LOGÍSTICA DA COCA-COLA | Logística Empresarial EP. 08

14.05k views3103 WordsCopy TextShare
Ser Logístico
⭐ Garanta sua vaga na turma da Formação de Consultores em WMS e conquiste um salário de até 30 mil r...
Video Transcript:
Olá, meus queridos, Seres Logísticos, sejam muito bem-vindos a mais uma vídeo-aula no seu canal predileto da área de logística, supply chain, transporte. Hoje dando continuidade à nossa série Logística Empresarial. Dentro desta série de vídeos a gente trabalha como funciona a logística, como funciona o supply chain de determinadas empresas.
Inclusive já fizemos do varejo, de indústria. No caso de hoje, de uma indústria, da Coca-Cola Company. Se você ainda não viu nenhum desses vídeos, cara, são os vídeos, talvez, mais educativos, porque além de trabalharem no quadro a questão conceitual, na logística empresarial, a gente mostra como as empresas aplicam os conceitos na prática.
Por tanto, é muito interessante aqui, que vocês acompanhem. Inclusive, temos uma playlist já montada com todos os vídeos da logística empresarial serializados ali, para ti. Você não precisa nem ficar procurando, tá ali, de forma ordenada, bem interessante, bem educativo.
Mas normalmente, inclusive, são os vídeos que a gente vai para dentro do cliente, são vídeos mais longos, então, você já se prepara. Inclusive, nesse aqui, eu vou entregar alguns segredos, assim, da logística empresarial da Coca-Cola Company mais para o final. Portanto, você tem que me acompanhar até lá.
E cara, talvez hoje a gente vai trabalhar um dos maiores cases de logística do mundo. Pelo porte da Coca-Cola. Então, por exemplo, eu aqui do meu escritório, se eu andar 100 metros para lá ou 100 metros para cá, ou talvez até menos de 100 metros, eu vou encontrar à venda uma Coca-Cola.
Portanto, por isso que eu digo que esse é um dos cases, assim, fantásticos para gente observar pela massiva distribuição que eles têm no globo. E eu vou te dar número sobre isso, portanto, fica comigo aqui. Cara, mas para aquele ser logístico raiz ,que já abre o vídeo aqui dando o seu Like, especialmente nesse aqui, que eu trago um case de negócio, né?
De aplicação prática da logística. Já sai dando o seu Like aí, cara, de cara, ser logístico raiz. E se você é a primeira vez que está assistindo, por favor, espero que tenha algum valor nesse vídeo e quando se sentir confortável, percebendo que o vídeo te agregou valor, por favor, contribua com o seu Like.
Não esqueça de nos retribuir com o seu Like. Para vocês terem uma idéia, a cada 10 pessoas, apenas quatro são inscritos no canal. Então, cara, a inscrição para nós é muito importante, é a nossa remuneração, a gente precisa da tua ajuda para, não somente, ver nossos vídeos, mas se inscrever e mostrar que você é realmente um ser logístico raiz.
Eu tô com um roteiro aqui para, realmente, não esquecer nada do que eu preciso falar para vocês. Então, me perdoem, porque, eventualmente, eu vou estar aqui acompanhando para ter certeza que eu não esqueça de nenhum ponto. Então, cara, os segredos da Coca-Cola, normalmente, quando a gente fala sobre isso o pessoal remete a questão da formula.
Sim, eu vou tocar no assunto da formula. Até porque, ela tem questões, assim, da região Brasil e é importante até a logística desse negócio e os padrões que eles estabelecem. Mas, cara, eu vou falar muito mais sobre os segredos da operação logística, aonde, realmente, eles ganham muito dinheiro.
Ou, pelo menos, é o que facilita, o que suporta, eles conseguirem ter esse nível de distribuição inacreditável que eles fazem. Eu vou dar os números para vocês na sequência. Então, cara, primeiro lugar eu vou falar que sobre os big numbers.
E eu acho até que não são big, né? No caso da Coca-Cola Company os números são giants. São os números gigantes.
Tudo na Coca-Cola é extremamente grande. Atualmente, a Coca-Cola está presente em 24 milhões de pontos de venda em mais de 200 países. Então, cara, se tem uma marca internacionalizada é essa.
Porque? Cara, a ONU, a Organização das Nações Unidas, está presente em 187 países. Portanto, a Coca-Cola está mais presente do que a ONU, globalmente falando.
Então, cara, se a gente acha difícil, às vezes, distribuir em um país, imagina pensar em 200 países completamente distintos um do outro. E nessa. .
. E a marca, assim, cara, é um outro número que é, assim, absurdo, absurdo, absurdo. Que 94% da população mundial reconhece essa marca.
Então, sei lá, tu pode estar em qualquer lugar remoto do mundo, o cara conhece a marca Coca-Cola de alguma forma. E outra coisa que eu acho uma curiosidade até. Porque se tu pensar, assim, cara, onde é que se mais consome Coca-Cola no mundo, eu, de cara, falaria justamente, Estados Unidos.
Qual país você acharia que consome mais Coca-Cola no mundo, assim? E na verdade não é. Hoje a China é o maior país em consumo de Coca-Cola no mundo.
Quando eu falo Coca-Cola, eu digo vendas Coca-Cola. Porque, hoje a Coca-Cola, ela tá muito preocupada com essa questão de saúde, também. E eu, particularmente, eu não bebo Coca-Cola há muitos anos, né?
Mas na minha casa não entra, não Coca-Cola, nenhum tipo de refrigerante, por questões, assim, de dieta, por questões de pensando em saúde mesmo. Toma água da Coca-Cola, por exemplo, muitas vezes, né? Então, é a Coca-Cola também, mais o refrigerante, não, eu particularmente não consumo.
Justamente por causa disso a Coca-Cola vem aumentando a sua participação em isotônicos, em chás, em sucos, águas, em outros produtos. Vários outros produtos e não somente no refrigerante propriamente, que é o carro-chefe que carrega, talvez, todo o resto lá. Inclusive cerveja, né?
A cervejinha nossa da todos os dias. E dentro dessa pegada de marca, a Coca-Cola, é sim, uma das grandes marcas. Ela tá lá no ranking das 10 mais valorizadas, mais valiosas marcas do mundo.
Ela perde, cara, pra quem, assim, hoje, né? Pra Apple. A Coca-Cola foi por muitos anos a marca mais valiosa do mundo, mas perdeu para as techs.
As empresas de tecnologia, a exemplo da Apple, em primeiro lugar, Microsoft em segundo, Google em segundo, Microsoft em terceiro, Samsung em quatro e a Coca-Cola entra em quinto, sexto lugar como uma das marcas mais valiosas do mundo. Inclusive, eu. A sede da Coca-Cola fica em Atlanta, no estado da Geórgia, nos Estados Unidos.
Eu tive oportunidade, eu estive em uma feira em Atlanta, nos Estados Unidos, em 2016 e eu tive a oportunidade de visitar a matriz da Coca-Cola. Inclusive, tem um museu da Coca-Cola lá e o Thiago vai botar aqui algumas fotos. Vou pagar esse mico de mostrar para vocês como eu era em 2016 visitando lá a sede mundial da Coca-Cola em Atlanta.
Isso foi em abril de 2016. Eu era bem mais gordinho inclusive. Vocês vão ver aí.
Mas o interessante é o seguinte, cara. Que muitas vezes a gente fica com essas dúvidas: Cara, o que é melhor para mim, terceirizar minha operação logística ou verticalizar minha operação logística? O caso da Coca-Cola Company, entendam isso, ela é totalmente terceirizada.
Ou seja, a Coca-Cola Company ela fica responsável somente pela estratégia do negócio, marca e estratégia. A distribuição, a operação, o envasamento, o processo produtivo, digamos assim, da Coca-Cola. Que na verdade não é um processo produtivo.
Ele é um processo produtivo, mas ele é focado em envasar. Porque se separa. Então, a Coca-Cola Company produz o xarope.
O segredo esse industrial. Um dos segredos industriais mais bem guardados do mundo. E ela entrega este xarope para os envasadores, os quais adicionam gás, água, envasam na garrafinha ou na lata, seja lá no que for, e aí fazem a distribuição localmente.
Portanto, eu posso dizer que a Coca-Cola terceiriza toda a operação dela, ficando com a parte valiosa do negócio, que é a marca, que é a estratégia. E aí ela idealiza estratégia e faz com que toda a rede franqueada, os envasadores apliquem essa estratégia ao longo do tempo. Então, ela criou o sistema Coca-Cola Brasil.
E aí, eu tô trazendo aqui para realidade do Brasil, mas esse jeito é o mesmo jeito para todo mundo, né? E é composto, então, por nove grupos fabricantes. Ou nove grandes grupos.
Um dos maiores grupos mundiais é a FEMSA. A FEMSA hoje, ela é, provavelmente, um dos maiores distribuidores da Coca-Cola no mundo. E a própria FEMSA 20% de participação do negócio Coca-Cola Company.
Ou seja, a FEMSA também tem ações da própria Coca-Cola. Portanto, é um dos caras mais potentes em escala do mundo. A FEMSA é uma empresa mexicana e hoje já detém boa parte do chefe de distribuição aqui do Brasil.
Nove grupos franqueados, mais empresas Verde Campo, a parceira do chá Leão, lá. A Leão alimentos. E bebidas espalhadas geograficamente, cobrindo todo o território brasileiro.
Então, por isso a importância. Porque aí, eles dividem lá, Norte fica com um envasador, Nordeste fica com outro ou dois, sul, sudeste e tal, centro-oeste. Eles vão dividir o Brasil por essas empresas, as quais, elas são obrigadas, por contrato, a distribuir somente dentro da região autorizada pela Coca-Cola Company.
Ou seja, a Coca-Cola Company é que orienta isso. Inclusive, eu já estive na Coca-Cola Company também no Brasil. Na sede no Rio de Janeiro.
Vou mostrar uma fotinho para vocês aqui também. Da vista lá para. .
. Uma linda vista para Botafogo ali, cara, uma sede maravilhosa. Saí de uma reunião que eu estava com eles lá.
Uma reunião de projeto, mostrando toda a baia de Botafogo. Muito bacana. Um dos maiores engarrafadores, então, fabrica do mundo, fica em Jundiaí.
Eu vou botar algumas imagens aqui para vocês darem uma olhada. Essa mega fábrica de Jundiaí, mostrando o processo de envase para vocês terem uma ideia. Por muitos anos, né, a própria Coca-Cola teve como seu propósito realmente levar o produto, deixar o seu produto ao alcance de qualquer um que tivesse querendo beber, querendo consumir.
E o importante é perceber o seguinte, tu está ao alcance de qualquer um em escala global, então, não é assim, o Brasil já não tem uma boa infraestrutura quando sai das capitais. Tu imagina em lugares onde a infraestrutura não é tão boa, o pepino logístico que é fazer a distribuição da Coca-Cola. Obviamente, o custo de distribuição, ele é muito alto.
Na verdade eu não consegui descobrir números, assim, vindos da Coca-Cola, de custo de distribuição, mas se fala muito lá, que de 20% a 30% do valor de uma Coca-Cola fica, justamente, no processo logístico deles. Agora, existem várias publicações que mencionam os gastos da franquia destinados à área de logística. Pode chegar a 65% do seu orçamento total.
E da mesma forma, cerca de 40% dos colaboradores da logística fazem parte do setor. . .
40% dos colaboradores da empresa fazem parte do setor de logística. Ou seja, a Coca-Cola tem muitos seres logísticos dentro da operação dela. Obviamente, né?
A meta é fazer com que as remessas sejam entregues no máximo em 24 horas, o que é cumprido na grande maioria dos casos. Para isso, os vendedores visitam os clientes no dia Zero e no dia Um tão fazendo as entregas já roteirizados. Ou seja, eu capturo os pedidos no dia Zero, são consolidados na base da Coca-Cola, os roteirizadores fazem a operação de roteirização, permitindo, então, que os veículos comessem a ser carregados, obviamente, na ordem inversa da distribuição, para que o primeiro que eu vá entregar seja o último a carregar, coisa básica assim da roteirização.
Temos vídeo aqui sobre roteirização, para se vocês quiserem aprofundar um pouquinho sobre o método Clarke e Wright, que é um dos métodos utilizados pelos sistemas de roteirização. Eu vou falar mais na sequência aqui, sobre as tecnologias que eles utilizam. Fique comigo aqui, cara, conectado.
E o importante é a gente perceber que de noite roteiriza, então, precisa ter um poder de máquina poderoso lá, para poder consolidar esse monte de pedidos e roteiriza-los e já começar a carregar, para que os veículos lá, de madrugada, seis da amanhã, já comecem a sair para fazer os processos de entrega naturais. Eu estou falando de distribuição nesse caso, não necessariamente distribuição. Mas o processo logístico, eu diria, que começa em Manaus, na Amazônia brasileira, aonde é produzido o xarope.
Então, lá sim, é Coca-Cola Company. Ninguém entra lá. Negócio.
. . O segredo industrial da fórmula da Coca-Cola está preservado dentro do know-how da Coca-Cola.
Como uma questão estratégica. E de lá ele distribui para todas as regionais, para a rede, para o Coca-Cola Company system, para rede Coca-Cola, baseado nos seus engarrafadores. Então, ele manda para lá.
Então, tem como início isso. Ou seja, neste momento, o que eles ganham logísticamente falando? Cara, o sabor da Coca-Cola, a Coca-Cola Company garante padronizado lá.
Então, tu não vai encontrar no Brasil uma Coca-Cola ou outra com um sabor diferente. Nunca vai acontecer. Porque eles padronizam.
Como o sistema é franqueado, é a mesma coisa para McDonald's, é a mesma coisa lá, para todas as franquias que te dão os insumos para garantir o padrão espalhado dentro das unidades. E lá na engarrafadora, ela vai pegar essa essência, esse xarope e vai adicionar a água. Aí tá uma das grandes sacadas no processo de distribuição da Coca-Cola.
por quê? Cara, imagina se eles envasassem toda Coca-Cola em um lugar do Brasil inteiro, botando água. Ou seja, a quantidade de água que seria transportada no Brasil inteiro, aumentando seu custo.
Então, qual é o racional? Eu vou adicionar peso ao longo do processo de produção. Então, eu vou mandar o xarope para a fábrica que fica em Jundiaí, por exemplo, e lá na fábrica de Jundiaí, eles vão adicionar a água próximo a um mercado consumidor.
Portanto, tem 45 fábricas espalhadas no Brasil. Esse número pode ter variado, porque estão sempre aumentando essas unidades. Eu encontrei no site da Coca-Cola Company, na verdade, 37 fábricas envasadoras espalhadas geograficamente.
Então, tu imagina. A ideia é que tenha fábricas, mega fábricas envasando, porque as quantidades da Coca-Cola são enormes, mas sempre perto dos grandes mercados consumidores. Então, por exemplo, aqui no meu estado, Rio Grande do Sul, eu tenho duas unidades envasadoras.
Mas a operação em si, de distribuição feita pelos franqueados Coca-Cola, aí sim, cada um tem a sua autonomia. Então, tem operações que são com frota própria, tem operações que são frota totalmente terceirizada e, também, tem operações que são feitas de forma híbrida. Ou seja, tem uma parte da frota ,a própria, uma boa parte, também, terceirizada.
E o bacana disso é que essas empresas, todas a rede franqueada, ela tem que reportar para Coca-Cola Company seus principais indicadores em reuniões trimestrais, mensais e assim por diante. Para avaliação de indicadores. E, portanto, permite um benchmark muito grande entre as unidades envasadoras.
As nove grandes empresas que fazem esse processo. E aí, cara, eles também tem uma troca de experiencia muito grande, percebendo assim, quais são os benchmarks em termos de custo e uma evolução contínua, que é bem o que a gente pega aqui no canal. Se existe uma forma certa ou errada eles estão sempre, constantemente avaliando em função do que?
Dos resultados obtidos, né? Uma outra grande. .
. Eu acho que é um outro segredo, uma sacada muito grande, é na questão do inbound da garrafa PET. Porque a garrafa PET, cara.
. . Inclusive, eu vou botar aqui o link, um vídeozinho, o Thiago vai botar aqui para nós, de como é que funciona a garrafa PET.
Olha a foto de como é que são as garrafas PETs. Ou seja, um tubo de ensaio. E depois um vídeozinho aqui, de como é que funciona isso.
Então, olha a economia logística no transporte do inbound da garrafa PET, porque ela vai nesse minúsculo tubo de ensaio. Claro, varia o tamanho em função do tipo de garrafa que vai acontecer. Então, é um custo logístico enorme reduzido aí.
Tanto no fretem quanto na própria armazenagem. E na hora de envasar, ele vai lá e expande ela no molde da Coca-Cola, se tornando uma garrafa Coca-Cola, envaza e armazena. E uma outra curiosidade muito legal.
Porque eu já estive em vários armazéns da Coca-Cola ao longo da minha vida profissional. Já estive, sério, já estive em três ou quatro fábricas da Coca-Cola em projetos aí, que desenvolvi ao longo do tempo. E uma coisa que é inacreditável, é que o armazém da Coca-Cola é bem geladinho.
E ele é naturalmente gelado. Por quê? Porque o processo produtivo para envase da Coca-Cola, funciona melhor com ela gelada.
Então, a Coca-Cola sai da linha de produção gelada e já vai sendo armazenada. E a Coca-Cola ou os produtos Coca-Cola, são produtos pão quente. Eles não ficam armazenados por, sei lá, 30 dias, 40 dias.
O giro é muito rápido, um digo semanal. Dez dias na pior das hipóteses. Então, a Coca-Cola sai geladinha e ela refrigera o armazém naturalmente.
Portanto, tornando o ambiente bem interessante para quando. . .
principalmente nos lugares mais quentes. Em termos de tecnologia, que é uma questão que todo mundo fala, também o sistema Coca-Cola não entra no detalhe disso. Ou seja, cada empresa regionalmente decidi que tipo de WMS, tipo de TMS, que tipo de roteirização irão aplicar nas suas operações.
Mas o interessante é. . .
Inclusive, tem casos da própria FEMSA com diferentes WMS rodando dentro das suas operações. Por quê? Porque foram comprando, foram adquirindo empresas, já tinham um WMS rodando lá e não existe uma padronização nesse sentido.
Então, existem empresas que utilizam picking by voice, tem outras empresas que não utilizam picking by voice. Então, tem de tudo. E uma característica interessante, que eles alem de ter o palete fechado, que é boa parte da distribuição, mas eles tem muito palete "salada", o palete misto da Coca-Cola.
Ou seja, eu vou te vender Fanta, Coca-Cola, chá, cerveja, sei lá. Vai fazer um picking montando um palete ali. E aí, nessas operações que tem picking, sempre tem que usar algum tipo de tecnologia.
E muitos estudos, inclusive, para a mecanização do palete nisso. Ou seja, robotizar essa operação, que é uma das tendências grandes que a própria. .
. Eles. .
. Existem muitas pesquisas buscando alternativas aí. Acho que ainda não a surgiu uma tecnologia só, que consolidasse e tomasse, se tornasse verdade e todo mundo aplicar.
Espero que tenham gostado aí, desses novos conteúdos, dos segredos da Coca-Cola, que são o inbound, a garrafa PET, mas sacada maravilhosa de redução de custo logístico, que a distribuição parcial. Ou seja, adicionando o peso ao longo do processo de distribuição, deixando para adicionar a água, que tem menor valor agregado, o mais próximo possível do consumidor, e, obviamente, a produção do xarope lá, em Manaus. Era isso por hoje.
Beijo no coração. Até o próximo vídeo. Valeu!
Related Videos
LOGÍSTICA DA AMBEV | Logística Empresarial EP. 09
18:36
LOGÍSTICA DA AMBEV | Logística Empresarial...
Ser Logístico
12,270 views
COMO FUNCIONA UM OPERADOR LOGÍSTICO NA PRÁTICA | LOGÍSTICA EMPRESARIAL
31:48
COMO FUNCIONA UM OPERADOR LOGÍSTICO NA PRÁ...
Ser Logístico
77,988 views
Entrevista com Alexandre Birman, CEO e CCO da Arezzo&Co | CAMINHOS COM ABILIO DINIZ - 27/09/2023
39:53
Entrevista com Alexandre Birman, CEO e CCO...
CNN Brasil
30,298 views
COMO MAPEAR PROCESSOS NA LOGÍSTICA?
20:25
COMO MAPEAR PROCESSOS NA LOGÍSTICA?
Ser Logístico
55,215 views
VOCÊ SABE O QUE É LOGÍSTICA REVERSA?
8:54
VOCÊ SABE O QUE É LOGÍSTICA REVERSA?
Rayssa Ecolove
42,745 views
O que é ESG e por que isso IMPORTA para a logística?
9:40
O que é ESG e por que isso IMPORTA para a ...
Ser Logístico
365 views
O QUE É LOGÍSTICA REVERSA? TUDO SOBRE PÓS-VENDA E PÓS-CONSUMO
21:53
O QUE É LOGÍSTICA REVERSA? TUDO SOBRE PÓS-...
Ser Logístico
62,225 views
COMO OPERAR UM ARMAZÉM SEM PRECISAR DE WMS?
20:03
COMO OPERAR UM ARMAZÉM SEM PRECISAR DE WMS?
Ser Logístico
26,047 views
Conheça as ESTRATÉGIAS DE MARKETING da Coca-Cola que você pode aplicar no SEU NEGÓCIO
15:57
Conheça as ESTRATÉGIAS DE MARKETING da Coc...
V4 Company
3,476 views
What is LOGISTICS? Logistics in industry: evolution, main stages and applications in engineering
10:17
What is LOGISTICS? Logistics in industry: ...
Engenharia Detalhada
21,954 views
COMO IMPLEMENTAR 5S NA LOGÍSTICA DE UMA EMPRESA
14:54
COMO IMPLEMENTAR 5S NA LOGÍSTICA DE UMA EM...
Ser Logístico
42,676 views
10° Episódio | Governança e Conselho de Administração em empresas familiares
51:11
10° Episódio | Governança e Conselho de Ad...
Orlando Merluzzi
8,755 views
O QUE FAZ UM SUPERVISOR DE LOGÍSTICA?
16:45
O QUE FAZ UM SUPERVISOR DE LOGÍSTICA?
Ser Logístico
32,697 views
15 coisas que você não sabia sobre a COCA-COLA
15:48
15 coisas que você não sabia sobre a COCA-...
Canal Nostalgia
3,322,925 views
FORMADO EM LOGÍSTICA: Como entro no mercado logístico?
18:07
FORMADO EM LOGÍSTICA: Como entro no mercad...
Ser Logístico
51,335 views
ALMOXARIFE E ESTOQUISTA - Recebimento e endereçamento de produtos.
16:11
ALMOXARIFE E ESTOQUISTA - Recebimento e en...
Via Rápida
333,035 views
O QUE É LOGÍSTICA 4.0? VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA O FUTURO?
19:53
O QUE É LOGÍSTICA 4.0? VOCÊ ESTÁ PRONTO PA...
Ser Logístico
34,596 views
O QUE É INVENTÁRIO CÍCLICO E COMO APLICAR?
13:48
O QUE É INVENTÁRIO CÍCLICO E COMO APLICAR?
Ser Logístico
50,086 views
LOGÍSTICA DE VAREJO: Conheça um CD varejista na prática!
24:33
LOGÍSTICA DE VAREJO: Conheça um CD varejis...
Ser Logístico
49,845 views
FERRAMENTAS e TECNOLOGIAS que TODO PROFISSIONAL de LOGÍSTICA precisa conhecer.
15:42
FERRAMENTAS e TECNOLOGIAS que TODO PROFISS...
Ser Logístico
7,210 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com