a minha mãe glória a deus ele é exaltada exaltado no céu exaltado aqui entre nós que o espírito do senhor sofre sobre nós ainda mais do que já tem feito enquanto estamos juntos nessa noite sofre não apenas sobre nós que estamos aqui mas sobre todos os que nos acompanham remotamente sobre todos aqueles onde essa celebração chegar e ela vai certamente viajar no tempo e vai alcançar muita gente que o espírito de deus que não está preso no tempo alcance todos aqueles que se reúnem conosco nesta noite amém amém amém boa noite aí tamo junto tá
bom então sabe que a primeira vez que eu fui numa sinagoga foi em 1981 tem gente que não tinha nascido em 81 bastante né então foi em 81 eu tinha 16 anos tinha acabado de chegar no seminário nas nossas atividades na disciplina de hebraico constava uma visita ou visitas à sinagoga e nós fomos lá na sinagoga na comunidade israelita paulista e naquele sábado estava acontecendo algo especial naquela comunidade porque eu percebi que havia uma família em lotada eo rabino reúne sob estava ocupado em abençoar aquela família de sua comunidade que havia perdido alguém muito querido
durante aquela semana e já se passaram tantos anos e eu não me esqueço daquela noite não esqueça daquele momento quando pude presenciar um pastor a cuidar do seu rebanho as palavras do rabino sobe ou ficaram gravadas em mim e eu agradeci a deus porque nos primeiros instantes nos primeiros momentos da minha formação teológica bíblica pastoral eu pude aprender numa noite como aquela naquela noite e só deu nos apresentou ele fez a sua homilia baseada ele nos apresentou o livro de um outro rabino seu amigo que ele havia prefaciado e depois eu vim a saber que
o rabino amigo do rei sob o era regra do caxineiro que era rabino na cidade de nova york e eu só eu havia feito o prefácio da edição em português do livro do caxineiro e o livro se tornou um dos meus livros prediletos eu já perdi a conta de quantas vezes folheei revisitei esse livro quantas vezes desde presente esse livro o título do livro é muito sugestivo quando coisas ruins acontecem as pessoas boas quando coisas ruins acontecem as pessoas boas eo chinelo escreveu este livro porque ele viveu uma experiência muito profunda de sofrimento quando o
seu filho eram ele faleceu aos 14 anos de idade mas com uma aparência física de 60 anos era uma enfermidade que causavam envelhecimento precoce e enquanto reinaldo carneiro foi acompanhando seu filho ele foi se vendo na necessidade ou diante da necessidade de reaprender a bíblia no caso dele a bíblia hebraica que nós chamamos de velho testamento de reaprender a deus diante do sofrimento de seu filho do seu próprio sofrimento quero continuar disse eu já não não consigo ensinar as mesmas coisas que eu ensinava e já não sei se creio aquilo que ensinei então renault que
já teve que que revisitar toda sua convicção espiritual e especialmente compreender e tentar discernir onde estava deus e qual era o papel de deus e como deus se relacionava com o seu sofrimento e especialmente com esse sofrimento que nos angustia que é o sofrimento das pessoas que consideramos inocentes isto é coisas ruins que acontecem as pessoas boas e ele disse a um capítulo muito especial no seu livro que enquanto sofria a maneira como as pessoas tentavam consolar lo tentavam abençoá-lo tentavam oferecer a ele uma solidariedade elas mais pioravam a situação do que ajudava porque faziam
comentários e expressavam convicções a respeito de deus e pediu que deus estava fazendo na vida dele do filho da família e ele falou silas ajudas mas prejudicaram que ajudaram por exemplo pessoas que tiveram a coragem de dizer que nós estávamos sofrendo porque merecíamos merecíamos sofrer porque deus dá a cada um aquilo que cada um merece isso está na bíblia deus não faz ninguém sofrer se não merece isso está na bíblia se você abra sua bíblia e isaías o capítulo 13 os versículos 10 e 11 você vai ver o profeta dizendo reverberando a voz de deus
dizer e ao justo que bem lhe irá porque ele comer a do fruto das suas obras e dizer ao inpi o que o mal lhe sucederá porque ele provará do resultado das suas próprias mãos daquilo que construiu ou construíram as suas próprias mãos diga ao ao justo que tudo vai dar certo pra ele diga ao inpi que tudo vai dar errado para ele essa mentalidade por exemplo está no salmo primeiro o justo será como árvores plantadas ribeiro de águas dará seu fruto na estação própria mas o ímpio será como a palha que o vento leva
o inpe não prevalece não permanece quando olhamos essa mentalidade de para quem faz tudo certo dá tudo certo para quem faz coisas erradas acaba dando errado e então surge o sofrimento na vida de alguém não falta gente para perguntar qual é o seu pecado o que você fez de errado para estar sofrendo assim a questão é que os próprios sábios de israel descobriram que essa não é a única explicação para o sofrimento se é que ela serve ainda porque o salmista disse que o bendito é o deus que não nos trata segundo os nossos pecados
e não nos retribui conforme as nossas iniqüidades porque assim como o oriente está longe do ocidente assim o senhor afasta de nós as nossas transgressões o salmista diz que deus é bom que a sua misericórdia dura para sempre um deus amoroso e se nós fôssemos pensar assim você está sofrendo você não consegue engravidar a época daquele aborto que você fez isso a você está sofrendo você está com dificuldades financeiras é por causa do seu pecado por causa do seu adultério a você está sofrendo tem alguma coisa errada na sua vida essa mentalidade de que as
pessoas que cometem pecados fazem por merecer o sofrimento não encontra na bíblia sagrada sustentação é claro que os nossos pecados trazem conseqüências para nós e quando semeamos vento colhemos tempestade a lei da semeadura e ceifa sim é uma lei do mundo natural é uma lei também das nossas relações mas atribuir o sofrimento a tragédia ator a um ato punitivo de deus não encontra respaldo nas escrituras principalmente quando nós lemos o evangelho e entendemos que deus se relaciona conosco não nos critérios da justiça retributiva não baseado nos nossos méritos e deméritos deus se relaciona com nosco
motivado e movido por sua graça eu aprendi cedo graças a deus aprendi cedo a ler a parábola do filho pródigo daquele menino que pede ao pai a sua parte da herança vai para uma terra distante vive uma vida de promiscuidade de pecado vai pras borda vai para a babilônia vai pra vegas para onde ele foi foi com algum lugar e quando ele experimenta as consequências da sua vida absoluta ele se lembra do pai e volta e ao voltar diz ao pai pai pequei contra o céu pequei contrate já não sou digno de ser chamado teu
filho e então o teólogo disse que naquele momento o pai o abraça e diz meu filho eu não não contabilizo débitos você é meu filho eu te amo e faz uma festa para o seu filho mas então vem o filho mais velho que ver a festa que o pai fez para o filho mais novo que gastou torrou a grana de maneira irresponsável ver o filho mais velho e ver a festa recusa a entrar na festa e o pai fica sabendo sai da festa vai ao encontro do filho e o filho cheio de razão disse papai
eu estou aqui te obedecendo eu estou aqui fazendo sempre a tua vontade de servir indo e diz o intérprete da parábola de jesus que o pai o abraço e disse meu filho eu não contabilizo créditos você é meu filho e eu te amo deus se relaciona com nos comovido e motivado pela sua graça não a partir dos nossos méritos e deméritos dos nossos créditos e dos nossos débitos atribuir uma relação causal moral a um sofrimento ea uma tragédia é tão cruel quanto à tragédia em si talvez você diga sim à pastor mais tem aquele sofrimento
que deus manda pra gente pra nos reeducar para nos aperfeiçoar para nos fazer pessoas melhores porque a bíblia diz que aquele ramo que dá fruto deus poda para dar mais frutos ainda não é assim que a pessoa está em pecado ela está indo bem você está indo bem mas deus quer que você fique melhor ainda então deus manda um sofrimento sozinho assim pra você ficar esperto e ficava ser melhorado aperfeiçoado é everton da di que o sofrimento faz a gente crescer a bíblia sagrada diz que o sofrimento produz sofrimento tem essa capacidade de fazer dissolver
os supérfluos da nossa vida quando a gente sofre a gente presta mais atenção em coisas essenciais os essenciais que inclusive fora do tempo do sofrimento nós temos a tendência de negligenciar a gente passa pelo sofrimento e dar mais atenção aos essenciais e menos atenção aos supérfluos o sofrimento essa capacidade purificadora realmente nos fez o gol mas dizer que deus envie uma tragédia um sofrimento atroz para fazer de nós pessoas melhores é colocar deus numa condição de sadismo deus não é um sádico eu me lembro quando fui pegar numa igreja lá em santos onde cresci e
essa igreja onde o meu pai freqüentou escola bíblica dominical e ali quando eu terminei de pregar já era pastor casado tudo mais cabelo de pregar de uma senhora muito amigável muito carinhosa muito afetuoso com a intenção de me abençoar acho que ela acreditou que iria me abençoar e disse assim eu conheci o seu pai eu dei aula para o seu papai na escola dominical e eu fiquei cheio de expectativa que ela vai falar do meu pai que eu não conheci meu pai meu pai faleceu com 26 anos eu tinha dois anos de idade então não
conhecia meu pai eu estava diante de uma pessoa que dizia pra mim eu conheci seu pai ela vai falar e ela disse agora descobrir por que deus levou o seu papai tão cedo olhei pra ela disse pra fazer de você o homem que você se tornou eu não lembro que eu respondi para aquela senhora mas eu sei o que eu penso até hoje e deve ter sido o que eu pensei num momento porque eu já tinha lido inclusive o livro do réu de que a china eu pensei assim será que deus não poderia ter feito
de mim um homem que eu me tornei sem matar o meu pai deus frisou matar o meu pai para fazer de mim um homem que eu só que a morte de jesus não é suficiente para que deus cumpra os seus propósitos na minha vida e faça de mim o homem que ele quer que eu seja alguém diz assim bom não é necessariamente pratica educar é pra te disciplinar porque o pai repreende o filho a quem quer bem sim de vez em quando deus peça mão em nós mas há um limite dessa disciplina talvez você diga
se a deus está provando a sua fé do mesmo jeito em que provou a fé de abraão deus está mandando um sofrimento pra você pra provar a sua fé oi mas você se lembra que o filho do abraão não morreu ele não morreu ele foi provado mas mas o seu filho foi poupado ele teve uma experiência profunda com deus mas não teve a consumação da tragédia na sua vida talvez você diga sim a deus está mandando um sofrimento pra você para te proteger ele está mandando o sofrimento para você para te proteger porque pra evitar
que você faça coisas piores depois eu me lembro daquela senhora que foi visitar e que havia perdido sua filha e ela me disse pástor deus levou a minha filha ele revelou isso porque deus queria evitar que a minha filha cometeu se um mal maior e tivesse uma dor maior eu pensei comigo o que é pior do que a morte e veja como nós vamos lidando com o nosso sofrimento e nós vamos lidando com as nossas dores mais profundas e precisamos encontrar sentido nessas dores e à medida em que vamos elaborando teorias para explicar las nós
vamos tentando justificar deus e acabamos por colocar deus numa condição ou de tolo ou de incompetente o world sádico ou o dia até mesmo um deus maligno que faz um mau para evitar o mal maior inclusive mata pessoas eu fiquei imaginando o que é pior do que a morte bom talvez você diga deus está mandando o sofrimento pra você porque no fundo ele está te abençoando é você que pensa que é um sofrimento mas ele está aqui abençoando porque a bíblia diz que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a deus inclusive
as coisas ruins que acontecem com você na verdade são boas sim é verdade que tem coisas ruins que nos acontecem e que nós acreditamos que são ruins no momento mais passa o tempo a gente até agradece que aconteceu é que nem aquela história que eu gosto sempre de contacto um rapaz fez aniversário e os fazendeiros ali se reuniram para a festa em um fazendeiro compadre do pai do rapaz levou um cavalo e deu de presente um menino e todos olhar e falar poxa que coisa boa seu filho ganhou um cavalo de presente fala não sei
o tempo dirá se foi bom se for ruim o menino foi andar a cavalo caiu se quebrou todo ficou pendurado lá com a perna para o alto e engessado seis meses olha que coisa triste seu filho do cavalo agora está todo machucado eu não sei o tempo dirá se foi bom se for ruim na história uma guerra na região todos os filhos dos fazendeiros foram para a guerra - o rapaz estava com o pé pra cima do seu filho não foi a guerra não sei se foi com os forros a gente não sabe direito as
coisas que acontecem na vida da gente que tem muita coisa que acontece na vida da gente que a gente olha para trás e lembra que enquanto elas estavam acontecendo nós estávamos lamentando murmurando reclamando de deus mas com o tempo a adiantada olhando daqui para o passado nós até agradecemos que tivessem acontecido nós até agradecemos que deus não respondeu algumas das nossas orações nós até agradecemos que as coisas não se encaminharam como nós havíamos desejado ou como nós havíamos planejado sim é verdade que algumas coisas ruins elas são aparentemente ruins mas também a gente faz uns
malabarismos como aquele homem que explicou todas as coisas cooperam para o bem dizendo que o carro do sujeito foi roubado e o ladrão que roubou o carro tentou subir a serra era lá no litoral tentou subir a serra aqui para são paulo com o carro roubado mas acabou a gasolina no meio da serra ele abandonou o carro e abandonou o carro lá e de uma chuva no litoral e todos os carros ficaram boiando - o carro roubado que estava no alto da serra porque todas as coisas cooperam para o bem inclusive o roubo do seu
carro o problema disso é que deus é um sujeito complicado porque ele coloca um monte de carro goiano só para livrar o seu a gente vai construindo algumas coisas ea gente tem uma mania de de tentar inocentar deus e tem uma mania de colocar deus como fator causal de tudo a gente fala assim porque é que deus está fazendo isso comigo o que é que deus está querendo ensinar o que foi que eu fiz para merecer esse sofrimento o que é que deus está querendo de mim ou o que é muito próprio para nós na
nossa piedade é dizer assim deus tem um propósito isso me dá arrepios na aula deus tem um propósito sim é verdade que nós não conhecemos a mente do senhor paulo escreve aos romanos dizendo quem conheceu a mente do senhor quem foi seu conselheiro os caminhos de deus são inescrutáveis são insondáveis deus tem os seus caminhos e dele por ele e para ele são todas as coisas glória pois a ele eternamente amém mas eu fico imaginando que nós devemos andar com medo de deus que vai nos fazer propositadamente sofrer eu tenho bastante dificuldade de acreditar nessas
coisas há muitas maneiras de nos relacionarmos deus com o sofrimento e à medida em que eu fui lendo o texto do réu de puxinanã falei onde é que ele vai parar porque todas as possibilidades ele foi desconstruindo onde ele vai parar foi tão lindo quando ele parou no salmo 121 ele parou no salmo 121 se você abre a sua bíblia no salmo 121 você lê as seguintes palavras levanto os meus olhos para os montes de onde virá o socorro o meu socorro vem do senhor que criou os céus ea terra e quando o salmista no
salmo 121 fala levanta os meus olhos para o mundo os montes ele está fazendo referência aos montes onde estavam os altares pagãos e especialmente os altares que representavam os deuses simbolizados pelas forças da natureza é como se o salmista dissesse de onde virá o socorro de qual deus de qual ídolo de qual força de qual poder e o salmista diz o meu socorro não vêem dos montes o meu socorro não vem dos deuses o meu socorro não vem dos poderes e das forças que são conhecidas o meu socorro vem do senhor que é o deus
acima de todos os deuses que é o poder acima de todos os poderes que é a origem a fonte ele é o criador de todas as coisas o meu socorro vem do senhor ele não diz o meu sofrimento vem do senhor a minha aflição vem do senhor a minha tripulação vem do senhor a minha angústia vem do senhor a minha dor vem do senhor eu não desisto a minha frustração vem do senhor o meu castelo derrubado vem do senhor ele diz o meu socorro vem do senhor de deus vem o socorro de deus vem o
nosso socorro deus é o nosso refúgio e fortaleza socorro bem presente no dia da tribulação torre forte é o nome do senhor para lá correr ao justo e lá será recebido e guardado em segurança o deus em que queremos é o nosso socorro não é o nosso algoz o deus em que queremos é o nosso pai celestial que escolhe sofrer em nosso lugar impor sobre se o sofrimento trazer para si o peso da morte para não impor esse peso sobre nós é ele quem escolhe sofrer para que nas suas pisaduras para que nas suas dores
nós sejamos sarados de deus vem a nossa libertação de deus vem a nossa cura de deus vem a nossa força de deus vem a nossa esperança de deus vêem o socorro de deus não vem o sofrimento por isso eu queria encorajar você hoje a clamaria e a derramar o seu coração diante de deus e clamar talvez você diga onde você acha que a gente está sofrendo com a chuva nós estamos sofrendo há muita gente sofrendo algum sofrimento são explícitos mas algumas agonia celas são que torrou chamou de silencioso desespero então é a tia vou reclamar
com o estudo vem de título distante e levo os meus olhos para os montes e eu queria substituir essa expressão do salmista e dizer pra você e leva os seus olhos para o monte para o monte calvário olha pra cruz olha para a cruz de jesus ali está a deus provando o seu amor para conosco em que cristo jesus morreu por nós sendo nós ainda pecadores ali está deus nos estendendo a sua mão dizendo eu amo você então eu queria encorajar você aclamar a derramar o seu coração diante de deus olhar para o seu passado
para suas frustrações para as suas decepções e colocar diante de deus isso e quem sabe receber unificar a sua a sua percepção de deus na sua vida e olhar para deus como seu pai amoroso celestial que é o seu socorro se você me diz acho que eu não tô sofrendo eu quero fazer uma oração de gratidão então faça mas também você pode interceder por pessoas pessoas aqui ao nosso redor e fazemos aquilo que nós já fizemos nos abençoar as pessoas que estão sofrendo e não vamos deixá las sofrendo sozinho e vamos ressuscitar de deus vem
o nosso socorro de deus vem o nosso socorro não vem a nossa tripulação não vêem o nosso sofrimento judeu de deus não vem o mal de deus só vem o bem deus tem boas intenções e um bom coração para com todos nós deus quer nos abençoar não quer nos amaldiçoar deus quer nos restaurar não quer nos punir e nos castigar deus está a nosso favor e não está contra nós ele está atento para quando caímos mesmo quando pecamos não para nos derrotar mas para rapidamente nos estender as mãos e nos ajudar a levantar esse é
o nosso deus clamo a ti eu vou reclamar pois tudo está em ti do vendi o meu socorro vem do senhor criou os céus ea terra vamos ficar em pé e vamos clamar ao senhor aliás você pode se ajoelhar você pode ficar sentado sentada você pode tentar você pode ouvir você pode orar em voz alta enquanto nós cantamos você pode virar para o lado e pedir para alguém orar por você e você não pode ver que eu sugiro que você não faça desperdiçar esse momento enquanto estamos na presença do senhor porque o que nos traz
aqui é certeza de que o senhor está no meio de nós o senhor está conosco o senhor é o nosso corpo e nós viemos aqui para buscar para adorá lo mas sabemos que ele está aqui [Música] também rami seu coração na presença do senhor [Música]