3 minutos. Esse é o tempo que demora pra preparar o famoso miojo. Basta adicionar o pózinho mágico, e você já tem um almoço… questionável.
No vídeo de hoje eu vou te contar se miojo realmente faz mal ou se os nutricionistas estão exagerando. Se tirar o tempero em pó o prato fica saudável? E se liga, porque mesmo que você ame miojo, tem um jeito de você comer macarrão instantâneo cuidando da sua saúde.
Cada pacote de macarrão instantâneo, o famoso miojo, tem além do macarrão cru, um saquinho com condimentos que dão aquele sabor único à receita. Vocês sabem do que eu estou falando. E o primeiro passo pra descobrir se o miojo realmente faz mal, é olhar pros ingredientes.
Será que o que tem dentro desse pacote tem os nutrientes necessários para substituir uma refeição? A Marina me ajudou a analisar o DNA de uma famosa marca de macarrão instantâneo e descobrir o “segredo” de tanta praticidade. Bora começar olhando pro tempero em pó.
A lista de ingredientes do tempero em pó do miojo parece um pergaminho, de tão longa. Seriam horas pra falar de cada um deles. Mas uma coisa que nem todo mundo sabe é que a lista de ingredientes dos produtos está em ordem decrescente: o primeiro ingrediente é o que tem mais no produto, e o último, o que tem menos.
Você sabia disso? Apesar de uma variação entre as marcas de macarrão instantâneo, nós temos um ponto em comum: o que mais tem no tempero do miojo é SAL, o famoso cloreto de sódio. Além de sal, na sequência têm dois tipos de açúcares: a maltodextrina e o açúcar tradicional.
Logo depois, vem um condimento que contém xarope de milho, que tem amido que é outro tipo de açúcar, mais sal, mais maltodextrina, gordura e mais aditivos a base de sódio, como o, glutamato monossódico que eu vou comentar mais tarde. É uma verdadeira bomba de sal e açúcar. E por mais estranho que possa parecer, é comum que ingredientes doces, como açúcar e amido, apareçam em produtos salgados como lasanhas, salgadinhos e biscoitos salgados, pois esses açúcares ajudam a encorpar, equilibrar o sabor e melhorar o aspecto dos alimentos industrializados.
O fato de que o tempero do miojo pode ter ingredientes doces e ter um gosto muito salgado mostra o quanto o processamento dos alimentos desse produto fez com que eles perdesse suas características originais, dando espaço praticamente só para o gosto salgado. E oh! Por mais que as marcas não divulguem o teor de sódio do tempero e do macarrão de forma separada, pela lista de ingredientes, dá pra ver que o tempero tem muito sódio, seja pela presença de sal, que eles não tem contam que tem cloreto de sódio, seja pelos aditivos a base de sódio, como o glutamato.
O produto total pode chegar a até 1. 500 mg de sódio. Isso representa 60% da recomendação diária para evitar o risco de hipertensão, que é de 2000 mg.
Ou seja, se você comer um miojo, esgotou mais da metade do limite diário de sódio recomendado. Imagina você aí na vida de estudante, comendo um miojo no almoço e outro no jantar, já estourou mais de 1. 000 mg acima do limite.
É MUITA coisa. Além do sódio, o pózinho misterioso conta com um ingrediente bem importante, que entra na categoria de aditivos chamada de “realçadores de sabor”. O nome dele é glutamato monossódico, que traz o sabor umami, que significa algo como “delicioso” em japonês.
Eu já contei a história da descoberta desse sabor e como a indústria alimentícia usa o glutamato para te manipular. Ele realça muito o sabor dos alimentos e é adicionado a produtos industrializados para tornar eles mais agradáveis ao paladar. O glutamato dos alimentos em si não faz mal algum, ele é inclusive fabricado pelas células do cérebro naturalmente.
Tem glutamato na carne, no leite, no feijão e até na banana! O problema mesmo é você exagerar no pózinho do miojo porque ele é gostoso, enquanto coloca pra dentro uma bomba de sódio e açúcar. Então nós temos o veredito.
É o tempero que deixa o macarrão instantâneo pouco saudável. Se ele é tão ruim basta consumir só o macarrão ou colocar menos tempero, certo? Chegou a hora de olhar pra lista de ingredientes do macarrão propriamente dito.
Tudo começa com farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico. Toda farinha no Brasil precisa ser enriquecida com esses nutrientes para diminuir os índices de deficiência deles na população. Até aqui tudo bem!
O segundo ingrediente é a gordura vegetal, o grande segredo da praticidade do miojo, mas também a principal responsável por aumentar as calorias do produto final. A gordura vegetal vem da mistura de óleos vegetais que passam por um processo químico para deixar eles mais sólidos. Mas os fabricantes não informam qual foi o processo usado e isso é extremamente importante pra saber se realmente tem gordura trans nesse produto.
Só um tipo de processo cria gordura trans e por mais que ele indique no rótulo que tem 0, isso nem sempre é verdade. Depende da marca. Uma regulamentação da Anvisa permite que ele indique 0 se ele tiver ele menos de 0,2g de gordura trans por porção.
Eu já expliquei porque a gordura trans é problemática nesse vídeo aqui. Mas esse nem é o maior problema! Independente de uma parte da gordura ser trans ou não, é a gordura vegetal que é responsável por aumentar as calorias do produto final.
A gordura tem mais calorias do que proteínas e carboidratos, e os 15g de gordura do miojo contribuem para quase metade do valor de calorias. Se não tivesse gordura, pessoal, a porção teria cerca de 230 calorias. Com gordura, esse valor sobe para 370.
Mas porque será que precisa de tanta gordura em uma massa? A verdade é que essa não é uma massa comum. Antes da massa ser embalada ela passa por um pré cozimento, geralmente a vapor, seguido de uma secagem… e uma fritura.
Sim, uma fritura por imersão, com óleo quente, igual aquela que é feita para fritar batata frita. Pois é. Você já sabia que o miojo era frito?
Comenta aqui embaixo. Isso garante que o miojo sobreviva semanas dentro do pacote sequinho pra você preparar ele em 3 minutos. Essa é a principal diferença da massa do miojo pra um macarrão tradicional.
E tem mais… Depois da gordura vegetal, que se adere na massa do miojo, você ainda tem mais sal, e 4 aditivos alimentares que contém sódio. Ou seja, se você achava que comer o macarrão do miojo sem o tempero te isentaria dos malefícios do excesso de sódio, eu sinto te informar que não é a estratégia mais adequada. Apesar de boa parte do sódio estar no temperinho, o próprio macarrão também tem sua parte nessa responsabilidade.
E se eu não ganhei o seu like nesse vídeo ainda por essas informações, agora você vai clicar aí embaixo, porque, sim, existe uma alternativa. E não é uma alternativa do tipo “coma legumes e frutas” ao invés do miojo. É uma solução equilibrada pra você que precisa de um alimento rápido, gostoso e saudável pra comer no lugar do miojo.
É normal achar que não tem como existir uma alternativa tão gostosa, prática e mais saudável. Mas a solução, galera, é mais simples do que vocês imaginam. Existe um macarrão com o nome “cabelo de anjo”, já ouviu falar?
Ele é mais fininho, o que faz com que seu preparo seja mais rápido, bem próximo dos 3 minutos do macarrão instantâneo. Sim. Só que diferente do miojo, ele não vem precozido e nem frito, o que é bem mais saudável.
E caso você queira imitar o tempero do miojo, mas sem o exagero de sal e todos os aditivos, aqui vai uma dica de ouro da Marina, roteirista aqui na série de nutrição que é fazer um mix com páprica defumada, curry e um pouco de sal. Quando o macarrão estiver cozido, adicione o tempero caseiro. E se você quiser, ainda pode adicionar uma colher de creme de ricota ou requeijão para dar um gostinho parecido com um molho branco.
Fantástico não é não? Tudo isso com bem menos gordura e sódio, e tão prático quanto! Quem diria que um canal de ciências não podia ensinar culinária ein?
É por isso que você só ganha se inscrevendo aqui embaixo. A Marina ainda lembra que macarrão é um alimento rico em carboidratos, e baixo em fibras e proteínas. Por isso, para complementar o seu preparo, adicione vegetais de e alguma fonte de proteína, como frango desfiado, atum, tofu… o que você preferir!
Lembrando que ninguém vai morrer porque comeu miojo tá? Mas agora se você come todos os dias já é outra história. O que faz uma alimentação saudável é todo o contexto do que você come, assim como eu expliquei nesse vídeo sobre dieta Low Carb.
Será que cortar carboidratos por completo é a melhor opção pra perder peso? Um grande abraço, o melhor macarrão é o carbonara e eu te vejo no próximo vídeo. Tchau.