A Evolução da Arte de Slam Dunk e Vagabond

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Eric Artem
Takehiko Inoue é considerado como um dos maiores desenhistas que o japão já ofereceu ao mundo, vamos...
Video Transcript:
Finalmente chegou o dia da gente falar do homem da lenda do nosso querido tá aqui rico e Nui considerado por muitos como um dos maiores desenhistas que já pisou em solo japonês nesse vídeo eu irei demonstrar como fui a evolução dos desenhos do autor durante as suas duas principais obras de maior sucesso que foi o vagabunde e irlandank e tudo que peço em Retribuição é que vocês deixem aquele famoso triplo C no vídeo curtir comentar e compartilhar para que ele chegue em mais gente beleza dito isto Bora com o vídeo tá Que rico e nue
criou o stand up em 1990 para quem não conhece a obra ela conta a história do Belém quanti juvenil raramente sakuragi que começa a jogar basquete só para dar uns pega na garota que ele gosta mas com o tempo ele acaba desenvolvendo um amor genuíno pelo esporte no início do Mangá já dava pra ver que a intenção do autor era seguir com um traço um pouquinho mais realista você vê que os personagens Não tem aquela clássica estilização de Olhou os grandes que a gente como a gente vê seus olhos os personagens masculinos seguem um padrão
mas retangular e que deixa eles com uma cara mais séria e as linhas do rosto com uma mandíbula são bem definidas na maioria dos personagens masculinos se a gente comparar esse traço com o de outro mangá de esporte que é o Kuroko no Basket essa tendência mais realista de slandan que fica evidente o Kuroko segue bem mais aquele traço de anime bichoni com personagem super idealizados a arte de slandank nesse início também passa um pouquinho daquele estética Yang japonesa que delíquias juvenis gangues esse tipo de coisa algo semelhante ao mangá rouco de Nati Blues Mas
sendo bem sincero aqui ao menos Na minha percepção a arte de Islândia que começa a engrenar de verdade a partir do momento que o senhor sacurar aqui decide Cortar esse cabelinho dele por volta do Capítulo 133 é mais ou menos a partir daí que os desenhos da obra começam a ter uma evolução mais perceptível mas palpável e eu anotei alguns pontos aonde eu achei que isso foi mais interessante com o primeiro deles sendo no caimento da roupa dos personagens no início elas não são ruins mas depois o outro começa a desenhar o caimento da roupa
com uma consciência muito maior do efeito que o vento e a gravidade tem sobre elas sem falar que as rugas as roupas ficam melhor desenhadas tudo isso traz um Realismo muito maior para as vestimentas dos personagens que ajuda a dar aquela impressão de que o personagem ele está se movimentando você sente nitidamente o vento e a gravidade influenciando em como a roupa é desenhada e isso foi um ponto que ficou muito melhor no decorrer da obra outra coisa que melhorou foi como as linhas de movimentos são usadas pois antes elas eram colocadas naquele modo mais
tradicional ali no background porém com o tempo o autor começa a mesclar essas linhas nos corpos dos personagens para causar um efeito de desfoque e uma ilusão de que eles estão se movendo muito rápido Sabe quando algo está em uma velocidade muito rápida e ela começa a ficar distorcida várias linhas apareceram nele então é algo parecido que o autor está tentando emular aqui e devo dizer que funcionou muito bem Bem até demais pois como o autor está fazendo uma anatomia que é muito fiel a vida real não dá para eles exagerar muito ali no gestual
então acaba que o desenho dele fica muito dependente dessas linhas para conseguir passar a sensação de movimento e não ficar um desenho todo durinho e por falar em anatomia isso foi outra coisa que melhorou agora ela está muito mais refinada e realista e uma coisa que ajudou muito para o autor chegar nisso foi o upgrade que ele deu na sua habilidade de desenhar rachuras além dele começar a utilizar elas com maior frequência agora elas nos dão muito mais informação sobre a profundidade do corpo do personagem Perceba como a gente consegue ter muito mais informação sobre
a protuberância do rosto graças a forma como essas rachaduras estão melhor dispostas o dinamismo da cenas também melhorou bastante tanto por conta virtual dos personagens que melhorou com pelos ângulos de câmeras sendo bem mais interessantes Mas claro que para esse ponto o autor usou muitas fotos de jogos de basquete para conseguir chegar aí nesse resultado com algumas fotos dele fazendo aquele tracing desenhado por cima delas outra coisa interessante na arte de Islã que é a forma como o autor organiza os quadros para demonstrar a reação dos personagens frente algum acontecimento que está se desenrolando ali
no jogo isso é muito usado e quem está assistindo a partida para validar que o que está ocorrendo ali é uma coisa muito importante muito impressionante no final da obra fica evidente que o autor evoluiu da água pro vinho porém não é eslandante que a gente vê o ápice da sua arte mas sim no mangá de vagabundo que ele fez três anos depois após a conclusão de irlandank e dizer que essa é uma das melhores artes dos mangás é chovendo molhado a minha intenção aqui É se concentrar mais na evolução dos desenhos da obra tem
aí Aqui tá o que eu vou falar aqui pode ser um pouquinho em Popular mas eu não consigo perceber uma melhora muito grande nas ilustrações de vagabundo dos primeiros Capítulos até os últimos muito porque o autor já não tinha lá muita coisa para melhorar Na minha percepção o que a gente tem ali é uma evolução no sentido da mudança do traço ficar diferente e não necessariamente melhor as mudanças que o protagonista tem por exemplo não é porque o desenho está melhorando é porque o personagem está ficando mais velho então ele é desenhado de uma forma
diferente com mais detalhes como em vagas o autor já inicia a obra com um nível de arte muito alto fica mais difícil você apontar melhor as concretas na arte do Mangá até porque quanto mais habilidoso o artista mais difícil fica ele melhorar pois ele meio que já tá no auge do que isso é possível alcançar Tecnicamente é uma coisa parecida com console de videogame do PS1 pro PS4 mudança é Insana de outro mundo agora do PS4 pro PS5 já não é mais tão perceptivo assim não é aquela coisa que enche os seus olhos também dá
para usar a mesma analogia com RPG quanto maior o seu nível mais difícil fica você conseguir evoluir para o próximo e eu senti um pouco disso lendo vagabundo o desenho já era tão bom que as mudanças na arte não me pareciam exatamente uma melhora mas apenas algo diferente muito por conta da mudança de material de desenho que teve na obra de acordo com minhas pesquisas inicialmente o Vagabundo era desenhado usando as tradicionais canetas GPM mas durante a publicação o autor mudou radicalmente de material ao invés de seguir com a tendência de migrar para a arte
digital que facilita as coisas ele vai para o caminho oposto e começa a usar pincéis de arte tradicional que são muito mais difíceis de se utilizar as pontas desses pincéis são muito macias então elas não se movem de forma intencional ou precisa o autor diz que ele coloca a sua confiança no pincel e deixa ele fazer aquilo que ele quer tudo com o intuito de conseguir uma arte que seja mais orgânica além disso esse mangá não tem nenhum hack de arte digital tudo em Vagabundo é desenhado à mão e uma coisa que o autor sempre
fez em vagabundo de desde o início até os últimos capítulos é colocar a influência da arte sumiê no seu trabalho para quem não sabe sumir é um estilo de pintura da China que foi exportada para o Japão e que aposta muito no alto contraste do desenho essa influência do sumiê fica ainda mais Evidente nas pinturas em telas gigantescas que o autor começou a fazer de vagabundo mostrando que além de desenhista o cara também é um exímio pintor Mas sinceramente falando especificamente de ilustração ao meu ver a melhora mais drástica da arte do autor se encontra
ali em Island Dunk pois era um lugar aonde ele tinha mais espaço para evoluir o que eu consigo sentir em vagabunde é a arte dele ficando mais orgânica mais solta justamente por conta dessa mudança de material graças a vagabundo muitos têm no take rico inui como o melhor desenhista de Mangá que existe Eu particularmente não acredito nessa coisa de melhor desenhista eu acho que existem os melhores desenhistas pois chega em um livro de arte que é tão elevado que você não consegue mais apontar quem é melhor que quem porque o nível deles é muito parecido
alguns artistas que eu acredito que tem esse nível é o próprio ataque rico inui que a gente tá falando o Grace com aquela arte estupenda que ele fez embarque no lugar tá ele também é um desses e o que de um Gui que alcançou o ápice da capacidade humana se tratando de desenho não dá para superar o que aquele cara fazia infelizmente ele veio a falecer muito cedo né é realmente uma pena agora o que dá para fazer tranquilamente é você apontar qual desenhista você gosta mais qual arte você acha que é mais legal para
você isso se pode fazer pois é um critério subjetivo enfim pessoal coloque aí nos comentários o que que você acha da arte do Senhor taque rico inui e recomende mais obras para mim falar aqui no canal os mangás mais pedidos terão prioridade na hora de aparecer por aqui também quero agradecer encarecidamente aos animes que Voltou a se tornar membro do canal seja bem-vindo de volta meu bruxo e também ao Rio zero que acaba de assinar como membro Obrigado de verdade pelo apoio de vocês e obrigado a todos os outros membros que Já ajudam o canal
a maioria está me apoiando a um bom tempo e eu sou grato de coração por essa força que vocês me dão e basicamente era isso que eu queria falar Obrigado por assistir até aqui e até o próximo vídeo
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