José Murilo de Carvalho: o pecado original da República

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Entreconexões
Bem vindo ao canal Entreconexões. Nesse novo vídeo, Vicente Saul conversa com o historiador e imort...
Video Transcript:
[Música] josé murilo afinal qual é o pecado original da república que tem a ver com um dos artigos na realidade foi sugerido pela editora do livro o tema a central aí é ele tratando desde desde especializado desde informação das almas que não tem muito a ver com a minha tese de doutorado que foi bastante distinta existem era um problema realmente na integração do povo é no sistema político essa integração foi prometida pelos republicanos era uma das reivindicações publicamos que usavam a realidade como sinônimo república e democracia sob todos os aspectos teóricos republicanos na prática sobretudo
gente como seu jardim e principalmente se o jardim nike na no episódio da proclamação da república e isso não se deu se deu nem mesmo a visar o seu jardim de que haveria o golpe nec que o gol do império quando se estabeleceu que se chamou de república oligárquica 175 via chamada pública patrícia também que foi extremamente excludente em relação ao participação popular na realidade participação popular já era pequena participação no sentido de integração do sistema isto é participação do dia sobretudo via eleitoral de maneira que permite se realmente a população interferindo novembro mas só
em desapareceu totalmente até 1930 e de 30 para cá e que começou a ver a incorporação sobretudo a partir da década de 40 então nesse sentido é pecado original seria realmente esta essa ausência de povo na programação a famosa frase citada dores logo não o assistiu utilizada à época a maçã foi um fato e isto é a meu ver marcou muito o nosso sistema político até hoje porque essa incorporação via eleitoral se deu apenas a partir da década de 40 quando se deu de maneira muito forte muito rápida mas é também com certo custo porque
essa invasão de povo digamos eleitoral a partir de 40 fez com que para o sistema representativo nosso não suportasse as obras invasão levou o primeiro golpe de 64 levou uma ditadura e depois da ditadura nós estamos vendo que até hoje embora haja para participação mas há digamos o efeito concreto desta participação que seria produzir políticas de alcance é popular ainda é precário porque a representatividade está em uma fase entre nós não só entre nós mas que realmente grande grande descrença na grande ceticismo em relação ao funcionamento desse sistema consideram participação política a participação eleitoral como
a questão do ideal republicano é visto pela sociedade brasileira foi visto pela sociedade brasileira e é visto pela sociedade brasileira atualmente república é uma palavra que sentido não muito precisos a ela pelo menos é usada para o sentido por pessoas diferentes tradicionalmente é república como era conhecida desde a crença desde romã e passando pelo filtro do útero que e até é hoje ela se distinguia de outras formas de governo eu diria com as três coisas causam espécie de auto é governo embora não democrático necessariamente democrático de roma era um sistema republicano clássico mas havia várias
hierarquias sociais da via voto eleição reserva repúblicas italianos também não eram necessariamente democráticas havia mais nova estratificação social no entanto havia um é é um governo não era um governo de uma pessoa não era governo de resposta e nem de uma hora de estocar a cia era uma participação muito maior e sobretudo é o duas outras idéias é a idéia de liberdade que está muito vinculado recue e a ideia de bom governo a própria palavra com a palavra indica res pública coisa pública bom governo isto é um governo que tenha como objetivo principalmente promover bem
pouco nesse sentido que eu tento é utilizar a palavra república para distingui-la de democracia acho que há uma confusão muito grande e uma combinação digamos assim perfeita mas há aqui melhor talvez aprenda tudo né mundo moderno é uma época democrática ou uma democracia republicana no caso do brasil eu diria que o movimento republicano enfatizou muito a ideia de autogoverno autogoverno referido sobretudo a presença da monarquia ea presença de uma de uma família que é a qual se concedia é o direito de governar o país então era sobretudo é só passar o país se governar por
si mesmo que país é esse que se correrá por cima do avaí é outra coisa da unccd povo é mesmo nono no lado é bom acho que alguém com reembolsos por exemplo essas pessoas eram pessoas que viam este lado se o jardim incluindo a palavra realmente democracia que ele queria que à época fosse proclamada na rua como se for assim é uma revolução francesa mas não visar exatamente por causa disso queria perturbar a proclamação introduzindo o povo na programação isso foi uma tarefa de militares no golpe militar apoiado pela cúpula do partido republicano sobre quando
os paulistas e é uma curva do rio de janeiro também e eu diria aos a essência da sua pergunta república no sentido de valor no sentido de preocupação com o homem certo olhar o que está acontecendo hoje para se chegar à conclusão de que a ponta dos dedos pessoas que tenham esse espírito republicano é essa idéia de serviço público que a grande recessão no brasil quer um zte serra os positivistas o hawks que até mesmo no governo e até mesmo em posições de poder mandinho esta ideia de serviço público o resto realmente é algo alheio
não vejo como o brasil é adquirir alguma característica republicana por este lado a tradição nossa moeda e patrimonial e turística na série de outras séries estatísticas e da assistência pelo lado de liberdade nós fizemos obviamente progressos nos progressos em uma tese que entre nós os direitos que menos se desenvolveram neste período todo foram os direitos civis que têm a ver com a liberdade civil e na prática ela é ainda muito pouco garantida pelas nossas instituições você leva em conta o boa parte da população brasileira que não tem garantia nenhuma de seus direitos civis não podem
pagar divulgados estão sujeitas a hábitos polícia é que isso no brasil é uma tradição não é quem está no gente seja detém poder seja poder econômico e político eu poder cultural estavam totalmente acima da lei e sabiam disso e a dia de maneira absolutamente cínica nós temos exemplo agora que mesmo depois de começar a operação lava-jato várias vezes continuaram a praticar as mesmas as mesmas bandeiras convicção de impunidade que é e não posso pensar em algo mais band pública a questão num dos artigos do seu livro que é bastante interessante que é um c começa
o artigo com uma questão quando você for em um sítio em seropédica que era um policial a noção do policial sociólogo de toda a ver porque a experiência é muito simples e possui um sítio em um dia e pararam um carro que aquilo que eu levasse uma senhora ao médico no caminho explicar o que por isso tinha invadido por suspeita de que um dos filhos dela tinha roubado a um galo do vice eu perguntei a ela só coração tá bem mas poderia ter sofrido um ataque cardíaco eu fui falar depois na volta com o policial
do posto policial polícia militar expliquei a situação ele falou não doutor fui eu com o meu colega que fomos à casa da senhora mas não roubamos a bola foi meu peso sobre a porta que fez com que a porta se abrisse chegando lá dentro conversamos com ela nos disse que era crente não batemos com dizemos nada mas a denúncia era de que o filho dela tinha roubado andava e aquilo ali ponto de macumba ele olhou para mim eles são psicólogos muito agudos ele olhou para mim e branco não tem mão calejada tem todos os dentes
nem carro ficaram em todos os meses a taxa que serve o doutor depois não batemos porque ela era crente e depois aqui há havia aí a no centro de macumba então ela fez uma divisão tripartite da sociedade é que tinha a ver com a maneira como ele superficial lidava com essas pessoas o doutor é a pessoa que está praticamente a sina da lei acontece está acima da lei tem privilégio de ser quente os clientes têm fama de ser gente correta ou seja gente né que não bebe e dança e 77 crente é o pobre é
honesto que era aquela senhora que tem o direito de não apoiar sem ser julgado qualquer outra coisa então tem um direito à dúvida e final uma câmera que está não tem pra ele não tem não tem garantia num eu me lembro da bíblia da história de são paulo é quando o são paulo foi preso e ele me respondeu pois em dia eu sou cidadão formando cidadão o que significava que esse é uma senha para dizer olha eu tenho meus direitos se alguém aqui dispara por isso eu sou um cidadão é uma peça o céu a
polícia usa a palavra cidadão é quase que de uma maneira quase que negativa em caso negativo de pior ainda do que é não ser usar a palavra negativa da história feita de gente uma sessão do seu último livro qual a importância dos estudos biográficos para compreender a história é uma é algo que é meu trabalho chegou um pouco mais tarde eu minha tese de doutorado uma tese e praticamente história política mas muito marcada pela pela ciência política pela sociologia que são disciplinas se diz anormal técnicas isto é disciplinas que buscam interpretações gerais que pulsam formular
teorias e neste tipo de disciplina realmente o papel de indivíduos é praticamente desaparece que eles são é incluídos incorporados sim em comportamentos coletivos portanto é não aparece realmente são praticamente é inexistente eu comecei a me preocupar mais com o comportamento de pessoas na quando escrever especializados em informação das almas eu próprio me surpreendi quando fui fazer a biografia de pedro 2º que minha tese de doutorado figura importante isso né que o próprio imperador chefe do poder moderador do executivo que muito pouca coisa sobre a pessoa dele ea partir desse outros estudos comecei a acreditar importância
a comportamentos individuais que na aqui para dizer se é os próprios historiadores brasileiros sobretudo essa geração profissional dos historiadores funcionário isso é treinados em universidade em curso de história tem uma visão também negativa em relação a abril grafias não há praticamente biografia escrita por por estes historiadores curiosamente essa coleção em que escrevi o segundo por exemplo tem uma umas bolas fausto mas que também não é formado em história nem na área é de direito então há uma certa má vontade em relação a pesar de que há grandes historiadores sobretudo franceses ingleses e alemães que fizeram
grandes biografias eu creio que talvez o primeiro trabalho que eu fiz foi sobre os importados de um candidato a primeira vez que eu descobri bordado de joão cândido e aí talvez como um pouquinho né de influência do gueto não fiquei foguete que você pegar um pequeno episódio uma uma pessoa pequena episódio para a partir dali você desdobrar como instrumento de entendimento do conjunto da sociedade eu acho que partir dali e que eu passei a me convencer da importância disso um simples bordados e um marinheiro podia estar ali embutido na área as coisas sobre a própria
marinha sobre a natureza do da participação do sobretudo subalternos na marinha é eu na época não me dei conta mas o bordado obviamente era uma derivação da marinha à vela e não me lembrei na época que os cangaceiros lampião também guardava e obrigar os cangaceiros abordar por quase a especificidade do ser humano as diferenças e impacto e os insetos momentos pode ter na sociedade seja como como representando valores sociais ou na área política como é que com certos comportamentos e o temperamento de certas pessoas que depois que o óbvio para mim que o próprio temperamento
de pedro 2º se tivesse o temperamento do pai o destino da marca esse é outro completamente completamente mas por causa disso caso da educação dele é que isso explica um pouco é porque o império caiu é caiu e isto é o último episódio desta nesta convicção foi nessa discussão sobre biografias autorizadas não autorizadas que fui convocado ao supremo pra minha opinião uma consulta pública em que essas idéias dizendo que se a exigência de autorização de parentes para escrever biografia é um catástrofe do ponto de vista da própria escrita da história você impede aqui que pessoas
é independente faça um trabalho sério e com isso a vale começa a adequação a importância do papel daquelas pessoas na vida política cultural e até do país por sorte a decisão do supremo foi realmente garantir a biografia não autorizada curiosamente muitas das pessoas que estavam lutando contra a minha biografia não-autorizada inclusive de pessoas famosas no mundo das artes etc que eu falando sobre liberdade depois citar nomes aqui protestando com tudo que seja que seja negação ou que seja restrição de liberdade e naquele momento tomar uma posição profundamente [Música]
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