Desmistificando Metodologias Ágeis e Design Thinking!

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Saibalá
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Video Transcript:
Sabe aquela Mística que existe em torno das metodologias ágeis e que torna a ideia meio amedrontadora então esse vídeo tá aqui para desmistificar tudo isso e de quebra ainda te ensinar um pouco de como funciona a design think não sai daí [Música] vem travando uma guerra a gente que acabar com esses termos que complicam que dificultam o entendimento das pessoas em relação a temáticas como empreendedorismo inovação desenvolvimento de produto tecnologia e transformação digital existem determinados termos muitos em inglês os terrinhos do start papéis que fazem com que os assuntos pareciam mais complicados do que eles
de fato são então a gente sempre para em cada um desses termos aqui para desconstruir a complexidade que eles parecem ter Então vamos começar falando sobre metodologias ágeis fica todo mundo nessa Mística precisa aprender metodologias ágeis senão você não tem mais profissão mas o que raiva são as metodologias ágeis né de forma bastante simples as metodologias agem são várias mas elas têm uma coisa em comum que é um foco e gerar valor para o cliente de forma eficiente e rápida e rápida você foca-se e entregas menorzinhas Então em vez de pensar em projetos muito longos
a gente está olhando para projetos menorzinhos eficiente porque todas as metodologias ages se baseiam em processos de interação entre o cliente e a equipe da empresa que está desenvolvendo aquele produto ou serviço então na medida que você consegue trocar ideia rápido que seu cliente aprender com ele e desenvolver juntos A melhor solução você consegue chegar numa solução mais rápido de forma mais eficiente porque está gastando menos recursos Isso quer dizer metodologias ages as metodologias ágeis surgiram em 2001 quando uma série de especialistas em desenvolvimento de software se juntaram porque eles estavam putos da vida eles
não aguentavam mais aqueles projetos gigantes aí vinha um diretor e mandava trocar o rumo dos projetos e agora é assim agora é assado e eles não se comunicavam bem com as pessoas de negócio então eles falam gente a gente precisa sentar e pensar em algumas regras alguns princípios que vão ajudar a gente a tocar esses projetos de uma forma mais eficiente mais rápida com melhor comunicação entre as partes e que seja mais assertivo que vai mais rápido em direção ao objetivo final que é gerar valor para o cliente a gente vai aqui falar sobre uma
série de metodologias diferentes mas todas partem de uma grande premissa a premissa é que por mais que nós que trabalhamos na empresa que está desenvolvendo um produto ou serviço a gente tem ideias da melhor solução a gente não sabe A melhor solução não sou eu não é a Giovana não é Alice quem sabe a solução é o próprio cliente Então a partir dessa premissa a gente entende que todas as nossas definições né sobre como o produto tem que ser ou serviço tem que desempenhar o preço etc tudo isso tem que ser validado com os clientes
como que a gente faz isso a gente se apropria do método científico o método científico consiste basicamente de forma bem simples num processo de observação do que tá acontecendo naquele campo de estudo de criação de hipóteses para explicar como aquele tipo de estudo funciona da definição de um teste para testar se esse hipótese é verdadeiro ou falso e na hora que você escolhe qual teste você vai fazer você também tem que escolher qual é a métrica que vai te ajudar a validar se aquele teste foi bem sucedido ou negativo depois você roda o teste se
a métrica foi satisfeita você sim validou que a sua hipótese estava correta se sua métrica não foi satisfeita você entende que sua hipótese estava errada o que te abre espaço e aprendizado para gerar novas hipóteses e passar por todo o processo de novo então indo nessa lógica aí de desconstruir os termos de negócio né que afastam as pessoas tem um termo que é muito usado e na verdade ele é super importante que é a pivotagem que quer dizer pivotagem significa mudar de direção se mantendo no mesmo eixo como a gente estava falando esses processos aqui
eles consistem testar coisas e aprender com esses testes na medida que você aprende com esse teste só compreensão de qual que é a solução Qual que é o caminho muda um pouquinho voltar significa você mudar um pouquinho esse curso em direção a solução ideal a partir daquilo que você aprendeu no mundo atual que a gente vive de mudanças tão constantes vindo novidades de todos os lados fica cada vez mais difícil a gente conseguir se estabilizar num processo num produto que é sempre igual a gente vê cada vez mais mudanças e mudanças mais aceleradas então esse
processo de pivotar o caminho de mudar um pouquinho o caminho ele Tem se tornado cada vez mais constante e quando a gente olha para o futuro muito próximo Na verdade o normal não vai ser processos que estão estabelecidos assim 50 anos um produto que é igual a sei lá quanto tempo o normal Será que o tempo todo estaremos mudando um pouquinho o curso o tempo todo estaremos pivotando E aí isso deu origem a um termo chamado pivotagem Perpétua que será o novo normal na realidade das empresas dos negócios e cada vez mais na realidade das
pessoas Então a partir desse de alinhamentos aqui desses entendimentos a gente tá falando da mesma coisa do mesmo assunto eu acho que agora a gente já pode entrar nas metodologias algumas delas que são metodologias muito importantes e que norteiam o trabalho de muitas empresas que estão tentando desenvolver produtos e serviços de cada vez melhores Então eu vou passar aqui para Gi para ela contar um pouco sobre uma das metodologias que é o design e o design think realmente é a metodologia que tá na base de todo o processo de inovação de todas as metodologias ágeis
e de todas as outras metodologias por isso que ela é tão falada e por isso que é tão importante que a gente entenda um pouco melhor de como ela funciona e de como são cada uma das suas etapas inclusive o design Thinking é tão importante da gente falar sobre ele porque ele tá na base de todas as metodologias de inovação e tá na base de todo o pensamento ágil então nós precisamos entender como funcionam as cinco etapas desse processo e quando eu tô falando aqui cinco etapas do processo já me vem a mente que esse
é um dos recortes que a gente pode fazer se você for pesquisar design thing talvez você ache o recorte em quatro etapas talvez você acha em seis mas eu vou trazer aqui exatamente Quais são as cinco etapas que eu acho importante e o que é essa metodologia então basicamente design think tem a ver com um processo design Thinking pensamento do Design então um processo de pensar a resolução de problemas com foco no ser humano com foco no usuário no beneficiário daquela solução que a gente está buscando uma coisa importante dessa solução é que ela se
encontre na intersecção de três questões importantes ela precisa ser desejável do ponto de vista desse usuário ela precisa ser viável no sentido financeiro a gente consegue fazer e ela precisa ser factível ou seja ela precisa ser possível que eu posso ter ideias mirabolantes que a gente ainda não tem como realizar né sempre podemos chegar nesse tipo de ideia que é algo que a gente já vai comentar então vou falar das cinco etapas que eu considero mais importante a primeira empatia ela tem exatamente a ver com esse foco no beneficiário no usuário no humano Então nós
vamos buscar empatizar através de uma etapa de imersão com as necessidades da pessoa que a gente está querendo ajudar depois a gente vai ter uma etapa de definição que é onde eu vou conseguir fechar então em qual é o problema daquela pessoa daquele grupo que eu quero resolver Afinal a gente sempre acha mais do que um problema né então qual é o problema que eu quero resolver depois disso a hora que eu tenho clareza do problema eu vou para etapa de ideação que é o momento então em que eu vou buscar possíveis ideias e soluções
para resolver aquela questão E aí quando eu tiver essas ideias eu vou fechar de novamente na ideia mais promissora na ideia que eu quero testar E aí eu vou criar um protótipo para testar essa ideia e vou fazer testes com métricas muito bem definidas para decidir ou definir ou descobrir se aquela é realmente uma boa solução então esse é mais ou menos o processo do Design fink Então vamos falar da etapa da ideação a técnica mais conhecida para a gente trabalhar ideação é o tal do Brainstorm é que é um nome em inglês um termo
em inglês que a gente poderia traduzir de uma forma tranquila para chuva de ideias ou como na minha cidade natal a gente gosta de falar toró de palpite isso é Brainstorm é um toró de palpite de ideias de imagens que você tem para solucionar aquele problema uma coisa legal do Brainstorm é a gente entender que ele tá naquele espaço de criação Ou seja a gente precisa criar segurança um lugar de inspiração um espaço onde as pessoas possam expressar a criatividade existem algumas técnicas específicas para a gente potencializar o Brainstorm então se você quer saber mais
sobre o assunto você pode é inclusive se especializar através dos cursos da saiba lá para entender em detalhes quais são essas questões que a gente deve prestar atenção então Brainstorm se você vai trabalhar com design Thinking Com certeza você vai cruzar com essa técnica e uma outra coisa importante no design tem quem tem a ver com os movimentos que guiam a implementação desse processo dessa metodologia a gente chama isso de Double dymond de novo um termo em inglês que nada mais é do que o duplo diamante e aí na verdade não é nem tanto um
diamante como Talvez uma espécie de um losango né com quatro lados e ele tem a ver com o movimento de e de fechar então quando a gente está começando a fase de empatia do Design Thinking nós estamos numa abertura de divergência para ampliar nosso conhecimento a hora que a gente acha e fecha no problema que nós vamos resolver nós estamos fazendo uma convergência é a hora de encontrar o foco e aí para ideação a busca dessa solução a gente abre o diamante de novo divergência e depois a gente fecha num movimento final de prototipagem e
teste Então esse tal de Double dymond ou duplo diamante nada mais é do que essa movimentação divergência e convergência abertura de possibilidades e foco e aí esse é o movimento ou fluxo do processo de design acho que uma coisa muito legal para a gente tem em mente aqui é que nesses processos de criar ideia assim de pensar em coisas novas muitas vezes a gente elimina nossas próprias ideias pela inviabilidade delas isso não vai dar porque não tem dinheiro você não tem e não é a hora você tem a hora de convergir que a hora onde
você fecha mesmo a viabilidade das coisas mas nesse momento de ter as ideias de abrir é importante que você esteja livre liberto dessas dessas restrições porque isso vai minando mesmo a criatividade e a gente coloca as restrições sempre no Design syncing no momento correto exatamente a hora que a gente precisa focar e saber se aquilo vai ser viável e se aquilo vai ser factível mas no Brainstorm se eu quiser soltar a imaginação tá tudo certo Afinal uma ideia muito louca pode ser o que eu precisava Para ter a ideia que vai trazer a grande solução
aliás assim a gente também fica com vergonha né de falar as besteiras assim as ideias ruins ruins e é importante que nesse momento de brainstorming que a gente consiga criar um espaço onde toda a ideia Vale sabe sem um ficar julgando a ideia do outro as pessoas mais criativas que eu conheço eu já me falaram Cara eu tenho uma ideia boa eu tenho eu tenho que ter sem ideia entendeu Então você só vai ter essa ideia boa você Se permitir jogar para o Haras ideias com isso também exatamente e é exatamente nesse sentido que a
gente precisa entender que a ideação ela é um processo importante sim que ela sim pode trazer muitos resultados mas que nós precisamos entender como conduzir esse processo para que ele seja feito tanto no ambiente de segurança de ampliação para que a gente possa exercer essa criatividade mas que a gente faça assim e ressaltando no momento correto as restrições necessárias para que a gente possa se encaminhar para uma solução então é importante que a pessoa que esteja guiando o processo de design fink conheça bastante o uso dessa metodologia para poder extrair o máximo do processo de
deação desde que ele seja muito bem feito uma das metodologias que podem ajudar a gente a guiar esse processo de ideação é o chamado ou ska é o que é uma sigla em inglês mas que a gente já a brasileira aqui para todos os termos que contém e que eu vou ter que ler porque são vários então o primeiro S de substituir então eu vou fazer um Brainstorm ou o meu toro de palpite para substituir alguma coisa então eu vou pegar um problema eu vou pegar um produto anterior e eu vou pensar o que que
eu posso substituir E aí a gente faz um Brainstorm o c é de combinar o que que eu posso combinar nas coisas que possam me gerar mais uma solução E aí toró de palpite combinando as coisas o a é de adaptar o m de modificar o p de propor um outro uso ou seja Será que eu posso pegar essa coisa e posso dar um uso diferente para ela e depois a gente tem eliminar e reorganizar o skyper nada mais é do que pegar aquela equipe que tá falando assim nossa mas eu não tive nenhuma ideia
e aí sugerir um arcabouço um entorno para o processo de ideação E aí a gente começa a dar opções a gente começa a dar trilhas para essa equipe seguir e o processo de ideação fica muito mais fácil então skyper é uma ótima ferramenta contra aquela coisa de a gente não tem criatividade não tem como não ter E aí chegando no final do nosso processo de design Singing que tem muito a ver com prototipagem e teste uma técnica famosa e que às vezes a gente não sabe a premissa correta é o famoso teste AB e aqui
a gente não vai entrar nos pormenores de ferramenta nem nada disso mas a gente quer falar da premissa que tá por trás do teste AB muitas pessoas a hora que vão prototipar e testar e elas resolvem que o resultado daquele teste precisa de uma variação elas variam tudo então eu pego por exemplo um anúncio onde eu tenho imagem texto e uma animação E aí eu faço outro anúncio com outra imagem outro texto e outra animação e chamo isso de teste a b isso não é teste AB nesse tipo de testagem nós vamos mudar apenas uma
variável assim eu consigo manter todas as outras variáveis constantes e saber exatamente o que deu errado Eu até me lembro de uma amiga que estava com a filha na psicóloga E aí a psicóloga sugeriu para ela mudar a dosagem do medicamento que a menina estava tomando ao mesmo tempo em que inserir uma metodologia comportamental e a minha amiga sabiamente entendendo de testes a b sem ter consciência disso virou para psicóloga e falou eu não vou mudar o remédio e colocar essa técnica Porque se ela se o comportamento dela mudar eu não sei qual das duas
variáveis Foi a que gerou essa mudança é isso gente teste a b você precisa saber qual é a variável que tá gerando a mudança Esse é o método científico aplicado então de uma forma por finzinho do Design think para a hora que a gente já tá indo para etapa de prototipagem e de teste bom gente a gente simplificou aqui um pouco de desses termos né de metodologias ages a gente explicou Como funciona o design think e várias ferramentas dentro do Design espero que vocês tenham gostado desse vídeo Se estiverem dúvidas comentários por favor coloque aqui
nos comentários se puder Segue o canal clica no Sininho porque nos próximos vídeos a gente vai ensinar como refinar um produto criar um produto e serviço para que ele chegue o mais perto possível de um produto que todos amam e você já entende a necessidade e a importância dessa temática e quer se aprofundar clica no link da descrição desse vídeo para ver os cursos que essa abalar tem focados desenvolvimento criação e refinamento de produtos e serviços até a próxima vídeo [Aplausos]
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