O DINHEIRO | O CAPITAL DE MARX: Livro I: Cap. 2 e 3 VID #6

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Orientação Marxista - Gustavo Machado
0:00 Início 09:42 O processo de troca 32:28 Capítulo 3 38:51 Dinheiro como medida ideal dos valores ...
Video Transcript:
olá pessoal não é gustavo machado esse é o canal orientação marxista nesse vídeo nós damos prosseguimento ao curso as aulas sobre o capital de marx segundo a nossa proposta de comentar capítulo a capítulo dos três livros da obra principal de marx já tem alguns vídeos em tradutores o último foi o capítulo do livro um longo vídeo porque alguns capítulos de maior grau de dificuldade mas também absolutamente fundamentais para quem se propõe a estudar essa obra tão relevante tão conhecida mas são ignorados e agora também não teve jeito conseguir cumprir minha promessa de vídeo sair por
volta de uma hora porque o capítulo 2 principalmente o 3 do capital que são comentados aqui é também são capítulos mais difíceis que normalmente trazem maior dificuldade o leito e precisavam ser comentados com grau maior é detalhe a partir do próximo esperamos vídeos um pouco mais mais curtos ok então iniciamos a continuamos aí hoje capítulo 2 o processo de troca no capítulo 3 o dinheiro ea circulação de mercadorias ok são capítulos fundamentais vão chegar a resultados surpreendentes no final vai dar para a gente entender o porquê essa sociedade produz indivíduos estão esvaziados produtos mary uma
onda de pressão uma sociedade que parece o tempo inteiro como de fato é verdade está subordinada a finalidade é um controle externo ação dos próprios indivíduos então hoje nós vamos aprofundar bastante inícios estudando as funções de dinheiro encerramos aqui acessam do capital como falei é a mais difícil aqui acessar um que se chama mercadoria é e dinheiro com esses dois capítulos nós podemos começar agora na próxima aula na seção 2 que já trata diretamente de o capital pedimos a todos para curtir o canal apertar o cinema vai receber notificação de novos vídeos anunciamos que criamos
saber uma página no facebook do canal orientação marxista hoje vamos divulgar as publicações do canal pedimos a todos para curtir a página no canal na na página foi criada no facebook também na medida do possível também convidar os seus amigos para curtir essa página e ajudar a divulgar esta iniciativa propomos divulgar a obra eo pensamento de marx e da tradição marxista distante das bobagens que falam de marketing do marxismo e não se fala tanta bobagem não de marketing do marxismo do que no capital de marx ok então esperamos que esse vídeo hoje que trata de
um dos capítulos mais sensíveis da obra que é o capítulo do do dinheiro e suas diversas funções ajude-nos não apenas a compreender essa obra mas como a gente vai ver no final coloca realidade à qual nós estamos inseridos praticamente diante do espelho mas revelando também detalhes surpreendentes do porque a sociedade é como é uma sociedade onde nós parecemos está sendo tempo todo controlado por coisas se desdobram nas nossas costas vamos o capítulo 2 e 3 sem mais demora se vão poder ver em detalhes todo esse processo [Música] então o pessoal nós vamos começar aqui hoje
então análise leitura em comentário dos capítulos 2 e 3 do capital como já dissemos inúmeros outros vídeos a primeira sessão que vamos encerrar hoje é a seleção mais difícil do capital de marx é e absolutamente fundamental para a compreensão de todo o resto já vimos o capítulo no vídeo que ficou bastante longo aí com duas horas e meia e duas horas e quarenta e duas são hoje prometo que vai ser menor provavelmente um pouco maior que os outros capítulos pelo grau de dificuldades desse capítulo relativo ao dinheiro esses dois capítulos na verdade é que vai
exigir uma análise com um pouco mais de detalhes de alguns aspectos algumas passagens aqui é para que possamos ter uma análise bastante séria e rigorosa do capital de marx e simon noite absolutamente fundamentais e vamos começar aqui só retomando um aspecto fundamental do capítulo que peço a todos que assistem a um vídeo relativo ao capítulo está na inscrição e também na lista de reprodução do canal orientação marxista na lista de reprodução que se chama o capital de marx ok essa lista a produção tem há vários vários vídeos que tratam alguns primeiros computadores de de intérpretes
das tradições do capital da estrutura nos manuscritos preparatórios que max elaborou até chegar na obra propriamente dita até chegar aqui é no capítulo que nós já vimos e agora vamos dar procedimento em um capítulo 2 o capítulo de aspecto é isso que nós vamos retomar é muito importante a gente tem vista não esquecer jamais o seguinte que a mercadoria na sociedade capitalista essa célula da sociedade o deputado disse que a mercadoria ela é ao mesmo tempo valor de uso e valor ok cada mercadoria individual então o que nós vimos na na aula anterior ela é
valor de uso e valor o valor de uso aquela propriedade que ela tem em si mesmo independe a forma de sociedade em toda forma de sociedade os produtos do trabalho são valor de uso então ele é sensível acessível aos sentidos uma todas as formas de produção encarnada na porta com probabilidade da mercadoria que a propriedade que ela tem que satisfazer determinadas necessidades mundo agora o valor uma vez que todos esses produtos na sociedade humana são feitos para a troca ele nasce com um cerco para troca ele existe o quanto o momento de um sistema do
qual ele é apenas um momento onde ele é produzido levado ao mercado distribuído consumido enquanto um ser para troca faz um pecado essa mercadoria seja valor e essa contradição é importante destacar se podem destacar que o valor não é acessível sentido então veja que loucura você tem uma propriedade social dentro da mercadoria ok uma propriedade social que ela na categoria não consegue mostrar pra você diretamente essa propriedade social por isso o valor é um super sensível é algo acessível aos sentidos né o valor é essa determinação social que a mercadoria precisa de outra para mostrar
então se o valor é algo interno mercadoria e algo não tão sensível como ele pode aparecer como ele pode ser utilizado como ele se mostra sempre por outra mercadoria já podem começar a perceber que isso vai gerar na cabeça dos agentes sociedade capitalista nas nossas cabeças que todos nossos agentes na sociedade capitalista que estamos no interior dela vivemos dentro dela uma confusão louca porque a gente vai entender haver essa propriedade social como símbolo a outra mercadoria que expressa o valor da primeira e não com a mercadoria sim do valor de uso e valor em outras
palavras nós vemos só o valor de troca nós vemos só a troca mas o valor nós não percebemos e esse valor então ele apareceu veja com algo místico martins há muito essa metáfora do invólucro misto ao longo do capital é como você tem aquela decisão corpo alma é como se o valor fosse a alma corpo funcional de uso só que o valor pago não é um conceito criado pela cabeça de max não está muito acostumado às vezes o ensino acadêmico atual um dos conceitos pairam no ar né as pessoas criam conceitos e depois vários anos
os conselhos para explicar o mundo muita gente passa a impressão que o valor o conceito criado por marcos passar explicando a troca de mercadorias no mercado está máx não valor ao objetivo que existe no interior de cada mercadoria ok isso ocorre porque essa mercadoria é ela existe um sistema onde ela é um momento de um processo universal onde ela é feita para ser trocada é um circo para troca desde a sua origem só que ela ao ter dentro de si uma propriedade que a gente que ela não consegue mostrar ela precisa de outra mercadoria para
expressar sua determinação foi discutido no capítulo 1 é exaustivamente e aí a gente chegou naquela sessão do capítulo sobre as formas de valor forma da lua que é a análise específica do valor de troca não tem a forma simples valor gente viu que tem uma forma equivalente que na equação de trocas e não tem compensado os economistas anteriores à marx duas mercadorias com igual estatuto uma ao lado da outra né cada uma delas contendo valores valor de uso terá valor valor de usd os valores segundo a sua determinação quantitativas e que para não na relação
de troca na forma simples do valor da mercadoria a forma equivalente expressa o valor da outra mercadoria o valor de uso da forma equivalente que vai se desenvolver o dinheiro é expressar valor de valor da outra mercadoria seu valor justo não é atender uma necessidade humana mas é expressar o valor da outra né só que essa forma equivalente então aparece ciro o valor parece que a mercadoria que é trocada pela forma equivalente pelo dinheiro ela não é valor é o valor que o dinheiro ou o dinheiro que atribui valor a outra mercadoria então essa inversão
que vai produzir o fetichismo da mercadoria é que é o fato de que nós não vemos as relações humanas ok nós não vemos a substância do valor que é dada pelo trabalho abstrato que é produto da atividade humana na relação de troca entre as mercadorias nós vemos apenas o que a trama das mercadorias entre si então aí que entra o nosso capítulo 2 o processo de troca o capítulo 2 do capital faz parte da primeira sessão que nós vamos encerrar hoje a primeira sessão tem três capítulos capítulo a mercadoria esse capítulo 2 o processo de
troca o capítulo 3 o dinheiro então nós vamos ver os capítulos 2 e 3 hoje encerrar a sessão mundo capital a mais difícil e por um certo sentido a mais fundamental então a primeira coisa que é importante destacar a seguinte que o capítulo 2 um capítulo muito curtinho a maioria das pessoas costuma negligenciáveis capítulo me deixando de lado sem cabelo curtinho e talvez aqui não tem muita importância mas tem sim que nós vamos pensar por que max está curso e capítulo tão curto como capítulo isolado porque o capítulo 2 no final do mundo no início
do capítulo do capítulo 3 para ter um capítulo de tão poucas páginas que max que expõe destaque a diferença entre o processo de troca ea troca é a troca é a relação entre duas mercadorias e qual é a diferença do processo de troca da troca a diferença é que no processo de troca você não tem só duas mercadorias que interagem entre si e aparece agora a figura do portador da mercadoria do possuidor da mercadoria que são os proprietários privados ok então entra em cena os portadores da mercadoria os proprietários privados e só foi possível fazer
isso não é uma arbitrariedade de max na sua exposição porque o capítulo terminou com um fetiche do fetiche mostram que por trás dessa relação entre coisas existem pessoas então essas pessoas agora imagine a cena os portadores da mercadoria que são os proprietários privados então no fetichismo nós vamos do capitalismo opera como se fosse a trama de coisas interagindo entre si isso parece que são só coisas que interagem entre si inclusive os números economicidade capitalista tratam da economia capitalista dessa forma meramente a interação entre coisas entre si mediadas pelo dinheiro não deve qualquer analista econômico estiver
tratando pib do que mais do que dodô que qualquer outra coisa ele vai falar sempre de produtos do trabalho e de dinheiro e você não tem pessoas ali por trás ok se tem elas não estão interação uma com a outra as pessoas aparecem apenas minutos emprego não é isso o total de trabalho formal informal agora a relação das pessoas que produzem as mercadorias que se relacionam no mercado estão apagados então nós vimos um capítulo por trás das coisas em relação entre pessoas relações sociais não se permite à anac no processo de troca que é o
capítulo 2 colocar a figura do proprietário da mercadoria do possuidor da mercadoria do portador da mercadoria tão proprietário privado que monte pa perguntar à então a pessoa que vai aparecer agora é meramente a figura do capitalismo né isso porque o proprietário privado capitalista resposta não categoricamente não nós vemos que por esse método de abstração de marketing diversos aspectos específicos da sociedade capitalista vão emergindo paulatinamente a exposição mas max parte dessa forma o capitalismo aparece onde todos nós somos proprietários privados que leva sua mercadoria no mercado e não interessa se a mercadoria que você leva no
mercado é sua força de trabalho ainda não existe força de trabalho essas diferenças internas entre os diversos tipos de mercadoria ainda não está em seu por enquanto todas as pessoas são portadores de mercadoria que leva a sua mercadoria o mercado ok é pra vender então o processo de troca em seu conjunto né na arte começa com a afirmação bastante irônica e aqui nos slides que nós estamos usando como referência aqui gente tudo que está entre aspas é tá sendo tirados na sequência do capital de marx aí nós usando como referência edição w cultural é e
mas é muito parecida com a da boitempo como já disse momentos anteriores utilizando porque as coisas que já tinha prontos elaboradas são bastante antigas e ainda não tinha sido feita a edição da boitempo é max começa com a minha com essa situação que dá a tônica de todo esse capítulo zinho pequeno e fundamental as mercadorias não podem ir por si mesmos ao mercado trocasse umas pelas outras então aquela tromba das mercadorias interajam entre si agora vai se transformar na trama das mercadorias importadas por completar os privados rock interagindo entre si agora a mercadoria de um
portador importante chamar a atenção aqui muito importante é que até agora não seja um capítulo do capital max vai escrever isso aqui um comentário que ele faz um crítico do capital já no final da sua vida né até o final do capítulo não são sujeitos nem o valor nem o valor de troca mas tão somente a mercadoria observe que max não cria o conceito de valor e cria o conceito valor de troca o valor é uma propriedade interna da mercadoria assim como o valor de uso do valor de troca ele mexe na relação de uma
mercadoria com a outra mercadoria então vejo que esses conceitos que max é desenvolve por assim dizer são determinações das coisas reais de análise mas não criou o conceito de valor assim como milton não criou o conceito de gravidade a gravidade existe objectivamente na realidade nildo simplesmente descobriu é pelo menos a sua determinação quantitativa e descobriu e marcos descobre a existência do valor vamos e na determinação interna a cada mercadoria então o sujeito aqui não é um conceito que sai depois explicando as coisas tudo sujeito aqui é a mercadoria fica a pergunta será que agora que
apareceu o portador ou possuidor da mercadoria as pessoas que portam a mercadoria o proprietário privado será que agora o sujeito são esses proprietários privados fica essa questão por enquanto ainda não tem confirmação nesse sentido aquele a mercadoria continua sendo sujeito mas ela é cortada por um desvio então agora nós temos análise não somente das coisas mais você coisas são os produtos do trabalho na cidade catarinense são as mercadorias mais dos homens que portam as coisas no mercado então esses homens são detentores de uma relação jurídica que aparece subjetivamente com um ato de duas vontades livres
é assim que os indivíduos que aparecem no mercado é o ato de compra e venda no mercado são atos é de relação entre duas mercadorias portadas por indivíduos que são livres e autónomos o que aparece então a troca de propriedades privadas aparece publicamente como a ti duas vontades livres e autónomos o que é ser livre livre aqui significa que é um ato que depende da vontade do indivíduo né não encontra nenhuma barreira e constrangimento externo e autônomo significa que o indivíduo ele é agente causa de sua ação que libera livremente sobre seu agir ou não
age veja que nessa parência do mercado estão construídos todas as ideologias liberais ok não sem razão uma ideologia liberal radical se auto-denomina libertar e agora tentam enganar capitalismo é libertar porque porque ele vem na ação dos indivíduos no mercado é uma ação de 15 indivíduos fazem a segunda sua livre vontade e não tem nenhum constrangimento interno e externo por isso é livre e também é um ato que o indivíduo ao causador desse ato ou seja ele que dele beira-rio que define é ele que decide por isso os indivíduos aqui são livres e autónomos por isso
quando o estado intervém quando o governo intervém quando algum meio extra econômica intervém na relação dos indivíduos no mercado isso parece inflingir ok essa liberdade essa autonomia do indivíduo tem nesse sentido essas versões liberais radicais elas têm de atuar no sentido de negar essa intervenção externa no mercado e afirmar em atuação dos indivíduos segunda sua vontade como causa com um indivíduo que libere definir sobre suas ações só que a marcha começa a desmontar toda essa cena embora eu já chama a atenção que o indivíduo quanto ao livre e autônomo proprietário privado enquanto quem atua segundo
a sua livre vontade no mercado só vai ser completamente montado na última sessão do capital mas ela começa a ser montado aqui porque max mostra o que é baseado já desenvolve no capítulo 1 o conteúdo dessa relação jurídica ou de vontade é dado por meio de uma relação econômica mesma hora que quer dizer no final das contas quer dizer o seguinte e aqui no mercado as pessoas existem umas para as outras apenas como representante da mercadoria citando marketing diretamente no capítulo 2 ou seja se você não possui a mesma mercadoria você não consegue entrar em
contato com as outras no mercado a mercadoria é aquilo que permitia esse indivíduo com se conectar com a sociedade ser parte dessa sociedade participar dessa sociedade é dá um tempo que é como nossa época pessoal dos excluídos é que sejam excluídas aquelas pessoas que não têm uma mercadoria que permite a ela entrar em contato com as demais no mercado então veja os personagens econômicos encarnados pelas pessoas nada mais são do que personificações as relações econômicas diz max ou seja você vai ao mercado não expressando aquilo que você as suas capacidades internas as suas habilidades você
evidentemente pode usar as suas capacidades das suas habilidades mas pra entrar em contato é só a expressão do papel legado pela relação econômica ou seja é só sendo importador da mercadoria o representante da mercadoria aí nós podemos ver aqui nessa parte que os proprietários privados os indivíduos não são ainda sujeitos ainda que nesse momento da exposição nós estejamos analisando o processo de troca e não mais a troca no processo de troca têm os proprietários privados portadores da mercadoria nesse processo de troca é os indivíduos não expressam a si mesmo eles expressam a sua mercadoria então
tem uma linguagem que vai começar agora se desenvolver no capital inteiro que é a linguagem do teatro mas é mostrar como o papel dos agentes da economia capitalista o papel dos proprietários privados é um papel legado por alguém externo de vida e que vocês obrigado encenar esse papel você é obrigado a representar esse papel ainda que você possa escolher comprar de um ou de outro para atender sua necessidade você vai ter que por meio do mercado comprar uma mercadoria específica mas pra mim o mercado específico você vai ter que ter tido acesso ao valor o
dinheiro você ter vendido sua mercadoria ainda que você possa escolher para qual dentro de certos limites evidentemente para o indivíduo você vai vender sua mercadoria do qual você vai comprar você só pode encontrar entrar em contato com índios representando o papel legado pela sua mercadoria ok então a linguagem do teatro vai emergir no capital então o indivíduo aqui o proprietário privado o personagem qual é o seu personagem o indivíduo em cena o papel legado pela relação econômica e livre para realizar as necessidades da mercadoria olha que o que é liberdade maravilhosa que a gente tem
uma sociedade em uma situação interessante da rosa da rosa luxemburgo que está no seu livro introdução à economia política açúcar adicionando é onde ela diz para viver todo homem deve pois fornecer e vender uma mercadoria produção e venda de mercadorias tornou se a condição da semana sem ser um comprador e vendedor de mercadorias sem representar no teatro da sociedade capitalista o papel da mercadoria do copos e porta você não pode sequer existir nessa forma de sociedade ok então nós vemos que é longe de serem indivíduos livres e autónomos longe dentro de si a causa da
sua ação você tem fora de si a causa das suas acções ok você não apenas é constrangido por uma relação externa com mais do que isso você aparece ali como mero personagem que representa o papel das mercadorias então a gente pode ver que no processo de troca embora agora as mercadorias não vá como diz marc gené as mercadorias não vão não podem ir por si mesmas ao mercado e trocasse umas pelas outras as mercadorias vão ao mercado conduzidos propriedade privada que ensina o papel legado pela relação econômica que é da mercadoria que possui e surge
nesse contexto uma primeira contradição e específica do processo de troca que vai ser fundamental para o capítulo anterior um senhor que é o capítulo do dinheiro que há contradição entre o trabalho social e trabalho individual porque essa contradição efe ora porque todas as mercadorias nelas são não valores de uso dos seus possuidores hora numa sociedade onde é dominada pela troca de mercadorias a troca de mercadoria se tornou generalizada o possuidor da mercadoria ele vai vender e vai alienar a sua mercadoria para o outro que é quem vai consumi la para que ela vai servir como
valor de uso então evidentemente por possuidor da mercadoria que a leva ao mercado essa mercadoria no valor de uso e para e é um valor de uso para os seus não possuidores isso vai gerar essa contradição entre o trabalho social individual que é basicamente o seguinte para o possuidor da mercadoria ok ele quer trocar sua mercadoria por outra que satisfaça a sua necessidade nesse sentido um processo individual né com o valor de uso a mercadoria é produto de um trabalho individual que satisfazem a necessidade também individual ok então você leva sua mercadoria no mercado para
trocar por outra que atenda à sua necessidade é um produto um trabalho individual onde você vai trocá la por outra que satisfaça a sua necessidade e essa outra mercadoria também um produto de um trabalho individual só que você quer mesmo possuidor de mercadoria ele quer trocar sua mercadoria por outro de igual valor e não vai trocar aleatoriamente a sua mercadoria no mercado então esse igual valor é dado por um processo social que é produto da relação entre essas múltiplas mercadorias no mercado não é isso como eu tive um capítulo que reduz essa imensidão de mercadorias
enorme colorido e diversidade de mercadorias a trabalho abstrato ok que a data uma quantidade de trabalho contínuo no interior de cada mercado então um processo social porque como valor à mercadoria produto um trabalho social olha que contradição que este vai surgir cada possuidor de mercadoria ele considera a sua mercadoria como equivalente especial de todas as outras então essa perspectiva social do paladar do trabalho que produz mercadorias o possuidor da mercadoria no mercado considerando a sua mercadoria com um equivalente de todas as outras só tem um detalhe todos os outros torcedores de mercadoria também consideram a
sua mercadoria como equivalente especial de todas as demais então você tem um problema aqui nessa relação porque qual que vai ser a mercadoria que vai ser de fato equivalente se cada um considera a sua como equivalente de todas as outras é por isso que vai desenvolver com desdobrar das trocas com o crescimento das trocas com a prática das trocas corrupção das trocas uma mercadoria específica que vai cumprir esse papel de equivalente geral já que nós não teríamos como tem um processo desenvolvido de troca se cada indivíduo considerar a sua mercadoria como equivalente todas as outras
então essa contradição e trabalho individual e social que cada indivíduo ea sua mercadoria como equivalente da dos outros e os outros ea sua como equivalente dos demais que vai fazer com que a mercadoria por prática por hábito a mercadoria mais adequada se transforme num equivalente geral ou seja que exige a existência de uma única mercadoria como equivalente geral que vai ser o dinheiro isso vai gerar um monte de problemas que nessa discussão de hoje nós vamos retomar aquilo - aspecto número nos momentos o fato do dinheiro emergir como um equivalente geral que permite assim à
pergunta a troca geral de todas as outras mercadorias vai fazer parecer o que o dinheiro é por natureza o produto do trabalho social que o dinheiro é o trabalho social por excelência ele é o equivalente ele o valor enquanto os trabalhos individuais ou são em função do dinheiro né que aquele produto aquela modificação que nós já vimos nada do petista a mercadoria na aula saiu o dinheiro portanto ele não parece enquanto o produto específico do trabalho individual o dinheiro parece sair das entranhas da terra já consigo dinheiro como sendo o valor então o ouro que
vai aparecer como é o dinheiro por excelência ouro parece assim por si mesmo em si dinheiro mas que vai desenvolver vai gastar algumas páginas desse capítulo do processo de troca mostrando como desenvolvimento histórico ao longo do tempo do processo de trocas fez com que uma mercadoria especifica se apresentasse como equivalente universal é importante deixar claro que nesse momento que marca está analisando aqui em todo o capital só a sociedade capitalista porque o objetivo de max estudar unicamente sociedade capitalista mas para achar o que é específico do capitalismo precisa o tempo inteiro voltar forma sociedades do
passado nós já vamos comentar sobre isso mais adiante mas não só várias vezes na sua análise interna sociedade capitalista ele vai chegar em certos aspectos em certos pressupostos históricos ou seja condições que têm que ser desenvolvidos historicamente do capital atual enquanto tal de maneira plena nesse caso ele vai examinar esses pressupostos históricos mesmo nesse caso é o capitalismo que maximiano martins estudando das sociais do passado mas as estuda apenas na medida que ela coloca certos pressupostos capital necessita tomar que vai discutir aqui o aprofundamento histórico do processo de troca e somente ele pode desenvolver a
oposição existentes no interior da mercadoria a queda entre valor de uso de valor então nós vemos que a consolidação do dinheiro como equivalente geral é produto dessa contradição que cada mercadoria tem um interior dela mesma enquanto o valor de uso e valor só que o valor precisa de outra mercadoria para se expressar ora a sociedade do funcionário será o capitalismo seria possível se cada portador de mercadoria considerasse a sua como equivalente então isso acaba levando ao longo do desenvolvimento histórico da troca a uma mercadoria especifica se consolidar como equivalente geral mas vai destacar inclusive que
essa troca generalizada de mercadorias não poderia existir formas sociais pré capitalistas né embora a troca de existirem formas sociais com anteriores ao capitalismo só que essas comunidades marques cuja produção visa atender principalmente às necessidades da própria comunidade as trocas ela cumpre um papel minoritário como diz marx a troca de mercadorias começa onde as comunidades menino em pontos de contato com outras comunidades o comendo de outras comunidades dessas comunidades que produzem para o seu próprio cônsul ela só trocam um certo excedente então o dinheiro só atua e nos pólos dessa sociedade tem um papel que não
é dominante que não regula o conjunto dessas formas de sociedade que embora a troca exista milene né é apenas na sociedade capitalista que o valor deixa de ser algo que está presente em certos produtos singulares que vão ser trocados mas passa a controlar a gerir a distribuir o conjunto da troca de distribuição e consumo de mercadorias a sociedade na medida em que esse processo de troca se desenvolve mercado está cada vez mais adequadas vão se transformando a mercadoria dinheiro ok então veja que informa à sociedade max vai discutir isso alguns que sequer existia né que
toda a distribuição de produtos ela era planejada algumas onde uma parcela maior dos produtos eram distribuídos pela troca vários é mercadorias como gado e como salto de energia em várias formas sociedade como sendo equivalente geral até que as coisas se caminho pro mercadoria digamos assim certo sentido mais adequado que são os metais preciosos ok porque mais adequada primeiro tem mais dificuldade de se corromper dura mas sim podem ser divididas infrações muito pequenas para expressar valores menores de mercadorias é gostoso de ser extraído metais raros os metais preciosos significa que ele tem mais valor então pequenas
frações do metal precioso pode expressar quantidades maiores também de valor imagina se fosse trocar e um caminhão de sal pô é algo muito valioso é acelerar toneladas e toneladas de madeira que custou muito cedo está aí só tem um detalhe o dinheiro com o ouro a sua magia fetichista fetiches antes e mais entorpecedor e que mercadorias inferiores como gado e salvo porque o contrário dessas formas anteriores o já vem algum das entranhas das meninas como o dinheiro serve para bbb o que não serve pra come para se transportar às vezes é utilizado como a dor
ele parece ser já nas entranhas das terras da terra com o smart dinheiro então mais do que a mercadoria dinheiro se tornar equivalente gerar o couro parece por natureza valor à natureza de negro nós vamos voltar esse aspecto no próximo capítulo porque agora uma vez que essa contradição e trabalho individual de trabalho social ela mostra a necessidade de existir um equivalente geral porque cada indivíduo não pode considerar sua mercadoria como equivalente todas as outras a mercadoria dinheiro ela se consolida ela se cristaliza ela se torna em algo tradicional então max vai analisar no capítulo 3
esse capítulo que ao lado do capítulo netão entre os mais difíceis em minha opinião o capítulo mais difícil que eu 3 foi bem compreendido agora é um capítulo mais tranquilo de ser acompanhado agora é maximizar especificamente o dinheiro mas já no título desse capítulo 3 que se chama o dinheiro ou a circulação de mercadorias a gente tem algo absolutamente fundamental observe que max chama esse capítulo de dinheiro ou a circulação de mercadorias então o que querem dizer que veja o dinheiro ele a expressão da circulação de mercadorias no fundo dinheiro em circulação de mercadorias é
a mesma coisa se você não tiver mercadoria circular o dinheiro não pode expressar o valor de nada o valor não é nada o dinheiro não tem valor nenhum não significa nada retirem todas as mercadorias se adaptado isso foram produzidos você pode ter 10 milhões de dólares na sua casa você não vai conseguir fazer nada desses 10 milhões de dólares então o dinheiro ele além de se o valor encarnado embora ainda pareça assim nós vamos discutir isso mais adiante ele só existe em função da circulação do mercado isso então já no título do capítulo 3 do
capital dinheiro em circulação de mercadorias max está mostrando esse vínculo estreito que existe entre o dinheiro ou mais do que 150 e distribui o dinheiro como sendo a própria circulação de mercadorias então se você não tiver circulação de mercadorias que aquela coisa que o objeto tempo que serve para atender a necessidade humana por meio da troca nós não temos dinheiro e esse capítulo e vai estar estruturado né da forma como nós estamos indicando aqui nesses lares ele tem segundo marcos faz no capital quatro partes são as várias funções do dinheiro 1º de janeiro como medida
dos valores um medida ideal dos valores a primeira determinação do dinheiro depois o dinheiro como meio de circulação a segunda determinação do vídeo depois nós temos a moeda consigno de falou que na verdade é uma extensão do dinheiro como meio de circulação nem quando o dinheiro atua como meio de circulação nós vamos ver é ele exerce o papel de moeda ea terceira determinação do dinheiro que parece estranho à primeira vista é o dinheiro enquanto o dinheiro ok o dinheiro na sua função de dinheiro que vai se dividir por sua vez mais três subtópicos o dinheiro
quanto dinheiro ele pode ser é um tesouro é a seção sobre o internamento subitem deterioramento ele pode ser meio de pagamento de dinheiro no mundial ok então nós vamos discutir cada um desses tópicos né tomates parte da forma dinheiro já enquanto mediadores do processo circulação de mercadorias ea descrever as várias funções dinheiro no processo de troca medida dos valores meio de circulação e o dinheiro enquanto dinheiro então nós vamos adotar na expulsão neste capítulo a título pedagógico e didáctico essa tripartição essas três funções do dinheiro considerando que nesta divisão que max faz desse capítulo acontecerá
o 3º item que se chama moeda está ligado ao segundo item que é um meio de circulação e que as outras três são subdivisões do dinheiro enquanto de niro é a mesma subdivisão que marte já faz uns mundo início então a gente tem aqui o dinheiro nos quadris o dinheiro como medida dos valores é o que marca os grundrisse vai chamar o dinheiro em sua primeira determinação ok o dinheiro enquanto meio de circulação o meio circulante é o que mais vai chamar os grundrisse o dinheiro na sua segunda determinação e o dinheiro em como dinheiro
é o que mais vai chamar os grundrisse o dinheiro em sua terceira determinação fique atento que aqui eu já estou usando um método de leitura que o sustenta o capital de marx que está lá no vídeo sobre a estrutura do capital e os manuscritos preparatórios que nós fizemos que está na nossa lista de reprodução do canal né a lista o capital de marx nós acreditamos que acredito que os manuscritos preparatórios são fundamentais para a compreensão do capital mas ao contrário de muitos autores eu leio os manuscritos preparatórios à luz do capital que é por assim
dizer a última palavra e o ponto de chegada de max na sua elaboração do modo de produção capitalista sobretudo livro nunca foi concluído eu não faço com muitos autores contemporâneos que lêem o capital a partir dos manuscritos preparatórios então tem alguns autores que quer chegar a conclusões distintas daquelas que marca e chega na capital porque eles são absolutamente livre para fazer mas eu não acho que eles vão receber unificar o pensamento de a cemat de outra coisa aí eles pegam passageiros em um deles por exemplo a partir dali se reestruturam todo o capital de marx
eu sou contra esse método de leitura eu acho que os mosquitos preparatórios são fundamentais mas eles devem ser entendidos enquanto momento como que os fatos são um momento na caminhada para a construção do capital de marx se compreendido assim eles podem ser complementos importantíssimo para a gente entender é é a obra máxima de marcas principalmente nesse caso porque mas deve se dedicar umas duzentas páginas do grupo disse o que esse capítulo 3 do capital e mais ainda para a crítica da economia política publicado 59 dedica também mais umas duzentas páginas o que seria esse capítulo
massolin esses materiais a partir do capital e aqui então nós vamos utilizar essa divisão tripartite é das três funções do dinheiro o dinheiro enquanto medida dos valores enquanto meio de circulação do dinheiro enquanto o dinheiro mas sem deixar de abordar os outros aspectos as outras subdivisões que marcos faz como dividir o dinheiro enquanto dinheiro no tesouro amento meio de pagamento em dinheiro mundial considerando a moeda com uma extensão do dinheiro como meio de circulação que max diz literalmente no próprio livro então seguimos adiante ok a primeira coisa é o dinheiro como medida ideal dos valores
pode ser entendido muito facilmente várias pessoas têm muita dificuldade em compreender essa parte mais uma mera lista de preço então nós pegamos aqui uma lista de preços está em português de portugal está no na moeda o euro né é dinheiro com medida dos valores se você ver uma lista de preço e entende que a medida do valor então nós temos aqui alface um euro de 50 um quilo de arroz né 90 é sentado de euros não sei se chama centavos news é aceitou nenhum euro de 50 é e vários outros produtos carne de porco 2,99
euros ora quando você tem uma lista de preço você não tem o dinheiro materialmente falando colocado você tem uma representação ideal do valor daquela mercadoria na lista de preço a figura física do dinheiro a figura palpável do dinheiro ainda não entrou em cena aparece apenas à sua medida ideal dos valores então se você pensa numa lista de preços fica bastante fácil de entender essa determinação do dinheiro embora vai ter consequências nem martins greve como medida de valor que serve para transformar os valores das mais variadas mercadoria sem preço enquanto cidades imaginárias de ouro imaginários porque
se você fala que álvaro x gramas de ouro que álvaro x reais que álvaro x dólar você não tem aquele momento o dólar o real ou outro você tem quantidades e imaginários é quanto aquilo vale quanto de dinheiro deve aparecer no momento que a troca foi realizada então é essa figura imaginária de ouro de moeda que ainda não apareceu a figura de moeda na exposição que representa medida do ideal é dos valores em dinheiro como medida ideal dos valores ele funciona com o preço nominal das mercadorias aquele preço que nós vimos na lista de preço
e veja que necessário aparecer assim justamente porque nós temos assistido desde o capítulo no início dessa aula de hoje é justamente pelo fato da mercadoria não poder mostrar a ela diretamente o seu próprio valor que ela tem que expressar o seu valor num outro que ela tem que expressar o seu valor no caso antes da troca seja realizada de forma ideal então a forma necessária de anat manifestação da medida uma noite do valor das mercadorias é é por meio da medida ideal dos valores então você tenha que o super sensível veja você olha a mercadoria
você olha para a mercadoria desodorante ok você não vê trabalho abstrato você não vê tempo de trabalho socialmente necessário mas você pode vê lá na prateleira escrito chegar a 4 reais então o super sensível tornando visível e realmente é isso que a medida ideal dos valores né você não está vendo tempo trabalho socialmente necessário o preço da mercadoria não é dado em horas de trabalho a quem preço da mercadoria é dada por uma medida dela então dinheiro apenas imaginar o ideal é o dinheiro de conta que contém registra ideal documentalmente a riqueza dos indivíduos das
nações né então você quando vai fazer um quinta habilidade da riqueza da nação se não apresenta lá toneladas e toneladas de dinheiro você apresenta de maneira com tabu a representação do que aquilo levado pode e essa representação ela não é medida em tempo de trabalho socialmente necessário mas ela é medida pelo preço a que surge a figura do preço veja que o preço o valor eo e à medida do valor não é a mesma coisa vejo que o preço é a expressão é a representação da medida do valor então é da medida enquanto tempo de
trabalho socialmente necessário é então pra que a gente tem uma medida ideal dos valores que não é medir em tempo de trabalho sabendo necessário nós fizemos um padrão dos preços ora que é o padrão dos preços para os preços são os seguintes o padrão dos preços ao contrário ele mede as quantidades de ouro enquanto de ouro e não enquanto de ouro no peso de outro você não fala do preço daqueles cinco gramas de ouro três quilos de sal ou é el el oito quilos de que essa função é determinante para garantir a legalidade da estatal
então além de você falar 8 gramas de ouro você fala 10 libras esterlinas 100 reais 40 euros ok então padrão dos preços é um padrão determinado pelo estado ok que determina o culto daquele quanto naquela fração do que é utilizado como medida é dos valores representa um determinado padrão monetário criado pelo estado aí você tem o dólar o euro o real a libra esterlina nos pesos argentinos e por aí vai é de 77 observe que a coisa fica ainda mais embaraçosos agora mas muito interset no capital que ele fala o seguinte eu não sei nada
sobre o mundo sabendo que seu nome é jacob do jacob que ele quer dizer com isso que quando eu digo o nome de uma coisa eu não revelar nada sobre ela da mesma forma eu não sei nada sobre determinado padrão dinheiro só usado pelo estado por se chamar libra esterlina ou por se chamar dólar o que chamar normal o nome não mostra que a coisa é essencialmente na relação de valor que no início parecia como valor de uso e valor vai se afastando cada vez mais o turismo não vejo que todo momento nós vamos ter
que lembrar que a mercadoria valor de uso e valor porque só assim porque cada vez mais aparecer no seguinte que a mercadoria ela é meramente valor de uso e que ela tem estampada nela um preço que é dado graças em função ao dinheiro segundo padrão monetário padrão dos preços foi realizado pelo estado e vai nos afastando da sua origem vai cada vez mais se afastando origem social da mercadoria enquanto mercadoria então a gente tem aqui é também importante alertar sobre isso uma primeira função necessária a ser exercida pelo estado quer criar um padrão dos preços
observe que nós tivéssemos só medida ideal os valores você teria simplesmente um determinado quanto de dinheiro é representar e idealmente a mercadoria três gramas de ouro quatro gramas de ouro só na medida dos valores é dado segundo padrão dos preços então é um quanto mais segundo um um padrão monetário realizado pelo estado também foi muito grande ou e de ouro eu vou usar um padrão monetário como libra esterlina como real como o dólar então veja que padrão dos preços e medida ideal dos valores não são a mesma coisa embora a medida ideal dos valores se
expresse segundo um padrão dos preços é claro isso gente é importante gera muita confusão no início desse capítulo é então o padrão dos preços é é um padrão monetário regionalizado o estado enquanto a medida ideal dos valores é essa capacidade de expressar idealmente segundo um quanto do padrão monetário o valor da mercadoria ok então o fato de a medida ideal dos valores ser expressa por meio de um padrão monetário 3 e os 4 reais 10 dólares não faz que a medida ideal valor seja o padrão monetário primeiro você tenha medida de alto valor que a
possibilidade enquanto o dinheiro expressar aquela não entenderia depois e tem um padrão dos preços que é esse quanto transformado num padrão pré-estabelecido legalizado profissionalizado pelo estado e esse padrão monetário torna toda a relação ainda mais obscura pra ficar claro qual é obscura prestem muita atenção nisso aqui ainda o dinheiro como medida ideal dos valores e discutindo padrão dos preços se eu falar que cinco pares de sapato vale dois casacos aqui os dois casacos como forma equivalente e os cinco pares de sapato como forma negativa os dois casacos na forma equivalente geral como dinheiro ainda que
o casaco aqui silva para expressar o valor dos sapatos eu não perdôo não perca de vista que esses dois casacos são produto é de um trabalho individual feito por pessoas que produz casaco que está ali expressando o valor daqueles cinco pares de sapato eu não consigo perceber essa relação quando eu falo que cinco pares de sapato são expressos em 100 quilos de sal como forma equivalente eu ainda vejo os ao produto do trabalho humano ok que está sendo que tem essa determinação de trabalho individual e social está expressando aqui o valor dos cinco pares de
sapato agora na equação cinco pares de sapato igual a 5 gramas de ouro a coisa ficou um pouco mais obscura porque o comércio já ver o ouro é como sendo o próprio valor como sendo a personificação do valor como sendo o valor por excelência e cônsul ouro tivesse dando valor preocupar sábado mas eu ainda consigo ainda que de longe de perceber que essas cinco gramas de ouro também são produtos trabalho humano aqui o ouro está mais identificado está mais utilizado inclusive até menciona que a gente entender mais a fundo uma vez eu estava na mesa
de debate na época das ocupações de vistoria na universidade federal de minas gerais que eu fui chamado para falar em outras ocupações de um economista paulo junto comigo esse economista da corretora durante a fala que é uma coisa pra ele tinha valor intrínseco é o uso que não estava refletindo sobre a questão mas que o ouro era uma coisa que tinha valor intrínseco para pensar como é que esse negócio pelo como há cinco anos uma coisa que tem valor em 13 ramos imagine a terra o planeta terra antes da existência do homem sem qualquer espécie
você tinha o ouro no planeta terra o senhor tinha valor entre cisco já valor intrínseco para quem a fé para quem levaria ele vale o que expressavam o que para quem veja que a figura do valor fora das relações sociais fora da relação humana não tem qualquer sentido margem do planeta terra fosse composto só de ouro e ainda existisse espécie nenhuma nem ser humano nem nada você poderia falar que a terra valia mais do que ela vale sendo feita dentro da diversidade que ela é mas não havia mais como assim para quem quem usará a
ao planeta terra felipe só de ouro né pra valorar o que é um absurdo completo nem o ouro ter um valor intrínseco mas tem gente que pensa assim tamanha identificação que o ouro na sua figura de valor e de equivalente universal cria na sociedade capitalista agora vejo sim cinco pares de sapato é igual à dos casacos eu consigo ter uma visão ainda mais nítida do conjunto a relação das duas coisas como sendo o valor de uso e valor das duas coisas como sendo produto de um trabalho individual e social quando eu falo cinco pares de
sapato a 5 gramas de ouro a coisa começa a escurecer agora quando eu falo cinco pares de sapato e goste 500 reais é pois obscurece por completo eu não consigo mais velho 500 reais por mais esforço que eu faça essas notas de cem reais ou de 50 dessas notas que no seu conjunto não r$500 produto trabalho individual mim eu vejo nesse r$500 meramente valor e com isso eu vejo cinco pares de sapato como valendo apenas em função do medo que marca está falando aqui é tão sério é tão compreendido pela economia contemporânea eu vou dar
um exemplo vocês aqui as pessoas consideram de tal forma o dinheiro como sendo o valor e não como já dizia o título desse capítulo aqui de marketing como nós vimos que o título é dinheiro ou a circulação de mercadorias a circulação de mercadorias foi de tal forma apagada que nós vemos na sociedade contemporânea o dinheiro como sendo o valor que na medição do pib por exemplo as pessoas somam para calcular o pib isso no brasil qualquer lugar do mundo o excedente em dinheiro de um banco tal como o excelente dinheiro sei lá de uma indústria
de sapato sem perceber que os residentes em dinheiro de um banco é evidentemente produto ea divisão do lucro das outras empresas em juros no juros que é paga ao banco looks que fica com a empresa veja que na sua capa do pib da maioria dos países o valor é comprado duas vezes porque você quando faz o cálculo de uma empresa qualquer produto sapato você contabiliza todo aquele lucro dela como sendo parte do valor que ela produziu só com a parte desse lucro é pague juros banco quando você chega no banco se contabilize de novo porque
o banco também tem um excedente dinheiro nas suas atividades é claro que o pib funciona mais ou menos porque esse critério errado ele é usado esse critério errado em usar todos os anos então você tem um critério fixo para medir a economia do país mas a maneira como ele é feito é pensado apenas do dinheiro como sendo o valor e as mercadorias só são usadas no cálculo do pib à medida que aumenta a quantidade de dinheiro não só para você ter uma idéia desde que max está falando aqui não é conhecido por praticamente nenhuma o
mista contemporâneo diz o economista que são especialistas ministros dos países como brasil estados unidos alemanha e uruguai argentina chile e por aí vai então perceba na equação cinco pares de sapato a 500 reais desaparece por completo qualquer vestígio qualquer vestígio de relação social por trás dos quinhentos reais o dinheiro começa a figurar como absoluta como deus no mercado ainda o dinheiro como medida ideal dos valores na sua figura de padrão dos conteúdos é medido em um padrão de preços específicos incha analisado pelo estado só ressaltando que eu disse a primeira função necessária do estado já
estará daqui então vocês podem ver que não existe capitalismo sem estado ok as pessoas que defendem o mercado e são contra o estado o estado condição necessária para a reprodução de uma produção capitalista primeira função do estado que aparece um total de março é essa é criar um padrão monetário que é comum em todo o território permitindo dessa forma que as trocas identificar uma regular no interior do estado olha a confusão já mar sobre sentir de secreto esses signos cabalísticos reais libra é do dólar o que é a libra esterlina é o que é o
real que o dólar vá nativamente signos cabalísticos porque não revela sua origem não revendo o que é tanto maior na medida em que as determinações monetárias expressão ao mesmo tempo o valor das mercadorias e partes hálito de um peso metado do padrão monetário por outro lado é necessário que o valor em contraste com os coloridos os corpos do mundo as mercadorias evolua para essa forma retificados em sentido próprio mas também simplesmente social observe esta passagem difícil porque eu coloquei aqui se denominações monetárias expresso ao mesmo tempo o valor das mercadorias e partes alíquotas de um
peso metálico né então quando é você pega lá 50 libras esterlinas ao mesmo tempo que está expressando sei lá o valor de bíblia cid de 30 livros de 5 casacos ela também representa uma certa quantidade é dio uma certa líquida de um padrão lamentável que essas duas coisas simultaneamente também símbolo ainda mais confuso ok só que ao mesmo tempo essa forma dinheiro ela paga como diz max o enorme colorido do curso das mercadorias enorme diversidade enorme quantidade de habilidades específicas necessárias para construí-los a enorme quantidade necessidades específicas que elas representam expressas em algo comum aparentemente
de mesma qualidade real eo dólar é e que tem no fundo uma maternidade que é simplesmente social uma tranquilidade que é dado por um tipo de relação social então esse dinheiro aparece como equivalente universal enquanto aquilo que é que é comum o conjunto das mercadorias porque ela tem algo socialmente comum em torno dela só que você vê o dinheiro você não vê o aspecto social comum que possibilita o dinheiro aparecer como equivalente comum e universal ok então o que é o preço não é tão o preço nós temos que o preço é a denominação monetária
do trabalho objectiva da mercadoria então o preço não é o trabalho incentivado a categoria iluminação na metade dele por isso é que valência da mercadoria do quanto de dinheiro cuja denominação é o preço dela é uma tautologia quando eu falo que é algo custa 40 reais quando falo que um casaco custa r$200 não explicando absolutamente nada eu não estou dizendo origem do valor e só estou dizendo que o valor daquela mercadoria é o valor daquela mercadoria é aquele preço eu só estou dizendo que o preço da mercadoria qual o preço da mercadoria x olha o
preço da mercadoria é o preço da mercadoria aí está uma tautologia né a mercadoria vale 50 reais mas o que significa isso socialmente qual é o preço da mercadoria ora o preço ao produtor o preço da mercadoria ela não revela o que está por trás desse preço o que significa esse preço o que é 50 reais o que é 50 reais hora 50 reais e cinquenta reais o que é 100 reais horas em reais é 100 reais é assim que a sociedade capitalista coloca o valor do conjunto as mercadorias através de ao que parece um
valor em si que não explica sobre a sua génese o seu conteúdo então a quantidade de dinheiro necessária para formar o preço da mercadoria não está submetida em uma lei é por isso que não vai ter nenhum problema e de alguns economistas marxistas adoram ficar tergiversando é aquela da transformação dos valores em preço ora não tem nenhuma lei que determina o preço da mercadoria porque a maneira como os preços se colocam é de fato naka porque o preço é resultado de múltiplas e contraditórias tendência então martins vai indicar as duas principais um capítulo 3 do
capital que a velocidade de circulação da moeda ea quantidade física de dinheiro em circulação ok claro que a quantidade o valor do dinheiro vai depender das mercadorias estão circulando no mercado só que tem um detalhe é é depende também da velocidade com que essas mercadorias circulam da quantidade disponível e do padrão monetário estabelecido veja como é possível fazer um cálculo de adicional dos preços o governo ele pode se ele quiser por decreto definir que a partir de amanhã 100 reais vai valer no cruzeiro nós vamos mudar a moeda não vai ser mais real vai ser
cruzeiro no que avalia 100 reais agora vai ser o cruzeiro mudou alguma coisa no valor das mercadorias não o que mudou foi o seu padrão dos preços ok o seu preço alterou alterou porque foi alterado padrão monetário foi alterado padrão dos preços é a sua propriedade de medida ideal dos valores continua a mesma mas expressa um padrão de preço diferente e pior esse padrão dos preços ele vai variar porque não necessariamente vai ter um sincronismo entre produção de mercadorias e injeção de dinheiro no mercado como a produção de mercadorias são feitas individualmente felicidade de pessoas
é e ea injeção de dinheiro é um outro processo que dá por meio da taxa de juros que eu vou entrar em detalhe você pode ter uma sincronia entre esses dois processos e pode ter por exemplo uma injeção de dinheiro no mercado maior do que a produção de mercadorias e vai ter inflação você pode ter uma próxima queda na produção de marcadores permanecendo mais ou menos o mesmo quantidade de dinheiro em circulação novamente vai ter inflação se for diversos e tem deflação ok é então vai ser sempre o livro jogo da oferta e da procura
que vai fazer com que a quantidade de dinheiro em circulação é consiga representar aquela quantidade de mercadorias que tão presente nos mais variados o tempo todo tem uma lei para determinar o preço o preço varia o tempo inteiro e depende da velocidade de circulação de moeda e da quantidade física de dinheiro em circulação na velocidade que é muito importante também vejo que não adianta nada ter uma certa quantidade de dinheiro em circulação se a maioria deles está poupado ainda circulam em absolutamente nada o ator de rádio nomes ansiedade começa a ter crise econômica a inflação
comece a crescer os governos que têm outras razões mas uma delas é não poupe né membro da dilma falando isso consumo consumo não faça poupança né essa crise não é isso tudo porque na medida em que a maioria das pessoas começa a poupar o seu dinheiro e não colocado em circulação isso tem de exercer uma pressão inflacionária sobre a sociedade então nós podemos ver que é que preço e valor são coisas distintas ok a grandeza de valor da mercadoria é demonstrar a demonstração da quantidade de trabalho objetivado imanente no seu interior isso é expresso pelo
tempo de trabalho socialmente necessário para sua produção então essa é a grandeza de valor da mercadoria já a transformação desse valor e manente representar pelo tempo de trabalho preço é um processo que ocorre fora da mercadoria de novo essa figura mais usar essa expressão é o preço existe fora dela existe fora da mercadoria entre o preço eo eo e à medida do valor não são a mesma coisa embora o preço expresse só que como preço é algo que está fora da mercadoria está sujeito à interferência de outros elementos independentes da mercadoria então pressupondo que conquistamos
permaneça igual a mesma capacidade técnica das mercadorias e terá a mercadoria em circulação que tem sempre aquele mesmo valor dado em seu interior segundo medido pelo tempo de trabalho somente o necessário mas o preço que vai expressar esse valor depende da quantidade de dinheiro em circulação da velocidade de circulação desse dinheiro ok e esses elementos vão determinar preços distintos e ainda por um padrão de preços estipulados pelo estado recebe tem evidentemente que o mesmo valor pode ser expresso em distintos preços que o preço pode mudar mantido o mesmo valor e mais com esses processos que
determina esses processos determina a velocidade de circulação de dinheiro que a quantidade de dinheiro em circulação e o padrão monetário utilizados são coisas sempre contingentes que podem mudar o tempo inteiro não tem nenhuma lei que permita transformar os preços em valor o que nós podemos saber é que os preços vão sempre orbitavam sempre expressar a quantidade de valor que existe ansiedade agora surgindo na sua monetária a sua denominação nominal pode mudar o tempo inteiro um processo inflacionário mude acelerado uma mesma mercadoria desodorante com o mesmo valor pode agora valer 5 cinco reais depois 10 reais
ela tem o mesmo valor o que mudou foi a quando foi à circulação a velocidade de circulação de dinheiro na sociedade a quantidade de dinheiro em circulação fazendo com que passasse sim para r$10 mesmo tendo o mesmo valor ora não tem nenhuma lei nem o governo ele pode botar os juros zero tem injeção tremenda de dinheiro nos mercados em que as mercadorias para as produções método descrença na mesma proporção que aumentou a quantidade nem situação não teve a mesma quantidade de calorias não tem nenhuma lei que determina a correlação entre uma coisa e outra a
lei determina o seguinte a quantidade de dinheiro que têm circulação vai expressar a quantidade valor que está em circulação então o valor determinado preço é por isso que a inflação nessas e tem inflação porque tem uma quantidade em dinheiro maior do que a quantidade de mercadorias que têm circulação e os preços aumento mas a correlação entre o preço eo valor a relação exata vai depender de uma série de medidas que não são dadas de antemão tem contrato zir o preço no valor logo o clímax em congruência quantitativa entre preço e valor é regra e não
exceção como podemos observar o preço está subjugado a filha há forças da oferta e da demanda taquara esse aspecto que causa muita confusão e depois a ficar mais claro nas quatro primeiras sessões do livro 3 do capital que é conteúdo max vai explicar o mecanismo por meio do qual né sobre a regulação do valor os preços se dá a efetivação dos preços no mercado a transformação incluídos princípio produção preço de mercado mas já está relacionando livro três aqui mas está estudando as funções do dinheiro é depois vai ser melhor determinado em outros momentos mais adiante
do livro mas é importante a gente retê é o como essa figura do da medida ideal dos valores sobre um padrão dos preços um padrão monetário específico o fusca cada vez mais a mercadoria enquanto valor de uso e valor que faz com que cada vez mais o dinheiro se eleve como sendo o equivalente geral o valor por excelência o a expressão do trabalho social por excelência e quando nós vimos não é como exemplo que foi dado aqui e cinco pares de sapato voar 500 reais foi completamente ofuscado e tapado a origem social dos quinhentos reais
nesse sentido a relação entre cinco pares de sapato 500 reais parece que a relação unilateral dado exclusivamente pelo dinheiro e não pelo valor das mercadorias ok então dito isso nós vamos agora analisar o dinheiro como meio de circulação o dinheiro como meio de circulação aqui tem algumas passagens metodológicas muito importantes que martins faz quando está iniciando essa janela viu se que o processo de troca das mercadorias encerra relações contraditórias e mutuamente exclusivas o desenvolvimento das mercadorias não suprir essas contradições não vejo que há contradição entre o valor de uso e valor ela não foi suprimida
mas cujo valor não consegue expressar por si mesmo é mercadoria e precisa de outra mercadoria o equivalente a mercadoria que vai expressar o seu valor o processo de profunda contradição e trabalho social e trabalho individual de cada trabalhador cada vendedor cada proprietário privado não pode usar a sua mercadoria como equivalente geral nós precisamos de uma equivalente geral que é comum a todos os proprietários privados então veja que agora cada trabalhador individual expressa o valor da sua mercadoria num equivalente geral que é comum a todos os a todos é todos os proprietários privados e mais ainda
esse equivalente geral ele aparece na obscura forma do preço na obscura forma da medida ideal dos valores medida um padrão monetário específico então isso não eliminou a contradição entre o valor de uso e valor ok só que ela está completamente apagada mas esse processo permite que essa contradição possa continuar se reproduzir porque se a mercadoria fica isolada sendo falo de uso e valor sem nenhuma outra mercadoria ok se não tivesse com quem expressar o seu valor não tinha como ter troca não tinha com o valor dela se mostrar ora se não existe o equivalente é
comum a todos os outros não tinha como todos os proprietários privados individuais realizarem a troca dos seus produtos são o equivalente universal como foi o que a gente viu até agora observe o desenvolvimento das mercadorias não suprimem essas contradições já max mas gerar forma dentro da qual elas podem se mover o capitalismo funciona as contratações não são superados mas sim para criar uma nova camada uma nova forma super e superior superficial que permite essas contradições removerem as sociedades se reproduzir este é em geral o método em que o poeta com qual as contradições reais se
resolve no capitalismo diferente da obra de rio as contradições não são literalmente resolvidos você cria uma forma que permite essa contradição se mova gerando processos cada vez mais explosivos que nós vamos ver nada dos outros capítulos do capital esse processo produz a duplicação da mercadoria mercadoria dinheiro mantidas externo mercadoria aqui o dinheiro que olha uma posição externa de coisas externas mas que representa antítese manente em cada uma das mercadorias entre o valor de uso e valor veja o valor de uso e valor então cada vez mais apagados mas se continua sendo eles no final das
contas um motor de todo o processo essa contradição fundamental né a contradição entre o valor de uso e valor no interior de cada mercadoria individual fez necessário a existência de uma forma equivalente essa contradição fez necessário é é um equivalente geral equivalente universal é o dinheiro essa contradição entre o valor de uso e valor é que faz com que o trabalho se expressa ao mesmo tempo com o trabalho individual produtor de valor de uso e trabalho social produtor de valor que exige um equivalente universal que permite o trabalho de cada um seja espelhado no trabalho
dos outros subir assim é então é santistas internamente valor de uso e valor agora se manifesta mantidas externa da publicação mercadoria e dinheiro observe que o dinheiro não é o valor ea mercadoria o valor de uso mas é assim que começa a aparecer o dinheiro como meio de circulação se no dinheiro como medida ideal dos valores nós tínhamos uma medida de alva imaginária com uma lista de preços a gente olha a lista de preços por isso na prateleira do supermercado o dinheiro não está dado ainda está apenas a medida ideal do valor pintado jaú monetário
agora como meio de circulação nós vamos entrar na circulação de mercadorias problema acredito que a circulação simples mercadoria dado pela forma mercadoria dinheiro da mercadoria agora o dinheiro aqui ele vai estar cumprindo o papel de moeda não mais o papel de medida ideal dos valores se trata de quando nós efetivamente trocamos quando nós chegamos no mercado ok com o dinheiro ea outra pessoa com a mercadoria entregamos o dinheiro recebemos a mercadoria ou seja o dinheiro está presente de maneira sensível e palpável ainda que eles parece algo de super sensível porque o dinheiro está expressando o
valor da outra na categoria então nós temos aqui essa forma da circulação simples mercadoria que é mercadoria dinheiro é algo importante já que se analisar agora nós já temos a forma equivalente com o dinheiro e dinheiro e mercadoria não cumpre o mesmo papel nessa relação à conversão em dinheiro significa passagem de uma forma inferior para uma forma superior de riqueza então é pra mercadoria veja se eu tenho uma mercadoria eu não tenho certeza que alguém vai querer comprar correto eu tenho lado vendendo a a mercadoria é a mercadoria có copo eu não sei o fato
de alguém ter o dinheiro não significa que a garantia de que essa pessoa que tem o dinheiro vai querer comprar um copo esse copo tem que atender uma necessidade específica dela e além disso ela tem seu dinheiro poder comprá lo agora se eu tenho dinheiro aqui tem na mercadoria com a sua medida ideal um determinado padrão dos preços eu tenho certeza que eu cumpra a mercadoria então veja a conversão da mercadoria para o dinheiro fica passar de uma forma inferior a mercadoria se torna se uma forma inferior porque a posse da mercadoria por pato propriedade
privada não é garantia de que a troca não acontecer mas após o dinheiro é a garantia então o que a mercadoria almeja ser trocada ela tem que passar pela fronteira das trocas porque se ela não passar ela não vai ser consumida porque o consumidor dessa mercadoria está no outro pólo como nós vimos lá no capítulo do processo de troca a mercadoria é ou não um valor de uso pessoal por seu possuidor ela um valor de uso pra quem vai comprar a mercadoria depois de passado pela fronteira das trocas então vejo que para o dinheiro essa
conversão de mercadorias significa passar de uma forma superior para forma inferior de riqueza os clientes se sente tão feliz quando a gente poupa que a gente está armazenando a riqueza na sua forma superior né então eu estou lá poupando dinheiro porque eu tenho a forma da riqueza que permite trocar por qualquer outra mercadoria mas o contrário não é verdade quando o acúmulo mercadorias eu estou acumulando riqueza na sua forma inferior uma forma que eu não sei se eu vou conseguir transformar o dinheiro se eu quiser então dinheiro aqui ainda não está posto enquanto o fim
em si mesmo mas é apenas como meio de circulação então na medida ideal dos valores o dinheiro se apresenta um preço com uma medida imaginária ideal falou aqui o dinheiro a moeda em moeda que mediou o processo de troca da mercadoria dinheiro e mercadoria ok vamos analisar isso aqui é mais calma esse processo vai ser analisada em detalhes por marcas a gente pode cingir não é por assim dizer é o dinheiro como meio de circulação essa análise da forma mdm mercadoria dinheiro e mercadoria em duas fases mercadoria dinheiro dinheiro mercadorias em troca a mercadoria por
dinheiro e troca de dinheiro ou mercadoria quando eu trocar a mercadoria por dinheiro eu tenho à venda quando eu troque o dinheiro por mercadoria eu tenho a compra observe que mais ou menos o que marca está fazendo aqui é uma revolução em nome da economia por isso que às vezes uma leitura pouco atenta do capital não percebe que está aqui por trás observe que porque marca está analisando o primeiro a fórmula mercadoria dinheiro como chamado de venda e depois a forma de dengue que a gente pensar bem elas são todas a mesma coisa porque quando
o mesmo processo em que o indivíduo está trocando a mercadoria por dinheiro o outro indivíduo por outro lado a outra pessoa remate que o prohabita trocando dinheiro por mercadoria ok quando eu vou ao supermercado comprar um jogador apps eu estou levando dinheiro e trocando dinheiro pela mercadoria durante mas o supermercado está trocando a mercadoria pô dinheiro então qualquer diferença a diferença porque marca está mostrando que embora esse processo preenchimento de um dinheiro e mercadoria dinheiro que é ao mesmo tempo dinheiro e mercadoria esses dois lados da equação são muito diferentes entre si ainda que elas
aconteçam sempre simultaneamente ainda que sempre que eu venda uma mercadoria por dinheiro outra pessoa está com o seu dinheiro comprando a mercadoria à venda ea compra não só a mesma coisa ele atenta primeiro um lado da equação o lado venda porque aqui é o momento decisivo da tropa marca chama que do salto mortal da mercadoria porque é quando o vendedor de mercadorias precisa superar a divisão social do trabalho que produz alguma coisa precisa vender para outra pessoa que produz outros se falhar diz marcos não é a mercadoria que a adp nada mas sim o possuidor
dela veja que desde o capítulo 2 a figura do possuidor da mercadoria está sempre presente né então veja que a grande dificuldade que o capitalista não é realizar a cisa a compra dinheiro nem que o dinheiro trocado com mercadoria a grande dificuldade é realizar ainda em que a mercadoria trocado por dinheiro isso é embora ocorram simultaneamente ter o dinheiro é garantia de que eu consigo a mercadoria mas ter a mercadoria é garantia de que eu consigo dinheiro quando eu passo da mercadoria por dinheiro processo de venda é quando ocorre o salto mortal da mercadoria quando
supera a divisão social do trabalho é quando uma pessoa que produz um produto produto de um determinado trabalho individual está tendo acesso ao meio universal de troca que permite a ele comprar o produto de um outro trabalho individual feito em outro ramo de divisão social do trabalho ok então por isso que marques faça mdm porque ele fala olha md não é a mesma coisa que nem toda a dificuldade do capitalismo está em realizar md está em vender não conseguir vender as crises do capitalismo ocorre quando a vida não é possível ok então a síntese desse
processo que marchamos de vender para comprar na medida em que compra e venda são reciprocar reciprocamente em diferentes não precisam de modo algum conhecido então na verdade é embora e uma compra e venda isolada alguém que está vendendo sempre tem alguém que está comprando só com um detalhe tem o dinheiro mediano processo o fato de que a mercadoria vai ser trocado por dinheiro não significa que aquelas pessoas que receberam dinheiro advindo da venda da mercadoria vão na sequência trocar o seu primeiro com mercadoria elas podem simplesmente entesourar o seu dinheiro não gastá lo nas crises
econômicas que normalmente acontece é com grande quantidade de mercadorias é vendido ou trocado por dinheiro e as pessoas não gastam seu dinheiro naquele momento elas pouco essa relação de niro mercadoria a pessoa que produz o dinheiro a forma superior de riqueza ela pode não trocava por uma mercadoria e o que acontece quando as melhorias voltam a ser produzidas elas não encontrou comprador além de sei que é uma lei que é o dogma máximo dos liberais tanto no século 19 um só que o 20 ele fala não pode ter superprodução nunca porque a troca de mercadorias
é a troca de mercadorias por outras porque vai ser simples mas de superprodução eu vou ter sempre é um seja produzido tanto que foi de mercadoria vão ser trocadas uma certa quantidade de mercadorias por outras quantidade de mercadoria igual valor então pode ter super produção nessa relação então sei pensa troca de mercadorias como sócia escambo como sócia a troca de mercadoria direta com mercadoria só que não no meio desse processo que o dinheiro que mediu o processo e as mercadorias ao ser trocados por dinheiro o processo pode não continuar o dinheiro pode não ser trocados
por mercadorias marques diz nesta metamorfose a metamorfose total da mercadoria envolve em sua forma mais simples quatro extremos né não só dois extremos quatro estrelas mercadoria dinheiro venda depois dinheiro mercadoria compra 403 pessoas dramáticas diz max olha as pessoas dramáticas olha a linguagem do teatro né aparecendo aqui uma vez mais o vendedor do primeiro ato torna se o comprador no segundo onde o terceiro possuidor de mercadorias confronta-se com ele como vendedor então você tem aqui um vendedor de mercadorias que vende sua mercadoria prodim por dinheiro para um determinado comprador e esse teu dinheiro por sua
vez comprou a outra mercadoria de um outro vendedor então você tem três pessoas dramáticas e quatro extremos e não tem nenhuma garantia que esse processo segundo lula então a possibilidade das crises já a dac observe que aqui nós não temos ainda a crise como algo necessário esse processo pode se realizar ele pode acontecer se você pode ter a troca de todas as mercadorias por dinheiro e assim a reprodução do processo de circulação de capital continua todas as mercadorias são trocados por dinheiro que por sua vez são utilizados para produzir mercadorias e assim o processo se
conclui sem que haja superprodução mas não tem nenhuma garantia que isso vai acontecer você não tem nenhuma garantia que esse processo não se interrompa do dinheiro que teve intervenção da nato que as novas mercadorias que emergem na cena com seus possuidores não tenha ok é observe que aqui o dinheiro como meio de circulação nessa nada dessa forma não é mercadoria dinheiro e mercadoria o dinheiro aparece como mera o mediador do processo estão aqui o dinheiro como meio de circulação o dinheiro não é ainda a finalidade do processo o dinheiro é apenas um mediador ele ele
garante com que as mercadorias círculo ele torna a circulação de mercadorias mais fluida e permitem que a mercadoria seja trocado por dinheiro que seja trocado por mais mercadoria que seja trocado por dinheiro seja trocado por mais mercadoria a finalidade desse circuito é o valor de uso é o seu consumo né a mercadoria é trocada por dinheiro né e de sentido que recebeu a nova mercadoria consome que por sua vez é trocado por mais mercadorias que são consumidas são dois momentos separados no tempo e no espaço acaba se assim a identidade de imediato existentes na fórmula
mercadoria dinheiro e dinheiro mercadoria então quase todos economistas de marcos falava não tem diferença entre a mercadoria dinheiro e dinheiro mercadoria porque sempre que alguém em troca a mercadoria por dinheiro outro status de refugiado mas fala não havendo é diferente da conta porque o dinheiro representa que o momento superior da troca do ponto de vista de quem possui o dinheiro pode alienar qualquer mercadoria mas quem possui mercadoria não pode helena é necessariamente por qualquer dinheiro não sabe se a troca vai realizar observe então é então você não tem aqui uma identidade imediata você tem dois
processos que estão separados no tempo e no espaço primeiro você tem à venda e depois a compra primeiro você tem à venda e depois a compra veja que max não analisa a forma de troca direta de mercadorias por mercadorias como escambo que max está usando o modo de produção capitalista ainda que como nós vamos ver o modo de produção capitalista o dinheiro não exerce unicamente a função de mediador do processo é ea função geral do modo de produção capitalista não seja o valor de uso essa forma de circulação simples mão é de mercadorias é um
momento desse processo a cônsul também faz parte do capitalismo valor de uso também mas só no capítulo seguinte no capítulo 4 que nós analisar o circuito é do dinheiro dado dinheiro enquanto finalidade então é essa e max não está estudando aqui como alguns autores pensavam no passado uma outra forma de sociedade é onde existe a troca geral de mercadorias mas o dinheiro não era finalidade processo não ele está analisando aqui momento do processo de circulação de mercadorias que têm esse momento que tem a mercadoria enquanto finalidade para tirada em todas as consequências do processo total
total de troca é um e dúplice é um porque toda venda é o mesmo tempo compra e toda compra é ao mesmo tempo venda mas é dupla porque o movimento que vai da venda é de mercadorias que vai da mercadoria por dinheiro não identifica o movimento que vai definir o pra mercadoria então é ele é ele é único porque compreende tanto na venda como a compra simultaneamente dado que não existe um outro e dulce porque estão separados não apenas conceitualmente é conceitualmente diferente e do dinheiro que tudo pode comprar a mercadoria do que da mercadoria
o dinheiro que é sempre essa metodologia não necessariamente vai ser comprado pelo dinheiro e esse processo mdm também está separado temporal espacialmente ou seja do ponto de vista de um mesmo indivíduo e ele primeiro vende para depois ele poder comprar ok então a gente tem que analisar esses dois processos separadamente um processo cunha e duplas e ao mesmo tempo então então feito esse percurso gente vai ficar agora mais claro não figura importantíssima que tem aqui já no capítulo 3 do capital que a figura do fetiche do dinheiro ok é eu fiz um sistema aqui já
foi tornar bastante claro pra todo mundo do que vem esse fetiche a especificidade do fetiche do dinheiro que nada mais é no fim das contas do que uma ampliação do fetichismo da mercadoria é já presente no um capítulo no critério no capítulo 1 nós vamos ver que esse efetivo vai se ampliando com formas cada vez mais obscuras até chegarmos na seção 5 do livro 3 do capital quando vamos ter um fetiche do capital portador de juros mas vamos chegar lá depois de muitos e muitos episódios como esse é o que até chegar no livro três
desde que marque uma dizia enquanto o movimento do dinheiro seja portanto apenas pressão da circulação de mercadorias circulação de mercadorias aparece ao contrário apenas com o resultado do movimento do dinheiro né então nós vimos já o título do capítulo que o o movimento do dinheiro enquanto meio de circulação o que o dinheiro enquanto objectivamente presente quanto mediando o processo de troca ele apenas expressão né e apenas torna mais fluida enquanto o equivalente em geral permite com a pergunta dos trabalhos a troca dos trabalhos dos inúmeros proprietários privados uns com os outros ele é aquele bar
equivalente geral que surge enquanto necessidade a partir da contradição e trabalho individual e social já que cada trabalhador individual eu sou produto com equivalente geral de todos os outros e vai precisar de um equivalente geral seja visto por todo mundo como representando o produto seu trabalho devido ao então dinheiro ele é produto da circulação de mercadorias mas a coisa parece aqui de maneira diferente a circulação de mercadorias né como resultado do movimento dinheiro porque se acontece em um esquema aqui que é basicamente o seguinte veja você troca a mercadoria a 1 pelo dinheiro você tem
aqui a primeira pessoa da áfrica não é que trocou sua mercadoria um pouco dinheiro ela pega esse dinheiro e troca por uma outra mercadoria 2 agora esse dinheiro foi parar na mão de outra a segunda pessoa rock que recebeu esse dinheiro essa segunda pessoa pega o seu direito de troca por uma outra mercadoria 3 olha essa mercadoria 3 essa pessoa vai consumir a mercadoria 3 dinheiro tá na mão de uma outra pessoa 4 que vai trocar por uma outra mercadoria 4 observe que na circulação de mercadorias né o dinheiro é ele sempre permanece eles sempre
continua ele vai de mãos irmão sempre se distanciando da pessoa original com quem evitava e as mercadorias é que as pessoas que vão mudando né ora uma pessoa porta o dinheiro tem acesso a mercadoria que passa por outra pessoa que porta o dinheiro que têm acesso a mercadoria e aquele mesmo dinheiro vai circulando todo esse processo parece o seguinte a mercadoria é que um mero veículo do dinheiro o dinheiro é o que permite as mercadorias se trocarem a aal dinheiro não é algo que permite a troca generalizada entre os múltiplos trabalhos individuais os proprietários privados
né moss parece porque o dinheiro como a mercadoria e as pessoas como sendo um mero veículo do dinheiro vir sempre permanece no processo pessoas e mercadorias mudam o dinheiro permanece em curso da troca de mercadorias então quais são os aspectos do fetichismo dia 1º o dinheiro permanece circulando de mãos em mãos sem se fixar num determinado bolso definitivo o vendedor da mercadoria tem distribuirá e veja o que acontece à falta de dinheiro a causa da ausência de compradores quando não tem crise econômica as pessoas pensam que há até porque tem um problema na produção de
mercadorias atenta produzindo menos mercadorias é porque faltou não tá faltando dinheiro é a falta de dinheiro que é o produto o resultado das crises capitalistas então é assim que as pessoas tendem a ver as crises é na sociedade é porque o dinheiro enquanto meio universal de troca com essa figura que pode ser trocada por qualquer coisa ele aparece como regendo todo o processo mais do que isso na verdade o poder social de comandar o trabalho dos outros de vídeos como poder ao poder com o dinheiro confere a seus conselhos aos seus torcedores mais do que
isso né o dinheiro poder social que te permite vínculo o restante da sociedade marcos chega a dizer os grundrisse que o poder social assim como se o nexo com a sociedade onde vive traz consigo no bolso ou seja quem faz o dinheiro então dinheiro além disso o poder social que permite a você se vincular o restante da sociedade embora o dinheiro seja na verdade apenas pressão da troca generalizada de mercadorias ele acaba cada vez mais aparecendo como aquilo que permite os indivíduos e as mercadorias se vincularem os conjuntos mercado isi os indivíduos aparece como sendo
um mero efeito do dinheiro como sendo a causa primeira é ea razão se que controla toda a sociedade o trabalho que produz dinheiro parece imediatamente social e todos é mais trabalhos apenas trabalho individual então todo o trabalho no trabalho privado individual e é o dinheiro que dá valor a esse trabalho então fica fácil entender porque as pessoas acham que a sociedade entrou em crise porque falta dinheiro né enquanto na verdade o dinheiro para o dinheiro passa acaba parecendo com o conteúdo do valor de todas as mercadorias isso vai ficar ainda mais forte ainda mais profundo
é na moeda como signo de valor veja que até então a marca está tratando aí com um suporte digamos assim de valor da moeda ou né só que da função do dinheiro como meios circulantes surge a figura de moeda inclusive o papel moeda e marketing em fazer uma jogada muito interessante aqui no capital que vai mostrar exatamente essa autonomia que o dinheiro acaba atingindo ele fala que com a fraude o desgaste é é o ovo passa a circular como um valor puramente nominal com um símbolo de valor citando aqui literalmente a passagem do max se
o próprio custo do dinheiro diz o cio o conteúdo real do conteúdo nominal da moeda ele já contém latente mente a possibilidade de substituir o dinheiro matá lo em sua função de moeda por sem chance de ouro de ou de outro material ou por seus símbolos isso acontece porque martins fala dessa questão do desgaste do então veja a moeda que estava impresso 5 libras esterlinas em ou ela se desgasta ela se corrompe mas ela pode ser até falsificada ou então alguma agente estatal pode misturar aquele ouro com outros produtos ali tem um que nem é
puro só que lá tem impresso que 10 libras esterlinas ela vale livres 10 libras esterlinas porque tem uma impressão estatal que garante aquilo ali o valor de 10 libras esterlinas então por não apresentar e veja isso já mostra com que o ouro usado fisicamente como meio de circulação um determinado padrão monetário e libra esterlina por exemplo é ele pode ser substituído por mero símbolo de valor homero signo de valor por papel moeda que tenha impresso valor garantido pelo estado legitimado pelo estado e aí a coisa fica ainda mais mística por não apresentar nenhuma relação com
os outros trabalhos úteis à sociedade nenhuma utilidade chega seja o papel-moeda de fato serve pra nada no sentido de atender nenhuma necessidade humana nunca vestiram para comer nem para conservar um produto nem pra assistir a uma coisa papel moeda é apenas esse veículo de valor o valor fica ainda mais místico o dinheiro fica ainda mais o mesmo ele parece ser de fato a personificação do valor é então por não apresentar nenhuma relação com os trabalhos úteis à sociedade nenhuma utilidade o papel-moeda consagra o fetiche da mercadoria com um fetiche do ok e aí só então
nós vamos entrar na nossa última figura mais importante desse terceiro capítulo é o primeiro com dinheiro ok nós vimos o dinheiro nas suas duas primeiras determinações não é segundo aquela tecnologia lado os grundrisse é que a gente falou atrás o dinheiro na sua primeira determinação como medida dos valores é aquela medida ideal dos valores expressos numa lista de preço no preço no produto ali na prateleira de uma loja de um ano dos quais mercado é e o dinheiro na sua função de meio de circulação enquanto ao materialmente utilizado para mediar o processo de troca da
troca de mercadoria dinheiro na categoria agora nós vamos ver o dinheiro enquanto o dinheiro que é o dinheiro enquanto dia aparece uma figura um tanto quanto estranho ok o dinheiro quanto dinheiro é vamos citar aqui duas citações para a gente começar a entrar nisso ele vai conter essas outras duas figuras da medida do valor e do meio circulante mas ele vai pôr algo de novo a mercadoria que funcionava como medida do valor das marcas e também corporalmente ou por intermédio de representantes como no caso do papel moeda como meio circulante é dinheiro o que nós
vimos até agora como dinheiro então mercadoria funciona não apenas de forma ideal como na medida do valor nem sendo susceptível de representação como meio circulante ficção configura de valor exclusiva o único a existência de quadra do valor de cotoca o dinheiro como dinheiro é o dinheiro como finalidade do processo e um dinheiro que supera nós vamos ver como estudar tanto a figura da medida do valor quanto do meio de circulação ora quanto é que o dinheiro aparece como finalidade do processo a primeira figura é o tesouro o dinheiro como dinheiro a primeira personificação do dinheiro
como dinheiro é o tesouro que é o dinheiro como tesouro vence mercadorias não para comprar mercadorias nessa segunda a gente viu como meio de circulação onde a venda se dará sempre para realizar uma compra se um processo continua indefinidamente a mercadoria é consumida mas o dinheiro permanece em seu circuito é é sintetizado aquela expressão vender para comprar vender para comprar agora no tesouro vinte mercadorias não para comprar mercadorias mas para substituir a forma a mercadoria pela forma dinheiro essa mudança de forma torna se um fim em si mesmo seja a pessoa vende pra mim tesourar
o nosso então jogador surge como mártir do valor de troca um santo a seta no ápice da sua coluna de metal seja o objetivo dele para vender em tesouraria e tesoura lá no metal sagrado para acumular o dinheiro enquanto a personificação do valor enquanto tal então a gente já vê por que marcham essas figuras que nós vamos ver essas três segundos do dinheiro como o dinheiro virá a finalidade do processo o dinheiro começa e termina o processo o objetivo do processo de troca agora não é meramente atingir as mercadorias que você precisa para atender sua
necessidade mas é atingir o próprio dinheiro para que seja acumulado só que o dinheiro aqui ainda tem um limite é ele é o dinheiro na sua função de tesouro embora seja o dinheiro como dinheiro ele ainda não determina plenamente a sociedade capitalista ainda não é o modo de produção capitalista plínio tem um tesouro amento ele régis forma a sociedade em que as necessidades sociais são pedro ficados que começa a querer dizer que o dinheiro como o tesouro é não é com muitas pessoas podem pensar a finalidade suprema do capital porque quando você empresário o dinheiro
e não coloca em circulação você não tem como fazer com que esse dinheiro se valorize de novo e assim selfridge maneira indefinida o tesouro era a finalidade para vários agentes informa sociedade pré capitalistas é porque ele era um ou a finalidade é senado porque a sociedade é produzir o seu consumo era só um mas é 25 que era comercializado então o cara poderia vem a sociedade seja por via de um déspota de uma agente comercial de quem quer que seja é podia pegar aqueles produtos excedentes sociedade vender para outras comunidades em tesouraria pega o produto
excelente venderem tesourar pegar um produto excelente vender entesourar mas isso é possível porque a sociedade já tinha dentro de si o processo de sua reprodução né ela necessita da mediação do dinheiro para realizar suas operações a comunidade produzir a nossa sociedade egípcia produzir o seu consumo de um excedente querem tesourar ela voltava produzir o seu consumo sem precisar da mediação do dinheiro dinheiro não mediava o conjunto das relações sociais o capitalismo é possível porque esse dinheiro quem tesourado tem que voltar a ser a voltar a circular para que você possa produzir no veículo lá o
capitalismo é só nos momentos de crise que se costume tesourar quando a pessoa acha que ela aplicar o seu dinheiro não vai conseguir jogar mais pra ficar ainda mais claro max escreve aqui entre todos os povos antigos o acumular de ouro e prata aparece originalmente como um privilégio sacerdotal réu porque o deus e rei das mercadorias cabe apenas a deus e reis só isso merecem possuir a riqueza enquanto tal um tesoura momento ele é produto de uma contradição entre a limitação hunt taxativa ea limitação quadro tentativa do dinheiro ok o empurra é a sua limitação
qualitativo seja qualitativamente o dinheiro ilimitado você pode acumular sempre mais mais mais mais mais não existe um limite qualitativo que o dinheiro é uma mercadoria física tem um limite é qualitativo eu não vou ficar acumulando os sacos de arroz um ponto que não dá para ser consumida vai perder né eu não consigo em pilhar todos os livros do mundo na biblioteca vai chegar um momento que não cabe mais um agora o dinheiro não ele é uma grandeza qualitativamente limitada nunca o limite que ele tenha quantitativo então você tem de ter interior em tesouraria tesoura tesoura
né então dinheiro empurra constantemente observador de volta ao trabalho de se estudar a população para que ele possa melhorar no modo de produção capitalista para que possa acumular mas não é pela via do tesouro aplicar o seu dinheiro acumulado para ganhar mais que vai ser a forma do capital que nós vamos no próximo capítulo mas aqui a gente fica com essa forma do tesouro e é importante tendo em vista que volto a repetir max não está estudando transforma a sociedade do passado estudo o tesouro porque o momento do modo de produção capitalista o tesouro aumento
de fato acontece toda vez que a pessoa acredita que é melhor ela não investir naquele momento um momento de crise num momento em que as mercadorias são espancadas e que se acredita que não vai ter retorno só que o tesouro que é uma exceção não a regra que rege o sistema mas ele se faz presente por isso max analisa mas ele só sabe que é uma exceção porque nas outras formas sociedade do passado viu que um casamento não é aquilo que é específico do modo de produção capitalista por isso que marca o tempo inteiro estudo
das sociedades do passado para chegarmos até nas ações específicas do capital um livro que eu publiquei esse livro na ccee a história das particularidades nacionais é universal da revolução socialista o capítulo 3 o percurso todo livro mundo capital não vou entrar em detalhes aqui sobre isso procurando mostrar é o papel da história no modo de produção capitalista embora max não estude não tem como meta a estudar outras formas de sociedade que é preciso tempo inteiro recorrer transforma a sociedade para encontrar os pressupostos históricos do capital e o que é específico do modo de produção capitalista
aqui quando ele corre há outra forma de relação social a gente logo ver que o tesouro não pode determinar plenamente o papel do dinheiro não será capitalista porque o tesouro que é uma exceção e não é a regra o tesouro não é aquilo que é específico da sociedade capitalista pois já era realizado em outras formas sociedade vem a segunda forma do dinheiro como dinheiro o dinheiro como meio de pagamento o dinheiro como dinheiro com novamente como meio de pagamento o dinheiro agora é a finalidade do processo tal como o tesouro mas não porque a pessoa
interessada em tesouraria a primeira coisa que max chama atenção sempre usando essa linguagem do teatro como a gente vê as pessoas ensinando o papel das relações econômicas o personagem dramático se transforma como meio de pagamento que acompanhava a crédito gente o vendedor central tornou credor que o comprador em devedor o dinheiro funciona agora primeiro como medida de valor então na no ato da da da compra e venda o dinheiro não aparece o que aparece é apenas um meio de pagamento é um título no contrato firmado juridicamente que vai ser realizado só no futuro é a
compra a crédito é a nota promissória é o título de dívida o preço médio é obrigação do comprador segundo funciona como um meio ideal de compra então vai ser só no final do processo o dinheiro vai se realizar como dinheiro ele atua no meio do processo com um mero meio de pagamento é uma promessa de que esse valor vai ser pago ao fim do processo então de niro que a função de meia de pagamento deixa de mediar o processo o dinheiro na sua função de moeda e ele só se realizem enquanto tal ao fim do
processo o dinheiro não mediu processo fecha de moda outono com uma existência absoluta do valor de troca ou mercadoria geral mas ainda na função do dinheiro como meio de pagamento nós temos limites é max chega dizer por exemplo que a luta de classes do mundo antigo por exemplo apresenta se fundamentalmente sobre a forma de luta entre credores e devedores e vai dar alguns exemplos relativos por exemplo empurrando-a há várias pessoas que perderam é o acesso aos meios de produção por causa das dívidas aliás a grécia antiga toda luta de classes na grécia antiga era quase
uma luta entre credor e devedor que os camponeses que perdiam as suas terras por causa da idade esse processo do meio de pagamento fechando o processo é uma figura permanente no modo de produção capitalista o momento do modo de produção capitalista mas ainda não o de termina de maneira tenho ainda não chega o que é específico do modo de produção capitalista tanto tesouro quanto meio de pagamento são momentos do modo de produção capitalista assim como lá atrás o dinheiro como meio de circulação também é específico a ser adaptado isso virá tudo com medo situação eu
tenho só uma sociedade mais um momento da fonte cidade capitalista a determinação tudo lindamente capitalista nós só temos com o dinheiro mundial essa figura fundamental muito mal compreendida você tem livros inteiros de exposição do livro o capital que ninguém soubesse essa essa seleção pela qual fecha o capítulo 3 do capital que é o dinheiro como dinheiro na sua função de dinheiro no mundial irá max o dinheiro se despe de suas formas locais de padrão de medida dos preços libra real/dólar de moeda de moeda simbólica né notas é de símbolo de valor retorna à sua forma
original de barra de metal precioso é só no mercado mundial o dinheiro funciona plenamente como mercadoria cuja forma natural e ao mesmo tempo forma diretamente social de realização do trabalho humano quem está aqui no dinheiro como dinheiro mundial é o dinheiro que é válido em todos os países em todos os lugares é o dinheiro que atua no mercado mundial como dinheiro que o dinheiro do dinheiro se despe das suas formas específicas as formas nacionais das suas formas estatais ok é de padrão de preços como libra esterlina dólar real e ele passa a funcionar como dinheiro
mundial como um dinheiro que pode circular de um país para o outro e ser aceito em todos os lugares vou retomando a sua figura de metais preciosos particularmente na sua forma de ouro irá maquiné como moeda é é o direito é nada nacionalmente como dinheiro mundial funciona como forma de estratégia da riqueza universal se torna que a meta absoluta da produção e sem nenhuma produção será possível na sua forma metálica de ouro e prata atua no mercado mundial como medida universal do valor o manifesto no mercado mundial na transferência de riqueza de um país a
outro sem que se verifique compra venda ou a última figura que a gente viu pagamento observe que na exploração durante a colonização das minas de ouro em portugal se na bunda de hoje à bolívia na época se chamava peru ou das minas de ouro aqui em ouro preto no brasil esse dinheiro não sairá sentenciou hoje 103 da terra como dinheiro enquanto tal e é direto para a metrópole sem que houvesse compra vem do pagamento o dinheiro na sua forma dos metais preciosos assumir ea forma universal da riqueza que pode trafegar de um país para outro
e pode sim fazer uma equiparação é da circulação de mercadorias no mercado mundial muitas pessoas pode estar se perguntando ora bolas mas essa figura então com dinheiro mundial nos dias de hoje não é o dólar além do ouro eu prefiro seguinte eu prefiro não alterará uma disposição do capital de marketing pra mim eo né o ouro é enquanto uma forma natural que o ensino é valor nenhum mas uma forma natural mais adequada pela qual o dinheiro se faz valer enquanto dinheiro mundial é interessante a gente notar que ainda uma situação histórica específica que tem estados
unidos enquanto o país que exerce o poder dominante no mercado mundial enquanto a economia mais dinâmica que o produto maior quantidade de produção ainda que com suas unidades espalhadas pelo globo fazendo valores valer sua moeda enquanto a espécie de moeda mundial ainda assim me parece interessante tal como marca expõe aqui que entender os metais preciosos como a figura de dinheiro mundial vou citar um exemplo pra vocês alguns anos atrás com a crise dos estados unidos quando o dólar começou a se desvalorizar enormemente é é o outro nome começa a se valorizar uma quantidade enorme de
capitais norte americanos começam a trocar seus dólares por euro com medo de ouvir uma desvalorização pesada do dólar o período seguinte observe que o dinheiro como ouro é quanto metais preciosos na figura de metais preciosos o dinheiro mundial ele permite mostrar a função do dinheiro como dinheiro mundial independente de um contexto histórico específico independente de uma moeda nacional em um determinado momento dominado por um determinado por país exercer o papel de dinheiro mundial ok então eu coloco a esse adendo eu prefiro não colocar aqui o parêntese falar agora o dólar é o dinheiro mundial não
é que os metais preciosos exerce o papel de dinheiro mundial ainda que no país que domina o mercado certo período possa fazer a sua moeda específico nacional cumpre mundial mude esse papel veja que interessante aqui o dinheiro a súmula forma a forma dos metais preciosos é que se quisermos nessas pessoas que quer atualizar aí o capital de marx para o conjunto específico ou ou nesse momento que nós temos de ver o dólar mesmo entrando - se transforma na riqueza por excelência na riqueza universal que invadem todos os lugares em todos os países em todos os
locais aspiração universal de todos os proprietários privados de todos os possuidores de mercadorias o dinheiro aqui com o finalidade com algo que se autonomize que permanece sempre no processo que pode conter dentro de si se transformar em moeda específica esse vídeo medida do valor específico sobretudo medida do valor no mercado mundial o outro se torna na aspiração universal de todos os produtores privados ele contém dentro de si o papel da moeda né então dinheiro na sua função de um monte de dinheiro mundial dinheiro ouro a mercadoria ou da mercadoria metais preciosos ou para as pessoas
que querem atualizar o capital mercadoria dólar pode se converter em real nível externo em peso de atuar no mercado local mas a sua inspiração é voltar de novo a sua figura de dinheiro mundial que é aceito em todos os lugares ela pode servir sobretudo no mercado internacional para expressar o valor das mercadorias de um país para o outro então o valor serve aqui positivamente o dinheiro mundial também como medida dos valores assim como ele pode se converter como se transforma numa moeda daquele local segundo seu padrão monetário para expressar a medida dos valores na nos
seus mercados locais e depois ele volta de novo no seu processo aspirando voltar a seguir um mundial então o dinheiro mundial com tem aqui todos os seus momentos todos os momentos anteriores do dinheiro na sua primeira determinação como medida do valor do dinheiro na sua segunda determinação como meio de circulação materializado moeda e aqui constitui a determinação e específica do modo de produção capitalista quando o dinheiro emerge uma figura autônoma universal wada no mundo inteiro para todos os locais e por meio das quais todas esses diversos momentos específicos se subordinam como final o dinheiro que
é o verdadeiro deus o dinheiro que é o deus do mercado mas vai usar números figuras no segundo isso é que uma pia e várias delas aqui tem uma por muito bom que desenvolve esse aspecto que trata sobre disso também um livro que eu já mostrei né max no fetichismo da mercadoria contribuição à crítica da metafísica que trata exatamente dos três primeiros capítulos do capital subscrito pelo jardim antunes uma obra extraordinária é é uma piada aqui e é baseado nessas elaborar ações todas essas determinações do dinheiro na sua figura de dinheiro mundial que agora reúne
todos os outros momentos e coloca o dinheiro de fato como o deus e rei das mercadorias são só trechos a paginação que está aqui a paginação dos ganhadores da edição da boitempo editorial ok então diria marx lá nos quadris que o dinheiro é a riqueza universal seja válido em todos os lugares o dinheiro enquanto o dinheiro ok o dinheiro enquanto dinheiro mundial enquanto o dinheiro vado no mundo inteiro ele é riqueza enquanto tal seja ele é a riqueza com r maiúsculo senhor e deus do mundo das mercadorias poder externo frente aos produtores e deles independentes
porque agora posse do dinheiro mundial que permite você terá acesso a qualquer mercadoria qualquer unidade produtiva desde que em quantidade suficiente em qualquer lugar do globo em qualquer país em qualquer nação existência autonomizado de uma mercadoria específico essa mercadoria agora se destaca de todas as outras que se coloca como é a mercadoria por excelência ok a mercadoria com m maiúsculo a matéria universal da paz mercadorias têm que ser imersas douradas e prateadas para adquirir sua livre existência como valor de troca sem passar pela mediação da toca pela mediação do time que aspira à sua finalidade
como dinheiro mundial em uma mercadoria pode se realizar nenhuma pode ser dourado e prateado como diz marx então veja a existência da mercadoria que está condicionada à existência eu é o dinheiro enquanto existência absoluta é autônoma que confere resistência às mercadorias que permite as mercadorias existe lei que permite a elas continuarão existindo que permite a ela se realizar que permite a elas serem consumidas é existência celeste das mercadorias enquanto as mercadorias representa assistência mundana tudo se inverteu tudo que é produzido todas as necessidades humanas todas as capacidades humanas estão subordinadas agora existentes e leste da
mercadoria dinheiro basicamente da mercadoria dinheiro mundial a riqueza encarnada né na figura do ouro enquanto o dinheiro mundial válido em todos os lugares do mundo ou quem preferir do dólar o diego é a encarnação da própria riqueza é como se essa figura física do primeiro mundial fosse o cristo mas que expressasse audi divino o próprio deus ok que é o valor universal de tudo que existe marcos vai dizer tudo são citações ou deus veio das mercadorias vário informalmente em todos os lugares é assim em qualquer lugar vai em todos os lugares compra qualquer coisa a
mercadoria enquanto tal a mercadoria universal a mercadoria de presente não determinada pelo lugar ela vale que é lavado em todos os lugares em todos os países em todas as regiões o espaço não altera ela é literalmente onipresente a mercadoria interesse viveu ok ela não perece inclusive quando max vai falar da da questão da moeda com um ciclo de valor é o fato daquele signo impresso na moeda faz com que elas sem provar aquilo né a nota pode está novinha ou muito bege o desgastado até rasgado e colada com durex que ela vale o que está
impresso ali né então não sem razão é é o ovo assumir esse papel de dinheiro mundial justamente por ser uma substância natural que têm a propriedade de se alterar nem menos possível ao longo do tempo não há nele qualquer diferença além da quantitativa e qualitativamente sempre a mesma o dinheiro mundial é sempre dinheiro mundial ele só tenha quantitativamente susceptível a ser expandido indefinidamente ou seja algo qualitativamente igual que pode se expandir se expande e se expande indefinidamente não sem razão os capitalistas que estão no topo do sistema capitalista eles acumulam por acumulam eles querem dinheiro
pelo dinheiro só para ver crescer qualitativamente a sua quantidade de nível que logo nós vamos entender que a capital é e que cresça mais mais mais mais mais mais mais e mais não tem limite quantitativa e qualitativamente aqui é sempre a mesma coisa veja o deus agora emerge aqui ele aparece como deus que subverte todos os valores todas as novas absolutamente tudo o dinheiro como dinheiro mundial dinheiro como o dinheiro é universal válido todos os lugares ele é absoluto todo o resto todas as mercadorias são relativas e elas valem em função do absoluto é o
dinheiro na relação de valor com o dinheiro ela aparece como impotente por meio do dinheiro você tem o poder sobre todas as outras mercadorias o que confere existência todo o resto se o resto foi dourado e prateado pelo dinheiro as mercadorias não pode sequer se realizar com o valor de uso é uniforme seja qualitativamente igual o onipresente todas as relações são mediados por ele e pink ser mediados por ele inclusive por existir e nem perecível ele não se desgasta e não perde o seu valor das mercadorias são consumidas desaparecem seu valor de uso acaba agora
o dinheiro continua no seu ciclo infinito impressivo qualitativamente diferente tem a mesma qualidade é simples qualitativamente e potencialmente infinito o dinheiro aqui é a própria imagem do deus da sociedade capitalista desenvolvido até as religiões até as religiões cristãs se ajoelhou perante o deus dinheiro se organizam e se a ordem não pega tudo hoje em dia até a religião se antes a metafísica estava nos domínios da religião e da filosofia agora a então ea filosofia se ajoelhou perante o deus dinheiro se subordinam aí e todas as religiões água como nós podemos ver de maneira palpável na
sociedade contemporânea se organizam para fazer o dinheiro crescer indefinidamente ok e deus agora é apenas um meio para fazer com que esse dinheiro precisa perguntar então dinheiro como dinheiro dinheiro mundial na forma de sociedade capitalista um homem desenvolveu uma forma de organização social que embora seja produto exclusivo da ação humana esse dinheiro se desgarra esse professor e ponha todos os homens controlando dirigindo valorando e mesmo conferindo existência todo mundo humano o dinheiro aparece assim como ser absoluto à perfeição o supremo bem o super sensível diante das coisas e pessoas mundanas que são não ser relativas
em perfeitas e sensíveis à vida humana aqui é um teatro em que cada um ensina o papel das relações econômicas cujo rei e deus é o dinheiro e aí eu terminar que esse vídeo de hoje nessa última figura do capítulo 3 que é o dinheiro mundial perguntando se é esse tipo de sociedade que você acha que é necessário e que a gente tem que necessariamente viver em sociedade capitalista oferece duas possibilidades para as pessoas a circular ao deus de mim e seguir os seus um segundo seus próprios desenhos ou se organizar para destronar essa sociedade
que coloca as coisas produzidas pelos próprios homens como nos dominando no subordinando nos dinheiro acusando e fazendo com que nós sigamos a nossa vida em função dele não é sem razão que agora os indivíduos enquanto mero representantes da mercadoria enquanto meros portadores da mercadoria enquanto o meros pessoas que representam no teatro do modo de produção capitalista a relação que a o papel que a relação econômica e confere esses indivíduos são cada vez mais esvaziados e ainda que alguns deles conseguiram conquistas materiais eles se afoga um tempo inteiro no mar de depressão de desilusão e nós
estamos na sociedade dos indivíduos e preciso de vir iludido dos indivíduos que não tem fim porque a finalidade da sociedade externa os indivíduos e os indivíduos atum enquanto meio dessa forma a sociedade desse elemento externo que o sul do rio mas existe outra saída que é se organizar a partir das contradições que a capital oferece para destruir e para destronar essa forma de sociedade o capitalismo ao mesmo tempo que uniformiza tudo e tudo subordinada a um único deus do dinheiro enquanto o dinheiro do dinheiro na figura do dinheiro mundial ele também produz no seu interior
ele não consegue eliminar o valor de uso completamente ele não consegue jogar fora o valor de uso valor de uso está sempre ali com o suporte material o valor de uso da cinta acossando valor colocando barreiras à sua reprodução infinita está sempre dizendo a sua inspiração a superar toda a sensibilidade superar tudo o que é humano a superar tudo que é perceptivo a superar tudo que é sensível não vai se realizar existem outras saídas outras contradições para organizar destruir essa forma de sociedade possa também por essa mesma sociedade que produz o dinheiro enquanto o dinheiro
mundial universal autor no absoluto de deus irei nas mercadorias mas essas outras vias colocados pelo capitalismo nós só vamos ver nos próximos capítulos do capital é esse o tempo nos próximos capítulos o capital agora nós vamos começar já no capítulo 4 612 ha começa a penetrar um outro universo no interior desse modo de produção um outro universo - uniforme - hierárquico - no lateral como o domínio supremo dinheiro não porque este domingo supremo do dinheiro não exista no modo de produção capitalista ele existe a gente produz no seu interior as condições e as possibilidades que
permita superar bem isso aí nós vamos ver nos próximos capítulos então ficam por aqui sem o vídeo ficou longo de novo mas mais uma vez se justifica pelo pela densidade desses capítulos aquele só fazendo aqui uma leve rápida revisão nós vimos aqui nesse tópico do capital de marx livro não é capítulo 2 e 3 o processo de troca em primeiro lugar agora inserção dos personagens é na trama os proprietários privados que agora são os portadores da mercadoria que continuam a ser o sujeito do processo a relação os indivíduos que apareciam como livres e autónomos se
apresenta ainda no capítulo sobre o processo de troca como sendo na verdade o tema sua vontade subordinada uma relação conferida pela troca de mercadorias e por isso nós nesse teatro da vida econômica penetramos no capítulo 3 o dinheiro em circulação de mercadorias nas várias figuras do dinheiro nos vários momentos que o dinheiro é cumprir no interior do modo de produção capitalista esse dinheiro que emerge como produto necessário da contradição e trabalho individual de trabalho social dá conta da contradição entre a forma equivalente ea forma relativa é da contradição entre o valor de uso o valor
esse dinheiro começa a cumprir agora funções específicas que não eliminam essas contradições mas que não colocam forma sobrepostas que permite essa contradição se mover e aí nós temos as funções de medida dos valores na sua primeira determinação do dinheiro a função de meio de circulação a segunda determinação do dinheiro que vão aparecer como momentos da figura suprema do dinheiro quanto dinheiro particularmente da figura do dinheiro como dinheiro mundial que nós vamos lá na frente faz com que nossa sociedade todas essas coisas e todos os indivíduos acabam aparecendo no teatro da vida econômica capitalista como momentos
do processo que tem agora o dinheiro como finalidade o dinheiro como algo universal absoluto onipotente uniforme presente potencialmente infinito qualitativamente diferenciado por isso o capítulo 4 é o capítulo do capital onde agora nós vamos analisar o circuito do dinheiro mas tenho dinheiro não como um meio que apenas momento do processo mas como finalidade e já nesse próximo capítulo a gente vai ver as contradições que começam a surgir no interior dessa uniformidade metafísica que é o capital dessa uniformidade ofuscante que sufoca todos os indivíduos imersos e fazê-los metros personagens do teatro da vida econômica nós vamos
ver que essa mesma forma a sociedade permite aos indivíduos terem certas escolhas não aquele que certas escolhas e essa certas escolhas contendo disse a possibilidade de destruir essa forma de organização social capitalista então ficamos por aqui agradeço a quem conseguiu chegar até o final desse vídeo é do capítulo 2 e 3 do capital é pedimos a pra curtir o canal pra se apertar o sininho vai receber a notificação de novos vídeos nos apoiar essa iniciativa de divulgação da obra do pensamento de marx de maneira séria e rigorosa e particularmente nesse curso de o capital que
nós estamos vendo agora tem muita pessoa interessada atual campeão max no brasil nasceu o primeiro vídeo foi impressionante a quantidade de pessoas que me procuraram que estão assistindo então acompanhando criar um grupo de estudo capital e como nós já dissemos a introdução quem tiver alguma dúvida e tudo pode colocar nos comentários depois nós vamos fazer vídeos de perguntas e respostas é as perguntas relacionadas nos capítulos que já foram discutidos é isso aí um grande abraço e até o próximo
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