Caros amigos, bem vindos a mais um vídeo do Invista para Vencer! . Existem algumas coisas que usamos no nosso dia a dia e não sabemos a verdade sobre elas.
Por exemplo, as maçãs que você compra no mercado podem ter mais de um ano de idade e ainda assim serem vendidas como frescas. É algo que pode ser surpreendente, não é mesmo? Talvez seja por isso que existe aquele ditado que diz: a ignorância é uma benção.
Pois é, no mundo financeiro isso não é bem assim! Tem muita coisa que a gente não sabe sobre o dinheiro e que os ricos preferem manter em segredo. Mas aqui, a gente é desbravador, e queremos compartilhar com vocês as 7 regras financeiras que farão você olhar para o dinheiro de uma maneira totalmente diferente.
Regra 1. A regra da utilidade Quando você pensa em ter dinheiro, o que vem à mente? Comprar um carrão?
Comer num restaurante top? Fazer uma viagem para um local paradisíaco? Se você pensou em algum desses itens, isso é ótimo, porque mostra que você entende o verdadeiro propósito do dinheiro: uma ferramenta para adquirir o que queremos ou precisamos.
Mas olha, nem todo mundo entende completamente a utilidade real que o dinheiro proporciona, e é aí que muitos cometem erros. Por exemplo, se você tem uma renda relativamente baixa, pode pensar que ganhar mais dinheiro, resolverá a maioria dos seus problemas. Mas na verdade, o dinheiro pode trazer uma série de outros problemas, como trabalhar mais horas, o que pode causar problemas de relacionamento e falta de tempo para cuidar da saúde.
Mas calma, isso não quer dizer que você não deva se esforçar para ganhar mais dinheiro. Se você estiver resolvendo mais problemas do que está criando, é sinal de que está melhorando sua qualidade de vida. Só lembre que ninguém está livre de problemas.
Até mesmo os milionários têm suas preocupações, como familiares pedindo dinheiro, ou a possibilidade de perder tudo o que conquistaram. Então lembre-se: mesmo que você queira ganhar o máximo de dinheiro possível, não caia na ilusão de que mais dinheiro vai significar uma vida sem problemas. Regra 2.
A regra do tempo Você já deve ter escutado por aí que o tempo é uma das coisas mais valiosas que temos, principalmente se bater um papo com gente que tem muito dinheiro. O problema é que muita gente não entende a importância do tempo na hora de ficar rico e acaba vivendo a vida toda sem nunca chegar lá. Mas, quem consegue dominar o tempo, normalmente acaba dominando o dinheiro também.
Aí vocês devem estar se perguntando: como é que faz isso? Bem, eu vou compartilhar com vocês duas ideias principais agora. Em primeiro lugar, é quase impossível trocar tempo por dinheiro quando estamos trabalhando só com as horas disponíveis do dia.
A menos que você ganhe uma fortuna por hora, é difícil chegar a ganhar seis dígitos só por conta própria. E isso nos leva ao segundo ponto: Quando somos jovens, a gente aguenta trabalhar muitas horas sem problemas. Mas à medida que o tempo passa, a coisa fica mais complicada!
A gente passa a ter uma série de responsabilidades como ser dono da casa, ter relacionamentos, criar filhos e por aí vai. E aí, o tempo já não é mais o recurso que você pode maximizar para ficar rico. As pessoas mais ricas do mundo sabem disso, e por isso procuram maneiras de ir além das suas próprias 24 horas para construir riqueza.
Se você der uma olhada na lista da revista Forbes, vai ver que todos os bilionários possuem empresas que utilizam o tempo, o dinheiro e o conhecimento de outras pessoas. Então caros amigos, se vocês querem ficar ricos, precisam entender como aproveitar o tempo, tanto o seu quanto o dos outros. Tem que dar tempo ao tempo!
Afinal, construir experiência profissional, aprender a iniciar um negócio e entender o poder do mercado de ações e dos juros compostos não é do dia pra noite. Como disse Warren Buffett, “a riqueza é construída com tempo e paciência”. Regra 3.
A regra da proteção Já parou pra pensar por que trabalhamos tanto? Na verdade, a resposta é simples: trabalhamos pra pagar as contas e tentar garantir um futuro tranquilo lá na aposentadoria. Mas o problema é que muita gente tá fazendo isso errado.
A maioria consegue acumular um dinheirinho depois de anos de trabalho, mas não sabe proteger esse dinheiro, e acaba prolongando a jornada rumo à independência financeira. Mas o que é ter habilidade de proteção? É ter habilidades para se defender dos inimigos que querem meter a mão no seu dinheiro, e acredite, eles estão em todo lugar!
É aquele pacote de viagem dos sonhos que sua esposa ou esposo tá pedindo há tempos, e que vai fazer você esvaziar suas economias de anos. É aquela casa grande, que seus pais estão esperando que você compre pra manter a honra da família. É aquele carrão de mais de 250 mil reais que você espera que traga um pouco de adrenalina pra sua vida.
Cada um desses é um inimigo financeiro que está te arrastando pra longe do seu principal objetivo: a independência financeira. Olha só, todo mundo pode conseguir um dinheiro êxtra por aí. O que diferencia quem fica rico e continua rico, daqueles que passam aperto, é como lidam com o dinheiro.
Isso é importantíssimo, porque assim como não dá pra comer mal e tentar compensar com muito exercício, também não adianta querer resolver problema de gastos só ganhando mais dinheiro. Ou seja, quanto mais cuidado você tiver com seu dinheiro, melhor vai ser sua situação financeira. Claro que é bom ganhar dinheiro, mas não é só isso que basta!
A verdade é que precisamos aprender a gerenciar o que ganhamos, e ficar espertos para proteger nosso dinheiro suado dos inimigos, que estão sempre à espreita. Essa é a chave para alcançar a independência financeira de uma forma mais rápida e eficiente. Então não se iluda achando que só ganhar dinheiro já é suficiente, tá bom?