EXPLICANDO A TEORIA TRADICIONAL E A TEORIA CRÍTICA

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Mateus Salvadori
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Video Transcript:
fala pessoal o que significa ser um teórico crítico você é um teórico crítico esse é o nosso assunto de hoje então vou explicar as características centrais de um teórico crítico como vocês podem se encaixar dentro dessa classificação e também contrapor ao teórico tradicional então faremos uma comparação entre a teoria tradicional e a teoria crítica logo mais então falaremos sobre isso antes um pedido para vocês comentarem aqui filosofar é preciso comentem porque isso é muito importante aí para o canal Se vocês gostam aqui do conteúdo Desse Canal então comenta em filosofar é preciso aqui nos comentários
curtem o vídeo se inscreva aqui no canal e também deixe o nome de vocês no link que tá aqui na descrição desse vídeo porque no dia primeiro logo mais dia primeiro de novembro nós abriremos as inscrições do novo da nova Turma do clf da nova edição então estamos a segunda edição do clf que é o clube de leitura filosófica e nessa segunda edição nós trabalharemos aí com quatro obras com quatro autores durante três meses então é um aprofundamento que nós teremos aí sobre esses quatro autores dessa nova edição e são sempre edições únicas Então se
vocês querem estudar comigo a partir de quatro livros de filosofia então o momento é agora deixa o nome de vocês aqui no link na descrição e Bora lá então para o conteúdo da aula de hoje do vídeo de hoje o que significa ser muito teórico crítico pensei justamente nisso para mostrar as características de um teórico crítico situando o debate teoria crítica ou muito chamada também de escola de Franco Porém quando tu fala escola de Frankfurt aí tem alguns problemas que eu não vou mencionar nesse vídeo Mas eu prefiro termo a denominação teórico crítico porque o
termo já traduz basicamente a sua proposta é ser sim um teórico crítico como eu já disse o termo mas depois eu deixo isso mais claro né não ser um teórico normativista descritivista mas ser sim teórico crítico então quando eu tô falando de teórico crítico isso não significa ser um crítico simplesmente da sociedade da sociedade atual da sociedade capitalista por exemplo a estou criticando a sociedade capitalista eu sou ou a sociedade atual eu sou um teórico crítico não não significa isso porque porque nem toda a teoria crítica social é uma teoria crítica assim Nem toda teoria
crítica a teoria crítica né tanto quanto estranho mas nem toda a teoria crítica social ela é chamada de teoria crítica no sentido daquilo que eu tô usando aqui o termo no sentido de teoria crítica como todos usando nesse vídeo a partir da escola de Franco porque porque esse termo teoria crítica foi proposto por um autor e que é o hard timer e a partir daquilo que Ele classificou né o significado de ser um teórico crítico bom é sobre isso que falaremos agora e vocês vão perceber que não é toda teoria crítica social que se nesse
tipo de denominação como o chamado teórico crítico o hard kaimer ele tem um artigo onde ele desenvolve essa concepção que eu vou apresentar agora para vocês chamado teoria teoria tradicional e teoria crítica de 1937 e ele trata das Diferenças Nesse artigo da teoria tradicional e da teoria crítica E é isso que falaremos logo mas antes o Marcos eu tinha feito essa apresentação e essa distinção que depois o hard timer no século 20 ele vai então aprofundar em 37 ele vai aprofundar essa distinção A partir dessa primeira metade do século 20 do cenário histórico que ele
estava vivendo lembrando também que aturar crítica ou a escola de Franco fura ela tem três momentos centrais ela tem um primeiro momento ainda na década de 20 com adoro carne bem de mim ter uma galera aí bem importante que acaba estando presente nesse primeiro momento da teoria crítica um segundo momento da teoria crítica é o na segunda metade do século 20 e o principal nome da segunda fase da teoria crítica é o habermas e temos hoje vivemos um terceiro momento da teoria crítica e um dos grandes nomes do terceiro momento é o AXL ronet então
aqui um destaque para para essa filosofia que ela se desenvolve no século 20 e hoje ela tem uma terceira fase sendo ainda desenvolvida Mas eu quero voltar lá atrás para a primeira fase em 37 com hard timer quando ele fala sobre o que significa a teoria crítica então agora sim nós chegamos ao conteúdo desse vídeo eu vou começar então falando da teoria tradicional características depois passo para teoria crítica que a gente vai perceber o que ela supera tradicional teoria tradicional então primeiro ponto surge no âmbito da Ciências da Natureza e sua origem é o mecanicismo
cartesiano a teoria tradicional ela ela tem como modelo as Ciências Naturais porque ela surge nesse âmbito Nesse contexto do desenvolvimento das ciências naturais a partir da física da revolução científica depois vem a química biologia etc e ela tem como grande modelo ainda lá atrás o descarte o mecanicismo cartesiano é que olha para o mundo como se fosse uma grande máquina ele vai por meio então desse método das ciências da natureza investigar esse mundo que é uma máquina daí o mecanicismo comparando o mundo a uma máquina nessa concepção o pesquisador se limita a observar os fatos
distanciando-se da natureza a teoria tradicional o teórico tradicional então ele Analisa apenas os fatos e ele se afasta dos fatos é como se ele conseguisse se afastar daquilo que ele está investigando e ele foca nos fatos um fato mudado no empírico e aqui tem um ingrediente que depois mais tarde fundamentará algo positivismo a partir do século 19 Ok dentro das ciências da natureza tudo bem porque ela trata de fatos ela os seus objetos possuem essas características e Ok mas aí logo depois tem um surgimento das ciências humanas e aí o que ocorre bom Quando surge
as ciências humanas o modelo das naturais é a base para o modelo das humanas Então as humanas as ciências das humanidades elas copiam o modelo das naturais porém é que tem um problema de que de que as Ciências da Natureza elas possuem um objeto diferente da ciências humanas as ciências humanas possui um ser humano como objeto e as Ciências da Natureza possuem a natureza como objeto Então como tu vai utilizar o método das ciências da natureza para as humanas sendo que aqui tu fala da natureza e aqui tu fala do ser humano é algo que
tu também diferente porque o ser humano é um sujeito racional de vontade de liberdade diferente por exemplo dos objetos da física da química que não possuem liberdade que não possuem vontade Como o ser humano possui Por isso mesmo destaco aqui que a ciências humanas quando surgem seguem o modelo das naturais mas agora o pesquisador pertence ao objeto a ser pesquisado é o pesquisador que investiga o próprio ser humano e ele também é um ser humano diferente do pesquisador que investigava o mundo natural e ele não era o mundo natural bom um cientista social é membro
da sociedade que ele estuda perdendo assim a objetividade o cientista social perde a objetividade que o físico possuía a imparcialidade o distanciamento com os fatos bom essa só poderia ser alcançada se o cientista a objetividade se o cientista recusasse qual qualquer emissão de juízo de valor sobre o objeto de seu estudo para tal foi preciso estabelecer um método que separa o que é e o que deve ser então ele tem que atingir essa objetividade propor esse método que vai separar o ser e o dever ser então aqui existe o que há uma separação da ciência
e dos valores e Aqui nós temos a ciência de um lado que é o ser e de outro lado nós temos o dever ser que são os valores que são os princípios sociais éticos e políticos Esse é o Ponto Central aqui da teoria tradicional a teoria tradicional faz uma cisão uma separação entre o ser e o dever ser e aqui como exemplo o ser é aquilo que é a ciência e o dever ser é a parte mais valor Ativa é a parte da ética da política tudo aquilo que extrapola o âmbito natural simplesmente do ser
como de uma ciência da natureza por exemplo os fenômenos sociais são fatos e a teoria tradicional é totalmente a histórica Nesse sentido porque porque ela busca uma objetividade ela busca essa separação entre ser e deve ser E com isso ela ela foca apenas nos Fatos e os cientista se afasta dos fatos Ok Resumindo então nós temos o que é que que a teoria tradicional ela se desenvolve dentro da ciências no período moderno temos a ciência da natureza Depois temos as ciências humanas e A grande questão é que é que nas Ciências da Natureza tudo bem
porque faz sentido esse método experimental esse método que busca uma objetividade mas o momento que tu vai investigar a Ciências Sociais as ciências humanas o ser humano como objeto de estudo aí nós temos alguns problemas diante disso e quem aponta os problemas é o teórico crítico então de um lado a teoria tradicional que faz essa cisão entre ser e deve ser agora então eu a teoria crítica E qual é essa superação da tradicional que o teórico crítico desenvolve Então vamos a teoria crítica agora ponto dois do vídeo lembrando o ponto 1 teoria tradicional ponto 2
agora teoria crítica o teórico tradicional até pode ter interesse com a emancipação mas esse interesse é exterior a sua prática de cientista um elemento Central para o teórico crítico é a emancipação é o interesse pela emancipação e eu diria que o tellos fundamental a finalidade o objetivo do teórico crítico é a emancipação então lembrem sempre desse conceito quando pensarem a teoria crítica ela tem como objetivo a emancipação se ele o teórico crítico tem como objetivo é emancipação no momento que ele vai desenvolver uma crítica por meio da sua teoria ele vai buscar como fim o
último dessa crítica a emancipação E isso não tá presente na no âmbito da teoria tradicional porque porque se a teoria tradicional ela separa a ciência da ética a ciência dos valores o ser do Dever Ser ela não vai ter um objetivo que é do âmbito do Dever Ser da ética que é a emancipação o emancipasse dentro do estudo dela dentro do ser dela porque ela separa lembrem teórico teórico tradicional separa se ele deve exercer o teórico crítico não porque se ele tem como objetivo a emancipação ele não pode separar o teórico crítico tem a emancipação
como um elemento Central os dois princípios que é que são o interesse pela emancipação e o comportamento crítico exige tudo o que o cientista social tradicional excluiu por amor a objetividade então é uma cisão radical aqui porque porque se o teórico tradicional e é que quando fala teórica tradicional é o cientista por exemplo cientista moderno que parte dessa noção mais da busca de uma objetividade e Aqui nós temos a ciência da Natura da natureza Depois temos dentro das humanas o positivismo etc Então nesse sentido então o teórico crítico quando ele tem dois pilares a questão
da emancipação e esse comportamento crítico ele vai justamente excluir aquilo ele vai buscar como posso dizer ele não vai ter esse problema que que o teórico tradicional teve que separou ser e deve ser por isso que aqui eu vou destacar agora as três características da teoria crítica porque assim a gente vai entender melhor beleza ele busca esse comportamento crítico ele busca essa emancipação e ele se afasta daquela separação entre ser e deve ser do teórico tradicional Mas o que ele propõe ele propõe três pontos primeiro ponto comportar-se criticamente significa considerar os fatos não como meros
dados mas como um produto histórico que pode ser alterado o teórico crítico ele analisa o fato ele não considera o fato como um dado posto aí que ele vai investigar de forma objetiva Imparcial isolado mas todo o fato é algo histórico e construído que pode ser alterado esse ponto é fundamental porque porque a visão e aqui pode estar pensando ah mas eu sou como eu poderia ser um teórico crítico independente da tua área tu pode utilizar a teoria crítica então pode ser um teórico crítico sendo um cientista social ou sendo das unidades de modo geral
ou sendo qualquer pesquisador de qualquer área no momento que tu considera os fatos não como dados que o teórico tradicional considerava mas como algo histórico portanto construído e portanto pode ser alterado tudo é uma questão histórica e não há nada fixo imutável mas tudo é uma questão de construção histórica então não existem leis essenciais eternas imutáveis não existe uma essência fixa para o teórico crítico porque porque se é um produto histórico foi construído logo pode ser alterado e Aqui nós temos o elemento da história o teórico tradicional parte de uma historicidade Ele nega a história
e o teórico crítico sempre parte de uma historicidade sobre qualquer objeto Esse é um ponto importante independente da tua área tu pode ser um teórico crítico considerando tudo como um produto histórico e são duas leituras muito diferentes e pensar sobre essas duas leituras e situar nelas é algo muito importante porque é a forma como tu vai olhar para o objeto claro que lá por exemplo na pesquisa experimental Seja lá qual for a pesquisa de campo que tu vai desenvolver vai aplicar o método vai fazer a pesquisa aqui essa distinção que eu faço aqui das duas
teorias tradicional e crítica é muito mais uma leitura filosófica é uma leitura de posicionamento Mesmo Diante do objeto e consequentemente também de delimitação perante objeto da forma como vai lidar com objeto então é algo que meio que te meio que te torna o cientista com determinadas características e portanto aberta essa crítica é esse comportamento crítico ou não Porque somente o teórico crítico tem essa abertura para o comportamento crítico teórico tradicional não trata o os fatos como dados e não como algo construído e portanto ele faz a cisão entre ser e deve ser teórico crítico não
teórico político parte dos fatos como algo construído Então esse foi o primeiro ponto segundo ponto o teórico critico pretende abolir a separação entre ser e deve ser já tinha comentado entre teoria e práxis e por isso teoria crítica não se confunde com utopia e aqui já comentei essa separação que entre ser e Dever ser realizada pela teoria tradicional aqui então é abolida em terceiro ponto ao contrário da teoria tradicional a teoria crítica não pretende separar o sujeito e o objeto do conhecimento porque porque ele não separa o cérebro exercer ele não vai separar o sujeito
e o objeto do conhecimento então a teoria crítica não separa sujeito e objeto o teórico crítico pertence à sociedade que estuda e critica e ele não busca essa separação entre sujeito objeto entre teoria e para que se dizem entre serem deve ser mas ele vincula isso porque não há outra forma a não ser vincular Então essa é a visão deles finalizo destacando quatro dimensões da teoria crítica a primeira dimensão é a dimensão teleológica portanto Telos Sim qual o fim da teoria crítica o fim é a emancipação o objetivo é a emancipação por isso esse comportamento
crítico segundo segunda dimensão é a perspectiva a dimensão perspectiva a que diz a abordagem descritiva e normativa é da teoria tradicional a teoria crítica parte justamente de uma crítica e portanto não de uma leitura descritiva ou normativa descritiva ser vai descrever como objeto é normativa de exercer ela vai descrever como objeto deveria ser não é isso que faz é a teoria tradicional tanto num viés normativo como um viés descritivo teórico crítico vai tratar simplesmente dar crítica teórico crítico não é nem normativo nem descritivo mas crítico como Já diz o termo 3 a terceira a dimensão
de objeto o objeto Portanto o objeto da teoria crítica é sempre a sociedade como um todo e o sujeito está situado nessa sociedade então não vai ter uma separação entre o sujeito e objeto e quarta dimensão temporal do tempo ela é sempre teoria do objeto situado na sociedade como um todo sob certa configuração histórica Então ela tá sempre situada num determinado momento histórico com determinados características e portanto aquelas características configuram o próprio objeto porque o objeto é histórico objeto é construído Então essa é a perspectiva número 4 que é atemporal bom pessoal então aqui um
vídeo sobre duas concepções bem importantes a primeira que é a teoria crítica importantíssima na idade moderna ainda existente hoje mas que foi criticada pela teoria crítica no século 20 mostrando aí uma uma um viés bem crítico e de superação dessa concepção tradicional Bom dia antes disso nós podemos Aí sim analisar a questão da razão a questão de alguma ciências particulares como isso se dá mas aqui nesse vídeo eu quis apenas mencionar o choque dessas duas visões dessas duas teorias tradicional versos crítica pessoal quem chegou até aqui eu quero ver agora vídeos longos mais conceituais como
Esses são mais difíceis de mais gente chegar até o final quem chegou até aqui comenta aqui com um emoji de coruja então põe um emoji de coruja aqui nos comentários para ver quem chegou até aqui forte abraço e até o próximo vídeo
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