[MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] >> [MARCOS] OLÁ PESSOAL, ESTA É A VIDEOAULA NÚMERO 6 DA DISCIPLINA TEORIAS DO CURRÍCULO. COMO VOCÊS SABEM, NESTA DISCIPLINA, NÓS TEMOS COMO OBJETIVOS: CONHECER AS TEORIAS DO CURRÍCULO; IDENTIFICAR AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS QUE IMPACTARAM AS TEORIAS CURRICULARES; IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DAS TEORIAS TRADICIONAIS CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS DO CURRÍCULO; COMPREENDER COMO OPERAM AS POLÍTICAS CURRICULARES; E, FINALMENTE, COMPREENDER OS DIVERSOS ASPECTOS ABARCADOS PELO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. COMO JÁ FOI DITO NAS AULAS ANTERIORES, NAS VIDEOAULAS ANTERIORES, A IDEIA É COMPREENDER AS TEORIAS DO CURRÍCULO, DEPOIS CAMINHAR COM ELAS E VER COMO É QUE ELAS IMPACTAM AS SALAS DE AULA, COMO ELAS IMPACTAM O TRABALHO QUE TODOS NÓS FAZEMOS OU FAREMOS EM BREVE.
O OBJETIVO DESTA AULA EM ESPECÍFICO É IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DAS TEORIAS CRÍTICAS, ESPECIFICAMENTE AS TEORIAS REPRODUTIVISTAS. VOCÊ JÁ DEVE TER PERCEBIDO NO NOSSO PLANO DE ENSINO QUE AS TEORIAS CRÍTICAS SE DIVIDEM EM VÁRIOS GRUPOS, EM VÁRIAS VERTENTES, NÓS VAMOS SEPARÁ-LOS PARA MELHOR COMPREENDÊ-LOS. AS REFERÊNCIAS DESTE ENCONTRO SÃO: A OBRA DE TOMAZ TADEU DA SILVA, "DOCUMENTO DE IDENTIDADE - UMA INTRODUÇÃO ÀS TEORIAS DO CURRÍCULO" E TAMBÉM O LIVRO "TEORIAS DO CURRÍCULO" DE ALICE CASIMIRO LOPES E ELIZABETH MACEDO.
HÁ ELEMENTOS AQUI TAMBÉM RETIRADOS, QUE NÓS VAMOS ABORDAR, QUE SÃO RETIRADOS DE OUTRAS LEITURAS, DE OUTRAS FONTES, MAS ESSAS DUAS FONTES QUE A GENTE MENCIONA DÃO CONTA DAQUILO QUE É O MAIS IMPORTANTE OU O PRINCIPAL NESTA PERSPECTIVA CURRICULAR. TAMBÉM RECUPERANDO O QUE NÓS JÁ VIMOS, A SOCIEDADE FOI MUDANDO A SUA FORMA DE ORGANIZAÇÃO PARA CADA MOMENTO, A ESCOLA FOI DEMANDADA DE UMA CERTA MANEIRA E TAMBÉM OS PEDAGOGOS, AS PEDAGOGAS, OS ESTUDIOSOS EM CADA ETAPA FORAM PRODUZINDO CONHECIMENTOS QUE TENTAVAM RESPONDER, TENTAVAM FAZER COM QUE A ESCOLA PUDESSE RESPONDER ÀS DEMANDAS DA SOCIEDADE. TIVEMOS UMA SOCIEDADE EM CASTAS, PARA ALGUNS AUTORES TIVEMOS UMA SOCIEDADE EM CLASSES.
NAQUELE PRIMEIRO MOMENTO, NA SOCIEDADE EM CASTAS, A TEORIA TRADICIONAL CURRICULAR NA SUA VERTENTE DA PEDAGOGIA TRADICIONAL, DEPOIS EM UM SEGUNDO MOMENTO, A ESCOLA PROCUROU RESPONDER AS DEMANDAS DA SOCIEDADE JÁ INDUSTRIAL, DA SOCIEDADE URBANIZADA ATRAVÉS DO ESCOLANOVISMO, COM AS IDEIAS DE JOHN DEWEY E WILLIAM KILPATRICK E TAMBÉM, LOGO ALI MEIO QUE QUASE QUE SIMULTANEAMENTE, O TRABALHO DE FRANKLIN BOBBIT E RALPH TYLER NOS AJUDA A PENSAR UMA OUTRA TEORIA CURRICULAR, A TEORIA TRADICIONAL, CHAMADA. . .
UMA TEORIA CURRICULAR TRADICIONAL CHAMADA TECNICISMO EDUCACIONAL E ESSES CONCEITOS QUE NOS ATRAVESSAM ESTÃO PRESENTES ATÉ HOJE. NO ENSINO, APRENDIZAGEM, AVALIAÇÃO, MÉTODO, PLANEJAMENTO, EFICÁCIA E OS OBJETIVOS. POIS BEM, É ESTE DESENHO CURRICULAR, É ESTA ESCOLA, NESTA SOCIEDADE QUE PASSA A SOFRER FORTES CRÍTICAS, ALGUNS ESTUDIOSOS AO LONGO DOS ANOS 60, NOS ESTADOS UNIDOS, NA FRANÇA, NA INGLATERRA E MESMO NO BRASIL, ALGUNS ESTUDIOSOS COMEÇAM A ANALISAR OS EFEITOS DESTA ESCOLA, COMEÇAM A PERCEBER COMO QUE ESSA ESCOLA OPERA PARA REPRODUZIR O DESENHO SOCIAL.
É NESSE CONTEXTO QUE OS TRABALHOS DE BOURDIEU E PASSERON, DE ALTHUSSER, DE BAUDELOT E ESTABLET, E DE BOWLES E GENTIS APARECEM COMO AS PRINCIPAIS OBRAS QUE APONTAM O PAPEL QUE A ESCOLA EXERCE NA REPRODUÇÃO DA SOCIEDADE, NA REPRODUÇÃO ESPECIFICAMENTE DA DESIGUALDADE SOCIAL. OBSERVEM QUE OS TERMOS TAMBÉM SE TRANSFORMAM, A LITERATURA A RESPEITO ABANDONA A DISCUSSÃO, QUE APARECIA NA PEDAGOGIA DE INFLUÊNCIA TECNICISTA, NOS CURRÍCULOS TECNICISTAS E ADOTA TERMOS COMO IDEOLOGIA, REPRODUÇÃO, CLASSE, CAPITALISMO E CULTURA DOMINANTE. E VOCÊS VERÃO COMO QUE DETERMINADOS CAMPOS TEÓRICOS AJUDAM A PENSAR ESSAS IDEIAS E COMO DETERMINADOS CAMPOS TEÓRICOS OFERECEM EXPLICAÇÕES PARA AQUILO QUE A ESCOLA VINHA FAZENDO NESTE MOMENTO.
VAMOS ENTÃO AO TRABALHO MAIS DETALHADO, MAIS DESCRITIVO, PORQUE O NOSSO OBJETIVO AQUI É IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DESSAS TEORIAS QUE NOS PERMITE ANUNCIAR AS TEORIAS CRÍTICO-REPRODUTIVISTAS COMO UMA MANEIRA DE PENSAR AS TEORIAS CURRICULARES CRÍTICAS NA EDUCAÇÃO. BOM, EU GOSTARIA DE PARTIR DE UM CASO BEM COMUM, UM CASO QUE TODOS VOCÊS CERTAMENTE CONHECEM, CONHECEM BEM DE PERTO ALGUNS DE VOCÊS, ALGUNS TALVEZ TENHAM OUVIDO FALAR, ACHO QUE VOCÊS SABEM QUE O NOSSO SISTEMA ESTADUAL SE ORGANIZA DE UMA CERTA MANEIRA E EU ESTOU PENSANDO AQUI NO ENSINO MÉDIO. NÓS TEMOS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO NO SISTEMA ESTADUAL NOS VÁRIOS PERÍODOS DO DIA, NO MATUTINO, NO VESPERTINO E NO NOTURNO.
NÓS TAMBÉM TEMOS ESCOLAS ESTADUAIS QUE OFERECEM ENSINO MÉDIO EM UM MODO. . .
EM UM FORMATO INTEGRAL, OU SEJA, ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL. VAMOS TOMAR COMO EXEMPLO UMA PESSOA, PODE SER UM RAPAZ, PODE SER UMA MOÇA QUE ESTUDA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NOTURNO, EM UM BAIRRO PERIFÉRICO DA NOSSA CIDADE. EU ESTOU PENSANDO, PORQUE EU ESTOU FALANDO AQUI DA CIDADE DE SÃO PAULO, DA CAPITAL PAULISTA, MAS O EXEMPLO CABE PARA A MAIORIA DAS CIDADES DA METRÓPOLE, DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO.
ESSE RAPAZ, ESSA MOÇA, ELES ESTUDAM À NOITE, ELES TRABALHAM DURANTE O DIA, ELES PERCORREM MUITOS QUILÔMETROS NO TRANSPORTE PÚBLICO PARA IR DE CASA PARA O TRABALHO, DO TRABALHO PARA A ESCOLA E DA ESCOLA PARA CASA, MUITAS VEZES, É CERTO QUE A ESCOLA FICA NO BAIRRO, ENTÃO ELE TRABALHA, VOLTA PARA O BAIRRO, ESTUDA E DEPOIS TALVEZ VÁ ATÉ À PÉ PARA CASA, OU DE BICICLETA, OU DE MOTO, OU TRANSPORTE PÚBLICO, TANTO FAZ. QUAIS SÃO AS CONDIÇÕES QUE ESSA ESCOLA OFERECE? AQUELAS QUE VOCÊS CONHECEM, DA MAIOR PARTE DAS ESCOLAS ESTADUAIS.
QUANTO TEMPO ESSE RAPAZ, QUANTO TEMPO ESSA MOÇA DEDICAM AOS ESTUDOS DIÁRIOS FORA DA ESCOLA? QUANTO TEMPO ELES PODEM UTILIZAR PARA FAZER AS TAREFAS, PARA FAZER LEITURAS COMPLEMENTARES, PARA TOMAR CONTATO COM OS SABERES QUE ELES NÃO TIVERAM. VOCÊS SABEM QUE, MUITAS VEZES, EM ALGUMAS ESCOLAS, NÓS NÃO TEMOS GARANTIDO TODO AQUELE PERÍODO DE AULAS, SOBRETUDO QUANDO É NOTURNO.
E MUITAS VEZES TAMBÉM, NÃO CONSEGUIMOS GARANTIR TODOS OS DIAS DA SEMANA, E SE VOCÊS CONHECEM BEM A REDE QUE EU ESTOU USANDO COMO EXEMPLO AGORA, A CARGA HORÁRIA PARA QUEM ESTUDA À NOITE É MENOR, EM TERMOS DE HORAS-AULA, DO QUE A CARGA HORÁRIA PARA QUEM ESTUDA DURANTE A MANHÃ, POR EXEMPLO. ENTÃO AGORA VAMOS COMPARAR ESSE RAPAZ E ESSA MOÇA À SUA EXPERIÊNCIA ESCOLAR, VAMOS COMPARAR COM UM RAPAZ E COM UMA MOÇA QUE ESTUDA NUMA ESCOLA PRIVADA CENTRALIZADA ATENDIDA PELA. .
. UMA ESCOLA PENSADA PARA A CLASSE MÉDIA ALTA OU CLASSE ALTA E DEPOIS AO LONGO DOS TRÊS ANOS DO ENSINO MÉDIO E DOS MAIS NOVE ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DEPOIS AO FINAL DESSES DOZE ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO, O RAPAZ E A MOÇA QUE ESTUDAM NA ESCOLA ESTADUAL E O RAPAZ E A MOÇA QUE ESTUDAM EM UMA ESCOLA PRIVADA DE CLASSE MÉDIA ALTA E ETC. ELES TÊM QUE ENFRENTAR O MESMO VESTIBULAR, ORA, QUAL SERÁ O RESULTADO DE ALGUÉM QUE TEVE A POSSIBILIDADE E OPORTUNIDADE DE DESFRUTAR DE UNS CEM NÚMEROS DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS QUE DIALOGAM DIRETAMENTE COM AQUELAS EXIGÊNCIAS DO VESTIBULAR?
E QUAL SERÁ O RESULTADO DE ALGUÉM QUE NÃO TEVE A MESMA OPORTUNIDADE DE TOMAR CONTATO COM TODOS AQUELES CONHECIMENTOS QUE SÃO, ÀS VEZES, EXIGIDOS NAQUELA PROVA DO VESTIBULAR? POIS BEM, GENTE, AS TEORIAS CRÍTICO-REPRODUTIVISTAS ELABORADAS ENTRE OS ANOS 60 E OS ANOS 70, ANOS 80, NO CASO, PRINCIPALMENTE O CASO BRASILEIRO, NOS AJUDAM A EXPLICAR O QUE ACONTECE, OU SEJA, INFELIZMENTE A MAIORIA DE NÓS TOMA ISSO COMO RESULTADO DA MERITOCRACIA, OU SEJA, SE ALGUÉM PASSOU LÁ NOS CURSOS MAIS DISPUTADOS, DAS UNIVERSIDADES MAIS DISPUTADAS FOI GRAÇAS AO ESFORÇO E EMPENHO E ÀS VEZES NESSA FALA, OU SEJA, NESSA VISÃO FICA ESCONDIDO TUDO AQUILO QUE EU ACABEI DE DIZER, TODAS AQUELAS CONDIÇÕES QUE NÃO FORAM OFERTADAS DE MANEIRA IGUAL. E MESMO SE TIVESSEM SIDO, HOJE A GENTE JÁ SABE QUE AS PESSOAS SÃO DIFERENTES E AS PESSOAS LIDAM DE FORMA DIFERENTE COM AS EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS, POIS BEM, DITO TUDO ISSO, VAMOS CONHECER COM MAIS PROFUNDIDADE AS IDEIAS CRÍTICO-REPRODUTIVISTAS, AQUELAS QUE VÃO NOS AJUDAR A EXPLICAR COM MAIS DETALHE ISSO QUE ACONTECE, TÁ?
POIS BEM, ELAS VÃO TOMAR COMO REFERÊNCIA UM CAMPO TEÓRICO MUITO. . .
MUITO FORTE, CHAMADO MARXISMO. TODO MUNDO AQUI JÁ OUVIU FALAR, JÁ CONHECE, JÁ ESTUDARAM NO CURSO DE LICENCIATURA, NA DISCIPLINA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, JÁ TIVERAM CONTATO COM AS IDEIAS DE MARX, ETC. FOI UM FILÓSOFO QUE AJUDOU A EXPLICAR COMO FUNCIONA A SOCIEDADE CAPITALISTA.
E HÁ OBRAS, ESPECIFICAMENTE O TRABALHO DE BOURDIEU E PASSERON, A OBRA CHAMADA "A REPRODUÇÃO" QUE NÃO VÃO OLHAR PARA O MARXISMO, MAS VÃO TRABALHAR COM UM CONCEITO MUITO INTERESSANTE, UM CONCEITO MUITO IMPORTANTE DE CAPITAL CULTURAL. ENTÃO NEM TODAS AS OBRAS QUE AJUDAM, QUE DETALHAM, QUE DESCREVEM. .
. AS TEORIAS CURRICULARES CRÍTICAS, ELAS TÊM COMO BASE O MARXISMO. ALIÁS, SÓ HOJE A GENTE VAI PENSAR NISSO, NOS ENCONTROS POSTERIORES, NÓS VAMOS VER COMO QUE A TEORIA CRÍTICA FOI DIALOGANDO COM OUTROS REFERENCIAIS PARA ALÉM DOS TRABALHOS, DOS AUTORES MARXISTAS.
BOM, EM LINHAS GERAIS, AS TEORIAS CRÍTICO-REPRODUTIVISTAS VÃO QUESTIONAR O CASO QUE EU ACABEI DE CONTAR PARA VOCÊS, VÃO QUESTIONAR, OU SEJA, ESSA INJUSTIÇA SOCIAL QUE SE ESTABELECE COMO NATURAL, ALÉM DE SER UMA INJUSTIÇA A EXISTÊNCIA DA INJUSTIÇA SOCIAL, É MAIS INJUSTO AINDA O FATO DELA SE ESTABELECER COMO ALGO QUE ESTÁ DADO, COMO "A VIDA É ASSIM MESMO, A SOCIEDADE É ASSIM MESMO E PONTO FINAL, NÃO TEM MUITO O QUE FAZER". ELAS VÃO QUESTIONAR ISSO E ELAS VÃO MOSTRAR QUE O CURRÍCULO TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO, ELAS ESTÃO BEM PREOCUPADAS EM ENTENDER, ELAS VÃO ANALISAR O CURRÍCULO, VÃO ENTENDER COMO ELE OPERA, AFINAL DE CONTAS, O QUE FAZ O CURRÍCULO? OU SEJA, O QUE ACONTECE.
. . O QUE ACONTECE NA ESCOLA QUANDO A GENTE COLOCA.
. . QUANDO A GENTE ORGANIZA UM SISTEMA ESCOLAR QUE PERMITE DUAS REALIDADES TÃO DIFERENTES, OU SEJA, UM SISTEMA PARA RECEBER OS FILHOS DAS CAMADAS POPULARES E UM SISTEMA PARA RECEBER.
. . UM SISTEMA PARALELO PARA RECEBER OS FILHOS DAS ELITES.
ELES JÁ ENTRAM DIFERENTES NA ESCOLA, VOCÊS VERÃO, E ELES CONCLUEM A ESCOLA DIFERENTES, OU SEJA, O PROBLEMA É QUE DEPOIS A MAIOR PARTE DAS BOAS OPORTUNIDADES DE INSERÇÃO NA SOCIEDADE, SOBRETUDO AS OPORTUNIDADE DE TRABALHO, ELAS APARECEM DE FORMA DIFERENTE PARA ESSES DOIS GRUPOS AÍ. BOM, E NESSE SENTIDO. .
. ESSES AUTORES VÃO DISCUTIR COM BASE NO MARXISMO E COM BASE NA NOÇÃO DE CAPITAL CULTURAL, ESSES AUTORES VÃO EXPLICAR QUE PARA QUE ESSA SOCIEDADE CAPITALISTA FUNCIONE DE MANEIRA TÃO EFICAZ, VAMOS LEMBRAR QUE OS AUTORES ESCREVEM ENTRE OS ANOS 60, ANOS 70 E COMECINHO DOS ANOS 80. OU SEJA, PARA QUE ESSA SOCIEDADE FUNCIONE DESSA FORMA TÃO EFICAZ, ELA DEPENDE DE ALGUMAS INSTÂNCIAS, DE ALGUMAS INSTITUIÇÕES.
A SOCIEDADE CAPITALISTA DEPENDE DA REPRODUÇÃO ECONÔMICA E DA REPRODUÇÃO IDEOLÓGICA, ENTÃO HÁ UM AUTOR IMPORTANTE, O LOUIS ALTHUSSER, O QUE ELE VAI EXPLICAR? ELE VAI FALAR ASSIM, OLHA. .
. QUE A FAMÍLIA PRECISA ENSINAR OS VALORES DA SOCIEDADE CAPITALISTA, IGREJA ENSINA OS VALORES DA SOCIEDADE CAPITALISTA, EMPRESA ENSINA OS VALORES DA SOCIEDADE CAPITALISTA E A ESCOLA TAMBÉM ENSINA E CULTIVA OS VALORES DA SOCIEDADE CAPITALISTA. ALÉM DISSO, EXISTEM OS APARELHOS REPRESSORES, OU SEJA, A POLÍCIA, O SISTEMA JUDICIÁRIO, ETC.
ELES VÃO GARANTIR QUE QUEM AGIR FORA DOS VALORES DA SOCIEDADE CAPITALISTA SERÁ PUNIDO, SERÁ RETIRADO DO CONVÍVIO SOCIAL, ETC. . .
ENTÃO, HÁ DOIS SISTEMAS, OS APARELHOS REPRESSORES DO ESTADO, OS APARELHOS IDEOLÓGICOS DO ESTADO QUE GARANTEM A REPRODUÇÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA. ORA, VOCÊ DEVE ESTAR PENSANDO, ENTÃO, BASTA A GENTE MUDAR A ESCOLA, BASTA A GENTE MUDAR O QUE PENSAM AS FAMÍLIAS, BASTA A GENTE. .
. NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM. O SISTEMA CAPITALISTA SE FUNDAMENTA NUMA IDEIA MUITO IMPORTANTE.
. . OS MEIOS DE PRODUÇÃO E AQUELES QUE VENDEM A FORÇA DE TRABALHO, PARA MUDAR ESSA SOCIEDADE, A GENTE PRECISARIA MUDAR ESSA LÓGICA, NÃO É O OBJETO AQUI DA NOSSA VIDEOAULA, MAS CONVÉM A GENTE LEMBRAR DISSO, OU SEJA, NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM, NÃO BASTA MUDAR O QUE A FAMÍLIA ENSINA, NEM BASTA MUDAR O QUE A IGREJA ENSINA, NEM MUITO MENOS BASTA MUDAR O CURRÍCULO, NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM.
BOM, A QUESTÃO É QUE PARA OS AUTORES DA TEORIA CRÍTICO-REPRODUTIVISTA, O CURRÍCULO ENSINA QUE OS ARRANJOS SOCIAIS SÃO BONS E DESEJÁVEIS E COMO QUE O CURRÍCULO FAZ ISSO? O CURRÍCULO FAZ ISSO DE TRÊS MANEIRAS: UMA PRIMEIRA MANEIRA É ENSINANDO AQUELAS FORMAS DE ESTAR NA SOCIEDADE, AQUELAS FORMAS DE SER QUE SÃO VALORIZADAS PELA SOCIEDADE CAPITALISTA, VEJA BEM, QUANTO MENOS TEMPO A CRIANÇA FICA NA ESCOLA, MAIS ELA APRENDE A OBEDECER, QUANTO MAIS TEMPO A PESSOA FICA NA ESCOLARIZAÇÃO, MAIS ELA TEM EXPERIÊNCIAS QUE LHE PERMITEM VER O MUNDO E LIDAR COM OS DESAFIOS, ETC. DE OUTRA MANEIRA, OU SEJA, NA MEDIDA EM QUE VOCÊ VAI PROGREDINDO NO SISTEMA ESCOLAR, VOCÊ VAI ABANDONANDO UMA RELAÇÃO HETERÔNIMA, OU SEJA, UMA RELAÇÃO DE OBEDIÊNCIA, DE CUMPRIMENTO DE REGRAS E VOCÊ VAI ASSUMINDO UMA RELAÇÃO AUTÔNOMA, BASTA VER O QUE NÓS ESTAMOS VIVENDO AGORA NESSE MINUTO COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA.
O ENSINO SUPERIOR À DISTÂNCIA, ELE É PENSADO PARA ESSE SEGMENTO, PARA ESSA FAIXA ETÁRIA, PARA AS PESSOAS QUE JÁ TIVERAM OUTRAS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES, OU SEJA, VOCÊS FORAM SUBMETIDOS A UM VESTIBULAR EM QUE VOCÊS TIVERAM QUE MOSTRAR CONHECIMENTO DE VÁRIAS ÁREAS E PARA SE MATRICULAR, VOCÊS TIVERAM QUE ENTREGAR A DOCUMENTAÇÃO CORRESPONDENTE AO ENSINO MÉDIO, OU SEJA, VOCÊS JÁ TIVERAM UMA EXPERIÊNCIA ESCOLAR E AGORA VOCÊS CONTINUAM NO ENSINO SUPERIOR OU, TEM GENTE QUE ESTÁ FAZENDO O SEGUNDO CURSO, O TERCEIRO CURSO, ETC. OU SEJA, VOCÊS CONTINUAM JÁ DE FORMA MUITO MAIS AUTÔNOMA, NINGUÉM FICA VIGIANDO VOCÊS OU AS FORMAS DE CONTROLE, ETC. .
. SÃO MAIS FLEXÍVEIS DO QUE ERAM LÁ NA ESCOLA, QUANDO VOCÊ PEQUENO OU PEQUENA, O PROFESSOR E A PROFESSORA DIZIAM ONDE VOCÊ TINHA QUE SENTAR, ENTÃO VOCÊ AO PASSAR PELO SISTEMA ESCOLAR, VOCÊ VAI APRENDENDO A OBEDECER QUANDO VOCÊ É PEQUENO, VOCÊ VAI "APRENDENDO" ENTRE ASPAS, A DETERMINAR, MANDAR QUANDO VOCÊ CRESCE. ADIVINHA QUEM FICA MAIS TEMPO NA ESCOLA?
QUEM VEM DAS FAMÍLIAS DE UM DETERMINADO LUGAR, OU SEJA, QUEM VÊM DAS FAMÍLIAS MAIS HUMILDES, SOBRETUDO NOS ANOS 60, NOS ANOS 70, FICAVAM MENOS TEMPO NA ESCOLA, OU SEJA, A ESCOLA IA REPRODUZINDO. UMA OUTRA MANEIRA QUE A ESCOLA ENSINAVA A REPRODUZIR, QUE A ESCOLA REPRODUZIA A DESIGUALDADE, REPRODUZIA A DISTÂNCIA ENTRE AS SOCIEDADES ERA PELO CONHECIMENTO ENSINADO. DETERMINADAS DISCIPLINAS TINHAM UMA CARACTERÍSTICA, COMO GEOGRAFIA, HISTÓRIA, LÍNGUA PORTUGUESA, ARTE QUE FAZIAM VEICULAR A IDEOLOGIA DA CLASSE DOMINANTE, DETERMINADAS DISCIPLINAS, MESMO AQUELAS CONSIDERADAS MAIS TÉCNICAS TAMBÉM FAZIAM ISSO DE OUTRA MANEIRA.
ENTÃO A ESCOLA REPRODUZIA PELOS VALORES QUE ELA IA INCUTINDO, A ESCOLA REPRODUZIA PELOS CONHECIMENTOS DISCIPLINARES E FINALMENTE, A GRANDE SACADA DAQUELA IMPORTANTE OBRA DO PIERRE BOURDIEU E DO PASSERON QUE É O LIVRO "A REPRODUÇÃO", QUE É A ESCOLA, ELA IRIA REPRODUZINDO AO VALORIZAR EXCLUSIVAMENTE A CULTURA OU O CAPITAL CULTURAL DAS CLASSES DOMINANTES. ENTÃO AS CLASSES DOMINADAS AO ENTRAR NA ESCOLA, OLHAVAM PARA AQUILO DE FORMA ESTRANHA, OU SEJA, ENQUANTO AS CLASSES DOMINANTES VIAM NA ESCOLA ALGO MUITO SIMILAR À SUA EXPERIÊNCIA ANTERIOR, AS CLASSES DOMINADAS CHEGANDO NA ESCOLA ENCONTRAVAM ALI UMA COISA COM A QUAL ELAS NÃO TINHAM MUITO CONTATO, ALGO QUE DIFICULTAVA. ENTÃO COMO É QUE ELAS REAGIAM?
COM BASE NA DISCIPLINA, COM BASE NO AFASTAMENTO, NA REPROVAÇÃO ACABAVAM SE EXCLUINDO. AO SEREM EXCLUÍDAS, EM GRANDE PARTE, NOS ANOS 70, GENTE, O FRACASSO ESCOLAR ERA GIGANTESCO AQUI NO BRASIL, ENTÃO AO SEREM EXCLUÍDAS E AQUELAS CRIANÇAS DOS GRUPOS DAS CLASSES DOMINANTES FICANDO MAIS TEMPO NA ESCOLA, VOCÊ TINHA, PORTANTO, A REPRODUÇÃO. AQUELAS QUE FICARAM MAIS TEMPO, OCUPAVAM CERTOS LUGARES NO MUNDO DO TRABALHO, AQUELAS QUE FICAVAM MENOS TEMPO, OCUPAVAM ATIVIDADES MENOS ELABORADAS E PIOR REMUNERADAS NO MUNDO TRABALHO.
ENTÃO VOCÊ FAZIA A REPRODUÇÃO DA SOCIEDADE, MAS A GRANDE CONTRIBUIÇÃO DA OBRA "A REPRODUÇÃO" NÃO É ESSA EXPLICAÇÃO TÃO SIMPLES QUE EU ACABEI DE DAR NÃO, BASEADA NA CULTURA DOMINADA E NA CULTURA DOMINANTE. A GRANDE CONTRIBUIÇÃO É QUE A ESCOLA FAZIA ISSO, MAS SEM MOSTRAR QUE FAZIA ISSO, OU SEJA, ESSES VALORES ERAM DISSEMINADOS PELA CULTURA DOMINANTE DE UMA MANEIRA TÃO EFICAZ, QUE MESMO AS PESSOAS REPRESENTANTES DOS SETORES DOMINADOS NÃO SE DAVAM CONTA COMO AQUILO ESTAVA OPERANDO, NÃO SE DAVAM CONTA DA EFICIÊNCIA DESSE PROCESSO, NÃO SE DAVAM CONTA DE QUE ESTAVAM ENTRANDO, PENSANDO NA ASCENSÃO SOCIAL, MAS ACABAVAM SE EVADINDO OU REPETINDO DE ANO, REPROVAÇÃO TANTAS VEZES, QUE ELAS ACABAVAM CONCLUINDO A SUA ESCOLARIZAÇÃO NO MEIO DO CAMINHO, SEM COMPLETÁ-LA. ENTÃO, A GRANDE CONTRIBUIÇÃO DAS TEORIAS CRÍTICO-REPRODUTIVISTAS É OLHAR PARA A ESCOLA E FALAR: ESSA ESCOLA QUE PROMETE NO CAPITALISMO, NA SOCIEDADE CAPITALISTA, ESSA ESCOLA QUE PROMETE A ASCENSÃO SOCIAL, NA VERDADE O QUE ELA FAZ É REPRODUZIR A DESIGUALDADE SOCIAL.
GENTE, É IMPORTANTE LEMBRAR QUE AS CONTRIBUIÇÕES DESSES AUTORES ESTÃO SITUADAS NO FINAL, ENTRE O FINAL DOS ANOS 60 E O FINAL DOS ANOS 70. HOJE, EMBORA O EXEMPLO QUE EU TENHA MENCIONADO PARA VOCÊS SEJA UM EXEMPLO CONTEMPORÂNEO, HOJE NÓS JÁ TEMOS, A TEORIA CURRICULAR TEM MAIS ELEMENTOS PARA EXPLICAR ESSE EXEMPLO, TEM MAIS CONHECIMENTOS HOJE, EXISTEM OUTROS CONHECIMENTOS QUE NOS PERMITEM FAZER UMA OUTRA LEITURA DESSA SITUAÇÃO, NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM, PORQUE DA MANEIRA COMO A GENTE EXPLICA, DA MANEIRA COMO A GENTE LÊ, A GENTE PENSA QUE É ASSIM MESMO, OU SEJA, TRATA ISSO DE FORMA MANIQUEÍSTA, NÃO É O CASO, O FENÔMENO É MUITO MAIS COMPLEXO E MESMO AS TEORIAS CRÍTICAS, ELAS RECEBERAM MUITAS CRÍTICAS ANOS À FRENTE, COMO NÓS VAMOS AQUI ESTUDAR NA NOSSA DISCIPLINA "TEORIAS DO CURRÍCULO". MUITO OBRIGADO!