a mula sem cabeça boto cor-de-rosa saci pererê curupira não faltam lendas no folclore brasileiro não é só disso que é feito danças comidas típicas brincadeiras também fazem parte dessa cultura popular costumes que são transmitidos de geração para geração com o universo do folclore brasileiro saiba mais [Música] conosco aqui no estúdio simone carneiro contadora de histórias e mestre em educação obrigada pela presença o prazer é todo meu destak compartilhando essa experiência maravilhosa esses conhecimentos sobre a riqueza que é o nosso pior pois é simone o folclore é símbolo de alegria energia cor diversidade então explica pra
gente o significado do folclore o fotógrafo são todas as manifestações culturais populares de um povo é o folclore que dá identidade que dá a cara desse povo o folclore é como a própria palavra já diz é a manifestação cultural mesmo adiantou e qual seria a origem dessa palavra a origem da palavra folclore veio com o pesquisador britânico william quando ele enviou uma carta isso em 1846 para um jornal com a palavra foque lori folclore foi a junção dessas duas palavras inglesas quando falk significa povo e lore conhecimento então o conhecimento de um povo fica muito
mais fácil entender o que é o folclore com o significado desses radicais e aí foi adaptado para folclore aqui no brasil o glory no brasil e no brasil como surgiu o folclore não existe uma sociedade sem cultura não existe uma sociedade sem as suas próprias manifestações culturais então não existe uma sociedade sem o folclore à desde a vinda dos povos que formaram esse belo povo brasileiro das tão diversas culturas se formou nosso folclore foram aí que surgiram as nossas histórias as nossas lendas os nossos costumes que se formou a identidade cultural deste país é uma
miscigenação de povos né sejam indígenas os portugueses não é mesmo exato e principalmente os nossos irmãos africanos que tanto contribuíram para essa beleza que a nossa cultura popular e faz parte de todas as regiões é cada região tem certa forma sua o seu folclore sendo que tem as suas características e semelhanças ou não do com relação aos outros exato por isso que é tão diversificado então rico essa nossa cultura popular tivemos a participação de um telespectador do saiba mais é o jeremias resende do município de cruzeiro em são paulo porque as pessoas não valorizam o
folclore brasileiro o jeremias agente manifesta nossa cultura todo o tempo quando alguém espirra e agente de saúde quando perde alguma coisa a gente fala são longuinho são longuinho se eu achar ou três pulinhos e quando outras culturas é com a globalização acaba desvalorizando a nós ou parecendo que se sobressai a nossa é quando deixamos que alguns aspectos algumas comemorações influência no nosso dia a dia como comemorar o halloween por exemplo que não é da nossa cultura por isso nós temos o dia do saci bem no dia 31 de outubro que é o nosso personagem é
cultural pra que as bruxas americanas não sejam comemorados por que não fazem parte do nosso folclore o folclore brasileiro ele é valorizado sim mesmo que a gente não saiba disso porque nós não fugimos dele com o presidente no dia a dia o tempo todo e por que ele é tão importante assim que ele foi criado de que há necessidade o foco hoje nasce como eu já disse com a sociedade aonde existe sociedade existe a cultura existe o folclore então ele surge como homem ele surge com a sociedade e é ele que vai a essa identidade
nacional ou regional gené do local onde ele surgiu é isso que vai dizer que é aquele povo é o seu folclore a sua cultura o folclore ele tem diversas manifestações não é mesmo sem muitas quais seriam mais ou menos nossa o folclore se manifesta na vida do povo no cotidiano do povo são as festas as lendas os mitos a comida a brincadeira os brinquedos a a maneira de se vestir a maneira de se comportar né a tutora manifestação do povo é cultura é foco nós e essas manifestações geralmente são transmitidas no ato de representar né
oralmente de geração a geração de geração para geração essa representação são feitos de diversas maneiras e aí vêm todas as performances todas as artes são envolvidas nessa nessa representação nem a dança a música o teatro a narração oral o artesanato e muitas outras formas por isso a característica marcante do folclore é autoria desconhecida é justamente você não saber quem criou ea espontaneidade ser livre exatamente ninguém sabe quando surgiu como surgiu alguns pesquisadores discordam quando a gente pensa por exemplo no futebol nem o brasil o país do futebol nós sabemos de onde veio ninguém inventou quem
trouxe mas quando a gente pensa no futebol de várzea por exemplo aquele jogado lá no campinho e de terra batida com a bola de meia com a bola de coco no interior de uma tribo indígena então esse futebol né folclore é também uma manifestação cultural é uma identidade ou identidade além disso o folclore é uma busca das explicações sobrenaturais digamos assim das coisas que não se cansa entender sim também daí vem a questão do mito e da legenda qual seria a diferença é de beleza é muito difícil porque é muito tendo essa linha que divide
os dois alguns historiadores dizem que o mito ele foi criado pensado para representar uma realidade em que os povos antigos não conseguiram explicar já as lendas teria um caráter mais fantasioso né do do imaginário mas é muito tempo como eu disse essa essa linha então deixemos os conceitos e os pesquisadores do que o importante é que todos saibam que todos conheçam a riqueza do nosso folclore das nossas lendas dos nossos mitos voltará ao imaginário é talvez a gente trabalha muito com concreto e talvez a gente pega um pouco desse lado imaginário que o folclore traz
tanto exatamente é o importante é que as novas gerações conheçam e saibam como os avós brincavam como dançavam como se divertiram como eram as festas com a simplicidade as representações é que acontecem hoje dessas manifestações folclóricas porque elas acontecem porque elas continuam se repetindo porque várias pessoas se esforçam em fazer com que essa tradição continue vamos lembrar que então os principais personagens folclóricos do brasil e vamos explicar cada um deles o que eles simbolizam você já trouxe um dos principais que ela saci pererê vale mais como ele surgiu então o saci pererê é um dos
maiores exemplos que a gente tem dessa miscigenação cultural mesmo é um pouquinho de cada povo que nos formou que formou o povo brasileiro o sas inicialmente ele era um indiozinho muito peralta e até rabo tinho que andava lá pelas tribos aprontando é em todos os lugares depois com a influência africana ele perdeu o rabo perdeu uma perna lutando capoeira ganhou o pito ou cachimbo e com influência portuguesa ele ganhou aquele gorrinho vermelho que possui poderes mágicos o saci ele nem é tão diabólico assim ele apronta um que ele entra nas casas ele troca o sal
pelo açúcar ele estraga as comidas ele faz a panela keima ele derrama leite ele transa o pêlo dos animais copeira o curupira o curupira é uma lenda indígena é ele é o menino com os pés voltados para trás corrupira em tupi guarani significa menino uma criança pequena ele tem o cabelo de fogo e um protetor das matas lobisomem o lobisomem o lobisomem ele se transforma nas noites de lua cheia quem vira lobisomem o sétimo filho de um sétimo filho e pra acabar com o lobisomem só se for um punhal uma bala de prata ele é
técnico mula-sem-cabeça mula sem cabeça 1 entre a religião aí porque a mula sem cabeça é aquela moça que se engraçou com o padre se ela tem um relacionamento amoroso com padre ela se transforma nas noites de sexta feira em uma mula sem cabeça e para acabar o encantamento sócio padre o amante em um ele amou amaldiçoar a moça os sete vezes antes de rezar as listas do outro cor de rosa o boto cor de rosa ele é também uma lenda indígena mais especificamente da região amazônica e ele se transforma principalmente nas festas juninas por ocasião
das festas juninas ele se transforma num belo rapaz todo vestido de branco como chapéu tampando os olhos há quem não veja as narinas do bolso porque a transformação ela não é completa e ele chega nas festas escolhe a moça mais bonita ea leva o fundo do rio lá ele a engravida e depois abandona por isso que quando moças aparecem grávidas e não tem certeza de quem é o pai é culpa do world ponto boitatá o boi tatá também é uma lenda indígena porque é tupi guarani o nome boitatá que é uma cobra de fogo 11
é o protetor das latas principalmente evitando as grandes queimadas que destrói tanto as nossas matas cuca a com que as crianças morrem de medo mas é a minha preferida porque a culpa é nossa bruxa é uma herança portuguesa e vem de cabeça cuca né dessa tem essa intenção ea intenção é uma herança portuguesa ea nossa culpa ela foi imortalizada por monteiro lobato no sítio do picapau amarelo como um grande jacaré com cabelos vermelhos ou amarelos unhas enormes e os pais costumam sempre dizer algo que é muito verdadeiro se a criança não dorme no horário certo
a culpa a idéia do pastoreio o do pastoreio é uma herança africana ele era um menino escravo que cuidava dos animais da fazenda mas ele se descuidou e o cavalo baio do patrão fugiu era o que ele mais gostava então o patrão castigou com muitas chicotadas o amargo e deixou para morrer em cima de um formigueiro acho que ele já estava morto mas na manhã seguinte todos puderam ver o do pastoreio montado num cavalo no bairro aquele do patrão que ele encontrou o ando por céu ao lado de nossa senhora que é a sua madrinha
por isso principalmente no sul do país quando alguém perde alguma coisa acendi uma vela e ponho o formigueiro é alegre o nível de encontrar o bicho papão o bicho papão de todas as nossas lendas é o meu preferido existem bichos papões no mundo inteiro os nossos teve colaboração também de todos os povos que nos formou o bicho papão ele mora embaixo da cama às vezes atrás da porta ou dentro do guarda roupa e se a criança é teimosa o bicho papão como essa criança daí o nome papão do verbo papar mesmo e o bicho papão
são diversas formas de lendas espalhadas por este país afora o meu bicho papão preferido é o do ser e que é um bicho papão miller nori boi bumbá o boi bumbá é parte de uma história simples da época colonial da história de catirina e de pai francisco um casal de negros que moravam nessa fazenda empregados numa fazenda e a catirina grávida teve desejo de comer a língua do boi preferido do patrão pai francisco não ia deixar sua esposa com esse desejo já pensou o menino nascer com a cara do boi ele matou boi e deu
pra catirina e depois como enfrentar o patrão então várias pessoas com poderes foram chamados paiseco bandeiras benzedeiras até que ressuscitaram noite ea festa do boi bumbá o do bumba meu boi que tem diversas versões pelo país é a história é a festa a comemoração versão do boi e por fim a nossa linda sereia né a yara a iara também conhecida como mãe d'água mais uma lenda indígena a iara era mãe dia guerreira muito valente e os irmãos morriam de inveja dela planejar uma tala mas ela descobriu o pano e os matou o primeiro o pajé
é o cacique é o pai dela como castigo a jogou então no rio amazonas para que ela morresse afogada mas o deus tupã se compadeceu dela transformou e meio peixe e assim meio peixe 6 mulher ela como seus lindos cabelos negros ea sua voz maravilhosa canta e encanta os homens descuidados que estão ali pela bp pela beira do rio ela chama pra dentro do rio e eles morrem afogados e se algum bolso consegue se livrar só um pajé pra levar livrar da maldição de ficarem loucos para sempre você traz aqui um gostinho é um aperitivo
do que é esse universo das lendas que são muitos outras né exato não eu como contadora de histórias amo as lendas nosso folclore em todas as suas muitas versões o cláudio martins de valparaíso de goiás também fez uma pergunta acompanhe gostaria de saber se existe mais de uma versão sobre essas lendas a como eu acabei de falar muitas versões muitas versões em cada lugar tem sempre alguém que acrescenta um pouco mais que cria uma nova característica um novo aspecto para aquela lenda sabe como é quem conta um conto ou não eu não volto e não
é só de lenda ao folclore né como você falou aqui temos também as festas populares então vamos citar rapidamente algumas aqui as nossas festas são maravilhosas e são muitas é o bumba meu boi bumbá é uma grande festa principalmente em parintins mas a gente tem do distrito federal por exemplo o boi do seu teodoro ea maranhense que veio para o distrito federal e que aqui pra cá trouxe toda essa tradição o carnaval conhecido no mundo inteiro e que popularmente mude do rio de janeiro é a maior manifestação dessa dessa parte artística é do do carnaval
do desfile mas que acontece por todo o país e assim várias outras a congada o casal júnia festas juninas e tantas outras festas a folia de reis catira trabalhada e tantas outras tão ricas tão maravilhosas vindas dos quatro cantos do mundo e principalmente desses povos que mais contribuiu para a nossa formação cultural fora as danças e os ritmos as danças os ritmos como eu falei aqui as nossas escolas às vezes acabam se confundindo e trazendo ritmos que não são tão nacionais né acabam desde segurança da idade é desconfigurando essa questão folclórica enquanto na própria comunidade
escolar continuam ali com a congada com o samba roda com coco e todas essas manifestações das danças e do salgueiro é o samba de roda né a gente tem um baião frevo tantas maravilhosas né quem não gosta de um certamente vai adorar outro pra todos os gostos temos também as brincadeiras e os brincantes muitos muitas brincadeiras muitos brinquedos e essas brincadeiras e brinquedos populares eles estão desaparecendo um pouco do nosso folclore até por causa do dito loro o politicamente correto né então já não querem mais cantaram atirei o pau no gato olá ciranda cirandinha ou
a canoa virou um do que não é politicamente correto para as nossas crianças hoje eu tenho dificuldade de lidar com o politicamente correto as palavras politicamente correto numa mesma frase já me preocupa mais nós temos que continuar trazendo para as nossas crianças para essa nova geração todos esses roqueiros esses brinquedos essas brincadeiras não nos preocupando tanto com o politicamente correto é preciso que eles conheça ninguém vai matar um gato por cantar atirei o pau no gato mas vai saber que era uma canção gostosa que balançou que divertiu os nossos avós os nossos bisavós e que
hoje pode ter outras nuances também mas é preciso que conheçam como é como foi e que a partir daí cada família cada educador pode tirar como parâmetro e trazer outras questões como a proteção dos animais e por aí vai eu confesso que eu brinquei muito de amarelinha pique pega esconde esconde e que faz parte desse nosso folclore rizzato a bola de meia a peteca o pique pega vários tipos de tipos de piques né e tantos brinca dos maravilhosos e brincadeiras que a gente tinha vamos a parte gostosa comida quais são a e comida a comida
é maravilhosa desse nosso país nessa tradição culinária vindo de tantos povos de tantos lugares diferentes tantas formas de fazer o peixe no morte e o pato no tucupi né no centro-oeste a nossa galinhada o nosso arroz cupê que no nordeste a carga de som o acarajé no sudeste a feijoada de no sul churrasco como dizer assim o top é melhor parar de escrever porque a gente começa a engordar só de pensar que essa coisa maravilhosa que há no nosso folclore culinário estranho né então vamos falar da linguagem folclórica seria a principal a literatura de cordel
literatura de cordel é uma linguagem muito presente mas principalmente no nordeste pelo país inteiro existem várias outras linguagens várias maneiras dá principalmente da nossa literatura é se colocar nela e aí a gente vem com com tantas maneiras deliciosas aproveitando esse regionalismo essa maneira de falar de cada lugar e que acaba influenciando na literatura nos contos causos daquela região você trouxe aqui algumas cantigas nem nós também temos algumas expressões populares que às vezes nem as nossas crianças conhecem principalmente dormir com as galinhas né dá nó em pingo d'água memória de elefante e tantos outros que às
vezes nem a gente mesmo percebe que está usando como eu disse alguém espirrou saúde uma manifestação cultural e muitas outras que você faz sem pensar sem leite a imaginar sem saber de onde vêm as vezes sem nem saber se acredita quando você tem um pensamento ruim você bate três vezes nada ebo rivais são manifestações gostosas são maneiras da gente viver e que a gente ouve de um lugar de outro por isso que existe também é uma cultura bem brasileira porque há a mesma manifestação cultural tem um monte no nordeste e no sul se espalha pelo
país inteiro ea gente já não tem mais certeza de onde veio bom para a gente encerrar nós temos outra pergunta feita é um ouvinte e da rede nacional de rádio o edson sanches em votorantim são paulo vamos ouvir meu filho bruno e eu temos um canal no youtube chamado contos do a lei e lá são narradas histórias a respeito dos personagens do folclore brasileiro nós gostaríamos de saber o que é o centro nacional de folclore e cultura popular o centro nacional de folclore e cultura popular é uma instituição pública que se ocupa unicamente com essa
preservação da cultura popular com essa preservação do folclore é a sede fica no rio de janeiro e engloba o ficar ali no rio ou museu de folclore uma biblioteca com muitos livros muita literatura muitos arquivos sobre o folclore e também diversas áreas para pesquisa e para a ampliação deste acervo onde muitas ações pelo país inteiro são originadas são pensadas são patrocinadas a partir dessa instituição simone muito obrigada pela participação eu que agradeço a todos aqui do saiba mais especialmente você lilian e também a associação de professores e educadores do df que fizeram a indicação para
que eu estivesse aqui com vocês hoje foi um prazer obrigada e você se tiver dúvidas ou quiser sugerir algum assunto entre em contato com a gente pelo nosso meio a série b é roubar e bbc.com ponto br ou pelo nosso ataque 61 9 964 5 70 37 e ainda pode acessar o site da rede nacional de rádio www.renault.tv rádio ponto com.br obrigado por sua audiência e até o próximo programa [Música]