[Música] Olá movimentos por creches pela Ecologia pelo feminismo por lgbts por estudantes trabalhadores rurais e urbanos todas essas ações se enquadram nos chamados movimentos sociais suas múltiplas formas se converteram em agentes de resistência e transformação social embora existam há centenas de anos e tenham feito o mundo caminhar sempre foram reprimidos com maior ou menor violência vivemos tempos em que eles têm sido mais do que nunca fundamentais simbolizam perseverança e desejo de transformação há quem prefira ver os que fazem parte dessas ações como vagabundos há quem procure compreendê-los num contexto Mais amplo do país que queremos
os movimentos sociais são o tema do bom para todos que começa agora o fato de ir pra rua não quer dizer que você necessariamente representa o movimento social muito menos ligadas às demandas populares se não tivesse tido a Organização das mulheres para questionar essa lei a gente teria continuado com a ideia de que homem pode bater em mulher não seja um cidadão midiático cidadão que só aplica a sua cidadania pela mídia eu fui aprendendo muitas coisas sobre política eu era muito alheia não tava nem interessada [Música] nisso Nossa convidada de hoje é Cássia Milena Nunes
de Oliveira Doutora em humanidades e especialista em movimentos sociais tudo bem cásia tudo bem obrigada pela sua presença Obrigada na raiz dos movimentos sociais estão sempre situações em que alguém ou a própria população está sendo oprimida explorada ou discriminada se ninguém gritasse maridos ainda poderiam com base na lei baterem suas esposas a escravidão ainda vigoraria as fábricas continuariam a impor jornadas de trabalho desumanas às mulheres e crianças se alguma coisa mudou foi porque muita gente foi à luta que que vocês ganharam est participando da política a gente pode até responder nós conseguimos imaginar o que
seria a nossa vida se não tivesse os movimentos e as lutas porque com os movimentos e as lutas nós denunciamos a gente construiu consciência a gente arrancou pequenas vitórias né então se não tivesse movimentos sociais onde é que nós estaríamos não fosse a luta conjunta organizada das mulheres leis como a que dava direito ao homem decidir onde seria o domicílio do casal poderiam ainda estar em vigor o Código Civil do início do século XX obrigava a mulher a adotar o sobrenome do marido que também podia de acordo com a lei pedir anulação do casamento caso
descobrisse que a noiva não era virgem se a gente pensar que no passado as leis definiam que os homens podiam bater nas mulheres então se não tivesse tido a Organização das mulheres para questionar essa lei a gente teria continuado com a ideia de que homem pode bater em mulher no caminho da luta por direitos mínimos de igualdade civil com os homens as mulheres foram se envolvendo em outros movimentos sociais as Mulheres sempre tiveram presente em todas as lutas por exemplo na luta pela independência na luta contra a escravidão e E se a gente olhar historicamente
na sociedade eh como um todo isso é permanente por exemplo esse ano a gente tá comemorando 100 anos da primeira greve geral no Brasil né que começou aqui em São Paulo e começou pela pelas mulheres né começou numa fábrica com de basicamente de mulheres e a partir de reivindicação das mulheres e não foram apenas as mulheres que se beneficiaram dos acordos trabalhistas firmados a partir da greve de 17 todos os operários saíram ganhando até os que não aderiram ao movimento então também os movimentos sociais eles eles foram surgindo claro que existiram outras formas de luta
antes dos movimentos sociais mas os movimentos sociais foram surgindo para responder à situações de opressão de exploração e de discriminação né Não surgiu assim de forma diletante né surgiu para dar respostas a problemas que já existiam Então nesse sentido se os movimentos sociais não existissem os problemas estariam como eles eram antes [Música] né cásia Por que que os movimentos sociais são tão Discriminados no nosso país bom eh na verdade eles não são Discriminados hoje né né uma questão que justamente se remete a toda a forma como o país foi constituído Então se Se nós formos
pensarmos na história do país em quem sempre dominou o país principalmente quem controla a questão agrária a questão da eh do acesso ao poder eles sempre são os mesmos donos então nós temos uma eterna aristocracia no poder nós temos um eterno grupo dominante que não se modifica os movimentos sociais eles acaba sendo acabam sendo cunhados como aqueles que estão fora dessa esfera de poder e e que são muitas vezes vistos como baderneiros em decorrência das formas de luta então dificilmente a gente consegue alguma transformação se não for enfrentando então na lógica do do selfmade Man
trabalhador seriam aqueles que poderiam estar tentando trabalhando lutando mas que lutando pelo caminho tradicional Vamos pensar assim que é a inserção econômica e que não querem isso então não é o sujeito que ele é violentado historicamente que agora resolve reagir de outra forma ele é um sujeito que é visto como o fracassado o incompetente aquele que se recusa a entrar na lógica dominante e que quer conseguir isso de outras maneiras que seriam mais fácil então o movimento por moradia é um exemplo disso aquele sujeito que não quer trabalhar para ter sua moradia então ele entra
no movimento social porque ali ele vai ganhar né Ganhar Terra ganhar moradia Não é nada disso a gente sabe muito bem disso até porque tem muita luta não tem nada de ganhar ali né exatamente e mas a narrativa pela mídia tradicional é exatamente essa né exatamente Então vamos lá para uma pergunta enviada pelas redes sociais de São Paulo Vitor de 24 anos diz eu gostaria de saber o que diferencia um movimento social eficiente de um ineficiente se a gente for pensar do ponto de vista dos movimentos sociais eficiente é aquele que consegue fazer com que
as suas demandas sejam atendidas Claro correto não é então as formas como isso vai acontecer isso varia o movimento feminista tem suas estratégias o movimento rural tem estratégias o movimento ambiental tem outro então por aí vai cada movimento social hoje em dia como eles são parcelas né não existe uma única demanda que abarque todo mundo eh eles têm demandas específicas e formas de atuação específicas Então o que G mas mas a gente poderia dizer que existe um ponto comum entre todos eles é que se é é que se é que se façam conhecidos pelo menos
já que por exemplo pela mídia ninguém vai saber exatamente o que é que eles pleiteiam então indo à Rua fazendo movimento atrapalhando o trânsito que é o que todo mundo reclama pelo menos em São Paulo eh seria é uma forma de luta uma forma de que alguém preste atenção neles exatamente agora essa é a forma que a gente vê alizada né porque é o que aparece agora a questão é como é que aquelas pessoas foram mobilizadas para estar ali na rua Qual é o movimento social ou qual é o trabalho que o movimento fez localmente
como é que ele chegou até aquelas pessoas como é que ele percebeu a demanda de cada uma como é que ele conseguiu trazê-las paraas ruas porque essas pessoas elas também passaram uma elas romperam também uma barreira né Elas também passaram a ver o movimento de outra forma eram pessoas trabalhadoras eram pessoas muitas vezes conservadoras e que conseguiram fazer essa passagem sim então Então e o movimento social ele tem uma atuação local muito forte e isso geralmente vai ao encontro das demandas específicas locais e ali as pessoas elas são motivadas a participar né então elas tendem
a enxergar Quais são os seus problemas enxergar que não é um problema individual que não é uma culpa sua não é uma incompetência pessoal e que ela pode junto com pessoas que T propósitos e né parecidos coletivamente lutar por aquilo e que aí sim a luta se torna viável ok no Imaginário da costureira Maria das Neves uma ocupação era sinônimo de local de drogados de gente desocupada de bandidos Nunca faria parte dessa história passava pela calçada de um prédio ocupado via o policiamento ostensivo e não tinha coragem de entrar mesmo com vontade de morar no
centro e sem dinheiro para pagar aluguel até que ela resolveu romper a barreira do medo e a gente ocupa que um lugar que tá sem função social que não tem nada para fazer aí eu isso eu aprendi dentro do movimento eu não sabia não tinha essa visão e hoje eu tô aqui mudou bastante essa parte primeiro essa compreensão e também que eu fui aprendendo muitas coisas sobre política eu era muito alheia não tava nem interessada nisso aí ela começou a gente ir para essas reuniões que tem pela pela câmera el ela faz questão de levar
a gente então a gente foi tomando mais informação e aqui também eu trabalho eu já trabalhava com isso aqui Pois é aí tem uma questão fundamental né a pessoa começar a entender o que que é política e agir politicamente né Quando essas pessoas percebem que a política ela é a vida como um todo e que isso envolve várias esferas e principalmente as esferas de sobrevivência tanto individual quanto coletiva eu acho que é o momento que ela consegue passar essa barreira e entender que aquilo é não é só é justo como é necessário né ela precisa
lutar por aquilo porque ela individualmente ela provavelmente não vai conseguir sair do lugar e coletivamente ela transforma forte Ela tem um apoio a as associações os grupos eles têm eh uma série de outras instâncias que elas passam a ajudar as pessoas mesmo então não sabe tirar documento eh tem alguém no movimento que muitas vezes ajuda eh não sabe como se inserir socialmente às vezes não tinha o poder de fala não conseguia se comunicar com as outras pessoas então a vivência do movimento social ela em si é gratificante ela é como se o ser humano voltasse
né a se entender como gente falou não eu tenho direito a falar eu tenho direito a pensar eu tenho vontade eu tenho desejos então mesmo quando muitas vezes a demanda em si não é cumprida a vivência no movimento já é gratificante né já transforma né ela já é transformadora em si exatamente manifestações nas ruas do país tê sido frequentes o luí Vidal de 22 anos de Diadema quer saber qual é o impacto político dos movimentos sociais na atual realidade brasileira eles são a voz do povo ou um instrumento do poder é eu acho que aí
nesse caso ela pode ser tanto a voz do povo quanto dento de poder depende muito de quem tá fazendo ação de quem está se apropriando da ideia das ruas eu acho que nós vimos isso muito claramente né Eh na nas últimas manifestações nós tivemos manifestações contra o poder instituído e movimentações a favor do Poder instituído porque não necessariamente reprimidas e outras não exatamente o fato de ir pra rua não quer dizer que você necessariamente representa o movimento social muito menos ligadas às demandas populares Então esse movimento do verde amarelismo né Por exemplo que surgiu nos
últimos tempos é um Claro movimento que ele vai pras ruas mas ele não é contra o estado né pelo contrário ele justamente tá defendendo que se continue que se perpetuem as injustiças então garantindo o que já tem né exatamente garantindo os privilégios históricos né é a grande é a vontade de não largar o osso não é verdade né quando a não vou largar é meu eu não pego Então eu acho que ele pode cumprir os dois papéis e é isso que é aí que se dá confusão é como a gente vai interpretar cada um dos
movimentos e de novo o papel da mídia como Cada um das mídias apresenta cada um dos movimentos né então como você mesmo disse um reprimido o outro não um Abraça o policial o outro leva a bomba do policial onde é que tá ess tia selfie e o outro corre exatamente Pois é nós estamos lado de quem corre nós estamos lado que corre Pois é antes de criminalizar reprimir ou condenar os movimentos sociais É preciso conhecer um pouco pelo menos os princípios que regem Essas atividades como escreveu o dominicano e escritor fre todos os direitos da
Cidadania voto das mulheres legislação trabalhista Sistema Único de Saúde aposentadoria foram conquistados por movimentos sociais as lutas são motivadas pela ação ou omissão do Estado o objetivo é promover alguma mudança nas estruturas políticas e jurídicas para se obter melhores condições de vida em países do terceiro mundo os movimentos sociais costumam ser de classe Popular principalmente é a parte da população mais submetida a privações e injustiça os movimentos mais numerosos ativos e populares são os que lutam por necessidades básicas Como o próprio pão a terra água eletricidade transporte e educação bom nesses tempos de globalização Quais
são os grandes desafios dos movimentos sociais c na minha opinião a a grande dificuldade é essa é como pensarmos um problema que é Mundial que é o avanço do capitalismo e ao mesmo tempo Como enxergar as nossas especificidades eu acho que no caso do Brasil especificamente tem um movimento muito interessante que é pensar uma eh teoria pós-colonial então que nós também pensamos com a cabeça do europeu mesmo na esquerda né então como pensar as soluções locais exatamente como valorizar os nossos intelectuais por exemplo Frei Beto que foi citado né como pensar sobre essas pessoas eh
sem colocá-las em estereótipos né Então realmente entender o que é a especificidade do se como a gente pode atuar de forma pontual sem esquecer o Né o aspecto global que envolve todo mundo que é o capitalismo no próximo bloco de lixão a local descente e bonito para se viver a história da ocupação do hotel Cambridge que virou até filmeas pessoas batem n nossas port nas portas das ocupações e a gente não aceita porque nós se não D um sentido de Imobiliária Nós não somos imobiliária [Música] regras rígidas que valem para todos de moradores a familiares
que os visitam impostos pagos direitos e deveres iguais a compreensão do que é o movimento por moradia do que é uma ocupação foi assim que inúmeras famílias transformaram o Lixão abandonado que era o hotel Cambridge no centro de São Paulo num local decente bonito bom de viver vencer os 15 and do antigo Hotel Cambridge sem ajuda de um elevador é o menor dos Desafios o esforço de subir ou descer cada degrau Parece brincadeira perto do que as pessoas tiveram de enfrentar no início da ocupação O que é que nós fizemos quando a gente ocupa O
que que a gente faz monta uma assembleia nessa Assembleia a gente faz uma avaliação das despesas que nós iremos ter porque nós temos que ter porteiro nós temos porteiro 24 horas nós pintamos os espaços que a gente ocupa a gente faz questão de ocupar espaços abandonados cheios de lixo porque somos nós que fazemos a transformação a ocupação que foi parar nas telas do cinema e coleciona prêmios é só um exemplo de Como atuam os movimentos sociais no setor da Habitação Carmen está há 20 anos na frente de luta por moradia entrou no movimento por necessidade
permanece por convicção quando eu comecei a participar do movimento a minha necessidade no ficou somente no meu individual no meu ser eu vi que outras pessoas também tinham a mesma necessidade só que não tinha informação nem formação assim como eu é muito trabalhoso sim o movimento social e principalmente o movimento que tem um cunho de organização mas não é uma organização interna para confrontar o estado muito pelo contrário é uma organização para devolver ao estado cidadão pleno Carmen já perdeu as contas do número de ocupações que participou Mas lembra que as regras internas sempre foram
rigorosas em todas elas os moradores Pagam uma taxa de condomínio para custear despesas fixas e são responsáveis por exemplo pela limpeza das áreas comuns nem mesmo familiares tê acesso ao prédio sem autorização embora é muito difícil e embora a gente também esbarre com as próprias pessoas que não quer essa organização eles entram no movimento com segundas intenções e a gente vai trabalhando que aqui não encontra um muro encontra uma barreira por exemplo nós não aceitamos nada de droga nada do que é ilícito fruto de roubo muitas pessoas batem nas nossas portas nas portas das ocupações
e a gente não aceita porque nós sen não dá um sentido de Imobiliária Nós não somos Imobiliária para que o cidadão possa morar Se tiver vaga em uma das nossas ocupações ele já tem que ter uma participação no movimento o entendimento porque é muito simples você pegar um prédio desse começar Inquilinos a chegar né pra gente ganhar não é porque nós tínhamos ocupado porque se nós não tivéssemos participado de todas as conferências se nós não tivéssemos nossos impostos em dias Porque nossos impostos são em dias a gente não só nega R 1 de uma forma
resumida para essas pessoas eu digo o seguinte e aquilo que é desconhecido nos assusta então venham conhecer venham participar né venham procure o movimento seu baro onde for até mesmo quiserem vir aqui Procure um movimento que te explique né não deixe esse ódio te dominar não seja um cidadão midiático cidadão que só aplica a sua cidadania pela mídia pelo que escuta pela mídia venha de fato participar compreender porque quando você passa Ender você começa a fazer parte seu pensar é outro H centenas de edifícios abandonados se deteriorando no centro de São Paulo e há muitos
exemplos como este do hotel Cambridge de recuperação do prédio pela ocupação resolveriam em grande parte o problema de falta de moradia na cidade agora Cácia por que que não há empenho governamental nesse sentido é a boa e velha troca de favores é o bom e velho clientelismo que o Brasil não superou até hoje os mesmos donos é como a gente pensar na bancada ruralista a bancada ruralista é quem vota as leis em relação à terra em São Paulo é a mesma ideia se fosse levada a ferra e fogo o que a constituição exige o que
as leis zoneamento Urbano permitem e o que Esses prédios Todos devem pro estado muitos deles já teriam já estariam desapropriados só pelas dívidas que eles já tem já estariam desapropriados não tem como pagar né exatamente então a vontade política el ela vem do fato de que nós não temos bom bons representantes de jeito nenhum e que mesmo quando nós tivemos aí um breve momento de Ascensão da esquerda essa esquerda teve que lidar com a lógica constitucional que esbarra toda vez por exemplo no Congresso por exemplo na Câmara de Vereadores então todos esses aspectos da política
Eles continuam dominado pelo mesmo grupo apenas ganhar o Executivo não basta marido e mulher sem trabalho vivendo de um seguro desemprego como a maioria das pessoas desconheciam o que era uma ocupação e tinha um preconceito com quem participava a necessidade os levou até o hotel Cambridge a ocupação que virou filme e que fez Clade aprender a lutar por si e por outras pessoas que necessitam hoje eh para mim eu vejo que eu não vou pensar só em mim eu tô aqui a Caixa Econômica já veio para pra gente agendar os documentos né mas eu vou
continuar pro Meus outros irmãos que estão aí fora e quando eu olho na rua que eu vejo um mendinho uma pessoa na rua aqui eu falo meu Deus né eu tenho que lutar por ele também então eu tô aprendendo assim que não só pensar em mim não ser egoísta tem depois que eu tiver já aqui com com o meu apartamento eu vou lutar por outras pessoas que precisam Então eu acho que a luta é constante aí mais uma vez é a questão da pessoa entender politicamente a situação que ela vive né exatamente e entender que
não é uma uma culpa pessoal que não é uma culpa individual tirar essa ideia do fracassado social e conseguir entender que ela é uma vítima violentada historicamente pelo Estado e pelos grupos sociais dominantes e que o que ela está fazendo nada mais é do que ocupar um lugar que já é seu por direito desde a vinda da família real para Brasil em 1808 os movimentos sociais são tratados como caso de polícia uma das situações mais emblemáticas desse contexto ficou conhecida como a desocupação do Pinheirinho há 5 anos ali viviam 1577 famílias quase 5000 500 pessoas
sendo a metade delas com idades entre 0 e 18 anos para a desocupação foram mobilizados 2000 policiais militares helicópteros cães e armas não letais os moradores foram expulsos de suas casas na madrugada de um domingo deixando para trás tudo que tinham inclusive documentos o movimento social foi mais uma vez tratado como inimigo Qual o legado pro governo e pra população para todo mundo do que aconteceu no Pinheirinho é o Pinheirinho na verdade foi um dos casos que se transformou em emblemático porque acabou ganhando destaque né porque foi a a truculência foi tão Evidente foi tão
grande e Graças às mídias Independentes que hoje são super importantes isso foi divulgado eh numa esfera maior então de certa forma ele virou um exemplo paradigmático do que o estado não deve fazer sim agora e o que a gente não pode pensar é que ele foi o único o governo pelo menos não aprendeu nada com Pinheirinho absolutamente nada desde o governo da República Velha desde a famosa frase do Washington Luiz que a questão social é uma questão de polícia o Governo do Estado de São Paulo em especial ele não só não aprendeu nada como ele
reproduz essa lógica em outros espaços de movimentação social e agora no atual contexto de uma né que tem uma clara polarização polarização dos lados ele de certa forma se sente ainda mais à vontade de fazer esse tipo de atuação sim tanto que a própria Cracolândia foi na surdina né ninguém esperava a notícia ela simplesment surgiu de um dia para outro Virada Cultural ninguém acreditava naquilo ninguém as pessoas estavam pensando em outra coisa né exatamente ccia muito obrigada pela sua presença im que é isso obrigada Eu que agradeço pelo espaço por poder falar um pouco dessas
questões precisamos falar muito sobre tudo isso muito participe do bom para todos pelas redes sociais reveja o programa Note dicas acesse a nossa página no Facebook ou site tvt.org.br lideranças indígenas sem terra quilombolas poceiros professores a lista dos assassinatos no Brasil no ano passado envolvendo pessoas ligadas aos movimentos sociais é imensa a maior parte destas mortes nem são investigadas as chacinas se repetem indefinidamente sem apontar culpados crescem os casos de atuação violenta da polícia nas manifestações há denúncias da presença de Agentes do Estado infiltrados nestes eventos abrem-se processos contra os manifestantes com o objetivo de
desmobilizar e amedrontar quem participa diante desses dados a impressão é de estarmos Vivendo Num regime de exceção mas não historicamente é assim que governos costumam tratar os movimentos que são agentes de importantes transformações sociais não há no horizonte perspectiva de mudança nesse comportamento policialesco assim como não há nos movimentos sociais nenhuma intenção de parar a luta simplesmente porque eles buscam a cidadania plena exatamente como está escrito na nossa Constituição o bom para a todos fica por aqui até a [Música] próxima m