Hermenêutica: a corrente filosófica da interpretação

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Matheus Benites
Uma introdução à hermenêutica, a escola filosófica da teoria e da prática da interpretação, desde su...
Video Transcript:
e no meu vídeo passado eu falei sobre Como ler uma obra de filosofia que na minha opinião não deve ser lida como um livro qualquer eu trouxe alguns conselhos e dicas do meu processo pessoal para a leitura o estudo e o entendimento de ideias de pensadores e autores complexos bom hoje eu quero falar sobre uma escola filosófica uma corrente de pensamento que colocou a interpretação em seu centro a hermenêutica a corrente de pensamento da teoria e da prática interpretativa embora seja uma das escolas filosóficas menos exploradas hoje em dia menos exploradas nos manuais de filosofia
tem uma importância grande tanto para filosofia quanto para as ciências e como quase tudo na nossa cultura ocidental o seu nome tem uma relação com os gregos vende Hermes o Deus mensageiro para os mortais das mensagens dos Deuses né E que segundo os gregos eram e pela linguagem pela comunicação as me neurótica surge no século 19 com o teólogo e filósofo slime Maker que estava em busca de um método interpretativo universal para as escrituras bíblicas isso o levou a desenvolver a ideia do Círculo hermenêutico o círculo hermenêutico consiste em dois momentos de interpretação um momento
da interpretação gramatical ou linguística que diz respeito a regras fisiológicas sintática e sétima lógicas e um momento de interpretação psicológica ou técnica que diz respeito às características individuais do autor Bom segundo essa ideia seria preciso que o intérprete fizesse um movimento circular que ele oscilasse Entre esses dois momentos para alcançar uma interpretação mais completa mais válida das ideias do autor do texto ainda assim de acordo com os lá e Maker é possível alcançar uma interpretação total e perfeita isso se apresenta portanto mais comum é ideal Regulador do que propriamente como um objetivo playmaker então apresenta
a noção de kainat luz que pode ser traduzida como solução germinal cai mente luz pode ser entendida como a intenção original do autor que o Gui o para as suas escolhas e as formas de expressão que ele encontrou para transmitir essa ideia de acordo com os lá e maquiar ainda que a gente não possa alcançar uma interpretação total e perfeita é possível alcançar uma interpretação válida ainda que incompleta e mesmo uma interpretação que valem do autor porque segundo ele a interpretação rigorosa cuidadosa possibilita uma reconstrução daquilo que estava em operação inconsciente no autor enquanto se
formulava as suas expressões assim o intérprete ele deveria lutar contra os seus próprios preconceitos e contra as contingências que naturalmente o afastam da interpretação mais válida possível e nesse processo ele consegue atingir uma interpretação válida ainda que sempre incompleta e até mesmo superar a interpretação do autor porque segundo ele a interpretação rigorosa cuidadosa possibilita uma reconstrução daquilo que estava em operação inconsciente no autor enquanto ele formulava as suas expressões agora essa ideia da Carmen Lúcia vai ser muito criticada por um dos grandes nomes da hermenêutica que vai suceder o ylai Maker que é o Hyundai
viu realmente o time foi biógrafo do slime hacker e também um filósofo ele próprio a contribuição vai ser uma adaptação histórica da hermenêutica uma historização da hermenêutica segundo ele o todo né que diz respeito à obra ao texto não é apenas o pensamento do autor mas sem a própria história a interpretação mais acertada vai ser possível não por conta de um retorno a ideia original do autor a sua intenção original mas tem por causa de uma posição histórica privilegiada é possível para o intérprete remontar aquela forma de vida de um outro tempo heidegger um dos
grandes nomes da fenomenologia ao lado de edmund husserl vai ser muito influenciado por de lutar e mas vai discordar tanto dele quanto de lá e Maker para Martin heidegger é preciso tornar-se o ser alto interpretativo que se é em primeiro lugar que todo ser humano ou como eu a chamar tudo da saem todo será ir toda a presença é em primeiro lugar não é uma questão de Reconstruir uma intenção original ou trazer para o presente um outro tempo mas sim uma questão de entrar em contato com a própria radical temporalidade do ser humano que é
uma temporalidade que é mais uma abertura do que uma entidade que pertence ao presente ou a história ao tempo não o dar sem o ser humano é um ser que foi lançado e que está preocupado primordialmente e acima de tudo com apenas uma coisa que é o seu futuro o seu vir-a-ser o seu potencial o seu poder ser ele é portanto um lugar que espera uma presença por vir não é uma entidade no tempo ele é sempre um poder ser é uma abertura para o futuro e assim Rider vai enfatizar a capacidade do dasein enquanto
o único ser que tem para si a disponibilidade do ser em geral apenas para ele por conta da sua radical temporalidade é possível ser colocada a questão do ser um gato não pensa a questão do ser o gato é um ser mas que está apenas sendo ele não se coloca a questão do ser um ser humano o da sai ele se coloca a questão do seria o único ser que faz isso e assim rayger desviando a orientação hermenêutica dos outros dois pensadores que eu trouxe ele vai enfatizar a capacidade do da saem para a reflexão
como um ser alto interpretativo de encontrar novos sentidos e novas respostas e novas interpretações não se trata então e a ponte com o passado ou com o autor mas sim do próprio potencial do da saem para o pensamento gadamer que também é outro grande nome da hermenêutica vai ser um discípulo do Ryder que vai trazer também algumas das principais contribuições desta escola de acordo com ele a tarefa da filosofia é interpretar a nossa existência na visão de gadamer nós devemos estar abertos a partir da nossa posição histórico-cultural para que o texto nos revele novas informações
novas interpretações desse modo a obra em si ela transcende o seu autor não se trata apenas de dialogar com o autor mais de alugar com a própria obra e dialogar com a história conversar com a história de modo que tanto o intérprete a própria obra por meio da interpretação saem transformados Então não é só uma via de mão única o intérprete ele também vai transformar a obra com a sua interpretação da mesma forma que a obra vai transformá-lo com o seu conteúdo com o que permite e alcançar essas interpretações por exemplo se você pega um
livro de Platão você vai ser influenciado por Platão tanto quanto você vai influenciar Platão na sua interpretação assim nessa fusão de Horizonte você lê a obra e a própria obra e com ela o seu autor também leem você para gadamer a leitura cuidadosa transforma o intérprete muda a sua forma de se relacionar com os outros com o mundo na sua posição histórico-cultural que é muito responsável pelos seus preconceitos e predisposições outros autor E aí vamos trabalhar com hermenêutica são lixar divertir e Paul Ricard se você gostou dessa apresentação das neurótica deixa sua curtida se tiver
dúvidas comente e muito obrigado por assistir até a próxima
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