Olá aqui é DrEduardo Adnet eu sou médico eu sou psiquiatra e nutrólogo hoje o tópico do vídeo é sobre o comportamento a atitude diante de peritos do INSS ou de qualquer perito na realidade vai ser um vídeo importante para quem se interessa por ou estar precisando fazer uma perícia porque está doente não está bem e é preciso que você saiba algumas coisas sobre como é que o perito vai olhar para você e como é que ele vai interpretar determinadas atitudes que você tomar e depois no final do vídeo eu vou falar sobre uma perícia sobre uma perícia que eu fiz bem recentemente e esse paciente se comportou exemplarmente que é exatamente assim que as pessoas convém que se comportem, convém se comportar dessa maneira é o que eu vou explicar e você já vai entender. Antes de falar sobre essa perícia que eu fiz uma perícia particular era um paciente que estava pleiteando algo na justiça era uma perícia com finalidade legal perícia para fins legais, porque eu faço perícias para fins particulares enfim mas não faço mais do INSS mas vamos lá atitude em psiquiatria não significa a mesma coisa que tomar uma atitude como na linguagem do dia a dia atitude em Psiquiatria significa a maneira como você se apresenta e a maneira como você fala a atitude você pode ter uma atitude intrusiva se meter muito na vida da pessoa uma atitude altiva uma atitude pessimista uma atitude egocêntrica ou egocentrada enfim, isso é atitude então hoje eu vou falar mais sobre esse aspecto a atitude diante de um perito do INSS esse é um vídeo que faz parte da sequência dos outros, os outros vídeos além de ter alguns mais antigos são os mais recentes como pensa ou como pensam os peritos do INSS e você pode não passar na perícia se não souber a diferença entre um Relatório médico e um Atestado médico, Atestado médico ou Relatório médico? Então eu vou deixar na descrição ou passando aqui ou no final do vídeo esses vídeos para que você veja ou a Playlist para que você veja esses vídeos então vamos lá a primeira coisa que você não deve fazer porque o perito, deixa eu recomeçar, porque as antenas dos peritos do INSS principalmente elas tendem a estar muito focadas como um radar assim buscando simulação, fingimento, infelizmente, infelizmente é verdade porque já tentaram várias vezes comigo fingir então esse vídeo aqui não é para ninguém fingir nada é o contrário porque se você tentar dissimular o perito vai notar então vamos lá a primeira coisa é aquela ideia que as pessoas têm e que tem um fundamento de que a pessoa tem que ir vestida mal porque se ela for bem vestida o perito vai dizer que ela não está doente, tem algum fundamento nisso mas não é bem assim é preciso ter muito cuidado com essa história de vestimenta ah!
porque tá com unha pintada porque tá com batom, olha se você for pro perito e de um modo como você não se veste normalmente for como um mendigo ou como uma mendiga o mais provável é que ele ache que você está fingindo, você está dissimulado, ou dissimulando perdão, então essa coisa de se vestir se veste normalmente cada um se veste por uma ocasião se eu vou para uma festa vou me arrumar com terno uma coisa se vou dar uma uma volta você vai uma perícia não precisa exagerar nem exagerar e nem se minimizar, se veste naturalmente, normalmente, não tenta achar impressionar o perito com o tipo de vestimenta com tipo de roupa a outra coisa muito importante é não ter uma atitude suplicante que é ai doutor eu tô precisando tanto dessa perícia eu tô sem dinheiro, desse benefício eu preciso tanto, isso não vai adiantar nada o perito não vai se sensibilizar com isso pode até haver um ou dois não sei em quantos mil, milhares que podem se sensibilizar mas de modo geral não vai ele não vai atentar para isso e não é se atentar é atentar se atentar não existe na língua portuguesa não vai atentar para essa atitude suplicante a segunda coisa é não entrar ou cabisbaixo ou cabisbaixa ou fingindo que, não é fingindo, pode ser que se tiver com dor tudo bem é legítimo, mas não força não tenta forçar a barra dizendo Ah tô com dor! não tô bem! porque ele vai achar também que isso é simulação.
Ano que vem se Deus permitir aliás mês que vem se o Senhor Jesus Cristo permitir, eu vou fazer 36 anos de atividade profissional e há anos que eu faço perícias e já vou falar dessa perícia a terceira coisa que é muito importante também é não exagerar nas queixas tem gente que fala ai! estou com uma dor tão grande ai! se tiver tudo bem você tem o direito de expressar a sua dor mas se você não tiver não tenta impressionar o perito achando que você está para que ele veja que está doendo a sua coluna ou que no caso de perícia psiquiátrica que você não está bem é não tô bem não tenta fazer isso!
se veste normalmente fala normalmente não tenha atitude suplicante eu preciso disso não exagera os sintomas isso tudo vai fazer diferença no radar de captação de simulação porque eu repito porque é verdade muita gente finge muita gente finge. Outra coisa também que é uma atitude não tente ter uma atitude que em Psiquiatria a gente chama de atitude sedutora que é ô doutor tudo bem! como vai o senhor!
que alegria, eu sei que o senhor vai cooperar comigo, você é uma pessoa tão simpática! Não faça isso! isso não vai adiantar isso pode ir contra você, ter um efeito paradoxal o efeito contrário não tente seduzir o perito ser muito simpático ou simpática porque isso não vai fazer nenhuma diferença o que que vai fazer diferença na realidade?
vai ser o Relatório médico por isso que eu fiz o vídeo sobre a diferença de um Atestado médico para um Relatório médico, por isso que eu fiz o vídeo como pensam os peritos do INSS, então o que que vai adiantar? vai ser em primeiro lugar o Relatório médico segundo que vai que o que vai adiantar é o que eu vou falar agora, a sua, as suas respostas ao que ele vai te perguntar porque ele definitivamente vai te fazer perguntas então nessas perguntas não exagere você sente dor? Ai sinto doutor!
Sente dor aqui? sinto! teve um paciente, um paciente que eu examinei, olha só o que que aconteceu para você ver como é que tem gente que finge.
Eu perguntei você não está bem? não doutor! preciso ficar afastado trabalho, não tenho condição de trabalhar!
E você tem dor onde? É doutor! é muita dor no fígado!
era uma pessoa muito simplória, muita dor no fígado! Aí eu botei a mão do lado esquerdo, do lado esquerdo, é aqui que dói? Ai, doutor!
E aqui mesmo! É aqui no fígado? Já disseram que você tem que, no lado esquerdo, é!
Já disseram que você tem problema no fígado? Aí doutor, disseram! Mas amigo o fígado fica do outro lado, fica do lado direito, e ele levou aquele susto então tratava-se de um paciente simulador agora o problema podia até ser que ele tinha um problema mas, entendeu?
Não combinou uma coisa com a outra então a interpretação mais mais óbvia que a gente tem que chegar o fígado fica do lado direito então esse tipo de atitude não vai adiantar em nada então importa o Relatório médico importa as perguntas e as respostas as suas respostas não exagere em nada, seja sincero, seja sincera fale a verdade, não tenha também que é outra coisa importante uma atitude uma postura muito suplicante como eu já falei, procure não se fazer de coitado, de coitada, de sofrido, de sofrida porque isso não vai adiantar, vai importar, portanto, o Relatório médico, vai importar portanto a maneira como você se veste se você se veste naturalmente ou não e vai importar como eu acabei de dizer e o que você vai responder, responde sem exagerar. E agora por fim, eu vou responder, perdão, eu vou responder vou responder nos comentários, e agora por fim eu vou contar sobre essa perícia onde o paciente se comportou de uma forma exemplar esse, essa pessoa estava pleiteando, está ainda, uma causa na justiça, eu não vou entrar em detalhes para não dar pista para identificar mas a pessoa sentou normalmente, conversou comigo uma roupa normal não estava alegre manifestou que não estava alegre detalhe da detalhes da vida, falou sobre alguns da família era uma pessoa que estava compensada porque estava tomando a medicação sabe qual é era o diagnóstico dessa pessoa? Esquizofrenia e era uma esquizofrenia bem problemática que não vou entrar aqui no assunto porque foi uma perícia feita este ano nesse paciente mas estava compensada, só que é um é o compensado que a gente tem que saber avaliar que dentro da compensação existe aquelas manifestações da doença esquizofrênica, da esquizofrenia, mesmo compensado.
Mas quem é esquizofrênico portador de esquizofrenia que está ouvindo aqui o vídeo não quer dizer que seja com todo mundo, tem gente que compensa de uma maneira que parece que não tem doença nenhuma mas o normal é ter alguma sequela é ter alguma algum resquício que transparece na avaliação do médico e a gente acaba vendo, detectando o que é bom pro paciente e bom pra gente quanto mais sincero for o paciente e a família tanto melhor então isso aí são orientações que eu estou dando não é para ninguém dizer depois ah! O DrEduardo Adnet está ensinando a gente a se comportar na perícia para tentar levar o perito induzir o perito não! É o contrário!
É o oposto disso! É para você receber se você tem direito a receber um benefício para que você receba mas o pior é quando você tem direito e não recebe quando a pessoa não tem direito e me pede um Relatório médico eu faço por que que eu faço? porque todo mundo tem direito a pleitear um benefício todo mundo tem esse direito isso dito por reputados especialistas em medicina forense em, perícia psiquiátrica todo mundo tem esse direito de pleitear um benefício agora quando, então eu faço um relatório médico normal, psiquiátrico normal, agora quando a pessoa tem direito, ah!
sai da frente! porque eu vou fazer um negócio muito caprichado porque eu me comovo e eu me condoo e me compadeço também das pessoas que como por exemplo aqui no canal um monte de comentário de pessoas que estão doentes e que não recebem o benefício mesmo tendo fazendo jus, tendo direito a isso, há muita injustiça sim e é por causa dessas injustiças que eu tenho feito esses vídeos aqui para ajudar você então eu espero que você tenha entendido o que eu quis dizer eu quero terminar o vídeo eu vou deixar aqui embaixo na descrição embaixo do lado depende do aparelho que a gente está vendo se é no celular no laptop no tablet, enfim, o link para um aplicativo da Bíblia que chama YouVersion, eu vou deixar é um canal no YouTube para é um link para um canal chamado Igreja Batista Capital onde o irmão Ricardo fala sobre esse App sobre esse aplicativo YouVersion da Bíblia, é um espetáculo você pode compartilhar versículo, versículos, trechos da Bíblia, você pode compartilhar imagens você pode ver vídeos, você pode ouvir é um espetáculo é o melhor aplicativo que eu conheço eu nunca vi nada parecido você pode fazer um monte de download de traduções diferentes em Português em outras línguas é um espetáculo então o irmão Ricardo nesse link que eu vou deixar aqui pra Igreja Batista Capital, ele explica direitinho como usar esse app que é o app YouVersion vale a pena se você ama o Senhor, se você quer ter contato proximidade com o Senhor Jesus Cristo, então vai ser para você de grande utilidade. Então eu espero que esse vídeo tenha ajudado a gente desenvolve os comentários nos comentários e não adianta ficar só revoltado, revoltada porque é de indignar sim, muitas vezes eu fico indignado, mas isso não vai resolver o seu problema a sua indignação não vai conceder a você perícia o que vai conceder é uma atitude normal seguindo pelo menos alguma coisa aqui das orientações que eu estou te dando porque é de longa data que eu já estou nesse território, nessa área aqui e tenho visto muita gente ser injustiçada dentro do INSS e pessoas que tem recebido o benefício.
Então vai depender para finalizar o o vídeo do Relatório médico, da atitude que você tiver para com o perito e do que você falar do que você disser porque isso tudo vai ser observado procurando ver primeiro se você está simulando, fingindo, e segundo se você tem capacidade laborativa de fato para exercer aquela função ou se realmente você está temporariamente ou definitivamente incapacitado ou incapacitada fazendo portanto jus ao benefício do INSS ou a um benefício se for no caso estatutário que é Prefeitura, Governo do Estado ou Governo Federal. Que o Senhor Jesus Cristo te abençoe a gente se vê em outra hora com outro assunto, peçam vídeo, se inscrevam no Canal, dá joia compartilha e me ajuda lá a crescer no Instagram eu abri uma conta no Instagram há pouquinho tempo então se inscreve lá me ajuda aqui a gente disseminar conhecimento. Um grande abraço, até a próxima, que o Senhor Jesus te abençoe!
Tchau!