é muito bom meu amigo e minha amiga seja muito bem-vindo bem-vinda a mais uma aula do canal valor eu sou Marcelo Neves o seu instrutor e na aula de hoje a gente vai falar sobre os desenvolvedores gente já viu o próprio aula o dono do produto agora uma parte também importante do Time Square os desenvolvedores Quem são Então os desenvolvedores é que implementa os requisitos no software Então a gente tem ali as demandas os requisitos e que implementa quem criou o produto são os desenvolvedores são profissionais comprometidos e l o inteiro grupo de profissionais necessário
para entregar o produto de software isso significa dizer que os desenvolvedores para o escroto frémaux clã não tem títulos é o mesmo ou é a e tirar Kia o que acontece é que para o Framework scrum os desenvolvedores têm habilidades diferente um desenvolve o outro pode ter a capacidade ou habilidade de testar o produto mais todos são chamados de desenvolvedores então este é o grupo de profissionais responsável por definir o como os itens do backlog Serão implantados quê que isso significa Nós ainda vamos ver existe uma cerimônia um evento chamado planejamento da Sprint que a
onde os desenvolvedores dizem ou se comprometem com os itens que vão desenvolver durante o Sprint nesse momento do planejamento ele ele pega os itens e quebra esses itens em tarefas que é justamente o como esses itens vão se implementados E essas tarefas são tudo aquilo que eles vão executar no dia a dia os desenvolvedores podemos dizer assim que é um grupo de profissionais responsável por definir a tecnologia que será empregada na criação do produto de software então cabe aos desenvolvedores definir como a solução será criada muita atenção e não alguém que vai ali fora do
time definir ou até mesmo imaginar que é o scrummaster ou dono do produto que faz esse trabalho pelo contrário definir como a solução vai ser feita é papel dos desenvolvedores agora qual é a relação entre o backlog do produto e os desenvolvedores não já Vimos que o dono do produto ele atualiza o backlog Então os desenvolvedores eles durante o evento da do planejamento da Sprint eles puxam os itens e eles criam então o plano que que esse plano é justamente esses itens que eles selecionaram e que eles se comprometeram Mas aquelas tarefas que representam como
que é justamente uma decomposição daquele item no como nas tarefas que vão ser executadas no dia a dia é interessante dizer que os desenvolvedores é que estimam o esforço necessário para implementar os itens e são eles também perante o o Freio morto scream isso é muito importante para o exame de certificação de que eles são os únicos responsáveis por selecionar os itens e se comprometer com eles para desenvolver na Sprint agora por outro lado cabe ao dono do produto a analisar esses itens com detalhe suficiente para o desenvolvimento e definir qual é a ordem em
que esses itens podem ser puxados por quê Porque os desenvolvedores sempre vão puxar os itens do backlog na ordem pré-definida pelo desenvolvedor ou melhor pelo dono do produto muita atenção aqui então desenvolvedor é realmente é um time é pode pode dizer assim né a gente chama de grupo dos desenvolvedores é autogerenciado não possui dependências externas para implementar os itens do backlog Então a gente tem pessoas nesse grupo que tem todas as habilidades para criar o produto não precisa de ninguém fora desse grupo para poder desenvolver o produto a gente fala que eles não são time
eles fazem parte do Tim os escravos os desenvolvedores são os únicos responsáveis pelos itens que foram definidos a ser entregues em um ciclo desenvolvimento ou seja são eles que se comprometem são chamados de desenvolvedores mesmo tendo habilidades específicas e distintas não tem ali alguém que é mais que tem um nível hierárquico maior do que o outro não dentro dos desenvolvedores todos têm o mesmo nível hierárquico são multifuncionais e quando se trocam membro sempre vai haver perda de produtividade em algum grau porque isso porque quando sai uma pessoa ela acaba levando uma parte do conhecimento essa
pessoa que chega vai ter que aprender o que que aquele produto o que que aquele negócio para o qual está sendo desenvolvendo o produto não tem jeito vai sempre perder um pouco de produtividade as questões no exame de certificação que vão testar Exatamente isso o que que acontece quando um membro do time sai e outro entra no time A resposta é haverá uma perda de produtividade em algum grau pode ser muito ou pode ser pouco tá certo qual a relação dos desenvolvedores e o backlog do produto e backlog da Sprint Então vamos lá ali no
desenvolvimento ou melhor no planejamento os desenvolvedores verificam os itens do backlog junto com dono do produto tudo facilitado pelo scrummaster e eles selecionam os itens aqueles itens que eles dizem que conseguem implementar durante o Sprint eles nesse planejamento decompõe os itens em tarefas isso tudo vai compor o que o o log da Sprint que a gente chama também de um plano dos desenvolvedores agora o tamanho ideal de um time o melhor dos desenvolvedores de um time scream está entre três e dez pessoas então não são só os desenvolvedores né estamos falando de um times foram
porque três e dez o Guinness clã ele fala ali de 10 ou menos mas por que que tem aqui o número 3 porque abaixo de três já não é mais time é uma dupla então o tamanho ideal é entre três e dez pessoas a quantidade de desenvolvedores deve ser grande o suficiente para entregar o produto de software por que que eu tive com menos de três pessoas não é muito legal não é o ideal porque é muito pequeno tem poucas interações acaba virando uma dupla né e não time E por que que eu time com
mais de 10 pessoas também não é o é porque é um vai se tornar um grupo muito grande com alto custo de interação e complexidade Tá certo durma que falar sobre um assunto para a gente fechar essa aula de vital importância para os desenvolvedores é a multitarefa multitarefa é quando se tenta fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo e existem diversos estudos científicos que mostram que a multitarefa ela é algo prejudicial para as pessoas é quando o time trabalho na criação de mais de um produto de software é quando o mesmo desenvolvedor está trabalhando
em mais de uma tarefa ao mesmo tempo o efeito da multitarefa é justamente o contrário do que se espera o time acaba gastando mais tempo para executar as tarefas na ilustração que você tá vendo aqui por exemplo cenários em multitarefa e a pessoa começa a tarefa um de início ao fim só depois que ela acaba ela passa para tratar Efa dois ela executa a tarefa 2 só depois ela passa para tarefa 3 já no cenário multitarefa onde ela faz um pouquinho de cada tarefa Qual o grande problema é justamente nessa alternância entre tarefas e essa
faixa cinza é o tempo gasto com planejamento ajustes recuperação de informação de onde que se parou na tarefa anterior tudo isso leva tempo então gente acaba gastando no multitarefa muito tempo com esse replanejamento ajustes e na recuperação de onde paramos portanto dentro do freio os clã a gente tem uma alta recomendação para que os desenvolvedores comecem a uma tarefa e acabem e não fiquem puxando mais de uma e ao mesmo tempo combinado futebol Espero que você tenha gostado dessa aula se ficou alguma dúvida coloca aqui em baixo o clica no link vou ter maior prazer
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