Aprenda as flexões dos substantivos em GÊNERO, NÚMERO e GRAU

15.86k views2419 WordsCopy TextShare
Português com Carla Holz
O substantivo é uma palavra variável e pode apresentar flexões em gênero, número e grau. Em gênero, ...
Video Transcript:
O substantivo é uma palavra variável que pode apresentar flexões em gênero, masculino e feminino, em número, singular e plural, e em grau, aumentativo e diminutivo. Esse é o tema da nossa aula de hoje. [Música] Olá!
Eu sou a professora Carla Holz, sou professora de Língua Portuguesa, e o tema da nossa aula de hoje será as flexões dos substantivos. Os substantivos podem se flexionar em gênero, masculino e feminino, em número, singular e plural, e em grau, aumentativo e diminutivo. Durante essa aula nós vamos ver cada um deles.
Então, para começar, vamos ver a flexão dos substantivos em gênero. O substantivo é subdividido em substantivos do gênero masculino e substantivos do gênero feminino. Vejam esses exemplos.
Menino, livro, grilo, José são exemplos de substantivos do gênero masculino. Já as palavras Maria, biblioteca, borboleta, Alice são exemplos de substantivos do gênero feminino. Nós conseguimos indicar o gênero de um substantivo olhando para o determinante que o antecede.
Esse determinante pode ser um artigo ou pronome. No caso, eu coloquei artigo: o artigo "o" e o artigo "a". Vejam que eu sei que "menino" é um substantivo do gênero masculino porque antes de "menino" eu consigo colocar o artigo "o", o artigo masculino "o".
Já a palavra "biblioteca", eu sei que se trata de um substantivo do gênero feminino porque antes desse substantivo "biblioteca" eu consigo colocar o artigo feminino "a". Além da classificação do gênero em masculino ou feminino, nós temos essa subdivisão em biformes e uniformes. Vamos ver a diferença entre eles.
Os substantivos biformes são aqueles que apresentam formas diferentes para o masculino e para o feminino. Homem, mulher, zangão e abelha são substantivos com radicais diferentes. Esses tipos de substantivos com radicais diferentes também são conhecidos como heterônimos.
Dentro dos substantivos biformes, há também aqueles substantivos femininos que são derivados dos radicais masculinos. No caso das palavras "menino" e "menina", há uma alteração da vogal temática: a letra "o" indicando o substantivo masculino "menino" e a letra "a" indicando o substantivo feminino "menina". Já nas palavras "cantor" e "cantora" foi acrescentado o morfema "a" à palavra "cantora" para indicar o feminino de "cantor".
Os substantivos podem também apresentar somente uma forma para indicar o feminino e o masculino. Isso ocorre nos substantivos epicenos, como nos exemplos "o grilo" e "a borboleta". Vejam que nós sempre indicamos "grilo" no masculino e "borboleta" no feminino.
Os substantivos epicenos são usados especificamente com os animais. Quando nós queremos indicar o sexo desses animais, nós usamos as palavras "macho" e "fêmea". Então eu poderia falar "o grilo macho", "o grilo fêmea", "a borboleta macho" e "a borboleta fêmea".
Uma segunda possibilidade de substantivo uniforme são os comuns de dois. Os substantivos comuns de dois apresentam somente uma forma tanto para o feminino quanto para o masculino. Nesse caso, o que vai nos ajudar a identificar se se trata de uma pessoa do sexo feminino ou masculino é o uso do determinante antes do substantivo.
Então quando eu falo "o estudante", eu estou falando de um estudante do sexo masculino. Quando eu falo "a estudante", eu estou falando de uma estudante do sexo feminino. A terceira possibilidade de classificação dos substantivos uniformes são os sobrecomuns.
Os sobrecomuns apresentam somente uma forma para o feminino e para o masculino. Nos substantivos sobrecomuns, nós só conseguimos identificar se se trata de um ser do sexo masculino ou feminino pelo contexto. Vejam que "a criança" pode indicar tanto uma criança do sexo masculino quanto do sexo feminino.
O mesmo ocorre com a palavra "a vítima": pode indicar tanto um ser do sexo feminino quanto do sexo masculino. Há alguns casos especiais em relação ao gênero. Algumas vezes, a simples mudança de gênero muda todo o significado daquela palavra.
Vejam esses exemplos. "O cabeça" significa "o líder". Já "a cabeça" é uma parte do corpo.
Quando falamos "o capital", estamos falando sobre dinheiro. Quando falamos "a capital", no feminino, estamos falando de uma cidade, por exemplo, a capital do Paraná é Curitiba. "O grama" é uma unidade de peso.
"A grama" é uma vegetação rasteira, é o capim. "O rádio" e "a rádio" é um outro exemplo de que a mudança do gênero interfere no significado. "O rádio" é o aparelho, já "a rádio" é a emissora que transmite as músicas.
Quanto ao número, os substantivos podem aparecer no singular ou no plural. O substantivo no singular nomeia um único ser ou um único conjunto de seres. É o caso das palavras "livro" e "biblioteca".
Já o substantivo no plural nomeia mais um ser ou mais de um conjunto de seres. É o caso das palavras "livros" e bibliotecas". "Biblioteca" indica um conjunto de livros e é classificado como substantivo coletivo.
Se você perdeu a aula sobre a classificação dos substantivos, eu vou deixar o link na descrição desse vídeo e você assistir depois essa aula, combinado? Vamos aprender agora um pouco mais sobre a formação do plural dos substantivos. Quando o substantivo é uma palavra terminada em vogal ou ditongo, nós acrescentamos "s" para formar o plural.
É o exemplo da palavra "mesa". "Mesa" termina com a vogal "a". Nesse caso, nós colocamos "s" e o plural fica "mesas".
O mesmo acontece com a palavra "herói". "Herói" é uma palavra que termina num ditongo. Lembre-se que o ditongo é o encontro de duas vogais na mesma sílaba.
A palavra "herói" termina com um ditongo "ói". Nesse caso, nós fazemos igual fazemos com "mesa": nós acrescentamos "s" e o plural de herói fica "heróis". Se o substantivo termina com a letra "m", nós trocamos o "m" por "n" e acrescentamos "s".
Então, vejam o exemplo: a palavra "som", no plural, fica "sons". Já os substantivos terminados com a letra "x" não sofrem alteração. No exemplo, eu coloquei a palavra "tórax".
No singular eu falo "o tórax" e no plural "os tórax". A gente consegue identificar que está no plural pelo uso do artigo no plural (que no caso é "os"), mas vejam que o substantivo "tórax" não muda a forma. Quando o substantivo termina com a letra "r" ou "z", nós acrescentamos "-es" para fazer o plural.
É o caso da palavra "amor", que no plural fica "amores", e da palavra "raiz" que no plural fica "raízes". Essa regra de acrescentar "-es" na forma plural é bem parecida quando as palavras terminam com a letra "s". É o caso da palavra "país".
"País" é um substantivo que termina com a letra "s". Nesse caso, nós acrescentamos "-es". Então o plural de "país" é "países".
Mas bastante atenção! Alguns substantivos que terminam com a letra "s" não sofrem alteração. Eu coloquei ali para vocês o exemplo "lápis".
Quando eu falo no singular, eu falo "o lápis", e no plural, "os lápis". Assim como na palavra tórax, eu fico sabendo que se trata de um plural pelo uso do artigo no plural. Então eu fico sabendo que é mais do que um lápis porque eu falei "os lápis", ou também poderia ser "uns lápis" ou, ainda, usando um pronome, "aqueles lápis".
Nós também temos alguns substantivos terminados em "al", "el", "ol", "ul". Nesse caso, nós substituímos a letra "l" por "i" e acrescentamos "s". Vejam os exemplos.
"Animal", no plural, fica "animais". "Farol", no plural, fica "faróis". Mas atenção!
Quando o substantivo termina em "il", nós substituímos esse "il" por "eis". Vejam no exemplo. O plural de "fóssil" é "fósseis".
Quando os substantivos terminam em "ão", nós temos três possibilidades. A primeira é acrescentar "s" no final do substantivo. Então o plural de "cidadão" é "cidadãos".
A segunda forma, que a forma mais comum, é trocar "ão" por "ões", que é o caso da palavra "balão" que no plural fica "balões". Outra possibilidade de formação de plural em substantivos terminados em "ão" é retirando a letra "o" do "ão", acrescentando a letra "e" e acrescentando o "s", como no exemplo "cão" que fica "cães". Vamos ver agora como ocorre a formação do plural nos substantivos compostos.
Lembrando que o substantivo composto foi tema da nossa aula sobre a classificação dos substantivos. Se você não assistiu, depois dessa aula clica no link que está aqui na descrição desse vídeo. Quanto à formação do plural dos substantivos compostos, caso o substantivo não apresente hífen, para deixarmos esta palavra no plural, nós obedecemos às regras do substantivo simples.
É o caso da palavra "passatempo".  O plural da palavra "passatempo" é "passatempos". É como se nós estivéssemos colocando a palavra "tempo" no plural.
Vamos ver o segundo exemplo, a palavra "lobisomem". "Lobisomem" é uma palavra que termina com a letra "m". Nós aprendemos que os substantivos, quando terminam com a letra "m", nós substituímos o "m" pelo "n" para acrescentar o "s".
Logo, o plural da palavra "lobisomem" é "lobisomens". Quando o substantivo composto apresenta duas palavras variáveis, as duas vão para o plural. Vejam esses três exemplos.
"Carta-bilhete": nós temos duas palavras que são classificadas como substantivos. "Carta" é um substantivo, "bilhete" é um substantivo. Nós estamos aprendendo nessa aula que substantivo é uma classe de palavras variável.
Então, nesse caso, como a palavra "carta-bilhete" é composta por dois substantivos, ambas as palavras vão para o plural. Então o plural de "carta-bilhete" é "cartas-bilhetes". Já o substantivo composto "amor-perfeito"  apresenta o substantivo "amor" mais o adjetivo "perfeito".
Essas duas classes de palavras são variáveis. Então o plural de "amor-perfeito" é "amores-perfeitos". O mesmo ocorre com a palavra "segunda-feira".
"Segunda" é classificado como numeral. Numeral é uma palavra variável. "Feira" é um substantivo.
Logo, o plural de "segunda-feira" é "segundas-feiras". Há também os substantivos compostos em que o segundo termo do substantivo composto é um determinante específico do primeiro. Eu coloquei um exemplo para vocês.
"Banana-maçã" é um tipo específico de banana, certo? Nós temos a "banana-ouro", a "banana-prata". No caso desses substantivos compostos, há duas possibilidades.
A primeira é deixar somente o primeiro termo no plural, que seria "bananas-maçã". Já segunda possibilidade é colocar as duas palavras no plural. No caso fica "bananas-maçãs".
Caso esse substantivo composto seja ligado por preposição, só o primeiro termo vai para o plural. É o caso da palavra "mula sem cabeça". A palavra "mula sem cabeça" apresenta esse "sem", é uma preposição.
Então, nesse caso, o plural de "mula sem cabeça" é "mulas sem cabeça". Já quando o primeiro termo é um verbo ou uma palavra invariável, somente o segundo termo vai para o plural. Isso acontece na palavra "guarda-chuva", que no plural fica "guarda-chuvas" e a palavra "abaixo-assinado", que no plural fica "abaixo-assinados".
O primeiro termo da palavra "guarda-chuva" é um verbo e o primeiro termo da palavra "abaixo-assinado" é um advérbio. Advérbio é uma palavra invariável. Então, nesses casos, o plural de "guarda-chuva" fica "guarda-chuvas" e o plural de "abaixo-assinado" fica "abaixo-assinados".
Há alguns casos especiais relativos ao número dos substantivos. Existem aqueles substantivos que, no plural, ocorre uma mudança de som. Nós chamamos isso de plural com metafonia ou, também, plural metafônico.
Vejam esses exemplos. A palavra "esforço", no singular, tem um "ô" fechado, com o timbre fechado. Já no plural "esforços" o "ó" fica com timbre aberto.
O mesmo ocorre com a palavra "corpo". No singular, a letra "ô" fica com timbre fechado: corpo (é como se tivesse um acento circunflexo em cima dessa letra "ô"). Já a palavra "corpos", no plural, tem o "ó" aberto, com o timbre aberto (é como se tivesse o acento agudo em cima desse "ó").
Outro caso especial relativo aos números dos substantivos são aqueles que não apresentam formas no singular. É o caso das palavras "as férias", "os óculos" e "as finanças". Esses substantivos têm a forma somente no plural.
Mas cuidado para não confundir este caso com o caso do lápis, que nós aprendemos anteriormente. Vejam: existe "o lápis", no singular, e "os lápis", no plural. Já "finanças" é uma palavra que só aparece no plural: "as finanças".
Outros exemplos seriam "os pêsames", "os parabéns", "as núpcias". Todas essas palavras só existem no plural, então elas não apresentam formas nos singular. Outra forma de flexão dos substantivos é em relação ao grau.
O grau do substantivo indica o tamanho de um ser ou de um objeto, se ele se apresenta em seu tamanho normal, no aumentativo ou no diminutivo. Eu trouxe um exemplo para vocês aqui. A palavra "chapéu", no seu grau normal, nós chamamos de "chapéu".
No aumentativo, nós temos duas possibilidades: o aumentativo no grau sintético, "chapelão", e o aumentativo no grau analítico "chapéu grande". Já o diminutivo da palavra "chapéu" também apresenta duas possibilidades: no grau sintético "chapeuzinho" ou no grau analítico "chapéu pequeno". Vejam que tanto no aumentativo quanto no diminutivo do grau sintético, nós usamos um sufixo.
Já o diminutivo ou o aumentativo no grau analítico, nós usamos um adjetivo. As palavras "grande" e "pequeno" são adjetivos. Nessa aula, vamos observar com mais detalhe as formas sintéticas de variação de grau dos substantivos.
Alguns exemplos de sufixos utilizados nos aumentativos na forma sintética são: "-ão", como no caso de "amigão"; "-aço", como no caso da palavra "jogaço"; "-alha", como no caso da palavra "fornalha" e; "-ona", como no caso da palavras "salona". Já alguns exemplos de sufixos utilizados nos diminutivos na forma sintética são: "-inho", como no caso de "menininho"; "-zinho", como no caso da palavra "cafezinho"; "-acho" como na palavra "riacho" e; "-ebre", como no exemplo da palavra "casebre". Algumas observações importantes sobre a variação de grau é que as formas sintéticas geralmente são usadas com alguma conotação afetiva ou depreciativa, ou seja, é utilizada em seu sentido figurado.
Vejam que quando eu falo "mãezinha", eu não estou falando de uma mãe pequena, nem quando eu falo "amigão", eu estou falando de um amigo grande. Aqui existe uma conotação afetiva, um sentimento de ternura. O mesmo ocorre com as palavras "livreco" e "narigão", utilizadas nas formas sintéticas tanto no diminutivo quanto no aumentativo para demonstrar desprezo.
Outra observação importante a respeito da variação de grau, que é quase uma curiosidade, é que algumas palavras perderam o sentido aumentativo ou diminutivo ao longo do tempo. É o caso das palavras cartão, portão, cartilha e pastilha. O cartão de crédito não é um cartão grande.
Veja que ele perdeu o sentido aumentativo ao longo do tempo. Eu espero que essa aula sobre a flexão dos substantivos tenha te ajudado nos estudos dos conteúdos de Língua Portuguesa. Se você gostou dessa aula, deixe um curtir nesse vídeo, inscreva-se no canal e se você ficou com qualquer dúvida, deixa aqui nos comentários.
Até a nossa próxima aula!
Related Videos
Você sabe o que são ARTIGOS DEFINIDOS e INDEFINIDOS? 🤔 Aula completa sobre o ARTIGO
12:30
Você sabe o que são ARTIGOS DEFINIDOS e IN...
Português com Carla Holz
4,023 views
Aprenda as flexões dos adjetivos em GÊNERO, NÚMERO e GRAU
12:00
Aprenda as flexões dos adjetivos em GÊNERO...
Português com Carla Holz
10,003 views
ADJETIVOS: GÊNERO, NÚMERO E GRAU - Profa. Pamba
18:53
ADJETIVOS: GÊNERO, NÚMERO E GRAU - Profa. ...
Professora Pamba
678,223 views
SUBSTANTIVOS: GÊNEROS - Classes de Palavras - Profa. Pamba
15:18
SUBSTANTIVOS: GÊNEROS - Classes de Palavra...
Professora Pamba
251,366 views
Dominando Substantivos na Prática - Sidney Martins
1:05:20
Dominando Substantivos na Prática - Sidney...
Português com SIDOKA - Sidney Martins
3,642 views
O que é Flexão - Português para concursos
13:35
O que é Flexão - Português para concursos
GramáticaEmVídeo - Prof. Fábio Alves
5,390 views
Gênero e Grau dos Substantivos - Brasil Escola
10:02
Gênero e Grau dos Substantivos - Brasil Es...
Brasil Escola Oficial
73,310 views
Substantivos - Toda Matéria
10:45
Substantivos - Toda Matéria
Toda Matéria
285,519 views
Dominando o Plural dos Substantivos Compostos
23:39
Dominando o Plural dos Substantivos Compostos
Professora Adriana Figueiredo
11,314 views
FLEXÃO dos SUBSTANTIVOS - Parte 01 - Gênero
11:58
FLEXÃO dos SUBSTANTIVOS - Parte 01 - Gênero
Português Fácil
52,644 views
SUBSTANTIVOS - Definição e Classificação #pablojamilk
16:43
SUBSTANTIVOS - Definição e Classificação #...
Pablo Jamilk
5,204 views
Plural dos substantivos compostos - Português para concursos
13:39
Plural dos substantivos compostos - Portug...
GramáticaEmVídeo - Prof. Fábio Alves
3,372 views
Substantivo - Conceito, Classificação e Flexões - Aula 01
18:04
Substantivo - Conceito, Classificação e Fl...
Prof. Wilson Rochenbach
162,575 views
❌ FEMININO ou MASCULINO? ❌ NÃO ERRE o GÊNERO destas palavras!
7:57
❌ FEMININO ou MASCULINO? ❌ NÃO ERRE o GÊNE...
Português com Letícia
23,956 views
✅ Adjetivo + Grau Comparativo e Superlativo + Teste - Bem fácil
13:50
✅ Adjetivo + Grau Comparativo e Superlativ...
Português On-line l Profa. Aline
4,599 views
PORTUGUÊS 7° ANO  ATIVIDADES SOBRE FLEXÃO DOS SUBSTANTIVOS
20:45
PORTUGUÊS 7° ANO ATIVIDADES SOBRE FLEXÃO ...
Calina Resende
1,845 views
Substantivo [Prof Noslen]
13:37
Substantivo [Prof Noslen]
Professor Noslen
6,447,357 views
GRAU DOS SUBSTANTIVOS - Classes de Palavras - Profa. Pamba
9:55
GRAU DOS SUBSTANTIVOS - Classes de Palavra...
Professora Pamba
188,858 views
O que é SUBSTANTIVO? Aprenda os TIPOS e CLASSIFICAÇÕES de forma FÁCIL! | Português com Letícia
19:39
O que é SUBSTANTIVO? Aprenda os TIPOS e CL...
Português com Letícia
236,514 views
Aprenda este "truque simples" para você criar muitas frases em INGLÊS e conversar  - Iniciantes
15:25
Aprenda este "truque simples" para você cr...
Código da Fluência
453,626 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com