Construindo as Cenas de uma Narrativa de RPG - Narradores Narrados - Ep. 3

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Narradores Narrados
Hora de construirmos as cenas da nossa primeira aventura de RPG! Já separa papel e caneta (ou a traq...
Video Transcript:
Oi e aí galera beleza sejam todos muito bem vindos ao narradores narrados eu sou André gringa e esse é o terceiro vídeo do arco na agora estamos querendo uma aventura simples para já mostrar alguns conceitos básicos da narrativa da contação de história do storytelling tanto pra dar os narradores iniciantes Um Caminho das Pedras e para eles perderem o medo de narrar ver que não é um bicho de sete cabeças quanto pelos narradores experientes os velhos de guerra voltar um pouco para base estruturarem o seu pensamento e pensar em de forma consciente daquilo que provavelmente já
fazem de forma intuitiva até aqui a gente tem Horizon muito a gente fez somos argumentos nas premissas decidiu que o nosso jogo vai ser uma história narrada em apenas uma sessão ou seja uma banda Xote e que vai ser estrutura linear uma prática a gente faz isso em 10 minutos no banho mas você não entendeu essas coisas aqui que eu falei agora volta no primeiro vídeo dessa sequência eu vou deixar o link eu ainda não sei de que lado ele aparece para não pegar o bonde andando o feito já se inscreve no canal Aperte o
sino pra receber as notificações deixe o seu comentário com críticas dúvidas e sugestões e claro se você tiver curtindo conteúdo compartilha fala para os amigos fala para aquela sua tia para ela assistir para ela ver que RPG não é do mal e se você não tiver gostando do conteúdo aí então fala para ninguém fica quietinho tá não tem porque falar mal das pessoas na internet Então bora colocar a mão na massa criar musculatura disso tudo e criar parte por parte daquilo que vai ser jogado já pega Papel Caneta vocês são jovens perdem a traquitana que
vocês usam seja o computador seja tablet eu sou das e vamos criar o nosso jogo no vídeo anterior eu falei que uma história formada por cenas Então a gente vai criar cada uma das cenas nessa história como é uma one-shot 4 cenas tá de bom tamanho eu ainda vou incluir mais duas a famosa cena zero e a famosa cena do cliffhanger por enquanto vamos só na nossa narrativa principal quatro cenas não são e quando você pode criar uma cena Você pode pensar em argument premissas para essa cena na verdade é até melhor você fazer isso
mas começou uma no shot é algo simples a nossa primeira vez eu não vou fazer essa parte eu vou falar outros três conceitos que são importantes estarem na cena eles são o objetivo narrativo o conflito e o gancho objetivo narrativo não é alguma coisa que você vai mostrar para os jogadores não é uma coisa que você vai de escrever é exatamente isso Qual é o seu objetivo dessa cena pré-história vocês lembram que eu falei que toda a cena ela precisa ter um objetivo na história precisa levar o jogo para frente alguma coisa precisa acontecer você
definir um objetivo narrativa da cena é definir o que é isso objetivo pode ser dar uma informação nova sobre a criar uma emoção no jogador apresentar um NPC preparar o ambiente para uma cena futura para alguma coisa que vai acontecer mais para frente na história qual a simplificar as nossas quarta cena se vocês vão ver que vai aparecer objetivos diferentes outra coisa legal de pensar é que o objetivo pode ser um dos baratos do jogador o que que é um barato do jogador eu não vou explicar agora mais para frente a gente vai falar de
tipos de jogadores se cada jogador tem inglês falam de Kiki eu gosto de falar com o barato do jogador O que faz o jogador tá naquela mesa e às vezes o objetivo da cena você ativar esse barato do jogador vai fazer com que seus jogadores adorem as suas aventuras os seus olhos então você vai pensar o objetivo você já emoção seja informação seja barato do jogador depois ele tem que pensar no conferir o conflito é um problema que os jogadores os personagens tem que resolver Não precisa ser algo muito Óbvio um combate de ganhar ou
perder um quebra-cabeça que tem que ser montado um enigma convencer necessariamente alguém de uma posição política o conflito pode ser uma conversa a vítima que tá chorando e eles têm que lidar com isso um parente do personagem eu parente tenta o sentimento e o jogador precisa você não vai convencer o parente até o procedimento mas é lidar com esse sentimento o conflito é sempre algo que você propõe para os personagens e por jogadores e eles reagem e agem e tem livre arbítrio dentro dele como eles vão agir e o resultado disso vai depender do jogo
e do jogadores existem cenas sem o conflito na verdade elas vão ter sempre o conflito mas dá para colocar um conflito onde os jogadores e os personagens não agem esse tipo de cena e ninguém me a galera chama dica de cine eu gosto de madeira de corte elas desistem Mas a gente não vai usar ainda e por fim o gancho o gancho é algo que vai acontecer que vai estimular apontar um caminho gerar um movimento para a próxima cena Então vamos fazer as quatro cenas da nossa história tá na sua shot Presidente Prudente e esses
três momentos de cada cena eu não vou repetir o argumento aqui eu vou tentar colocar ele escrito em algum lugar aqui para vocês verem que é importante a gente sempre retornar para o argumento para as premissas do decorrer da construção das cenas como essa história só vai ter quatro cenas eu vou usar movimentos da história como os objetivos Então a primeira cena vai ter como objetivo introdução a segunda cena vai ter como objetivo o desenvolvimento a terceira vai ter como objetivo clímax e a quarta vai ter como objetivo conclusão Então a primeira ser um objetivo
a introdução nem todos Eu normalmente no texto no roteiro a gente vai apresentar o personagem cenário num jogo de RPG normalmente o cenário já está mais ou menos estabelecido o cenário geral por exemplo a gente tá jogando Lobisomem O Apocalipse as pessoas têm uma ideia de qual é o cenário e os personagens também começa a primeira aventura os personagens talvez não se conheçam mas essa parte a gente vai deixar para será zero é a primeira cena acenar vou usar os termos pelos aí no vídeo anterior que a gente vai apresentar o cenário da história da
Aventura em si lembrando argumento que é um laboratório no centro da cidade nesse momento eu quero mostrar para os jogadores o que que é está jogando com o garou no meio da cidade no centro da cidade eu sou São Paulo Então eu não quero usar centro da cidade Centro Velho aquela coisa histórica eu quero uma coisa mais moderna porque é um laboratório eu vou usar uma avenida aqui de São Paulo que chama Avenida Faria Lima é uma avenida super movimentada que mesmo assim vai ter carro vai vai ter transeunte tem câmera de segurança então assim
produção eu quero mostrar essa questão dos personagens podem ser pegos que eles precisam ter cuidado na hora de na hum não vou falar Vocês precisam ter cuidado eu vou falar dos trazer um eu vou falar que vez ou outra passa uma viatura da polícia fazendo aquele bo lá Cilene eu vou falar com vocês em cama e isso é uma coisa muito importante não conta mostra as coisas quando você for na rua eu quero apresentar tudo isso eu vou colocar eles na frente do laboratório Rua eles vão ver tudo isso que eu tô falando isso já
vai passar o meu objetivo Qual é o conflito eles precisam entrar então além de tudo isso ali na frente eu vou colocar um guardinha eu vou colocar um prédios laboratório editado no prédio ele não é só laboratório é um prédio comercial com várias coisas e não andar alto sei lá 17º andar vai ter o laboratório da index Down With Me é porque eu tô colocando ali alto porque eu já tô prevendo um problema lá para frente que vocês vão sacar também e a gente vai conversar sobre isso o conflito não é para ser um conflito
de combate a gente já especificou que que tem risco de ser visto que tem pessoas é tem toda a questão do Véu mas tem um segurança que é um segurança normal não é para ter combate mas o como é dos jogadores se eles foram para o combate paciência a gente vai falar sobre a hora de narrar como é que a gente vai desenvolver isso o conflito a senhora vai ser entrar e eu já vou deixar anotado aqui que tem mais cinco seguranças lá dentro do prédio que eu pretendo não usar E aí eles entram lá
e vai ter no quadro de avisos lá do lado do 17 o nome do laboratório eles estão indo Isso já é o gancho já tá falando ó então andar tal laboratório ele já tem um objetivo específico eles vão seguir então primeira cena muito simples meu objetivo narrativo introduzir o cenário ali onde eles estão meio da cidade a noite cuidado pode ser visto conflito entrar no prédio gancho a indicação o nome e o andar do laboratório isso vai fazer dizer limpá-la bem simples uma coisa que vai fazer muita diferença na sua narrativa é em todas as
cenas você inserir detalhes interessantes detalhes curiosos tem que tomar cuidado para não inserir detalhe demais na hora de narrar porque a gente fica chato mas alguns detalhes são importantes Então essa primeira cena que eu pensei em dois detalhes um que é uma coisa que sempre vai acontecer os jogadores vão querer saber o nome do guardinha eles vão tentar olhar o crachá dele eles vão roubar a carteira E aí sim no meio do jogo a gente não pensa nisso a gente falar é o Bob's em nome isso tira a imersão dos jogadores vão até ele é
sabem que isso acontece a é une percepção que é mas vamos dar um detalhezinho ter esse guarda guarda e ele Alberto E aí uma dica minha diferença sabia uma lista de nomes e aí não que alguém perguntar se conto de num é esse e depois eu não a tosse aqui agora a gente tem um lugar então dos detalhes que eu vou colocar é o nome dele além de tudo que eu já escrevi e o outro aqui na recepção do prédio tem o controle de entrada e saída de pessoas que eles olharem lá e vai ter
uma pessoa que entrou no prédio não saiu Marília Alvarenga é o nome dela é Doutora Maria Alvarenga e ela foi justamente para o 17º andar para esse laboratório esse laboratório também postam nome deve ter um nome e Laboratórios Anthony Laurent então eles passaram pelo guarda viram essas informações e vão seguir para o 17º andar escada de elevador como eles preferirem e vamos chegar no laboratório para nossa senadores a senadores é dentro desse laboratório clínico eu não sei de fora como é que é um eu gostaria de desenhar o mapa por um Google ver mais ou
menos como é que é o laboratório clínico as partes que têm e vou criar o meu mapa se você tiver jogando outro sistema talvez você tem que fazer um Grid e tal eu gosto de criar planta baixa eu vou deixar aqui embaixo nos comentários um site que você queria planta baixa gratuita para eu ter uma ideia de onde vai acontecer essa cena dentro do laboratório como é que ele é para descrever para jogadores e eu quero cômodos porque Qual é o meu objetivo na cena B é fazer o desenvolvimento da história eu preciso apresentar o
conflito da história não conflito da cena e uma coisa muito importante na sua história quando você tiver fazendo a cena ou Sena de desenvolvimento é que você tem que ir soltando informações sobre a premissa oculta até agora eles estavam ser da cidade chegaram no laboratório tudo isso tava no argument na primeira Evidente na cena b a gente vai começar a soltar informações da premissa ou então o mapa que eu fiz é esse aqui na primeira parte do laboratório onde vai acontecer bom então a gente vai ter recepção sala de coleta estoque escritório e uma sala
de equipe é o que existe lá o objetivo é o desenvolvimento é apresentar a premissa oculta qual vai ser o conflito dele eles investigarem o local então na recepção primeira coisa que vai ter que eles vão encontrar eu vou deixar nada muito importante vai ter uma agenda com a lista dos próximos pacientes que vão lá você vai ter uma placa com CRM da médica responsável que é justamente a tal da Doutora Marília Alvarenga que eles viram o nome lá na entrada do prédio isso já vai deixar uma pulga atrás da orelha porque eles viram que
essa pessoa não saiu do prédio lá tá lá não é a pessoa que eles estão procurando mas eles não vão encontrar ela por enquanto depois eles vão para a sala de coleta até a limpa esterilizada tudo em ordem no estoque eles vão ver todos os equipamentos remédios seringas gases e aí a gente já vai começar a mostrar nossa pênis oculta precisa equipamentos eles vão ser de uma o ex a gente vai usar o nome libra se a que é uma das subsidiárias apex-brasil do cenário Brasil e fúria na sala da equipe da mesa vai ter
resto de Lanchão Lanches de fast-food Vamos colocar mais uma subsidiária da pentax aqui o Tony e esse resto de lanche o meu alguém tava comendo ali eles vão tá com a tal da Dra Marília na cabeça ó e vai ter um quadro de funcionários do mês só que ele vai estar sem nenhuma foto e o lixo ali eles vão achar quatro fotos impressas de quatro funcionários que foram do mês e entre essas fotos vai ter a pessoa que eles procuram Óbvio essa pessoa precisa ter um homem eu ainda não falei que a gente vai fazer
isso lá na cena 0 a pessoa que já apareceu a foto dela tá junto no lixo com de outras quatro pessoas a gente já tá mostrando que Talvez existam mais pessoas ó nossa premissa oculta sendo mostrada não contada e no escritório Vamos colocar documentos importantes quatro cartas de demissão quatro pessoas desse lugar pediram demissão e olha só bate com os nomes das pessoas das fotos estavam na sala da equipe pulga atrás da orelha de jogadores 4 pessoas que eram funcionários do mês assim que era funcionário do mês pediu demissão a gente já pode colocar um
teste mais legal de pera a investigação que as assinaturas dessas pessoas pedindo demissão parecem falsificadas no outro documento assinado pela produtora Marília esteja lá e eles reconheçam que na verdade as quatro cartas de demissão tiveram assinaturas falsificadas por essa Doutora Marília você vai dando essas informações aos poucos não chega contando faz eles acharem Nossa descobriu uma coisa já tava lá para eles descobrirem mas faz eles acharem lenda os se eu jogadores tem que achar aqui tudo de todos os resultados são as ações deles nesse lugar a gente colocou no mapa se vocês olharem de novo
tem uma porta de aço com uma placa apenas pessoas autorizadas e ela entra por código código eles podem ter descoberto era o CRM que tava lá na recepção tão existência Dessa porta os mistérios e da Torá conselho já são Gancho se quiser deixar um beijo os mais claros de repente tem algum que venha atrás dessa porta e sentirem mal ele me tem um cheiro Valmir me isso vai chamar eles para atravessarem essa porta então colocamos o objetivo era desenvolver a história começar a dar conflito a da mistério e mostrar a premissa oculta tivemos o conflito
eles vão agir que a investigação e se perceber as coisas descobriu que tá acontecendo e o gancho que vai levar eles atravessarem essa porta essa porta vai levar para o próximo andar aonde Eu também fiz uma Pinha e tem um laboratório esse que é onde a gente vai ter a nossa cenas e que é o clímax e dessa vez eu quero colocar um combate de clima a gente tá jogando lobisomem a nossa primeira aventura vamos meter um combate Dra Marília está no laboratório com a pessoa que eles procuram na marca e tem antes e com
outras três pessoas inconscientes e as estantes estão marcados com duas letras cada um olha vão ser as iniciais daquelas pessoas que foram funcionários do mês e pediram demissão depois ela foi firme e ela é um fomor lembra nosso argumento um cientista famoso Dra Marília Mas eu tinha falado que o jogadores já irão desconfiar que eles vão tá contra tumores que laboratório dele assim daquele tags Então vamos surpreender eles isso eu já deveria ter escrito no argumento eu não falei para também você novidade para vocês estão assistindo seu primeira coisa não vem tem nove por sair
dos a Dori lobisomem quando coloco o valor a primeira coisa que colocam é em nome dele vamos fazer a doutora Maria não sei era um formou criado para as experiências não eram for de combate a é porque o combate dessa cena não será ela e ela não estava transformando as pessoas informar mas ela estava transformado em Sansa Sansa é uma raça de zombaria da pentax são metamorfoses baratas Eles foram inseridos no W20 mas quem não tem acesso ao W20 toda a descrição dos ansa tá no sangue nativo o último livro que saiu da Nação garota
o link aqui embaixo do storytelling o esmalte É só baixar tá ao preço de Palio e quando quiser para vocês verem o Sansa vai surpreender os jogadores os três que estão nesse tanque já foram transformados tem Eles vieram resgatar estava sendo transformado e o combate vai ser contra eles eu tivemos o clima que se a parte de maior emoção é o nosso objetivo narrativo o conflito da cena é o combate e o gancho vai ser coisas que eles vão descobrir ali vão ter documentos do mostra Os experimentos eles vão descobrir que tem são essas Sansa
a gente vai para a cena de o a falar mais dela depois em outro vídeo Vou juntar ela com o perfil Ranger mas a conclusão vai ser recolher esse material e sair com a pessoa que eles vieram resgatar Oi e o conflito disso vai ser lidar com as consequências de tudo que eles vieram fazendo porque a gente está numa aventura linear se eles chamaram atenção da polícia se eles quebraram o véu se eles fizeram outras coisas não adianta a gente ficar mudando o caminho deles e dando outras opções e de repente a polícia chegou e
ele tem que fugir da polícia você quer que ele sigam da cena a para B para ser para de ter uma conclusão pode ser eles olhando para isso indo sair do prédio e tá tudo isso tudo isso ter acontecido então a gente criou nossa história com as quatro semanas Cada uma com um objetivo narrativo conflito e isso é a musculatura e tudo que a gente fez até agora é muito estático ainda a gente tem teorias números sequências de cenas mas estão no papel o canal e o que importa mesmo é a narrativa como a gente
vai na Raíssa todos esses conceitos eles dão uma base eles fazem uma cama Olá boa narrativa mas depende de como a gente narrar Isso vai ser interessante ou não vai ser interessante Então agora vamos narrar essa história eu vou escrever ela aqui a gente foi batendo papo eu vou escrever quando tiver pronto no vídeo mais para frente eu aviso que tá pronto e vou deixar o link para baixar gratuitamente essa aventura existe o estático é teoria agora a gente vai na rádio verdade como é que a gente da vida para isso a gente tem o
espírito argumentos premissas o esqueleto que é a divisão do tempo narrativo e estrutura narrativa a musculatura que são as cenas a gente até colocou uma roupinha bonita com os detalhes curiosos mas a gente usar da vida e eu narrar é da vida para isso é fazer isso ficar interessante como é que a gente faz o próximo vídeo XP não é para todo mundo Beijos e até já
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