[Música] [Música] joão gil e nasceu em vermon dos estados unidos em 1859 e morreu também nos estados unidos em 1952 ele fez visitas à rússia a china a europa ao méxico circulava as suas ideias e se engajavam pensar oh oh oh que estava acontecendo com a democracia tanto internamente nos estados unidos mas ele também pensou essas ameaças à democracia vindas principalmente da europa e da da união soviética como de um diu e viu justamente o período de transição entre o século 19 ea primeira metade do século 20 ele é um intelectual está testemunhando alterações sociais
muito profundas né vindas da intensificação da organização dos processos de industrialização da sociedade e portanto da massificação seja nas relações de produção e consumo seja nas relações comunicação com a sociedade a idéia de comunidade é muito importante para o diu e no sentido de que a nossa vida social ela precisa encontrar em que o equilíbrio entre a pessoa ea vida social eo grupo social em que ela está e isso vai adentrar toda a sua reflexão sobre a escola e que sentido no sentido de que a criança ela precisa ser cuidada como a pessoa que ela
é singular individual sem perder de vista que ela pertence a um grupo social maior ela precisa ser cuidada tanto dos fins sociais daquilo que ela está aprendendo dos usos sociais do papel que ela tem naquele grupo pequeno da comunidade escolar para mais pra frente ela compreender o papel social que ela tem na sociedade democrática mesmo sem que isso faça com que ela perca de vista o sujeito que ela é ao mesmo tempo ele tomar cuidado com o excesso de individualismo né então quando ele analisa individualismo ele diz é muito perigoso a gente cair num cuidado
apenas com a criança ou apenas com o sujeito voltado aos seus próprios interesses porque essa confusão vai fazer com que a sociedade não cuida de mim é dos seus interesses comuns e só dos interesses individuais onde apesar de ele ter um amplo espectro de diálogos com temas filosóficos em geral como a ética como epistemologia questões mesmo de conhecimento de como conhecemos ele é um autor que associa muito essas reflexões a reflexão das práticas educativas e da teoria educacional então ele entra na filosofia educação como um dos autores seminais mais importantes para fazer uma crítica ao
modelo tradicional de ensino o fundamental seria interpretar os textos do diu e as suas propostas práticas também é com o princípio do equilíbrio ele é um autor que quer fugir a dicotomia se ele não gosta de posições extremas porque ele entende que elas não atuam de um modo é sofisticado e complexo para os problemas que efetivamente a gente enfrente então ele vai evitar qualquer resposta que que simplifique por um modelo operatório de categorias excludentes por exemplo quando ele diz da necessidade de conciliar o indivíduo com a sociedade o público com o privado ou a razão
com o sentimento então ele sempre vai buscar na sua filosofia na sua filosofia da educação pensar esses pontos de diálogo entre diferentes elementos que na tradição ocidental a gente pensa como apartados agente aparta muito razão e sensibilidade a gente a parta o conteúdo do ensino como método de ensino então ele é um autor vai falar olha matéria um conteúdo que a gente está ensinando ele depende ele é o meio pelo qual a gente está ensinando um método e conteúdo brasil e coincidem nesse sentido ele está muito atual em que se pensa demais talvez de mais
inovador demais de ponta que a gente tem no campo da educação e até mesmo do design pink como essa ideia de que a matéria é o meio pelo qual a gente aprende e ensina as coisas são a mesma coisa e é justamente esse princípio de fugir de economias outro princípio fundamental para a gente lê a filosofia do dia e é o compromisso dele com a democracia com a cultura democrática então ele não vai entender a democracia apenas como um jogo de regras políticas pelas quais a sociedade se organiza ele vai compreender fundamentalmente que a democracia
é um modo de viver esse é um modo de viver eu preciso fomentar uma cultura democrática e uma cultura de liberdade em diferentes instituições entre elas a escola como conceitos eu destaco sem dúvida o conceito de experiência é um conceito muito complexo muito sofisticado mas que a gente pode tentar entendê lo como princípio mesmo de um jeito básico o que ele vai dizer que a experiência é é um modo da gente ajustar é de ajustar o sujeito ao mundo social nessa conciliação entre o sujeito eo mundo exterior um mundo que é um mundo de natureza
mas que o mundo de cultura também esse processo de ajuste ele não é livre de conflitos é quando o sujeito se depara com um conflito eles ele coloca sua inteligência em movimento e eles se engajem então na tentativa de voltar a uma harmonização então isso faz com que a gente engage a partir da experiência desse processo de ajustamento do sujeito com o mundo nós nos engajamos é com o mundo com a solução de problemas por meio da nossa inteligência ea inteligência que entendida como essa articulação entre razão e sensibilidade uma característica fundamental da experiência educativa
prade wii é a mesma para a experiência democrática a experiência educativa e democrática para dilma ela tem que ter uma característica é fundamentalmente alguma coisa que nos permite aprofundar e ao mesmo tempo a largar quem somos no mundo e como o mundo é tão por uma experiência seja genuinamente cativa ela precisa possibilitar que o sujeito tenha novas possibilidades de experiência ao invés de restringi las outro conceito importante na obra de um dia e é o desinteresse interesse para ele funciona como uma ponte um caminho entre dois pontos e portanto quando ele defende que o professor
se ocupe do interesse é do aluno ele não está dizendo para si para que o professor se limite a que lhe interesse mas para que o professor a partir do interesse do aluno consiga chegar no interesse num propósito mais elaborado e original ao qual ele queria conduzir o estudante então o que ele entende como uma educação democrática na verdade uma educação para a democracia e para ela ser uma educação para a democracia é fundamentalmente marcada pelo pela promoção de uma cultura escolar a escola alemã antes do da ascensão do nazismo era uma escola muito eficiente
do ponto de vista do conteúdo era certamente uma escola de referência que formava inclusive grandes cientistas da liga quando começo do século 20 isso é uma das coisas que mostram frágil e que não basta a gente cuidar dos conteúdos que a gente pode ter uma escola muito é perfeita naquele conteúdo que ela ensina muito eficiente no conteúdo sem assegurar com isso que a promoção dos valores de liberdade dos valores democráticos é esteja assegurada então para a gente segurar essa formação de valores e de uma certa ética democrática dentro da escola é preciso que a escola
perceba que as relações também tem que estar pautadas por pela democracia e é daí que ela vai tirar por exemplo a centralidade do aluno no processo diminuir essa hierarquia né e se essa essa lacuna entre professor e aluno é fundamental para que o aluno entenda que ter voz é é alguma coisa qual ele tem direito e que portanto quando ele adentra vida social mais ampla ele vai exigir ele vai exigir essa participação na vida social democrática porque ele está acostumado a ser ouvido ao mesmo tempo ele também precisará se acostumar a escutar então a conversa
entre os pares é uma das pistas importantes não há uma receita mas esses princípios vão norteando a nossa prática pedagógica de entender é fundamentalmente acho que a importância do diálogo ea importância das singularidades numa articulação com o coletivo dentro de da escola onde ele tem um texto que infelizmente não tem uma tradução oficial em português que é o meu credo pedagógico que é um texto muito inicial né da carreira dele que é de 1897 e é uma uma obra curta em que ele coloca cinco crenças 5 fés que ele tem sobre educação eu considero a
leitura deste texto é tem uma tradição em espanhol que é bastante acessível porque ele é um texto curto e que é razoavelmente consistente com que depois ele vai dialogar nas obras mais aprofundadas como democracia educação experiência educação arte como experiência que são obras mais longas é claro que são obras também mais sofisticadas obras que ele revisita algumas daquelas posições mas eu considero um bom ponto de partida é o professor marcos vinícius da cunha tem um livro chamado de onde uma utopia democrática que também hoje 11 um texto em que o dia e aparece é de
um modo bastante facilitado bastante acessível é muito enriquecido ao mesmo tempo pra gente começar a se aproximar de volta desse autor tão importante para a filosofia da educação mas que às vezes fica um pouco esquecido [Música]