Irineu de Lyon: "A regra da fé contra o gnosticismo" | Teodidatas

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Teodidatas
Vídeo do canal Teodidatas com uma biografia de Irineu de Lyon, conhecido por ter utilizado a "regra ...
Video Transcript:
o Olá eu sou Professor Carlos Xavier e acha que é hotel de datas tanto no YouTube quanto o seu agregador de Podcast Favorito sim agora Hotel de datas também tem um podcast e eu vou deixar o link para a página do tempo de datas não é cor na descrição do vídeo no YouTube e neste vídeo neste Episódio se você tiver acompanhando em podcast nós vamos dar continuidade a Playlist ou a série sobre biografias aqui no teu de datas Lembrando que eu estou usando como base né como livro-texto vamos dizer assim este livro aqui a história
da apologética já fiz a indicação literária desse livro e nós vamos e agora considerar a vida de Irineu de Lyon só uma ressalva isso já vai ficar claro aqui eu tô usando o livro como livro-texto mas essa playlist vai ter mais conteúdo além do conteúdo do livro A história do project na verdade tanto para produzir os vídeos dos Episódios eu acabo recorrendo a algum outro material também é claro mas eu vou eu estou notando a necessidade de trabalhar outras pessoas e para isso eu vou ter que fugir um pouco do próprio roteiro do livro aqui
por exemplo e na já tem muito tempo que eu prometi aqui no canal um vídeo sobre a biografia do Leblon Kuiper em breve aqui estudando Irineu não tem como deixar de fora uma biografia do policarto embora Policarpo seja anterior Policarpo de Esmirna a biografia do Irineu Pede uma biografia do Policarpo Então já anota aí além do roteiro né além do sumário do história da apologética de Todas aquelas personalidades ali eu já tô devendo o Policarpo de Esmirna e o Rio Branco pe aqui na série sobre biografias Tá bom mas para resumir esse conteúdo do Irineu
do Irineu desculpa Irineu de Lyon de uma cidade na França antiga galha e eu coloquei o título a regra da Fé contra o gnosticismo isso resume a vida de Irineu por um lado o combate o grossista por outro lado a defesa da regra da Fé essas duas coisas muito conectadas né não tem como separar a defesa da ré grávida fé a defesa da tradição do combate ao denuncismo na vida do Irineu Mas vamos avançar então e aqui e eu deixo uma passagem bíblica se liga trata muito bem é a vida do Irineu e que serve
para nós mesmos nos espelharmos nele essas recomendações de Paulo a Timóteo Irineu levou jeito muito a sério e nós também podemos fazer isso ou devemos fazer isso guarde o que lhe foi confiado evite as as conversas inúteis e profanas e as ideias contraditórias do que é falsamente chamado conhecimento grego minose claro que aqui no sentido Mais amplo Não no sentido específico do gnosticismo mas aquele que falsamente chamado conhecimento já pode ser considerado como embrião um bug no sismo a combatido lá no Novo Testamento por Paulo a referência primeiro Timóteo 6 alguns dados biográficos de Irineu
Ele nasceu em 131 morrendo 200 depois de Cristo em Esmirna e tendo nascido em Esmirna ele foi discípulo de Policarpo o bem-aventurado Policarpo Policarpo de Esmirna na vale a pena Como Eu mencionei um episódio um vídeo sobre o Policarpo que já coloquei na agenda Tá bom mas o Irineu em um determinado momento da sua vida migrou para galha atual França e se estabeleceu em Lyon e ele esteve em Roma durante a época em que a igreja e não foi perseguida e ele retornou a Lyon para assumir o Pastoreio da igreja local então o Irineu e
antes de qualquer coisa um pastor um teólogo pastor um pastor teólogo como o Kevin rosier propõe recentemente postei uma resenha do a Trindade as escrituras EA função do teu colo não é nesse livro que o Ivan fuzzer trabalha a visão do teólogo como pastor pastor o pastor controla o público mas ele menciona especialmente ideia do teólogo como pastor as necessidades da igreja é moldaram a teologia EA apologética de Irineu de forma muito especial e Aline na igreja local na igreja de Lyon isso era uma uma realidade na igreja de forma até mais Ampla mas especificamente
na sua comunidade de fé né o Irineu encontrou a ameaça do gnosticismo por um lado EA rejeição a regra da Fé o a regra de fé a regula a régua feed em latim regra de fé é por outro lado essas duas coisas foram os desafios com os quais Irineu lutou ele teria escrito outras obras além dessa está Eusébio de cesareia é a maior referência histórica aqui para nós termos material sobre o Irineu inclusive menção as suas outras obras mas as obras que sobreviveram é a refutação e derrota a primeira é a refutação e derrota da
falsamente assim chamada gnosi se percebe uma referência Clara A Primeira Timóteo 6 20 e acabou sendo reconhecida por uma abreviação na contra as heresias ou adversus haereses em latim e Então essa claramente contra o nazismo e na obra que a obra da regra de fera da demonstração da regra de fé é a demonstração da pregação Apostólica e e para entendermos Irineu temos que entender o seu grande adversário gnosticismo não tem jeito tá então vamos dedicar um pouco do nosso tempo aqui a compreender o que nós precisamos para também entendemos como Irineu trabalhou contra o gnosticismo
na sua apologética tá lembrando que Irineu ele seria então um dia dos pais polemista senão dos Pais apologistas ele fez apologética polemizando contra aqueles que estavam dentro Pando o cristianismo a partir de dentro com os apologistas como Justino mate defenderam o cristianismo contra os de Fora o destino o o personagem do nosso Episódio anterior o o Irineu defender o cristianismo contra as ameaças de dentro por isso um problema este não uma pô lojista nessa terminologia técnica específica dos períodos da Patrício Tá bom mas compreendendo o gnosticismo então para compreendermos Irineu o gnosticismo ele já já
apareceu Como Eu mencionei ao fazer a leitura de Primeira Timóteo 6 20 ele já apareceu de forma embrionária na própria realidade do século primeiro ali da igreja apostólica tá então nós temos evidências do combate a uma forma embrionária diagnosticista e Primeira Timóteo no capítulo 1 verso 3 e 4 e no capítulo 6 verso 20 já mencionei aqui o capítulo 621 na primeira carta de João em especial tá E aí tem uma série sobre as cartas de João tem é sobre os cinco capítulos da primeira carta de João Aquino candidatos vou deixar o link para playlist
sobre as cartas de João na descrição do vídeo e do podcast aí você vai pro YouTube se tiver no podcast tá não tem um áudio só mas já temos um embrião do gnosticismo lá na sendo combatido pelos próprios Apóstolos Tá mas o que é algo nós precista grossista é o mesmo era né e ele permanece produzindo seus efeitos a longo da história do cristianismo tá bom isso a gente precisa entender então tem muito que nós precisamos no cristianismo de hoje tem muito grossista na igreja de hoje de outra forma com outras nuances mas as mesmas
idéias chave por lá na por trás bom o grossista quando surgiu ele surgiu como uma mistura complexa e multifacetada de filosofia pagã Judaísmo helenista e pensamento cristão Oi e aí o que nos espera um movimento muito amplo tem uns podemos falar de diversas escolas surgidas durante o século segundo e o Irineu tem uma lista na sua obra contra as heresias tá nós temos o gnosticismo sendo atribuído a Simão O Mago lá do livro de Atos dar como sendo o pai de todos os nossos Claro obviamente que nós no século segundo né mas ele seria o
pai de todos os gnósticos uma espécie de ar que é herege na os nicolaítas que também são mencionados no Novo Testamento seria uma das correntes que nós dicas já na época de ainda melhor dizendo na época de Irineu nós temos Marcião o marcionismo e o Marcião que foi chamado pelo menos como a tradição atribui se eu não tô enganado é o próprio Irineu que atribui a essa frase o Policarpo Marcião foi identificado como o primogênito de satanás por publicar o o o relato aneddoti que é o seguinte é Policarpo em Roma talvez até junto com
ele não naquela estadia dele Policarpo em Roma é passa por passa por Marcião desculpa e aí o Marcião grita né o publicado passa reto passar o Largo Marcelo Braga reconhece nos Policarpo Policarpo Posso sim cumprimentar reconhece nos Policarpo disse Marciel a resposta de Policarpo foi reconheço reconheço o primogênito de satanás tão séria era essa questão do erotismo mas a principal seita gnóstica contra a qual o Irineu luta é o valentianismo então o o personagem aqui Dona cista mais relevante na obra do Irineu vai ser o Valentim Tá bom então algumas escolas aí do gnosticismo e
agora algumas linhas gerais do gnosticismo grossista parte da ideia de um Deus supremo completamente de outro mundo um Deus apenas transcendente tá então é importante Deus Cristão é tanto transcendente quanto imanente nem apenas transcendente e não possa ser alcançado e nem apenas imanente que possa ser confundido com a sua criação não o Deus Cristão a tanto transcendente confirma a gente tá bom Oi e a partir desse ideia de um Deus totalmente desligado da sua criação de na verdade esse Deus nem o responsável pela criação o Deus supremo transcendente nem mesmo é responsável pela criação percebe
o Deus Cristão transcendente ou Deus responsável pela criação como a divindade suprema é totalmente transcendente o gramscismo parte da ideia de que a criação é mar é porque a criação teria sido a obra de um demiurgo de um artífice é a palavra é o que significa a palavra grega demiurgo tá E aí a aquele Deus supremo totalmente transcendente veja que já tem uma contradição em termos aqui porque ele deixa de ser totalmente transcendente assim é ele deixa uma espécie de centelha Divina por meio da qual o ser humano pode ser libertado da malignidade da matéria
já que mata é uma obra da criação de Niro E aí então essa centelha Divina uma vez ativada ela promove ela permite uma salvação por meio do conhecimento e esse conhecimento o conhecimento oculto acessível somente a iniciados e a partir disso nota-se uma ênfase dualista muito grande nos tista e a partir de agora eu vou sublinhar os dualismos próprios dominou sismo os dualismos gnósticos veja que é é fácil para um cristão tropeçar numa dessas formas de dualismo aqui tá Ou melhor não é difícil de um cristão tropeçar numa dessas formas de dualismo aqui tá bom
eu mesmo na minha história de vida lidei com percebi bastante desses duas esses dualismos aqui tá eu não quero mencionar para preservar o meu histórico de vida e os queridos irmãos com os quais eu já convivi Mas então por uma questão apenas ética eu não vou fazer menção é isso mas eu já percebi isso é muito fortemente na igreja cristã hoje tá bom é o primeiro dos métodos dualistas é o dualismo metafísico que separa mundo espiritual de um lado e o mundo material do outro de forma instante certo e aí então apenas o mundo espiritual
seria bom num material seria mal é isso que você precisa ter em mente quando quando pensa em termos de dualismo tá apenas o mundo espiritual é bom tudo no mundo material é mau a criação é boa ela foi corrompida Mas ela é boa essa é boa mas ela tem origem e em Deus que é bom e nós temos um dualismo teológico distinção entre o Deus supremo e o demiurgo já ficou bem claro isso no slide anterior mas também existe um dualismo cristológico de um lado o Cristo como Logos versus o Jesus salvador ai aí esse
dualismo e cristológico e se manifesta de várias formas né uma forma muito clara ali do desse dualismo cristológico era A negação isso ainda no Novo Testamento tá A negação da humanidade de Jesus o seu binário que Jesus Cristo veio em carne como João trabalha lá na sua primeira carta esse tal não é de Deus que nega que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus Marcião na época de Policarpo e de Irineu negava que Jesus Cristo tenha vindo em carne né a heresia já antecipada lá para o João de Marcião era o docetismo Jesus
teria havido apenas uma aparente humana mas ele continue a sendo espírito puro tão dualismo cristológico mas também um dualismo antropológico de um lado o homens espirituais aqueles que são iniciados a doutrina doutrina oculta do me nos SMU que tem esse conhecimento da fagulha Divina versus homens não espirituais tá inclusive um dualismo canônico o antigo testamento de um lado vs o Novo Testamento o Marcião era muito muito conhecido por esse dualismo também ele rejeitava o lançamento por dizer respeito a aquele demiurgo né e ele rejeitava as partes mais judaicas do novo testamento ficando apenas um o
Evangelho de Lucas e ao e alguma coisa selecionada das cartas de Paulo porque é segundo ele esse Cristo então que veio não em forma humana mas um espírito que assumiu a forma humana o Logos Divino né ele teria então revelado o Deus o transcendente divindade boa a divindade bondosa em contraste com o Deus do antigo testamento é o Deus mal do Antigo Testamento e alguns cristãos se atrapalham muito aqui porque fazem uma leitura é dualista entre o antigo eo Novo Testamento esse aqui talvez seja um dos dualismos que é claramente agnóstico mais percebidos hoje no
meio Cristão também um dualismo cristológico pode pode ser visto né juntamente com dores antropológicas que tem muitos muita centelha de dualismo para fazer um trocadilho Aqui tem muita centelha de dualismo ainda no meio Cristão hoje por isso é muito importante estudar Irineu e a sua contribuição e também um dualismo soteriológico tá o espírito pode ser salvo ao mesmo tempo que o corpo vai perecer E aí você tem uma negação da Ressurreição corporal EA esse dualismo soteriológico enfatizando a malignidade do corpo a uma divindade da matéria ele pode tanto se manifestar no legalismo numa ascetismo né
ênfase nas proibições quanto e ele pode se manifestar no antinomianismo uma licenciosidade um tudo é permitido porque afinal de contas se a matéria é ruim viva da maneira como você quiser com seu corpo do que o que importa essa relação de seu espírito terrível esse dualismo soteriológico e combatido por erineu também mas se nós voltarmos aqui um passo no dualismo canônico essa contraposição que os gnósticos faziam entre antigo e novo testamento lembrando o antigo testamento se ruim no sistema seria bom só para você entender com essa generalização aqui tá partes do novo testamento apenas né
numa perspectiva do positivismo Oi Márcia Anita é o Irineu tem uma importância bem grande para história do cano do novo testamento tá porque ele trata cerca de vinte livros do novo testamento como escritura dança que é bem importante na na pessoa de Irineu também em razão desse dualismo canônico encontrado no gnosticismo e o Irineu combateu e vamos avançar então e a partir daí nós temos o método apologético do Irineu certo Irineu era polêmico ele era um pai pulei mista Como Eu mencionei porque ele se voltou para dentro do cristianismo para os erros dentro da tradição
a tradição né dentro da igreja cristã se voltando para a tradição como corretora desses erros então o pneu era Poli mista polêmico então ele realmente era muito polêmico ele chegava Inclusive a fazer sátira dos seus adversários né alguns entendiam que alguns dos gnósticos lá entendiam que a as águas teriam sido frutos aí das Lágrimas de Uma de uma divindade E aí o Irineu brincava com isso não é certo mas se a água é a água que existe na e é fruto dessa lágrima como que nós esperaríamos o mar é salgada e água doce então o
mar poderia ter sido chorado por uma divindade Mas e a água doce então o Irineu e inclusive usava de ironia contra os seus adversários ele era bastante polêmico ele era um polemista na Lembrando que tipo de pai da igreja ele foi como ele foi classificado Mas ele também era construtivo ele era muito propositivo ele foi muito pro positivo Então se por um lado o aspecto polêmico ele rebateu as falsas doutrinas dos gnósticos por outro lado ele resumiu a fé Ortodoxa regra de fé e a partir de Irineu então começa esses bolsa uma teoria da tradição
e também nós notamos em Irineu uma hermenêutica saudável e a partir dessa necessidade dupla de polemizar e de construir a apologética de Irineu pode ser resumida em três eixos o primeiro eixo é o eixo da humildade epistemológica o segundo eixo Oeste da doutrina das escrituras e o terceiro eixo é o eixo da retórica greco-romana então Irineu também usou de recursos seculares mas apenas após uma humildade epistemológica uma consciência das limitações do conhecimento humano e apenas após ter uma doutrina das escrituras bastante sólida a e do ponto de vista lógico e não necessariamente cronológico né Aí
sim Irineu trabalha com uma uma retórica greco-romana como recurso apologético Tá bom o que Irineu nos ensina sobre o seu primeiro eixo sobre humildade epistemológica o Irineu para combater a ideia dos gnósticos de que coisas ocultas teriam sido revelados apenas a eles ele ela trabalha com uma humildade epistemológica da distinção entre coisas é meu lado cê coisas ocultas e aqui é algo muito interessante que o Irineu trás isso aqui talvez tenha reflexos importantes ainda hoje no debate da relação entre fé e ciência né eu tô postando em paralelo aqui uma série sobre o livro A
Origem nessa discussão entre os modelos de criação e o debate entre fé e ciência e A grande questão aqui e especialmente naquele momento em que o método científico não existia né como nós conhecemos hoje o Irineu está dizendo o seguinte que se você não pode querer alegar saber mais do que o próprio Deus revelou e aqui na revelação e nem eu também trabalha a presidência da Revelação especial sobre a revelação geral voltando para o Irineu trabalhou com a metáfora dos dois livros então a seu modo e ele disse que aquilo que foi revelado precede aquilo
que nós podemos contemplar pela natureza agora veja nem a contemplação da natureza e muito menos a própria escritura amparam e essa tese as teses dos gnósticos Essa é a grande questão você olha para a natureza se observa a natureza e você não consegue chegar nessas teses mirabolantes desses de todo esse dualismo proposto pelos gnósticos e se por um lado pro outro lado você olha para escritura E aí menos ainda você vai ter Amparo para essas teses mirabolantes para esse dualismo todo e aí então esse nos leva o segundo. O segundo o eixo da apologética do
Irineu que é uma hermenêutica saudável enquanto doutrina das escrituras ele o Irineu então buscou olhar para coerência da Bíblia e estabeleceu uma regra hermenêutica muito saudável e muito antiga segundo a qual textos mais claros devem elucidar textos menos Claros E aí Além disso é Irineu olhou para tradição e para aqueles que receberam e passaram adiante a partir dos a postos para ele mesmo era relativamente fácil fazer isso né porque ele não era discípulo de Policarpo que por sua vez foi discípulo de João Então veja aqui nós estamos falando Irineu Policarpo Policarpo João Assunção de Três
Gerações aqui na mas ele tá dizendo gente olha aqui ó eu recebo de publicado por Ricardo conseguiu de João é de quem Marcelo recebeu percebe isso aqui não não não precisa necessariamente entabular uma ideia de sucessão Apostólica tá bom que são Apostólica no sentido forte no sentido formal mas isso mostra olha aqui nós estamos preservando a doutrina dos Apóstolos Ah tá bom é claro que um católico Romano vai indicar aqui vai vai trabalhar aqui com a ideia de som apostólico tudo bem mas não nesse Nós não precisamos ler o Irineu assim certo como protestante eu
não faço isso o leitor EA partir da humildade epistemológica e da doutrina das escrituras como base então Irineu também trabalha a retórica Romana agrega a desculpa retórica greco-romana mas ele usa a retórica greco-romana como instrumento certo como meio e não como um fim em si mesmo ele não é um sofista então é aqui três elementos da retórica greco-romana O primeiro é a hipótese que pode ser identificado com o tema o tema central e esse tema central que ser encontrado na escritura esse tema central é a regra de fé nos vamos ver uma espécie de Credo
e irênica credo do Irineu tá depois da hipótese nós temos a economia do grego Economus né o ou dispensação e a economia não tem nada a ver com o dispensacionalismo aqui tá a economia tem a ver com o arranjo retórico em função do tema Então eu tenho um tema vamos fazer esse tema no criado apostólico certo ou não Credo de Irineu agora como eu vou arranjar retoricamente o meu discurso eu vou arranjar o meu discurso meu próprio discurso Acerca das escrituras em função do tema a perspectiva mais Ampla é que a escritura arranja a Deus
na narrativa da escritura a Ranger arranjou o rhetorica mente o espírito santo inspirando os autores a partir de um tema certo e a ideia de recapitulação que no discurso greco-romana uma ideia de encerramento para você a retomar os principais pontos A ideia é que a população muito importante na retórica do Irineu porque ele não faz uma recapitulação cristológico aquele de tudo do tema e da própria economia do arranjo retórico gira em torno de Cristo e é e eu chamei aqui para fazer um jogo de palavras né também a cristologia de Irineu de uma cristologia recapitulativa
então ele não faz uma recapitulação cristológica e apresenta uma cristologia recapitulativo e a ideia de recapitulação ela está ligada Inclusive a um verbo que que Paulo usa no grego o verbo o verbo grego literalmente recapitular em Efésios 1 10 Então vamos ver Efésios 1 9 e 10 aqui só para nós termos esse Insight da recapitulação cristológica e da cristologia recapitulativa de Lineu o Tom EA China mas faltam-lhe Efésios 1 9 10 e o pai nos revelou O Mistério da sua vontade de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo Isto é de
fazer convergir ou de recapitular em Cristo todas as coisas Celestiais ou terrenas na dispensação da plenitude dos tempos então Cristo é a recapitulação de Deus e a recapitulação de Deus leva todas as coisas a Cristo por isso uma recapitulação cristológico é uma cristologia recapitular ativa com a primeira carta de João demonstra muito bem o gnosticismo tem uma cristologia muito complicada e uma cristologia na qual todas as coisas não são recapturados o o o denuncismo propõe a recapitulação de todas as coisas a partir de um conhecimento o de um conhecimento acessível apenas a iniciada certo e
aí então para ilustrar bem esse método de Irineu começando com as suas com a sua doutrina saudável a respeito das escrituras uma situação aqui especialmente da forma como se trabalham as parábolas gente eu já vi eu já vi tanta coisa feito com parábola na vida e especialmente o dispensacionalismo trabalha a hermenêutica das parábolas de uma forma e não que tá totalmente em desacordo com a proposta do Irineu tá então eu posso afirmar que a a hermenêutica dispensacionalismo das parábolas não parece ser saudável tá bom E se você percebe como Irineu pro conheço você vai ver
o que que o que que os gnósticos faziam eles propunham as suas teses ambíguas a partir de elementos ambíguos encontrados nas parábolas e fazendo isso deixavam de lado a mensagem central da parábola a parábola tipo a parábola tem por objetivo comunicar uma moral da história né resumo.dom depois a própria igreja cristã se afastou disso aqui tá depois a interpretação alegórica acabou se voltando para as parábolas também não com uma perspectiva agnóstico é claro até com uma cristologia muito saudável mas se afastou dos alertas do Irineu aqui tá bom então sobre parábolas sobre o hermenêutica bíblica
saudável Dias Irineu dessa forma as parábolas não podem ser adaptadas às questões ambíguas como faziam os gnósticos assim procedendo aquele que as interpreta o fará de forma acertada e as parábolas serão explicadas por todos de maneira similar ou seja não adaptando parábolas as questões amigos Portanto o corpo da Verdade continuar íntegro inabalável e em harmonia com seus membros com é irracional associar as explicações das parábolas com coisas que não estão totalmente Claras ou colocadas diante de nossos olhos que qualquer um pode imaginar como quiser o resultado disso seria que ninguém teria a regra da Verdade
mas ao contrário tanto quanto sejam os intérpretes das parábolas assim muitas verdades seriam vistas em guerra uma com a outra e formando opiniões contraditórias como é o caso com as questões dos filósofos pagãos então parábolas não são mecanismos para você não sou veículos para você introduzir interpretações controversas tá bom essa é uma um alerta muito saudável do Irineu que eu faço questão de deixar registrado aqui sobre a regra de fé uma espécie de Credo do Irineu aqui e aqui tem algo interessante porque ele alude ao fato de que e a igreja embora espalhada por todo
mundo recebeu dos Apóstolos essa fé que mostra como os gnósticos estão em desacordo com a regra de fé porque isso aqui foi o que nós recebemos pela tradição passo a situação com efeito a igreja Embora esteja espalhada por todo mundo mesmo até os confins da terra recebeu dos Apóstolos e seu discípulo e seus discípulos então é de tradição a fé e agora o credo meu Deus Pai todo-poderoso o criador dos céus da terra dos mares e de todas as coisas que estão neles e em um só Jesus Cristo o filho de Deus que se tornou
carne para nossa salvação for sobrando uma ali no texto escrito e no Espírito Santo que por intermédio dos Profetas pregou as economias a vida o nascimento de uma virgem a paixão a ressurreição dos Mortos EA ascensão corporal os céus do filho amado Cristo Jesus o jogador e sua vinda dos céus a glória do Pai para recapitular Veja a recapitulação cristológico todas as coisas e para levantar toda a carne do gênero humano de forma que para Cristo Jesus nosso senhor e Deus Salvador e rei de acordo com o bom propósito do Pai Todo joelho se dobre
nos céus e na terra e debaixo da terra e toda língua confesse a ele que ele Execute justo julgamento de todos e que por outro lado ele envia o fogo eterno as forças espirituais da iniquidade e os anjos que transgrediram e se tornaram Rebeldes e as pessoas sempre doses perversos desregrados e duas fêmeas entretanto por outro lado pela doação da vida sobre o justo e Santo e aqueles que guardam guardaram seus mandamentos e foram preservados em seu amor tanto os que o fizeram desde o começo quanto aqueles que o guardaram após arrependimento ele considerar a
eles como uma graça o dono da incorruptibilidade e os vestir a eterno falando aqui da Ressurreição do corpo e o que aprendemos com Irineu então clineu Nós aprendemos a importância da apologética e uma apologética defensiva e de uma apologética ofensiva defensiva que no sentido de negativa certo de uma análise detalhada da posição rival então ele não mostra uma perspectiva defensiva no outro instante uma polêmica esta Como a posição rival é equivocada a partir de uma análise detalhada dessa posição rival do gnosticismo mas também nós temos uma apologética ofensiva uma apologética positiva construtiva Irineu apresenta uma
perspectiva positiva uma perspectiva construtiva sobre a regra de fé sobre a doutrina Cristã e com Irineu então Nós aprendemos também a perseverar na e preservar a ortodoxia cão colocando não em termos de verbos mas em termos de substantivos né Nós aprendemos com Irineu a perseverança na e apertar e a preservação desculpa da ortodoxia perseverança na EA preservação da ortodoxia e Aqui nós temos uma ênfase sobre o conteúdo proposicional da fé e da sua preservação e aqui veja que nós temos uma tradição no sentido material e não somente no sentido formal importa aquilo que foi transmitido
e não apenas o fato de ter sido transmitido e para quem foi transmitido importa o que foi transmitir certo então eu vejo muito mais a a ênfase no conteúdo proposicional da fé sem descuidar claro que a fé não tem apenas um profissional mas ela também tem um conteúdo existencial mas aqui em Irineu Nós voltamos a ênfase no conteúdo proposicional da Fé aquilo que foi transmitido por quem e para quem mas aquilo que foi transmitido então tradição no sentido material e não somente formal Mas se nós estivermos pensando em termos formais nós vemos que Irineu se
apropriou formalmente dos recursos intelectuais do mundo para defender a fé cristã especialmente com a sua com seu recurso a retórica greco-romana ou seja Irineu Apresentou um diálogo apologético engajado e relevante e de novo é muito significativo é estar estudando isso ao mesmo tempo em que eu estou apresentando aqui uma série sobre o livro A Origem sobre a esses diferentes modelos de diálogo entre fé cristã e ciência a partir de Gênesis 1 então nós podemos nos inspirar o Irineu e compreender como nós podemos usar apropriar dos recursos seculares e especialmente das perspectivas científicas e do diálogo
entre fé e ciência para apresentar a fé cristã de forma engajada e relevante então ele nem eu tinha os desafios da sua época ele não tinha a retórica greco-romana como recurso nós temos os desafios da nossa própria época no mundo cientista no mundo materialista número que coloca uma ênfase muito grande na ciência e nós temos os nossos próprios recursos e esse diálogo entre fé cristã e ciência é algo que não pode ser deixado de lado por nós assim como ele não não deixou de lado a retórica greco-romana então fica uma reflexão muito interessante inclusive se
nós pensarmos nesses conteúdos que estão sendo produzidos e aqui para hotel de datas um paralelo Espero que você tenha gostado desse conteúdo Lembrando que ainda temos muitas personalidades históricas seja usando a história da política ou seja usando outras seja usando outras fontes e seja tratando de outras pessoas que até mesmo não estão aqui no livro já mencionei o Policarpo e o cai por só neste conteúdo aqui espero que você tenha gostado E se for esse o caso não se esqueça de deixar o seu like no vídeo não se esqueça de compartilhar o vídeo ou podcast
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