Olá vamos dar continuidade hoje a discussão que vimos fazendo da ideologia alemã estamos seguindo aqui a publicação realizada pela boit tempo editorial do referido livro lembremos que existem várias edições da ideologia alemã no texto completo da ideologia alemã sendo que cada editor recompõe o conjunto do texto de uma determinada maneira Mas para efeito de praticidade estamos seguindo aqui a edição em português que seguramente é a mais acessível para aquele conjunto de leitores que precisa entrar em contato com a obra na nossa sessão de hoje vamos discutir fundamentalmente uma passagem de Marx que está na página
67 na qual ele aborda a questão do comunismo lembremos que a ideologia alemã é recheada de reflexões de Marx e de engels a respeito da questão do comunismo dentro do debate que eles estabelecem com os ideólogos alemães do período Bruno Bauer Max stiner entre outros no entanto esta passagem ela abre o caminho para que nos remet a outros momentos a outros elementos apresentados por Marx na reflexão para efeito de apresentação estaremos restritos à página 67 e posteriormente abrangerem um pouco outras referências contidas em outras páginas mas fica aqui a indicação de dois momentos mais extensos
Nos quais Marx e engels abordarão a questão do comunismo seguindo a edição brasileira haverá uma discussão bastante longa sobre esta questão da página 202 a 234 234 que tem por subtítulo o comunismo no qual Marx está discutindo a teoria de Max stirner há também uma passagem longa que vai de da página 43 a 426 que tem por subtítulo minha autof fruição ou seja meu autod desfrute são duas passagens bastante long ou são dois textos bastante longos Nos quais é possível aprofundar a leitura que Marx e engels tinham do comunismo as referências mais Gerais que eles
fazem a respeito do comunismo naquele período lembremos também que para Marx e engels comunismo não é regime político comunismo é modo de produção ou seja um modo de produção que brotaria com a ada revolucionária da sociedade burguesa feitas estas considerações iniciais lembrando mais uma vez que é possível encontrar esta discussão mais detalhada da página 202 a 234 que tem por subtítulo o comunismo e da página 403 a 426 que tem por subtítulo minha autof fluição feitas estas considerações iniciais peguemos a página 67 vamos passo a passo como temos feito sempre em nossas Exposições a fim
de que o leitor que não está habituado com estas leituras possa acompanhar o raciocínio dirá dirão Marx Eos na página 67 o comunismo portanto modo de produção Comunista distingue-se de todos os movimentos anteriores e em que sentido se distingue de todos os movimentos anteriores se distingue no sentido de que todas as transformações históricas que ocorreram anteriormente desde a dissolução das organizações cívicas ou seja desde a desestruturação do de produção comunal primitivo todas as estruturas que brotaram a partir daí nada mais fizeram do que substituir a dominação de uma classe por outra Marx colocará por exemplo
na introdução a crítica filosofia do direito de Hegel que há uma diferença entre revolução social e Revolução política a revolução social é aquela na qual o proletariado organiz lutará para colocar abaixo toda e qualquer estrutura de classes enquanto a revolução política é aquela na qual uma classe luta para derrubar a classe dominante mas mantém o poder de classe então logo consolide a derrocada da sociedade anterior a revolução burguesa é uma revolução política a revolução comunista é uma revolução social porque porque está mirando a auto emancipação humana ou a emancipação social portanto a superação da sociedade
de classes voltemos pois ao texto o comunismo distingue-se de todos os movimentos anteriores porque revoluciona portanto transforma profundamente os fundamentos de todas as relações de produção e de intercâmbio precedentes e porque pela primeira vez aborda conscientemente todos os pressupostos naturais como criação dos homens que existiram anteriormente despojando de seu caráter natural e submetendo-os ao poder dos indivíduos Associados vamos lá aos elementos aqui presentes primeiro a de que este comunismo se representaria uma revolução social e não uma revolução política como dissemos anteriormente o comunismo ele revoluciona os fundamentos de todas as relações de produção Ou seja
a maneira de se organizar a base econômica da sociedade se transforma radicalmente atualmente a estrutura social aponta para que a base econômica da sociedade está organizada na exploração do trabalho pelo capital na sociedade comunista esta relação de exploração deixaria de existir uma vez que comunismo para Marx e engels significam o restabelecimento do controle sobre as forças produtivas revoluciona os fundamentos de todas as relações de produção e de inter câmbio precedentes ou seja como os indivíduos passariam a trocar os frutos do trabalho coletivo na sociedade burguesa a distribuição ela é feita de acordo com o poder
econômico e o poder da classe o que Marx e engels estão apontando aqui é para uma transformação não apenas da maneira como se produz Mas também como se redistribui a riqueza do trabalho social que foi elaborada portanto trata-se de uma de um revolucionamento nos fundamentos de todas as relações de produção Mas também de intercâmbio diferente daquelas que dominaram nas formas precedentes e isto porque pela primeira vez aborda conscientemente todos os pressupostos naturais ou seja se parte aqui da compreensão de que a relação entre homem e natureza não é uma relação estranha não é uma relação
na qual os homens estão eh submetidos a forças que não podem controlar pelo contrário o restabelecimento das condições de produção é um ato que Brota de uma decisão consciente ou seja estabelecer uma sociedade sem relações de exploração e na qual os homens determinados socialmente determinados poderão se reapropriar destas forças produtivas como criações suas e não como resultantes de determinações externas que não podem controlar lembremos que nas passagens anteriores Marx e os estão discutindo como que as relações sociais se tornaram reicad cois ficadas ou seja se impõem aos homens como se os homens não pudessem controlar
estas próprias reações os homens em vez de se verem homens concretos em vez de de se verem como criadores destas relações se sintem se sentem como sendo criados por elas e porque pela primeira vez aborda conscientemente todos os pressupostos naturais ou seja todas as condições necessárias para a produção e reprodução da vida social como criação dos homens que existiram anteriormente Portanto o comunismo ele tem Claro que aquilo que existe hoje é resultado de um processo civilizatório as grandes conquistas que são possíveis de se apossar hoje resultam de processualidade históricas anteriores estabelece-se assim uma ligação entre
passado presente e futuro portanto uma ligação com a totalidade do desenvolvimento humano sua organ natural e submetendo-os ao poder dos indivíduos Associados uma vez que se trata aqui de restabelecer o controle sobre as forças produtivas para produzir a riqueza social não com a finalidade de fruição desfrute de poucos e sim para o desfrute da própria do próprio gênero humano na sociedade burguesa o desfrute está restrito por exemplo aos que detém as questões o poder financeiro e os recursos financeiros necessários ou elevados e mesmo aqueles que dispõem de certos recursos financeiros na sociedade burguesa vão ter
o um desfrute limitado na sua existência uma vez que compartimentalizados pelo salário o que mar Eos estão apontando é para a necessidade de se apropriar da riqueza social produzida riqueza em valores de uso e não em termos de dinheiro uma vez que o dinheiro Deixa de ser a parte da relação fundamental no interior da sociedade comunista sua organização É por isso essencialmente Econômica portanto comunismo não é um regime político é um novo modo de produção que brotaria da do desmoronamento das relações burguesas de produção graças à ação política do proletariado organizado em partido sua organização
É por isso essencialmente Econômica a produção material das condições dessa Associação a a condição a produção material das condições dessa Associação portanto é a base material que vai criar também as condições para que o proletariado atue como classe consciente dos seus objetivos ele faz das condições existentes as condições da associação ou seja o próprio movimento da sociedade da sociabilidade burguesa produz também os elementos que conduzem a organização do proletariado em classe na medida em que o capital se desenvolve ele precisa estender a massa dos trabalhadores assalariados e esses imersos nas contradições do Capital criam também
ou se vê diante da necessidade de se organizarem para lutar contra o capital portanto a luta dos proletários nascem nasce da própria das próprias contradições internas da sociedade burguesa mas não é apenas neste sentido que Marx e os estão colocando a criação das condições necessárias a sociedade burguesa ela desenvolveu forças produtivas que podem ser reapropriadas dentro de uma outra forma de sociabilidade de tal modo a permitir a redistribuição plena da riqueza social como diria ou como diz Marx na crítica ao programa de gota de cada um segundo as suas possibilidades para cada um segundo as
suas necessidades sua organização É por isso essencialmente Econômica a produção material das condições dessa Associação ela faz das condições existentes as condições da associação o existente que o comunismo cria é precisamente a base real para tornar impossível tudo o que existe independentemente dos indivíduos portanto a os indivíd eles não se perceberão mais como criados por forças externas incontroláveis pelo contrário procurarão submeter as condições objetivas ao controle social de tal modo a programarem o desenvolvimento sociohistórico programar Não no sentido de que terão uma leitura exata antecipada do desdobramento da história mas sim no sentido de restabelecerem
o controle sobre as forças sociais a fim de reconstruírem novas relações sociais de produção O existente que o comunismo cria é precisamente a base real para tornar impossível tudo o que existe independentemente dos indivíduos portanto a superação das relações reicad coisificadas e isso na medida em que o existente nada mais é do que o produto do intercâmbio anterior dos próprios indivíduos portanto aqui Marx está apontando Marx e Eng estão apontando para o processo civilizatório cada geração foi legando para a geração subsequente conquistas materiais intelectuais que podem ser reapropriadas permitindo ao ser social galgar novos estágios
de desenvolvimento material e intelectual é isto que Marx e Engel chamarão por processo civilizatório desse modo Os Comunistas tratam praticamente ou seja na a as condições criadas pela produção e pelo intercâmbio precedentes como condições inorgânicas inorgânicas no sentido de que reconhecem que o ser social precisa intercambiar suas forças com a natureza com aquilo que está fora do seu organismo submeter aquelas condições objetivas às suas necessidades de tal modo que possam se reapropriar a adequadamente da riqueza social na produção de valores de uso e não na produção de mercadorias as condições criadas pela produção e pelo
intercâmbio precedentes como condições inorgânicas sem suspeitar no entanto que gerações anteriores tiveram como pleno como plano ou como destinação fornecer es materiais ou seja não era intencional das Gerações anteriores fornecer condições mais favoráveis para gerações posteriores mas se viram Na necessidade de fazer isso a fim de produzirem e reproduzirem a existência daqueles determinados agrupamentos ou daquelas determinadas formas de organização naquelas situações concretas assim agindo acabaram legando independentemente de sua vontade conquistas para gerações posteriores do mesmo modo que as gerações presentes legaram com conquistas para gerações posteriores no encadeamento do processo civilizatório a diferença voltando aqui
que gerações anteriores tiveram como plano ou como destinação fornecer materiais e sem crer que essas condições eram inorgânicas para os indivíduos que as criaram portanto tiveram que se apossar da natureza das condições objetivas e subordinar as condições objetivas às suas necessidades reais de vida a diferença entre indivíduo pessoal ou ser ou seja o ser privado e indivíduo acidental ou seja o ser colocado dentro de uma de determinadas relações sociais não é uma distinção conceitual ou seja não é algo que se dá no plano da consciência no plano da o que vulgarmente se chama a cabeça
e sim um fato histórico portanto Marx e engs estão apontando que esta visão entre indivíduo privado e indivíduo público indivíduo que é um ser na sua vida pessoal é indivíduo que está colocado dentro de determinada relação no universo do trabalho que isto não é ocasional muito menos uma criação muito menos uma criação mental e sim resultado de determinadas processualidade históricas este trecho fecha fundamentalmente a discussão de Comunismo na ideologia alemã na página 67 no entanto é necessário enriquecê-lo com outras passagens da própria ideologia alemã a fim de que esta discussão ela fique mais abrangente também
é nesse sentido que se torna importante olhar para certas notas de rodapé que estão contidas na referida edição peguemos por exemplo a nota de rodapé da página 38 da ideologia alemã nela dirão Marx e engels o comunismo Portanto o modo de produção comunista não é para nós ou seja Marx e engels assim como para aqueles que partilhavam deste Campo teórico não é para nós um estado de coisas que deve ser instaurado um ideal para o qual a realidade deverá se direcionar aqui dois elementos primeiro não se cria sociedade comunista simplesmente falando Ei vamos fazer uma
sociedade comunista hoje para que a sociedade comunista emerja são necessárias determinadas condições socio-históricas tanto objetivas que é o desenvolvimento das forças produtivas das forças sociais do trabalho quanto subjetivas Ou seja a própria consciência de classe e a consciência da necessidade de superação das relações sociais de classe Portanto o comunismo não é para nós um estado de coisas que deve ser instaurado um ideal para o qual a realidade deverá se direcionar ou seja o comunismo não é um modelo perfeito de sociedade ele terá também as suas contradições internas que os homens sociais concretos dentro de relações
sociais concretas procurarão equacionar a fim de aprofundar cada vez mais as relações comunais portanto quando se fala de Comunismo em Marx e engels não estamos falando de uma sociedade ideal e sim de um modo de produção possível de surgir no interior da história desde que as condições objetivas elas convirjam também para as condições subjetivas e vice-versa chamamos de Comunismo o movimento real que supera o estado de coisas atual ou seja a luta prática do proletariado que está num embate contra o capital buscando superar a sociedade burguesa as condições desse movimento portanto as determinações concretas para
que esta luta se realize devem ser julgadas segundo a própria realidade efetiva resultam dos pressupostos atualmente existentes Quais são os pressupostos atualmente existentes eram na época de Marx e engels as próprias contradições que brotavam da sociedade burguesa nas relações de exploração do Capital sobre o trabalho quanto mais riqueza se acumulava mais miséria se produzia portanto criava-se ali um ponto de partida possível para uma tomada de consciência da classe trabalhadora a respeito da necessidade de superação das relações burguesas de produção as notas de rodapé contém ainda as seguintes passagens vamos pegar agora nota de roda pé
que está na página 38 para a 39 duas notas um pouco mais longas mas que valem a pena de serem retomadas dirão Marx e engels essa alienação portanto esta situação no qual o trabalhador se vê despossuído do seu trabalho essa alienação só pode ser superada sob dois pressupostos práticos ou seja não se supera a sociedade burguesa apenas pelo Desejo de que ela cabe se supera a sociedade burguesa as relações burguesas de produção por um ato prático Ou seja a força material tem que ser combatida pela força material lembremos eh Marx na introdução à crítica filosofia
do direito de Hegel apontando para o fato de que a Teoria é importante mas a força material só pode ser derrubada por uma outra força material de igual intensidade ou intensidade superior no no caso proletariado organizado de tal modo que crie condições efetivas de superação das relações burguesas de produção essa alienação só pode ser superada sob dois pressupostos práticos para que ela se torne um poder insuportável um poder contra contra o qual você faz uma revolução uma transformação radical da estrutura social é preciso que ela tenha produzido a massa da humanidade como absolutamente sem propriedade
e ao mesmo tempo em contradição com o mundo de riqueza e de Cultura existente condições que pressupõem um grande aumento da força produtiva um alto grau de seu desenvolvimento ou seja as condições de exploração tenderiam a criar no proletariado o germe de uma revolta e luta contra a dominação burguesa mas não bastaria ter esta luta de revolta contra as condições burguesas de produção se fazia necessário também que as forças produtivas estivessem desenvolvidas para em caso da vitória do proletariado ser dado início ao processo também de socialização da riqueza social aqui Marx Marx e angos estão
apontando para que a condição de miséria abre espaço para a tomada de consciência não quer dizer que é uma tomada de consciência mecânica Basta Ser miserável para tornar-se comunista pelo contrário a miserabilidade ela abre espaço para uma tomada de consciência mas tomada esta consciência feita esta tomada de consciência e organizando-se enquanto classe para lutar contra as condições de exploração da Qual Aquela classe pretende se libertar se fazia necessário também um desenvolvimento das forças produtivas sem o que o comunismo como modo de produção ficaria extremamente comprometido uma vez que seria impossível socializar a riqueza voltemos aqui
então à passagem essa Viação só pode ser superada so dois pressupostos práticos para que ela se torne um poder insuportável um poder contra o qual se faz uma revolução é preciso que ela tenha produzido a massa da humanidade como absolutamente sem propriedade portanto uma massa de despossuídos e ao mesmo tempo em contradição com um mundo de riqueza e de Cultura existente condições que pressupõe um grande aumento da força produtiva um alto grau de seu desenvolvimento uma outra observação é pertinente aqui Marx não está dizendo que é necessário que a totalidade dos trabalhadores se percebam como
despossuídos e sim que é necessário Se Produza uma massa da humanidade ou seja um contingente significativo da humanidade que toma consciência da Necessidade da superação das relações de exploração nas nas quais o conjunto da classe o conjunto dos trabalhadores estavam imersos lembramos que Marx e engels no período da associação internacional do Trabalhador dos trabalhadores recorreram várias vezes ao conceito de trabalhadores mais conscientes ou seja aqueles que tomaram consciência das relações sociais nas quais estavam imersos e se colocavam em luta para a superação daquelas relações sociais que eram as relações sociais de exploração burguesas prosseguindo aqui
com esta nota de rodapé por outro lado esse desenvolvimento das forças produtivas na qual já está contida a existência empírica humana Ou seja é possível ver o desenvolvimento das forças produtivas na medida em que se tem uma sociedade na qual uma parte trabalha e a outra apenas se apropria do trabalho da riqueza social que foi gerada por outro lado esse desenvolvimento das forças produtivas no qual já está contida a existência empírica humana no plano histórico Mundial é um pressuposto prático ou seja só pode ser derrubado pela ação consciente da classe um pressuposto prático necessário necessário
em razão de quê se o proletariado ou a classe trabalhadora organizada não Superar as condições de exploração burguesas a tendência é que se intensifique a a miserabilidade por uma parte imensa da humanidade lembremos que já são mais ou quase 2 milhões de indivíduos vivendo no mundo hoje abaixo do solo de pobreza ou seja com menos de ó por dia é necessário pois sem ele se generaliza a escassez e com a caristia a Luta pelos gêneros necessários recomeçaram e toda velha imundice acabaria por se restabelecer ou seja não se constrói o comunismo na miséria se constrói
o comunismo se apropriando de forças produtivas desenvolvidas capazes de socializar a riqueza social a riqueza produzida apenas com esse desenvolvimento unal das forças produtivas é posto um intercâmbio universal dos homens Ou seja é somente com desenvolvimento intenso das forças produtivas se cria a possibilidade da produção de uma Humanidade em Patamares verdadeiramente humanos e de relações sociais em Patamares verdadeiramente humanos aquilo que Marx está chamando aqui o intercâmbio universal dos homens e é produzido simultaneamente em todos os povos o fenômeno da massa sem propriedade Marx e Eng estão observando o seguinte que a tendência do capitalismo
é se expandir com isso o o modo de produção capitalista universalizado produz também uma classe de trabalhadores espoliados no plano Universal Isto vai remeter Marx remeterá Marx e os a discussão de que uma revolução ela não pode ser local ela teria que ser uma revolução abrangendo pelo menos um leque significativo de países Nos quais as forças produtivas já estavam desenvolvidas mas quando Eles olham para esta situação Eles não estão pensando apenas na resistência que seria necessária fazer a burguesia recalcitrante que tentaria restabelecer o seu controle sobre a economia eles estão pensando também na questão de
que a produção social se tornava cada vez mais complexa portanto seria impossível a um único país deter as matérias primas necessárias para a realização da produção cada vez mais complexa apenas com esse desenvolvimento Universal das forças produtivas é posto um intercâmbio universal dos homens e é produzido simultaneamente em todos os povos o fenômeno da massa sem propriedade uma vez que o capitalismo se universalizou com isso também a exploração se universaliza e os despossuídos se universaliza tornando cada um deles dependente das revoluções do outro portanto a revolução não pode ser local teria que ser Universal Ou
pelo menos abranger um determinado leque de países assim indivíduos empiricamente universais histórico mundiais são postos no lugar dos indivíduos locais Ou seja a situação de exploração social já não é mais uma questão Regional local ou nacional é uma questão Universal portanto esses indivíduos também precisam se colocar em marcha enquanto indivíduos universais enquanto classe trabalhadora internacional lutando internacionalmente pelo conjunto dos interesses da humanidade sem isso o comunismo existiria como fenômeno local e as forças de intercâmbio não se desenvolveriam como forças universais o comunismo empiricamente Ou seja constatável é apenas possível como ação repentina entre aspas porque
aqui Marx provavelmente está Marx e hus estão retomando a discussão que se fazia sobre o comunismo como ser fosse ocorrer de uma hora para outra é apenas possível como ação repentina ou seja como um processo histórico e simultâneo deveria acontecer em vários outros territórios e simultânea dos povos dominantes Quais são os povos dominantes são aqueles que desenvolveram as forças produtivas e instauraram as relações burguesas de produção portanto que Marx e os estão apontando é para a necessidade de derrubar a burguesia não apenas a dominação burguesa não apenas D de um território mas sim também dentro
de outros territórios Nos quais as relações burguesas de produção haviam também se desenvolvido pressupõe o desenvolvimento Universal da força produtiva e o intercâmbio Mundial associado a esse desenvolvimento além disso a massa dos trabalhadores excluída do Capital ou de qualquer satisfação limitada pressupõe o mercado mundial e a perda não mais temporária e devida à concorrência desse próprio trabalho enquanto uma fonte segura Deva ou seja superar a sociedade burguesa significa superar também aquela situação na qual o trabalhador não tem assegurada a sua existência uma vez que depende das demandas de produção de mercadorias o trabalhador como dizem
Marx e engels em vários momentos está em uma situação mais negativa que o escravo e o servo da idade média o escravo precisava ser alimentado para continuar sendo útil ao seu dono o servo possuí as condições mínimas de existência ainda que tivesse a necessidade de fornecer parte da sua produção para os senhores feudais ou para a igreja já o trabalhador assalariado ele não tem assegurada a sua existência uma vez que ter ou não emprego depende da necessidade do Capital se expandir ou não daí que eles colocam que além disso a massa dos trabalhadores excluída do
Capital ou de qualquer satisfação limitada uma vez que parametros pelo trabalho assalariado pressupõe o mercado mundial e a perda não mais temporária e devida à concorrência desse próprio trabalho enquanto uma fonte segura devida o proletariado observarão Marx e Engel pressupõe portanto a história Universal como existência empírica prática ou seja o proletariado deixou de ser um fenômeno local para se tornar um fenômeno internacional consequentemente a sua luta não era mais local e sim também uma luta internacional ou seja uma luta para superar as relações de dominação burguesas o proletariado pressupõe portanto a história Universal como existência
empírica prática só pode portanto existir histórico mundialmente assim como o comunismo sua ação só pode se dar como existência histórico Mundial portanto no plano internacional nacional e internacional existência histórico Mundial dos indivíduos ou seja existência dos indivíduos diretamente vinculada à história mundial na medida em que as relações sociais burguesas se expandiram criando o mercado mundial elas também criaram a história mundial ou seja criaram a existência dos seres sociais no plano Mundial consequentemente a emancipação não pode se dar com efetividade no plano local ela precisa ser a emancipação da humanidade que se encontra submetida às relações
sociais de exploração burguesas Comunista no mundo real observa Marx e engs eem uma outra nota de rodapé que está na página 46 da edição que estamos seguindo Comunista no mundo real designa o membro de um determinado partido revolucionário aqui é importante temse impressão em geral quando se fala de Comunismo que se trata de um movimento espontâneo para Marx e uios o comunismo ele pressupõe também para surgir enquanto perspectiva social histórica pressupõe organização mas uma organização que não nascerá espontaneamente nascerá em decorrência de determinadas formas de organização que passam pela mediação sindicato e pela mediação partido
nesse sentido vemos o quão problemática é ou quão problemático é o quadro nesses nessas primeiras décadas do século XX para não dizer como foi problemático também o século XX hoje o trabalhador ele não sente necessidade nem de Sindicato nem de partido atualmente se está procurando por exemplo regulamentar a situação dos trabalhadores de aplicativo e pesquisa recente revela que estes trabalhadores não têm nenhuma afinidade com os sindicatos vem o sindicato como negativo para sua existência e não como uma Instância que pode contribuir para reduzir a suas condições de precariedade jurídica no trabalho portanto quando Marx e
engs estão pensando a questão da classe trabalhadora organizada enquanto partido portanto enquanto classe consciente dos seus objetivos eles estão pensando conjuntamente nas instâncias partido e se sindicato a Instância sindical é uma Instância contingente ela luta contra as consequências da exploração e não contra as causas da exploração já a Instância partido para Marx e engels buscam atingir o problema ou seja combater as causas portanto a própria sociedade burguesa e não as consequências produzidas pelas relações de exploração ainda que o partido ele possa ter uma atuação significativa no sentido de atenuar certas consequências como por exemplo lutar
por uma jornada de trabalho reduzida de tal modo que o trabalhador ex enue menos o seu corpo físico e também a sua dimensão espiritual Comunista no mundo real designa o membro de um determinado partido revolucionário e por fim uma outra nota de rodapé na página 46 proletários e comunistas colocarão sua existência em harmonia com sua essência de um modo prático por meio de uma revolução Portanto o comunismo não vai brotar pela ação parlamentar o comunismo não vai brotar através da redistribuição das migas à classe trabalhadora através de Bolsa Família através de bolsa estudantil ou através
através de vários recursos fornecidos por governos de tinturas sociais o comunismo é um ato prático e só pode brotar com a própria derrocada da estrutura social burguesa não apenas no plano nacional mas necessariamente no plano internacional uma vez que hoje a economia as relações sociais de produção se tornaram mais mundializados de Marx e Eng Com estes elementos encerramos essa pequena passagem da página 46 que enxertos com outros momentos a fim de enriquecer a discussão Espero que tenham gostado da discussão como sempre encaminhe suas considerações positivas ou negativas a fim de que possamos continuar melhorando o
nosso trabalho e lembrando mais uma vez que esta nota da página 46 ela pode ser enriquecida com a leitura dos itens da da dos textos que estão entre a página 202 a 234 que tem por subtítulo o comunismo e da página 403 a 426 426 que tem por subtítulo minha autof fruição ou seja meu autod desfrute é isso por hoje nos encontraremos em breve até uma próxima