Nesse vídeo eu vou compartilhar com vocês dois passos fundamentais para desenvolver o vício de estudar. Ao cultivar esse hábito, você poderá se tornar uma pessoa mais produtiva e realizar os seus maiores sonhos. E eu admito que antes eu tinha muita dificuldade em manter uma rotina de estudos.
Eu evitava meus livros como se eles fossem uma peste bubônica. Era absurdo. Eu preferia gastar meu tempo com videogames, com amigos, navegando sem propósito nenhum na internet ou até mesmo fazendo algumas coisinhas fora dela, tá?
E aí, um belo dia, eu descobri a magia por trás de construir um hábito de estudo constante e isso transformou minha vida pra sempre. Pra você ter uma ideia, depois de ajustar o meu foco, eu passei em 10 concursos concorridíssimos, graças a essa rotina consistente de estudos que eu criei. Eu fiquei, literalmente, viciado em estudar.
Até hoje eu posso falar pra você que eu sou dependente. E hoje eu reconheço que esse vício em estudar, que eu desenvolvi quase que naturalmente, tem duas bases cientificamente sólidas, o ciclo do hábito e a lei de Parkinson. Então, se você também quiser cultivar um dos únicos vícios saudáveis que existem, o vício de estudar, basta seguir os passos que eu vou compartilhar com você aqui nesse vídeo, viu?
Eu garanto que funciona. E já deixa o seu like aqui, não se esqueça de se inscrever e ativar o sininho pra receber as notificações dos próximos vídeos. Aqui eu trago muitas dicas pra você otimizar seus estudos e alcançar os seus objetivos.
Além disso, depois de ver esse vídeo, você pode seguir no primeiro link da descrição e baixar grátis um ebook que eu fiz explicando passo a passo pra você acabar com a procrastinação e passar em qualquer concurso. E esse daqui é o primeiro passo pra você se tornar viciado em estudar, beleza? Agora, deixa eu contar rapidinho a minha história pra ilustrar Como tudo aconteceu comigo, e aí você poderá com certeza fazer o mesmo na sua vida.
Na volta de uma entrevista de emprego ridiculamente frustrante, eu decidi que era hora de estudar pra concurso. Era minha única saída. Era um escape da instabilidade do mercado de trabalho tradicional e da minha falta de QI.
O famoso quem indica, não é sobre inteligência não, você sabe como é que funcionam essas empresas. O que eu não esperava era que, na minha jornada, eu iria desenvolver um amor inabalável pelos estudos. Naquele momento, eu era muito tóxico comigo mesmo.
Embora nem percebesse isso, eu achava que eu merecia recompensas todos os dias, a toda hora. Era cachaçinha, rolês sem fim com os amigos, videogame, rede social e todos os pequenos vícios que você deve conhecer também e que travam nossas vidas. Porém, após tomar essa decisão de estudar para concurso, eu senti que algo precisava mudar.
E mudou tudo quando eu vi um anúncio. Concurso Ministério Público de São Paulo. Edital em breve.
Eu lembro que eu vi isso aqui numa banca de jornal. No outro dia, saiu o edital. Eu decidi fazer essa prova e esse foi o gatilho que eu precisava para levar os meus estudos a sério.
Ali eu coloquei uma meta, eu criei urgência e me dediquei de corpo e alma. Em vez de fugir dos livros, Eu buscava sempre os livros. Dia após dia eu desvendava vários mistérios do direito que eu nem sabia que existiam e a cada novo tópico eu tinha uma nova conquista.
E olha que eu sofri muito no começo. Direito pra mim parecia grego. Eu fiz o concurso, alcancei uma pontuação excelente e fui aprovado.
Mas esse daqui não foi o ápice. Essa aprovação foi só a pontinha do iceberg na verdade. O que realmente importou é que no dia seguinte eu continuei estudando no piloto automático.
Ali eu já estava viciado. Se eu não estudasse no dia, eu me sentia mal. Era um sentimento quase de abstinência.
Eu tinha descoberto o prazer de aprender. Estava na cara e eu entrava em um tipo de transe, eu nem sentia que o tempo passava enquanto estava estudando. Eu criei hábitos tão sólidos que eu estudava no piloto automático, literalmente no piloto automático, e foi assim que eu percebi que eu tinha desenvolvido um vício, o vício de estudar.
Eu criei uma constância absurda e continuei estudando para os melhores concursos parecidos com aquela primeira prova que eu enfrentei. E aí, em cerca de dois anos, eu tinha mudado tudo. Eu passei de procrastinador nato e de uma pessoa sem a menor base de estudos para alguém determinado, proativo e uma máquina de passar em concurso.
Muita gente vê esses vídeos aqui enquanto viaja na maionese sem prestar atenção, fica olhando lá o WhatsApp e a maioria, na verdade, vê só o comecinho do vídeo e a miniatura. E aí já começa a presumir de um monte de coisa e falar asneira aqui no comentário. Eu espero que você não seja essa pessoa e que você siga aqui até o final porque o que eu vou te ensinar aqui vai mudar sua vida pra sempre, viu?
E essas pessoas que viajam na maionese aqui, às vezes ficam achando que essa chave virou do dia pra noite quando eu conto essa história, né? Não, cara. A vida não é um filme da Disney, tá bom?
Foram uns 3 meses de esforço pra eu criar esses hábitos e foram os 3 melhores meses de esforço da minha vida. Depois disso, não tinha mais erro. Era só deixar o piloto automático ligado.
Meus hábitos me forçavam a estudar. Aliás, existe ainda uma ciência por trás da criação de hábitos aqui. Olhando para a média dos estudos científicos sobre o tema, uma pessoa demora mais ou menos 66 dias para criar esse hábito.
Ou seja, se você passar pela briga inicial com o seu próprio cérebro aqui, Forçando-se a estudar por uns dois meses, você vai virar uma máquina de estudar, você vai ficar viciado, você vai ter a necessidade de estudar todos os dias. E com essa estratégia aqui, de colocar de urgência, pegar no tranco, escolher um concurso aberto, eu automaticamente cumpri as três etapas para a mudança de hábitos, de acordo com o ciclo dos hábitos. O gatilho, a ação e a recompensa, tudo de uma vez só.
E aí olha só que legal, eu nem preciso ficar aqui contando pra você a teoria chata que existe por trás do ciclo dos hábitos. É só você se jogar de cabeça em um concurso aberto, assim como eu fiz, e você irá se obrigar a criar novos hábitos. Simples assim.
E claro, se você quiser saber mais sobre os hábitos de estudos de forma estruturada, leia o livro que eu escrevi sobre concursos do Aprovação Ágil. Ele está disponível lá no app do Aprovação Ágil. Logo no primeiro capítulo eu já explico tudo isso daqui em detalhes.
E quando esse hábito se enraizar, você começará a estudar no piloto automático. Não tem erro. Isso significa que a resistência inicial diminuiu.
e estudar vai se tornar ali uma parte tão natural do seu dia quando escovar os dentes. E pra quem quer criar esse hábito aqui, cara, fica muito fácil, principalmente se você for concurseiro. Eu tenho um atalho prático aqui pra ser seguido que eu já te contei, na verdade, não sei se você percebeu.
E vai ficar muito mais fácil você criar esse vício de estudar. Esse daqui é o hack, ó. Simples assim, comece a estudar para um concurso aberto.
Afinal, o padrão de um concurso é esse daqui, ó. Presta atenção. O edital sai agora e a prova será em dois meses e pouquinho, certo?
Olha só que coincidência, é o período perfeito pra que você crie hábitos de estudos. Então entenda de uma vez por todas, pare de procrastinar e de pesquisar por concursos que irão sair lá no ano que vem, que estão lá longe, e decida começar a estudar para um concurso aberto. Aliás, eu posso te confirmar, todo concurseiro competitivo que eu conheço começou com o edital aberto.
Tá tudo bem começar com o edital aberto, na verdade é a melhor escolha. E o mais legal disso é que qualquer pessoa pode construir esses mesmos hábitos seguindo dois passos muito simples aqui. Passo número 1.
Você precisa definir metas claras. Como diz a música do chorão do Charlie Brown Jr. , só é feliz quem sabe o que quer.
Não é verdade? Você precisa saber onde você quer chegar. Visualize sua meta e mantenha essa meta sempre em mente.
Quer ser estável e ganhar muito bem? Então você sabe que só o concurso pode dar isso pra você, certo? Então imagine a sua vida concursada e que ela chegará em breve.
Defina uma área dos concursos pra você focar e comece a estudar, até se tornar um expert nesse conteúdo. Sempre vale a pena lembrar da recompensa que vem pelo estudo, viu? Sempre pense lá no prêmio que você se dará por ter concluído a ação que é a ação do estudo.
Isso aqui reforça o seu hábito, faz com que você queira repetir. E o passo número 2 é CRIAR URGÊNCIA. E aqui, a lei de Parkinson afirma que o trabalho se expande de modo a preencher do tempo disponível para sua realização.
Ou seja, quanto mais próximo o seu objetivo, mais urgência você coloca e mais esforço você coloca. Quando você estabelece uma meta, um prazo, você cria uma sensação de urgência, fazendo com que priorize seus estudos e que se dedique mais. Então isso daqui é muito importante no começo.
Crie urgência, coloque uma data de prova marcada, pegue um concurso aberto, simples assim. O iniciante normalmente cai em uma cilada, cara. Ele tende a querer sempre uma prova que irá acontecer lá longe daqui a dois anos.
Não é o natural? Afinal, né, o iniciante pensa, pô, assim eu vou ter bastante tempo para estudar e aí eu vou minimizar qualquer chance de frustração. Não, cara, você tá se enganando.
O iniciante não tem mais tempo para estudar, ele terá mais tempo para procrastinar. Lembre-se disso, cara, você tem que acabar com a procrastinação. Até, ó, baixa o livro que eu deixei pra você aqui, tá bom?
Faz muito mais sentido o iniciante escolher um concurso com uma prova marcada, porque aí ele terá um grande pico de esforço nos estudos. Depois dessa prova, como eu já expliquei, você ficará viciado em estudar e seguirá no piloto automático. É garantido, gente, não tem erro seguindo esses dois passos.
Você não só vai estudar mais e melhor, mas também começará a amar o processo. Você se tornará viciado em estudar no melhor sentido que essa palavra pode te dar. E aí, você, já sentiu o prazer que vem do estudo produtivo?
Você vai seguir esses passos? Conte aqui nos comentários qual que é a sua experiência e conta também um pouquinho sobre a sua jornada de estudo, seus objetivos, que eu prometo te ajudar. E também, muito importante, siga o Bitolei em todas as redes sociais e não se esqueça de fazer sua inscrição no canal e ativar o sininho para receber as notificações dos próximos vídeos, porque eu prometo continuar por aqui para te ajudar a passar em qualquer concurso.
Fechado? Valeu, gente. Um abraço e a gente se vê em breve.