Design Patterns // Dicionário do Programador

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você df e seja bem vindo ao dicionário do programador do código foi de tv a cada vídeo um tempo uma tecnologia uma palavra utilizada por todos nós neste maravilhoso mundo da programação design quanto você está lidando hoje design patterns também conhecido no nosso português como padrões de projetos estão relacionados com a arquitetura e com a engenharia de software pois é os padrões de projeto estão intimamente ligados ao paradigma de orientação objeto praticamente não dá para separar os dois ou seja casados para sempre hoje os design patterns nada mais são do que soluções elegantes já prontinhos
pensadas testadas e aprovadas de problemas que acontecem regularmente no dia-a-dia do programador então nada de ficar com medinho essas palavrinhas que eu falar pela primeira vez acha que é um bicho papão e coisa de outro mundo então vem com a gente nesse episódio que vamos desmistificar e seu medo bom ai ai primeiramente temos aí que reconhecer que os padrões de projetos são muito importantes na formação de um programador afinal não precisamos mais ficar aí quebrando a cabeça e reinvenção da roda todo momento basta saber aplicar um dos desaires patos na arquitetura do seu código e
tenho certeza que a solução para o seu problema funcional hoje design patterns foram surgindo durante as experiências em muitos projetos de softwares principalmente depois da adoção em massa da programação orientada a objetos aliás praticamente tudo na engenheiro de software surgiu da experimentação e continua evoluindo até hoje e é isso que é simplesmente maravilhoso os padrões viraram coisa séria de verdade quando quatro carinhas aí o erick eo richard o ralf eo john decidiram estabelecer catalogar os padrões lançar um livro chamado design patterns elemento só fluiu zambon object oriented esse livro acabou virando a bíblia sobre o
tema e eles ficaram conhecidos como gangue a porta ou abreviando gosta afinal americano gosta de abreviar tudo agora coletar ão 23 patentes e dividiram em três grupos o primeiro grupo é o de cruéis no paterson os padrões de criação que tratam da construção do objeto e um de referência esse grupo é importante pois ele sustenta o princípio mais importante programa para interface e não para implementações e aí tem ostrom potters que são os padrões e estruturais que tratam da relação entre os objetos e como eles interagem entre si para formarem grandes objetos complexo b real
patrões são os últimos a sair os padrões comportamentais que tratam da comunicação entre os objetos especialmente em termos de responsabilidade e de algoritmo não só para qualificar mais ainda vossas mentes maravilhosas o design patterns focam na reutilização de soluções todos os problemas não são iguais mas se você quebrar o problema e achar similaridade com os problemas que você já resolveu antes de aplicar os patrões em suas soluções o pulo do gato aí pra entender como implementar um padrão de projetos é saber qual é o conceito que está por trás dele aí fica mais fácil saber
se faz sentido utilizar ou não em muitos casos o design patrões devem ser aplicados durante o processo de reestruturação que uma palavrinha aí que a gente já falou que no dicionário do programador e se agora você está perguntando pra sua tela porque eu devo me preocupar em utilizar esse tal de design pattern nós de responder pelo sempre fato de que os softwares mudam precisam de manutenção e de evolução projetar softwares que sejam aí reusáveis de qualidade não é uma tarefa fácil e os padrões estão aí exatamente é isso você terá mais facilidade de ler o
código a lei o conhecendo ele quando se está desenvolvendo costumamos criar soluções específicas criar generalizações pode tornar tudo melhor e aí a compreensão do código de outros desenvolvedores fica muito mais fácil e vice versa uma vez que você tem a experiência na arte de aplicar o design patterns suas soluções passam a ter justamente um padrão que já é testado e aprovado pelo mercado tem também o fato de que eles são utilizados pelos melhores desenvolvedores do mundo e eu sei que todos aqui incluindo a gente quer fazer parte desse grupo agora vamos então falar e mega
ultra rapidamente sobre os 23 padrões que como já falamos são divididos em três grupos no grupo de padrões de criação nós temos o escrete factory que cria família de objetos on the fly com alta flexibilidade o pior é que constrói o produto passo a passo o factor método que cria objetos onde fly com alta flexibilidade o próprio taco que cria objetos por cópia de uma instância e o single tom que centraliza e compartilha república já no grupo de estrutura nós temos o adap que pluga o conteúdo ao sistema tem também o grid que separa implementações
de abstrações em prol da flexibilidade o com post que trata todos os objetos de forma justa e o de corretor que incrementa a funcionalidade dinamicamente ofende que simplifica a utilização de insumos sistemas complexas e o flight que compartilha de pequenos recursos para economizar espaço e finalmente o proxy que faz um objeto representar outro objeto e agora no último grito de padrões de comportamento mas não menos importante nós temos útil em off responsability que refaça requisições para evitar decisões o comandante que transforma requisições em objetos de um intérprete que define uma gramática e um interpretador o
interventor que percorre um conjunto de dados independente da implementação tenho meu direito esse é o simplificador de relacionamentos complexos têm o mesmo eles internalizá estados mas sem quebrar o encapsulamento observa que faz o compartilhamento de recursos de maneira inteligente o state que é muito importante pois ele sempre fica a troca de estados internos de um objeto dos trotters hoje esse também mega outra importante pois eles e para os dados dos algoritmos para alcançar a rentabilidade tem o template mapa que define algoritmos assistências e finalmente agora o último pater cufa o visitor que define uma nova
operação para uma classe sem alterá-la ok mas então quando usar cada um destes carinhos é preciso ter bom senso os patrões estou aí para ajudar mas acontece casos em que não se deve utilizá los justamente por isso é preciso conhecê-lo é verdade pode acontecer e isso vai depender muito da linguagem e do tamanho do projeto que você estiver trabalhando a aplicação de patrões pode nesse caso aí aumentar desnecessariamente a complexidade é importante frisar que com o tempo ea evolução das linguagens orientado a objeto isso já vem acontecendo com algumas linguagens algum desses padrões vão acabar
em desuso mas como já falamos é preciso reconhecê los e ter bom senso é preciso saber que forçar o código a se conformar aos padrões do projeto 10 certa forma e aumentou a sua complexidade quero saber se é necessário ou não [Música] funcionário do programador é uma parceria com a rússia gator uma das maiores e melhores empresas de host do mundo manter o seu site sempre no ar pelo melhor custo-benefício acesso à i www.roche.com.br quem gostou tem muito mais na nossa playlist aqui ou na descrição desse mês aproveite o embalo curto esse vídeo compartilha com
os amigos que se inscrevam cftv e conversa com a gente no grupo do facebook deixe sua opinião nos comentários tchau tchau [Música] pois é os padrões de projeto estão intimamente ligados ao paradigma de orientação objeto praticamente não dá para separar os dois ou seja casados para sempre igual a gente
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