Preparar pra gravação antes, para ficar bonitinho. Por que eu sou surdo? Como você ficou surdo?
É doença? Sua mãe e seu pai sabem como aconteceu? [VÁRIAS VOZES FALANDO] Sempre me fazem várias perguntas sobre isso, algumas pessoas têm até medo de perguntar Mas percebi que nunca falei aqui sobre isso.
Então agora é a hora de explicar. Eu não sou o único surdo na minha família. Sou o terceiro.
Mas quem são os outros dois? Além de mim, tem a minha mãe e o meu pai também. An?
Como assim? Parece que é de família, né? Mas não.
Meu pai ficou surdo porque minha avó teve rubéola na gravidez, que deixou ele surdo. Minha mãe, com dois. .
. três anos de idade, morava no interior, e era muito frio. Daí teve uma infecção nos ouvidos e quando sarou, perdeu a audição.
Os dois se conheceram convivendo na comunidade surda. E depois de um tempo, eu nasci. Quando eu tinha seis meses de idade, tive uma infecção nos rins.
Isso fazia doer muito. Me levaram ao médico e me trataram com muitos medicamentos. Quando a infecção passou, acabei ficando surdo.
E só descobriram quando eu já tinha um ano de idade. Antigamente, minha mãe vivia tentando oralizar. Naquela época era meio que proibido aprender língua de sinais e todos eram obrigados a oralizar.
Minha mãe só começou a adquirir a Libras com quinze anos. Foi nesse momento que ela começou a abrir a mente e entender o mundo de verdade, aprender o significado das coisas, conhecer as palavras através dos sinais. Antes disso, ela cresceu sem entender essas coisas todas.
Quando ela aprendeu Libras, foi muito natural. Foi sua primeira língua. Ela dizia, "se meu filho for surdo, não quero que ele sofra com as mesmas dificuldades que eu.
" Então ela usou estratégias para me ensinar e incentivar. Com o tempo, enquanto fui crescendo, minha primeira língua foi a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Já faz parte de mim, desde sempre Às vezes eu até brinco quando me perguntam onde aprendi, e respondo que foi dentro da barriga da minha mãe.
Como assim, menino? ! Eu ficava olhando pelo umbigo e via ela conversando em Libras com as pessoas, por isso já nasci sabendo.
"Maçã! " Limão! "[.
. . ] no aniversário do Gabriel, de cinco anos.
Muito especial. Agradeço a Deus pelas bençãos e. .
. " A Libras virou minha língua materna, mas minha mãe continuou pensando em estratégias para eu aprender português junto com a Libras. Ela escrevia o nome nas coisas, nos móveis, e me perguntava "Qual o sinal disso?
" "E qual é o nome disso? " E eu respondia. Assim ela me incentivava a aprender as duas língua.
Existe o mundo dos surdos e o mundo dos ouvintes. Isso quer dizer que eu aprendendo a língua portuguesa, consigo entrar no mundo dos ouvintes e na sociedade em geral, que é bem grande. E com a língua de sinais, que é minha primeira língua, posso me comunicar na comunidade surda.
Minha língua natural. Sou usuário de aparelho auditivo, sou oralizado, e sinalizante. Se você quiser conhecer mais sobre esse mundo sem sons e das línguas de sinais, quer conhecer mais e interagir com a comunidade surda, seja bem vindo ao Canal do Isflocos.
Aqui a gente trabalha com vários assuntos sobre a comunidade surda, história, as lutas, sobre a Libras, e várias outras coisas. Espalhando mais respeito, mais amor, e união. Uma dica pra vocês.
Esse foi o primeiro vídeo que postei aqui no canal. Eu tinha doze anos de idade. Foi quando comecei a entender as barreiras que existem na sociedade.
Assistam para conhecer mais, tá bom? !