[MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] >> [CLAUDETE] OI, ALUNOS! NÓS VAMOS DAR CONTINUIDADE À DISCUSSÃO SOBRE O LIVRO DIDÁTICO, ESPECIFICAMENTE O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA. E AGORA A GENTE VAI FALAR UM POUQUINHO DA DISCUSSÃO SOBRE AS LINGUAGENS E AS IMAGENS PRESENTES NO LIVRO DE HISTÓRIA, QUE É UMA DISCUSSÃO BASTANTE IMPORTANTE QUANDO PENSAMOS AÍ NOS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS.
ENTÃO, ESSAS IMAGENS SÃO RECURSOS DIDÁTICOS. E A GENTE TEM QUE PERCEBER E ENTENDER QUE O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA, PRINCIPALMENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, AS IMAGENS SÃO RECURSOS IMPORTANTÍSSIMOS PARA QUE AS CRIANÇAS ENTENDAM O CONTEÚDO, PRINCIPALMENTE NESSA FASE QUE NÃO DOMINAM AINDA A LEITURA E A ESCRITA. ENTÃO, ELAS SÃO GRAVURAS, AS IMAGENS COM AS GRAVURAS E OS MAPAS FAZEM PARTE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E SÃO USADAS ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO.
"AS CRIANÇAS TÊM NECESSIDADE DE VER AS CENAS HISTÓRICAS PARA COMPREENDER A HISTÓRIA". ENTÃO, A HISTÓRIA, PRINCIPALMENTE NOS PRIMEIROS ANOS, E DEPOIS ELA TAMBÉM VAI TER UM PAPEL BASTANTE IMPORTANTE NA VIDA DO ALUNO, MAS VAI SER O DOCUMENTO QUE VAI PASSAR AÍ AS NOÇÕES DE VALORES, AS CONCEPÇÕES E OS CONTEÚDOS. PRA GENTE TER UMA IDEIA, A IMAGEM É TÃO IMPORTANTE, É A CONSIDERADA TÃO IMPORTANTE, QUE NO GUIA DO LIVRO DIDÁTICO DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO, CONSTA, DENTRE OS VÁRIOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO, A OBSERVAÇÃO SE AS ILUSTRAÇÕES, IMPORTANTES NO AUXÍLIO À COMPREENSÃO E POTENCIALIZAÇÃO DO TEXTO, SÃO ADEQUADAS ÀS FINALIDADES PARA AS QUAIS FORAM UTILIZADAS, DE FORMA QUE SEJAM FÁCEIS PARA O ALUNO APREENDÊ-LAS, MAS TAMBÉM QUE ESTIMULEM A CURIOSIDADE, O PENSAMENTO E AS DISCUSSÕES ENTRE OS ALUNOS.
ENTÃO, NÃO É APENAS UMA ILUSTRAÇÃO DO CONTEÚDO, UMA ILUSTRAÇÃO DO CONTEÚDO ESCRITO, PRINCIPALMENTE, MAS ELA É UM RECURSO PEDAGÓGICO IMPORTANTE. É A PARTIR DA IMAGEM QUE A GENTE VAI PERCEBER OU DESPERTAR INTERESSE NESSES ALUNOS OU INCENTIVÁ-LOS A APRENDER DETERMINADOS CONTEÚDOS. E NO ENSINO DE HISTÓRIA, ESPECIFICAMENTE, NÓS CONSIDERAMOS AS IMAGENS, AS GRAVURAS, OS MAPAS COMO IMPORTANTES DOCUMENTOS.
ELES SÃO TÃO IMPORTANTES QUANTO QUALQUER DOCUMENTO PRESENTE NO LIVRO DIDÁTICO. ENTÃO, GERALMENTE AS IMAGENS CONTIDAS NOS LIVROS NÃO SÃO DE AUTORIA DE SEUS PRÓPRIOS ESCRITORES, GERALMENTE OUTROS PROFISSIONAIS DA ÁREA GRÁFICA SÃO DESIGNADOS A ESSE SERVIÇO. ENTÃO, ESSE É UM DOS PONTOS IMPORTANTES, E POR ISSO QUE É UM OBJETO DE AVALIAÇÃO PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO, ASSIM COMO TAMBÉM DEVE SER UM DOS CRITÉRIOS QUE O PROFESSOR DEVE OBSERVAR.
QUEM PRODUZIU ESSA IMAGEM? SERÁ QUE ESSA IMAGEM ESTÁ DIALOGANDO COM O CONTEÚDO? ENTÃO, POR ISSO QUE É IMPORTANTE A GENTE TAMBÉM ENTENDER COMO QUE É PRODUZIDO O LIVRO DIDÁTICO.
ENTÃO, ÀS VEZES, OS PESQUISADORES SÃO RESPONSÁVEIS PELOS CONTEÚDOS ESCRITOS, MAS AS IMAGENS SÃO FEITAS POR OUTROS PROFISSIONAIS, E QUE NEM SEMPRE HÁ UM DIÁLOGO ENTRE AS CONCEPÇÕES, ENTRE OS VALORES. ENTÃO, PARA INTRODUZIR O ALUNO NA LEITURA DE IMAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS, CONSIDERA-SE IMPORTANTE: INICIALMENTE, BUSCAR SEPARAR A ILUSTRAÇÃO DO TEXTO. ENTÃO, SABENDO QUE HÁ ESSA FORMA DE PRODUÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO, ONDE NEM SEMPRE A LINGUAGEM É FEITA PELO MESMO PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELA IMAGEM, O PROFESSOR DEVE LEVAR ISSO EM CONTA E, AO DESENVOLVER SUA ATIVIDADE, BUSCAR SEPARAR A ILUSTRAÇÃO DO TEXTO; SÃO DOIS DOCUMENTOS.
E COMPREENDER O CONTEXTO EM QUE FOI PRODUZIDO AQUELA IMAGEM. A CIRCE BITTENCOURT, QUE ESTUDA OS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA, VAI FAZER A SEGUINTE ANÁLISE: QUE O PROFESSOR TEM QUE LEVAR EM CONTA DUAS DIMENSÕES AO LER, AO TRATAR DO LIVRO DIDÁTICO, A PRIMEIRA É UMA ANÁLISE INICIAL INTERNA, QUE É A OBSERVAÇÃO DE CONTEÚDOS, DE TEMAS, DE PERSONAGENS REPRESENTADOS, DOS ESPAÇOS QUE ESTÃO REPRESENTADOS, DA POSTURA, DAS VESTIMENTAS, QUE INDICAM O RETRATO DE UMA DETERMINADA ÉPOCA. ENTÃO, É ENTENDER ESSA IMAGEM ENQUANTO DOCUMENTO.
O QUE DIZ DETERMINADO PERSONAGEM? QUAIS SÃO AS SUAS VESTIMENTAS? SÃO PARECIDAS DAS USADAS HOJE, NO NOSSO TEMPO?
QUE ESPAÇO REPRESENTA? OS DIÁLOGOS RESULTANTES DESSAS PRIMEIRAS ANÁLISES PERMITIRÃO SER OBSERVADAS AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES QUE OS ALUNOS TERÃO DIANTE DAS IMAGENS. ENTÃO, É FAZER A LEITURA OU ENSINAR O ALUNO A LER ESSAS IMAGENS, E NÃO SIMPLESMENTE SER APENAS ILUSTRAÇÕES.
E NUM SEGUNDO MOMENTO, ELA CHAMA A ATENÇÃO PARA O QUE CONSIDERA A ANÁLISE EXTERNA, QUE É INDICADO QUE SE FAÇA UMA LEITURA DA IMAGEM COMO UM DOCUMENTO, COMPREENDENDO O CONTEXTO E O SUJEITO QUE O PRODUZIU. QUEM PRODUZIU? E AÍ É IMPORTANTE A GENTE OBSERVAR E ENSINAR OS ALUNOS A ENTENDER O QUE SÃO AS FONTES.
QUEM PRODUZIU ESSA IMAGEM? QUAL É A FONTE? DE ONDE ELA VEIO?
OS ALUNOS DEVERÃO SER ORIENTADOS A QUESTIONAR. COMO E POR QUEM FOI PRODUZIDO? QUANDO FOI REALIZADA?
PARA QUE E PARA QUEM SE FEZ ESSA PRODUÇÃO? ENTÃO, SÃO PERGUNTAS ESSENCIAIS PARA UMA ANÁLISE CORRETA DAS IMAGENS PRESENTES NOS LIVROS. SÃO NECESSÁRIAS COMPARAÇÕES DE ILUSTRAÇÕES REPRODUZIDAS EM MOMENTOS DIFERENTES PARA QUE OS ALUNOS POSSAM ESTABELECER RELAÇÕES HISTÓRICAS ENTRE AS PERMANÊNCIAS E AS MUDANÇAS E PARA RELATIVIZAR O PAPEL QUE DETERMINADOS PERSONAGENS TENDEM A DESEMPENHAR NA HISTÓRIA.
ENTÃO, SÃO CONCEITOS IMPORTANTÍSSIMOS NO ENSINO DE HISTÓRIA, A COMPARAÇÃO. QUAIS SÃO OS MOMENTOS QUE FORAM REALIZADOS ESSAS IMAGENS? POR QUEM?
PARA QUE POSSA PERCEBER AS MUDANÇAS E AS PERMANÊNCIAS QUE SE ESTABELECEM AÍ NO CONTEXTO HISTÓRICO. E O OLHAR SOBRE AS IMAGENS, "AINDA QUE ISSO SEJA UMA REDUNDÂNCIA, É NECESSÁRIO LEMBRAR QUE UMA LEITURA DO PASSADO, POR MAIS CONTROLADA QUE SEJA PELA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS, É SEMPRE DIRIGIDA POR UMA LEITURA DO PRESENTE". ENTÃO, ISSO SIGNIFICA - E É UMA ANÁLISE DO MICHEL DE CERTEAU, QUE É UM PESQUISADOR FRANCÊS - QUE NÓS TEMOS QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO SEMPRE QUE O NOSSO OLHAR É UM OLHAR DO PRESENTE, É UM OLHAR DO SÉCULO 21.
ENTÃO, É UM OLHAR DIFERENCIADO QUE NÓS TEMOS PARA O PASSADO. NÃO É AQUELE PASSADO ORIGINAL, DA FORMA QUE OCORREU NA REALIDADE, E SIM A REPRESENTAÇÃO QUE FAZEMOS DELE. "COM EFEITO, TANTO UMA QUANTO A OUTRA SE ORGANIZAM EM UMA FUNÇÃO DE PROBLEMÁTICAS IMPOSTAS POR UMA SITUAÇÃO".
ENTÃO, HÁ A NECESSIDADE DE UMA LEITURA CRÍTICA DA OBRA DIDÁTICA. O PROFESSOR TEM QUE SER UM LEITOR CRÍTICO DA OBRA DIDÁTICA E SABER REFLETIR SOBRE O ACERVO DIDÁTICO DOS LIVROS QUE SELECIONA. ENTÃO, QUEM PRODUZIU ESSE LIVRO?
POR QUEM FORAM INSCRITOS OS CONTEÚDOS? QUEM PRODUZIU AS IMAGENS? O QUE ESSAS IMAGENS REPRESENTAM?
E COMO OS MEUS ALUNOS VÃO SE APROPRIAR DESSAS IMAGENS? ENTÃO, A GENTE TEM VÁRIAS TEMÁTICAS, E NÓS JÁ VIMOS NAS AULAS ANTERIORES OS TEMAS, AS PROPOSTAS, AS ABORDAGENS PRESENTES NO ENSINO DE HISTÓRIA, ONDE SÃO IMPORTANTES CONSIDERAR AS IMAGENS. E ESSAS IMAGENS PODEM MUDAR A CONCEPÇÃO, PRINCIPALMENTE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, SOBRE AQUELE DETERMINADO SUJEITO.
UM EXEMPLO DISSO. . .
E EXISTEM VÁRIAS PESQUISAS SOBRE AS IMAGENS REFERENTE À ESCRAVIDÃO, POR EXEMPLO, REFERENTE À CULTURA INDÍGENA. ENTÃO, DE QUE FORMA SÃO REPRESENTADOS AQUELES SUJEITOS? COMO É QUE O ALUNO VAI SE APROPRIAR DESSA IMAGEM?
E QUAIS SÃO AS CONCEPÇÕES QUE ELE VAI FORMAR A PARTIR DAS IMAGENS PRESENTES NAQUELE MATERIAL? ENTÃO, ISSO É UMA PROPOSTA IMPORTANTÍSSIMA E QUE VAI DEPENDER MUITO DO COMPROMISSO E DA CONCEPÇÃO QUE O PROFESSOR E QUE A ESCOLA TEM DA EDUCAÇÃO E DAQUELE CONTEÚDO ESPECÍFICO. ENTÃO, NÓS VAMOS CONTINUAR ESSA DISCUSSÃO COM AS OUTRAS AULAS, COM AS OUTRAS TEMÁTICAS, E ESPERO QUE VOCÊS FAÇAM AS LEITURAS E OBSERVEM.
E SERIA INTERESSANTE, UMA DAS PROPOSTAS SUGERIDAS PRA QUE VOCÊS DESENVOLVAM NESSA DISCIPLINA É FAZER UMA PESQUISA DOS LIVROS DIDÁTICOS QUE VOCÊS CONHECEM DO ENSINO DE HISTÓRIA, OBSERVANDO ESPECIFICAMENTE AS IMAGENS. QUAIS SÃO AS MENSAGENS PRODUZIDAS NAQUELA DETERMINADA IMAGEM? E SERÁ QUE ESSAS IMAGENS SE RELACIONAM COM A PROPOSTA ESCRITA, COM A PROPOSTA DO TEXTO?
ENTÃO, APROVEITEM PRA FAZER ESSAS PESQUISAS. ATÉ MAIS!