Será que o inferno existe? Ou será que é apenas uma invenção da religião para colocar medo nas pessoas? Saudações a todos, mais um vídeo do canal Vai na Bíblia, e hoje o assunto é Inferno.
Quantas vezes você já ouviu pessoas dizendo que se você fizer isso ou fizer aquilo, você vai para o inferno? Será mesmo que esse lugar existe? Tratando-se de um assunto como este, que envolve o destino de pessoas, nós não podemos errar.
Por isso não cabe aqui opinião pessoal nem tradição religiosa, muito menos recorrer a experiências sobrenaturais como sonhos ou supostas "visitas" ao inferno. A Bíblia tem que ser nossa única fonte e nós não podemos ir além do que está escrito. É aqui que nós temos que separar aquilo que nós queremos acreditar, daquilo que a Bíblia ensina.
No Antigo Testamento fica muito claro que haverá salvação e que também haverá condenação, mas não fala especificamente sobre o inferno. A palavra utilizada é Sheol, mas Sheol não significa inferno. Sheol é uma palavra hebraica que dependendo do contexto em que ela é utilizada pode significar morte, sepultura, abismo, ou simplesmente, destino dos mortos.
Já no Novo Testamento nós temos a palavra grega Hades, que é equivalente ao Sheol, e significa “mundo dos mortos”, seria o local onde os mortos aguardam pelo julgamento, e apesar de algumas traduções utilizarem a palavra "inferno", Hades também não é inferno. Mas isso não quer dizer que a Bíblia não fale sobre o inferno. Aliás, quem mais falou sobre o inferno foi o próprio Jesus.
As palavras utilizadas para se referir ao inferno são Geena e "lago de fogo". E apesar de muitos falarem que Geena não é inferno, supondo tratar-se de um lugar onde se queimava lixo fora de Jerusalém, isso não desqualifica o sentido espiritual de Geena, afinal, Jesus sempre usava coisas do cotidiano para ilustrar uma verdade espiritual, e no caso de Geena, Jesus estava claramente se referindo ao destino final dos ímpios de todas as épocas, inclusive da nossa. Resumindo: quando a Bíblia usa Sheol ou Hades não fala sobre o inferno, mas quando a palavra é Geena ou "lago de fogo", aí sim estamos falando de inferno!
O inferno existe! Mas ao contrário do que muitos pensam, a Bíblia não diz que o inferno é um local onde o Diabo reina e os demônios torturam pessoas, também não diz que é um lugar onde os pecadores se divertem, não diz que o inferno fica no centro da terra, e deixa claro que não tem ninguém no inferno ainda, nem o Diabo. A Bíblia ensina que os mortos ressuscitarão para serem julgados e condenados.
Corpo e alma serão lançados no inferno. Jesus descreveu o inferno como um lugar de escuridão, tormento, tristeza, vergonha e revolta. As palavras que Jesus utilizou para descrever este lugar foram: trevas, fogo, choro, vermes e ranger de dentes.
Que o inferno é um lugar terrível, não há dúvidas. Pense na pior dor que você já sentiu na sua vida, seja física ou emocional. O inferno é um local onde essas dores serão intensificadas e prolongadas.
E o que muitos perguntam: por quanto tempo? Alguns entendem que o inferno é um local de extinção eterna e não de punição eterna. Uma das passagens utilizadas para dizer que o ímpio será aniquilado é em Mateus 10, onde Jesus diz: A argumentação é que "fazer perecer" ou "destruir" seja o mesmo que "aniquilar" ou "deixar de existir".
Mas o problema é que nem sempre aquilo que é destruído desaparece, ele apenas deixa de exercer o propósito pelo ele qual foi criado, e parece ser essa também a ideia do outro versículo utilizado, em 2 Tessalonicenses Aqui, se a gente for usar o mesmo raciocínio, e entender que "destruir" é "deixar de existir", o versículo fica totalmente redundante, porque se "destruir" é "deixar de existir", não teria porque falar "separação da presença do Senhor" e também não teria porque falar "da majestade do seu poder". E além destes dois versículos, alguns afirmam também que a expressão "segunda morte", que aparece três vezes em Apocalipse, também significa que o homem será aniquilado no lago de fogo, porém, a palavra “morte” no Novo Testamento é frequentemente utilizada para se referir ao estado do homem em relação a separação de Deus e não à morte literal. E o outro agravante é que no contexto onde é utilizado o termo "segunda morte" também aparecem frases como "para todo sempre" e "dia e noite".
Em todos estes casos, tudo indica se tratar de uma separação definitiva de Deus e não uma aniquilação completa, por isso, para afirmar que "destruição" ou "segunda morte" significa "aniquilação" e "deixar de existir", é preciso forçar demais o texto e ser tendencioso na interpretação. Agora, olha com atenção o que Jesus disse: Fica alguma dúvida? Dá para entender porque essa passagem é um dos maiores problemas para aqueles que defendem que o ímpio será aniquilado.
A expressão "tormento eterno" é "kolasin aionion" no grego. E é verdade que essa expressão também pode ser utilizada para "ao longo da vida" ou "durável", e não somente "eterno". Mas o versículo também usa a expressão "zoen aionion" para se referir a "vida eterna".
Seria muito arriscado pensar que a mesma palavra tem sentidos diferentes na mesma frase e no mesmo contexto. E a ideia de "tormento eterno" ela não acontece apenas em Mateus 25, nós temos também "fogo eterno" em Mateus 18, "vergonha e desprezo eterno" em Daniel 12, "atormentados dia e noite, para todo o sempre" em Apocalipse 20, "reservadas para sempre as mais densas trevas" em Judas, "onde o verme não morre e o fogo nunca se apaga" em Marcos 9, e "não há repouso nem de dia nem de noite" em Apocalipse 14. Todas estas passagens demonstram que a possibilidade do tormento no inferno ser algo eterno, é enorme!
Tanto para o Diabo e seus anjos, quanto para o homem. Muitos ainda argumentam que não tem como o inferno ser justo se a punição for a mesma para todos, porém, a Bíblia traz fortes evidências de que o sofrimento será mais intenso para uns do que para outros, de acordo com o que foi feito em vida. Frases como "estes receberão maior condenação", "serão castigados mais severamente", ou "terão condenação mais severa", dão a entender que a condenação será mais rigorosa para aqueles que conhecem a verdade e não a praticam e para aqueles tiveram mais oportunidades de arrependimento.
Mas uma coisa é certa: o inferno é o lugar para todos aqueles que não seguem a Cristo nesta vida. O que nós, meros seres humanos, precisamos entender é que Deus é o Senhor do Universo! Porque será que nós relutamos tanto em admitir que Deus é livre para fazer o que Ele bem entender?
A grande pergunta é: e se Deus quiser? E se Deus decidiu glorificar seu nome trazendo salvação eterna e decidiu demonstrar seu poder e sua ira contra o pecado com uma punição eterna? E se Deus decidiu fazer isso?
Você se recusaria a acreditar nele? Você recusaria a salvação eterna porque "não acha justo"? Somos nós que definimos o que Deus pode ou não fazer?
Como pode a criatura questionar o criador? Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra? E se o inferno é algo incompreensível pra nós, Deus fez algo ainda mais incompreensível.
Ele enviou seu único filho, que deixou a sua glória, para nascer e ser educado por seres que Ele mesmo criou, pra depois ser torturado, humilhado, perfurado com pregos nas mãos e nos pés, ter uma coroa de espinhos cravada na cabeça e morrer sem ter culpa alguma. Você daria seu filho para salvar qualquer pessoa que fosse? Não né!
? Pois é, Deus fez isso, assim como tudo o que Ele descreveu nas Escrituras e fará tudo aquilo que as Escrituras ensinam, inclusive sobre o inferno. Por que será que Jesus usou palavras tão duras e assustadoras em relação ao inferno?
A resposta é simples: por amor! Jesus conhece profundamente a realidade do inferno, e Ele disse: A realidade do inferno torna ainda mais magnífico o perdão de Deus estabelecido na cruz, pois revela sua profunda ira contra o pecado e a extraordinária graça da cruz. A eternidade do inferno expõe a gravidade do nosso pecado e revela claramente o favor imerecido de Deus sobre nós.
Mostra que Jesus Cristo escolheu livremente suportar a ira que eu merecia, para que eu possa ficar longe desse lugar e pudesse experimentar vida na presença de Deus. Esse amor é indescritível. Vai na Bíblia fica por aqui, Gostou do vídeo?
Dá o seu joinha aí. Compartilha o vídeo, deixe seu comentário. Se você quiser contribuir com o canal também, nós temos o link na descrição do vídeo.
Um abraço e até a próxima!