Oi, gente! Sou Daniela Macedo, professora de geografia e hoje nós vamos falar sobre os Complexos regionais ou Geoeconômicos. Essa é uma outra forma que nós temos de regionalizar o Brasil.
Só que desta vez a gente vai seguir uma classificação que foi estabelecida a partir das observações do geógrafo Pedro Pinchas, onde o nosso país passa a estar dividido não em cinco regiões como pelo IBGE, mas em apenas três regiões, também sendo chamados de complexos regionais. São eles: o Complexo regional da Amazônia, Complexo regional Nordeste e o Complexo regional do Centro-sul do país. Dentro da classificação estabelecida pelo geógrafo Pedro Pinchas, em 1964, ele considerou a localização do Estados, os aspectos naturais e sobretudo as informações socioeconômicas.
Vale lembrar que diferentemente da regionalização estabelecida pelo IBGE, que respeita os limites dos Estados, a regionalização estabelecida por Pedro Pinchas, conhecida por complexos regionais ou geoeconômicos, não obedece a esses limites territoriais. Vamos então analisar cada um desses complexos individualmente. O primeiro que nós vamos falar é o Complexo da Amazônia.
Dentro do complexo regional da Amazônia a gente entende que é ele quem abrange uma maior extensão do território brasileiro. As composições fisionômicas, ou seja, naturais que predominam nesse complexo são: a Floresta Amazônica a bacia do Rio Amazonas e o clima equatorial. Vamos lembrar, a floresta amazônica latifoliada, elevada biodiversidade, clima equatorial extremamente quente e úmido e a bacia do Rio Amazonas que apresentam um regime misto.
Vamos lembrar algumas condições tá? Regime misto, perene que corta grande parte da Região Norte do Brasil. Bom, além disso a gente entende que nesse complexo também ele é marcado por um grande vazio populacional e que a grande concentração de pessoas nas cidades ocorre principalmente em Manaus e Belém.
Enquanto atividades econômicas destacam as atividades agrícolas e extrativistas, como extrativismo animal, vegetal, mineral, além de grande parte da população dessa região também desenvolve esse tipo de economia. Mas vamos lembrar uma questão! Esse complexo regional geoeconômico, ele possui uma importância muito grande atualmente, especialmente pela Zona Franca de Manaus que se destaca na fabricação de motocicletas e também de aparelhos eletrônicos.
O próximo complexo que nós vamos falar esse é o complexo regional do Nordeste. O complexo regional do Nordeste abriga cerca de 25% da população brasileira que está principalmente localizada ao litoral, ocupando aí cerca de 20% do território nacional. Vamos lembrar que essa região foi a primeira a ser explorada pelos europeus e que ela além disso, dessa composição demográfica, ela economicamente falando, apresenta baixos índices socioeconômicos, mas tem as suas atividades concentradas na agropecuária, no turismo e na atividade industrial.
Vale destacar que na atividade agropecuária nós temos o destaque para cana-de-açúcar, temos o destaque para o tabaco; e nós temos na pecuária, na atividade pecuária nós temos um destaque para a criação bovina para a criação de caprinos e ovinos. Mas existe uma outra consideração muito importante nessa nesse complexo regional. O Nordeste, ele passa a ser dividido em quatro partes chamadas de sub-regiões nordestinas.
A gente vai observar que essas quatro partes chamadas de sub-regiões são: Zona da Mata que compõem aqui a ocupação ao litoral da região nordeste; o Agreste que é essa partezinha branca que é uma região intermediária, de transição entre a Zona da Mata e o Sertão Nordestino; O sertão Nordestino que acaba ocupando uma extensão muito grande do Nordeste enquanto composição de complexo regional. Aqui é onde você tem as informações de climas mais secos, uma formação semiárida. Essa composição semiárida no nordeste brasileiro se dá principalmente pela presença do Planalto da Borborema; e o Meio Norte que é onde nós temos aqui muito próximo à região norte do Brasil, é onde nós temos uma composição de palmáceas com destaque para Carnaúba, para o Babaçu com a vegetação de transição conhecida como Mata dos Cocais.
Então não esqueça o complexo regional do nordeste na sua prova pode vir cobrando também as sub-regiões nordestinas que são quatro: Zona da Mata, que está no litoral; Agreste que é uma zona de transição entre a Zona da mata e o Sertão O sertão que é a nossa composição mais seca e o Meio norte com destaque para a Mata dos cocais. O Sertão também acaba sendo uma área de transição entre o Meio Norte e o Agreste. O último complexo geoeconômico é aquele que apresenta o maior desenvolvimento, que é o complexo Centro-sul do país.
É o mais industrializado e consequentemente acaba sendo também o mais urbanizados do país. Nós temos o destaque para dois polos econômicos extremamente importantes. São importantes não apenas para a região, mas para todo cenário nacional brasileiro, que são São Paulo e Rio de Janeiro.
São Paulo especialmente pela atividade industrial, Rio de Janeiro também com destaque portuário. A região do centro-sul do Brasil portanto apresenta uma alta infraestrutura, uma infraestrutura bastante desenvolvida, com aeroportos, rodovias, portos uma ampla rede rodoferroviária e que possibilita a integração entre os três setores econômicos. Vamos lá!
Quando nós falamos nos três setores econômicos, nós estamos falando dos setores, primário secundário e terciário. Fica ligado nisso aqui, tá! Setores da economia.
Essa região do complexo do centro-sul do Brasil experimentou uma modernização agrícola constituindo-se na principal região exportadora de commodities no país. Vamos relembrar aqui o que são commodities? São produtos de origem primária voltados para exportação e que apresenta um alto valor agregado.
Assim ele é responsável esse complexo regional do centro-sul com as suas atividades econômicas, passa a ser responsável pela maior parte do PIB, do produto interno bruto. Possui atividades diversificadas e que acabam intensificando o fluxo migratório para essa região, o que torna 70% da população brasileira presente nesse complexo geoeconômico ou complexo regional. Bom, se você gostou da nossa aula deixe o seu like, se inscreve no nosso canal, não esqueça de deixar sua dúvida e até a próxima!