E aí [Música] E aí [Música] é só que hoje para o segundo episódio que poderia até virar uma série de fato com o baba Mário que ele tá falando para gente sobre a kimbanda nos ensinando nos esclarecendo questões fundamentais Então essa segunda Episódio se você não assistiu o primeiro na descrição desse vídeo tem um link para você poder acompanhar importante que você veja anterior para poder acompanhar linha de raciocínio tá então babá Mário bem vindo novamente Gaia Tec sempre muito bons aprendizados os conhecimentos a gente tava falando no vídeo anterior né No primeiro episódio desse
bate-papo aqui de Quimbanda de você falou da construção da Quimbanda né como ela chega no Brasil como Exu enquanto divindade também já deturpado uma visão já distorcida se junta se une a Quimbanda aqui também chegou no Brasil dessa forma né então a gente tem aqui a construção dessa Tradição A se torna uma religião em algum momento a Quimbanda se torna a região você trata de uma prática individual Então veja é como eu comecei no outro vídeo falando no sul aqui em banda é vista como uma religião além do Batuque e além da Umbanda nós temos
também aqui em Banda La como uma prática religiosa em separado eu não conseguia para encontrar pessoas que pertençam ao batuque a umbanda EA Quimbanda pessoas ó da Quimbanda o show do Batuque ou só da Umbanda o de duas enfim isso é um luxo é no sudeste você vai encontrar também a mesma coisa você vai encontrar pessoas que são da Quimbanda questão de fa que são do Candomblé que são da Umbanda também e também no nordeste isso você vai encontrar no Brasil inteiro em algumas pessoas quando você fala e Umbanda em Candomblé e isso é religião
porque a resposta é individual se você me pergunta a Mário para você aqui em banda religião Eo que não para mim aqui é uma prática espiritual você perguntar Maria Umbanda uma religião para mim também não na prática espiritual o Candomblé também não isso para o Mário falando e pesquisador da religião Então a nossa Quimbanda a nossa linhagem eu falei no primeiro vídeo médio Rio de Janeiro é ela tem por característica o trabalho individual Então a nossa Quimbanda como falei no interior ela não tem uma gira reuniões públicas é uma questão dos quimbandeiros se reunirem e
se reúne por quê para iniciar o novo quimbandeiro é necessário que haja que em Bandeira na licitação então além do iniciador a mais dois em pandeiros e vão participar da licitação daquele novo que bandeirou quem Bandeira tanto faz mulher ou homem iniciou na Quimbanda Mas qual que é o primeiro é caso primeiro requisito para iniciar na nossa linhagem e que a pessoa já tenha um conhecimento ou de Candomblé ou de umbanda a pessoa não entra neste mundo pela Quimbanda na nossa Quimbanda eu sei que outras isso acontece isso na nossa não bom então é o
meu as notas aqui em Banda No início a dor ele sempre colocou isso Mário nós não iniciamos ninguém que seja um neófito o que não conheça a tradição afro-religiosa brasileira ele tem aqui então Umbanda ou tem que vir do Candomblé ele e além disso mas eu falo assim ele tem que ser pelo menos alguém que já tenha uma caminhada longa naquele show a uma um mês na umbanda o mesmo candomblé uma pessoa que já tenham conhecimento já bastante grande sobre isso para poder ser iniciado primeira coisa também além de residência é conhecer o seu Exu
o cão na ideia também norte da Quimbanda Exu tem importância mas é o mais importante universo da Quimbanda Nossa não se resume a este combate está então eu vou vou pausar aqui agora porque isso é excelente o que você falar então está aqui falando da Quimbanda que você iniciado que você pratica o que é que não se resume exclusivamente encho então quando a gente fala palavra tem banda na cabeça da maior parte das pessoas vem lá os eixos Tranca Ruas marabô que eu recebo eles não vão isso já tradicional Mas então o é assim banda
Ela traz o que como entidade como divindade Além disso então a irmã não podemos dizer como divindade ou como é algo parecido porque como eu falo agora dizer aqui em banda faz parte do universo da Umbanda Ah entendi então é uma extensão que trabalham juntas Infelizmente o desconhecimento das pessoas fez com que a Quimbanda for se separando da Umbanda na minha casa por exemplo a giras de umbanda tem muitos elementos de Quimbanda porque a São próprias uma da outra não são separadas é separação Quem deu foi o ser humano como se pequeno primeiro vídeo não
haver separação no começo Bom enfim mas aí começou a ter separação que eu criou-se uma iniciação própria aqui em banda larga grupo de Quimbanda tem a sua próprio tempero a própria forma de realizar seus rituais eu sei que aqui em bandas que fazem giras públicas EA inclusive é porque na internet deve se você procurar você vai encontrar na nossa que importa se não existe então reuniões fechadas ou é dois pro postinho pandeiros ou um consulente que procuram quimbandeiro para algum algum tratamento que ela 15 ok e no universo da Umbanda Nossa a figura é principal
esse tem não como uma divindade mas como um diretor como um chefe no trabalho é o maioral bom então o que é o maioral o maioral é um mistério e os pandeiros que chegam não amar num certo nível de poder ter uma casa eles sabem quem é o maioral magia do mistério esse uma oral seria o chefe da Quimbanda E aí no universo que a mãe cidade é uma entidade que não é necessariamente Exu maioral Mas é uma entidade fechou a não é um chopp aí é uma cidade maior maior é o seu maior perfeito
perfeito. Ele é um mistério então dá falar ele é um este uma legal não ele é o maior ao ponto e acabou e morreu o assunto não dá a nossa família não sei em outras na minha questão é na nossa família o maioral é o chefe o coordenador da Quimbanda como um todo um chopp o trabalho da Quimbanda a as outras cidades e nós conhecemos como Caboclo quimbandeiro preto velho quimbandeiro que você encontra na umbanda então se você encontra na umbanda é porque faz parte da Umbanda Ah entendeu então esse essa diferenciação não existia se
eu tenho na umbanda o contra negra que acabou Clean pandeiro isso na umbanda ele só está na Quimbanda no papel de quimbandeiro mas ele é uma cidade típica da Umbanda porque a umbanda EA Quimbanda é uma coisa só nossa coisas diferentes Nossa que acabamos diferenciando um do outro o ser humano fez isso não foi um monte peritox isso nós fizemos isso eu vou te dizer os seres que tinham o a denominação que bandeirão então acabou quimbandeiro você vai do que Bandeiro pirata vídeo de marinheiro gozar pirata Cajazeiro cangaceiro então enfim isso é dos nomes que
eu vou utilizando eram próprios da Umbanda um é uma criação da Quimbanda é do universo umbandista que depois se é pela questão humana o homem que fez sempre foi a sempre foi junto diferenciação então na nossa família voltando para pessoas iniciada ela tem que conhecer o lixo dela então tem que ter já uma experiência anterior para identificar com inclusive com o nome dele e que já conheceu o seu exu e o nome que ele usa não a mente portanto aquela ideia o eixo ele teu nome fantasia e o nome próprio pasta para arquivar iniciando aqui
enquanto eu ando fantasia nome próprio do Exu rei verdadeiro ele vai saber um com o tempo mesmo um dia eu encho vai contar para ele o nome real dele e durante a iniciação são feitos vários atos no corpo do iniciado ele faz juramentos para pertencimento a família e Quimbanda E especialmente o quê que é a quinta aqui em banda e a ligação o problema iniciado com o seu eixo dão nossa família a quatro rituais para consagrar um Tata Quimbanda quatro rituais o primeiro a iniciação depois dos demais eu não posso falar mas a iniciação posso
falar então a primeira iniciação é quando ele faz foi firmar um pacto com o você tem que saber o nome do bicho dele e na iniciação ele vai firmar um pacto com Exu de modo e o eixo e ele se torne quase uma coisa só e você vai olhar para o iniciado e não vais acreditar encorpado não tem incorporado é porque a ligação de um outro é tão forte mas tão forte que fica difícil de saber quem é quem quem é que então os comportamentos coecho teria por acaba também passando por iniciar de vice-versa tamanha
é a uma simbiose acontece ócio perfeitamente que existe entre o iniciado e o seu Exu essa é a primeira coisa é o pacto que você faz com o seu Exu dali em diante que a caminhada é específica do quimbandeiro porque ele tem que ser o apoio irrestrito do seu Exu o tempo inteiro então o tempo inteiro está com Exu junto dele simples lógica periodicamente ligado um com outro Essa é a forma e dali em diante começam as demais práticas próprias do quimbandeiro a oferta semanal aprender a mensal que tem que fazer Oi para o seu
Exu quanto para maioral e vão se no feitas e aí ele vai ser destruído nesse segmento específico Mas você é eu como um que bandeira que tem um terreiro de umbanda é não é tão diverso assim a práticas diferentes a porém não é tão diverso da minha prática budista de omolocô que é muito próxima a dessa Quimbanda então a muita diferença nesse sentido então aqui você traz para a gente também babar essa presença forte de Exu como a gente entenderia que o termo que se usa na umbanda né a esquerda seria a Quimbanda e da
Umbanda Então isso é um conceito desde o princípio e a esquerda da Umbanda EA Quimbanda aí tá esquerda é que manda sim mas já não tem que eu tenho direita sinal duas coisas na minha casa entre o uso essas determinações direita e esquerda todo mundo espiritual não separamos os dois mundos porque são coisas a mesma moeda com Duas Faces amor da mesma mal mais diferente como falar por exemplo aqui eu vou trabalhar só com a Quimbanda trabalhar só com banda impossível seu canto um ponto exu para proteger a lista da minha gira banda é automaticamente
porque é o que vai proteger o meu terreiro que eu faço uma oferenda para Exu Logo no início da gira de umbanda uma vela um charuto um pouco de cachaça eu já estou praticando banda tocando Umbanda A Quimbanda sim não é fora do contexto umbandista com o tempo acabou ficando mas se você olhar friamente para isso você percebe que não há diferença entre uma e outra nós acabamos diferenciando as coisas por quê Porque acho que isso aconteceu eu vou trazer um observação a gente ver né esse movimento de demonização da Quimbanda e atrelando-a eixo como
essa personificação do mal você acha que houve uma separação também da Quimbanda por conta da das premissas da Umbanda no sentido de ser uma religião de prático bem e como objetivo principal esse porque muita gente associa a Quimbanda ao lado mau da espiritualidade né então quer dizer se a Quimbanda lado mal ela não pode ser Umbanda ela não pode estar dentro da Umbanda se acha que isso propiciou esse essas divisão que aconteceu sim é porque o infelizmente romano e se Encanta pelo Mal infelizmente há 50 tudo pode ter por isso que a nossa família de
Quimbanda a ética é muito forte a ética o último aqui o na ministração eu fui enunciado com uma outra pessoa Oi e essa pessoa foi expulsa da nossa família porque não é da ética então a questão da Quimbanda ele é muito ética porque a pessoa não se perder o que o poder corrompe muito e as pessoas se sentem atraídas por esse que para essa questão do mal eu lembro estava fazendo há pouco tempo uma live no no outro canal E aí eu tô falando sobre a questão do rádio Boom a de alguns Os seres que
são inimigos dos seres humanos perguntar de choro bar arte algum é o cheiro que é inimigo do homem age algum é a morte EA doença é a fofoca é a pobreza é a prisão nome juruba mais importante em português os seus nomes uma pessoa me pergunta Tem licitação parte 1 o que se iniciar para jogo porque porque é isso atrai as pessoas encanta as pessoas lá do malévolo encanta as pessoas Então esse encantamento faz com que pessoas se inscrito pulo vão crescendo criando mais teorias malévolas para atrair mais pessoas em Caldas que se enganam que
é uma ilusão e que vão ter poder que vão ganhar muito dinheiro e vão ter mulheres ou vou ter muitos homens enfim é algo efêmero do poder que vai ter aqui mais responder traz porque você começa é um a ligação só com Exu essa fenomenal por isso você fica mais poderoso por isso que a ética tem que ser tão grande você não pode pisar na bola Não pode errar porque você é um canteiro tá o tempo inteiro correto não pode e o que você pode sofrer todos os os castigos entre aspas que um cara não
ético se operar porque quando é eu não pratico a ética o chat ou começa cá e isso é claro eu vou ficar doente vou ficar sem dinheiro eu posso é um retorno natural não tiver com o retorno mas é a questão do equilíbrio que eu dou um murro na parede nova do e pronto eu faço alguma coisa é feito vou pagar por isso a ética fundamental isso é muito importante por isso que quando nós falamos sobre a Quimbanda eu fui no começo eu falei da ética ser muito forte não pode haver falha a e os
castigos na Quimbanda além da expulsão da família do Mais também a ao ataque espiritual que a pessoa seu pai lá atrás tá ficando à mercê das energias que vão de volta dela no seus erros Mário é uma dúvida aqui em banda existe para fazer o mal vamos lá essa é uma pergunta que vou me vou mexer ver de outras teorias para falar daqui guarda aqui em bando de Malévola não e aqui em banda é do mal não porém eu posso usar meus conhecimentos as pessoas eu posso e não só na umbanda ou na Quimbanda o
iphan no dia a dia eu posso usar o meu conhecimento a prejudicar alguém um profissional liberal um advogado pode usar da Lei prejudicar alguém então não é só na parte espiritual que isso acontece aqui em banda instrumento para o mal não mas as pessoas aqui em banda para prática do mal mas isso é uma questão que vai acabar com quem faz isso e eu conheço muita gente são 42 anos de macumba que eu tenho e muitas pessoas que eu conheço que passaram na minha vida que eu conheci estão em situação ou doentes o paupérrima porque
foram para este caminho e o outro tem uma queda brusca na vida nada é isso é carteiro é certeiro quem faz trabalhos que não são éticos que não são Moraes vão receber o castigo adequado não adianta que não nem só trabalho a gente fala de postura não tenha dúvida não tenha dúvida é fundamental pode dizer por isso que a ética na Quimbanda é tão levado a sério não é moral é a ética o princípio mesmo não é prática no dia a dia é o princípio ético isso para o quimbandeiro é fundamental você não tiver isso
ele vai se lascar não tem o que estamos ser essa e eu fiz isso em várias pessoas vi de perto e a outra coisa lá e isso me perguntam bastante quando eu vou jogar para alguém bem vindo no meu terreno para jogar comigo e me pergunta babá tem um trabalho feito contra mim eu jogo há 20 anos É sim 20 anos de saiu no meu jogo que havia trabalho contra pessoa que foi 10 foi muito em 20 anos de trabalho 10 pessoas e um feitiço contra ela o primeiro feitiço pega Rodrigues a o Paul o
que acho que pega de alguém que vai fazer Quanto custa um feitiço para quem sabe fazer feitiço e caro é de 20 mil pra cima quem tem 20 mil para dar para prejudicar alguém não adianta nada pessoa fazer querer pedir um feitiço bem feito custa caro muito caro e quem fez mandou fazer o feitiço Vai cair também vai cair também sem dúvida disso não tenha dúvida é as consequências para a pessoa serão marcantes ela vai pagar por isso não há dúvida disso uma dúvida Deus é sábio Deus te das Ferramentas para que você tenha tudo
isso na sua mão se você usa errado você pagará por isso não tenha dúvida a ética O Bom Comportamento na terceira Batman se o Pelé Pelé Que É O Bom Comportamento operante sentiu honrado e generoso isso é fundamental é isso você não tem vida não ficar derrubar que fala e naquela pessoa que não pratica aí seu João Pelé ela não é um ser humano é alguém que se vestiu com pele humana Mas é uma besta a besta um animal de quatro patas está ruminando ainda mas só se vestiu com o ser humano é um ser
humano ainda Então veja a importância que o caráter é tempo as pessoas e prático na região afro-brasileira ela tem que ter fundamentalmente a o caráter EA correção dos seus atos isso é fundamental infelizmente os seres humanos se sentem atraídos se Encantam pelo lado malévolo do lado do Poder do lado dia essa Umbanda que vendem por aí trás isso prejudica Por demais toda a vivência de um pandeiro mesmo perfeito Parabéns pelos seus cursos viu Parabéns pela ética e pelo discurso que você tá é de ressignificação da Quimbanda eu reitero aqui que eu falei no começo é
exatamente da propriedade que você tem e do Cuidado com as palavras de desconstruir um preconceito e a gente só consegue ser feito quando alguém skokka cara posta e outros também disseminam essa boa ideia então cumpra esse papel de disseminador também dessa boa ideia vamos é ressignificar desconstruir a minimizar esse caos que existe em torno de uma prática que tem tanta relação com que a gente faz na maior parte das vezes que a umbanda pelo menos uma grande parte do público que nos acompanha umbandista e foi educado a acreditar que a Quimbanda era o lado ruim
da espiritualidade né enfim é muito bom a gente tá aqui se aceita o terceiro episódio nós vamos lá para um terceiro episódio que a gente comprou essa nossa conversa aí para falar dos exús eu queria entender um pouco mais das figuras dos eixos dentro da Quimbanda um pouco mais sobre a identidade Sem Fim naquilo que for pertinente a falar mas só pra gente concluir esse bate-papo que Poderia virar uma série na Netflix vou te falar tudo bem Muito obrigado a você pela audiência até aqui se inscreva no canal clique em gostei lembre-se compartilha esse vídeo
aí nas redes sociais fica tentar o terceiro episódio dessa série aqui Quimbanda com babá Mário a [Música] E aí