[Música] primeiro ponto é o livre arbítrio ou seja o pecado ele vou colocar aqui a o pecado ele ele afetou o ser humano eles não negavam o pecado original Mas eles disseram que o pecado não o ser humano a ponto de lhe tirar o arbítrio o homem mesmo pecador ele pode escolher entre o bem e o mal e ele escolhe isso sem que seja necessário alguma força externa que o leve para um lado ou para outro tá então eles queriam restaurar a ideia do livre arbítrio depois eles disseram que a predestinação ela era condicional eles
não podiam negar que a bíblia usa o termo predestinação porque usa a Bíblia fala de predestinação de predestinou fala de escolha fala de eleito cham os crentes de eleitos de Deus então eles não podiam negar isso Mas eles então redefiniram a predestinação como sendo presciência de Deus Ou seja quando a Bíblia diz que Deus nos predestinou não é que ele determinou porque se se Deus tinha determinado isso seria uma violação do livre arbítrio e o raciocínio dele está correto se o homem tem Livre arbítrio não é e Deus determina Ah uma determinada coisa né pro
homem então ele nesse sentido El ele poderia estar invadindo a a área de liberdade do ser humano mas então o que que Deus fez Deus olhou no futuro e viu qual seria a escolha que as pessoas iriam fazer então Deus olhou e viu que João lá no ano 2012 numa reunião do Ops ele iria aceitar Jesus Deus viu isso desde a eternidade Então Deus predestinou João Para ser salvo então predestinação é a mesma coisa de pré ciência então a predestinação se baseia na pré-ciência de Deus no pré-conhecimento que Deus tem do Futuro Então nesse sentido
a a morte de Cristo o seu sacrifício foi por todos os homens em geral e por nenhum homem em particular quando Cristo morreu na cruz ele não estava morrendo por ninguém em particular Porque isso é uma decisão do ser humano que vai tomar ainda então o que Cristo fez foi na cruz morrer potencialmente pela humanidade toda para que aqueles que resolverem aceitar o que ele fez sejam salvos então isso quer dizer que na verdade ício de Cristo na cruz não salva ninguém ninguém ninguém foi salvo na cruz porque a salvação só vai acontecer eficazmente quando
o homem exercer o seu arbítrio e escolher Cristo Então dessa perspectiva segue-se que Cristo pode ter morrido por milhões de pessoas que não vão aceitar não é então ele teria morrido em vão por Zé se Zé durante sua vida toda exerceu o seu livre arbítrio dizendo eu não quero não quero não quero não quero e Deus insistindo Deus insistindo Espírito Santo insistindo mas ele dizendo não quero não quero não quero não quero morreu foi pro inferno Cristo morreu por ele em vão tá então é isso que eles estavam dizendo mesmo que Cristo não morreu Morreu
pela humanidade toda e por ninguém em particular porque se Cristo morreu em particular por alguém aquela pessoa tem que ser salva porque Deus não pode castigar o mesmo pecado duas vezes vamos supor que Deus morreu que Cristo na cruz morreu pelos meus pecados Então meus pecados foram pagos há 2000 anos na cruz porque Cristo os levou E se eu não aceitar eu vou pro inferno pagar os mesmos pecados pelos quais Cristo morreu então não tá certo isso não é então o mesmo pecado sendo pago duas vezes uma por Cristo na cruz e outra no Inferno
Pelo pecador que rejeitou isso aí então essa ideia do sacrifício geral consequente o qu ponto é que a graça de Deus ela é resistível ou seja Deus ama a humanidade toda e Deus quer salvar a humanidade toda todavia Deus respeita o livre-arbítrio então de repente pode acontecer que Deus queira salvar Zé e Zé não queira ser salvo Então nesse esquema vai prevalecer a vontade de Zé e não a vontade de Deus porque Deus tá a decisão de Zé Zé não quer ser salvo Zé não quer o Cristo Zé quer ir pro inferno então Deus né
vai dizer por favor me dê uma chance não é por favor se converta faz de tudo para converter Zé e Zé não quer Zé quer ir pro inferno então Zé vai pro inferno porque a graça de Deus ela pode ser resistida até o último grau pelo pecador por causa do livre arbítrio e portanto o dor também pode cair da Graça ele pode perder essa salvação já que a salvação é uma decisão dele ele pode decidir ser salvo e depois de ter decidido ser salvo ele pode decidir se dess salvar ele pode virar as costas para
Deus e dizer eu não quero mais não é ele ele ele pode fazer isso então esse era o último ponto que os remonstrantes estavam apresentando a igreja da Holanda queria que a igreja da Holanda adotasse esse sistema aqui que é um sistema que a gente chama de soteriologia ou sistema ou a a o estudo da salvação né então era essa questão da soteriologia como é que nós somos salvos que estava sendo discutido naquela ocasião bom então o que que aconteceu o isso foi apresentado num no no sínodo que se reuniu numa cidadezinha chamada dort a
cidade existe até hoje na na Holanda Então os se reuniu a igreja da Holanda convocou uma uma uma grande reunião de teólogos tinha teólogos da Alemanha da Suíça da França da própria Holanda escoceses tinha mais de 150 e poucos teólogos Tá certo que se reuniram durante mais de 100 sessões durante um ano para discutir esse assunto então não foi uma uma coisinha assim não foi uma reuniãozinha assim de comitê para discutir qualquer coisa mas esses eram as cabeças mais privilegiadas da época bem variada né tinha gente de vários países de denominações diferentes e eles se
reuniram para estudar esse assunto e chegaram então uma conclusão que já tinha sido chegada antes na igreja de que esse ensinamento aqui era contrário à palavra de Deus esse ensinamento não devia prevalecer na igreja ele deveria ser colocado para fora da igreja aqueles remonstrantes na ocasião a gente tem que entender o espírito da época não é aqueles remonstrantes eles perderam seus cargos de professores foram depostos como pastores e foram expulsos da Holanda durante 6 anos foi o castigo só podia voltar para Holanda depois de 6 anos não é então naquela época era assim não é
hoje em dia graças a Deus temos a liberdade religiosa a gente pode conversar e se relacionar com quem pensa assim e sem pedir a extradição deles do Brasil né Então graças a Deus pela Liberdade de consciência e de religião que existe no nosso país mas naquela época não era assim essas questões religiosas eram vistas como questões relacionadas com política com poder e tudo mais e aí então às vezes Tinha consequências desse tipo no documento que o sínodo elaborou Ele respondeu a esses pontos aqui dizendo a seguinte a seguinte coisa Total depravação eles o arbítrio do
homem está prejudicado porque a depravação a corrupção da sua natureza é total o pecado afetou todas as faculdades do homem sua maneira de pensar seu coração a seus sentimentos a sua consciência a sua vontade todos eles foram profundamente afetados pelo pecado de tal maneira que o homem Ele está ele é escravo do pecado que habita nele ele é orientado pro mal e ele não pode por ele mesmo sem uma influência externa entender Deus compreender Deus ouvir a Deus e escolher Deus se deixar o ser humano ao seu arbítrio ele nunca vai escolher as coisas de
Deus porque a depravação do seu coração é total por depravação total é preciso explicar Eles não queriam dizer que todo o ser humano é tão ruim quanto pode ser o que ele a palavra tal aí não tem a ver tanto com intensidade tem um pouco com intensidade mas tem a ver com extensão quer dizer a depravação atingiu a totalidade do ser humano todos os aspectos da vida dele inclusive o arbítrio então é é aqui que esse esse ess esse é o ponto fundamental Não é até que ponto o pecado nos afetou e aqui aquela discussão
antiga de Agostinho com Pelágio de Lutero com Erasmo e agora dos calvinistas de dort com os arminianos que eram seguidores de armínio né e os os pessoal do C de dort então retruca dizendo não a informação bíblica ela tá mais claramente dizendo que nós estamos nessa situação e aqui vem o segundo ponto logo a predestinação e a eleição ela é in dicional Deus então olhou a raça humana Deus contempla a raça humana perdida caída nessa situação de miséria e de entre a raça humana perdida caída escrava Deus elege para salvação aqueles que ele quis e
o termo Incondicional foi usado para dizer que Deus o critério que Deus usou para escolher quem ele queria salvar não era baseado no mérito daquela pessoa não foi baseado na fé prevista como diria esse ponto aqui não não não foi baseado em Fé prevista não foi baseado no caráter não foi baseado nas obras da pessoa não foi baseado eh na filiação da pessoa não foi baseado em nada ou seja Deus soberanamente livremente por motivos que só ele sabe ele ele elegeu quem ele quis para salvação e ao fazer isso Deus não estava cometendo injustiça nenhuma
com aqueles que ele não elegeu porque os que não foram eleitos eles só estarão recebendo o justo castigo pelos seus pecados porque todos pecaram carecem da Glória de Deus Deus não teria a obrigação de salvar ninguém se Deus deixasse a humanidade toda seguir o seu próprio caminho e todos se perder Então Deus não estaria cometendo injustiça porque injustiça seria você tirar o direito de alguém como pecadores não TM direito à vida eterna Então Deus não está tirando o direito de ninguém quando ele resolve soberanamente escolher quem ele quer para salvação Então esse ponto aqui da
eleição Incondicional com relação à questão da presciência os reformados disseram o seguinte Deus só pode prever aquilo que ele determinou porque fora de Deus você tá admitindo que a história acontece a parte de Deus n a história acontece porque Deus criou a história como é isso de que Deus viu alguma coisa que ia acontecer e que ele não não tem parte nisso você concebe a ideia de um universo paralelo a Deus Deus que surgiu Da onde veio da onde esse universo essa história ela é uma força independente Deus só pode conhecer aquilo que ele mesmo
determinou n a história ele conhece o futuro porque ele criou o futuro então foi a resposta que eles deram para essa questão aqui logo segue-se que o sacrifício de Cristo é o que eles chamam de sacrifício eficaz Cristo teria morrido pelo mundo sim no sentido de que se o mundo inteiro tivesse sido eleito por Deus haveria virtude e poder no sangue de Cristo para salvar a humanidade toda mas Cristo na cruz morreu efetivamente Pelos Pecados dos eleitos morreu por um grupo determinado esse grupo eleito que foi eleito por Deus antes da fundação do mundo foi
escolhido por Deus separado da Humanidade predestinados para a vida eterna Cristo morreu por esse por esses eleitos de forma que os que se perdem os seus pecados nunca foram pagos por Cristo eles vão se perder por isso porque os pecados dele nunca foram pagos por Cristo Jesus então eles vão assumir os seus próprios pecados no tempo certo graça e é o quarto ponto no tempo certo Deus vai chamar os eleitos de maneira Irresistível Deus chama a humanidade como um todo de Bona Fide quer dizer de boa fé o Evangelho é pregado ao mundo todo Cristo
mandou que a gente pregasse ao mundo inteiro no meio da pregação do evangelho ao mundo inteiro Deus vai fazer com que a mensagem seja eficaz e Irresistível no coração daqueles que ele escolheu então determinado momento através dos meios que Deus soberanamente determinou aquela pessoa vai ouvir o evangelho vai ser vai nascer de novo vai se arrepender dos seus pecados e vai se voltar para Deus talvez aqui seja importante eu vou apagar aqui o lado esquerdo tá vou fazer aqui uma outro é a hora de fazer aqui um outro gráfico falando da de uma diferença fundamental
nos dois sistemas eu aproveito enquanto eu tô apagando aqui para dizer que hã que a sua salvação não depende de você entender isso aqui tá certo porque se fosse depender da gente entender isso aqui então eu acho que boa parte de nós estaria perdida né sua salvação Depende se você crê no Senhor Jesus como seu único e suficiente Salvador que sua esperança está somente nele que ele morreu na cruz e que seu sangue é suficiente para perdoar os seus pecados Se você crê nisso isso aqui é importante mas não é fatal com relação à sua
salvação bom voltando aqui esse ponto da Graça Irresistível no sistema vamos chamar de armenian acha aqui você tem a ordo salutis é um termo latim que significa a ordem das salvação como é que a salvação acontece Qual é a sequência dela do ponto de vista arminiano dos seguidores de armínio primeiro a pessoa se arrepende e tem fé em seguida ela é justificada desculpa ela é regenerada a um novo Nascimento ela se arrependeu e Creu então ela é regenerada pelo Espírito Santo e aí então ela é justificada por Deus quer dizer os seus pecados são Perdoado
justificada E aí vem né Ela é adotada por Deus na sua família faz parte da família de Deus recebe o espírito santo na sequência que foi apresentada no sínodo de dortte primeiro Deus regenera Deus tem que regenerar se não regenerar o o homem não pode arrepender se crer então a diferença é aqui ó troca aqui ó primeiro Deus regenera Deus vai lá no coração do homem que está morto dá vida ao homem o homem então acorda e então a Regeneração leva ao a primeira coisa que essa pessoa faz quando é regenerada é F Já botei
em latim né fé em português ela se arrepende e crê mas antes de ser regenerada ela não pode se arrepender e não pode crer porque ela tá morta ela não não tem como o morto não pode se arrepender o morto não pode crer o morto não pode nada ele tem que ter vida primeiro para fazer esses exatos nós que somos regenerados a gente sabe quanto é difícil a gente se arrepender e Crer mesmo depois de crente não é imagina uma pessoa que tá morta em ofensa morta espiritualmente se Deus não der vida aquela a pessoa
então ela não pode se arrepender e aí então é claro uma vez que ela é regenerada arrependeu-se claro a justificação e adoção é o fato seguinte tá então essa seria a sequência da ordos salutes a diferença está nos dois primeiros pontos então essa isso aqui é da mais da maior importância na que nós compreendamos isso deixa eu deixa eu dar aqui uma outra ilustração sem querer fazer caricatura nem de um lado e do outro no caso o o o os seguidores de armínio Eles olham para o sistema esse sistema aqui eles dizem Então o que
vocês estão dizendo é o seguinte a pessoa morre e chega no céu bate na porta e diz e São Pedro aparece diz eu quero entrar aí são pz espera aí um momento pega o Ipad como é seu nome João da Silva ele olha diz seu nome não tá aqui não você não foi predestinado não mas eu eu eu creio eu quero eu quero entrar no se mas você não foi predestinado meu filho Deus não lhe escolheu você vai ter que ir pro inferno mas eu não quero ir pro inferno eu t arrependido dos meus pecados
eu creio em Jesus sim mas você não foi eleito Então você vai pro inferno Então essa é às vezes a caricatura que o pessoal do lado arminiano faz com o sistema com esse sistema aqui quando nós responderíamos que a situação é diferente a situação é mais ou menos seguin você tem um grupo de pessoas caminhando Abismo essas pessoas estão no ouvido estão com venda nos olhos e elas estão andando elas nasceram assim elas não não conseguem perceber o perigo que elas estão correndo e elas estão andando e tem um abismo profundo a queda é fatal
e Deus tá do lado de trás chamando voltem se arrependam creiam dei o meu filho para morrer pelos pecadores ele morreu na cruz para pagar pecados creia que você vai ser salvo quanto quantos ouvem quantos vem continua marchando até que Deus chega num Sacode tira os tampões do ouvido tira venda o cara né Aí ele volta então esse que é o quadro da humanidade caminhando pra perdição sem condições de ouvir de se arrepender e de crer e Deus então é que vai atrás e sacode um Sacode outro e como já foi dito ele não Sacode
todo porque na soberania dele ele não quis sacudir todos mas ele vai sacudir aqueles que ele elegeu E aí o quinto ponto seria então a perseverança final dos eleitos ou seja eles não vão cair da salvação não não vão cair desse estado porque aqueles que foram eleitos por Deus por quem Cristo morreu e que foram regenerados pelo Espírito Santo esses serão guardados até o final nada pode desfazer a ação de Deus na salvação do indivíduo ISO não quer dizer que ele é perfeito ele Vai tropeçar ele vai pecar a consciência dele vai acusar ele pode
passar períodos difíceis mas a semente da fé da Regeneração da nova vida nunca vai se extinguir do seu coração ele sempre vai se arrepender vai voltar arrependido quebrado mexido mas ele vai voltar ele vai continuar e vai perseverar até que Deus finalmente é o leve esse sistema aqui então vocês veem ele não foi inventado por João Calvino como algumas pessoas pensam né ele recebeu o nome dos cinco pontos do Calvinismo mas na verdade a iniciativa foram os cinco pontos dos do armenian ismo foram os armenios que começaram né com aquele com a remonstrance pedindo Abolição
desses cinco pontos e os calvinistas responderam com esses cinco pontos aí que foi o que ficou estabelecido nas nas igrejas reformadas por causa da sequência em inglês então aqui ficou conhecido aqui é um t Total deprivation unconditional election u Limited atonement L irresistible Grace e perseverance final perseverance então tulipe né A Tulipa ficou sendo a flor dos calvinistas aí por brincadeira eles dizem você sabe qual é a flor dos Arm é a Margarida mal me quer bem me quer mal me quer bem me quer mal me quer bem me quer né brincadeira de mal gosto
né com os armenios Mas eles dizem isso né a Piara da Margarida é por conta desse Último Ponto que no sistema arminiano diz que o homem hoje pode estar salvo e amanhã não está então enquanto que no sistema calvinista uma vez salvo ele está salvo para sempre então por isso que eu disse a vocês que você para entender essa questão do livre arbítrio você tem que entender o quadro maior e o quadro maior é esse aqui bom então os calvinistas eles são os os os chamados calvinistas são os que seguem esse essa soteriologia não é
e hoje em dia você vai encontrar o que encontrei um dia desse um tuip tuí é o que não tem o l aí fica tuip né é o c de quatro pontos ele disse acredito em todos os cinco menos esse que Cristo só morreu pelos eleitos então é um tuip é o chamado calvinista de quatro pontos eu encontrei um recentemente eh e conversei com ele o problema é que tá tudo ligado né você vê como tem uma sequência lógica né se você tira um ponto desse aqui o outro já não faz mais sentido ou o
anterior perde a sua força como esse aqui também se se você arminiano se você considera que o livre arbítrio é uma realidade todos os pontos seguintes fazem sentido tem a sua lógica e a sua coerência interna o arminianismo tem a sua coerência interna porque parte de uma premissa que é a questão do livre arbítrio então admitido do livre arbítrio a sequência é aquela não não tem para onde fugir mas uma vez que o livre arbítrio ele não é uma realidade então a sequência só pode ser essa aqui Então esse primeiro ponto de fato é o
ponto mais importante de toda essa discussão Tá certo Qual é de fato a extensão do pecado e em que ele nos alcançou muitas vezes pensamos que somos totalmente livres para escolher entre o bem e o mal mas devemos entender que nossa vontade foi corrompida pelo pecado estamos inclinados ao erro e ao mal mediante a nossa natureza caída a presença do pecado nos cega obscurecendo Nossa percepção da Verdade e nosso desejo de Deus em Efésios 2 1 Paulo descreve os crentes anteriores à sua conversão como mortos em ofensas e pecados mortos não podem escolher a vida
essa escolha deve vir de fora da ação poderosa de Deus ao reconhecermos que não temos o livre arbítrio absoluto não estamos negando a responsabilidade humana a escritura é Clara ao nos dizer que somos responsáveis por Nossas ações em Gálatas 6:7 Lemos Não vos enganeis de Deus não se zomba pois aquilo que o homem semear isso também sei fará a falta de livre arbítrio conforme a perspectiva reformada não exime o homem da sua responsabilidade moral em vez disso nos ensina que a sua inclinação para o pecado e sua imoralidade são causadas pela sua natureza caída é
aqui que encontramos uma das verdades mais gloriosas do Evangelho a graça Soberana de Deus em sua infinita misericórdia ele não nos deixa a mercê de nossos próprios Desejos autodestrutivos em Efésios 2:4 Paulo nos afirma mas Deus sendo rico em misericórdia por causa do grande amor com que nos amou mesmo quando estávamos mortos em delitos nos vivificou juntamente com Cristo essa vivificação acontece por meio da Graça um dom que não merecemos e não podemos conquistar a soberania de Deus Se estende também ao processo de salvação em romanos 8:30 Paulo nos lembra e aos que predestinou também
chamou e aos que chamou também justificou e aos que justificou também glorificou esse Elo inquebrável da obra de salvação nos revela como Deus em sua soberania está ativamente envolvido na nossa redenção não somos meros espectadores somos objetos da sua graça escolhidos antes da fundação do mundo o reconhecimento de nossa incapacidade de escolher o bem é na verdade uma libertação em vez de estarmos sobrecarregados pela pressão de fazer a escolha certa podemos descansar na graça de Deus que nos chama e nos transforma em João 6:44 Jesus afirma claramente ninguém pode vir a mim se o pai
que me enviou não o atrair isso nos mostra que a iniciativa de buscar e seguir a Cristo não parte de nós mas dele portanto ao olharmos para a nossa salvação devemos fazê-lo com humildade e gratidão reconhecendo que é Deus Quem opera em nós tanto o querer quanto o realizar conforme sua boa vontade Filipenses 2:13 muitos podem questionar Como podemos então encontrar propósito nas nossas escolhas e ações se não temos livre arbítrio a resposta reside na confiança na Soberania Divina Deus é simultaneamente soberano e ao meso mesmo tempo nos permite agir dentro dos seus planos soberanos
ele em sua infinita sabedoria trabalha através de nossas decisões e ações mesmo aquelas que à primeira vista parecem estar em desacordo com sua vontade essa confiança nos liberta da ansiedade e do medo pois podemos ter certeza de que em todas as coisas Deus está no controle