se tem um debate que é interminável na internet no que se refere à teologia é a guerra entre calvinistas e armenian e sim essa discussão é importante porque esse tema desrespeita a algo fundamental a salvação Então quem está com a razão nessa história o calvinista que destaca a predestinação ensinando que Deus escolheu de antemão quem será salvo ou arminiano que defende a liberdade de escolha humana na salvação afirmando que a graça de Deus é acessível a todos e a salvação depende da resposta livre de cada pessoa mas antes de entrarmos no tema aproveite e comenta
aqui embaixo se você já se decidiu por um desses lados e por Tomou essa decisão se não escolheu Quem sabe esse vídeo te ajude nisso e se você quer aprender a pregar melhor ou quer começar a pregar mas tem medo não sabe como fazer eu te sugiro o meu curso completo de pregação o link para adquirir está aqui na descrição para entendermos melhor essas visões precisamos explorar os cinco pontos do arminianismo e do Calvinismo foi a partir das ideias de Jacó armínio que os seus seguidores criaram os cinco pontos do arminianismo desses cinco pontos vem
o acróstico f em português fatos traduzindo o acróstico fica assim livre pela graça para crer expiação para todos eleição condicional depravação total e segurança em Cristo Já o calvinismo pode ser resumido de forma simples e concreta também em cinco pontos É destes cinco pontos que vem o acróstico da Flot Tulipa que em sua origem no inglês traduzindo fica assim depravação Total eleição Incondicional expiação limitada graça Irresistível perseverança dos Santos é importante dizer que esses pontos não são vistos nem pelos calvinistas nem pelos armenian como uma criação da tradição deles ou seja algo humano mas como
tendo suas origens na Bíblia a autoridade Suprema nesses assuntos ou seja assim como Isaac Newton não criou as leis da gravidade mas apenas descobriu eles também não se vem como criadores mas apenas como sistematizadores de algo que já estava na Bíblia o primeiro ponto do arminianismo Talvez seja o mais nebuloso e complexo de todos ao contrário do que muitos pensam o arminianismo não nega de forma alguma a depravação total é importante explicar que depravação Total não significa que os seres humanos são monstros que só fazem o pior possível Mas significa que o pecado afetou cada
parte de nós e que agora temos uma natureza pecaminosa com a inclinação natural para o pecado sendo cada ser humano fundamentalmente corrupto portanto os seres humanos não são capazes de pensar querer ou fazer nada de bom por si mesmos incluindo merecer o favor de Deus salvar-se do julgamento e da condenação de Deus merecida ou mesmo crer no evangelho Como o próprio armênio afirmava o livre arbítrio é incapaz de iniciar ou de aperfeiçoar qualquer bem verdadeiro e espiritual sem a graça Isso significa que ninguém pode ser salvo por si mesmo apenas por ter ouvido o evangelho
para que alguém seja salvo acontece um sismo Divino humano Deus inicia o processo da salvação por obra do Espírito Santo permitindo que a pessoa coopere e responda ao convite da salvação do lado calvinista a depravação Total afirma que podemos facilmente perceber que toda a humanidade foi duramente afetada pela entrada do pecado no mundo isso também não quer dizer que todas as pessoas são Monstros terríveis mas sim que todos os aspectos da vida humana foram atingidos pelo pecado e que por esse motivo Nós não somos capazes de mudar a nossa própria situação não podemos escolher Deus
estamos perdidos em nossas transgressões e pecados não podemos nem se quisermos nos tornarmos completamente bom sempre até quando fazemos o bem Podemos ter algum pensamento pecaminoso ou seja não podemos cooperar com Deus na salvação tudo precisa vir dele o próximo ponto at eleição Incondicional que significa dizer que Deus escolhe quem ele quer que seja salvo sem que essa pessoa tenha nenhuma virtude atitude ou qualidade para merecer a escolha dele esse ponto está diretamente ligado ao ponto da depravação Total calvinista que afirma que nós não podemos nos salvar por sermos maus Ora se não podemos nos
salvar o que pode acontecer é nós sermos ajudados por Deus e claro quando admitimos que somos completamente maus não podemos reclamar da Escolha Soberana Divina Como dito por Jesus Não foste vós que escolheste a mim pelo contrário eu vos escolhi a vos outros e vos designei para que vades e deis frutos e o vosso fruto permaneça os arminianos discordam completamente dessa ideia pense no seguinte se o homem é livre para escolher aceitar Jesus em sua cooperação com Deus Então na verdade os eleitos por Deus são aqueles que ele utilizando o seu pré-conhecimento do Futuro sabia
que ele se converteriam a Cristo assim a eleição é um ato soberano de Deus por ele ter eleito apenas aqueles que ele sab que iriam ter fé em Jesus e permaneceriam Ou seja no sentido cronológico foi Deus quem elegeu os seus antes da criação do mundo baseado na decisão livre que cada um tomaria então para ser salvo a condição é que uma pessoa aceite livremente Jesus então isso significa que Jesus morreu igualmente por todos chegamos à expiação Universal A ideia é que a redenção é ofertada a todas as pessoas Deus deu seu único filho para
morrer Pelos Pecados de todo o mundo de modo a proporcionar o perdão e a salvação são para todos porém os benefícios da morte de Jesus São recebidos pela graça mediante a fé e são eficazes apenas para aqueles que crê somente aqueles que exercendo sua vontade livre aceitarem Jesus é que serão salvos já os calvinistas em Oposição a essa ideia defendem a expiação limitada Observe o seguinte se somos completamente maus não podemos nos salvar se Deus escolhe a quem ele quer escolher para ser salvo independente dos méritos Isso significa que a expiação de Cristo é limitada
específica ou particular ela foi preparada apenas para aquele grupo específico de pessoas não toda a humanidade apesar de ser suficiente para todos é eficaz apenas para alguns o sangue de Cristo poderia salvar a todos se essa fosse a vontade de Deus mas essa não é a vontade dele o próximo ponto então é a somatória dos anteriores se somos pecadores e completamente perdidos ou seja totalmente depravados somente Deus pode nos salvar com sua eleição que não depende de nós por ser Incondicional se poucos são salvos logo Deus não escolhe escolhe todos mas somente quem ele quer
assim a expiação é limitada a um pequeno grupo de pessoas se essas pessoas foram escolhidas por Deus como elas poderão resistir à vontade dele chegamos à graça Irresistível quem pode deixar de fazer a vontade de Deus Este É possivelmente um dos pontos mais esperançosos de toda a teologia Cristã segundo os calvinistas pela sua graça nós que fomos escolhidos seremos glorificados Esse É O Poder da Graça que é falada em toda a escritura os armenian discordam completamente também dessa ideia pense no seguinte quando se crer que Deus quer que todos os homens sejam salvos e que
a expiação de Cristo foi Universal devemos acreditar também que Deus manda o Espírito Santo para atrair todos os homens a Cristo no entanto como o homem goza de vontade livre pode resistir à vontade de Deus em relação à sua própria vida assim a graça de Deus é resistível o que quer dizer que ele dispensa sua graça chamando atraindo e convencendo O que levaria todas a salvação se respondessem com fé mas as pessoas costumam rejeitá-la ou seja aqueles que ouvem o evangelho podem aceitá-lo pela graça ou rejeitá-lo para sua própria destruição eterna o quinto ponto do
arminianismo conclui os pontos anteriores se somos completamente depravados para sermos salvos é necessário aceitarmos Jesus com base em nossa livre decisão já que a expiação de Jesus foi universal ele morreu por todos porém mesmo Deus enviando seu filho para nos salvar e seu espírito ele nos deu liberdade para resistirmos à sua graça assim se a salvação vem pela fé em Cristo a segurança na salvação continua pela permanência na fé em Cristo Logo como o espírito santo nos habilita a crer em Cristo assim também ele nos capacita a continuar a crer em Cristo Deus protege o
nosso relacionamento de Fé com ele de qualquer força externa que queira nos arrebatar para longe de Cristo ou da nossa fé e ele nos preserva para a salvação desde que confiemos em Cristo ou seja se não permanecermos em Cristo poderemos perder a salvação o homem não pode continuar salvo a menos que continue a querer ser salvo Como dito por armínio se Davi tivesse morrido quando pecou contra Urias por Adultério e homicídio ele teria sido condenado à morte eterna ou seja dependendo dos pecados que você Cometa ao longo de um dia da gravidade e dos pedidos
de perdão você pode perder e ganhar salvação várias vezes e claro se der o azar de morrer sem salvação nesse intervalo vai para o inferno já para os calvinistas Quem foi escolhido pela graça de Deus definitivamente será capaz de perseverar até o fim é o que se chama de perseverança dos Santos e que é conhecido como uma salvo salvo para sempre muitos entendem equivocadamente que isso quer dizer que quem se converter pode viver do jeito que quiser e que ainda assim Continuará salvo mas é muito pelo contrário isso nos diz que na Soberania de Deus
aqueles que ele escolheu para salvação sustentarão aquela confissão de conversão até sua morte perseverando na vida de santidade quem é salvo não vive pecando depois de observar os cinco pontos dos dois lados podemos perceber que o calvinista afirma que possui sua fé porque Deus o escolheu enquanto Arm ano argumenta que escolheu a Deus e por isso tem sua fé a diferença fundamental reside na compreensão de como nós somos salvos os calvinistas creem que Deus deve criar em nós um desejo Irresistível por Cristo enquanto os arminianos acreditam que precisam gerar esse desejo por conta própria apesar
da Ajuda Divina a diferença entre essas visões pode ser identificada ao perguntar para alguém se a fé Depende de Deus ou do indivíduo sendo a resposta dos armenian depende de mim e dos calvinistas Depende de Deus é definitivamente esse embate é difícil e nesse vídeo que está aparecendo na sua tela Augusto Nicodemos fala sobre a dificuldade e aparente contradição entre o livre arbítrio e a soberania de Deus até a próxima