoas vão entender a não ser que explique de alguma forma ou deixe Claro o sentido através do contexto Se não for possível fazer isso os vigílias que são mais
conhecidas do público em geral e se possível evite usar seu personagem pode falar de forma mais descontraída sem usar gírias quando o uso de palavrões é bem opcional eu diria para evitar mas a decisão é do autor o aconselhava evitar Principalmente se o livro para o público infanto-juvenil São menores de idade não é o linguajar adequado existe um motivo para ter a classificação etária é o mesmo cortejo de violência excessiva nudez entre outras possibilidades é recomendado evitar para não ter problemas Lembrando que ser natural não é exatamente utilizar palavrões mas alguém pode dizer mas todo
mundo fala Não exatamente tem gente que se incomoda com essas coisas pode ficar até exagerado de usar toda hora como carioca nem todo mundo está com isso ou frequenta os mesmos tipos de ambientes por isso aconselho evitar mas a decisão é do autor mas um diálogo não precisa de giros ou palavrões Para ficar natural e outro ponto fundamental de diálogos mantém a coerência da personalidade dos personagens em suas falas eles precisam se manter coerente às suas ideias e seu desenvolvimento marque sua personalidade da forma que eles falam e principalmente o que eles falam isso é
fundamental um personagem calmo inteligente vai usar palavras mais refrescadas às vezes vai dar opiniões mais ponderadas um personagem mais agitado vai falar mais mas gesticular mais nos incisos vai estar mais presente nos diálogos e Assim Segue usos de algo para ajudar nessa apresentação e desenvolvimento de personagens agora vamos para um exemplo prático vamos usar uma parte do capítulo da minha história interativa que posta Toda segunda às 13 horas aqui na aba comunidade já serve como divulgação então observou o lugar e sentir uma sensação estranha como se algo ruim fosse acontecer algo perigoso se escondia na
escuridão da descida o argélica rondava seus pensamentos como um sinal de aviso eu vou descer ele disse vocês não um vício não quiserem parece que tem algo bem ruim lá embaixo cara tem certeza disso dente perguntou já chegamos até aqui variando se aproximar vai dar entrada sinto uma presença ruim mas parece que ela está morta a Ester disse se encolhendo aqui já marquei todos os personagens presentes na cena precisei marcar Quem estava falando para o leitor entender com mais facilidade varei um pouco os verbos de incêndio utilizei alguns incisos para destacar a postura de cada
um um fantasma do mal era tudo que eu queria deixe se aproximou da porta astel não precisa vir se não quiser eu vou aqui destaca a personalidade de um dos personagens é o mais bobo fez uma piada como se fosse mais forte que ele na segunda fala entende pelo contexto que foi o Dan que falou e foi haste ideal que respondeu Não precisei marcar então não marca o que ele falou Sempre que puder evitar marcar o diálogos evite pulando um pouquinho no exemplo vejam vamos de proteção variam observava as paredes ao final das escadas era
apenas como um grande corredor não conseguiu ver o final mas só havia uma direção para seguir em frente você conhece essas Runas e saber não é bem a minha área mas é se fosse um bloqueio ou grade de uma prisão se preferida Seja lá o que tem ou tinha aqui não queriam que saísse Mas pela sensação ruim ainda deve estar aqui não tenho certeza às vezes no lugar pode manter uma maldição poderosa mesmo que o objeto amaldiçoado não esteja presente basta ser uma maldição forte e ficar por bastante tempo e o alvo Sapão não estava
trancado indica que não é bem Um Lugar Secreto Talvez o dono da chave esteja nos esperando aqui intercá-los diálogos com descrições para facilitar o entendimento da cena e até facilitar as descrições assim o ritmo do texto acelera Como disse tem autores que prefere o texto mais carregado de descrição e esse diálogos aqui podemos ser facilmente substituídos por um discurso indireto Mas assim com discurso direto o texto fica mais ágil fácil de ser lido e é um estilo que prefiro escrever é apenas questão de gosto mesmo perceba também que tem Quatro personagens na cena mas só
dois estão falando nessa parte e realmente nem todo mundo precisa interagido o tempo todo no diálogo mas caso alguém fique um tempo sem falar nada e depois volte a dizer é bom marcar quem está falando com o inciso como você enviar um exemplo Barão é um Mago bem inteligente Poderoso Ele tem um grande conhecimento suas falas costumam ser mais explicativas com uma característica de pessoas inteligentes mesmo que ele tem uma personalidade mais sossegada e preguiçosa o danger é mais curioso e destemido o protagonista da história eles interagem também para revelar o leitor que estão em
uma espécie de prisão mágica e a sensação é ruim então coisa boa não vai ter no final do corredor e aqui vai outra dica importante todo dialogo precisa fazer a história avançar ou desenvolver os personagens se possível fazer os dois ao mesmo tempo cada linha de diálogo precisa ser útil para o desenvolvimento da história se o diálogo não acrescentar pode cortar por isso pode cortar aquele diálogos básicos como Oi tudo bem sim Estou e você a não ser que queira criar um clima de constrangimento mas talvez tenhamos melhores de fazer isso pode ir direto ao
ponto o resto pode resumir na descrição uma frase como esse complementaram já resolve isso espero que esse vídeo tenha te ajudado de alguma forma comente se ficou alguma dúvida sobre o assunto que responda na medida do possível e qual é essa minha história interativa que posta Toda segunda às 13 horas na aula comunidade cada semana os eleitores decidem as escolhas dos personagens a história segue as consequência dessa decisão já estamos no meio do caminho mas os capítulos anteriores já estão postados dá para acompanhar e ler com calmas antigos espero que goste até a próxima [Música]