Oi bom dia boa tarde boa noite sei lá que hora que você tá assistindo esse vídeo mas o importante é que você tá assistindo Então vamos lá vamos simbora quem é que vai vir hoje para trazer o tema da aula para nós Será que eu justinho será que a justininha vamos lá moçada entra na tela aí para nós justininha quanto tempo Juscelino como é que você tá encheu já gente quando vem mais de um vem problema vamos lá ter que 62 tem aí para falar para mim por isso caramba e ficou mais difícil justininha Olha
aí Justine revolucionário just New Hit do hit não é posso pós-crítico não é um cara pós-moderno a matam chique demais hein Essa foi só para dar uma descontraída mesmo que você dar uma assustada vou voltar para aula vamos lá que que você São Francisco para nós aqui hoje em teorias do currículo e para a Olha que bacana curtirem pessoal nós já temos as aulas de teoria do currículo aqui no canal nosso minicurso e essa é a última aula então assistir as outras uma comparação de uma síntese rápida entre as três principais correntes aí das teorias
do currículo muito baseado lá no livro do tomate Tadeu que é um clássico sobre currículos no Brasil Então vamos lá os nossos ajuste linha tradicional por justinho revolucionário das teorias críticas e o justininho na boa o Juscelino pós-crítico né moderno vamos lá primeira coisa teorias tradicionais estão aquelas teorias que tem muita base lá na escola nova no tecnicismo na ratio studiorum dos Jesuítas que tá lá no ensino Tradicional em que o professor é o centro das atenções gente aqui no canal tem um curso de didática em vai lá e aprendi opção esses nomes vinhos todos
aí então esse modelo é bem no centro a questão do que ensinar da matéria do conteúdo é isso que nós falamos um currículo tradicional a preocupação é o seguinte o que que é mais importante Ok em matemática Quantas aulas eu vou ter matemática é mais importante que português é porque de matemática você aprende a pensar a todas as disciplinas aprender já tô começando a ser crítico Então vamos lá o currículo tradicional ele centra-se na questão do que ensinar o que que eu vou ensinar é isso ele não tem preocupação com o que será ensinado né
E qual a recepção disso a minha preocupação é com os conteúdos é com a forma é com esse conteúdo que vai ter entrado para o meu valor da escola nova tecnicismo ratio studiorum Jesuítas aprendi um pouquinho mais sobre cada um E você entenderá melhor o que é um currículo depois as teorias críticas Aí nós já temos uma porte uma das teorias marxistas granciana de todos os outros termo dier de todos os outros teor para ser onde todos os outros teóricos que vem nesse caminho em que eles oram para educação diz o seguinte olha Beleza o
que ensinar é muito importante eles vão desprezam O que que você vai ensinar o conteúdo mas mais importante que isso para essa turma é pensar o seguinte como que esse currículo opera nas relações de poder pelas classes pensando em classe social mesmo bem ali no sentido marxista pensar a diferença entre a infraestrutura EA superestrutura da ponte essas relações que são assimétricas vão estar presentes na produção de um currículo então mais importante do que o te ensinar é saber o que esse ensinado provoca no sujeito Quais as consequências como que esse sujeito res o currículo e
o que que esse currículo produz socialmente na vida desse sujeito no cotidiano desse sujeito e dessa sociedade Daí vem as teorias chamado os críticos reprodutivistas em que essa escola está a serviço de um capital a gente tentar bem ligado nas teorias grande shiliana marxista você entender algumas palavrinhas você tem que estar bem ligado nisso para entender que nessa perspectiva uma escola não liberta um sujeito que dela participa mas tem o insere no sistema produtivo fazendo por exemplo em que eu tenha escolas para trabalhadores e escolas para as elites onde nós temos escolas que vão criticar
condutas extremamente elitistas para o trabalhador mas que para uma elite financeira tem que ter todo uma educação de princípios humanistas então você devia Essa sociedade tem escolas específicas para um grupo em que essas diferenças são re as medidas e as desigualdades sociais permanecem Então essas são as ideias crítico-reprodutivistas que estão dentro dessa lógica crítica do a a pedagogia crítica vai cair o Justin é revolucionário ó e aí vamos junto com as teorias marxistas com a nova Sociologia a pedagogia Libertadora do Paulo Freire tem um videozinho só sobre ele e o sabe Anne falando sobre a
pedagogia dos conteúdos é claro que cada uma dessas vertentes tem pequenas diferenças mas de forma geral que você vai lembrar o seguinte as pedagogias críticas tem um forte elemento da ideologia e essa ideologia bem pensada em Marcos que seria de modo bem simples algo que impede você deverá realidade pense na ideologia Nossa para esse sem óculos pense na ideologia como um óculos quando eu coloco a minha ideologia eu vejo o mundo por meio desses óculos Então qual seria a função de uma pedagogia crítica fazer com o teu sujeito o Robert desse óculos e veja o
mundo como ele é isso tá muito lá em Paulo Freire com a pedagogia libertária né para pedagogia Libertadora com a pedagogia dos conteúdos lá com o sabe ano nós vamos ter algumas diferenças mas tá lá no vídeo para você compreender isso em detalhes então a ideologia tem um papel central a questão do poder e das classes e por fim as teorias pós críticas que vão dizer o seguinte olha Bacana esse negócio de ideologia mas muito mais importante do que a diferença entre uma infraestrutura uma super estrutura é pensar num elemento cultural que pode ser que
essa cultura engloba isso tudo ó e transforma em si uma grande massa mais complicada do que os críticos imaginavam porque se elemento cultural nem sequer ser para o que é desta Elite o que é desses trabalhadores mas se coloca tudo isso numa massa e começa a produzir elemento e aqui por meio de discursos narrativas ganham a verdade porque ela sempre aí a gente vai falar sobre representação são as coisas mais complicadas aí mas essas representações são cortadas pela realidade e esses discursos que são proferidos que são construídos como hegemônicos tem poder tem poder e eles
discutem com essas culturas e produzem culturas então quando eu falo por exemplo sobre as teorias pós-coloniais é perceber como de um currículo brasileiro de história tem forte influência da questão é branca portuguesa até onde vai essa crítica até onde eu consigo construir isso até onde a questão da escravidão precisa ser superada no Brasil são questões que eu tenho que colocar numa narrativa pós-colonial quando nós deixamos de ser colônia E aí bem uma outra pergunta né deixamos de ser colônia os estudos culturais onde eu Trago essa Cultura como elemento central e vou room a promoção de
alta e baixa cultura Elite e Popular as questões de gêneros vão discutir o homem e mulher pela essência é só lugar de homem porque as mulheres são excluídas em grande parte das narrativas de novamente Viu como é que a questão do discurso então o discurso ele produz e é óbvio que o discurso está em diálogo com a sociedade um discurso ele é hegemônico Ou ele se pretende hegemônico Mas ele também é combatido então ele Produza e é produzido portanto é um objeto cultural e aí nós vamos para as questões étnicas raciais Quais são as representações
porque eu tenho que estudar uma matemática europeia pena que eu não posso colocar um pezinho lá na época não matemática e discutir a matemática sobre sobre o aspecto cultural Será que eu não posso pensar nessas diferenças culturais e fazê-las aparecer no ambiente escolar positivar no sentido de dar da significa a aparência lugar a ela para que ela possa ser de batida E discutida então vamos as teorias tradicionais o que interessa é o que eu vou ensinar conteúdo as teorias críticas ideologia poder classe dominação forte influência marxista pós-críticas a influência das teorias que vão levar em
consideração a linguagem o discurso e o poder que elas podem produzir Lembrando que linguagem que nesse sentido não quer dizer só escrita ouvido ou falada porque às vezes você pode discursar em silêncio mas o poder dessas narrativas e a questão da fluidez e da presença da cultura Claro é muita coisa mas aqui foi um resumão para você entender se não entendeu nada volta e assistir os outros vídeos foi um prazer estar aqui com todos e com todas Espero que tenham curtido demais e vamos lá procurar Nossa finalização valeu se você já sabe a gente